You are on page 1of 18

Unio Municipal Esprita de Santa Maria - RS

DECOM/UME-SM Diretor: Nei Vice-Diretor: Cristiano

ORIENTAES KARDEQUIANA O QUE CARACTERIZA UM ESTUDO SRIO O estudo metdico Mtodo - processo organizado, lgico e sistemtico de pesquisa, instruo, investigao, apresentao etc.
Dicionrio Houaiss da Lngua Portuguesa.

Observao profunda Por isso que dizemos que estes estudos requerem ateno demorada, observao profunda e, sobretudo, como alis o exigem todas as cincias humanas, continuidade e perseverana. Anos so precisos para forma-se um mdico medocre e trs quartas partes da vida para chegar-se a ser um sbio. Como pretender-se em algumas horas adquirir a Cincia do Infinito?
L.E, Introduo, item XIII

(...) Quem deseje tornar-se versado numa cincia tem as que a estudar metodicamente, comeando pelo princpio e acompanhando o encadeamento e o desenvolvimento das idias.
O Livro dos Espritos, Introduo, item VIII.

Demanda tempo (...)Ningum, pois, se iluda: o estudo do Espiritismo imenso; interessa a todas as questes da metafsica e da ordem social; um mundo que se abre diante de ns. Ser de admirar que o efetu-lo demande tempo, muito tempo mesmo?
O Livro dos Espritos, Introduo, item XIII.

Estudo com utilidade Acrescentemos que o estudo de uma doutrina, qual a Doutrina Esprita, que nos lana de sbito numa ordem de coisas to nova quo grande, s pode ser feito com utilidade por homens srios, perseverantes, livres de prevenes e animados de firme e sincera vontade de chegar a um resultado.
O Livro dos Espritos, Introduo, item VIII.

Demanda estudo assduo (...)Nunca, porm, dissemos que esta cincia fosse fcil, nem que se pudesse aprend-la brincando, o que, alis, no possvel, qualquer que seja a cincia. Jamais teremos repetido bastante que ela demanda estudo assduo e por vezes muito prolongado.
O Livro dos Espritos, Introduo, XII.

Continuidade, regularidade, recolhimento (...)No sabemos como dar esses qualificativos aos que julgam a priori, levianamente, sem tudo ter visto; que no imprimem a seus estudos a continuidade, a regularidade e o recolhimento indispensveis.
O Livro dos Espritos, Introduo, item VIII.

A fora do Espiritismo est na sua filosofia Falsssima idia formaria do Espiritismo quem julgasse que a sua fora lhe vem da prtica das manifestaes materiais e que, portanto, obstando-se a tais manifestaes, se lhe ter minado a base. Sua fora est na sua filosofia, no apelo que dirige razo, ao bom senso.
O Livro dos Espritos, Concluso, item VI.

Estudo srio Dissemos que o Espiritismo toda uma cincia, toda uma filosofia. Quem, pois, seriamente queira conhec-lo deve, como primeira condio, dispor-se a um estudo srio e persuadir-se de que ele no pode, como nenhuma outra cincia, ser aprendido a brincar.
O Livro dos Mdiuns, item 18.

Imenso campo (...)O Espiritismo, tambm j o dissemos, entende com todas as questes que interessam a Humanidade; tem imenso campo, e o que principalmente convm encar-lo pelas suas conseqncias. O Livro dos Mdiuns, item 18. "Estudai, comparai, aprofundai Incessantemente vos dizemos que o conhecimento da verdade s a esse preo se obtm. Como querereis chegar verdade, quando tudo interpretais segundo as vossas idias acanhadas, que, no entanto, tomais por grandes idias?

