You are on page 1of 56

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MDIO

Amenaide Bezerra Xavier

2007/2

CENTRO UNIVERSITRIO FEEVALE INSTITUTO DE CINCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES CURSO DE CINCIAS SOCIAIS- LICENCIATURA PLENA

RELATRIO DE ESTGIO SUPERVISIONADO NO ENSINO MDIO

Amenaide Bezerra Xavier

Professor Supervisor Mr. Joo Alcione S. Figueiredo

Novo Hamburgo, novembro de 2007.

SUMRIO

INTRODUO ............................................................................................. 03 1 APRESENTAO DA ESCOLA .............................................................. 04 1.1 Objetivo da escola ............................................................................ 04 1.2 Filosofia da escola ............................................................................ 04 1.3 Relacionamento da escola com a comunidade................................. 04 1.4 Ambiente escolar .............................................................................. 05 1.5 Aspectos fsicos da escola................................................................ 05 1.6 Situao socioeconmica e cultural dos alunos................................ 05 1.7 Direo: Formao e experincia(relato).......................................... 06 1.8 Superviso ........................................................................................ 06 1.9 CPM.................................................................................................. 07 1.10 Conselho Escolar ........................................................................... 07 1.11 Avaliao........................................................................................ 07 1.12 Recursos disponveis para o estgio.............................................. 07 1.13 Relatrio visual da escola............................................................... 07 2. PROJETO POLTICO PEDAGGICO DA DISCIPLINA DE CINCIAS SOCIAIS NO ENSINO MDIO ............................................................................ 09 3. RELATRIO DAS OBSERVAES ..................................................... 11 Anexos das observaes 4. PLANOS DE AULA ................................................................................ 24 Anexos dos planos de aula 5. CONSIDERAES FINAIS .................................................................... 54

INTRODUO

O trabalho aqui apresentado engloba o Relatrio de Observao de Aulas e o Relatrio de Estgio supervisionado no Ensino Mdio, orientado pelo professor Ms. Joo Alcione Sganderla Figueiredo, no Colgio Estadual Guianuba, na qual faz parte do projeto Escola Aberta. O estgio foi realizado no segundo semestre de 2007, totalizando 60 horas, sendo 05 horas de observao, 10h/a de prticas de ensino em uma turma de primeira srie do ensino mdio, 30 horas de atividades extra-classe e 15 horas de planejamento. Conciliar a teoria a pratica em sala de aula uma tarefa difcil, nos exige esforo, dedicao e acima de tudo comprometimento com a educao, onde sabemos que no existe uma receita especfica. Espero, no decorrer do trabalho, passar que a tarefa alm de ser custosa em vrios momentos, plenamente gratificante quando nos vemos como um facilitador estamos contribuindo para a tal(mesma). Tentarei construir e afirmar o papel de mediador, para integrar, questes relativas ao desenvolvimento individual, construo de conhecimentos e interao social. Sabendo que a ao pedaggica deve se ajustar ao que os alunos conseguem realizar em cada momento de sua aprendizagem, para se construir em verdadeira ao educativa. em (da) educao e que

1 APRESENTAO DA ESCOLA

1.1 Objetivo da Escola

A escola tem por finalidade desenvolver o educando assegurando-lhe a formao integral indispensvel pra o exerccio da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir profissionalmente e em estudos posteriores.

1.2 Filosofia da Escola

Com liberdade, responsabilidade, igualdade, justia e democracia, a educao proporciona o encontro do ser humano consigo e com o mundo.

1.3 Relacionamento da Escola com a comunidade A gesto atual do colgio desenvolvida de modo coletivo, com participao de representantes de todos os segmentos nas decises e encaminhamentos administrativos, financeiros e pedaggicos, oportunizando a alternncia no exerccio da representatividade e participao da comunidade em geral. A comunidade participa ativamente atividades realizadas na escola, sejam elas: Festa junina, Missa Crioula, Concurso Garoto e Garota Guianuba Feira de Cincias, Semana da Conscincia Negra, etc. contribuindo significativamente para o sucesso de todos os eventos.

1.4 Ambiente Escolar

O ambiente da escola no geral bastante acolhedor, tranqilo e harmonioso seu espao fsico grande e mantido limpo. Seus alunos do turno da manh so adolescentes, onde suas relaes sociais entre eles e os professores so forma amigvel e respeitosa.

1.5 Aspectos Fsicos da Escola

Prdio Administrativo: Abrange sala de professores, secretaria, sala de computao, arquivo morto, sala de reprografia, salas de vice-direo, direo, servio de orientao educacional, servio de superviso escolar, banheiros de funcionrios (masculinos e femininos), dispensa, sala de Educao Fsica, Grmio Estudantil.

