You are on page 1of 4

Noes sobre Segurana do Trabalho

Professor: Fabrcio Varejo Curso: Segurana do Trabalho IFPE / UFPE

A Segurana do Trabalho uma cincia que estuda mtodos de preveno de acidentes de trabalho, doenas ocupacionais que podem vir a ocorrer ao funcionrio tanto fisicamente como psicologicamente e protegendo tambm o meio ambiente. O Brasil um grande recordista de acidentes de trabalho, porm isso vem mudando atravs da conscientizao das empresas que querem se destacar no mundo mostrando mtodos prevencionistas cada vez mais presentes e essenciais para seu desenvolvimento na rea de segurana do trabalho. Acidente do trabalho o que ocorre pelo exerccio do trabalho, a servio da empresa, provocando leso corporal ou perturbao funcional, que cause a morte ou perda ou reduo permanente ou temporria, da capacidade para o trabalho. Ex.: Choque eltrico, corpo estranho no olho e queda de altura. Classificao dos acidentes 1- Quanto ao afastamento. 1.1 Com afastamento- quando o acidentado sofre alguma leso que o deixe impossibilitado de retornar ao trabalho no dia seguinte.

1.2 Sem afastamento- quando o acidentado sofre alguma leso que possibilite o retorno ao trabalho. 2- Quanto localizao 2.1 Acidentes tpicos- a ocorrncia que acontece ao trabalhador no local designado pela empresa para o exerccio da atividade. 2.2 Acidentes de trajeto- toda ocorrncia que acontece ao trabalhador durante o itinerrio entre o local de permanncia do trabalhador e o local de trabalho e vice versa. O acidente de trajeto independe do meio de transporte e do tempo de deslocamento e no pode haver descaracterizao do trajeto. Risco a probabilidade de um evento possvel com resultados indesejveis. Ex.: Trabalho em Altura e Trabalho com Eletricidade. Perigo uma fonte potencial de risco para qual o trabalhador est exposto. Doenas Ocupacionais a designao de vrias doenas que causam alteraes na sade do trabalhador, provocadas por fatores relacionados com o ambiente de trabalho. Elas se dividem em doenas profissionais ou tecnopatias, que so sempre causadas pela atividade laboral, e doenas do trabalho ou mesopatias, que podem ou no ser causadas pelo trabalho. As mais comuns so doenas do sistema respiratrio e da pele. Os cuidados so essencialmente preventivos, pois a maioria das doenas ocupacionais de difcil tratamento. Ex.: Silicose, Asbestose, saturnismo, DORT, bissinose, bagaose, PAIR. Uma doena ocupacional normalmente adquirida quando um trabalhador exposto acima do limite permitido por lei a agentes qumicos, fsicos, biolgicos, ou radioativos, sem proteo compatvel com o risco envolvido. Essa proteo pode ser na forma de EPIs e EPCs No Brasil, a doena ocupacional aquiparada ao acidente de trabalho, gerando os mesmos direitos e benefcios. Riscos com instalaes e servios em eletricidade

Desde 1978 o ministrio do trabalho fez vigorar a lei 6514 formada por normas regulamentadoras (NR). Cada NR trata de um assunto especifico. A NR-10 trata da segurana em instalaes e servios em eletricidade. Todas as empresas no Brasil regidas pela CLT so obrigadas a est de acordo com a NR-10 e os seus profissionais devidamente capacitados de acordo com esta NR. Aspectos relevantes previstos na nova NR-10 1- Estabelece que a segurana obrigatria nas proximidades das instalaes eltricas e no apenas no local das atividades; 2- Estabelece diretrizes bsicas para implementao das medidas de controla e sistema preventivos ao risco eltrico 3- Cria pronturio de eltrica como forma de organizar todos os documentos das instalaes e atividades eltricas. 4- Estabelece a conceito de desenergizao obrigatrio. Pronturio de eltrica, contem: ABCDA planta de todas as instalaes eltricas do estabelecimento. Programa de primeiros socorros para acidentes com eletricidade. Descrio de todas as atividades executadas pelo profissional de eltrica. Relao de todos os EPIs por funo. Ex.: capacetes, culos, bota sem bico de ao.

