You are on page 1of 19

1

ESCRAVIDO TECNOLGICA: O NOVO SENHOR FEUDAL


ROBERTO ANDRAUS 1

RESUMO:

Este trabalho apresenta uma comparao entre as diversas etapas do desenvolvimento da humanidade, relacionando o progresso tecnolgico e suas influncias no mundo e principalmente na clula mter da humanidade: a famlia. So reflexes que se formaram no decorrer de seis dcadas de vida, somadas aos conhecimentos inestimveis adquiridos durante a graduao em Filosofia. O texto percorre os principais acontecimentos desde a aurora da civilizao e suas consequncias na prpria humanidade, at alcanar o alucinante tempo atual no qual a famlia est praticamente desconstruda; a tecnologia, em especial a informao, corre sem freios. Os valores ticos morais e de responsabilidade neste mundo narcsico, so cada vez mais decadentes. O mercado de consumo torna a vida descartvel, pela efemeridade de sua permanncia.

PALAVRAS-CHAVE:

Desenvolvimento, escravido, famlia, tecnologia.

INTRODUO

Acontecimentos moldam o mundo, que gira em ritmo cada vez mais rpido. Mais de 300 anos separam as primeiras encenaes das peas de William Shakespeare, no sculo XVI na Inglaterra, dos filmes de Charles Chaplin, nos anos 20 do sculo passado. Entre o cinema e a advinda da televiso, apenas trs dcadas. A revoluo tecnolgica acelerada dos ltimos anos, de certa forma, tm se tornado o senhor da sociedade, impondo alteraes comportamentais que tambm atingem a vida familiar. disto que trata o presente trabalho, que pretende levantar algumas hipteses para a reflexo sobre essa nova conformao de famlia frente s mudanas provocadas pelo rpido e inexorvel desenvolvimento da tecnologia.
1

Psicanalista e bacharelando em Filosofia pela Unisul.

2 O mundo globalizado exigiu uma reestruturao total na sociedade em todas as reas, como a nica condio de no ficar perdido em algum lugar do passado. Da inveno do computador pessoal popularizao da rede mundial de computadores, um novo senhor feudal brotou no seio da sociedade a tecnologia. De uma forma ou de outra, a dependncia humana da tecnologia existe em todos os setores da sociedade. Ela est presente em praticamente todos os lugares, desde a intimidade dos lares, at as mais altas estruturas da cincia (sejam elas, biolgicas, exatas ou humanas), nos governos, nas universidades, etc. O sculo passado, j na industrializao, pode ser dividido em trs eras. Na primeira, datada do incio do sculo at aproximadamente 1945, chamada a era da eletrnica, deu-se a grande exploso do rdio e da televiso. De 1945 at meados da dcada de 70 o mundo ingressou na era atmica, com todas as consequncias da guerra fria e da corrida espacial. Novas tecnologias, necessrias para colocar o homem sobre a superfcie lunar e ter a soberania do espao externo terra, tiveram que ser criadas. Esse desenvolvimento foi alucinante. O vale do silcio na Califrnia tornou-se o centro mundial da tecnologia o incio da era da informtica. Na opinio dos futurlogos, no mundo globalizado, haveria a substituio do transporte de massa para o transporte de informao. O mundo vive hoje preso a uma teia, chamada rede. Nos pases ditos desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento a parcela da populao ainda no conectada a esta rede muito pequena, a vida no planeta est globalizada e merc deste senhor feudal e por ele escravizado. A tecnologia provocou mudanas no ambiente de trabalho. Nas multinacionais as fronteiras do espao deixaram de existir, a comunicao instantnea, reunies so feitas on line entre funcionrios de vrias subsidirias espalhadas pelo mundo e mesmo novos projetos so compartilhados em rede. A comunicao de um setor a outro dentro da empresa ou at mesmo entre suas subsidirias feita atravs de e-mails. Os funcionrios destas empresas devem ter especializao constante, para acompanhar as inovaes frequentes na tecnologia da informao. Praticamente esto isolados em uma ilha de trabalho cercados por essa tecnologia. Empregos deixam de existir, outros surgem exigindo especializaes que antes no existiam. O mundo real tornou-se virtual.

3 Este conjunto de fatores tecnolgicos, muito provavelmente, vai acarretar problemas na ordem psquica da sociedade. Os valores sociais atuais nenhuma relao tm com esses mesmos valores de alguns anos atrs, e os atuais nenhuma relao vo ter com os vindouros. A tica e a responsabilidade esto deriva na segurana das informaes, pois, os segredos industriais tornaram-se alvos fceis durante a transmisso das informaes permitindo a invaso dos piratas tecnolgicos em praticamente todos os setores sejam eles privados ou pblicos. O consumismo exacerbado, que tambm atingiu os lares, outro ponto a ser considerado - o ter passou a ser prioridade em relao ao ser, e, os quadros de neurose obsessiva esto se alastrando. Todos os sentidos so constantemente bombardeados pela massiva quantidade de informaes a que todos esto expostos diariamente. Os volumes dessas informaes sem filtro incitam o consumo alm do razovel, principalmente s crianas que, em seu perodo de formao so altamente influenciveis. Assim do olhar sexagenrio de quem passou por trs geraes conta-se que cada gerao tem o tempo de vinte anos que nascem as reflexes deste trabalho.