O Espiritismo d sentido vida O Espiritismo progrediu principalmente depois que foi sendo mais bem compreendido na sua essncia ntima, depois que lhe perceberam o alcance, porque tange a corda mais sensvel do homem: a da sua felicidade, mesmo neste mundo. A a causa da sua propagao, o segredo da fora que o far triunfar. Enquanto a sua influncia no atinge as massas, ele vai felicitando os que o compreendem. Mesmo os que nenhum fenmeno tm testemunhado, dizem: parte esses fenmenos, h a filosofia, que me explica o que NENHUMA OUTRA me havia explicado. Nela encontro, por meio unicamente do raciocnio, uma soluo racional para os problemas que no mais alto grau interessam ao meu futuro. Ela me d calma, firmeza, confiana; livra-me do tormento da incerteza. Ao lado de tudo isto, secundria se torna a questo dos fatos materiais.
O Livro dos Espritos, Concluso, item V.

Objetivo essencial do Espiritismo O objetivo essencial do Espiritismo o melhoramento O Livro dos Mdiuns, cap. XXVII, item 301, 4. dos homens. No preciso procurar nele seno o que pode ajud-lo para o progresso moral e intelectual. Allan Kardec Instituto Esprita Leocdio Jos Correia

Exposies Doutrinrias - Agosto/2013

SOCIEDADE ESPRITA LUZ E CARIDADE


Rua Joo Zwetsch, 381.Vila Rossato. Santa Maria. CEP 97.095-310

Departamento Doutrinrio AGOSTO 2013 DATA


02 sexta-feira 05 - segunda-feira 06 - tera-feira 09 - sexta-feira 12 - segunda-feira 13 tera-feira 16 sexta-feira 19 - segunda-feira 20 - tera-feira 23 - sexta-feira 26 - segunda-feira 27 tera-feira 30 sexta-feira

EXPOSITOR(A) Jorge Brando


(Lar de Joaquina)

TEMA
Obsesso e auto-obsesso Verdadeira pureza, mos no lavadas.
(ESE, cap. VIII)

Derli Luci Marchi Sheila Kocourek


(Consolador Prometido)

Bem-aventurados aqueles que tm os olhos fechados. (ESE, cap. VIII)

Almas gmeas
Sucesso e aperfeioamento das raas. (LE, cap. IV, liv. III) Casamento e celibato
(LE, cap. IV, liv. III)

Cleusa Leni Josimara Vera Claudine Mrcia Dufau


(Lar de Joaquina)

Injrias e violncias
(ESE, cap. IX)

A afabilidade e a doura
(ESE, cap. IX)

Instinto e meios de conservao


(LE, cap. V, livro III)

Livre A pacincia
(ESE, IX)

Ricardo Solange Roselaine

Gozo dos bens terrestres


(LE, cap. V, liv. III)

Destruio necessria e abusiva


(LE, cap. VI, liv. III)

Horrios das doutrinrias: - Segunda-feira das 13h s 13h25min; - Tera-feira das 19h30min s 20h; - Sexta-feira das 20h s 20h30min.

SOCIEDADE ESPRITA SEMENTE DE LUZ


Cohab Santa Marta. Rua 07, Quadra W, Casa 135. Santa Maria. CEP 97.035-265

TERA-FEIRA S 20:00 HORAS


DIA EXPOSITOR
CLEBER S.E. LUZ E CARIDADE ARIZOLI S.E. BENJAMIM POTTI
JOO LUIZ S.E.DISCPULOS DE JESUS LUIZ GUSTAVO S.E. ESTUDO E CARIDADE

TEMA
DAI DE GRAA O QUE DE GRAA RECEBESTES

06 13 20 27

O QUE SOMOS ESCOLHA DAS PROVAS JUSTIA DA REENCARNAO

SBADO S 15:00 HORAS


DIA EXPOSITOR TEMA

03 10 17 24 31

CRISTIANO BARROS INEZ FANNY CRISTIANO

TEMA LIVRE LEIS MORAIS


OBSESSO NO CENTRO ESPRITA

TEMA LIVRE
CINCIA E ESPIRITISMO

APOIO ESPIRITUAL (Segunda-Feira das 19:30H s 20:15H) Estudo sistematizado do evangelho segundo espiritismo

DIA
05 12 19 26

EXPOSITOR
INEZ LUCIA BARROS CRISTIANO

Tema
Captulo 28 A PRECES ESPRITAS Cap. 1 E.S.E. - As Trs Revelaes: Moiss, Cristo e o Espiritismo Cap. 1 E.S.E. - Aliana da Cincia com a Religio Cap. 2 E.S.E. - A Vida Futura

UME
CONVIDA
PARTICIPE!

