You are on page 1of 10

Universidade do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educao e Humanidades Faculdade de Educao da Baixada Fluminense

A participao de pessoas com deficincia auditiva no ambiente escolar: uma analise.

Nayara Teixeira Mendes

Duque de Caixas 2013

A participao de pessoas com deficincia auditiva no ambiente escolar: uma analise.

Nayara Teixeira Mendes

Resumo Vamos analisar como a Educao Especial, muda o ambiente escolar, interagindo diversos tipos de pessoas com deficincia. Onde o atendimento educacional especializado deve ser oferecido a todos os educandos com necessidades especiais, reforando a ideia de que necessrio investigar todas as possibilidades do aluno para que ele atinja o desenvolvimento mximo de suas potencialidades. Vermos a trajetria educacional que os surdos realizaram no Brasil e a cultura surda. E como realizar a interao dos no-ouvinte no ambiente escolar. Palavras Chaves: Educao Especial, Incluso, No ouvinte, Cultura Surda. Para iniciar nossa compreenso sobre a incluso de pessoas com deficincia auditiva no meio educacional, devemos aprofundar mais o nosso conhecimento sobre Educao Especial, pois vivemos um momento importante aonde essa modalidade de educao escolar, vem sendo amplamente discutida. A Educao especial sempre foi considerada como um processo integral, que vai desde a estimulao do beb at os graus superiores de ensino. Sob o enfoque sistmico, de integrar o sistema educacional vigente, identifica-se com sua finalidade de formar cidados consciente, livres e participativos. De acordo com o sistema educacional brasileiro, o atendimento educacional especializado deve ser oferecido a todos os educandos com necessidades especiais, reforando a ideia de que necessrio investigar todas as possibilidades do aluno para que ele atinja o desenvolvimento mximo de suas potencialidades (Lei n 9.394-96). Na educao inclusiva, o modelo pedaggico, centrado no aluno e nas suas possibilidades, substitui o modelo mdico, que era centrado na doena e exigindo, assim, que o aluno se adaptasse ao meio ambiente escolar como se essa responsabilidade fosse exclusiva dele. O modelo pedaggico ou educacional busca interferir na normalizao das ofertas educativas e no processo de integrao pessoalsocial. O movimento de integrao escolar que marcou a dcada de 80 reforava a segregao dos alunos, hoje denominados educandos com necessidades educacionais

especiais. Nesse processo, o aluno tinha que se adequar escola, que nem de longe pensava em se adaptar s necessidades desses alunos. Atualmente, rompendo com a ideologia da excluso, uma nova mentalidade surge e todos so chamados responsabilidade de contribuir para a reestruturao dos sistemas de ensino e para a preservao dos direitos dos cidados atravs de implementaes de uma poltica nacional de Educao Especial. A atual Lei de Diretrizes Nacionais para a Educao Nacional, Lei n 9.394, de 20.12.1996, no captulo V, da Educao Especial, definindo-a por modalidade de educao escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para pessoas com necessidades educacionais especiais. Desse modo, fica estabelecido que a Educao Especial deva perpassar todos os nveis de ensino. Considera-se esta modalidade de educao como um conjunto de recursos educacionais e de estratgias de apoio que estejam disposio de todos os alunos, diferentes alternativas de atendimento, promovendo e garantindo a incluso. Sem esquecer que este segmento da educao escolar no pode ser considerado de forma isolada, mas, como proposta que dever estar articulada com todos os setores da sociedade, que caracteriza os servios especializados realizados atravs de parcerias entre as reas de educao, sade, assistncia social e trabalho, conforme as Diretrizes Nacionais para a Educao Especial. Podemos considerar, portanto, que o aluno com necessidades educacionais especiais aquele que apresenta necessidades prprias especificas e diferentes dos demais alunos no que diz respeito ao domnio das aprendizagens curriculares, demandando recursos pedaggicos e metodolgicos educacionais especficos. Sobre a incluso dos no ouvintes nas escolas de ouvintes Strobel, em seu artigo, nos diz que:
Nestes casos, o ideal sobre a incluso nas escolas de ouvintes, que as mesmas se preparem para dar aos alunos surdos os contedos pela lngua de sinais, atravs de recursos visuais, tais como figuras, lngua portuguesa escrita e leitura, a fim de desenvolver nos alunos a memria visual e o hbito de leitura; que recebam apoio de professor especialista conhecedor de lngua de sinais e enfim, proporcionando intrpretes de lngua de sinais, para o maior acompanhamento das aulas. Outra possibilidade contar com a ajuda de professores, instrutores e monitores surdos, que auxiliem o professor e trabalhem com a lngua de sinais nas escolas.