UM BREVE OLHAR NA HISTRIA

Os estgios iniciais da evoluo da cultura na viso de Engels (1982) passam por trs fases no desenvolvimento da humanidade. O primeiro, chamado estado selvagem, considerado como a infncia do gnero humano, no qual os viventes de tal espcie apenas se apropriavam dos recursos naturais j prontos para o consumo; as comunidades eram tribais, e sempre em movimento, na busca pelo alimento. Nessas tribos, cada o homem pertencia a todas as mulheres e cada mulher pertencia a todos os homens. Na fase superior deste estgio, aparecem as primeiras armas, tais como a clava, a lana, o arco e a flecha, incluindo assim a caa como componente da sua alimentao. No segundo estgio, denominado por barbrie, a principal caracterstica o surgimento da famlia sindismica, ou seja, formada pelo par. Tem incio a agricultura, a domesticao e criao de animais. As tribos se tornam mais sedentrias, no h mais a necessidade de deslocamento constante. A fase final da barbrie o incio da fase da civilizao.

4 No terceiro estgio, o paradigma a monogamia, baseado no predomnio do homem, cujo objetivo era a procriao e a manuteno dos bens e riquezas pela herana. A cultura grega e romana foi muito rgida com relao organizao da famlia monogmica, que, pela primeira vez fundamenta-se nas condies econmicas e no mais nas naturais. o triunfo da propriedade privada sobre a propriedade comum primitiva, de origem espontnea. A famlia como o mundo contemporneo a conhece vem, portanto, de uma longa evoluo. Na viso antropolgica a famlia uma unio, mais ou menos estvel, duradoura e com aprovao social, de um homem, uma mulher e seus descendentes. Trata-se de um fenmeno universal, presente em todos os tipos de sociedade. Nas palavras de Lvi-Strauss:
O que diferencia realmente o homem do animal que, na humanidade, uma famlia no poderia existir sem sociedade, isto , sem uma pluralidade de famlias prontas a reconhecer que existem outros laos afora o da consanguinidade, e que o processo natural da filiao somente pode prosseguir atravs do processo social da aliana Claude Lvi-Strauss, APUD Roudinesco. (2003).

A famlia se origina no estilhaamento de outras duas famlias, uma fornecendo o homem e outra a mulher, que pela unio formaro nova famlia. Assim estabelecem-se os laos matrimoniais entre os grupos sociais, existindo a a proibio do incesto, no qual as famlias podem se unir unicamente umas s outras e nunca por sua conta e consigo. A famlia conjugal, dita nuclear, como se conhece hoje no ocidente a consumao de uma longa evoluo. Distinguem-se trs grandes perodos nessa evoluo:
A primeira fase a da famlia tradicional objetivando, sobretudo, a transmisso patrimonial. Os casamentos so arranjados entre os pais dos futuros esposos, muitas vezes unidos em idade precoce, sem que a vida afetiva e sexual seja levada em considerao. Nessa viso, a clula familiar imutvel, inteiramente submetida a uma autoridade patriarcal, um espelho da monarquia em seu direito divino. A segunda fase, a famlia dita moderna, aparece no final do sculo XVIII e vai at meados do sculo XX. Baseada no amor romntico sanciona a reciprocidade de sentimentos e desejos carnais por meio do casamento. Valoriza a diviso do trabalho entre os esposos; os filhos tm sua educao assegurada pelo Estado. A autoridade dividida constantemente entre o Estado e os pais, um responsvel pela formao e outro pela educao. A terceira fase a da famlia ps-moderna, surgida em meados dos anos 60 do sculo XX, que une dois indivduos em busca de relaes ntimas ou realizao sexual. A autoridade fica

5
mais destituda de seu poder na medida em que os divrcios, separaes, composies e recomposies conjugais tornam-se corriqueiras. (ROUDINESCO, 2003, p. 14)

Neste incio de sculo XXI, a famlia nuclear no serve mais como modelo ideal da sociedade. Aquela famlia formada por um pai provedor, uma me dona de casa dois ou trs filhos constitui hoje uma minoria. Existe uma maioria imensa de pessoas principalmente nos pases mais desenvolvidos, vivendo fora desta situao nuclear.

A GESTAO DO NOVO SENHOR FEUDAL

No crepsculo da II Guerra, quente e depois fria, nasce a ciberntica, uma nova cincia, das mos de um matemtico e filsofo do sculo XX, Norbert Wiener que, em 1943 cunhou o termo, para definir algo que se assemelhasse a um processo mental de um ser humano, porm feito por meio de mquinas. Trata-se de uma teoria aplicada s mquinas e aos seres vivos - Wiener concluiu que a ciberntica no era uma inveno, ou mutao histrica. Na verdade ele queria renovar a natureza do animal, do homem e da tecnologia partindo de modelos operatrios matemticos atravs de simuladores que poderiam ser codificados e integrados dentro de uma lgica unitria. A partir do simples dispositivo de controle nas mquinas a vapor Wiener estruturou o conceito de controle, tanto humano quanto mecnico, denominando este processo de realimentao (feedback). Em apertada sntese, um exemplo de realimentao: no banho a mo direita abre o registro da gua, a esquerda sente a temperatura, envia um sinal ao crebro, que faz a comparao com a temperatura desejada que por sua vez envia um sinal mo direita para abrir ou fechar mais o registro de acordo com aquela temperatura desejada. Esta mesma situao ocorre na forma ciberntica: Um sensor de temperatura (mo esquerda) envia um sinal eltrico a um controlador de temperatura (crebro), que compara a temperatura medida com a temperatura desejada, e envia um sinal tambm eltrico a um posicionador eletromecnico (mo direita) que abre ou fecha a vlvula. Nesta sequncia a temperatura continuamente controlada. Esta nova cincia veio se concretizando desde o final da dcada de 1940 como uma filosofia, uma metodologia para as demais cincias. Nas palavras de Heidegger, no

