You are on page 1of 19

Lauri Natalicio Fries Professor

ANLISE DAS DEMONSTRAES CONTBEIS


4 - ANLISE DAS DEMONSTRAES CONTBEIS 4.1 - A IMPORTNCIA DA INFORMAO Nos dias atuais muito se fala no papel que a informao possui sobre a realizao de negcios entre as firmas. H afirmaes do tipo " a informao significa poder", o que significa que quanto mais informaes de qualidade puder deter, de mais poderio estar dotada uma organizao. Numa primeira anlise desse assunto, h que se dizer que o pargrafo anterior possui sim um alto grau de veracidade. Contudo, para efeitos deste trabalho, a preocupao reca sobre a conjugao do ciclo de vida das entidades a partir das informaes contidas nas demonstraes contbeis. Como se discutiu no captulo anterior, cada fase do ciclo de vida organizacional possui uma srie de caractersticas e variveis; alm disso, trata-se de um processo evolutivo no qual atingir a fase seguinte significa avano, sucesso. Desta forma, se a empresa conseguir verificar em que fase se encontra, que caractersticas e variveis lhe so peculiares e o que precisa para chegar fase seguinte, ela estar dispondo de mais um instrumento que possa lhe dar segurana no processo de gesto empresarial. O que se pretende, definitivamente, conhecer o ciclo de vida da empresa a fim de que todas as decises nela tomadas sejam consistentes e capazes de conduzir a firma ao sucesso. Portanto, h duas preocupaes bsicas em se conhecer o valor e importncia das informaes quando da anlise de empresas: as informaes necessrias anlise do ciclo de vida da organizao e aquelas necessrias ao processo decisrio destas organizaes. No se pode deixar de dizer que as informaes extradas dos relatrios contbeis, especialmente as necessrias formao da anlise financeira da firma, so de suma importncia para a tomada de deciso diria. Entretanto, a partir deste momento, as discusses estaro centradas em anlise de balanos, de forma a enfocar sua importncia para se conhecer o processo evolutivo (ciclo de vida) das organizaes. 4.2 - A IMPORTNCIA DA ANLISE FINANCEIRA DE BALANOS Tanto a prtica como a literatura tm revelado que a anlise financeira e de balanos uma das tarefas mais difceis e complexas entre as inmeras que os contadores possuem na misso de contribuir para o desenvolvimento das empresas.

Lauri Natalicio Fries Professor Ora, talvez se pudesse questionar: a anlise financeira e de balanos no se constitui numa mera apurao de ndices cujas formas j se encontram montadas ou formalizadas? Onde reside, ento, a complexidade e a dificuldade? A resposta extremamente simples. Apurar ou calcular ndices uma tarefa bastante simplista, tendo em vista que as frmulas j se encontram padronizadas. O que se precisa meramente um conhecimento de matemtica bsica ou financeira e saber classificar e extrair as contas das demonstraes a fim de se aplic-las s frmulas, atividades estas estudadas em qualquer curso tcnico ou superior de Contabilidade. O grande desafio do problema em questo justamente a anlise ou interpretao destes clculos ou dos ndices extrados. Calcular muito simples, mas no uma atividade que se encerra em si. Indispensvel reforar a necessidade de bem interpretar os dados e informaes. Partindo-se da hiptese de que parte do elenco de informaes que as empresas utilizam para tomar decises est nas demonstraes contbeis, especialmente no suplemento de anlise destas demonstraes, h que se afirmar que a importncia em se proceder a anlise financeira e de balanos de um grau de relevncia extremamente alto. Portanto, ainda sobre a questo de importncia da anlise e talvez com um desejo de eliminar as idias de dificuldades e complexidades anteriormente discutidas, o Professor Srgio de IUDCIBUS (1995, p.67) alerta: " muito mais til calcular um certo nmero selecionado de ndices e quocientes, de forma consistente, de perodo para perodo, e compar-los com padres preestabelecidos e tentar, a partir da, tirar uma idia de quais problemas merecem uma investigao maior, do que apurar dezenas e dezenas de ndices, sem correlao entre si, sem comparaes e, ainda, pretender dar um enfoque e uma significao absolutos a tais ndices e quocientes". Enfim, possvel sintetizar ainda uma srie de razes para realar quo importante esta anlise para as empresas: se bem manuseada, pode se constituir num excelente e poderoso "painel de controle" da administrao; se no for feita a partir de uma contabilidade "manipuladora" ou "normatizante", pode trazer resultados bastante precisos; uma poderosa ferramenta disposio das pessoas que se relacionam ou pretendem relacionar-se com a empresa, ou seja, os usurios da informao contbil ou financeira, sejam eles internos ou externos;

Lauri Natalicio Fries Professor

permite diagnosticar o empreendimento, revelando os pontos crticos e permitindo apresentar um esboo das prioridades para a soluo dos problemas; permite uma viso estratgica dos planos da empresa, bem como estima o seu futuro, suas limitaes e suas potencialidades.