Prdio Pedaggico: Abrange biblioteca, 16 salas de aulas, sala de coordenao, laboratrio Cincias Fsicas e Biolgicas, sala da Rdio Interna Guianuba, banheiros masculinos e femininos, refeitrio, cozinha, cantina, sala de audiovisual, depsito, casa do guarda, laboratrio de aprendizagem, rea coberta.

Ptio e quadra para prtica de Educao Fsica e recreao.

1.6 SITUAO SOCIOECONMICA E CULTURAL DOS ALUNOS

Atendendo alunos matriculados na Educao Infantil ao terceiro ano do Ensino Mdio, nos turnos manh, tarde e noite, com idade a partir dos 05 anos, sendo eles de faixa etria bastante diversificada, bem como estado civil, situao financeira, estrutura familiar, localizao de origem e credo religioso.

Seu nvel socioeconmico e cultural composta na sua maioria pela classe baixa. Demonstram interesses e participao nos assuntos relacionados comunidade escolar.

1.7 Direo: Formao e experincia (relato)

diretor da escola

tem

como formao:

Graduao em Letras

Portugus/Literatura e Ps-graduao em Gesto Escolar concludo no Instituto Rio Branco.

Esta a sua 3 gesto como diretor na escola, trabalha h 30 anos na rea da educao. Demonstrando com isto, responsabilidade e conhecimento do seu papel de educador na comunidade escolar, juntamente com toda sua equipe. Tem participao sindical como membro da diretoria do CPERS 20 Ncleo Canoas no perodo de duas gestes.

1.8 SUPERVISO

O Servio de Superviso tem por objetivo garantir unidade do planejamento e da ao pedaggica numa viso progressista, propiciando condies para eficcia de sua execuo, visando a um processo dinmico, criativo e inovador, unificando em torno dos objetivos gerais da Escola, e diversificado em funo das caractersticas especficas de suas respectivas reas de trabalho, sendo agente de mudana e problematizador da prtica educativa.

O Servio de Superviso Escolar coordenado por trs profissionais com formao em Pedagogia, Superviso Escolar.

1.9 CPM A escola mantida com recursos enviados pela Secretaria Estadual de Educao, atravs da vigsima stima coordenadoria de Educao. Tambm o CPM Crculo de Pais e Mestres auxilia na arrecadao de fundos, auxiliando nas despesas. A escola tambm pode contar com o mesmo em outros aspectos como organizao das oficinas para a comunidade durante os fins de semana, festas e dificuldades na falta de recursos humanos como merendeira e auxiliar de limpeza.

1.10 CONSELHO ESCOLAR

Atuao permanente do Conselho Escolar nas atividades e questes administrativas consultivo, deliberativo e fiscalizador; financeira onde o mesmo aprova compras de materiais ou bens necessrios escola e pedaggica da Instituio quando tem que resolver casos omissos do presente regimento e participao na construo do Projeto Poltico Pedaggico, mobilizando a comunidade escolar.

1.11 AVALIAO

A avaliao um processo contnuo, participativo, cumulativo, com funo diagnstica, investigativa, prognstica e somativa, com prevalncia dos aspectos qualitativos sobre os quantitativos e dos resultados ao longo do perodo sobre a avaliao final apresentada as seguintes caractersticas. planejada de acordo com o PPP. Levam em conta o crescimento do aluno e as condies que apresenta para o prosseguimento dos estudos. Realizasse ao longo de todo o processo educativo. quantitativo-qualitativo, incluindo o domnio de contedos, a aquisio de conceitos, desenvolvimento de atividades, hbitos e habilidades.

Envolve professores alunos e servios DO DESEMPENHO DA ESCOLA.

A avaliao que a instituio realiza envolve a avaliao de cada servio e/ou setor, constatando-se se os objetivos estabelecidos foram ou no atingidos atravs da consecuo de suas respectivas metas. Os resultados dessa avaliao servem de base para o replanejamento de novas aes.

1.12 RECURSOS DIDDICOS-PEDAGGICOS

Os recursos a disposio dos professores e alunos so vrios como, fitas de vdeo, cds, aparelhos de som (cd, cassete e rdio), aparelho de tv, aparelho de DVD, retroprogetor, mimegrafo, fotocopiadora, computadores. Podemos listar ainda os mapas, entre outros.

2 PROJETO POLTICO PEDAGGICO NA DISCIPLINA DE CINCIAS SOCIAIS NO ENSINO MDIO.

OBJETIVO GERAL O estudo das Cincias Sociais no Ensino Mdio tem como objetivo geral introduzir o aluno nas principais questes conceituais e metodolgicas das disciplinas de Sociologia, Antropologia e poltica(economia), devendo

portanto,fornecer instrumentais tericos para que o aluno entenda o processo de mundializao do capital em correspondncia com as sucessivas revolues tecnolgicas.