6 haveria a necessidade de se profetizar que as modernas cincias que esto se instalando, seriam em breve dominadas por esta nova cincia.
Esta cincia corresponde determinao do homem como ser ligado prxis na sociedade. Pois ela a teoria que permite o controle de todo o planejamento possvel e de toda organizao do trabalho humano. A ciberntica transforma a linguagem num meio de troca de mensagens. As artes tornam-se instrumentos controlados e controladores da informao. (Heidegger 2000, p. 97).

Nesta perspectiva cientificista, a perfeita finalidade da Filosofia ocorre quando ela se desdobra nas cincias autnomas, o que mais decisivamente a legitimam.
Nesta poca ela chega a seu fim, se localizando na cincia que a humanidade realiza sua atividade social. O carter especfico desta cientificidade de natureza ciberntica, quer dizer tcnica. Provavelmente desaparecer a necessidade de questionar a tcnica moderna, na mesma medida em que mais decisivamente a tcnica marcar e orientar todas as manifestaes no Planeta e o posto que o homem nele ocupa. (Heidegger 2000, p. 97).

As hipteses de trabalho, das quais cada cincia depende para articular seu campo de atuao, so as categorias de sua estrutura ainda originadas na Filosofia.
A verdade destas hipteses de trabalho no ser apenas medida nos efeitos que sua aplicao traz para o progresso da pesquisa. A verdade cientifica identificada com a eficincia destes efeitos. Aquilo que a Filosofia, no transcurso de sua histria, tentou em etapas, e mesmo nestas de maneira insuficiente, isto , expor as ontologias das diversas regies do ente (natureza, histria, direito, arte), as cincias o assumem como tarefa sua. Seu interesse dirige-se para a teoria dos, em cada caso necessrios, conceitos estruturais do campo de objetividade a integrado. "Teoria" significa agora: suposio de categorias a que se reconhece apenas uma funo ciberntica, sendo-lhe negado todo sentido ontolgico. Passa a imperar o elemento racional e os modelos prprios do pensamento que apenas representa e calcula. (Heidegger, 2000b, pg. 97)

Para delinear o nascimento deste novo senhor feudal, esta citao de Heidegger nos anos 50 d um vislumbre dos fundamentos da ciberntica. Ela consiste em uma via de duas mos, a tcnica da natureza e a natureza da tcnica, utilizando-se de uma codificao integrada a uma lgica matemtica. A constituio bsica deste senhor um conjunto composto por um crebro que processa as informaes contidas em uma memria atravs de uma interface de perifricos de entrada e sada das informaes necessrias, esta a forma

7 final da tecnologia da informao. Esta mquina de pensar uma espcie de imagem do homem, porm no condiz com sua semelhana, pois sua constituio fundamentalmente racionalizante. Este movimento desenfreado da ciberntica transformada em informtica encontra-se sob o signo da lgica matemtica desde a sua criao por Norbert Wiener. Em Carta sobre o Humanismo, Heidegger (1947), critica o animal racional Aristoteliano na longa travessia pelas geraes, desde a metafsica at o desvanecer do logos grego, no qual a tecnologia da informao seria apenas um instrumento humano de uma racionalidade instrumental. 2.1 SEU CRESCIMENTO Foi no solo frtil da guerra fria que este senhor feudal cresceu. O mundo ficou dividido entre dois blocos, o capitalista e o comunista, escondido atrs de uma cortina de ferro sob o jugo da Unio Sovitica, o outro capitaneado pelos Estados Unidos da Amrica, lder incontestvel entre os pases capitalistas. Estes dois grandes blocos cuidavam para que o rebento da informao crescesse de forma saudvel, vez que disputavam a hegemonia poltica, econmica e principalmente militar, desde o final da segunda guerra at o incio da dcada de 90. Estados Unidos da Amrica e Unio Sovitica mediam foras entre si, exibiam seu poderio em magnficas conquistas espaciais e armas com enorme poder de destruio patrocinando assim uma paz armada em uma guerra de paz impossvel. No entanto, o conflito real era ideolgico, no existindo um combate militar direto entre eles. Uma provvel guerra entre estes dois contendores provavelmente daria cabo da vida nesta arca de No chamada terra. O ano de 1973 traz consigo a primeira grande crise econmica mundial dos tempos modernos. Cientes da finitude das fontes de petrleo, a OPEP (Organizao dos Pases Exportadores de Petrleo) quadruplica os preos, impe cotas de produo e cria embargos ao ocidente. Como consequncia, as economias desestabilizadas dos pases dos dois blocos provocaram uma recesso econmica no alvorecer da dcada de 80. As superpotncias defrontaram-se com um impasse para conseguir manter seu modelo geopoltico. Embora com restrio dos gastos, o desenvolvimento industrial militar teria que ser mantido. Alternativas tecnolgicas que pudessem minimizar o impacto causado