4.3 - NO QUE CONSISTE A ANLISE FINANCEIRA DE BALANOS Segundo PADOVEZE (1996, p.115), "A anlise de balano constitui-se num processo de meditao sobre os demonstrativos contbeis, objetivando uma avaliao da situao da empresa, em seus aspectos operacionais, econmicos, patrimoniais e financeiros". MATARAZZO (1995, p.17), por sua vez, afirma: "A Anlise de Balanos objetiva extrair informaes das Demonstraes Financeiras para a tomada de decises". Partindo-se da definio de Matarazzo, oportuno ressaltar que as demonstraes contbeis contm uma srie de dados que, quando analisados, tornam-se informaes. Por esta razo que a anlise de balanos objetiva extrair informaes e no dados. Reforando a idia acima, pode-se caracterizar ou diferenciar dados de informaes: Dados:

tecnicamente, so os itens bsicos de informao, antes de serem processados por um sistema, ou seja, alimentam, do entrada no sistema; representam algo puro cujo contedo no permitir a compreenso e nem mesmo o julgamento sob determinado assunto; consistem em qualquer elemento identificado em sua forma bruta, que por si s no conduz a uma compreenso de determinado fato ou situao; so os nmeros ou descrio de objetos ou eventos que, isoladamente, no provocam nenhuma reao no leitor.

Informaes: so os relatrios, os resultados do processamento dos dados; as informaes so produzidas, saem do sistema, seja este manual ou computacional; so conjuntos de dados sobre algo ou sobre algum, ou seja, o dado manuseado (trabalhado) que servir de base para alguma deciso; enumeram o resultado da anlise dos dados que permitir a tomada de decises ou a execuo de algumas aes;

Lauri Natalicio Fries Professor

representam, para quem as recebe, uma comunicao que pode produzir reao ou deciso, freqentemente acompanhada de um efeito-surpresa.

importante destacar que, como as informaes da anlise de balanos servem tanto a usurios internos quanto a externos, e muito destes usurios so leigos, vrios cuidados devem ser tomados quando da sua execuo e apresentao. Porm, entende-se que dois pontos merecem ser referenciados: 1) o grau de excelncia da Anlise de Balanos dado exatamente pela qualidade e extenso das informaes que conseguir gerar; 2) os relatrios devem estar dotados de uma linguagem descomplicada (simples), como se fossem dirigidos a leigos e, sempre que possvel, estarem acompanhados de grficos. Contudo, talvez o contedo at aqui exposto, no tenha evidenciado o como proceder a anlise financeira de balanos, ou seja, que metodologia dever ser utilizada. A idia utilizar-se do raciocnio cientfico, ou seja, se o fim pretendido pela anlise fornecer informaes para tomada de deciso, ento preciso conhecer como se d o processo de tomada de deciso. Na maioria das cincias, ainda que cada uma tenha as suas especificidades, a seqncia do processo decisrio tem as seguintes etapas: 1) escolha dos indicadores; 2) comparao com padres; 3) diagnstico ou concluses; e 4) decises. Para a realizao da anlise financeira de balanos pode-se adaptar a mesma seqncia, isto : 1) apuram-se os ndices junto s demonstraes contbeis; 2) comparam-se os ndices com os padres; 3) ponderam-se as diferentes diagnstico ou concluses; e 4) tomam-se decises. informaes e chega-se a um

Lauri Natalicio Fries Professor Vale dizer, entretanto, em relao ao contexto deste trabalho, que no existem ainda ndices-padro para o ciclo de vida, j que, como foi dito ao final do captulo anterior, no h mecanismos contbeis para se relacionar o ciclo de vida, o que no permitiria a execuo da 2 etapa elencada acima. Enfim, quando se procede a anlise de balanos, os relatrios provenientes desta anlise podem estar compostos de informaes dos tipos:

situao financeira e causas das alteraes; situao econmica e causas das alteraes; desempenho; eficincia e eficcia na utilizao dos recursos; adequao das fontes s aplicaes de recursos; evoluo, tendncias e perspectivas; pontos fortes e fracos; etc.

As formas para se realizar a anlise o que ser visto a partir de agora. Neste estudo, sero discutidas as anlises vertical, horizontal, atravs de ndices e atravs da taxa de retorno sobre investimentos. 4.4 - A ANLISE HORIZONTAL "Uma vez que os balanos e demonstraes de resultados estejam expressos em moeda de poder aquisitivo da mesma data, a anlise horizontal assume certa significncia e pode acusar imediatamente reas de maior interesse para investigao". (IUDCIBUS, 1995, p.74) A Anlise Horizontal dedica-se a elucidar como est ocorrendo a evoluo de cada item ou conjunto de itens constantes das demonstraes no decorrer dos tempos. chamada de horizontal por duas razes: 1) estabelece o primeiro ano ou o ano-base para a anlise e a partir deste verifica qual foi a evoluo nos anos seguintes; 2) preocupa-se com o crescimento ou decrescimento de itens ou conjunto de itens especficos, ou seja, no compara um item com outro no mesmo perodo e sim o mesmo item a cada perodo. , portanto, fundamental para o estudo de tendncias. Ainda que este tipo de anlise, assim como a vertical, possua uma utilizao bastante restrita, principalmente em funo do trabalho na montagem do grande nmero de quocientes, MATARAZZO (1995, p.26) ressalta um aspecto importante, dizendo que "... pesquisas efetuadas recentemente com insolvncia de pequena e mdias empresas tm

