You are on page 1of 28

Trabalhos prticos de apometria

CADERNO DE ANIMAGOGIA No 05

Editado pela ONG

CRCULO DE SO FRANCISCO
INSTITUTO DE ANIMAGOGIA

So Carlos Abril de 2006

Apresentao O terceiro milnio, para muitos, uma incgnita. Medo, apreenso e tantos outros sentimentos tomam conta de cientistas, religiosos, filsofos e at mesmo daqueles acostumados em apenas ganhar o po a ser comido no prprio dia. nesse cenrio, chamado por muitos de ps-moderno, que se faz mister uma animagogia1 capaz de se contrapor ao pensamento catastrfico e apocalptico, de um lado, e ao conformismo niilista e materialista da sociedade de consumo, de outro. obvio que estamos vivendo mudanas significativas. E todos esto vendo e sentido isso. Mas no h motivo algum para temer. A cincia est em crise, as religies esto em crise, os modelos scio-polticos e econmicos clssicos esto em crise, a cultura est em crise. Portanto, Viva a Crise! O mundo contemporneo se coloca diante da crise de forma semelhante ao prncipe Arjuna, cujo desafio era enfrentar e destruir o exrcito inimigo, formado por seus prprios parentes. E como a angstia similar, os ensinamentos de Krishna, transmitidos no clssico Bhagavad Gita, continuam extremamente atuais. Da mesma forma que Arjuna, temos que enfrentar e matar nossos parentes, ou seja, a nossa viso de cincia, de religio, de sociedade, de cultura etc. E matar sem sentir pena ou remorso. Ter apego por tais bens ilusrios s aumentar o sofrimento daqueles que no se prepararem adequadamente para enfrentar as tragdias que esto por vir. E por que dissemos que o Baghavag Gita um texto fundamental e plenamente adequado para se compreender o aparente caos vivido nesse novo milnio? Em resumo, porque nos ensina que nada disso que aconteceu, acontece ou acontecer em nossa vida humanizada real. uma iluso ao qual nosso ego est programado para perceber, sentir e racionalizar. Essencialmente, a Terra um dos milhes de programas de computador que geram provas para os espritos (o Eu imortal). A gua, a terra, o fogo, a carne, a matria, enfim, so derivaes de um nico elemento: o fluido csmico universal. Nada

Neologismo criado por ns para identificar uma educao espiritual universalista e ecumnica, liberta de doutrinismos e proselitismos religiosos. A animagogia no se coloca no mbito da metafsica, ao contrrio, ela conseqncia da hiper-fsica aberta pelas abordagens da fsica quntica e cincias congneres.

disso afeta o esprito. O que afetado a conscincia do esprito humanizado2, ainda iludido pelo ego, programado para acreditar que se homem, mulher, branco, preto, pai, filho, mdico, professor, advogado, rico, pobre, brasileiro, japons etc. O nosso ego decodifica a massa energtica uniforme que o fluido csmico universal nas formas perceptveis pelos sentidos e pela razo. Transforma a energia em plantas, montanhas, construes, fogo, gua, livros, hospitais etc. Nem a Terra, como os demais Orbes existem. A nica realidade que o Universo uma enorme massa de energia, semelhante a uma massa de bolo. E tal massa pode ser modelada da forma desejada. Assim, no importa se estamos falando de nossa casa, de nosso corpo, de nosso dinheiro, de nosso carro etc. Tudo deriva da mesma energia universal e s existe em funo do nosso ego, programado para acreditar que tudo isso existe, criando formas, sensaes, percepes e racionalizaes. Quem ainda se apega a essa iluso, sofrer muito quando o jogo virtual chamado Juzo Final entrar em seus captulos mais dramticos, nos quais as catstrofes naturais ou provocadas pelo ser humanizado (atuando como instrumento inconsciente da justia divina), aumentaro em intensidade e quantidade. Digo que sofrer muito, pois o esprito humanizado foi programado para buscar a felicidade condicionada a esses valores ilusrios. Ou seja, quando conquista os objetos materiais ou pessoas que deseja, sente prazer e acha que feliz; quando os perde, sofre como um condenado, sentindo-se abandonado por Deus. E esse raciocnio vale para todos. O intelectual que acredita que colecionar livros e fitas com filme de arte mais valioso do que colecionar CDs de pagode e fitas porns continua condicionado aos desejos do ego e no um esprito liberto. Aquele que idolatra o espiritismo, acreditando que essa doutrina superior s outras, continua sendo um idlatra preso ao ego. E assim por diante. Cada ego programado em funo do gnero de provas que o esprito escolheu. Por isso no h o contingente. Se a pessoa se formou em medicina foi em funo das provas que

Utilizamos propositadamente o termo ser humanizado ao invs do tradicional ser humano por compreender que somos espritos eternos presos, momentaneamente, a um ego criado exclusivamente para nossa atual encarnao na Terra. Ao se desligar desse ego, no necessariamente, no momento da forte fsica, podemos dizer que se tornou um ser espiritualizado, um bodhicitta segundo as filosofias orientais.

escolheu antes de encarnar e no por acaso. Se ela possui mediunidade, idem. Se ela nasceu em uma favela, idem. E assim para cada esprito em provao. O ego, porm, um mau patro, alerta Krishna, mas um timo servial. Ou seja, temos que nos servir do ego para nos libertar, no nos submetendo a seus desejos e vontades. Mas o ego cheio de artimanhas. Quando acreditamos que nos libertamos dele, a que mais nos encontramos presos. Por exemplo, quando ele nos diz: apenas o espiritismo salva, e acreditamos nisso por estarmos espritas, no nos libertamos da iluso por ele criada; quando ele nos diz: apenas a meditao e o yoga nos conectam com Deus, e acreditamos nele se gostamos de meditao e de yoga, no nos libertamos de seu jugo; quando ele nos diz: apenas a cincia conhece a verdade, e acreditamos em suas palavras, estamos completamente subordinados s suas verdades. Em todos esses casos, criamos o certo e o errado. E, assim, passamos a julgar e a condenar as opinies diferentes das nossas. Ou seja, continuamos presos, e bem algemados, aos desejos e s verdades do ego. Em outras palavras, enquanto acreditamos no ego, nos esquecemos de amar a Deus acima de todas as coisas e deixamos de ser benevolentes, indulgentes e de perdoar, as nicas coisas que o esprito humanizado precisa fazer enquanto est preso a um ego. E, em todas as coisas, inclui-se todas as verdades criadas pelo ego, pois o homem no um animal racional, mas racionalizador. No o homem que raciocina, mas o ego. Nesse momento, meu ego est em ao, mas eu no acredito no que ele me diz. Ou seja, ele tenta insuflar meu orgulho dizendo: voc escritor!, voc tem uma misso importante a cumprir!, este texto esclarecer as pessoas!. O ego programado para nos colocar em prova a cada segundo. Venc-lo dizer: No sei ego!, voc diz que importante, mas quem sou eu para saber se ou no importante. Agindo assim, no vou matar o ego, o que impossvel, mas no vou me iludir quando ele tenta insuflar meu orgulho ou me fazer sentir culpado e com remorso de alguma coisa. Assim, eu no vou deixar de escrever o que passa pela minha cabea, nem vou bloquear a vontade de escrever por causa disso. Apenas, como diria Krishna, no vou me apegar aos frutos do trabalho realizado. Em outras palavras, nem vou deixar de agir, nem vou agir motivado pelo ego (o falso-agir):