8 pelos choques do petrleo tiveram que ser encontradas somando-se s modificaes das estruturas polticas dos dois blocos de poder. O bloco sovitico caminha com largos passos para atrofia tecnolgica e vai para o desmanche, nos braos da Perestroika. Com o desmonte da mquina burocrtica do governo comunista, pela Glasnost, uma poltica de transparncia, encerrava-se a obedincia revoluo de 1917. O ano de 1989 foi marcado pelo fim do imprio sovitico e do comunismo, representado fisicamente pela queda do muro de Berlim, o muro da vergonha. neste cenrio que se v formada a hegemonia do capitalismo, liderada pelos Estados Unidos da Amrica, e pela maioria dos pases da Europa e o Japo. A ordem financeira mundial passa por profundas modificaes; o dlar passa a ser a moeda corrente padro em substituio do ouro. A conferncia de Breton Woods criou trs instituies mundiais financeiras: o Fundo Monetrio Internacional (FMI), O Banco Mundial e o Banco Internacional pela Reconstruo e Desenvolvimento (BIRD). A predominncia neste perodo foi a da expanso gigantesca das corporaes multinacionais, sob praticamente domnio exclusivo dos Estados Unidos que detinham um enorme poder poltico e um avano tecnolgico surpreendente. As pequenas corporaes ou faliram ou foram absorvidas pelas grandes. Surgem os Trustes em dois modelos: um vertical, quando as empresas de um mesmo setor se fundem para controlar todo o processo produtivo, desde a obteno da matria prima at a venda do produto final; outro horizontal, no qual existe a mesma fuso, mas com o objetivo de controlar os mercados e prejudicar a concorrncia permitindo o abuso do poder econmico. Surgem tambm os Cartis, que consistem em acordos entre empresas independentes que se organizam para impor preos ao mercado, violando assim os preceitos capitalistas da livre concorrncia os Cartis dividem os mercados entre si, incluindo a o mercado internacional. Os dois modelos, trustes e cartis, embora ilegais perante os preceitos do capitalismo, hoje so praticados abertamente. Para que tudo isso acontecesse o mundo teria que se unificar. Os mais fortes dominando os mais fracos, pelas mos deste senhor a tecnologia da informao, que permitiu a comunicao praticamente instantnea em todo o planeta. As diferenas de fusos horrios deixaram de existir, as Amricas podem investir durante a noite nas bolsas de valores

9 orientais, que esto operando durante o dia. A transferncia de bilhes feita sem a circulao de uma nica nota, o dinheiro tornou-se virtual. O terico da comunicao Marshall McLuhan, em 1962, em sua obra A Galxia de Gutemberg, popularizou o termo Aldeia Global significando que os meios eletrnicos levariam a humanidade a uma identidade coletiva, formando assim uma constituio tribal nica. Nunca tal termo foi to pertinente como nesse incio de sculo XXI. 2.2 A EMANCIPAO DO SENHOR FEUDAL A Globalizao foi uma das consequncias desse cenrio, ou seja, o capitalismo tornou-se internacional, as taxas alfandegrias foram rebaixadas e o fluxo de capital mundial tornou-se irreversvel. O avano tecnolgico passou a correr sem freios, novas tecnologias de informao, produo e automao foram as palavras de ordem da globalizao. Essa nova aparncia do capitalismo mundial foi totalmente reestruturada pelas tecnologias de informao e processamento do conhecimento, para os processos de produo, que se tornou o novo modelo de desenvolvimento. A sociedade teve que se render ao poder da tecnologia. A sede do reino da tecnologia, a morada deste novo jovem senhor feudal concentrou-se no chamado Vale do Silcio. L ele reina soberano. O desenvolvimento dos microprocessadores, precursores dos computadores, ao lado de tecnologias de fibras ticas, que ao invs de eletricidade conduzem luz, e muitas outras tecnologias que pertenciam ao mundo da fico tornaram-se corriqueiras nos nossos dias. Os mundos de George Orwell, Isaac Azimov, Arthur C. Clarke e Gene Rodemberry, para citar alguns, saram das pginas dos livros, da televiso e dos cinemas, instalando-se confortavelmente nos lares do mundo inteiro. Mas, ainda faltava o golpe de misericrdia deste senhor. Como a aranha, ele materializou uma teia: a rede mundial de computadores ( international network). E como prprio da natureza de uma teia envolveu sua presa, o planeta. A internet nasceu ARPANET (Advanced Research and Projects Agency net), ainda com finalidade militar de descentralizao das informaes em caso de uma guerra nuclear. Com o final da guerra fria, ela tornou-se particular, interligando assim as universidades americanas, popularizando-se logo depois. No dizer de Castells:

10
A Internet fundamental na atividade econmica de todas as empresas e todos os pases. Fundamental na poltica, nos movimentos sociais, na comunicao de todos os tipos de atividades. Os sistemas de telecomunicaes e a Internet, que so o mesmo, so equivalentes eletricidade da Era Industrial, o que se pode observar diante dos fatos e da anlise de como funciona a economia, as sociedades etc. (...). A Internet no simplesmente uma tecnologia a mais, um sistema de comunicao sobre o qual est baseado um conjunto de atividades da sociedade atual. CASTELLS (2005)2

Assim a tessitura desta teia globalizada.