Percebemos assim que a escola democrtica deve ser uma escola para todos e dispor de um currculo dinmico e flexvel que possa se adequar e se prepara para s necessidades dos alunos.

A insero do aluno surdo no ensino regular

Deficincia auditiva No Brasil a trajetria educacional que os surdos vem percorrendo, apresenta, desde a sua origem, uma srie de semelhanas com o caminho percorrido pelos surdos americanos e europeus. Entre os sculos XVI a XVIII, as crianas surdas eram, na Europa e nos Estados Unidos, frequentemente, abandonadas por suas famlias ou confinadas no contexto domstico (MONTEIRO, 2006). Tal situao era decorrente da viso predominante naquele perodo de que crianas diferentes eram anormais e, portanto, deveriam ser excludas da vida social e do sistema regular de ensino. A educao dos surdos no Brasil, alm de ter sido originalmente influenciada por essa forma de conceber o surdo e por metodologias europias formuladas ao longo dos sculos XVI a XVIII, continuou, a partir do sculo XIX e at meados do sculo XX, sofrendo influncias de estudos sobre audio e surdez desenvolvidos na Europa e nos Estados Unidos, especialmente, por profissionais da rea mdica. Strobel (2006) afirma que tais estudos preconizavam uma lgica a partir da qual os surdos brasileiros eram considerados doentes ou deficientes, enfim, eram vistos como sujeitos que necessitavam de tratamento especializado, de cura. A classificao dos graus de surdez surgiu tambm para pontuar o quanto esses surdos distanciavam-se da norma estabelecida socialmente.

Tipos de educandos portadores de deficincia auditiva De acordo com a classificao do Bureau Internacional dAudiophonolie BIAP, na Portaria Interministerial n 186 de 10.3.78, o aluno pode ser considerado: Parcialmente surdo: Os alunos que apresentam perda de audio, mas percebem a voz humana, apresentando dificuldades de compreenso da mensagem e de expresso oral. Necessitam de mtodos, recursos didticos e equipamentos especiais para correo e desenvolvimento da fala e da linguagem, e so subdivididos em: a) Portador de surdez leve, b) Portador de surdez moderada.

Surdos: So os alunos que apresentam perda de audio em grau que impea a percepo da voz humana, necessitando de mtodos, recursos didticos e equipamentos para aquisio, correo e desenvolvimento da fala e da linguagem, e so subdivididos em: a) Portador de surdez severa, b) Portador de surdez profunda. Percebem que a colocao das aspas, so para chamar a ateno para um outro artigo que trabalhos nesse perodo na disciplina de libras, chamado Nomenclatura na rea da surdez de Romeu Kazumi Sassiki, onde fica claro que no dizer ou escrever a palavra portador equivocada e muitas vezes condenada, pois ele relata que :

A condio de ter uma deficincia faz parte da pessoa e esta pessoa no porta sua deficincia. Ela tem uma deficincia. Tanto o verbo portar como o substantivo ou adjetivo portadora no se aplicam a uma condio inata ou adquirida que est presente na pessoa. Uma pessoa s porta algo que ela possa no portar, deliberada ou casualmente.