Ningum pode existir um s momento sem agir; a prpria natureza o compele a agir, mesmo sem querer; pensar tambm agir, no mundo mental. (...) Mas aquele que, pelo poder do esprito, alcanou perfeito domnio sobre seus sentidos e realiza todos os atos externos, ficando internamente desapegado deles esse homem possui sabedoria. (...) Sejam as tuas atividades atos de adorao!(...) A fonte dos atos Brahman (Deus), o Uno que enche o Universo, e est presente em todos os atos. (Baghavad Gita)

Ou seja, se tenho que escrever esse livro, eu o escreverei, mas sem apego ou interesse, pois, quem est escrevendo Deus e no eu. O ego vai me dizer: voc o escritor!, porm, embora tenhamos a iluso de que trabalhamos e realizamos alguma coisa, no devemos nos apegar a essa coisa e muito menos aos seus frutos. Esse o ensinamento de Krishna, e ainda vlido para se encontrar a ordem divina no aparente caos do mundo contemporneo. A Animagogia, nesse contexto, um caminho (criado pelo ego, obviamente) para auxiliar na espiritualizao do ser humanizado que participa desse pico contemporneo cheio de tragdias e sofrimentos. Ela o ajuda a se esclarecer, a se tornar um bodhicitta, ou seja, um esprito sem iluses. Este, sabendo que estar pobre ou rico, homem ou mulher, catlico ou esprita etc. so iluses criadas pelo ego, interpretar o seu papel sem se preocupar com os frutos do mesmo, e viver de forma aptica3 suas provas. Ou seja, procurar apenas ser benevolente, indulgente e estar preparado para perdoar a tudo e a todos, vivendo para servir ao prximo e para amar a Deus acima de todas as coisas. Em outras palavras, vivendo com Deus, para Deus e em Deus, desinteressadamente.

A apatia, segundo o ceticismo e o estoicismo, significa um estado de alma insensvel dor e ao sofrimento. nesse sentido que devemos entender o ser aptico, pois o sofrimento apenas surge quando nosso individualismo ferido. Se no me sento ofendido com nada, se no defendo minhas verdades com unhas e dentes, no tenho motivos para sofrer e vivo aptico diante das vicissitudes da vida e da luta egica daqueles que desejam impor suas verdades, seus individualismos.

E como sempre afirmamos, a Animagogia no possui vnculos com nenhuma religio, mas se fundamenta nos ensinamentos universalistas de Buda, de Krishna, de Jesus, do Esprito da verdade e de tantos outros mestres, sem se constituir em uma nova seita. E, como um dos instrumentos animaggicos, no mbito das psiconomias, ou seja, dos modos organizados de intercmbio medinico, temos a Apometria, objeto desse pequeno livro. Podemos dizer que, juntamente com o kardecismo, com a umbada e com tantas outras psiconomias criadas pelo ego humano, seja de encarnados ou de desencarnados, a Apometria se constitui em uma das ferramentas sublimes de auxlio espiritual, no qual a mediunidade exercida com conscincia e com benevolncia. Mas tambm instrumento de prova para o esprito humanizado que a utiliza. Em outras palavras, usar a Apometria entendendo que ela obra de Deus e Sua vontade que sempre predominar, ou agir motivado cheio de ego-complacncia, sentindo-se orgulhoso e cheio de vaidade quando resgata um esprito de sua iluso? A Apometria , modernamente, um conjunto de tcnicas e procedimentos psquicos desenvolvidos, fundamentados cientificamente e instrumentalizados operacionalmente pela personalidade vivida por um esprito que recebeu o nome de Dr. Jos Lacerda de Azevedo (1919-1997) em sua roupagem terrestre. Tal personalidade exerceu em sua ltima encarnao/humanizao a profisso de mdico, formando-se em Medicina pela Universidade do Rio Grande do Sul (URGS). A Apometria, segundo o Dr. Lacerda, no uma cincia, e muito menos uma filosofia ou uma religio. Trata-se apenas de um poderoso instrumento psquico baseado em conhecimentos cientficos advindos da matemtica, do eletromagnetismo e da fsica quntica, sendo capaz, quando Deus assim o desejar, de auxiliar no tratamento de inmeras patologias, cujo tratamento mdico-tradicional quase sempre se mostra ineficaz, assim como as prticas kardecistas chamadas de doutrinao. Por ser um conjunto de tcnicas, a Apometria vem sendo praticada e aprimorada em casas espritas, umbandistas, esotricas, e por grupos independentes. Porm, sua funo espiritual pouco conhecida e isso que pretendemos ressaltar, nesse momento. Segundo a espiritualidade, trata-se de uma tcnica milenar, sem esse nome, obviamente. O nome Apometria tambm foi criado pelo Dr. Lacerda. Como ela foi utilizada no passado remoto

para o bem e para o mal por grupos esotricos secretos e magos que viveram em antigas civilizaes Orientais, na Caldeia, no Egito etc., foi retirada de circulao por alguns milnios. A sua forma atual, codificada pelo Dr. Lacerda, foi estruturada no astral da Terra especialmente para auxiliar no processo de regenerao da mesma, processo que encabeado pelo esprito que viveu a personalidade Maria, a me carnal de Jesus, e hoje tambm chamada de a senhora da regenerao. preciso esclarecer que estamos nos referindo ao esprito que viveu a personalidade Maria. E no sabemos se tal esprito passou por outras encarnaes aps aquela que o tornou um personagem ilustre na histria religiosa terrena. Assim, falar que Maria a senhora da regenerao no possui nenhum sentimento de idolatria ou de santidade, mas apenas de respeito ao importante papel que este esprito assumiu nesse momento atual de evoluo do planeta Terra, sendo, como dissemos, o responsvel direto pela coordenao do processo de regenerao deste Orbe que, atualmente, habitamos, coordenando o processo de limpeza do umbral, e buscando, de todas as formas, evitar que um nmero significativo de espritos seja exilado da Terra, ou seja, evitar que estes continuem sua evoluo espiritual em Orbes inferiores. Segundo a espiritualidade, comeou na dcada de 1930 o exlio da Terra. Vrios espritos j no habitam mais o astral desse planeta e esto no Umbral de um outro Orbe esperando a ltima leva de espritos para comearem um novo ciclo reencarnatrio. Este planeta teria caractersticas materiais que lembrariam a Terra de algumas dezenas de milhares de anos atrs. nesse contexto de regenerao da Terra que a Apometria ressurgiu, como uma possibilidade de pronto-socorro espiritual que facilita o resgate coletivo de centenas de milhares de espritos presos ao ego e s iluses do mundo astral inferior, mesmo libertos do jugo da carne, como tambm de vrios espritos humanizados que vivem conosco, auxiliando em seu processo de espiritualizao, ou seja, de libertao do ego. Esta informao no desmerece de nenhuma forma o importante trabalho realizado pelo Dr. Lacerda e sua equipe. Ela apenas contextualiza o porqu da Apometria ter sido aprovada por Deus para ser (re)utilizada na Terra justamente no momento em que a cincia quntica abre novas perspectivas de compreenso do mundo, concluindo, como as antigas

