You are on page 1of 6

PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO

SOCIOLOGIA DA EDUCAO

FRANCISCO MELO DE OLIVEIRA JEANNE GURGEL PINHEIRO

Trabalho apresentado como requisito parcial, para obteno do titulo de Mestre no programa de PsGraduao em Docncia da Educao Brasileira Sob a orientao do Professora Mestra Tereza de Lisieux, da SAPIENS.

Caic/RN
2013

EDUCAO E SOCIOLOGIA Pode-se definir sociedade como nome dado ao agrupamento de pessoas para a realizao de atividades que visa resultados ou o conjunto de pessoas que compartilham propsitos, gostos, preocupaes e costumes, interagindo entre si ou agrupamento natural ou acordado de pessoas que apresentam distino entre cada um, mas, que precisam de cooperao. Enfim, sociedade feito de pessoas que precisam interagir entre si e viver harmonicamente. Esses agrupamentos de pessoas precisam de normas e regulamentos para funcionar, baseado em cada cultura e valores sociais. As normas podem ser escritas ou no, possuindo a mesma fora em seu meio social. A sociabilidade, a tendncia natural para viver em sociedade, desenvolvida atravs do processo de socializao. Este um processo social global, atravs do qual o indivduo se integra no grupo em que nasceu, assimilando o conjunto de hbitos e costumes caractersticos do grupo. Participando da vida em sociedade, aprendendo suas normas, valores e costumes, o individuo esta se socializando. Quanto mais adequada a socializao do individuo, mais perfeitamente socivel ele se torna. O ser humano precisa aprender a viver em sociedade, no recebe isso pronto. Compartilhando mudanas culturais, propsitos, gostos, preocupaes e costumes, vamos construindo nossa histria e esta histria esta diretamente relacionada ao processo educativo por qual passa a sociedade e o ser humano. Pode-se dizer que as mudanas culturais que ocorrem na sociedade acarretam transformaes no processo educativo, ao passo que em cada perodo histrico notam-se modelos e metodologias didtico-pedaggicos com fins especficos direcionados educao, cada qual, em consonncia com a ideologia e interesses dos agentes que compem. Neste sentido, a Sociologia contribui para estudar a sociedade, bem como compreender os processos de transformao que permeiam a humanidade, pois se encarrega da compreenso da realidade social. Compreender, analisar, criticar, explicar os fatos. As estruturas e os processos sociais so desafios que esto colocados no cotidiano dos estudos sociolgicos, a sexualidade nas escolas tem sido uma necessidade para o bom desenvolvimento social desde a infncia. Embora falar de sexualidade torna-se complicado, h relatos de pais que quando sabe que os filhos esto tendo essa educao a chamam de pornografia. Quem educa enfrenta um grande paredo nessa instncia. importante destacar que no panorama atual da sociedade, a educao surge como meio de promover a desalienao das massas populares, ou seja, compreender que

independente de sua condio social todos so cidados de uma nao. Neste caso cabe educao em sua finalidade introduzir os indivduos ao conhecimento crtico e sistematizado. Por fim, a educao em suas especificidades atuais deve, por si, trabalhar a capacidade crtico- reflexiva do educando de forma que este tenha a conscincia dos problemas que se levantam contra a sua cidadania. Assim, capacitando-o produzir e perceber amplamente os fatos sociais, impedindo que suas habilidades intelectuais se reduzam mera capacidade do pensar instrumental, que transforma o trabalhador em uma mo-de-obra produtiva e dcil, com o mnimo de subjetividade ativa. Educar o homem para a vida no somente para o trabalho, atualmente educa-se o homem em todos os aspectos: culturais, sociais, afetivos intelectuais, para fins da educao humana. Analisando a histria da humanidade percebe-se que ela caminha paralelamente com a educao e, consequentemente com a sociedade. Nesse sentido durante a histria da educao encontramos vrios autores que contriburam para o desenvolvimento de metodologias de ensino que nortearam a finalidade da educao nas vrias pocas, levando elaborao de inmeros conceitos de didtica, nas diversas reas do ensino. Com o desenvolvimento da sociedade ocorreram mudanas significativas na forma de desempenhar a educao, com o fortalecimento da burguesia modificaram-se as exigncias cobradas pelo mundo da produo e, consequentemente surge necessidade de um ensino que [...] completasse o livre desenvolvimento das capacidades e interesses individuais, mas no deixava de ser uma educao reprimida, o que interessava era o comercio e a expanso da burguesia. (LIBNEO, 1994, p. 59). Sobre os fins da educao humana importante reconhecer a ao educativa como processo regulador da sociedade humana, tendo esta, o objetivo de preparar os indivduos para desempenhar seu papel social na vida coletiva, bem como reproduzir suas condies de existncia com o trabalho. O eixo norteador de todo o processo de formao do indivduo est no conjunto das aes educativas desenvolvidas pelos educadores, os quais, a famlia, escola e sociedade se apropriam. Preparar os indivduos para a vida social atributos de responsabilidade educativa, em consonncia com a finalidade da educao no tempo e espao em que a sociedade se situa. Assim, o perodo contemporneo trs no bojo de suas aes educativas um conceito mais amplo sobre os fins da educao, almejando formar cidados crticos e autnomos que possam atuar sobre seu meio e transformar sua realidade, em outras palavras, seria o mesmo que capacit-los para o exerccio da cidadania.