OS REFLEXOS DA SOCIEDADE NA CLULA MTER DA SOCIEDADE

No incio da sociedade como a conhecemos hoje, o ncleo familiar era composto por todos os seus membros e geraes, que trabalhavam a terra numa economia essencialmente agrcola destinando seus membros ao desempenho de suas maiores aptides. Alguns iam para as plantaes, outros com melhor trato dos animais eram destinados pecuria, os mais hbeis para o artesanato nas ferramentas, armas e utenslios domsticos e as habitaes. Formavam esses diversos cls os primeiros ncleos populacionais em torno de uma regio comum, normalmente no entorno de um priorado comandado pela Igreja, ao qual pagavam tributos. Terras estas pertencentes a um dono, que tambm recebia parte dos tributos. Nasceram assim os feudos, com seus senhores que elegiam reis, reis que elegiam os papas e papas que elegiam reis. A sociedade bsica era formada pela nobreza, o clero, os vassalos e os soldados, sendo esses ltimos, mo de obra primordial para a conquista de territrios. A educao, base dessa sociedade, estava nas mos do clero. O ensino era basicamente religioso, para os descendentes da nobreza, e uns poucos eleitos entre os vassalos. As profisses passavam de pais para filhos. Esta era a configurao da sociedade predominante durante toda a Idade Mdia. Com o raiar do Renascimento, a sociedade passou por grandes mudanas. D-se o incio das grandes navegaes e, consequentemente, da expanso do comrcio. Houve uma migrao sensvel dos campos para as cidades, com as pessoas buscando melhores condies
2

Encontrado em: http://www.sinprors.org.br/extraclasse/mar05/entrevista.asp. Acesso em 02/05/2012

11 de vida, vez que no campo, o que lhes sobrava aps pagar o senhor feudal e a Igreja, mal dava para a sobrevivncia. A colonizao do alm-mar acabou por dividir muitas famlias que enviavam seus herdeiros para outras terras, para novas conquistas. A famlia era centrada em seu patriarca, que delegava as funes aos elementos constituintes mantendo-os atados ao seu poder. nessa configurao de sociedade que surgem os primeiros ncleos de cultura e educao, espalham-se as universidades, porm, a educao era ainda baseada na religio. A Igreja era detentora de todo o saber, e a que impunha regras culturais e sociais. Por volta de 1439, Gutemberg o primeiro a usar a impresso por tipos mveis, tornando-se o inventor da prensa mvel, utilizando-se uma tinta base de leo. Esta inveno permitiu um processo de impresso em massa. Deu condies grande produo de livros economicamente vivel para as grficas e os leitores. A prensa mvel foi fundamental para a evoluo nas cincias. Como consequncia, a Igreja perdeu a hegemonia do conhecimento e da educao, que saiu das mos dos monges copistas nas abadias, para uma difuso em larga escala de livros impressos. A educao, agora em outras mos que no s da Igreja, descortinava-se ento a existncia de um novo mundo completamente diferente do que se conhecia at ento. Este foi o panorama predominante at o incio da Idade Moderna que, com o advento da Revoluo Francesa pelas mos da burguesia, destri e reconstri valores sociais, tira o poder das mos dos nobres e separa o clero do governo. A famlia ainda mantinha a conformao vinda desde outros tempos. No final do sculo XVIII, inicia-se uma nova revoluo, a industrial. Principalmente na Inglaterra detentora de hegemonia econmica e poltica, denominada Reino Unido, com o poder soberano sobre pases conquistados e colonizados. A Revoluo Industrial teve como uma das consequncias sociais a migrao dos campos para os grandes centros industriais e comerciais, separando assim grande parte das famlias. Seus descendentes vinham para a cidade, para colher os frutos da prosperidade. Na Inglaterra em especial, o trabalho nas fbricas existiam para as mulheres e crianas por serem mo de obra barata, trabalhando em turnos de doze horas dirias. Os homens ficavam margem, sem ter empregos. Com o parco salrio das mulheres e das crianas, insuficiente para uma vida digna, as grandes cidades, Londres em especial, sofreu um processo de