filosofias do Oriente, que o mundo material uma iluso (maya) montada para as nossas provas, alis, provas escolhidas voluntariamente por cada um, e que no existe o tempo, pelo menos da forma como o nosso ego foi programado para viver (determinado em passado, presente e futuro). A Apometria parte do fenmeno anmico conhecido como desdobramento espiritual, induzido atravs da contagem pausada e progressiva de pulsos energticos, acompanhados por forte inteno mental. Este procedimento, diferentemente da hipnose, foi (re)descoberto pelo farmacutico-bioqumico Luis J. Rodrigues, nascido em Porto Rico e estudioso do psiquismo humano, na segunda metade do sculo XX. Aprojeo astral obtida dessa maneira no necessita das sugestes e sugestionabilidade do hipnotismo, levando a pessoa, sensitiva ou no, a realizar um desdobramento consciente, sendo possvel conduzi-la para qualquer lugar da Terra, como tambm para o passado e para o futuro. A inteno do Sr. Rodrigues era a de instrumentalizar os mdicos e a medicina com tcnicas psquicas, pois o bom mdico, em sua opinio, deveria ser um mdico de corpo e alma. Porm, ainda hoje, sua contribuio, como tambm a do Dr. Lacerda, ainda no encontram eco no meio acadmico, para o qual a vida ainda se resume ao corpo fsico e se extingue com a falncia e decomposio deste. Mas isso no motivo para lamentao. Apenas no chegou o momento. A natureza (inclusive a humana) no d saltos. E como dizem os espritos (questo 529 do Livro dos espritos): O que Deus quer, deve ser; se h atraso ou obstculo, por sua vontade. Para aceitar a Apometria, a medicina acadmica precisaria compreender que existe um complexo fsico-biolgico-psquico-espiritual no ser humanizado. Alm disso, tambm a influncia das reencarnaes (metempsicose) na etiologia de muitas enfermidades. Temos certeza que esse fato acontecer, inexoravelmente, em futuro breve. Enquanto isso no acontece, a Apometria continuar sendo enquadrada no campo das chamadas terapias alternativas. Porm, como acontece com outras terapias alternativas, existem grupos de atendimentos apomtricos que cobram pelas sesses e grupos que procuram servir com amor e por amor, sem nenhum interesse pecunirio. E, a cada dia, aumenta o nmero de pessoas que buscam tratamento apomtrico para problemas como obsesses, depresses e

tantas outras enfermidades psicossomticas, entre elas, a to temida gocia, mas conhecida como magia negra, considerada superstio pelo Espiritismo, mas que continua vitimando aqueles que precisam passar por esta provao, colhendo, no presente, os frutos das sementes plantadas no passado. Na Apometria no se prescreve nenhum medicamento, seja aloptico, homeoptico ou floral. Seus instrumentos so bioenergticos, ou seja, utiliza-se apenas a fora mental dos participantes para irradiar energia, criar campos de fora magnticos, fazer regresses de memria etc. Em nosso trabalho apomtrico (na ONG Crculo de So Francisco), introduzimos a cromosofia (tambm conhecida como cromoterapia mental) com a contagem de pulsos e, tambm, usamos a prece para se enviar energia, sobretudo, para os casos mais difceis, como os de obsesso. Normalmente, utilizamos o Pai Nosso e a Ave Maria para enviar energia. importante ressaltar que a Apometria vai alm dos limites do animismo e da mediunidade. Entendemos por animismo as prticas recorrentes no Oriente nas quais o discpulo transcende os limites do corpo fsico para estabelecer um contato consciente com o mundo astral, seja atravs da meditao, das viagens astrais etc. O animismo uma prtica espiritual ativa, enquanto a mediunidade uma prtica espiritual passiva, na qual os participantes aguardam que o plano espiritual revele informaes que poderiam ser adquiridas pelo prprio esforo espiritual. Mas o animismo e a mediunidade so lados de uma mesma moeda, so experincias complementares. a nossa tendncia cartesiana que nos faz aceitar um lado da moeda e criticar o outro. Algumas doutrinas defendem o animismo. o caso do movimento Rosa Cruz, da Teosofia e tantas outras. Tais doutrinas costumam afirmar que a mediunidade uma prtica espiritual perigosa e que a mesma deve ser evitada. O ideal, para estas doutrinas, o prprio discpulo colher as informaes espirituais diretamente no Astral, sem depender dos espritos. De outro lado, o espiritismo valoriza a mediunidade e desvaloriza as informaes transcendentais adquiridas a partir do animismo, classificando-as como mistificao. Mas importante ressaltar que, do ponto de vista animaggico, seja por vontade prpria do esprito ou por meios medinicos, as informaes acessadas no podem ser tomadas como Verdades, pois so tambm criaes do ego e, portanto, tambm campos de

prova para o esprito. Ou seja, no desdobramento, o sensitivo v ou colhe as informaes que o seu ego est programado para ver, sentir ou captar. claro que poder visitar colnias espirituais e ver suas construes, jardins etc. ou ir ao Umbral e l sentir frio ou calor. Mas, como j nos referimos, a sensao, a percepo, as formas etc. so tambm codificaes criadas pelo ego. Logo, mesmo o mundo espiritual codificado na forma de colnia ou de umbral no passa de maya (iluso). Da no faz diferena se a informao transmitida por espritos (mediunidade) ou captada diretamente no astral (animismo). Ser sempre o ego racionalizador que estar decodificando tais informaes. A Apometria, como dissemos, um conjunto de tcnicas que est alm dessa dicotomia cartesiana, apesar de estar tambm presa ao ego. Porm, uma forma de servirse do ego e no de se escravizar a ele. Assim, o animismo e a mediunidade so valorizados e convivem harmoniosamente na pratica apomtrica, realizada com conscincia. nesse sentido que costumamos dizer que a Apometria medianmica, por conciliar a mediunidade com o animismo sem julgamentos ou crticas. Alis, se Deus a causa primria de todas as coisas (questo 1 do Livro dos Espritos), criticar qualquer coisa que exista sobre a Terra no ter F plena em Deus. Achar que algo est errado, esquecendo-se que nada ocorre sem a permisso de Deus. Ele quem estabelece todas as leis que regem o Universo (questo 258 do Livro dos Espritos), no confiar plenamente em Deus. Por isso no faz sentido criticar, julgar ou condenar nada, nem as religies, nem a poltica, nem a economia, nem os assassinatos e os abortos etc. Pois tudo no passa de iluso e de provas para o esprito humanizado. Mas no nosso objetivo tecer aqui longas consideraes tericas sobre a tcnica apomtrica e nem sobre a Animagogia. O livro do Dr. Lacerda, Esprito/Matria = novos horizontes para a medicina, deve ser lido obrigatoriamente por todos os interessados no tema, assim como os artigos sobre Animagogia difundidos no site da ONG Crculo de So Francisco (www.csf.org.br). Antes de partirmos para os relatos de alguns casos prticos, gostaramos apenas de constatar como a mdia brasileira desconsidera as contribuies dos pesquisadores brasileiros no campo das pesquisas psquicas. Sem desmerecer autores estrangeiros como Stanislav Grof, Patrick Drouot, Ian Stevenson e tantos outros que se dedicam ao estudo

