You are on page 1of 19

Princpios da Ginstica Laboral

Valquria Oliveira Lopes Fisioterapeuta e Ergonomista.

Ginstica Laboral
Estudo macroergonmico + Ginstica Laboral

Tentativa de reduzir a sobre carga do trabalhador.

Ginstica Laboral

O 1 registro sobre esta atividade foi em 1925, na

Polnia chamada Ginstica da Pausa.

Posteriormente na Holanda, em 1925 na Bulgria e

Alemanha Oriental.

Teve origem no Japo, em 1928. Correios: Descontrao e cultivo sade

Ginstica Laboral: Na Europa (Frana, Blgica e Sucia) adotaram a ginstica e realizavam pesquisas para:

Investigar a fadiga, condies fsicas e psicolgicas, as impresses e o sentimento das pessoas com opinies atravs de questionrios e entrevistas.

Resultados: Influncias positivas na coordenao, ateno e sensibilidade, estimulante de ordem psicolgica, destreza e reduo da fadiga.

Ginstica Laboral: Na Bulgria comprovaram que o tempo de pausa era compensado com a produtividade e ainda a melhora da acomodao visual em trabalhos de preciso. Foi observado tambm: Reduo progressiva da freqncia cardaca durante as sesses (efeitos importantes pois uma ginstica de baixa intensidade). Reduo dos funcionrios afastados. Reduo do estresse. Reduo do absentesmo. Bem-estar.

Ginstica Laboral: Japo:Aps a II Guerra Mundial foi difundida para todo o pas e atualmente 1/3 dos trabalhadores japoneses exercitam-se diariamente em suas empresas.

Japo (1960) tinham como resultados: Diminuio dos acidentes de trabalho. Aumento da produtividade. Melhora do bem-estar geral. Para os Japoneses a ginstica uma questo de: - Sade. - Segurana. - Sociabilizao. - Conscincia.

Ginstica Laboral: No Brasil a Ginstica Laboral preparatria (japonesa) foi introduzida por executivos nipnicos desde 1969 nos estaleiros Ishikavajima que pratica at hoje. 1978 experincia no Vale dos Sinos (RS). 1990 retorno com fora total, at hoje. So realizadas, ainda, palestras de curta durao sobre assuntos relativos ao trabalho, melhoria da sade, fisiologia e produtividade. No Brasil, atravs da federao Rdio Taiss, em So Paulo existem 5.000 participantes 18 de Junho Dia do Rdio Taiss.

Lei promulgada pelo Governador Mrio Covas.

Ginstica Laboral: Tambm conhecida como Ginstica do Trabalho, uma adaptao da idia RDIO TAISS ou LDIO TAISS.

Tipo de ginstica rtmica que inclui uma srie de exerccios especficos acompanhados de msica.

executada todas as manhs e praticada por todos os japoneses (no s nas fbricas como nas ruas e residncias). um hbito incorporado cultura japonesa.

Ginstica Laboral: Ferramenta de Preveno.


Vem se destacando no Brasil nos ltimos 18 anos Atravs de: Exerccios. Pausas. Educao Postural.

Ginstica Laboral:
Labor = Trabalho

Conceito: a combinao de algumas atividades fsicas que tem como caractersticas comuns, melhorar, sob aspecto fisiolgico a condio fsica do indivduo para o seu trabalho; Objetivos: Promover a sade e a socializao dos trabalhadores; Atuar na preveno e teraputica das possveis doenas osteomusculares e ligamentares.

Ginstica Laboral: O principal objetivo da Ginstica Laboral proporcionar sade ao trabalhador em seu ambiente de trabalho

Bem Estar Fsico

Bem Estar Mental

Sade.

Ginstica Laboral:

A cada R$ 1,00 investido em programas de atividade fsica e lazer na empresa, ocorre uma economia de R$ 4,00 em despesas de sade.

Ginstica Laboral: Otimizao do Trabalho: importante OTIMIZAR a atividade fsica do indivduo no trabalho;

Com a ginstica conseguimos otimizar o trabalho Reduo da carga mecnica; Reduo da intensidade da atividade para no exceder a capacidade do metabolismo energtico corporal; Evitar cargas musculares estticas prolongadas e/ou altamente repetitivas; Assegurar a recuperao adequada aps cada perodo de trabalho.

Ginstica Laboral: Benefcios das Atividades Fsicas.

Produzem adaptaes morfofuncionais no organismo: Cardiovascular Osteomuscular Pulmonar Endcrino Imunolgico

Objetivos

Ginstica Laboral:

Prevenir os distrbios Aliviar as tenses msculo-esquelticos. musculares. Reduzir os ndices de Proporcionar maior estresse e fadiga. flexibilidade muscular. Melhorar o Proporcionar maior fora condicionamento fsico. e resistncia muscular. Melhorar a socializao Melhorar a coordenao da equipe. motora. Melhorar a postura Melhorar a concentrao durante o trabalho. e a agilidade.

Ginstica Laboral: Benefcios para a empresa:


Melhora no clima organizacional. Aumento da produtividade. Diminuio dos acidentes de trabalho. Diminuio da procura pelo ambulatrio mdico. Diminuio de custos com afastamentos. Diminuio do absentesmo.

Ginstica Laboral: Modalidades que podem ser feitas.

Preparatria: realizada antes da jornada de trabalho prepara o funcionrio para iniciar sua atividade diria, despertando-o para o trabalho e evitando contuses. Compensatria: realizada durante a jornada de trabalho, provoca uma pausa ativa, compensando posturas inadequadas e esforos repetitivos de baixa intensidade exigidos pela funo operacional. Relaxamento: realizada aps o expediente, tem como objetivo principal o de recuperar o trabalhador do desgaste sofrido, fazendo com que o mesmo retorne ao seu convvio pessoal descansado e em condies de aproveitar melhor o seu lazer. Todas elas com durao de 10 a 15 minutos.

Ginstica Laboral: Qualidade de vida condio para a qualidade total.


Subcarga atrofia; Carga bem dimensionada desenvolve; Sobrecarga desgasta. (Grandjean)

Ginstica Laboral: Para levar este programa a sua organizao: CONTATO:


Valquria Oliveira Lopes (35)9135-0608. ergofisiosolutions@hotmail.com www.ergofisiosolutions.com.br Preveno a melhor soluo.

You might also like