You are on page 1of 13

Introduo aos ciclos biogeoqumicos

1/2

objetivos

Objetivos que voc dever alcanar Compreender a importncia das interaes dos seres vivos com o ambiente fsico. Entender o conceito de ciclo biogeoqumico e a importncia das transformaes da matria entre fases orgnicas e inorgnicas. Perceber a existncia de reservatrios de massa na natureza e dos principais processos de transferncia de massa entre reservatrios. Familiarizar-se com parte do vocabulrio que ser usado durante o curso.

AULAS

Dinmica da Terra | Introduo aos ciclos biogeoqumicos

INTRODUO

Neste mdulo inicial ser apresentada uma introduo aos ciclos biogeoqumicos, que correspondem a transformaes sofridas por alguns elementos qumicos presentes na crosta terrestre, incluindo sua absoro pelos organismos e o retorno a formas inorgnicas. Muitos dos conceitos introduzidos nessas aulas sero estudados detalhadamente em aulas posteriores, tais como: intemperismo, minerais, rochas, etc. Voc no deve, portanto, preocupar-se em conhecer cada processo mencionado em detalhes. O nosso principal objetivo dar uma viso geral das interaes dos seres vivos com o ambiente fsico, e motiv-lo para as aulas que se seguem.

O CICLO HIDROLGICO
Ao longo de nosso curso estaremos reqentemente discutindo ciclos da matria. O conceito de ciclo implica um conjunto de transformaes sucessivas e um retorno ao estado inicial. Pode ser aplicado a muitos tipos diferentes de materiais. A Figura 1 uma representao esquemtica de um ciclo genrico, que serve para nos lembrar a importncia do retorno ao estado inicial como condio bsica para constituir um ciclo. Um ciclo bem conhecido em sua estrutura geral o ciclo da gua. Podemos representar este ciclo utilizando caixas para os reservatrios
Figura 1: Representao esquemtica geral de um ciclo.

de massa e setas para os processos de transferncia de massa de um reservatrio para o outro, como na Figura 2.

Figura 2: Representao esquemtica simplicada do ciclo hidrolgico. Os materiais (vapor, gua e gelo) tambm podem ser chamados de reservatrios de massa e so apresentados dentro de elipses. Os processos de transferncia de massa de um reservatrio para o outro so apresentados ao lado de setas.

10 C E D E R J

Podemos ainda aprofundar um pouco mais nossos conhecimentos sobre o ciclo hidrolgico, observando a Figura 3, onde aparecem os valores estimados para a massa de gua em cada reservatrio na Terra, e ainda as taxas de transferncia de um reservatrio para outro ao lado das setas. Observe que nos oceanos a evaporao supera a
ATMOSFRICA, PRECIPITAO

PRECIPITAO
ATMOSFRICA

produzindo um excesso de vapor que se desloca em direo

aos continentes. Nos continentes, a precipitao supera a evaporao, resultando em um uxo de guas uviais em direo aos oceanos, fechando o ciclo. A fonte de energia para o ciclo hidrolgico o sol, uma fonte externa ao planeta, e por isto este ciclo faz parte de um conjunto de processos geolgicos denominado Dinmica Externa.

Chuva.

Figura 3: O ciclo hidrolgico. Os nmeros entre parnteses representam a massa de gua em cada reservatrio, em 1018 Kg. Os uxos de massa entre os diversos reservatrios so apresentados ao lado das setas, em 1018 Kg/ano. A fonte destas informaes o livro Global Environment, Berner & Berner, 1996, captulo 1.

APRENDENDO UM POUCO MAIS


Apesar de simples em sua estrutura geral, o ciclo hidrolgico envolve diversos processos bastante complexos, resultantes da interao da gua com outros compartimentos da paisagem. Ao longo do ciclo a gua reage com as substncias com as quais entra em contato (gases atmosfricos, vegetao, solos, etc.) e, em conseqncia, tem sua composio qumica alterada. A Figura 4 apresenta um diagrama dos caminhos percorridos pela gua aps sua precipitao na superfcie dos continentes. Ao entrar em equilbrio com o dixido de carbono atmosfrico, a gua das chuvas se torna levemente acidicada, devido formao de cido carbnico. Esta acidicao aumenta a capacidade da gua de chuva

C E D E R J 11

AULAS

1/2

MDULO 1

Dinmica da Terra | Introduo aos ciclos biogeoqumicos

CO2 + H2O H2CO3 H2CO3 H+ + HCO3HCO3- H+ + CO32-

de dissolver substncias. As reaes qumicas so mostradas ao lado, desde a hidratao da molcula de CO2 at as reaes de dissociao do cido carbnico.