cientifico da reencarnao, pouco ou nada se l sobre as pesquisas realizadas no Brasil por Hernani Guimares Andrade, por exemplo. Quando algum jornal ou revista aborda o assunto, apenas os autores estrangeiros so citados, como se no Brasil no existissem pesquisas srias sobre o assunto, apesar de serem realizadas fora dos ambientes acadmicos. Com a Apometria acontece o mesmo. Essa original contribuio que renasceu em solo brasileiro ignorada por muitos. Recentemente, houve uma grande repercusso do livro Muitas vidas, uma s alma, escrito pelo psiquiatra norte-americano Brian Weiss. At revistas espritas que nenhuma linha escrevem sobre Apometria produzem matrias sobre a terapia de progresso, o assunto do livro. Porm, o livro de Brian Weiss, lanado no Brasil em 2006, foi editado originalmente nos EUA, em 2004. Por sua vez, a primeira edio do livro esprito/matria = novos horizontes para a medicina foi em 1987. E, desde aquela poca, quase vinte anos atrs, o Dr. Lacerda j levava seus pacientes (encarnados e desencarnados) para o futuro, atravs da Apometria, auxiliando-os em seus tratamentos psquicos. Como afirmou o Dr. Lacerda: temos elementos analticos para admitir que o plano mental vibra em outra dimenso, situada alm do Tempo e do Espao. Ela sede de todos os fenmenos de clarividncia, telepatia e precognio. Por transcender s dimenses cartesianas, a que os outros corpos inferiores esto subordinados (astral, etrico e somtico), pode o sensitivo que se projetar a essa dimenso conhecer fatos passados com preciso de detalhes, predizer o futuro e adivinhar o pensamento dos circunstantes. (...) Embora esteja equipado pela natureza, no natural evoluir da espcie, com um sistema nervoso central bastante desenvolvido, no aprendeu a usar o prosencfalo astral e mental. Essa a razo pela qual se limita a viver a existncia praticamente constituda de respostas imediatas aos estmulos do meio ambiente.

(...) Vive o ser humano preso, bloqueado pelas trs dimenses cartesianas, em que os valores de Espao e Tempo so dominantes. Dentro dessas barreiras, estiola-se, incapaz de empreender saltos mais amplos, alm dos parmetros espaotempo o que lhe perfeitamente possvel em aventuras que dariam a seus olhos atnitos horizontes novos, prenhes de possibilidades extraordinrias, como vislumbrar o Passado ou conhecer antecipadamente o Futuro.

Ou seja, o Dr. Lacerda j conhecia a Terapia de progresso, j a utilizava com seus pacientes encarnados e desencarnados, porm, por alguma razo, j que nada por acaso, precisou nascer no Brasil e ter suas descobertas ignoradas durante dcadas. Quem sabe chegou a hora de ter seu esforo reconhecido?

Captulo I - A problemtica do tempo: Quando comea e termina uma encarnao? A partir deste captulo vamos apresentar alguns atendimentos, compreendendo-os a partir do ponto de vista da Animagogia. Comearemos, neste captulo, abordando alguns atendimentos inslitos, realizados atravs das tcnicas apomtricas, nos quais o socorro aos espritos foi realizado antes mesmo dos fatos materiais acontecerem. Ou seja, os trabalhadores foram projetados para o futuro para auxiliar no resgate de alguns espritos que desencarnariam em tragdias pr-programadas no astral. Mas, para entender como isso possvel, precisamos ter algumas noes de como funciona uma encarnao. Quando se encontra consciente de sua natureza espiritual, o esprito aguarda, at com ansiedade, sua nova encarnao. ela que promove sua evoluo, pois, apesar de estudar no mundo espiritual e conhecer as coisas do Universo, sem a encarnao no h a prova de que ele realmente aprendeu a lio. Podemos fazer um paralelo com o ensino escolar. No basta o aluno apenas estudar o ano todo, ele precisa passar nas provas bimestrais. So estas que provam se ele aprendeu ou no a lio. No mundo espiritual, podemos dizer que atravs da encarnao que o esprito prova se aprendeu a lio estudada no mundo espiritual. Na terra o esprito no aprende nada, mas aqui que ele faz a prova para passar de ano. O objetivo da encarnao, portanto, no adquirir novos aprendizados. O aprendizado j foi feito no mundo dos espritos. Assim, aprender a tocar um instrumento, fazer uma faculdade para se tornar mdico, advogado, professor etc. faz parte da provao do esprito. No na terra que ele aprender medicina, mas ser mdico faz parte da prova que ele escolheu, da ele ter mais facilidades para se tornar mdico do que um outro esprito, cuja prova em outro campo. Ou seja, a encarnao o momento de provar, para o prprio esprito, se aprendeu ou no a lio estudada anteriormente. Se ele ser mdico, advogado ou outra coisa qualquer, isso foi definido antes, em funo das provas4 escolhidas.

O Livro dos Espritos, de Allan Kardec, esclarece esse assunto na questo 851. Aqui os espritos respondem sobre a fatalidade: a fatalidade no existe seno pela escolha que fez o esprito, em se encarnando, de suportar tal ou tal prova. Escolhendo, ele faz uma espcie de destino que a conseqncia mesmo da posio em que se encontra Ainda na resposta, o esprito esclarece que fala das provas fsicas. Ou seja, o livrearbtrio existe, aps a encarnao, apenas para as provas morais. Sobre os fatos fsicos ou materiais, o esprito encarnado no tem nenhum controle, apesar de seu ego faz-lo acreditar que tem. Ou seja, se o gnero de

E o que caracteriza uma encarnao? justamente uma necessria mudana de conscincia. Em outras palavras, um vu colocado sobre a conscincia espiritual, a verdadeira conscincia, velando a sua Realidade. Ou seja, velando o mundo espiritual, onde vive e executa seu aprendizado, onde se prepara para uma nova alterao de conscincia ou encarnao. E a nova conscincia, que chamaremos de Ego, programada com vrias informaes: o perodo da provao, um conjunto de verdades a qual se ligar para realizar as provas, misses ou expiaes. Essa nova conscincia (Ego) necessria para adquirir um atestado de elevao espiritual. E esse processo universal. Todos os espritos precisam se desligar de sua conscincia espiritual, aps acabar um ciclo de estudos, para se ligar a um novo ego. Em outras palavras, em seu estado natural, o esprito vive estudando e, durante algum perodo de tempo, liga-se a um ego para realizar suas provaes. Logo, a encarnao um processo muito mais complexo do que se ligar a um corpo fsico. Essencialmente, encarnar se ligar a uma nova conscincia que lhe servir de instrumento para suas provas. Compreendendo esse processo, podemos dizer que nem toda encarnao termina com o desligamento do corpo fsico. A encarnao s termina, de fato, quando o esprito se desliga do ego, ou seja, daquela conscincia artificial criada para suas provaes. por isso que a literatura esprita mostra inmeros desencarnados presos iluso da matria. E tal iluso pode durar dias, meses, anos, sculos e milnios. Podemos dizer que apenas Deus sabe o momento exato do esprito ser despertado dessa iluso. Na apometria, temos conscincia que apenas os espritos que possuem tal merecimento que sero auxiliados, ou seja, podero ser despertados da iluso em que vivem no mundo astral. Apometria no interfere na Lei de causa e efeito. Assim, atravs da apometria, ou melhor, da bioenergia (que no deixa de ser tambm fluido csmico universal) liberada pelos encarnados que participam de um atendimento, que a espiritualidade socorrista poder libertar alguns espritos de tal iluso.

