You are on page 1of 1

ECOLOGIA Introduo, organizao e componentes de um ecossistema

ESTUDO DIRIGIDO

1. Defina o termo Ecologia. Qual o seu significado? 2. Descreva o objetivo da Ecologia: 3. Identifique o menor e o maior nvel de organizao dos seres 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. 14. 15. 16. 17. 18. 19. 20. 21.

BIOLOGIA Prof. Michael Rocha


BiologiaParalela.blogspot.com

vivos: Descreva o conceito de populao ecolgica: Relacione populao ecolgica comunidade ecolgica: Defina os termos Bitico e Abitico: Como est estruturado um Ecossistema? Defina o termo Trfico. Qual o seu significado? O que vem a ser Nveis Trficos? Exponha as categorias de seres vivos a nveis trficos: Diferencie os produtores dos consumidores: Qual a relao de interdependncia dos consumidores com os produtores? Identifique a relao dos herbvoros com as classes de consumidores: Explique a diferena entre a classe consumidora primria das demais categorias de consumidores: Defina o termo Onvoro: Defina o termo Decomposio: Defina o termo Reciclador: Em matria ecolgica, qual a importncia dos decompositores? Dentre os cinco reinos dos seres vivos, quais se enquadram a categoria de organismos decompositores? Identifique a diferena entre seres vivos detritvoros e decompositores: Correlacione organismos carniceiros com os necrfilos e saprtrofos:

GABARITO: 1. Termo Eco = casa, ambiente + logia = estudo estudo do ambiente. 2. o ramo da biologia que estuda as relaes entre os seres vivos e o meio ambiente onde vivem. 3. tomo (menor) e Biosfera (maior). 4. o conjunto de seres da mesma espcie que habitam o mesmo local e intervalo de tempo. 5. Uma comunidade formada por seres vivos de espcies diferentes, sendo assim, constituda por populaes. 6. Termo bio = vida; A = negao Bitico = elemento vivo, comunidade biolgica; Abitico = fator qumico-fsico, elemento no-vivo. 7. Por elementos biticos e abiticos, onde, independente do seu tamanho, observa-se o ciclo de matria e o fluxo de energia. 8. Termo trofo = alimentao. 9. So os nveis de organizao dos seres vivos de acordo com a forma de alimentao. 10. Produtores, consumidores e decompositores. 11. Os produtores so seres auttrofos, diferentes dos consumidores (hetertrofos), capazes de produzir seu prprio alimento a partir de substncias inorgnicas. 12. Os consumidores, mesmo que indiretamente, necessitam do alimento fabricado pelos produtores. 13. Formam a primeira classe de consumidores, pois se alimentam seres auttrofos, assim, classificados como consumidores primrios. 14. As demais so carnvoras, pois os consumidores secundrios, tercirios, e assim por diante, se alimentam de outros consumidores e no, exclusivamente, de produtores como os consumidores primrios (herbvoros). 15. Termo oni = completo + voro = comer alimentao variada. 16. Termo de = dissociar + composio = construo destruir. 17. Termo re = repetir + ciclo = crculo repetir um ciclo. 18. So recicladores da natureza. Transformam a matria orgnica em elementos inorgnicos capazes de ser reaproveitados pelos produtores, renovando o ciclo da matria no ambiente. 19. Bactrias e fungos. 20. Os detritvoros se alimentam de restos orgnicos, como fezes, secrees e at de matria morta so tambm recicladores da natureza , porm, diferente dos decompositores, no chegam a liberar materiais inorgnicos, mas acabam reduzindo a matria, auxiliando os decompositores. Espcies animais e protozorios so exemplos desses organismos. So tambm classificados como Necrfilos e Saprtrofos. 21. Ambos se alimentam de matria orgnica morta, entretanto os carniceiros se limitam ao consumo de carne, como urubus e hienas.

You might also like