You are on page 1of 13

Fechamento de arquivos em CorelDraw

Fechamento de arquivos no CorelDraw X5


Para fechar um arquivo a partir do CorelDraw X5, assim como de qualquer outro aplicativo, precisamos inicialmente observar se est tudo correto com ele. Para no termos surpresas na impresso, precisamos ter nosso aplicativo devidamente configurado, principalmente quanto ao perfil de cores. Quanto as demais configuraes e formas de operar fica a critrio e gosto de cada um, entretanto esta configurao ao lado indispensvel. Atravs do menu Ferramentas, Gerenciamento de Cores, Configuraes Padro, ser feita a configurao que servir de base para todos os arquivos criados para impresso em seu computador.

A tela a seguir ilustra como seu aplicativo pode ser configurado para criar arquivos com maior fidelidade de cores entre o que voc v em seu computador e o resultado final da impresso.

O sute de aplicativos do Corel evoluiu muito nesta verso X5, aproximando-se das verses de softwares da Adobe, principalmente na maneira de tratar o gerenciamento de cores. Um dos principais benefcios a maior fidelidade de cores na sada final. O principal prejuzo a converso de imagens de RGB para CMYK, que sofrem uma profunda alterao nas cores. Por outro lado, embora seja usual, no aconselhvel fazer tal converso no software. O conselho portanto, tratar e converter todas as imagens no Photoshop antes de importar para o Corel. Outra observao importante utilizar o perfil CMYK Coated FOGRA 27 (ISO 12647-2:2004) tambm no Photoshop, pois no recomendado fazer converso de cores CMYK para outro perfil CMYK. Para prosseguir com o fechamento, precisamos verificar se todas as imagens esto em CMYK. Caso no estejam, necessrio fazer a converso no Photoshop e importar novamente. Se no for possvel fazer tal alterao no Photoshop, faa no Corel e avalie se as alteraes de cores esto em um nvel aceitvel. O prejuzo geralmente ocorre nos tons mais escuros, onde muitas vezes aparecem manchas e reas mais escuras. Agora que est tudo certo hora de gerar o arquivo postscript. Utilizando a impressora instalada anteriormente, s observar os passos a seguir.

1. Pressione Ctrl+P ou v at o Menu Arquivo, Imprimir. Na tela que aparecer, selecione a impressora instalada PostScript, em seguida habilite a opo Usar PPD.

2. Neste momento aparecer uma tela como mostra a figura abaixo onde dever ser informado o local onde est salvo o arquivo PPD que foi baixado do site da Edelbra. Selecione o arquivo e clique em Abrir.

3. Este o momento da configurao do tamanho do papel. Verifique o tamanho em seu arquivo primeiramente para inserir os tamanhos corretos.

4. No campo Tamanho do papel selecione a opo Tamanho de pgina personalizada PostScript.

5. Nesta tela insira os valores correspondentes ao tamanho que ir personalizar. No exemplo, a pgina do arquivo possui 215 X 300mm, ento, neste caso, foi configurado a sada para 235 X 320mm. A regra a ser utilizada sempre a mesma, 20mm a mais na altura e na largura, isso o necessrio para aparecerem as sangrias do documento e para a colocao das marcas de corte e registro. Outro detalhe a ser observado a Direo de alimentao do papel, neste caso foi selecionado a opo Borda curta primeiro, pois o documento possua a base menor que a altura. Para o caso contrrio (ex. 460 X 300mm de arquivo) a opo a ser selecionada seria Borda longa primeiro. Esse detalhe importante para a orientao ficar correta no fechamento.

6. Na aba Cor configurar conforme a imagem abaixo.

7. Na aba Composio deixar como na imagem acima.

8. Na aba Layout configurar como na imagem abaixo.

9. Na aba Pr-impresso habilitar a opo Imprimir marcas de registro e Cortar/dobrar marcas, bem como Somente exterior. No caso de dvidas s configurar conforme ilustrao acima. As barras de calibragem no so necessrias, pois sero adicionadas pelos operadores de pr-impresso no momento da montagem para impresso.

10. Na aba PostScript configurar conforme a imagem abaixo.

11. O Corel faz um Preflight do seu arquivo e nele pode conter informaes importantes, caso o arquivo tenha algum problema. Neste caso ele est apontando apenas que as marcas de impressora no cabem na mdia, mas no se preocupe com isso, apenas as pontinhas das marcas esto fora.

12. Veja na Visualizao de impresso que o arquivo coube direitinho dentro da mdia configurada.

13. Agora feche a Visualizao de impresso e clique no boto Imprimir. Aparecer uma tela onde dever ser informado onde o arquivo ser salvo. Selecione a opo do tipo de arquivo para Arquivo Postscript (*.ps), de um nome adequado ao seu arquivo e clique em Salvar.

14. Pronto, seu arquivo postscript foi gerado corretamente. Para visualizar o PDF preciso utilizar o Acrobat Distiller. Recomenda-se sempre utilizar uma verso atualizada do Acrobat. Neste caso utilizou-se a verso 9 do pacote Acrobat Professional. Este outro momento crtico na gerao de um PDF com qualidade para impresso offset. Recomenda-se utilizar o joboptions fornecido pela Edelbra, o qual oferecido para download no prprio site.

You might also like