You are on page 1of 1

A lipoprotena consiste em um conjunto composto por protenas e lipdeos, organizados de modo a facilitar o transporte dos lipdeos pelo plasma

sanguneo. A estrutura bsica das lipoprotenas idntica, variando somente de tamanho e proporo entre os seus componentes. A frao proteica composta por apoprotenas, enquanto que a parte lipdica formada por colesterol, triglicerdeos e fosfoglicerdeos. De acordo com as suas caractersticas fsico-qumicas so divididas em: quilomcrons, VLDL (lipoprotena de muito baixa densidade), LDL (lipoprotena de baixa densidade) e HDL (lipoprotena de alta densidade).

Quilomcrons
Consistem em molculas grandes de lipoprotenas sintetizadas pelas clulas do intestino, formado em 85-95% de triglicerdeos de origem alimentar (exgeno), pequena quantidade de colesterol livre, fosfolipdeos e 1-2% de protenas. Uma vez que possui muito mais lipdeos do que protenas, os quilomcrons so menos densos do que o plasma sanguneo, flutuando nesse lquido, conferindo um aspecto leitoso ao mesmo, levando a formao de uma camada cremosa quando este deixado em repouso.

VLDL (very low density lipoprotein)


So lipoprotenas de grande tamanho, porm menores do que os quilomcrons, sintetizadas no fgado. Sua composio compreende 50% de triglicerdeos, 40% de colesterol e fosfolipdeos e 10% de protenas, especialmente a Apo B-100, Apo C e alguma Apo E. Este tipo de lipoprotena tem como funo transportar os triglicerdeos endgenos e o colesterol para os tecidos perifricos, locais onde sero estocados ou utilizados como fontes de energia. Igualmente aos quilomcrons, so capazes de turvar o plasma.

LDL (low density lipoprotein)


O LDL, que so as lipoprotenas de baixa densidade, so partculas diminutas que, mesmo quando em grandes concentraes, no so capazes de turvar o plasma. Aproximadamente 25% desta lipoprotena so composta por protenas, em particular a Apo B-100 e pequena quantidade de Apo C, o resto composto por fosfolipdeos e triglicerdeos. O LDL a lipoprotenas que mais transporta colesterol para locais onde ela exerce uma funo fisiolgica, como, por exemplo, para a produo de esteroides. Em sua grande maioria, so produzidos a partir de lipoprotenas VLDL.

HDL (high density lipoprotein)


As lipoprotenas HDL so partculas pequenas, compostas de 50% por protenas (especialmente a Apo A I e II, e uma pequena parcela de Apo C e Apo E), 20% de colesterol, 30% de triglicerdeos e vestgios de fosfolipdeos. Esta lipoprotena se divide em duas subclasses distintas: HDL 2 e HDL 3. Estas subclasses so distintas em tamanho, composio e densidade, principalmente no que diz respeito ao tipo de apoprotenas. Possuem a funo de carrear o colesterol at o fgado diretamente, ou transferem steres de colesterol para outras lipoprotenas, em especial as VLDL. A HDL 2 conhecida pelo papel protetor na formao de aterosclerose.

You might also like