Lauri Natalicio Fries Professor ressaltado a utilidade da Anlise Vertical e Horizontal como instrumento de anlise". 4.5 - A ANLISE VERTICAL Uma das grandes utilidades da Anlise Vertical concentra-se na verificao da estrutura de composio dos itens das demonstraes e a sua evoluo no tempo, com enfoque especial, tambm, ao estudo de tendncias. A idia desta anlise consiste no seguinte: estabelecer um item como base e a partir da verificar quanto cada um dos demais itens representa em relao quele escolhido como base. De outra forma: " a anlise da estrutura da demonstrao de resultados e do balano patrimonial, buscando evidenciar as participaes dos elementos patrimoniais e de resultados dentro do total". (PADOVEZE, 1996, p.118) 4.6 - A ANLISE ATRAVS DE NDICES Os ndices so relaes que se estabelecem entre duas grandezas e justificam-se, quando se deseja analisar a situao econmico-financeira de uma entidade, pelo fato de que a observao e apreciao de certas relaes ou percentuais mais significativa do que a apreciao de todos os itens contidos nas demonstraes. "Tradicionalmente, a anlise e a interpretao de balanos tm-se valido do expediente de calcular uma srie de quocientes, relacionando as mais variadas contas do balano e do demonstrativo operacional, procurando atribuir um significado aos resultados de tais clculos". (IUDCIBUS, 1995, p.81) Como j se comentou no incio deste captulo, muito mais oportuno, ento, selecionar um grupo de ndices de boa representatividade que permitam empresa anlises precisas do que ater-se ao clculo de uma srie de quocientes, muitas vezes sem validade alguma. No obstante, a Anlise atravs de ndices, assim como as demais anlises, deve servir ao fim a que se destina; portanto, antes de se proceder a ela, necessrio responder o que se pretende com os clculos e ndices que sero encontrados. Confirmando isto, MATARAZZO (1995, p.154) alerta: "O importante no o clculo de grande nmero de ndices, mas de um conjunto de ndices que permita conhecer a situao da empresa, segundo o grau de profundidade desejada na anlise". Mais uma vez, faz-se mister lembrar que a proposta deste estudo associar o ciclo de vida de uma organizao s suas demonstraes

Lauri Natalicio Fries Professor contbeis. Portanto, sero envidados esforos, a partir daqui, no sentido de discutir um grupo de itens selecionados que podem levar ao fim desejado. Enfim, a prtica tem feito sentir que a grande contribuio deste tipo de anlise est em fornecer avaliaes genricas sobre diferentes aspectos da firma em questionamento, sem descer a um nvel maior de profundidade. Uma especial importncia tem sido dada a esta anlise quando da tarefa de previso de insolvncia. Por estas razes os ndices tm sido a tcnica de anlise mais empregada no universo econmico e financeiro das empresas. Como avaliar os ndices? No conveniente avaliar os ndices tomando-se apenas um parmetro. O importante ponder-los sob diversos aspectos, por isto os ndices devem ser avaliados:

pelo significado intrnseco; pela comparao ao longo de vrios exerccios; pela comparao com ndices de outras empresas ou ndicespadro.

Pela forma como ser abordado este tpico, poder-se- perceber que o ndice a "relao" existente entre os dados das demonstraes contbeis, cujo objetivo reside em evidenciar determinado aspecto, associado a uma viso abrangente da situao econmica ou financeira de um empreendimento. Nos QUADROS IV, V e VI que se seguem, esto segmentados, por grupos, os ndices a serem enfocados nesta pesquisa: QUADRO IV - NDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL
ndice Participao de Capital de Terceiros (Endividamento ) Composio do Endividamento Imobilizao do Patrimnio Lquido Imobilizao dos Recursos no Correntes

Frmula

Capital de Passivo Circulante Terceiros Capital Terceiros Patrimnio Lquido Quanto a empresa tomou de capital de terceiros para cada $ 100 de capital prprio Quanto menor, melhor Qual o percentual de obrigaes a curto prazo em relao s obrigaes totais Quanto menor, melhor

Ativo Permanente Patrimnio Lquido Quantos $ se aplicou no Ativo Permanente para cada $ 100 de Patrimnio Lquido Quanto menor, melhor

Ativo Permanente P.L. + E.L.P. Que % dos Recursos no Correntes foi destinado ao Ativo Permanente Quanto menor, melhor

Analisa

Interpreta o

Lauri Natalicio Fries Professor Obs.: todos os resultados encontrados devem ser multiplicados por 100. Fonte: Adaptado de MATARAZZO (1995) QUADRO V - NDICES DE RENTABILIDADE
ndice Giro do Ativo Margem Lquida Rentabilidade do Ativo Lucro Lquido * Ativo Quanto a empresa obtm de lucro para cada $ 100 de investimento total Rentabilidade do Patrimnio Lquido Lucro Lquido * P.L. mdio Quanto a empresa obtm de lucro para cada $ 100 de capital prprio investido, em mdia, no exerccio maior,

Frmula Analisa

Vendas Lquidas Ativo Quanto a empresa vendeu para cada $ 1 de investimento total

Lucro Lquido * Vendas Lquidas Quanto a empresa obtm de lucro para cada $ 100 vendidos

Interpreta Quanto o melhor

maior, Quanto melhor

maior, Quanto melhor

maior, Quanto melhor

o resultado encontrado deve ser multiplicado por 100. Fonte: Adaptado de MATARAZZO (1995)

