You are on page 1of 18

sobremesas

Receitas de Sobremesas
1. CHEESECAKE 2. TARTE TATIN (Doce de Maas Verdes) 3. TORTA ALEM DE MA 4. TORTA DE LIMO 5. ZUPPA INGLESE 6. GOIABA DUE COLLORI 7. STAGIONE 8. CREME INGLS 9. TORTA SOFFIATA DI ALBICOCCA 10. CROSTATA DI MLE 11. BISCOITO DE AMNDOAS 12. TORTA DE CHOCOLATE 13. TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE 14. BOLO SOUZA LEO 15. MOUSSE DE MARACUJ 16. MOUSSE DI CACHI ALLA MENTA 17. FIGOS AO VINHO DO PORTO 18. CROSTATA DE FRAGOLE ALLA MENTA 19. BISCOITOS DE FRUTAS CRISTALIZADAS 20. BISCOITOS DE LIMO 21. BISCOITOS DA VOV EDITH 22. BROWNIES 23. COOKIES DE CHOCOLATE 24. TARECOS 25. SUSPIROS 26. CREME DE CHOCOLATE 27. ALFARUFA 28. BAVARESE AO LEITE DE AMNDOAS 29. CANUDINHO DE CCO 30. CRME BRULE 31. CREMA CATALANA 32. LEITE CREME 33. CREME DE MARACUJ CARAMELIZADO 34. DELCIA DE ABACAXI 35. GELATINA DE CCO 36. MOUSSE DE CHOCOLATE BICOLOR 37. MOUSSE DE CHOCOLATE 38. MOUSSE DE LIMO 39. MOLHO DE FRAMBOESA 40. QUINDO 41. TIRAMISU 42. TOUCINHO DO CU

CHEESECAKE

sobremesas

INGREDIENTES (8 PESSOAS) 1 40 520 3 150 150 1 disco de po-de-l gr de manteiga derretida gr de queijo, tipo Pensylvania, em temperatura ambiente ovos pequenos gr de acar gr de creme de leite azedo (incorpore um pouco de limo ao creme de leite fresco) colher (sopa) de acar geleia de framboesa gelatina

Coloque o po-de-l numa forma de aro solto e pincele com a manteiga derretida. Bata o queijo com uma colher de pau, at obter uma textura bastante cremosa. Reserve. Bata os ovos com o acar na batedeira, em velocidade baixa, e v adicionando o queijo. Aumente a velocidade da batedeira e continue batendo at que os ingredientes se misturem completamente. Coloque essa massa sobre o po-de-l e leve ao forno pre-aquecido por, aprox, 30min. Sem abrir o forno, bata na tampa do fogo, se o centro do cheesecake estiver meio amolecido est bom, pois se tornar firme ao esfriar. Deixe amornar. Misture o creme azedo com o acar e passe em toda a superfcie. Deixe esfriar e leve geladeira. Derreta a geleia com um pouco de gelatina e espalhe sobre o cheesecake. Quando a geleia firmar retire o anel da forma. Sirva gelado.

TARTE TATIN

(Doce de Maas Verdes)

INGREDIENTES (6 PESSOAS) 250 gr de farinha 150 gr de manteiga 1 ovo 1/3 gua sal 75 gr de manteiga 150 gr de acar 10 mas verdes, sem casca, cortadas em 8

copo de

Junte a farinha, o ovo, o sal e as 150gr de manteiga. Misture bem, com as mos e v adicionando, aos poucos, a gua. Amasse bem at obter uma mistura homognea. Abra num disco no dimetro da forma a ser usada. Deixe descansar na geladeira. Unte uma forma de cobre com 50gr de manteiga e polvilhe com 100gr de acar. Disponha as mas e cubra com o restante do acar e a manteiga em pedacinhos. Coloque em fogo brando, at o acar comear a mudar de cor. Coloque a massa, ajustando as bordas para baixo e cobrindo todas as mas. Asse em forno mdio, at que a massa fique levemente dourada. Vire a torta, sobre um prato, com todo o cuidado, tendo certeza que no ficou nada colado ao fundo. Sirva morna.