12 favelizao e de prostituio, vez que no havia trabalho para todos. Assim, como um reflexo dessa conformao social, a famlia, como ncleo formador de valores, viu-se abalada em seus pilares. O final do sculo XIX e incio do sculo XX trazem grande desenvolvimento industrial com novas tcnicas, novas mquinas, com o petrleo e o carvo vegetal girando as rodas do progresso. As famlias agora, mais reduzidas, eram basicamente constitudas pelos pais e filhos, que permaneciam nesses lares at a idade em que se pudessem se lanar ao mundo em busca da sua sobrevivncia e sucesso profissional. Essas famlias giravam ainda em torno de um poder patriarcal. O pai, dono do poder absoluto, ditava a ordem do dia; os filhos, agora iam para as escolas, que se espalhavam por toda Europa, propiciando o aprendizado de uma gama de profisses. No incio do sculo XX o mundo surpreendido pela Primeira Guerra Mundial, agonia dos imprios centrais ainda presos aos restos do feudalismo patriarcal que estava morrendo. Naes contra naes, um extermnio criminoso de filhos, pais e irmos. As mes, filhas e irms tiveram que aprender a prescindir dos homens, cujos sofrimentos estavam nos hospitais ou restos mortais no cemitrio. A necessidade de sobrevivncia obrigou-as a sair de casa em busca do sustento, o que, por fim, acabou por colaborar com a emancipao do smbolo mais humilhante da dominao masculina, que lhes vetava a vida na cidade. Assim, sozinhas em meio aos semelhantes, se originaram as crianas da gerao futura, que muitas vezes conheciam os pais somente por meio das lgrimas das mes em luto. Ainda no recuperados de to cruenta guerra, vinte anos depois sobrevm a Segunda Guerra Mundial, que acabou por arrastar as mulheres ao combate, substituindo os homens na retaguarda das batalhas, na resistncia, incorporadas, dotadas de uma determinao que at ento era prerrogativa dos homens. Esta guerra no mais foi uma guerra de canhes, baionetas e fuzis, mas, sim uma guerra de extermnio da humanidade, em nome de uma raa dita eleita. Com alegorias carnavalescas, surge o nazismo, que tinha por objetivo no a eliminao do inimigo, da nao, mas sim da humanidade, considerada pelo nazismo uma subumanidade. Em nome de uma raa ariana pura haveria a tentativa de eliminao das mulheres, homens, idosos, crianas, anormais deficientes, loucos, enfim os outros. As mulheres acabaram por entrever entre

13 Auschwitz e Hiroshima, um anncio de um novo mundo que as incitava a tomar as rdeas de sua condio.
No era indiferente ser ariano ou judeu, agora eu sabia mas no percebera que existia uma condio feminina. De repente, encontrei um grande nmero de mulheres com mais de quarenta anos e que, atravs da sua diversidade de suas oportunidades e seus mritos, tinham todas passado por uma experincia idntica: haviam vivido como seres relativos. (Simone de Beuvoir, apud ROUDINESCO, 2003, p. 75)

Os avanos tecnolgicos, aliados aos acontecimentos polticos e econmicos causaram mudanas sociais, entre elas as tcnicas de regulao dos nascimentos, que substituram o coitus interruptus, e o uso dos preservativos masculinos. As mulheres tomaram para si o planejamento familiar, com dispositivos intrauterinos, a plula anticoncepcional e o aborto; conquistaram, a um custo de lutas difceis, poderes que permitiram reduzir a dominao masculina. Na segunda metade do sculo XX essas modificaes se aprofundaram, pelas regras da esttica e da moda e a uniformidade das aparncias corporais formou a grande revoluo da condio feminina. Com o divrcio, institudo na revoluo, restrito, proibido e finalmente restabelecido, embora sempre condenado pelos conservadores, sob a alegao que este seria o final da instituio famlia, na abolio dos sentimentos e o aniquilamento de toda a vida social. A famlia sofria uma desconstruo que a afastava da instituio do casamento, no mais perene. O direito cannico, necessrio legitimao da unio conjugal, de seus filhos, acabou perdendo seu simbolismo laico. O rito festivo do casamento, antes considerado o ato fundador da clula familiar passou a ser visto como um contrato mais ou menos duradouro. Assim dessacralizou-se o casamento e a humanizao dos laos de parentesco, a famlia contempornea frgil, neurtica em desordem buscando um equilbrio entre homens e mulheres, a famlia construda desconstruda e reconstruda busca sua alma incerta. Os filhos agora possuem dois ou mais pais e mes, criados agora com meiosirmos ou meias-irms, sob um mesmo teto, porm diferente muitas vezes daquele de origem. A famlia irregular tornou-se monoparental, as filhas tornaram-se mes solteiras, no mais colocadas margem da sociedade, no mais sendo vistas como transgressoras do casamento, mas, sim como produo independente.

14 O divrcio agora corrente ainda era tambm uma transgresso, na qual as mulheres divorciadas no eram vistas com bons olhos pelas famlias e no eram bem recebidas pela sociedade. As mulheres agora podiam controlar o nascimento dos filhos, os homens podiam ter filhos em diversos leitos. Essas crianas habitavam famlias coparentais, recompostas, biparentais, multiparentais, pluriparentais ou monoparentais. Essa famlia mais parecida com uma tribo inslita, remanescente da idade selvagem de Engels, uma rede assexuada, fraterna, sem hierarquia ou autoridade, na qual cada um se sente autnomo ou funcionalizado, tornou-se o discurso familiar do final dos anos sessenta. Toda a contestao desta dcada foi um movimento anticapitalista e libertrio, uma cultura do narcisismo e do individualismo, a religio do eu. O que dipo fora para Freud como o heri conflituoso de um poder patriarcal decadente, smbolo do interdito. Narciso encarnava uma humanidade sem esse interdito, fascinada pelo poder da prpria imagem, um verdadeiro desespero de identidade. O progresso da cincia descobre a inseminao artificial, substituindo as relaes sexuais por uma interveno mdica. Pela primeira vez na humanidade a cincia substitua o homem e a mulher, trocando o ato sexual por um ato mdico. At ento as mulheres podiam conhecer o prazer sem o risco da procriao, agora fabricam-se os filhos livremente, sem prazer ou desejo. A princpio ainda essas crianas, tinham como genitores seus pais e mes. Em um estgio posterior, no caso da infertilidade masculina, tambm foi possvel a utilizao de smen de um desconhecido para a gerao de filhos. Com o aperfeioamento da inseminao in vitro, as doenas das trompas e ovrios no mais impediam a gravidez para as mulheres, com um smen e um vulo annimos, fertilizados em proveta e posteriormente implantados no tero da me, as mulheres poderiam ter seus filhos. Ainda que o tero da me no fosse capaz de abrigar o ente esperado, a barriga de aluguel surgiu como uma soluo. Assim, esta criana, originada de um smen muitas vezes desconhecido, um vulo nas mesmas condies, era abrigada no ventre de uma terceira pessoa. Se o vulo fosse da me, esta criana locatria de um tero estranho teria duas mes; se o smen fosse do prprio pai, com um vulo desconhecido, a criana teria trs mes.