QUADRO VI - NDICES DE LIQUIDEZ


ndice Frmula Liquidez Geral Ativo Circulante + Realizvel LP Passivo Circulante + Exigvel LP Quanto a empresa possui de Ativo Circulante + Realizvel a LP para cada $ 1 de dvida total Liquidez Corrente Ativo Circulante Passivo Circulante Liquidez Seca Ativo Circulante Estoques Passivo Circulante Quanto a empresa possui de Ativo Circulante, para cada $ 1 de dvida de curto prazo, sem comprometer os estoques Quanto maior, melhor

Analisa

Quanto a empresa possui de Ativo Circulante para cada $ 1 de dvida de curto prazo Quanto maior, melhor

Interpreta o

Quanto maior, melhor

Lauri Natalicio Fries Professor Fonte: Adaptado de MATARAZZO (1995) Os quadros anteriormente apresentados constituem-se em um referencial para se iniciar a anlise atravs de ndices. importante dizer que o item "interpretao" contido nestes quadros est apresentado, para a maioria dos ndices, de forma genrica, ou seja, na maioria dos casos esta a forma de se interpretar. A ttulo de exemplo pode-se tomar o ndice de Participao de Capital de Terceiros: geralmente, quando a empresa depende menos de terceiros uma situao melhor e por isso que se diz que, quanto menor este ndice, melhor; no entanto, dependendo do contexto que a firma est inserida, est pode no ser a melhor interpretao. Portanto, vale reforar o que j foi dito no incio desta abordagem em que a anlise deve cumprir o fim a que se destina e isto leva a crer que o ndice pode ser melhor visualizado se for inserido no contexto da razo da anlise. MARION (1997, p. 455) tambm destaca este cuidado: "... o analista dever tomar uma srie de precaues quanto interpretao dos ndices. Muitas vezes, podem dar falsa imagem de uma situao." Insistindo ainda que se deve ter cuidado para afirmar o que um bom ndice, MARION (1997, p. 459) adverte: "Conceituar o ndice, todavia, sem outros parmetros, uma atitude bastante arriscada, por isso desaconselhvel." Assim, apresenta-se o item "interpretao" para ser utilizado como um referencial inicial na anlise e, como j se disse, a forma como est colocado neste trabalho de interpretao genrica. Antes de se adentrar na discusso dos ndices propriamente ditos, fazse conveniente ressalvar tambm que na abordagem que ser feita no se considerar o Ativo Realizvel a Longo Prazo, por sua rara existncia nas atividades de empresas de pequena dimenso, e mesmo porque, quando existe, na maioria das vezes possui valores irrelevantes.

4.6.1 - ndices de Estrutura de Capital (continua) 4.6.1 - ndices de Estrutura de Capital (continuao) Este grupo de ndices evidencia a situao financeira da entidade, isto , procura apontar os grandes caminhos das decises financeiras em termos de obteno e aplicao de recursos e tambm como se encontra o nvel de endividamento.

Lauri Natalicio Fries Professor Um aspecto importante a se destacar que o sucesso de muitas empresas depende do sucesso da administrao financeira das mesmas, especialmente de um bom gerenciamento, a fim de se obter um equilbrio, na estrutura de capitais, entre os recursos de terceiros e os recursos prprios. neste grupo de ndices que se verifica o maior cuidado com relao s interpretaes de "quanto maior melhor" e vice-versa. Para justificar a idia de que a esta interpretao aplicada de forma geral e no total, vejase o que diz MARION (1997, p. 464): "No h dvida de que, principalmente em poca inflacionria, apetitoso trabalhar mais com Capital de Terceiros que com Capital Prprio. Essa tendncia acentuada quando a maior parte do Capital de Terceiros composta de exigveis no onerosos, isto , exigveis que no geram encargos financeiros explicitamente para a empresa (no h juros nem correo monetria: fornecedores, impostos, encargos sociais a pagar etc.)." E continua: "Por outro lado, uma participao de Capital de Terceiros exagerada em relao ao Capital Prprio torna a empresa vulnervel a qualquer intemprie. Normalmente, as instituies financeiras no estaro dispostas a conceder financiamentos para as empresas que apresentarem esta situao desfavorvel. Em mdia, as empresas que vo falncia apresentam endividamento elevado em relao ao patrimnio Lquido." (MARION, 1997, p. 464/465) Da a necessidade de, no momento de se analisar tais indicadores, tentar qualific-los ou caracteriz-los, pois uma dvida como complemento dos Capitais Prprios, por exemplo, com finalidade de ampliao, modernizao ou expanso do Ativo, um endividamento sadio, ainda que elevado, uma vez que estas aplicaes produtivas iro gerar recursos para saldar os compromissos. J as dvidas contradas para pagar outras dvidas que esto vencendo no geram recursos para os pagamentos e a empresa acaba entrando num circulo vicioso de emprstimos sucessivos. Em ltima anlise, as discusses feitas a respeito de cada uma dos ndices a seguir apresentaro o tipo de interpretao mais genrico, porm no aplicvel a toda e qualquer situao.