TORTA ALEM DE MA INGREDIENTES MASSA:

sobremesas

300 200 100 1 1

gr de farinha gr de manteiga gr de acar gema colher (sopa) de vinho tinto

RECHEIO: 6 mas vermelhas cidas (1kg) 1 colher (sopa) de vinho tinto 100 gr de uva passa branca sem semente Misture bem a manteiga com o acar, junte a gema e acrescente o vinho. Adicione a farinha e amasse at obter uma massa homognea, mas gordurosa e pegajosa. Divida a massa em duas pores na proporo 2/3 e 1/3. Leve geladeira, por hora. RECHEIO: Descasque as mas e corte em fatias mdias. Misture as mas, o vinho e a uva-passa. Cozinhe no vapor at amolecer. Forre o fundo e as laterais de uma forma desmontvel com os 2/3 da massa. Coloque o recheio. Com o restante da massa, faa rolinhos bem finos e monte uma grade sobre o recheio. Asse, em forno mdio, at a massa estar dourada.

TORTA DE LIMO INGREDIENTES (FORMA PEQUENA) MASSA: 1 pacote (200gr.) de biscoito maizena 1/2 xcara de manteiga derretida RECHEIO: 300 ml. de leite 6 colheres (sopa) de acar 40 gr. de manteiga 2 gemas 3 colheres (sopa) de maizena casca ralada de 2 limes suco de 1 limo SUSPIRO: 2 claras 6 colheres (sopa) de acar suco de limo Misture os ingredientes da massa. Forre uma forma desmontvel e asse em temperatura mdia. Deixe esfriar e reserve. RECHEIO: Bata as gemas, o acar, o leite e a maizena no liqidificador. Cozinhe em fogo lento. Retire do fogo e acrescente a manteiga e o suco e a casca de limo. Deixe esfriar e coloque sobre a massa. SUSPIRO: Bata as claras em neve, junte o acar e o suco de limo. Bata muito bem at obter um suspiro bem firme. Com um saco de confeiteiro, arrume o suspiro sobre o creme de limo. Leve salamandra para dourar.

sobremesas

ZUPPA INGLESE (1 unidade - 12 pores) PO-DE-L: 6 colheres (sopa) de acar 5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada, com 1 colher (caf) de fermento 6 ovos RECHEIO: 1 1/4 xcara de acar 6 gemas 400 ml. de leite 2 colheres (sobremesa) de maizena 150 gr. de frutas cristalizadas em quadradinhos (mamo, damasco e figo) 120 ml. de licor de alchermes (ou um outro de ervas), diludo em 3 colheres (sopa) de gua 40 ml. de rum, diludo em 1 1/2 colher (sopa) de gua 2 claras 4 colheres (sopa) de acar de confeiteiro noz moscada e casca de limo manteiga e farinha para a forma fatias de frutas cristalizadas para enfeitar Po-de-l Bata as claras em neve bem firme, acrescente as gemas, uma a uma, e continue a bater juntando aos poucos o acar. Tire da batedeira e acrescente a farinha sem bater. Coloque numa forma redonda (diam - 30 cm.) untada e polvilhada com farinha. Asse em forno mdio, retire da forma aps 5 minutos e deixe esfriar sobre uma grade. Recheio Misture o acar com as gemas e a maizena e acrescente, lentamente, o leite fervente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limo e a noz-moscada. Esfrie sobre gua gelada, mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Acrescente as frutas cristalizadas. Reserve. Corte o pode-l em 3 discos da mesma espessura. Disponha um disco de po-de-l num prato, molhe com a metade do licor e cubra com a metade do creme de frutas. Arrume sobre ele o segundo disco de po-de-l, molhe com o rum e cubra com a outra metade do creme. Coloque o terceiro disco e regue com o licor restante. Bata as claras em neve, acrescente o acar de confeiteiro e continue batendo at obter um suspiro bem firme. Espalhe sobre a torta e leve ao forno bem quente at dourar levemente. Deixe esfriar. Decore com as fatias de frutas cristalizadas. Leve geladeira. Sirva sobre um espelho de creme ingls.

GOIABA DUE COLLORI - 1.poro 1 goiaba vermelha, gelada sem casca 1 goiaba branca, gelada sem casca acar gotas de limo 1 bola de sorbet de laranja 1 colher de sobremesa de Grand Marnier casca de laranja cristalizada Bata as goiabas, separadamente, com o acar e um pouco de gelo no liqidificador, adicione gotas de limo e o Grand Marnier. Passe por uma peneira para eliminar as

5 sementes. Coloque os dois cremes, alternadamente, numa taa. Arrume o sorbet de laranja no meio e decore com a casca de laranja. Sirva com Grand Marnier.

sobremesas

STAGIONE - MOLHO 1 vidro de geleia de laranja 1 xcara de gua 2 colheres (sopa) de grand marnier Dissolva a geleia na gua e leve ao fogo at ferver. Acrescente o Grand Marnier. Deixe esfriar e reserve. CREME INGLS 1 1/4 xcara de acar 6 gemas 400 ml. de leite fervente 2 colheres (sobremesa) de maizena noz moscada e casca de limo Misture o acar com as gemas e acrescente o leite lentamente. Passe para uma panela e cozinhe em fogo baixo, sem deixar ferver. Tire do fogo e acrescente a casca de limo e a noz-moscada. Esfrie sobre gua gelada, mexendo sempre para evitar que forme grumos.