15 Surgiram assim projetos que derivam da fantasia da eternidade, ou da inseminao post mortem. Desde que se formou a unio sindismica, nos primrdios da civilizao, at os dias atuais, a famlia passou e passa por modificaes cada vez mais profundas. Os valores ticos, morais e de responsabilidade deixaram de ser valores representativos da ordem natural da qual se compunha o ncleo familiar. As ligaes so efmeras, a busca pelo prazer tornou-se o carro chefe do comportamento humano. A lei que vigora infelizmente a lei da vantagem, no mais importa se o ato correto e verdadeiro, o que importa seu resultado.

CONSIDERAES FINAIS

O ncleo familiar passou e passa por transformaes profundas e marcantes, sendo construdo e desconstrudo a cada transformao no ambiente econmico, poltico e cultural a uma velocidade nunca antes vista como nessa era de mundo globalizado. A sociedade hoje muito mais voltada para um consumismo exacerbado, em detrimento dos sentimentos, procura avidamente a posse dos bens materiais. A figura paterna detentora do falo, chefe, proprietrio, provedor e mandatrio maior desse ncleo bsico est deixando de existir. A me, maternal, domstica e domesticada, o grande seio, organizadora de seu territrio, dona absoluta de sua prole, provedora do bem estar, conforto, carinho e educao em nome deste consumismo teve que sair de seu reduto maior, para o mundo, em busca da complementao do sustento e vtima das necessidades de consumo. As mulheres em particular formam uma fora de trabalho que se equipara ao homem. Muitas se tornaram detentoras absolutas do falo. Os filhos, quando elas se permitem t-los, so em nmero reduzido, sendo o filho nico, na maioria dos lares modernos, um lugar comum. Esses filhos, desde muito cedo, so colocados em creches, escolinhas maternais, ou ainda se as posses materiais forem suficientes, com uma bab, praticamente em tempo integral, e as figuras parentais necessrias ao desenvolvimento desses filhos tornam-se ausentes. Pode-se dizer que essas figuras so simples coadjuvantes na biografia dessas crianas, chegam a seus lares ao anoitecer, esgotados das duras exigncias desse novo senhor

16 feudal, encontram os filhos j devidamente alimentados e higienizados, prontos para o sono da noite, tornando-se assim meros visitantes noturnos e de finais de semana. As unies desfeitas e as mes solteiras, s vezes ainda adolescentes por opo ou por acaso deram azo ao surgimento do filho criado por somente um dos pais ou mesmo por vrios pais, ou ainda pelos avs, tornando-os irmos da me ou do pai. Outro peso muito grande, colocado num dos pratos desta balana vivencial, a quantidade macia de informao que invade os lares pela profuso de computadores, televises, notebooks, tablets, vdeo games e celulares que tornaram o mundo real um mundo virtual. O nmero de celulares habilitados at meados do ms de maio deste ano, mundialmente, igual metade da populao do planeta, cerca de 3 bilhes. Em 59 pases, incluindo a o Brasil, existe mais de um celular por habitante. Os programas de rede social, como o facebook, orkut etc. j possuem mais de um bilho de usurios. Hoje se mede a popularidade de um jovem pela quantidade de amigos que ele possui no facebook. Com alguns dlares pode-se comprar amigos para que essa popularidade seja maior. Esses amigos espalhados pelas redes sociais so chamados de zumbis, pois, so inexistentes3, so apenas softwares desenvolvidos para enviar mensagens de amizade. Pode-se comprar uma legio desses falsos seguidores! O mundo tornou-se um grande big brother, praticamente no existem mais lugares onde se possa estar invisvel, nem mesmo dentro dos lares. Os aparelhos de televiso j so interativos, com acesso internet, assim como geladeiras e fornos de micro-ondas. Este grande senhor feudal vigia seus vassalos diuturnamente, tal qual imaginou George Orwell em seu livro, 19844. Essa parafernlia tecnolgica funciona como uma bab eletrnica; os meios de comunicao tornam-se formadores de padro de conduta e educao, nem sempre alinhados aos padres sociais de um lar. O padro Globo de comportamento tornou-se um formador do desenvolvimento da personalidade. Qual seria o resultado do somatrio de todos esses fatores?