a) Participao de Capital de Terceiros

Lauri Natalicio Fries Professor Capital de Terceiros Patrimnio Lquido x 100

Neste quociente encontram-se relacionados os dois grandes blocos componentes das fontes de recursos que a empresa possui: Capital de Terceiros e Capital Prprio. Da sua anlise possvel se detectar quanto a empresa tomou de capitais de terceiros para cada $ 100 de capital prprio investido. Se a empresa for visualizada sob o prisma financeiro, pode-se afirmar que, quanto menor este ndice, melhor; isto porque, quanto maior ele for, maior ser a dependncia da empresa junto a terceiros e menor ser, ento, a sua liberdade de decises financeiras. Por isso, em alguns casos, este indicador tambm chamado de Grau de Endividamento. J sob o prisma de obteno de lucro, MATARAZZO (1995, p.160) afirma que "... pode ser vantajoso para a empresa trabalhar com capitais de terceiros, se a remunerao paga a esses capitais de terceiros for menor que o lucro conseguido com a sua aplicao nos negcios". Todavia, o ndice de Participao de Capital de Terceiros deve ser interpretado sob o ponto de vista financeiro para se detectar o risco de insolvncia, e no em relao ao lucro. Enfim, para exemplificar, se a "Empresa X Ltda." encontrar, em 1995, o ndice de 132, significa que para cada $ 100,00 de capital prprio a empresa tomou $ 132,00 de capital de terceiros, e isto quer dizer, financeiramente, que a empresa depende mais de terceiros do que dela mesma e, portanto, sua flexibilidade de atuao poder estar diminuda em funo de ver-se condicionada a terceiros. b) Composio do Endividamento Passivo Circulante x 100 Capital de Terceiros A finalidade do ndice de Composio do Endividamento reside em identificar que percentual das obrigaes totais da firma corresponde a dvidas de curto prazo. De forma geral, quanto menor for este ndice, melhor; ou seja, muito mais conveniente para a empresa que suas dvidas sejam de longo prazo, pois assim ela ter mais tempo para buscar ou gerar recursos para sald-las. Mesmo porque, em dias de hoje, conseguir recursos tarefa das mais rduas, especialmente para as empresas de pequena dimenso. Vale dizer, porm, que se os recursos no curto prazo forem mais baratos esta anlise ou interpretao de quanto menor melhor pode inverter-se.

Lauri Natalicio Fries Professor Se no ndice anterior a anlise revelou qual a participao dos capitais de terceiros no empreendimento, neste momento preciso identificar quanto deste capital que a empresa obrigada a restituir poder ser restitudo a longo prazo e quanto a curto prazo. c) Imobilizao do Patrimnio Lquido Ativo Permanente x 100 Patrimnio Lquido um quociente cujo intuito revelar qual a porcentagem dos recursos prprios que est imobilizada ou que no est em giro. O clculo da Imobilizao do Patrimnio Lquido dever revelar quanto a empresa aplicou no Ativo Permanente para cada $ 100 de Patrimnio Lquido. evidente o quanto a economia atual tem demonstrado a necessidade de se possuir um bom capital de giro, por isso pode-se afirmar que quanto menor for este ndice melhor para a firma. De outra forma: quanto mais a empresa dedicar do Patrimnio Lquido ao Ativo Permanente, menos recursos prprios sobraro para o Ativo Circulante e, em conseqncia maior ser a dependncia a capitais de terceiros para o financiamento do Ativo Circulante. Mais uma vez MATARAZZO (1995, p.164) afirma com muita propriedade: "O ideal em termos financeiros a empresa dispor de Patrimnio Lquido suficiente para cobrir o Ativo Permanente e ainda sobrar uma parcela CCP = Capital Circulante Prprio suficiente para financiar o Ativo Circulante. (Por suficiente entende-se que a empresa deve dispor da necessria liberdade de comprar e vender sem precisar sair o tempo todo correndo atrs de bancos." Se no ano de 1996, por exemplo, a empresa em estudo encontrou um ndice de 109, significa que para cada $ 100,00 de Patrimnio Liquido a firma investiu $ 109,00 no Ativo Permanente, isto : imobilizou todo o Patrimnio Lquido mais recursos de terceiros equivalentes a 9% do Patrimnio Lquido; o Ativo Circulante todo financiado por recursos de terceiros; e tem um Capital Circulante Prprio Negativo. d) Imobilizao dos Recursos no Correntes Ativo Permanente x 100 Patrimnio Lquido + Exigvel a Longo Prazo Este indicador demonstra qual o percentual de Recursos no Correntes a empresa aplicou no Ativo Permanente. Toda a discusso feita no ndice de Imobilizao do Patrimnio Lquido pode ser retomada para a anlise deste quociente. Porm, deve-se entender