Aconteceu no dia 13 de julho de 2013, reunio ordinria da UME Santa Maria. Estavam presentes dezenove sociedades; isto engrandece o movimento pois somente atravs da participao que podemos interagir buscando sempre o fortalecimento dos centros espritas. Juntos contribuiremos cada vez mais para que a luz crist esprita continue iluminando, dando esperanas e consolaes, dentro dos princpios Kardequianos, aos freqentadores de nossas sociedades.

A CONVIVNCIA NA CASA ESPRITA

"O livro nos fala, fundamentalmente, do valor da convivncia na casa esprita que, sendo fiel aos postulados kardequianos, lograr atender aos seus deveres maiores em consonncia a funo regeneradora da Doutrina dos Espritos junto humanidade. Na manuteno dos relacionamentos humanos na casa esprita, fica evidente na obra, que o calcanhar de Aquiles est em nossas prprias imperfeies que, por sua vez, podem prejudicar a misso institucional do centro esprita atravs de aes que as materializam no labor, quando a nossa sombra interior ainda predomina em nossos comportamentos. O autor tambm nos alerta quanto s rachaduras que favorecem a ao espiritual perturbadora no mbito de nossas instituies, destacando dentre as posturas aflitivas adotadas: o cime, as intrigas, as disputas internas, os melindres e os corrosivos ressentimentos. Entretanto, no deixa de apontar os saberes necessrios superao dessas problemticas atravs da perfeita comunho de vistas e sentimentos, da cordialidade recproca que deve nortear a nossa convivncia e da presena predominante da caridade crist, alm do desejo real de instruo e melhoramento individual dos que fazemos parte do quadro de colaboradores dos grupos espritas. Recordemos que, como alternativa humanidade sedenta de espiritualidade e, por vezes, perdida num deserto de sentido existencial aparentemente insolvel nos discursos do materialismo cientfico, tanto quanto, na iluso do formalismo religioso, o Espiritismo vem reensinar o Cristianismo do Cristo, comunicando os meios prticos de sua aplicao no planeta interno e na prxis social." Vincius Lousada Mestre em Educao, escritor e expositor esprita

conteceu na tarde do dia 21 de julho de 2013 o Seminrio Regional A convivncia na casa esprita com nosso irmo Jerri Roberto Almeida. Teve por local o Abrigo Oscar Jos P ithan, foi uma tarde em que os presentes puderam refletir muito a respeito da convivncia entre pares nos diversos grupos que compem uma sociedade esprita sendo que a solidariedade, a tolerncia e a compreenso so sentimentos norteadores para a unio e o fortalecimento da convivncia no grande grupo. necessrio trazermos o pensamento esprita, em sua base Kardequiana, para fortalecermos nossa socializao e unio. Diramos nas palavras de Kardec, no encontro com os espritas de Lyon, que: ...esse banquete de amigos, meus mui amados conf rades, como os gapes de outrora, seja o penhor da unio entre todos os verdadeiros espritas. ( Viagem Esprita de 1862).

Salve
28 DE AGOSTO de 2013

REUNIO

Dia 16 de agosto de 2013 Reunio DAFA Dia 22 de agosto de 2013 Reunio DECOM Dia 30 de agosto de 2013 Reunio DAPSE Dia 30 de agosto de 2013 Reunio DEDO
Todas as reunies tero como local o Lar de Joaquina

MISSO DA PATERNIDADE
Pode-se considerar a paternidade como uma misso?