No sculo XIX, Tomas Hopkins Gallaudet e Laurent Clerc fundaram a primeira escola de surdos na Amrica, Gallaudet aprendeu mtodos de ensino som sicard j LEppee e Sicard, ter ministrado aulas na Instituio Real para surdos em Paris, Clerc se utilizava em sala de aula, conversas atravs de um tipo francs sinalizado. Entretanto comearam a surgir opositores lingua de sinais, com a morte de Laurent Clerc, 1869, estes ganharam mais fora. No entanto, nesse momento a educao de surdos e a sociedade puderam perceber o potencial dos surdos atravs do uso da lngua de sinais. A sociedade naquele momento passou a crer, que o surdo poderia a vir desenvolver com os ouvintes a linguagem oral. Durante grande parte do sculo XX, a maioria das escolas deixou de usar a lngua de sinais, e o principal objetivo da educao de crianas surdas, passou a ser a oralizao, estas crianas eram obrigadas a dedicar a maior parte do seu tempo destinado a receber um trinamento oral. O ensino das demais disciplinas escolares foi deixado para segundo plano, ocasionando uma queda no nvel de escolarizao dos surdos.

Cultura Surda

Os estudos dos surdos se constituem de uma proposta voltada para um programa

de pesquisa em educao, onde englobam as identidades, as lnguas, os projetos educacionais, as comunidades e a cultura surda, dentre outros, focalizado e compreendido de acordo com seu reconhecimento poltico. Isso gera outra temtica a diferena, como significado poltico uma construo histrica e socialmente, um processo que constitui conflitos e movimentos sociais, de resistncia de poder e de saber. O novo conceito sobre surdez vem baseado junto s comunidades surdas, s escolas, e aos intrpretes de lngua de sinais, no processo de formao dos professores ouvintes. A diversidade de focos que ainda esto em observao, tais como a identidade surda, histrias e desencontros sobre a surdez, rupturas entre a educao de surdos e a educao especial, artes e culturas surda, os novos paradigmas da educao, o processo de formao de novas comunidades surdas, dentre outras. Percebemos no artigo A Cultura Surda e os Intrpretes de Lngua de Sinais de Perlin, a luta da populao surda para construo de um espao na sociedade para estabelecer e solidificar a cultura surda. Pois a cultura dos surdos se recria todos os dias, mas desconhecida e ignorada, como uma forma de abafar o que vivido e visto. As culturas minoritrias geralmente convivem com os cdigos da cultura que se considera dominante. Ou seja, as nossas instituies de ensino, departamentos judiciria, sade e etc, so elaborados para pessoas ouvintes. Com isso se faz cada dia mais necessrio o interprete de lngua de sinais, que carrega com sigo uma grande responsabilidade, pois no apenas um tradutor e um transmissor da cultura surda para os ouvintes. A autora chama ateno para analisamos e consideramos, que pesquisar e estudar os surdos, como os ILS, carregam um modo de viso e pensamento de um efeito de superioridade, das culturas ouvintes sobre as surdas. Tendo assim certa resistncia de alguns indivduos da classe surda, ao intrprete. Mas temos que pensar no ILS como um conciliador entre a classe ouvinte e a surda, pois

trabalha na fronteira cultural. So os tradutores da cultura, da subjetividade da cultura surda. Sendo assim os surdos e os ILS, tem que trabalhar juntos para a melhor qualificao do intrprete e assim cada dia mais a cultura surda se expandir. Observamos tambm que no se trata de colocar a cultura surda de um lado, e a cultura ouvinte de outro, como se estivesse tratando de oposies binrias, mas trata-se da tentativa de proclamar os surdos enquanto grupo social, que tambm pela caracterstica cultural se organiza.

A incluso do aluno no ouvinte nas escolas regulares

As escolas e as comunidades educativas que devem considerar que a educao na diversidade um dos principais critrios de qualidade. O conceito de diversidade remete-nos ao fato de que todos os alunos tm necessidades educativas especiais, individuais e prprias, para se ter acesso ao conhecimento necessrio para sua socializao. A educao dos portadores de necessidades especiais observada como uma forma de aproximao com os seres ditos normais, a fim de desenvolver sua normalidade para melhor integr-los atravs de sua aprendizagem a idia inicial foi, ento, a de normalizar estilo ou padres de vida, mas isto foi confundido com a noo de normais as pessoas deficientes. (SASAZAKI, 1991, p. 32) A integrao dos alunos na escola regular o principal objetivo de mudanas das escolas inclusivas. Mas essa integrao no deve ser entendida como um movimento que procura unicamente incorporar os alunos nas escolas especiais escola regular, juntamente com seus professores e os recursos materiais e tcnicas que existem nelas, a integrao no simplesmente a transferncia da educao especial s escolas de ensino comum, mais seu objetivo principal a educao dos alunos com necessidades educativas especiais.