Lauri Natalicio Fries Professor que agora estaro sendo considerados juntos aos valores do Patrimnio Lquido os do Passivo Exigvel a Longo Prazo, haja vista que estes dois grupos de contas representam os Recursos no Correntes. A particularidade que est reservada a este ndice concentra-se no fato de que os elementos do Ativo Permanente possuem vida til que pode variar de 10 at 50 anos. Desta feita, desde que a firma possua recursos no Exigvel cujos prazos sejam compatveis com o de durao dos elementos do Permanente, ou suficientes para a empresa gerar recursos capazes de resgatar as dvidas de longo prazo, perfeitamente possvel que no se financie todo o Imobilizado somente com recursos prprios. Os analistas de balanos recomendam que este ndice no seja superior a 100%, isto porque a empresa deve possuir um Capital Circulante Lquido positivo. Mas, o que vem a ser o Capital Circulante Lquido ou simplesmente CCL? O CCL o que sobra dos Recursos no Correntes aps a parcela destinada imobilizao do Ativo Permanente, ou a parcela dos Recursos no Correntes destinada ao Ativo Circulante. MATARAZZO (1995, p.167) define o CCL como "... a folga financeira a curto prazo, ou seja, financiamentos de que a empresa dispe para o seu giro e que no sero cobrados a curto prazo". Calcula-se atravs da seguinte frmula: Capital Circulante Lquido = Recursos no Correntes Ativo Permanente ou Capital Circulante Lquido = Capital Circulante Prprio + Exigvel a Longo Prazo 4.6.2 - ndices de Rentabilidade Os ndices de rentabilidade procuram evidenciar qual foi a rentabilidade dos capitais investidos, ou seja, o resultado das operaes realizadas por uma organizao, por isso, preocupam-se com a situao econmica da firma. Comparar o Balano Patrimonial de duas diferentes empresas e dizer que "A" gerou lucros de $ 72.000,00 em 1996 e "B" de $ 121.000,00, no mesmo perodo, e por isso "B" foi melhor que "A", pode ser um tanto arriscado. Quando se trabalha com anlise de rentabilidade, imprescindvel que a verificao dos lucros esteja relacionada com valores que possam expressar a "dimenso" destes lucros dentro das atividades da firma.

Lauri Natalicio Fries Professor IUDCIBUS (1995, p.90) observa: "O melhor conceito de "dimenso" poder ser ora volume de vendas, ora valor do ativo total, ora valor do ativo operacional, ora valor do patrimnio lquido, ora valor do capital social etc. Todos tm suas vantagens e desvantagens". No caso dos ndices de rentabilidade, assim como dos demais, dizer que um indicador encontrado alto ou baixo vai depender das caractersticas do empreendimento, tais como segmento de mercado, porte, tempo de existncia, etc. Vale dizer, novamente, que o relacionamento das variveis para a construo de um ndice depender da deciso a ser tomada ou do elemento a ser analisado. De posse das demonstraes contbeis, a empresa pode construir dezenas de ndices, relacionando, a cada um, variveis diferentes. No entanto, o fim pretendido que ir determinar o que analisar ou qual ndice utilizar. a) Giro do Ativo Vendas Lquidas Ativo Demonstra quantas vezes o ativo girou como resultado ou efeito das vendas ou quanto a empresa vendeu para cada $ 1,00 de investimento total. certo, portanto, que quanto maior, melhor. De incio pode-se afirmar que o xito de uma empresa depende de uma srie de fatores. No entanto, o volume adequado de vendas ser, certamente, o elemento impulsionador do sucesso. Por essa razo, conveniente, na anlise de balano, fazer relao do volume de vendas com outros fatores a fim de se conhecer se o rendimento ou desempenho foi ou no satisfatrio. Neste momento a preocupao reside em verificar qual a representatividade do faturamento em relao ao capital investido. Observese o exemplo: Se a empresa consegue um ndice de Giro do Ativo de 1,10 pode-se dizer que para cada $ 1,00 investido no Ativo a empresa conseguiu vender $ 1,10, ou seja, o volume de vendas atingiu 1,10 vezes o volume de investimentos. Vale ressaltar que este ndice de extrema importncia, isto porque a firma investe capitais esperando um bom retorno, que normalmente comea a surgir a partir do bom desempenho da rea comercial. Desta maneira, imprescindvel verificar se o que est sendo investido est sendo compensatrio, em relao s vendas. b) Margem Lquida

Lauri Natalicio Fries Professor Lucro Lquido x 100 Vendas Lquidas Tambm denominado de Margem Operacional, evidencia qual foi o retorno que a empresa obteve frente ao que conseguiu gerar de receitas. Em outras palavras: quanto o que sobrou para a firma representa sobre o volume faturado. A anlise feita sob a forma de quanto a empresa obtm de lucro para cada $ 100,00 vendidos, por isso, quanto maior, melhor. c) Rentabilidade do Ativo Lucro Lquido x 100 Ativo A rentabilidade do ativo calculada quando se deseja ter uma idia da lucratividade, como um todo, do empreendimento, venham de onde vierem os recursos, admitindo-se as aplicaes realizadas. Este indicador mede quanto a empresa obtm de lucro para cada $ 100,00 de investimento total, por isso, visto como uma medida de potencial de gerao de lucro da parte da empresa. Para MATARAZZO (1995, p.185), este quociente representa "... uma medida da capacidade da empresa em gerar lucro lquido e assim poder capitalizar-se. ainda uma medida do desempenho comparativo da empresa ano a ano". Em uma empresa em que, aps apurados o Lucro Lquido e o valor do Ativo, verificar que a Rentabilidade deste Ativo tenha sido de 27,77, pode-se dizer que para cada $100,00 investidos a empresa ganhou $ 27,77, ou 27,77%. d) Rentabilidade do Patrimnio Lquido Lucro Lquido x 100 Patrimnio Lquido Mdio De incio, preciso dizer que o Patrimnio Lquido Mdio consiste na soma do Patrimnio Lquido Inicial com o Patrimnio Lquido Final, dividida por 2. Quando se precisa demonstrar o que ele representa, para o acionista, em termos de $ adicionais ao seu investimento inicial, o ndice de Rentabilidade do Patrimnio Lquido o mais indicado. De outra forma: retrata quanto vai para o acionista do lucro gerado pelo uso do ativo, quaisquer que tenham sido as fontes de recursos, prprias ou de terceiros. Por esta razo, este quociente de interesse tanto dos acionistas como da gerncia. importante observar que o clculo da Rentabilidade do Patrimnio Lquido permite saber quanto a administrao, atravs do uso dos ativos,