provas escolhido o desapego aos bens materiais, o esprito pode passar por vrias fatalidades tais como ser assaltado, perder grande quantia de dinheiro etc. Seu livre-arbtrio estar sendo exercido, moralmente, perdoando o ladro ou o condenando; resignando-se diante da perda ou se revoltando, e assim por diante.

Dependendo do caso, a espiritualidade socorrista pode ser informada de um resgate coletivo e saber quais os espritos que podem ser socorridos, ou seja, libertos da iluso da matria ou do ego. Dessa forma, podem contar com a energia liberada pelos encarnados para a realizao dessa tarefa, mesmo que o fato ainda no tenha se concretizado no mundo material. Com a apresentao dos trs casos a seguir ficar mais fcil a compreenso desse tema.

Um naufrgio no Egito No dia 31 de janeiro de 2006, em uma reunio de Apometria, uma das mdiuns desdobradas se depara com um naufrgio. Muitas pessoas so vistas desesperadas tentando salvar-se. A mdium percebe que so espritos iludidos, ou seja, acreditando que esto ainda se afogando. O grupo mentaliza vrios botes que so plasmados no local onde estes espritos se encontram. A mdium v que eles sobem nos botes e ficam mais calmos. Mais energia foi enviada e os botes com os espritos foram envolvidos em uma forte luz branca e levados para um hospital no astral. Aps o resgate, questionamos a possibilidade daqueles espritos estarem presos naquela iluso h muito tempo. Porm, um mentor incorpora em uma das mdiuns e esclarece que a tragdia ainda no tinha acontecido, mas que a imprensa, em breve, noticiaria o fato. No passou nem uma semana e um acidente no Egito foi notificado pela imprensa. Mais de mil pessoas morreram. Na primeira reunio apomtrica, aps a tragdia, a espiritualidade confirmou que a energia que o grupo enviou foi utilizada no resgate de muitos espritos que, pela suas provaes, precisavam desencarnar naquele evento. No fomos informados sobre o nmero de espritos que tiveram merecimento para serem resgatados. Pode ser que, at o momento, muitos ainda se encontrem iludidos, acreditando que ainda lutam para no se afogar, sem saber que j desencarnaram.

O acidente em um supermercado na Rssia Algumas sesses apomtricas aps o acidente no Egito, a espiritualidade nos trouxe um outro caso parecido. Uma das mdiuns viu que algo caia do cu. Ela falava que pareciam pedras. Logo em seguida, ela viu algumas pessoas soterradas. Algo como um galpo havia desabado com o peso das pedras que caiam do cu. Atravs do envio de energia, abrimos um espao e as pessoas conseguiram sair. Com mais energia, elas foram recolhidas pela espiritualidade e conduzidas para uma colnia. Aps a reunio, soubemos tambm que aquele fato ainda no tinha acontecido, mas que, em breve, tomaramos noticia do mesmo pela imprensa. Naquela mesma semana, em um sbado, se no me engano, a TV mostrava um supermercado na Rssia, cujo teto havia desabado devido ao gelo que se acumulava sobre ele, matando vrias pessoas. Como no caso anterior, foi possvel ajudar no resgate de alguns espritos, enviando energia para um fato que ainda no havia acontecido na terra, mas que j estava preparado no astral. Tratou-se de mais um resgate coletivo.

Fogo em uma usina atmica?5 Este terceiro caso ainda no aconteceu. Pelo menos, antes da publicao desse caderno. Uma das mdiuns viu o que parecia uma grande fbrica pegando fogo. Fomos orientados pela espiritualidade para sempre enviar energia para essa tragdia. Com o passar do tempo, as mdiuns sentiam que o acidente se aproximava. O sofrimento das vtimas parece ser intenso. Segundo uma das mdiuns, a impresso que o acidente ser em uma usina atmica. No se sabe se ser acidente ou atentado. Nem o local ou a data. Sabemos apenas que o fato ainda no aconteceu.

Possivelmente, tratou-se de um acidente em um oleoduto na Nigria, noticiado amplamente pela imprensa. A espiritualidade no confirmou, mas sabemos que o mesmo j ocorreu pois as mdiuns no mais sentiram a vibrao do evento.

Captulo II - Sofrimento ou felicidade: os caminhos da evoluo espiritual Um belo ensinamento do Buda sobre o sofrimento mais ou menos assim: Uma jovem mulher, aps a morte do filho, implorava pelas ruas por um remdio milagroso capaz de restituir a vida deste. Os demais moradores do povoado a ironizavam, diziam que era louca etc. At que, um dia, um sbio lhe diz: procure o homem que mora no topo daquela montanha, ele saber fazer esse milagre. A jovem subiu feliz a montanha e pediu ao homem que trouxesse a vida de seu filho. E ele disse: traga-me um gro de mostarda de uma casa onde nunca morreu ningum. Ela voltou alegremente para o povoado e, de casa em casa, procurou por uma onde ningum conhecesse a morte. No encontrando, ela voltou ao topo da montanha e disse: minha dor havia me cegado. Pensava que somente eu sofria nas mos da morte. Porm, eu voltei para que me ensines a verdade!. E o homem lhe diz: em todo o mundo humano existe uma nica Lei: todas as coisas so transitrias. Em outras palavras, buscar a felicidade nas coisas transitrias ou materiais nos levar, necessariamente, ao sofrimento. A vida humana feita de vicissitudes, portanto, a nica felicidade real a felicidade incondicional, ou seja, no condicionada a nenhum bem material e sem apegos. O apego aos bens transitrios leva, necessariamente, ao sofrimento, pois, estes, um dia, deixaro de existir. Nos ensinamentos do Buda, encontramos a seguinte afirmao: todas as posses materiais tm que chegar a um fim nada permanente, e aquele que se agarra a objetos do mundo tem inevitavelmente que sofrer, quando esses alvos de sua ateno so removidos. Ou seja, Buda no legitima o sofrimento como caminho de evoluo espiritual, ao contrrio, ensina como no sofrer; ensina-nos o desapego s posses materiais. Na mesma linha de raciocnio, Krishna ensina Arjuna a viver com equanimidade, ou seja, com igualdade de nimos qualquer fato material. dessa forma que poder transcender o ciclo prazer/sofrimento. Preso s vicissitudes da vida, ns sentiremos prazer quando o fato material for agradvel ao nosso ego, e sofreremos quando o fato material for considerado desagradvel pelo ego. Segundo as tradies orientais, o caminho mais curto para se livrar do samsara (roda das encarnaes) o amor e a felicidade incondicionais. Nesse caminho no h