Neste sentido, importante destacar que a educao sempre esteve fortemente ligada s necessidades da vida poltica, econmica e social do pas, neste caso, a questo da cidadania surge como foco principal no discurso dos educadores e de estudiosos da educao como Paulo Freire. Por fim, diante do exposto, valido acrescentar que para o homem conquistar sua liberdade e autonomia enquanto cidado de uma sociedade democrtica necessrio que se faa revolues no interior das esferas pblicas, o que nas palavras de Paulo Freire (1987) significa sair da posio de oprimido e assumir um papel crtico na sociedade. Pode-se dizer que os fins da educao atualmente so conscientizar para a prtica democrtica, para a formao cidad e autnoma do homem. Nesse sentido, o educador devera ter uma formao em vista de uma relao pedaggica com sujeitos, trabalhadores ou no, com marcadas experincias vitais que no podem ser ignoradas e, isso tem como finalidade a permanncia do educando na escola, pois passar a ver o ensino com contedos trabalhados de modo diferente, com mtodos e tempo intencionados no perfil do aluno. Freire (1987) ressalta que a luta pelo direito do ser humano, pelo trabalho livre, pela afirmao dos homens como pessoas, s possvel porque a desumanizao no um destino dado, mas resultado de uma ordem injusta que gera a violncia dos opressores. Por fim, cabe acrescentar que as discusses sobre os fins da educao humana revelam um emaranhado de proposies, ideologicamente fundamentado na massificao e dominao da sociedade, fato que sempre ocorreu no Brasil. Em contrapartida, atualmente a questo da ideologia dominante est perdendo foras diante das denncias de educadores e escritores humanitrios, entre eles encontram-se as obras de Paulo Freire, o qual desvela as macetas de uma sociedade individualista e opressora, a essncia de seus escritos apresenta-se fundamentado na inter-relao entre o sujeito e a situao das polticas sociais e culturais que resvalam para nossa poca, sabido que, em termos de dominao cultural, encontramo-nos acorrentados ao discurso dos que manipulam nossa sociedade vrias geraes, em consequncia disso somos resultado de um pas em que poucos chegam s escolas e s Universidades, poucos tem acesso ao conhecimento crtico. A proposta de Freire para os fins da educao que ela seja propulsora do resgate da cidadania, para tanto, acrescenta ser necessrio que os educadores enquanto veculos do ensino se unam s massas populares, pois, lutando e agindo em conjunto com toda uma nao que estaremos exercendo nossa cidadania, esta que, ainda pode ser resgatada atravs da educao, se os educadores pensarem nela enquanto prtica da liberdade, enquanto instrumento de mudana.

importante destacar que no panorama atual da sociedade, a educao surge como meio de promover a desalienao das massas populares, ou seja, compreender que independente de sua condio social todos so cidados de uma nao. Neste caso cabe educao em sua finalidade introduzir os indivduos ao conhecimento crtico e sistematizado. Assim seja qual for o aspecto pelo qual abordamos a educao, ela sempre se apesenta como mesmo carter. Sejam os fins que ela busca ou os meios que emprega, so sempre necessidades sociais que ela emprega, so sempre necessidades sociais que ela satisfaa ideias e sentimentos coletivos que ela expressa. Sem dvida, o prprio individuo sai ganhando com este mecanismo. As mudanas que a que s sociedades contemporneas esto sofrendo demandam transformaes correspondentes na educao nacional. Porm, embora realmente sintamos que mudanas so necessrias, no sabemos muito bem como elas devem ser, sejam quais forem s convices pessoais dos indivduos ou partidos, a opinio pblica permanece indecisa e apreensiva. Por fim, a educao em suas especificidades atuais deve, por si, trabalhar a capacidade crtico-reflexiva do educando de forma que este tenha a conscincia dos problemas que se levantam contra a sua cidadania.

REFERNCIAS FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 28 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. LIBNEO, Jos Carlos. Didtica. So Paulo: Cortez, 1994 - (Coleo Magistrio. 2 Grau. Srie Formao do Professor).

You might also like