Lauri Natalicio Fries Professor obteve de rendimento com a respectiva estrutura de despesas financeiras, considerando-se o nvel de relacionamento percentual entre o capital prprio e o de terceiros. Em ltima instncia: evidencia qual a taxa de rendimento do Capital Prprio. Uma das grandes utilidades deste quociente est na sua comparao com taxas de rendimento de mercado, sendo possvel, por esta comparao, avaliar se a firma oferece rentabilidade superior ou inferior a essas opes. A apurao deste indicador vislumbrar, portanto, quanto a empresa obteve de lucro para cada $ 100,00 de Capital Prprio investido. Uma taxa de 15,45 representa, ento, que para cada $ 100,00 de Capital Prprio investido se obteve um retorno de $ 15,45, ou 15,45%. 4.6.3 - ndices de Liquidez Estes ndices, assim como os de estrutura de capital, evidenciam a base da situao financeira da empresa. Os ndices de liquidez possuem como fundamental preocupao revelar como est a situao da empresa, em determinado perodo, para fazer frente s suas obrigaes. Na realidade, talvez um ndice, ou seja, o de liquidez geral, poderia satisfazer todo este grupo de ndices. No entanto, de suma importncia para as empresas verificarem a temporalidade em que os recursos estaro disponveis, bem como a temporalidade em que as obrigaes tero de ser pagas. Convm lembrar, no entanto, mais uma vez, que, em vista do tipo de informao que a organizao precisa obter que se vai selecionar qual ndice extrair. Desta forma, ainda que exista uma srie de outros ndices de liquidez, consideram-se os de liquidez geral, corrente e seca como os mais utilizados, por esta razo sero estes discutidos com mais propriedade. a) Liquidez Geral Ativo Circulante + Ativo Realizvel a Longo Prazo Passivo Circulante + Passivo No circulante Este quociente se destina a retratar como anda a sade financeira de longo prazo (global) da firma, ou seja, objetiva-se responder se empresa conseguir fazer frente a todas as suas obrigaes. Sua anlise indicar quanto a empresa possui no Ativo Circulante e Realizvel a Longo Prazo para cada $ 1,00 de dvida total para com terceiros. H que se recomendar cuidados neste momento da anlise, tendo-se em vista que quando se fala em longo prazo, nem sempre possvel identificar, pelas demonstraes contbeis, exatamente quando estaro vencendo as obrigaes e quando os recursos do ativo podero ser

Lauri Natalicio Fries Professor convertidos em numerrio, isto , o ndice no revela sincronizao entre recebimentos e pagamentos. Via de regra, inclusive, a facilidade de "realizao" ou "liquidao" do ativo algo mais problemtico do que a necessidade de pagar as dvidas. Outro cuidado a se tomar o fato de que "o ndice no revela a qualidade dos itens do Ativo Circulante (os estoques so superavaliados, so obsoletos, os Ttulos a Receber so totalmente recebveis?)" (MARION, 1996, p.458). Mesmo assim, um ndice muito valioso no sentido de se avaliar se a empresa est ou no em condies de honrar seus compromissos. A anlise do ndice de Liquidez Geral revela, em ltima instncia, quanto de $ o empreendimento possui para cada $ 1,00 de dvida geral, ou seja, se um clculo resultar em 1,22, significa dizer que a empresa consegue, no longo prazo, pagar todas as suas dvidas e ainda lhe sobram $ 0,22 de folga, a cada $ 1,00 pago. Portanto, pode-se afirmar, neste caso, que a situao satisfatria, pois h uma margem de segurana. Se por outro lado tivesse sido encontrado um ndice de 0,90, a empresa no estaria em condies satisfatrias, pois para cada $ 1,00 de dvida total lhe faltariam $ 0,10. No entanto, se o vencimento das dvidas tiver um prazo superior ao necessrio para que os recursos do Ativo sejam convertidos em numerrios, significa que a firma depende de gerao futura de recursos e que isto pode ser alcanado. b) Liquidez Corrente Ativo Circulante Passivo Circulante Este quociente relaciona todos os ativos de curto prazo (dinheiro prontamente disponvel e recursos rapidamente realizveis) com os passivos de curto prazo da organizao, representando o quanto de recursos est disponvel no curto prazo para se liquidarem as dvidas tambm de curto prazo. Assim, quanto maior o valor apurado, melhor. um dos mais populares ndices de liquidez. IUDCIBUS (1995, p.82), ao comentar a utilizao deste quociente, afirma: "Consideramos que excessiva importncia tem sido atribuda a este quociente. Em alguns casos, a incluso dos estoques no numerador pode diminuir a aderncia do quociente, como teste de liquidez. Quando a empresa e a economia se encontrarem em perodos de recesso ou de "desaquecimento", e os investimentos em estoques forem sensveis, no se podem considerar "igualmente realizveis" itens to diferentes como estoques e contas a receber. Aqueles tm de ser vendidos, primeiro, o que nem sempre fcil num perodo de queda dos negcios."