Figura 4: Diagrama dos caminhos percorridos pela gua de chuva aps sua precipitao na superfcie dos continentes.

Ao atravessar a copa das rvores em uma oresta, denominada dossel, a gua retida pela vegetao e, depois, goteja sobre o solo, ou escorre pelo caule das plantas ou pelo tronco de rvores. Neste percurso a gua modica sua composio antes de atingir o solo. A gua que inltra no solo chamada gua de percolao. A gua que passa diretamente sobre o solo em direo a um curso de gua (como um rio ou lago) chamada de gua de escoamento supercial. Uma vez no solo, a gua pode evaporar ou penetrar em maiores profundidades ou ainda ser absorvida por razes de plantas. No ltimo caso, a gua transportada para cima atravs da planta e, eventualmente, transpirada a partir da superfcie das folhas. Desta maneira a gua pode retornar atmosfera, e o processo denominado evapotranspirao. A gua que penetra abaixo da zona de razes, algumas vezes, encontra um horizonte de solo cujos poros esto completamente LENOL FRETICO
Camada do solo na qual os poros se encontram totalmente preenchidos por gua.

preenchidos por gua. Neste ponto, a gua passa a ser chamada de gua subterrnea, o solo dito saturado com gua, e a poro do solo onde isto ocorre chamada LENOL FRETICO. Acima do lenol fretico os poros

12 C E D E R J

dos solos so preenchidos por uma mistura de ar e gua, e esta regio referida como zona subsaturada, zona de percolao ou de aerao. O lenol fretico , na verdade, uma zona do solo totalmente saturada de gua, e no uma camada de gua abaixo da superfcie. A gua subterrnea ui lateralmente em subsuperfcie devido ao da gravidade, atravs dos poros, os quais se comunicam entre si. Quando o lenol fretico intercepta a superfcie terrestre (veja novamente a Figura 4), a gua passa a uir na forma de nascentes, rios, pntanos e lagos. A contnua contribuio da gua subterrnea para os rios, importante nos perodos secos, conhecida como uxo de base. A taxa de pluviosidade (volume de chuva por unidade de tempo) e a profundidade do lenol fretico podem variar em funo de alteraes climticas dirias, SAZONAIS e anuais. Quando a gua entra em contato com lentamente com os
MINERAIS ROCHAS

SAZONAL
Relativo a eventos cujas caractersticas variam ao longo das estaes do ano (ex: precipitao pluviomtrica).

ROCHA
Agregado de minerais formado naturalmente que constitui parte da crosta terrestre.

e solos, reage

ali presentes. Os minerais dissolvem-se em

diferentes propores, e alguns dos constituintes dissolvidos reagem entre si para formar novos minerais. A dissoluo intensicada por cidos produzidos pela atividade de plantas e pelo metabolismo de bactrias (e, em reas poludas, pela chuva cida). O conjunto destes processos chamado de INTEMPERISMO qumico. Alm de fatores biolgicos, o intemperismo qumico ampliado por processos fsicos que agem quebrando as rochas e expondo superfcies adicionais s solues do intemperismo. O conjunto destes processos recebe o nome de intemperismo fsico. O principal processo de intemperismo fsico o fraturamento de rochas em conseqncia do congelamento da gua. Isto ocorre porque a gua contida nas fraturas das rochas aumenta de volume quando congelada, exercendo uma presso na rocha. Desta forma, o intemperismo fsico tem maior inuncia em altas latitudes e elevaes, onde faz mais frio.

MINERAL
Substncia com composio qumica e estrutura cristalina denidas, de origem inorgnica, formada por processos naturais.

INTEMPERISMO
Conjunto de processos que resultam na decomposio das rochas expostas superfcie terrestre, pela ao de agentes fsicos (ex.: variaes de temperatura), qumicos (dissoluo de minerais) e biolgicos (ao de razes etc).

No esquea! Juntos, os processos de intemperismo fsico, qumico e biolgico resultam na degradao da rocha, na formao do solo e na mudana radical na composio qumica da gua do solo e da gua subterrnea.

C E D E R J 13

AULAS

1/2

MDULO 1

Dinmica da Terra | Introduo aos ciclos biogeoqumicos

CICLOS BIOGEOQUMICOS
Conjunto de processos responsveis pela circulao de um elemento qumico do ambiente aos organismos e destes novamente ao ambiente na forma de compostos inorgnicos.