Saussure conhecido como o pai da Lingustica, ou seja, foi este autor quem primeiramente sistematizou o conceito de linguagem. Para ele a linguagem formada pela lngua e fala, sendo que, a lngua tida como um sistema de regras abstratas

composto por elementos significativos inter-relacionados. Ou seja, a lngua o aspecto social1 da linguagem, j que compartilhada por todos os falantes de uma comunidade lingustica, e a fala o aspecto individual da linguagem, so as caractersticas pessoais que os falantes imprimem na linguagem. No Brasil, a lngua de sinais s foi considerada uma lngua, em 24 de abril de 2002 quando o ento Presidente da Repblica, Fernando Henrique Cardoso, sancionou a lei que reconheceu a LIBRAS como meio legal de comunicao entre os surdos. Segundo o texto publicado na rede mundial de computadores pela Federao Nacional de Educao e Integrao dos Surdos (FENEIS) 2, a LIBRAS a lngua materna dos surdos brasileiros e,como tal, poder ser aprendida por qualquer pessoa interessada pela comunicao com essa comunidade. Como lngua, esta composta de todos os componentes pertinentes s lnguas orais, como gramtica, semntica, pragmtica, sintaxe e outros elementos, preenchendo, assim, os requisitos cientficos para ser considerada instrumental lingstica de poder e fora. Possui todos os elementos classificatrios identificveis de uma lngua e demanda de prtica para seu aprendizado, como qualquer outra lngua. A professora Maria Cristina3 expe no livro Letramento e minorias, que a comunidade de surdos no Brasil, apesar das pesquisas desenvolvidas vem demonstrando que a adoo da lngua de sinais brasileira na educao de surdos um fato recente no Brasil. Estudos relatam que para aquisio da linguagem, se faz necessrio, que as crianas surdas sejam expostas o quanto antes a lngua brasileira de sinais, pois esta desempenhar um papel importante na constituio do portugus, o qual ser utilizado como segunda lngua. Pesquisas sobre a questo da leitura e da escrita em crianas surdas evidenciam que, as crianas surdas, como todas as demais, tem a necessidade de conhecimento de mundo para que no momento da recontextualizao do escrito possa atribuir um sentido ao que lem. Pode-se considerar que incluir um aluno com deficiencia auditiva no ensino regular, respeitando suas necessidades educacionais exerce papel fundamental no seu desenvolvimento social. Incluso esta que se apresenta dentro do sistema atraves de

resultados acadmicos que so maquiados a despeito das diferenas individuais, levando em considerao apenas dados estatisticos que apresentam o quantitativo educacional e dando pouca ou nenhuma relevancia aos dados qualitativos que demonstram como essa educao vem sendo desenvolvida. Sendo cada vez mais forte a necessidade de

iniciativas que possibilitem a incluso de pessoas com necessidades especiais, todavia as escolas esto organizadas para conviver com a excluso sutil que ainda assola o ensino regular. Esse quadro contraditorio ao mesmo tempo que institui um discurso coerente com principios educacionais inclusivos, na pratica destitui diversas pessoas do direito de participao social atravs da incluso de fato e de direito. Considera-se por conseguinte que para criana surda a educao inclusiva no ensino regular o maior exerccio de direito e cidadania que ela pode desempenhar, sendo papel da escola e da sociedade oferecer tal ensino de forma a oferecer maior amparo aqueles que para a aquisio e desenvolvimento das diversas potencialidades desta necessitem.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASLIA. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, n 9.394 de 20 de dezembro de 1996.

PEREIRA, M. C. Papel da lngua de sinais na aquisio da escrita por estudantes surdos. In: LODI, A. C.; KATHRYN, H. M.; CAMPOS, S. R.; TESKE, O. Letramentos e minorias. Porto Alegre: Mediao, 2002.

SASSAZAKI, Romeu Kazumi. Incluso: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1991.

You might also like