TORTA SOFFIATA DI ALBICOCCA (1 unidade - 8 pores) 2 pacotes de biscoito maria 200 gr. de manteiga 1 3/4 xcara de acar 2 gemas 2 latas de creme de leite sem soro 2 colheres (sopa) de vinho do porto, diludas no soro de creme de leite CALDA DE DAMASCO 125 gr. de damasco seco 25 gr. de geleia de damasco 50 gr. de acar FARORA DE AMNDOAS 100 gr. de acar 15 gr. de manteiga 6 gr. de amndoas Bata o acar com a manteiga, junte as gemas e bata at obter um creme claro. Tire da batedeira e acrescente o creme de leite. Forre uma forma com um plstico e espalhe uma camada de creme sobre ele, deixando-o enrugado. Coloque uma camada de biscoitos, molhados no soro, no fundo e lados da forma. Cubra os biscoitos do fundo com creme e coloque outra camada de biscoitos. Continue o processo at o final dos ingredientes. Feche o plstico, coloque um peso sobre a torta e leve ao freezer por, no mnimo, 24 horas. Desenforme, cubra com a calda de damasco e polvilhe com a farofa de amndoas. Sirva sobre um espelho de creme ingls decorado com a calda de damasco.

sobremesas

CROSTATA DI MLE (1 unidade - 8 pores) Massa: 200 gr. de farinha 1 ovo 2 gemas 100 gr. de acar 120 gr. de manteiga 1 colher (ch) de essncia de baunilha Recheio: 4 maas (argentinas) mdias sem casca e cortadas em fatias finas Calda: 100 gr. de acar 100 ml. de vinho tinto doce suco de 1/2 limo Junte todos os ingredientes da massa e trabalhe at obter uma massa lisa e homognea. Deixe repousar, na geladeira por 1/2 hora. Unte uma forma com manteiga e polvilhe com farinha. Divida a massa em duas partes iguais e abra 2 discos do tamanho da forma. Coloque um disco de massa na forma , arrume a ma e cubra com a outra massa. Feche bem as bordas. Asse em forno mdio. Calda: Caramelize o acar. Acrescente o vinho e o suco de limo. Conserve em fogo baixo at atingir a espessura desejada. Sirva a torta quente polvilhada com acar de confeiteiro sobre um espelho da calda. Acompanhe com 2 nozes de sorvete de tmara decoradas com uma tmara seca.

BISCOITO DE AMNDOAS 100 gr. de amndoas picadas 100 gr. de glaucar 50 gr. de farinha 80 gr. de manteiga raspas de laranja Misture tudo formando uma pasta. Deixe descansar um pouco. Leve ao forno mdio, em assadeiras treliadas ou em relevo.

TORTA DE CHOCOLATE (1 unidade) Bolo: 1 xcara de manteiga 2 xcaras de acar 3 gemas 3 claras em neve 1 xcara de chocolate em p 3 xcaras de farinha de trigo, peneirada com: 2 colheres (sopa) rasas de fermento 1 xcara de leite

sobremesas

Recheio e Cobertura: 3 ovos 1/2 xcara de acar 2 tabletes de chocolate meio-amargo, derretido em banho-maria 3 colheres (sopa) de manteiga 1/2 xcara de suco de laranja 1 lata de creme de leite gelado e sem soro Bata a manteiga com o acar at obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Misture a farinha e o leite, aos poucos, alternadamente. Acrescente as claras em neve. Divida a massa em 3 formas untadas com manteiga e polvilhadas com farinha e asse em forno mdio. Bata os ovos com o acar e leve ao fogo brando. Junte o chocolate e mexa at obter um creme liso e homogneo. Deixe esfriar. Adicione a manteiga mistura fria e acrescente o suco de laranja e o creme de leite. Volte ao fogo brando at engrossar. Cuidado para no talhar. Deixe esfriar.