sofrimento porque no h apego s coisas materiais e aos desejos ilusrios criados pelo ego. O ser humanizado vive aptico, no sentido de estar imune dor e ao sofrimento. Mas isso no quer dizer inao. Krishna nos ensina o correto agir, ou seja, a fazer aquilo que precisamos, pois somos naturalmente impelidos a agir, sem se envolver com os frutos do trabalho. Em suma, trata-se do agir desinteressadamente, sem tirar vantagem com as situaes favorveis e nem sofrer quando elas so desfavorveis, dentro do nosso estreito ponto de vista humanizado. Essa breve introduo sobre o sofrimento importante, porque a Apometria no interfere no livre-arbtrio. Aquele que opta em evoluir pela dor ou pelo sofrimento ser respeitado. No temos como nos livrar dos fatos materiais, criados em funo do gnero de provas escolhido pelo esprito antes de encarnar, mas temos a livre-arbtrio no domnio moral, ou seja, resignando-se ou se revoltando, por exemplo, diante de uma prova. o que vamos analisar nos dois casos abaixo. No primeiro caso, abordaremos o atendimento a uma paciente do sexo feminino. Alguns amigos dela nos indicou. Ela no consegue andar sozinha, apesar de inmeros mdicos no diagnosticarem nenhum problema fsico que a impea de tal movimento. Fizemos, enquanto ela nos procurou, trs sesses de Apometria, com intervalos de quinze dias, e o resultado foi o seguinte: Na primeira sesso, assim que sua freqncia foi aberta, uma entidade sem pernas manifestou-se. Disse-nos que havia sido empregado dela e que ela era a culpada do estado dele. H alguns anos ele se vingava, impedindo-na de andar. Esse caso de obsesso simples foi tratado com o esclarecimento do esprito que, em seguida, foi levado para uma colnia espiritual. Imaginamos que o problema se resolveria em poucos dias, mas, infelizmente, ela ainda no conseguia andar sem apoios. Na segunda sesso constatou-se que no havia nenhum problema espiritual. Porm, um dos mentores do trabalho se manifestou e passou uma orientao para a paciente. Ela precisava mudar sua forma de pensar. Segundo a entidade, ela no queria ser curada, pois tinha receio, inconscientemente, que seu marido e filhos no dessem mais ateno a ela. Para ter a ateno da famlia, ela enviava, mentalmente, fluidos negativos que paralisavam a perna, fazendo com que ela dependesse dos outros para andar e realizar outras atividades.

A enfermidade, portanto, existia. Era fruto de sua necessidade de obter a ateno da famlia. Esta entidade esclareceu que devamos orientar tambm a famlia, informando que ela no estava fingindo, e para que todos a amassem incondicionalmente para que ela no se sentisse desamparada. Somente assim ela deixaria de enviar vibraes negativas para a perna. A cura, portanto, viria com a mudana de pensamentos e sentimentos em relao famlia. Porm, o problema no se resolveu. Em nossa terceira sesso, fomos intudos para explorar suas vidas passadas, tentando encontrar o motivo do medo atual, o medo de perder a ateno da famlia, caso ficasse curada. Com a regresso, entramos em contato, primeiramente, com uma vida na qual ela havia sido um soldado vivendo o cotidiano de uma guerra. Este soldado tinha muito medo de pisar no cho, pois seus companheiros se encontravam mortos e ele no queria pisar nos cadveres. Enviamos energia para despolarizar essa memria presa em seu inconsciente. No conseguimos saber se os atuais parentes estavam entre os soldados mortos. Regredindo para uma vida anterior, deparamo-nos com uma certa matrona. Uma mulher extremamente poderosa, cuidando com mos de ferro de uma propriedade rural. Essa mulher poderosa impunha-se pelo medo. Ela no tinha as pernas e administrava tudo de cima de sua cadeira de rodas. Tambm tentamos despolarizar essa memria para ver se ela melhorava. Antes de fechar a sesso, uma entidade se manifestou e disse que ela ainda um esprito autoritrio e com pouca F. Enquanto ela insistir em manter domnio sobre a famlia, mandando e desmandando na vida dos filhos, criticando suas amizades e relacionamentos, ela no conseguir se curar. Como podemos perceber, o livre-arbtrio o limite de qualquer ajuda exterior. Enquanto a paciente no fizer uma mudana interior, nada poder resolver o problema fsico que possui. O segundo caso similar. Fomos procurados por uma mulher cujo ex-marido a abandonou h 18 anos, deixando-a para cuidar sozinha de dois filhos. Hoje ambos so adultos, mas a me os trata como se fossem crianas, interferindo, autoritariamente, em suas vidas. Ela se diz injustiada, pois se considera um esprito de Luz e que faz muita

caridade. Ela reclama da me, dos filhos e, sobretudo, do ex-marido e da atual mulher de seu marido, que, para ela, a vila de toda a histria. Na primeira sesso de Apometria, tiramos duas entidades que a acompanhavam, atrados por sua vibrao doentia. Em um outro trabalho, a consulente teve a oportunidade de conversar com um Exu e com um Caboclo. O Exu tentou orient-la, dizendo que o problema era com ela e no com o filho. Alis, os problemas do filho eram causados pela energia deletria que ela lhe enviava. Ela bateu boca com o Exu no aceitando as orientaes. Em seguida, um caboclo incorporou e tentou fazer uma regresso com ela, para que a consulente entendesse o que aconteceu na vida dela. Segundo o Caboclo, ela estava bloqueando a regresso, mas eu tinha captado o que tinha acontecido e pediu-me para explicar o que tinha acontecido no passado. Sentei-me com ela e contei tudo o que captei, intuitivamente. Em primeiro lugar, contei-lhe que o esprito que na atual encarnao fora seu marido, era casado com a sua atual esposa. Ela, a consulente, o seduziu, e o tirou da esposa. Porm, no aceitou cuidar dos filhos que o casal j possua, alegando que no iria cuidar dos filhos dos outros. Ela abandonou as duas crianas que, atualmente, so seus filhos biolgicos. Assim, tentei explicar a ela que, quando o marido a abandonou, tratou-se da colheita da ao passada. Nada mais do que a Lei de causa e efeito em ao. O nico remdio para resolver seu problema est em perdoar o marido e tambm a mulher com quem ele se uniu no presente. O fato que ela vivenciou nada mais foi do que uma oportunidade de aprender a perdoar e, alm disso, poder cuidar, com amor, dos espritos que ela havia abandonado no passado, por causa de seu individualismo. Como na vida anterior ela no os aceitou porque no eram seus filhos biolgicos, estava tendo a oportunidade de reparar esse erro, cuidando deles sozinha. Mas ela no aceitou a informao que lhe dissemos, alegando que era um esprito de Luz e que nunca faria uma coisa como essa. Em outras palavras, enquanto no parar de condenar o marido e sua atual esposa e no parar de ver erros nas aes dos filhos no ter paz de esprito. Em suma, enquanto no desinflamar o ego e o orgulho, nada poder ajudla. Como ainda no se encontra preparada para se autoconhecer e se transformar, tirando as

traves que possui nos olhos, continuar apenas vendo argueiros nos olhos alheios. Mais uma prova de que a Apometria no capaz de passar por cima do livre-arbtrio de ningum.