Os efeitos que a corrente eltrica pode causar no corpo humano dependem de vrios fatores, os mais expressivos so: O trajeto que a corrente eltrica perfaz no corpo humano e a intensidade da corrente. Alm destes fatores devemos saber como a pessoa entrou em contato com a corrente eltrica, separei trs maneiras e vamos utiliz-las para organizar nossa analise, as maneiras so: atingida por um raio, contato com um corpo eletrizado e contato com circuito energizado. 1 - Quando um ser humano atingido por um raio ele recebe uma grande descarga de energia. A corrente eltrica provoca graves queimaduras, lesa os tecidos nervosos e cerebrais, contrai os msculos, provoca cogulos, e pode paralisar a respirao. Neste caso, podem ocorrer queimaduras graves ou at mesmo a eletrocusso. Esta descarga eltrica causada por uma diferena de potencial entre a atmosfera e a superfcie da terra, esta descarga acontece em pontos onde distncia entre as partes for menor. Por isso no devemos ficar prximos de rvores quando esta chovendo. 2 - No contato com corpo eletrizado a pessoa recebe um choque de pequena durao. Na maioria das vezes este choque apenas causa um pequeno desconforto, mas, dependendo da intensidade da corrente, pode causar algumas queimaduras. Isso pode se agravar se o corpo estiver molhado. A nossa pele um bom isolante quando est seca, mas essa resistncia cai muito quando molhada, assim, ao passar pelo corpo humano molhado a corrente eltrica causa graves queimaduras.

Muitos so os relatos de pessoas que recebem um choque ao sair do carro e encosta na lataria, ou quando esto chegando em casa e pegam num porto de metal. Isso ocorre porque estes corpos esto eletrizados e parte das cargas eltricas transferida para o corpo da pessoa. 3 O contato por circuito energizado o mais comum no nosso dia-a-dia e, todas as leses mencionadas acima podem ocorrer neste caso. Dependendo do percurso da corrente no corpo humano ela pode causar muitas leses e at a morte. Nosso corpo conduz eletricidade e dependendo do percurso da corrente eltrica, a resistncia do corpo pode mudar, trazendo com isso mudanas na intensidade da corrente. Quanto maior a intensidade da corrente eltrica mais grave ser a leso, ou leses que a pessoa ter. As leses no organismo humano tambm se agravam quando a corrente eltrica passa por rgos vitais, fazendo com que eles parem na grande maioria dos casos, causando a morte. Quando uma pessoa recebe este choque, seus msculos so contrados e ela pode ficar presa no condutor da corrente eltrica, aumentando o tempo de contato e agravando as leses. Este tipo de choque pode matar a pessoa imediatamente, deix-la inconsciente ou provocar uma queda onde as leses tambm podero ser graves. Muitas pessoas morrem ao tentar cortar galhos de rvores que esto perto de instalaes eltricas.

EPIS - Equipamentos de proteo Individual So os equipamentos individuais que foram, regulamentado pela legislao do Ministrio do Trabalho. Existem equipamentos individuais, que no so obrigatrios, mas o empregador conscientemente querendo evitar problemas tambm adota em sua empresa, dando maior segurana individual aos seus trabalhadores. So equipamentos Obrigatrios, regularizados todos pelo MTPS Ex.: culos de segurana; Capacetes de segurana; Luvas de segurana isolantes industrial; Calados de segurana sem biqueira de ao EPCS (Equipamentos de proteo coletiva). So equipamentos no totalmente exigidos por normas de segurana, (C-I) mas o empregador dever manter para evitar uma culpa maior e perdas de mais dias de trabalho, assumindo tambm o nus fiscal maior e de salrios sem trabalho, (15dias) alem do risco eltrico nas indstrias. Ex.: Cone de Sinalizao, Fita de Sinalizao, Grade Metlica Dobrvel, Banqueta Isolante, Manta Isolante/Cobertura Isolante.

You might also like