TORTA MOUSSE DE CHOCOLATE (1 unidade - 12 pores) Fazer de vspera 250 gr. de manteiga em temperatura ambiente 250 gr. de acar 250 gr. de chocolate em p 7 gemas 7 claras batidas em neve bem firme 1 1/2 colheres (sopa) de farinha de trigo raspas de chocolate Bata a manteiga com o acar at obter um creme claro, adicione as gemas, uma a uma, e em seguida o chocolate e continue a bater. Acrescente a farinha e as claras em neve. Numa forma untada, coloque aproximadamente 0,5cm. de massa e asse em forno mdio at que endurea e solte dos lados. Deixe esfriar. Coloque o restante da massa at 2cm. da borda e leve ao freezer coberto com filme plstico. Desenforme 1/2 hora antes de usar e decore com as raspas de chocolate.

BOLO SOUZA LEO (1 unidade - 12 pores) 1/2 kg. de massa de mandioca 8 gemas 2 cocos de tamanho mdio 1 xcara de gua fervendo 1/2 kg. de acar 1 xcara de gua 225 gr. de manteiga 1/2 colher (sobremesa) de sal Rale os cocos e esquente no forno a fim de tirar melhor o leite. Junte a gua fervendo e retire o leite espremendo em um pano. Leve ao fogo o acar com a gua e faa uma calda em ponto de fio. Retire do fogo e adicione a manteiga e o sal. Deixe esfriar. Junte as gemas, uma a uma, massa de mandioca e acrescente o leite de coco, aos poucos, amassando bem. Acrescente a calda de acar, mexa e passe 3 vezes por uma peneira fina. Asse em uma forma untada em banho-maria.

sobremesas

MOUSSE DE MARACUJ (8 pores) Gelatina: 1/2 xcara de gua morna (100ml.) 1/2 xcara de suco de maracuj (100ml.) 2 1/2 folhas de gelatina branca 1 colher (sopa) de acar 1 maracuj Mousse: 1 xcara de gua quente (200ml.) 1 1/2 xcara de suco de maracuj (300ml.) 6 folhas de gelatina branca 3 claras 5 colheres (sopa) de acar Gelatina: Amolea a gelatina em gua fria, escorra e dissolva na gua quente. Deixe esfriar. Misture o suco de maracuj, o maracuj e o acar e acrescente a gelatina. Coloque numa forma molhada e leve geladeira at endurecer. Mousse: Amolea a gelatina em gua fria, escorra e dissolva na gua quente. Deixe esfriar. Adicione o suco de maracuj. Bata as claras em neve e acrescente o acar. Misture ao maracuj. Coloque na forma sobre a gelatina e leve geladeira. Desenforme na hora de servir.

MOUSSE DI CACHI ALLA MENTA (4 pessoas) 2 caquis (aprx. 300gr.), sem casca e sem semente suco de laranja suco de limo 150 gr. de creme de leite fresco, batido em chantilly 2 colheres (sopa) de acar 10 gr. de gelatina folhinhas de menta gomos de caqui com a casca e sem semente Molho: 2 caquis (aprx. 300gr.) suco de laranja suco de limo Coloque a gelatina em gua fria para amolecer, escorra. Desmanche em 2 colheres (sopa) de gua quente e deixe esfriar at adquirir a consist6encia de clara de ovo. Junte a polpa de caqui, o suco de limo e de laranja e o acar. Acrescente a gelatina, misture bem e adicione o creme de leite batido. Leve geladeira. Na hora de servir: Bata no liqidificador a polpa do caqui e os sucos de limo e laranja. Se necessrio, junte um pouco de acar. Coloque o molho no prato e arrume 3 nozes de mousse. Enfeite com um pouco de molho de baunilha e decore com as folhinhas de menta e o gomo de caqui.

FIGOS AO VINHO DO PORTO

RECEITA TRADICIONAL PORTUGUESA

sobremesas

INGREDIENTES - 4 Pessoas 8 figos frescos, lavados e secos 1 xcara + 2 colheres (sopa) de gua 2/3 de xcara de acar 1 laranja com casca, cortada em fatias bem finas xcara de vinho do porto branco seco Para o merengue: 3 claras 3 colheres (sopa) de acar raspas de casca de laranja Ferva a gua com o acar e cozinhe os figos, por 5 minutos, regando-os com a calda. Forre uma compoteira com as rodelas de laranja e arrume, sobre elas, os figos. Reduza a calda a 1 xcara, junte o vinho do porto e regue os figos. Deixe esfriar. Na hora de servir: Bata as claras em neve, junte o acar e continue batendo at estar bem firme. Acrescente a raspa de laranja. Coloque o merengue dentro de um saco-puxa, molde 1 suspiro grande no centro de 4 pratos individuais e leve salamandra para dourar. Corte os figos em leque e arrume 2 em cada prato, deixando o cabinho para cima. Regue com a calda e decore com as rodelas de laranja. Sirva imediatamente.

