You are on page 1of 3

APRENDA A FAZER CITAES INTERNAS EM UM TEXTO. Gilberto Teixeira (Prof.

Doutor FEA/USP)

I - INTRODUO Ao redigir um texto, seja ele um paper ou uma dissertao/tese o estudante tem com freqncia dvidas com relao ao modo correto de fazer citaes bibliogrficas. Um texto acadmico, entre outros elementos que indicam sua qualidade cientfica, deve apoiar-se em um estudo do estado da arte do assunto objeto do trabalho; geralmente essa parte do trabalho designada como Reviso de Literatura , Reviso Bibliogrfica ou Fundamentos Tericos. Para realizar essa Reviso Bibliogrfica o estudante pesquisador ir realizar uma Pesquisa Bibliogrfica isto um levantamento da literatura relevante. Para seu assunto e j publicada na rea de conhecimentos objeto do paper/tese/dissertao. Realizada a Pesquisa Bibliogrfica o estudante ir a utilizar as fontes de bibliografia coletadas para discutir, analisar e fundamentar as idias relatadas, e organizando as contribuies de outros pesquisadores e indicando sempre as fontes onde obteve as informaes. Essa citao, quando realizada no corpo do texto, denominada de citao internas enquanto aquele relacionando todas as fontes e documentos consultados denominado Bibliografia Consultada. A formatao desta ltima, a Bibliografia Consultada, est perfeitamente normalizada embora em todos os livros de Metodologia de Pesquisa apresentem essa normalizao seguida de exemplos. A citao interna, entretanto, no , analisada pela grande maioria dos autores sobre metodologia do trabalho cientfico. Esse o objetivo deste artigo: apresentar vrias formataes que podem ser adotadas como citaes internas de referenciais bibliogrficas. Uma citao bibliogrfica mal feita com a omisso do autor e fonte pode ser interpretada como plgio e isso pode ressaltar em um processo civil enquadrado na legislao de direitos autorais. II A NOMENCLATURA CORRETA

No Brasil o organismo responsvel pela elaborao de normas tcnicas e a Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) que toma por base as normas estabelecidas pela Organizao Internacional de Normalizao (International Organization for Standardization ISO). No que toca a normalizao de documentos bibliogrficos so duas as Normas Tcnicas que nos interessam:

NBR 6023/1989 Trata de Referncias Bibliogrficas. NBR 10520/1992 Trata de apresentao de citaes em documentos. Na NBR 6023 a referncia bibliogrfica conceituada como o conjunto de elementos que permitem a identificao , no todo ou em parte, de documentos impressos ou registrados em diversos tipos de material. Na NBR 10520, a citao (que denominamos de citao interna) conceituada como a meno, no corpo do texto, de um dado ou de uma informao obtida em outra fonte e revelada til e oportuna para corroborar, enfatizar, complementar, comprovar ou servir de referncia nos resultados de pesquisa. E ainda, desenvolver novas idias ou gerar novas solues para problemas de pesquisa conhecidos ou novos. III AS FORMAS DE CITAO As citaes internas (no corpo do texto) tm como finalidade reconhecer e identificar a fonte de uma informao e auxiliar o leitor a obter detalhes completos sobre essa fonte na listagem da Bibliografia Consultada, geralmente apresentada no final do paper/tese/dissertao. Como pesquisador ou estudante necessitar sempre usar informaes ou idias que outros desenvolveram ou escreveram e para isso dever escolher qual a melhor forma de incorporar essas informaes ou idias no seu prprio texto para que voc seja um acadmico honesto. So quatro as formas para usar informaes ou idias de terceiros: Sumrio Parfrase Transcrio Citao de Citao.

SUMRIO

uma curta e concisa verso de idia ou idias principais de um autor (em fonte). O sumrio aplicvel quando voc deseja referir-se uma idia geral de algo que leu mas no deseja descer a detalhes ou transcrever integralmente o texto original. Muito comumente encontramos a mesma idia em vrias fontes (ou autores) e todos abordando-a de igual forma ou mesma opinio. Neste caso o sumrio mais apropriado e o nico cuidado no incluir suas opinies ou interpretaes no corpo do sumrio. O correto nesse caso inclu-las antes ou aps o sumrio.

PARFRASE

Quando voc parafraseia est usando suas prprias palavras para relatar as idias de outro autor. As parfrases so em geral de mesma extenso que o texto original com a diferena que esto usando outras palavras.

A parfrase uma forma de evitar excessivas transcries (reproduo do texto original). A parfrase deve ser usada quando se deseja capturar o significado de um texto original e no necessariamente a forma que ele foi redigido. Tanto o sumrio quanto a parfrase so indicados quando a transcrio do texto original muito longa. O risco da parfrase no conseguir usar suas prprias palavras (porque o autor foi mais preciso) e fazer uma transcrio sem coloc-los entre aspas o que plgio!

TRANSCRIO

A transcrio a reproduo exata, com as prprias palavras do texto original citado pelo pesquisador. Um texto transcrito deve obrigatoriamente ser colocado entre aspas. A transcrio tem seu lugar sempre que o autor do texto original exps suas idias to bem que seria difcil ou impossvel sumariz-las ou parafrase-las. A desvantagem da transcrio o abusar delas usando-as excessivamente o que trar como resultado uma baixa credibilidade para o pesquisador estudante interpretando-se como incapaz de expressar suas idias ou, inseguro de tomar posies ou at mesmo sem conhecimentos suficientes sobre o assunto.

CITAO DE CITAO

Este um caso particular de transcries e parfrases: elas podem ser diretas: quando reproduzem diretamente a fonte primria (texto original) e indiretas: citao de citao ou reproduo extrada de documentos no primrios, justificada quase sempre como indispensvel para fundamentar as idias desenvolvidas pelo pesquisador. A citao indireta (citao de citao) deve, entretanto, ser evitada, quanto possvel ou limitada ao mnimo, para reduzir a propagao de eventuais erros de compilao, tratamento e interpretao de dados e informaes. Fonte: APRENDA A FAZER CITAES INTERNAS EM UM TEXTO.

Gilberto Teixeira (Prof. Doutor FEA/USP) Fonte: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=21&texto=1296. Acessado em: 23/07/2010. Data de publicao no site: 28/03/2005

You might also like