You are on page 1of 4

Introduo

[...] Ao estudar as diversas concepes tericas, possvel que o aluno apreenda, de maneira abrangente, os contedos desenvolvidos na disciplina Psicologia da Educao, tendo em vista que cada abordagem poder contribuir para que adquira uma viso mais ampla e crtica da disciplina, sem desvincular-se da realidade social. [...] (p224, Pr3)

Concepo do Homem
No sculo XIX, a burguesia moderna ganha importncia como classe social, e as transformaes decorrentes dessa ascenso. A nfase no prprio homem tambm contribuiu para o crescimento da burguesia cedendo lugar a uma cincia com base na razo. Surge, dessa forma, a cincia moderna: experimental, emprica e quantitativa. [...] (p224, Pr2) Partindo desse pressuposto, entendemos que a teoria da complexidade, com nfase em Edgar Morin (2003a), apresenta uma perspectiva crtica para a compreenso do fenmeno psicolgico, pois rompe com o pensamento linear e com os processos que fragmentam o conhecimento, ope-se aos mecanismos reducionistas, incorporando as diferentes formas de pensar, considera as influncias do meio externo e interno; enfrenta a incerteza e a contradio e prope uma concepo de homem trinitrio, da qual compartilhamos. [...] (p225, Pr9) [...] essa individualida- de que o distingue dos demais. Sujeito o "eu", pois capaz de posicionar-se no centro do mundo, ocupando seu prprio espao. Aponta que a concepo de homem. [...] [...] complexa, ento esse "eu" precisa relacionar-se com o 'tu', pois ambos fazem parte do mundo. [...] (p22226, Pr11)

[...] Sob essa perspectiva, deixaremos de ter uma concepo de homem com base somente na natureza humana e passaremos a enxergar e entender a condio humana. [...] O entendimento da condio humana um dos buracos negros que precisam ser superados. [...] O homem no pode ser visto de forma fragmentada, ou seja, , ao mesmo tempo, fsico, biolgico, psquico, cultural, social e histrico. [...] (p226, Pr17)

[...] A disciplina Psicologia da Educao uma ferramenta importante na formao docente, pois tambm por meio dos conheci- mentos psicolgicos que o futuro professor ter uma viso de como ocorrem os processos de ensino, de aprendizagem e de desenvolvimento, fundamentais a quem se prope trabalhar com crianas e jovens. [...] (p227, Pr20)

Multiplicidade das concepes tericas


[...] Aspecto importante que deve ser destacado no ensino da Psicologia da Educao na formao de professores diz respeito multiplicidade de concepes tericas que discutem os processos de ensino e aprendizagem e de desenvolvimento. (p227, Pr1) Apesar das controvrsias existentes entre a psicologia e a educao, os conhecimentos produzidos pela psicologia estavam dirigidos aos processos do desenvolvimento e da aprendizagem, visando intervir no cotidiano escolar. Assim, interessava educao dispor dos conhecimentos psicolgicos para utiliz-los na prtica educativa. [...] (p227, Pr3)

[...] A pluralidade terica essencial na formao do professor, trazendo contribuies para a prtica educativa, a autora deixa claro que no se deve fazer uma "miscelnea epistemolgica", mas tratar de forma crtica os conhecimentos produzidos pela Psicologia da Educao. [...] (p228, Pr6) [...] Essa diversidade surgiu com o nascimento da disciplina; portanto, neg-la equivale a desconsiderar a construo histrica do conhecimento psicolgico. [...] [...] Se o formador de professores privilegiarem uma abordagem em detrimento da outra, o futuro professor no ter acesso totalidade dos conhecimentos produzidos, e esta no tarefa das instituies superiores. [...] (p228, Pr7) [...] Nenhuma abordagem desqualifica a outra, e sim apresenta meios para que os professores possam trabalhar de acordo com as questes que a realidade impe a

cada novo momento, indicando novas formas de ver e entender o mundo e o homem. [...] (p229, Pr9) [...] Se quisermos contribuir na formao de futuros professores crticos, no deveremos optar por abordar apenas um referencial, e sim trabalhar com a multiplicidade que a prpria cincia oferece, pois cada corrente elabora diferentes explicaes para a complexa dinmica vivida nas escolas. [...] [...] Sob essa perspectiva, deixaremos de ter uma concepo de homem com base somente na natureza humana e passaremos a enxergar e entender a condio humana. [...] [...] O entendimento da condio humana um dos buracos negros que precisam ser superados. [...] (p230, Pr12, Pr14)

Relao Entre Teoria e Pratica


[...] A crtica dicotomia entre teoria e prtica se deve ao formato das licenciaturas que persiste desde sua criao, no fim da dcada de 1930, com a fundao das faculdades de filosofia. Esse fato decorre da estrutura das licenciaturas. [...] [...] Fez com que as licenciaturas ficassem desacreditadas. Salienta que, atualmente, existe um novo modelo de formao de racionalidade prtica que oferece ao professor autonomia para refletir sobre sua prtica e tomar decises privilegiando a prtica, o que tambm no favorece a formao do aluno. [...] (p230, Pr2) [...] Diante dessa necessidade, a Psicologia da Educao s far a articulao no momento em que penetrar na realidade, em dilogo com a prtica que o professor vivencia no seu fazer pedaggico. [...] [...] Isso s ser possvel se quem ensina Psicologia da Educao penetrar na realidade educacional, dialogando com a prtica que cada professor vivencia no seu dia-a-dia [...] (p230, Pr3) [...] Como docentes tambm percebemos que quando articulamos a realidade educacional dos discentes com os conhecimentos psicolgicos tratados ela se reveste de sentido, propiciando a participao da maioria dos alunos. [...]. (p231, Pr7)

[...] Se trabalharmos apenas de forma terica, sem conexo com a realidade, dificilmente o futuro professor conseguir estabelecer relaes preciso que durante o processo de formao o aluno tenha oportunidade de trabalhar com questes originadas dos problemas propostos pela realidade educacional, promovendo a problematizao dessa realidade e buscando, nas teorizaes da Psicologia e de outras reas do conhecimento [...] (p231, Pr10) [...] A Psicologia da Educao apresenta quanto dicotomia teoria e prtica seja fundamental, porm sabemos que as solues no viro de imediato [...] [...] O professor aprende a ser professor refletindo sobre sua prtica, problematizando-a, distinguindo as dificuldades que ela apresenta, pensando alternativas de soluo, e observando as reaes dos alunos [...] (p232, Pr11)

Consideraes Finais
No que se refere multiplicidade terica das correntes psicolgicas, entendemos que o discente deve aprender as diferentes teorias, pois cada enfoque terico oferece subsdios para a prtica pedaggica. (p232, Pr2) [...] Problematizando a realidade e discutindo situaes que ocorrem no cotidiano, teoria faz sentido e os conceitos so melhor apreendidos. (p232, Pr3)

You might also like