Captulo III - O amor cobre uma multido de pecados Costumam ser emocionantes os casos que envolvem crianas. Entre alguns casos com crianas, escolhemos um que demonstra perfeitamente a importncia do perdo e de como a lei de causa e efeito funciona, no para punir, mas para dar uma nova oportunidade de aprendizado ao esprito em prova. Fomos procurados por uma me. Ela no nos procurou especificamente para um tratamento apomtrico, mas para fazer algumas sesses de Reiki. Sua filha, de aproximadamente dois anos de idade, possui deficincias fsicas e mentais, mas a medicina acadmica ainda no conseguiu diagnosticar qual seria a enfermidade enfrentada pela criana. Alm do Reiki, em nossa ONG, a criana faz fisioterapia e acupuntura em outro local. Na primeira sesso de Reiki, a criana ficou feliz. Ria toa e olhava para o espao, brincando com algum que no conseguamos ver. Conversei com a me sobre o nosso trabalho de Apometria. Disse-lhe que, talvez, pudssemos descobrir algumas coisas sobre a enfermidade da filha. No dia do atendimento, a me compareceu ao trabalho apomtrico. Aberta a sesso, uma das mdiuns viu um cemitrio e uma pessoa chorando desesperadamente sobre um tmulo. A mdium notou que se tratava da filha, atualmente com problemas fsicos e mentais. Uma outra mdium percebeu que a criana sente muitas dores. E que tais dores originam-se de remorsos morais. Enviando mais energia para a criana, tivemos acesso a seguinte informao. Em sua encarnao anterior, o esprito que hoje a filha, era a me de vrias crianas. Em um momento de grande revolta e descontrole emocional, matou todos os seus filhos. Sua atual me estava entre as crianas assassinadas. Esse esprito perdoou o ato realizado e aceitou reencarnar para ser a me daquele outro que, necessariamente, passaria por uma encarnao dolorosa. Porm, o esprito da filha (a me da encarnao anterior) tem dvidas se de fato foi perdoado. Ainda se lamenta pelo que aconteceu e sofre muito. Conseguimos retirar o esprito do cemitrio e traz-lo para se manifestar atravs de um dos mdiuns. Tentamos convenc-lo a ter mais F e acreditar que aquela que no passado foi morta por ela, a

perdoou de verdade e que a ama muito. Aparentemente, ela aceitou nossas palavras de esclarecimento e consolo, recebeu muita energia e foi, em seguida, reacoplada em seu corpo fsico, dormindo profundamente, segundo a espiritualidade. A atual me foi orientada para amar muito a filha e sempre dizer para ela que a perdoou por tudo o que aconteceu no passado e que no guarda mgoa ou rancor. Aps a sesso, o corpo da criana comeou a ter um desenvolvimento mais intenso. Atualmente, ela continua o tratamento com o Reiki e, em breve, teremos uma nova sesso de Apometria para ver como o esprito est reagindo a essa nova provao. Um outro caso muito emocionante aconteceu quando os mdiuns desdobrados foram levados at uma casa sombria, envolvida por uma pegajosa e densa teia de aranha. Em seu interior muitos morcegos e escurido. Ao enviar energia para a casa, a mesma se iluminou e, gradativamente, os morcegos foram adquirindo a forma de crianas. Elas foram reunidas em uma enorme bola de luz branca e levadas para um educandrio no mundo espiritual. Tivemos a informao que tais crianas eram espritos que haviam sido abortados. Antes de fecharmos o caso, uma mdium notou que havia um homem amarrado no local. Enviamos energia para libert-lo e, assim, que ficou livre, manifestou-se em uma das mdiuns. Ele afirmou ter sido o mdico responsvel pelos abortos clandestinos e que estava muito arrependido. Pedia, angustiadamente, para Deus o perdoar. Informamos que Deus, por ser todo amor, no precisava perdo-lo. Ele mesmo que precisava se perdoar para ser recolhido. Ao enviar energia para que o mesmo fosse levado para uma colnia, os videntes descreveram que ele havia sido recebido pelas crianas, os mesmos espritos que antes o vampirizavam, mas que, agora, rodeavam-no e o abraavam amorosamente. Como disse Jesus: O amor cobre uma multido de pecados.

Primeiras concluses A Apometria uma tcnica medianmica muito recente. A cincia acadmica a ignora e os adeptos da religio esprita a condenam. Isso normal, todos estamos em prova e a maior parte dos espritos encarnados ainda no se livraram da prova do julgamento. Ainda precisam atirar pedras. Ainda acreditam que existe o bem (suas verdades) e o mal (as verdades alheias). As religies, incluindo aqui o espiritismo, vivem presas aos valores dos mundos de provas e expiaes. por isso que o evanglico critica o catlico, o esprita e as demais religies. Enquanto isso, o esprita critica o umbandista, o budista e o catlico. Este ltimo critica e condena o espiritismo, as igrejas evanglicas e as demais. E assim por diante. Tudo isso porque as religies tambm so provas para o esprito encarnado. Observem que falamos das religies e no dos mestres e de seus ensinamentos. Precisamos saber diferenciar os ensinamentos universalistas do Buda dos diferentes tipos de budismos criados pelo ego humanizado. O mesmo se pode dizer dos ensinamentos universalistas de Krishna, de Jesus e do Esprito da Verdade. Eles transcendem as religies criadas pelo ego humanizado. Ou seja, o hinduismo, as diferentes religies crists e o espiritismo, respectivamente. A Apometria uma tcnica que no desmente nenhum ensinamento espiritual. por isso que ela uma tcnica apropriada para o mundo regenerado, um mundo em que no haver templos (vide Apocalipse), ou seja, no haver mais religies, pois estas foram criadas para satisfazer as necessidades dos mundos de provas e expiaes. Nesse sentido, at no Evangelho segundo o espiritismo podemos encontrar explicaes para a ao da apometria. Por exemplo, a maior parte das crticas e condenaes que os espritas fazem podem ser facilmente respondida pela leitura do captulo sobre a prece presente no livro citado acima, escrito por Allan Kardec. Em primeiro lugar, importante salientar que nem todos os espritos desencarnados e ainda presos ao ego, podem ser levados para doutrinao. Por exemplo, um esprito que acredita que est se afogando, no tem condies de se expressar. Atravs da Apometria pode-se plasmar um bote, por exemplo, para ele ser socorrido daquela iluso criada por seu ego. Caso no se encontre em condies de ser auxiliado de outra forma, atravs de nova