CROSTATA DE FRAGOLE ALLA MENTA (8 pores) Massa: 1 xcara de farinha peneirada (130gr.) 1 colher (sopa) de acar 40 gr. de manteiga 1 ovo ligeiramente batido Recheio: 3 colheres (sopa) de geleia de laranja 1/2 kg de morangos cortados ao meio folhinhas de hortel Misture todos os ingredientes da massa. Forre uma forma de aprox. 25cm de dimetro e asse at estar levemente dourada. Deixe a massa esfriar. Espalhe a geleia no fundo da massa e arrume os morangos por cima. Decore com as folhinhas de hortel. Sirva acompanhada de geleia de laranja e molho de baunilha.

BISCOITOS DE FRUTAS CRISTALIZADAS INGREDIENTES (2 DUZIAS) 100 250 250 200 100 400 gr. de manteiga ml. de creme de leite fresco gr. de acar gr, de fruta cristalizada em cubinhos gr. de farinha gr. de amndoas em laminas

Junte a manteiga, o creme de leite e o acar e cozinhe at ferver. Retire do fogo, junte a farinha e a seguir a fruta cristalizada e as amndoas. Com uma colher, coloque pores de

10 massa em uma assadeira untada, formando crculos de aproximadamente 7cm. Asse em forno mdio at estarem bem dourados com a borda escura.

sobremesas

BISCOITOS DE LIMO INGREDIENTES ( DUZIAS) 75 300 160 1/2 gr. de manteiga (temperatura ambiente) gr. de farinha de trigo gr. de acar colher (caf) de fermento em p raspa de limo acar para polvilhar

Peneire todos os ingredientes secos e adicione a manteiga. Amasse bastante. Perfume com a raspa de limo. Faa bolinhas pequenas e arrume-as em tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Com um garfo, aperte um pouco os biscoitos para marcar os dentes. Asse em forno quente. Polvilhe com acar.

BISCOITOS DA VOV EDITH INGREDIENTES (4 DUZIAS) 3/4 2 1 120 1 1 1 xcara de acar xcaras de farinha de trigo colher (caf) de fermento em p gr, de manteiga ovo gema colher (caf) de extrato de baunilha sal goiabada amolecida com um pouco de gua acar para polvilhar

Peneire todos os ingredientes secos e adicione a manteiga. Incorpore bem. Junte o ovo e a gema, no batidos, e amasse at obter uma massa lisa e homognea. Perfume com a baunilha. Abra a massa e corte em crculos de aproximadamente 5cm. Arrume num tabuleiro untado e polvilhado com farinha. Coloque um pouco de goiabada sobre cada biscoito e polvilhe com acar. Asse em forno moderado.

BROWNIES INGREDIENTES ( DUZIAS) 2 1 1/2 1/2 1 1/2 1/2 1 2 tabletes de chocolate meio-amargo xcara de farinha de trigo, peneirada com: colher (ch) de fermento e colher (ch) de sal xcara de nozes picadas xcara de manteiga (temperatura ambiente) colher (ch) de essncia de baunilha xcara de acar ovos

sobremesas

11

Derreta o chocolate e reserve. Junte as nozes aos ingredientes secos e reserve. Bata a manteiga com a baunilha at obter um creme, adicione o acar torne a bater bem e, v juntando os ovos um a um. Acrescente o chocolate e, por ltimo, os ingredientes secos. Coloque numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno mdio. Corte em quadradinhos enquanto est quente, e deixe esfriar na forma.

COOKIES DE CHOCOLATE INGREDIENTES (2 DUZIAS) 150 200 3 125 70 125 1 1 grs. de cobertura de chocolate meio-amargo, em quadradinhos de 0,5cm. grs. de farinha de trigo grs. de bicarbonato de sdio gr. de acar mascavo gr. de acar refinado gr. de manteiga ovo colher (sopa) de essncia de baunilha manteiga para untar a assadeira

Peneire a farinha com o bicarbonato e o sal. Separadamente, peneire os aucares. Bata o ovo na batedeira, acrescente aos poucos a manteiga e bata at obter uma massa leve e solta. Adicione os aucares e bata at formar uma pasta granulosa. Junte a farinha e bata at a massa estar uniforme. Acrescente a baunilha. Tire da batedeira e adicione o chocolate. Mexa at misturar bem. Despeje pequenas pores de massa em tabuleiros untados, deixando um espao de 5cm. entre eles. Asse em forno baixo, pre-aquecido. Deixe a assadeira esfriar por alguns minutos, pois ao sair do forno os cookies ainda esto em forma lquida. Tire com uma esptula de metal.