OS CICLOS BIOGEOQUMICOS
O ciclo hidrolgico est intimamente relacionado aos ciclos biogeoqumicos dos elementos. O
CICLO BIOGEOQUMICO

de um elemento

corresponde a um conjunto de processos responsveis pela circulao desse elemento qumico do ambiente aos organismos e destes novamente ao ambiente, podendo incluir uma fase gasosa e/ou fase sedimentar (inorgnica, slida). Estas transformaes ocorrem atravs de reaes qumicas, como exemplicado de forma simplicada na Figura 5.

Figura 5: Representao esquemtica simplicada do ciclo biogeoqumico do carbono.

A palavra biogeoqumico compe-se do radical bio (do grego, bios, vida), do radical geo (do grego, g, terra) e do radical NUTRIENTES
Elementos ou compostos necessrios para a produo primria.

de qumico ( quim ), acompanhado do sufixo ico. A expresso C ICLAGEM


DE NUTRIENTES

muitas vezes empregada com o

mesmo sentido, em estudos que enfatizam a parte bitica do sistema. Para aprender um pouco mais sobre os ciclos biogeoqumicos, leia o captulo sete do livro Economia da Natureza, Ricklefs, 1996. Nesta aula vamos tomar como exemplo os ciclos biogeoqumicos em um tipo particular de ecossistema - o ecossistema orestal.

CICLOS BIOGEOQUMICOS EM FLORESTAS


Em reas orestais, a qumica das guas naturais inuenciada pela absoro, estocagem e liberao de nutrientes pela vegetao. Uma oresta pode ser considerada um reservatrio de elementos nutrientes. Existe uma entrada de nutrientes atravs das guas de chuva, e existe

14 C E D E R J

uma sada que ocorre atravs dos rios. Sendo assim, podemos considerar o ecossistema orestal como uma caixa preta e quanticar entradas e sadas de massa (Figura 6).

Figura 6: Uma abordagem possvel no estudo de ecossistemas orestais: quanticao das massas de nutrientes que entram e saem do sistema, sem detalhamento dos processos que ocorrem internamente.

A noo de massa est associada em geral a substncias slidas. Entretanto podemos determinar as concentraes de nutrientes dissolvidos nas guas de chuva, e, multiplicando pelo volume de chuva em uma determinada rea, estimar a entrada atmosfrica de nutrientes em massa por unidade de tempo: Entrada(mg/dia) = [concentrao do nutriente na chuva (mg/L) * Volume de chuva (L/dia)]

C E D E R J 15

AULAS

1/2

MDULO 1

Dinmica da Terra | Introduo aos ciclos biogeoqumicos

Da mesma forma, podemos multiplicar a concentrao do mesmo nutriente nas guas do rio pela vazo deste rio e estimar a sada do nutriente: Sada (mg/dia) = [concentrao do nutriente no rio (mg/L) * Vazo do rio (L/dia)] Esta abordagem no estudo de ecossistemas orestais permite saber se entram mais nutrientes do que saem, ou se ocorre o contrrio. Por exemplo, uma oresta para a qual a entrada de nutrientes maior que a sada um ecossistema que est em crescimento, isto , est aumentando sua biomassa.

Mas quais so os principais nutrientes?


Os principais nutrientes necessrios s plantas so mostrados na Tabela 1 na ordem das concentraes exigidas para o desenvolvimento das mesmas. A vida no pode existir sem gua e dixido de carbono, que so as principais fontes de carbono, hidrognio e oxignio. Alm disto, componentes essenciais vida como protenas, cidos nucleicos e ATP, precisam tambm de nitrognio, fsforo e enxofre. Estes elementos se combinam para produzir a composio mdia das plantas terrestres (em base molar) de C1200H1900O900N35P2S1. Outros elementos maiores incluem magnsio e potssio, que so componentes essenciais na clorola usada pelas plantas para a fotossntese. Alm destes elementos maiores, alguns nutrientes so necessrios em pequenas concentraes.

As principais fontes de nutrientes


Os elementos nutrientes so obtidos pelas plantas em um ecossistema orestal, a partir de quatro fontes imediatas, a saber: a atmosfera, a matria orgnica morta, minerais e solues. Os nutrientes de origem atmosfrica incluem gases, que podem ser diretamente absorvidos pelas plantas, e aerossis, que so pequenas partculas transportadas em suspenso na atmosfera e que so retidas pelas folhas.