contagem de pulsos, encaminha-se o esprito para um hospital do astral onde ser recolhido. Pode ser que, algum tempo depois, o mesmo j se encontre em condies de ser doutrinado, ou em alguma escola do astral ou em alguma casa kardecista. O que importa que, sem a permisso de Deus, em primeiro lugar, e o resgate realizado atravs da Apometria, em segundo, esse esprito poderia ainda estar acreditando que lutava para no se afogar, sem imaginar que j tinha perdido o corpo fsico, vivendo ainda na iluso criada pelo ego. Por isso as crticas kardecistas no devem ser levadas em considerao. A Apometria trabalha para Deus, sob a coordenao de Maria, para ajudar no esclarecimento dos espritos e no para fazer proselitismo religioso. E nada acontece por acaso. Tudo est harmoniosamente acontecendo como deveria acontecer. Assim, quem acha que uma coisa certa e outra errada, ainda no est preparado para os mundos regenerados, pois ainda se apega no pensamento de que existe o bem e o mal. Vale para a Apometria o mesmo argumento que Kardec usava para os cticos ou para os catlicos que criticavam o espiritismo, no sculo XIX. A natureza no d saltos. Respeitemos o tempo e o grau de compreenso de cada um. Ontem o espiritismo era a vtima das outras religies, hoje o principal algoz da Apometria. Mas devemos julgar e condenar algum? Obviamente que no. Se a Apometria ignorada pela cincia acadmica e criticada pelo espiritismo, Louvado seja Deus! to difcil aceitar que um bote pode ser plasmado no astral pela espiritualidade, atravs da energia liberada pelo grupo apomtrico, a fim de resgatar um esprito para algum hospital ou centro de recuperao? Isso mistificao? Alucinao? Imaginao coletiva, j que vrios videntes enxergam a mesma cena? Para demonstrar como tal resgate possvel e no fantasia, vamos analisar o que diz o Evangelho segundo o espiritismo, no captulo sobre o poder da prece, que comea com uma citao de Marcos (11; 24): Seja o que for que peais na prece, crede que o obtereis, e vos ser concedido. Se o captulo sobre a prece comea com uma afirmao to enftica do seu poder, porque no acreditar que possvel plasmar um bote para socorrer um esprito que acredita estar se afogando? Se a crtica viesse de um catlico ou de um evanglico que no acredita

na vida aps a morte, daria para entender. Mas quando um kardecista acostumado a ler livros que apresentam a complexidade da vida espiritual e o trabalho da espiritualidade, com o apoio do ectoplasma dos mdiuns, para resgatar alguns irmos desencarnados diz que isso no possvel e que apenas fantasia ou animismo, devemos perdo-lo e no se ofender com tais crticas. Quando um esprito tem merecimento para ser resgatado do sofrimento mental que vivencia, o que a equipe apomtrica faz, em suma, uma prece pedindo que um bote se plasme naquela cena em que ele se encontra preso. E o bote, essencialmente, foi concedido por Deus e a espiritualidade o plasmou com o ectoplasma dos mdiuns, nada mais. Est escrito no Evangelho segundo o espiritismo, no mesmo captulo, que a prece uma invocao. Ao faz-la o homem entra em comunicao pelo pensamento com o ser ao qual se dirige; pode ser para pedir, para agradecer ou para glorificar. Ou seja, o caso acima no contradiz nada do que os livros espritas afirmam. E o captulo se desenrola afirmando que podemos pedir pelos vivos ou pelos mortos. Ou seja, se o grupo pediu com f para que um bote fosse enviado para um esprito que acreditava estar se afogando, no percebendo que estava desencarnado e tal pedido foi concedido por Deus, onde est o problema que tanto aflige os kardecistas? curioso notar que, ao invs de ficarem felizes por saber que mais irmos desencarnados esto sendo auxiliados, perdem tempo criticando quem utiliza a Apometria, ou a proibindo de ser praticada nos centros espritas. Mas vamos prosseguir. No item 10, desse mesmo captulo, encontramos uma passagem ainda mais esclarecedora. Ali encontramos a seguinte afirmao: (para compreender a ao da prece) preciso imaginar todos os seres encarnados e desencarnados mergulhados no fluido universal que ocupa todo o espao, tal qual nos achamos envolvidos pela atmosfera aqui na Terra. Esse fluido recebe um impulso da nossa vontade e ele o veculo do pensamento como o ar o veiculo do som. Essa explicao sintetiza o poder do pensamento e da prece (um pedido feito com F e amor) e esclarece que o mundo material ou espiritual uma grande iluso. A nica Realidade que estamos mergulhados no fluido universal, uma massa energtica informe que pode ser modelada de infinitas formas.

E a passagem continua: as vibraes do fluido universal se estendem ao infinito. Portanto, quando o pensamento dirigido a um ser qualquer na Terra ou no espao uma corrente de fluidos se estabelece entre um e outro, transmitindo o pensamento entre eles como o ar transmite o som. E como fica os pulsos energticos enviados com o estalar de dedos? A explicao para esse recurso tambm est no Evangelho segundo o espiritismo. Est escrito no livro em questo: A intensidade dessa corrente de fluidos ser forte ou fraca de acordo com a fora do pensamento e da vontade de quem ora. A contagem de pulsos serve apenas para agregar mais intensidade e fora de vontade corrente fludica. Utiliza-se tal contagem como um recurso. Uma casa kardecista cujos dirigentes se sentem incomodados com esse recurso exterior pode aboli-lo sem problema. Esse recurso apenas facilita, e muito, a concentrao da equipe e aumenta a intensidade da energia enviada para plasmar algum objeto ou destruir outros (cordas que enforcam, facas ou outros objetos que se encontram plasmados no corpo astral do esprito). Em suma, a Apometria no entra em contradio com os ensinamentos do Esprito da Verdade. Porm, a Apometria to dinmica que pode ser adaptada para qualquer cenrio espiritualista. Um grupo de Apometria no-kardecista pode, para agregar fluidos e aumentar sua intensidade, pedir auxilio para os elementais, como pode evocar a chama violeta ou utilizar um ponto cantado de Ogun etc. Tudo depender do grupo que estiver utilizando a tcnica, pois ela no est relacionada com nenhuma doutrina religiosa. Da mesma forma que cada casa esprita desenvolve sua forma de dar passe, cada casa espiritualista que utiliza a Apometria encontrar a melhor maneira de trabalhar com ela. A apometria vai se adaptando a cada grupo, pois ela apenas uma tcnica de desdobramento induzido dos mdiuns com o objetivo de auxiliar nos atendimentos espirituais de encarnados e desencarnados. Como a espiritualidade superior no se vincula a nenhuma doutrina exclusivista, existe o estmulo para a formao de grupos de Apometria srios por ser um instrumento poderoso para o resgate individual ou coletivo de espritos presos s iluses do ego. E isso porque est na hora de resgatar o maior numero possvel de irmos para que o de exilados da Terra seja o menor possvel.

Assim, no importa se a Apometria praticada em um centro kardecista, em um terreiro de umbanda, por grupos ligados fraternidade branca ou por grupos independentes. O objetivo dela, atualmente, sob a orientao de Maria, a senhora da regenerao, contribuir para que a maioria dos espritos presos nos umbrais da Terra continue sua evoluo espiritual por aqui mesmo, livrando-os do eminente exlio. claro que Deus j sabe quem vai ser exilado e quem no vai. Porm, ns, que nada sabemos, devemos fazer a nossa parte, ajudando desinteressadamente e com amor.

You might also like