TARECOS INGREDIENTES ( DUZIAS) 30 280 125 3 gr. de manteiga (temperatura ambiente) gr. de farinha de trigo gr. de acar gemas essncia de baunilha

Peneire a farinha e junte todos os outros ingredientes, amassando at obter uma massa fina. Abra a massa e corte os biscoitos no formato desejado. Arrume numa forma untada e polvilhada com farinha. Asse em forno quente.

SUSPIROS INGREDIENTES (30 UNDADES) 6 250 125 claras gr de acar xcara de gua gr de acar casca ralada de 1 limo

sobremesas

12

Bata as claras, na batedeira, at ficarem bem duras. Enquanto as claras batem, leve ao fogo a gua com as 250gr de acar at obter uma calda bem grossa. As claras e a caldas devem ficar prontas ao mesmo tempo. Junte s claras a casca de limo e, sem parar de bater, v despejando, lentamente a calda sobre as claras. Acrescente o acar restante e bata at obter uma mistura bem consistente. Forre com papel manteiga untado, uma assadeira tambm untada. Coloque o merengue num saco de confeitar de bico largo e faa os suspiros deixando um bom espao entre eles. Leve ao forno muito brando. Os suspiros no podem corar muito, pois devem ficar um pouco cremosos por dentro.

CREME DE CHOCOLATE INGREDIENTES 1 1 1 50 tablete de chocolate em p ovo colher (sopa) de acar gr de manteiga

Rale o chocolate e coloque numa panela com o ovo e o acar. Leve ao fogo em banhomaria at o chocolate estar bem desmanchado. Deixe esfriar. Bata com a manteiga at obter um creme bem consistente. Divida em 3 formas untadas e polvilhadas com farinha e asse em forno moderado. Misture os 4 primeiros ingredientes do recheio e leve ao fogo at obter um brigadeiro mole. Perfume com o licor de cacau. Desenforme os bolos e monte-os intercalando com o recheio. Cobertura: Bata o acar com a manteiga at obter um creme claro e fofo. Acrescente as gemas, e o chocolate em p. Perfume com o licor. Decore com nozes inteiras e raspas de chocolate.

ALFARUFA INGREDIENTES (6 PESSOAS) MASSA: kg. de cenoura cozida 5 gemas 2 xcaras de acar densado 50 gr. de manteiga 3 claras em neve firme 2 colheres (sopa) de farinha de trigo RECHEIO E COBERTURA: 3 gemas passadas por uma peneira 1 xcara de acar 1 vidro de leite de coco (200ml) Bata no liqidificador a cenoura, as gemas, o acar e a manteiga. Misture, cuidadosamente, as claras e a farinha. Forre uma assadeira com papel manteiga untado e asse em forno mdio. RECHEIO:

13 Junte todos os ingredientes e cozinhe at engrossar. Deixe esfriar. Desenforme a massa sobre um pano polvilhado com acar. Espalhe, sobre ela, metade do recheio e enrole. Cubra com o recheio restante.

sobremesas

BAVARESE AO LEITE DE AMNDOAS INGREDIENTES (4 PESSOAS) Bavarese: 300 ml de leite 300 ml de leite de amndoas 12 gr de gelatina em p sem sabor 600 ml de creme de leite fresco batido Creme de caf: 500 ml de leite 8 gemas 8 colheres (sopa) de acar 20 gros de caf, torrados Dilua a gelatina em um pouco de gua quente. Ferva os dois leites e adicione a gelatina. Incorpore o creme de leite. Coloque em forminhas e leve geladeira. Desenforme e sirva acompanhada do creme de caf. Creme de caf: Ferva o leite com os gros de caf. No deixe esfriar. Retire os gros e reserve alguns para decorar. Bata as gemas com o acar e acrescente, aos poucos, o leite quente. Leve ao fogo brando e cozinhe at engrossar. Deixe esfriar e leve geladeira.

CANUDINHO DE CCO INGREDIENTES (60 UNIDADES) MASSA: 170 gr de farinha de trigo peneirada 1 ovo pequeno 5 ml de pinga colher (sopa) de gordura vegetal sal RECHEIO: 1 coco 4 gemas 300 gr de acar 450 ml de gua 1 colher (ch) de baunilha Faa uma cova no centro da farinha e coloque o ovo, a pinga e a gordura vegetal. Misture tudo e v amassando com salmoura fria uma massa uniforme no muito dura. Faa uma bola, cubra com um pano mido e deixe descansar ,por 1 hora. Abra a massa e corte em tiras de 2cm de largura. Enrole as tiras em torno da forma, previamente untada com a gordura, apertando nas emendas. Frite em bastante gordura quente, mexendo a panela para que dourem por igual. Coloque num escorredor at estarem bem secos. Pouco antes de servir, recheie os canudinhos.