16 C E D E R J

Carbono (C) Oxignio (O) Hidrognio (H) Nitrognio (N) Potssio (K) Clcio (Ca) Fsforo (P) Magnsio (Mg) Enxofre (S) Cloro (Cl) Ferro (Fe) Mangans (Mn) Zinco (Zn) Boro (B) Cobre (Cu) Molibdnio (Mo)

45 45 6 1.5 1.0 0.5 0.2 0.2 0.1 0.01 0.01 0.005 0.002 0.002 0.0006 0.00001

Tabela 1: Elementos necessrios nutrio de plantas estimados a partir da composio qumica mdia das mesmas. A concentrao de cada elemento determinada em gramas do elemento para cada 100 gramas de tecido vegetal seco. (Fonte: Global Environment, Berner & Berner, 1996).

A matria orgnica morta no solo contm nutrientes que se tornam disponveis atravs da decomposio microbiolgica. Em florestas tropicais midas (em geral desenvolvidas em solos intensamente lavados pela gua das chuvas), a matria orgnica morta (SERRAPILHEIRA e matria orgnica das camadas superciais do solo) constitui a principal fonte de nutrientes. Minerais presentes em solos e rochas so a principal fonte de muitos nutrientes, mas requerem solubilizao atravs de processos muito lentos de intemperismo, antes que os nutrientes se tornem disponveis. Finalmente, a gua de percolao transporta nutrientes, derivados de minerais, da gua da chuva e da matria orgnica morta, diretamente para as razes das plantas. As prprias rvores podem tambm constituir fontes de nutrientes. Um elemento em soluo absorvido por uma rvore atravs de suas

SERRAPILHEIRA
Camada de folhas e restos de plantas parcialmente decompostos acumulado sobre a superfcie dos solos.

C E D E R J 17

AULAS

Elemento

Concentrao (% em peso seco de tecidos)

1/2

MDULO 1

Dinmica da Terra | Introduo aos ciclos biogeoqumicos

razes e transportado para cima atravs da mesma. Uma certa quantidade (varivel de elemento para elemento) estocada nos tecidos vivos e mortos (estoque da biomassa) e o restante disponibilizado para ser reciclado atravs dos seguintes mecanismos: 1. lavagem/LIXIVIAO dos elementos presentes nas folhas das rvores pelas guas de chuva (mais importante para potssio); 2. queda da serrapilheira (importante reservatrio de clcio e magnsio); 3. exudao pelas razes dos elementos no utilizados, os quais so liberados em soluo por razes vivas e mortas (mais importante para sdio). Todos estes processos (queda da serrapilheira, lavagem das folhas, e exudao) adicionam nutrientes ao solo, que so prontamente absorvidos pelas razes das rvores. A Figura 7 apresenta um ciclo biogeoqumico generalizado de um elemento em uma rea de oresta, incluindo o ciclo interno j descrito. Neste caso j no observamos mais o ecossistema como se fosse uma caixa preta, mas comeamos a descrever os processos que ocorrem internamente.

LIXIVIAO
Processo de dissoluo e remoo de compostos dissolvidos.

Figura 7: Ciclo biogeoqumico para um elemento genrico em um ecossistema orestal. Entradas externas ao sistema, sadas e ciclos internos so indicados.