3 4

Revista Veja, edio 2267, de 02/05/2012. George Orwell 1984 1 Edio, 2009. So Paulo, Cia das Letras

17 As crianas da atualidade, no so mais crianas, passam pela infncia sem percepo do que ser criana, aspirando adolescncia. Nesta sociedade ps Darwiniana, a seleo natural transformou-se em uma seleo artificial baseada nas melhores formaes possveis, no do mais tempo do viver da infncia. As crianas hoje vo para a escola, aprendem outro idioma, frequentam academia, praticam esportes, fazem dietas, possuem e pertencem a um mundo virtual, no qual a competio por um lugar precede todas as outras necessidades. o competir pela vida. Se, esto nos lares durante o pouco tempo que lhes sobra depois de tantas atividades, esto isoladas em um mundo particular, no formato da tela de um computador, ou da televiso, assim como seus pais, cada um em sua ilha de solido. So crianas vazias de contedo, no conseguem mais escrever com uma caneta esferogrfica. Esto preocupadas em vencer sempre: em vencer no vdeo game virtual, e para eles a vida tornou-se um vdeo game a ser conquistado. O padro de conduta mudou, a competio cada vez mais acirrada, a escassez de empregos est espreita para liquidar os mais fracos. O raciocnio e o pensamento deixaram de ser analgicos e passaram a ser digitais, o mundo dos bits e dos bytes, zero ou um, morto ou vivo, dentro ou fora, no existe mais meio termo. Nas raras vezes em que procuram a convivncia dos pais que, com alguma frequncia no so os mesmos de antes. Dormem em uma casa e acordam em outra, ao lado de um pai ou me estranhos, com irmos que s so irmos pela metade e que at ontem no conheciam. A sexualidade, elevada a seu mximo grau, impede uma passagem pela infncia e adolescncia mais ou menos tranquilas. O cotidiano uma srie de ficar, de relaes amorosas annimas, quando muitas vezes nem o nome do parceiro se sabe. A luta pela conquista do sexo oposto foi banalizada a tal ponto que no mais importa quem, quando nem o porqu. As novas geraes e as atuais esto de uma maneira geral naufragadas nesse mundo de realidade virtual. Assim no h que se perguntar que mundo se est construindo para os filhos do futuro, mas sim, que filhos esto sendo construdos para o mundo do futuro.

18 REFERNCIAS ENGELS, F. A Origem da Famlia, da propriedade privada e do estado . Rio de Janeiro, Civilizao Brasileira, 1982 HEIDDEGGER, Martin. Carta Sobre o Humanismo. 2 Edio, So Paulo, Editora Centauro, 2005 POND, Luiz Felipe. Narcisismo no Face. Folha de S. Paulo, So Paulo, p. E8, 16 de Abril de 2012. REALE, Giovanni; ANTISERI, Dario. Histria da Filosofia, vol. 1 Antiguidade e Idade Media. So Paulo, Paulus, 1990 ROUDINESCO, Elisabeth, A Famlia em Desordem. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003. TOFFLER, Alvin. O Choque do futuro. Rio de Janeiro: Artenova, 1972. ________ , ____ . A Terceira Onda. 20 Edio, Rio de Janeiro: Record, 1995. ________ , ____ . O Big Brother, Veja, So Paulo, edio 1824, ano 36 n 41, p. 11, 2003 CARELLI, Gabriela. A Gerao Coisa Nenhuma. Veja, So Paulo, v. 18, edio 2267 de 2 de maio de 2012. GIANINI, Tatiana. Mercado de fs Zumbis. Veja, So Paulo, v. 18, edio 2267 de 2 de maio de 2012. Rede Mundial de Computadores CASTRO, Murilo Cardoso. A ciberntica, fundamento da informtica. Ciberntica Arqu da Informatizao. Encontrado em: http://www.filoinfo.bemvindo.net/filosofia/modules/AMS/article.php?storyid=40. Acesso em 18/04/2012. PERCHE, Amelia Cristina Oliveira. A era da informao e o mundo do trabalho. Encontrado em: Encontrado em: http://jus.com.br/revista/texto/17108/a-era-dainformacao-e-o-mundo-do-trabalho. Acesso em 18/04/2012. SIMIONATO, Marlene A.W., OLIVEIRA, Raquel G. Funes e Transformaes da Famlia ao Longo da Histria. Encontrado em: http://www.abpp.com.br/abppprnorte/pdf/a07Simionato03.pdf. Acesso em 18/04/2012. SOARES, Felipe. Trabalho e consumo, Encontrado em: http://www.setelagoas.com.br/sete-lagoas/colunistas/felipe/12755-coluna-filosofia-trabalho-econsumo. Acesso em 04/04/2012 Consumismo Infantil, um problema de todos. Encontrado em: http://www.alana.org.br/CriancaConsumo/ConsumismoInfantil.aspx. Acesso em 05/04/2012. Saiba mais: Mcluhan conceituou a Aldeia Global. Encontrado em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u350765.shtml. Acesso em 08/06/2012.

19 ABSTRACT

This paper presents a comparison between the various stages of human development, linking technological progress and its influence en the world end especially in cell mater of humanity: the family. Are the reflections that were formed in a long of six decades of life, plus the invaluable knowledge gained during a Philosophy college studies. Walk the main events since the dawn of civilization and its consequences for humanity itself. To reach the dizzying current time in which the family is almost deconstructed, technology, especially information, run without brakes. The ethical values and moral responsibility in narcissistic world are increasingly decadent. The consumer market makes life disposable, the ephemerality of their stay.

KEYWORDS Development, family, slavery, technology.

You might also like