14 RECHEIO: Faa uma calda com a gua e o acar at o ponto de fio brando. Deixe esfriar. Acrescente as gemas, uma a uma. Junte o coco e leve ao fogo at soltar da panela. S recheie os canudinhos quando o doce estiver bem frio.

sobremesas

CRME BRULE - RECEITA FRANCESA INGREDIENTES (4 PESSOAS) 1 colher (sopa) de manteiga 1 colher (sopa) de farinha de trigo 2 xcaras de leite 1 xcara de creme de leite fresco 1/3 xcara de conhaque 6 gemas batidas 1 colher (ch) de essncia de baunilha sal Derreta a manteiga em banho-maria, misture a farinha e acrescente o leite, a baunilha e o creme de leite, lentamente para que fique bem aveludado. Cozinhe, mexendo, por 10min. Acrescente o sal e o acar e continue mexendo. Retire do fogo e incorpore as gemas lentamente. Coloque nas tigelas, passando por uma peneira. Reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com acar e caramelize. Sirva imediatamente.

CREMA CATALANA - RECEITA CATAL INGREDIENTES (4 PESSOAS) 1 2 8 200 acar lt de leite casca de 1 limo pauzinhos de canela gemas gr de

Ferva o leite com a casca de limo e a canela. Esfrie e passe por uma peneira. Bata as gemas com o acar e junte um pouco de leite. Acrescente as gemas ao leite restante e cozinhe em fogo brando. Quando o leite recomear a ferver tire do fogo e mexa vigorosamente at engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira. Na hora de servir, polvilhe com acar e caramelize. Sirva imediatamente.

LEITE CREME - RECEITA PORTUGUESA INGREDIENTES (4 PESSOAS) 500 5 5 1 1 1 ml de leite colheres (sopa) de acar gemas colher (sopa) de farinha de trigo pauzinho de canela casca de 1 limo clice de vinho do Porto sal

sobremesas

15

Ferva o leite com a casca de limo e a canela. Afaste do fogo sem deixar esfriar e retire o limo e a canela. Bata as gemas com o acar, acrescente a farinha e continue batendo. Junte o vinho do Porto e bata at obter uma mistura homognea. Acrescente, aos poucos, o leite quente. Leve ao fogo brando e cozinhe at engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira Na hora de servir, polvilhe com acar e caramelize. Sirva imediatamente.

CREME DE MARACUJ CARAMELIZADO INGREDIENTES (4 PESSOAS) 7 170 150 200 750 gemas gr de acar gr de polpa de maracuj ml de leite ml de creme de leite fresco acar mascavo para caramelizar

Bata, no liqidificador, o maracuj com o leite. Passe por uma peneira fina. Bata as gemas com o acar e acrescente o maracuj. Ferva o creme de leite e junte as gemas, mexendo at obter uma mistura homognea. Leve ao fogo, em banho-maria, e cozinhe at engrossar. Coloque nas tigelas e reserve na geladeira Na hora de servir, polvilhe com acar e caramelize. Sirva imediatamente.

DELCIA DE ABACAXI INGREDIENTES (8 PESSOAS) DOCE DE ABACAXI: 1 abacaxi grande, em cubinhos 3 colheres (sopa) de acar CREME: 1 lata de leite condensado 4 gemas raspa de cascas de limo COBERTURA: 4 claras 4 colheres (sopa) de acar 1 lata de creme de leite, gelada e sem soro Coloque o abacaxi e o acar em fogo alto e quando ferver abaixe. Cozinhe at obter um doce relativamente espesso. Reserve. Bata no liqidificador os ingredientes do creme. Leve ao fogo para engrossar. Bata as claras em neve bem firme, acrescente o acar (1 colher de cada vez), e continue a bater at o ponto de suspiro. Tire da batedeira e adicione o creme de leite. MONTAGEM: Em uma travessa funda, coloque o doce de abacaxi, em seguida o creme e, por ltimo, o suspiro. Leve, coberto com filme de PVA, geladeira por, no mnimo, 12 horas.

GELATINA DE CCO

sobremesas

16

INGREDIENTES (8 PESSOAS) 2 3 1 1 1 folhas de gelatina vermelha folhas de gelatina branca lata de leite condensado lata de leite vidro de leite de coco (200ml) pacote de coco ralado

Amolea a gelatina em gua fria, escorra e dissolva em 1 xcara de gua quente. Bata no liqidificador o leite condensado, o leite e o leite de coco. Junte a gelatina fria (consistncia de clara de ovo). Coloque numa travessa funda, molhada em gua fria, e leve, coberta com filme de PVA, geladeira por, no mnimo, 12 horas. Na hora de servir, polvilhe com o coco ralado.