Lauri Natalicio Fries Professor MATARAZZO (1995, p.178) acrescenta: "Eis a o significado do ndice de Liquidez Corrente: a margem de folga para manobras de prazos visa equilibrar as entradas e as sadas de caixa. Quanto maiores os recursos, maior essa margem, maior a segurana da empresa, melhor a situao financeira". Enfim, a anlise deste indicador retrata quanto $ a empresa possui, de curto prazo, para pagar cada $ 1,00 de suas dvidas tambm de curto prazo. Se, por exemplo, numa anlise de balanos verificar-se que o ndice de liquidez corrente de 0,93, pode-se afirmar que para cada $ 1,00 de obrigao de curto prazo a firma s dispe de $ 0,93, isto , $ 0,07 podero deixar de serem pagos, a cada $ 1,00, se algo no for feito. c) Liquidez Seca Ativo Circulante Estoques Passivo Circulante O ndice de liquidez seca assemelha-se ao de liquidez corrente, diferenciando-se apenas no fato de se exclurem os estoques a fim de se reduzir um fator de incerteza, tendo em vista que, ainda que este faa parte do Ativo Circulante, no se tem plena certeza do tempo da sua realizao, tambm porque o Passivo Circulante lquido e certo. Tambm uma outra forma de se visualizar a liquidez seca de acordo com o que diz MARION (1997, p.461): "Se a empresa sofresse uma total paralisao das suas vendas, ou se o seu Estoque fosse obsoleto, quais seriam as chances de pagar as suas dvidas com Disponvel e Duplicatas a Receber?" Em empresas em que os prazos mdios de contas a receber e a pagar sejam assemelhados, este torna-se um dos quocientes mais significativos para se elucidar a posio da firma, isto porque evidencia quanto a empresa possui de Ativo Lquido (Circulante Estoques) para cada $ 1,00 de dvidas de curto prazo. Quando do clculo e interpretao deste indicador, possvel se verificar quanto de recursos correntes a empresa possui para fazer frente a cada $ 1,00 de suas obrigaes de curto prazo. Num caso, por exemplo, em que o ndice encontrado seja de 1,05, pode-se concluir que para cada $ 1,00 de dvida de curto prazo a organizao possui $ 1,05 para pagar, ou seja, sobram-lhe $ 0,05 a cada $ 1,00, isto tudo sem comprometer ou contar com os valores dos estoques. Por estas caractersticas possvel identificar este quociente como a prova de fora da firma, j que ele vai identificar, verdadeiramente, o grau de excelncia da situao financeira.

Lauri Natalicio Fries Professor Como foi dito no incio deste tpico que este ndice se assemelha ao de Liquidez Corrente, oportuno apresentar o QUADRO VII, abaixo, que permite analisar a empresa confrontando esses ndices. Pela observao do referido quadro poder-se- perceber o que acontece com a situao financeira da entidade quando se analisa em que nvel se encontram os ndices de liquidez seca e corrente. QUADRO VII - LIQUIDEZ SECA X LIQUIDEZ CORRENTE
NDICES NVEIS ALTA LIQUIDEZ SECA BAIXA LIQUIDEZ SECA LIQUIDEZ CORRENTE ALTA Situao Financeira Boa LIQUIDEZ CORRENTE BAIXA Situao financeira em princpio satisfatria, mas atenuada pela boa Liquidez Seca. Em certos casos pode at ser considerada razovel. Financeira

Situao financeira em princpio Situao satisfatria. Insatisfatria A baixa Liquidez Seca no indica necessariamente comprometimento da situao financeira. Em certos casos pode ser sintoma de excessivos estoques "encalhados"

Fonte: MATARAZZO (1995, p.179) 4.7 - A ANLISE DA TAXA DE RETORNO SOBRE INVESTIMENTOS Analisar o retorno (lucro obtido pela empresa) em relao aos investimentos (aplicao feita pela empresa para obter lucro) realizados uma forma de aprimorar a Anlise das Demonstraes Contbeis. Assim, como os investimentos esto registrados no Ativo, a Taxa de Retorno sobre o Investimento (TRI) deve ser calculada dividindo-se o Lucro pelo Ativo. Para esta anlise, utilizar-se- do mtodo Du Pont, j que coerente e fcil de ser entendido, conforme afirma MARION (1997, p. 471): "Bastante popular em outros pases, o Mtodo Du Pont muito simples e objetivo. Proporciona um nmero de informaes riqussimas, dando ao analista um quadro perfeito dos fatores que propiciaram alteraes na Situao Econmica da empresa." A idia do modelo Du Pont que todos os itens que participam e que contribuem para a formao da TRI devem e podem ser analisados, ou seja, em um nico quadro tem-se todos os componentes que formam a Taxa de Retorno, e tudo ser analisado, item por item, conforme FIGURA IV, abaixo.

You might also like