... misso;

dever;
responsabilidade pelo futuro; conduzir o filho no caminho do bem;

L.E. 582

A omisso causar sofrimento...

Autoridade legtima o processo pelo qual o pai ajuda o filho a crescer e a amadurecer, para que chegue autonomia sabendo que a liberdade tem um preo: a responsabilidade.
Rodolfo Calligaris A VIDA EM FAMLIA

O maior servidor Presente reunio familiar, Filipe, em dado instante, perguntou ao Divino Mestre: Senhor, qual o maior servidor do Pai entre os homens na Terra? Em verdade, h muitos trabalhadores no mundo que merecem a bno do Cu pelo bem que proporcionam ao corpo e mente das criaturas, mas aquele que educa o esprito eterno, ensinando e servindo, paira acima de todos.

Religies em relao de paz


Neste momento em que Papa Francisco, representando o Catolicismo, celebra a unio entre os povos e o amor para a Humanidade, a FEB fortalece a amizade entre as religies. Em relao estreita de respeito mtuo, a Federao Esprita Brasileira e a CNBB trocaram correspondncias, representados pelo presidente da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Raymundo Damasceno Assis e pelo presidente da FEB, Antonio Cesar Perri de Carvalho. Em carta endereada FEB, Dom Raymundo Damasceno agradeceu a atenciosa mensagem e cordial manifestao de apreo e considerao, face ao ofcio do presidente da Federao Esprita Brasileira externando apoio Jornada Mundial da Juventude, que ocorre atualmente no Rio de Janeiro: [...] Movimentos que visam o fortalecimento da famlia e dos valores ticos e morais com base no Cristianismo merecem nossa admirao e apoio vibratrio, conforme palavras de Antonio Cesar Perri. Na poca da escolha do Papa Francisco, o pronunciamento do presidente da FEB repercutiu positivamente, endossando a relao pacfica entre as religies: sugestiva a escolha, por ser latino-americano: mais prximo das realidades e necessidades da comunidade e mais distante do peso de muitas tradies; por ter a vocao de evangelizao; por escolher o nome de Francisco, pois os dois luminares da Instituio: o de Assis (exemplo de humildade e simplicidade) e o Xavier (dedicao difuso do cristianismo), so excelentes inspiradores para as mudanas que devem ocorrer para se contribuir com o bem estar espiritual do segmento catlico, que devemos respeitar e manter boa convivncia, registrou na poca o presidente da FEB.

Em breve uma nova TV Esprita


Em sua ltima reunio, a Diretoria da FEB aprovou projeto para uma nova TV, que buscar oferecer ao pblico esprita e simpatizante contedo de qualidade em linguagem moderna e formato dinmico e atraente. A nova programao buscar atender demanda do pblico que espera receber em seus lares ou onde estiver, via satlite, cabo ou internet, contedo que transmita palavras e imagens de bem, amor, solidariedade em proposta de entretenimento que gera conhecimento e saber. Como todo projeto precisa de tempo para ser bem executado, a FEBtv iniciar transmisso de sua programao no incio de 2014. Nesse perodo a FEB far pesquisa de opinio para sondar interesses e tendncias do pblico esprita e simpatizante, na busca de gerar programao rica em contedo para atender s expectativas dos telespectadores. Acompanhe pelo portal da FEB e pelas redes sociais. Voc ser informado sobre a nova iniciativa da FEB, sendo convidado a participar da criao de uma TV que pretende contribuir para a construo da nova era de regenerao. Fique ligado, em breve a FEBtv!

AJUDE-NOS A DIVULGAR A DOUTRINA ESPRITA

Envie material de divulgao das doutrinrias, encontros, seminrios, eventos para arrecadao de valores (rissoto, brech, etc) e encontros sociais (ch, jantar, etc) que estaremos auxiliando publicando no BEUME, FACEBOOK e outros meios de comunicao virtual.
Material para publicao pode ser enviado para: decomumesm@yahoo.com.br presidencia.ume.santamaria@fergs.org.br

You might also like