18 C E D E R J

As rvores retiram nutrientes das vrias fontes discutidas acima. As entradas externas primrias so gases atmosfricos, chuva, aerossis retidos pela vegetao e as rochas subjacentes. Os gases atmosfricos e a chuva fornecem parte do enxofre, nitrognio e fsforo, enquanto os aerossis e rochas fornecem a maior parte do potssio, magnsio, clcio, sdio e silcio. As perdas da oresta ocorrem atravs do uxo lateral de gua subterrnea e dos rios. Se uma oresta se encontra em estado estacionrio, isto , se no est crescendo e estocando nutrientes, as entradas se igualam s sadas, e as mudanas na composio da gua, passando de gua de chuva para gua uvial, se devem liberao de elementos pelo intemperismo. Assim, possvel estimar taxas de intemperismo atravs de balanos de massa de elementos. Estes balanos so feitos estimando-se a entrada e sada de massa em uma BACIA DE DRENAGEM delimitada. Pode-se ainda ordenar os elementos de acordo com o grau em que so afetados pela atividade biolgica, medindo-se a razo entre o estoque de cada elemento na vegetao viva e morta e sua perda anual no uxo uvial (Berner & Berner, 1996): P>N>K>Ca>S>Mg>Na O elemento mais afetado pela atividade biolgica o fsforo, com o nitrognio em segundo lugar. Potssio e clcio so consideravelmente afetados pela vegetao, enquanto o sdio pouco afetado. A entrada de fsforo via precipitao em muitas orestas maior que o uxo uvial de sada, uma vez que quantidades enormes de fsforo so estocadas na vegetao. S em reas agrcolas, onde grandes quantidades de euentes e fertilizantes fosfatados entram no uxo uvial, os uxos de sada superam os de entrada via precipitao. A entrada de fsforo via intemperismo ocorre em menores propores que as entradas de potssio, sdio, clcio e magnsio, uma vez que o teor de fsforo nas rochas menor. Embora a principal fonte de nitrognio para a biomassa orestal seja o nitrognio reciclado da matria orgnica do solo e da gua de percolao, a fonte primria do nitrognio a atmosfera. O nitrognio entra no sistema na forma de nitrato (NO3) e amnio (NH4) BACIA DE
DRENAGEM

rea de captao das guas de chuva para um determinado corpo dgua.

C E D E R J 19

AULAS

1/2

MDULO 1

Dinmica da Terra | Introduo aos ciclos biogeoqumicos

dissolvidos na gua da chuva, e, no caso de algumas plantas (p. ex. leguminosas), via xao direta do nitrognio gasoso atmosfrico (N2) por microorganismos simbiticos das razes. Muito pouco nitrognio adicionado a partir do intemperismo de rochas. Alm da ciclagem de nutrientes, as rvores exercem um controle direto sobre a composio das guas, atravs do processo de transpirao. Ao longo deste processo gua pura perdida via evaporao a partir da superfcie das folhas para a atmosfera. Como resultado, alguns ons dissolvidos tais como o cloreto (Cl), que no so absorvidos pelas rvores, tornam-se mais concentrados na gua de percolao.

RESUMO

A circulao dos elementos qumicos entre os organismos e o ambiente fsico se d atravs de ciclos chamados biogeoqumicos. Os ciclos biogeoqumicos dos elementos esto relacionados com o ciclo hidrolgico, o qual tem como fonte de energia o sol. A evaporao nos oceanos supera a precipitao atmosfrica, resultando em um uxo de vapor em direo aos continentes. Nestes ltimos, o volume de chuvas maior que o volume de gua evaporado. Em consequncia, formam-se rios e ocorre o escoamento da gua, que retorna aos oceanos, fechando o ciclo. As guas das chuvas modicam sua composio qumica ao interagir com diferentes componentes da paisagem, tais como atmosfera, vegetao, solos e rochas. Podemos usar a composio qumica mdia das plantas como indicador dos elementos qumicos necessrios ao desenvolvimento das mesmas. Os elementos mais abundantes nas plantas so: carbono, oxignio, hidrognio, nitrognio, potssio, clcio, fsforo, magnsio e enxofre. Outros elementos so necessrios em pequenas concentraes. As principais fontes de nutrientes para as plantas em um ecossistema orestal so a atmosfera, a matria orgnica morta, os minerais e solues.

20 C E D E R J

EXERCCIOS AVALIATIVOS
Para resolver esses exerccios voc deve retornar ao texto sempre que necessrio. Caso voc sinta alguma diculdade, procure o tutor da disciplina no seu plo. 1. Identifique os componentes da paisagem que afetam a composio qumica das guas uviais. 2. Faa uma lista de 8 elementos maiores necessrios nutrio das plantas. Procure identicar no texto as principais fontes para cada um destes elementos. 3. O que um ciclo biogeoqumico de um elemento? 4. Qual o papel da gua nos ciclos biogeoqumicos dos elementos?

Leitura recomendada
BERNER, Elisabeth K.; BERNER, Robert A. Global Environment: water, air and geochemical cycles. New Jersey: Prentice Hall, 1996. 376p. Cap. 4: Chemical weathering and water chemistry. ESTEVES, Francisco A. Fundamentos de Limnologia. 2.ed. Rio de Janeiro: Intercincia, 1998. 602p. Cap. 4: O ciclo da gua na biosfera. RICKLEFS, Robert E. A Economia da Natureza. 3.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1996. 470p. Cap. 7: Os Caminhos dos Elementos no Ecossistema.

C E D E R J 21

AULAS

1/2

MDULO 1

You might also like