MOUSSE DE CHOCOLATE BICOLOR INGREDIENTES (8 PESSOAS) 8 ovos 100 gr de glaucar 90 gr de chocolate branco em barra 90 gr de chocolate amargo em barra 50 gr. de manteiga Creme Ingls: 500 ml de leite 6 gemas 100 gr de acar Bata as gemas com o acar at obter um creme claro e homogneo. Pique o chocolate e derreta, separadamente, em banho-maria com a manteiga. Divida o creme de gemas e misture a cada parte um dos chocolates. Bata as claras em neve bem firme e adicione s duas misturas de chocolate. Coloque as duas mousses, alternadamente, em uma taa e leve, coberta com filme de PVA, geladeira por, no mnimo, 12 horas. Creme Ingls: Misture o leite, as gemas, levemente batidas, e o acar. Cozinhe at engrossar e retire do fogo.

MOUSSE DE CHOCOLATE INGREDIENTES (8 PESSOAS) 6 6 250 50 ovos colheres (sopa) de acar gr. de chocolate meio-amargo gr. de manteiga

Bata as gemas com o acar at obter um creme claro e homogneo. Pique o chocolate e derreta em banho-maria com a manteiga, e junte ao creme de gemas. Bata as claras em neve bem firme e adicione a mistura de chocolate. Leve, coberta com filme de PVA, geladeira por, no mnimo, 12 horas.

sobremesas

17

MOUSSE DE LIMO INGREDIENTES (8 PESSOAS) 6 6 ovos colheres de sopa de acar suco de 2 limes casca ralada de 2 limes folhas de gelatina branca

MOLHO DE FRAMBOESA (OPCIONAL): 1/2 kg. de framboesa fresca ou congelada colheres (sopa) de acar Bata a framboesa com o acar no liqidificador e passe por uma peneira bem fina. Reserve, na geladeira. MOUSSE: Bata as gemas com o acar at obter um creme claro e homogneo. Acrescente a casca de limo e continue a bater. Amolea a gelatina em gua fria e escorra. Esquente ligeiramente o suco de limo e derreta a gelatina. Deixe esfriar. Junte a gelatina ao creme de gemas e misture bem. Bata as claras em neve bem firme e adicione a mistura de limo. Leve, coberta com filme de PVA, geladeira por, no mnimo, 12 horas.

QUINDO INGREDIENTES 1 2 15 coco PEQUENO ralado colheres (sopa) de manteiga gemas kg de acar

Junte todos os ingredientes e misture bem com o batedor de ovos at obter uma massa lisa e homognea. Deixe descansar, coberta, por 1 hora. Unte uma forma para pudim, com manteiga e polvilhe com acar. Coloque a massa, cubra e deixe descansar por mais 2 horas. Pr-aquea o forno. Asse tampado, em banho-maria. Retire do forno e deixe esfriar. Desenforme.

TIRAMISU INGREDIENTES (= 1kg) 400 3 75 1 2,5 40 240 20 gr de mascarpone gemas gr de glaucar xcara de caf expresso quente xcaras de caf forte quente ml de conhaque gr de bolacha champanhe (1caixa+1/3) gr de cacau amargo em p

sobremesas

18

Bata as gemas e o acar, at ficar espumante. Acrescente o mascarpone e continue batendo at obter um creme com consistncia de chantilly. Misture o caf e o conhaque. Monte o Tiramisu numa travessa de altura mdia. Cubra o fundo da travessa com as bolachas molhadas no caf, coloque a metade do creme de mascarpone e polvilhe com o cacau. Repita a operao, invertendo o sentido das bolachas. Polvilhe com bastante cacau. Leve geladeira por, no mnimo, 1 hora.

TOUCINHO DO CU INGREDIENTES 200 500 16 3 250 25 ml de gua gr de acar gemas claras gr de amndoas modas gotas de essncia de amndoas

Leve o acar e a gua ao fogo, por 7 minutos, at fazer ponto. Deixe esfriar. Misture as gemas e claras com a amndoa e a essncia, batendo um pouco. Junte calda e leve ao fogo brando para engrossar. Forre uma forma com papel vegetal untado com manteiga. Asse em forno mdio, em banho-maria, at dourar. Desenforme e polvilhe com acar de confeiteiro.

You might also like