As Cincias Sociais devem permitir tambm a reflexo sobre as relaes de poder e ampliar a noo de poltica, enquanto um processo de tomada de decises que afetam a coletividade.

CONTEDOS: 1 Introduo Sociologia. Sociedade. Grupo Social. Comunidade. Status.

10

Classe Social. Estratificao Social. Espao Social. Fato Social. Mobilidade Social.

2 Pirmide Social Brasileira. Aparelhos Ideolgicos do Estado. Sistemas Polticos Econmicos. Formas de Governo. Regimes Polticos. Modos de Produo. Evoluo Poltica Brasileira. Soberania e Autonomia do Estado. As Constituies Brasileiras.

3 O homem como agente poltico (Ser Social). Relao do homem e participao dos Movimentos Sociais (Associaes de bairro, Clubes de Mes, Sindicatos, Associaes Esportivas, etc.).

A importncia das eleies nas instituies civis e cargos eletivos do pas.

Relaes do cidado com as instituies polticas, com a Cmara de Vereadores, Prefeitura, Assemblia Legislativa, Congresso Nacional, Judicirio, envolvendo a sade, o lazer, a cultura, a educao.

Valores ticos em defesa da vida.

11

3 RELATRIO DAS OBSERVAES

Srie: 1 ano Turma: 113 Data: 02/09/07 Durao: 5h/a Disciplina: Sociologia Professor: X Tema de aula: Poltica e Poder (continuao) Horrio: 07h 40min s 12h

Observao da aula: O professor iniciou a aula com alguns lembretes, os alunos teriam que ir ao ptio para assistir ao hasteamento da Bandeira e cantar o Hino Nacional. Comentou tambm, sobre o teste feito pela turma, onde na viso do professor foi bastante fraco. Com isto, pediu que os alunos estudassem mais, ou pelo menos fossem com os polgrafos lidos para que ficasse mais fcil o entendimento durante a aula. A turma parece ser tranqila quanto ao comportamento, porm mostra-se desinteressada quanto aos contedos. Contendo 14 alunos masculino e 16

feminino, totalizando 30 alunos com faixa etria dos 14 aos 18 anos. Encerradas as observaes ele solicitou que todos pegassem o polgrafo para darem continuidade dos temas da aula passada. Enquanto pegavam seus polgrafos o professor fez a chamada, logo em seguida fomos chamados ao ptio.

12

Ao voltar dos deveres patriticos, o professor fez uma breve reviso da aula anterior onde falou da tipologia das trs formas de poder: O poder econmico, ideolgico e poltico; O Estado como uma das mais complexas instituies sociais criadas e desenvolvidas homem ao longo da histria e que foi o alemo Max Weber quem elaborou uma das melhores definies do mesmo. O professor falou tambm sobre a funo do Estado como mediador das lutas de classes na viso marxista. Em seguida o professor falou sobre os Regimes polticos e ao mesmo tempo foi fazendo um quadro comparativo entre os regimes que so classificados fundamentais: A democracia e ditadura. Durante a aula surgiram vrias participaes da turma sobre os assuntos abordados at bater a sineta sinalizando para o recreio. Ao chegar do recreio o professor solicitou que um aluno apresentasse o trabalho sobre charges lendo as anlises sociolgicas feitas por ele, foram necessrios apenas cinco minutos para o professor retomar a aula. Dando continuidade aos temas do polgrafo, o professor comeou com o tema novo que falava sobre grandes filsofos como Aristteles que afirmou que o homem, por natureza, um ser social, pois para sobreviver, no pode ficar completamente isolado de seus semelhantes; outro filsofo e jurista o Jean Bodin, que argumentava que a famlia tem um s chefe, o pai; o cu tem apenas um sol; o universo, s um Deus criador; outro filsofo o Thomas Hobbes, afirmava que o homem, embora vivendo em sociedade, no possui o instituto natural de sociabilidade. Cada homem sempre encara seu semelhante como um concorrente que precisa ser dominado; para o filsofo poltico Jean-Jacques Rousseau afirmou que cada um de ns pe sua pessoa e poder sob uma suprema direo da vontade geral, e recebe ainda cada membro como parte indivisvel do todo.; e o por fim os filsofos Karl Marx e Friedrich Engels se concentraram no Estado como produto e instrumento de controle da classe dominante e que o papel do mesmo amortecer o choque de conflitos entre as classes antagnicas evitando uma luta direta entre elas. Quanto a este assunto, do alunos foram menos participativos na aula. No geral o professor e os alunos tm um bom relacionamento, mesmo com o comportamento de alguns alunos onde trocavam bilhetes discretamente durante a aula e o professor os chamando ateno. O professor solicitou a turma que

13

lessem o material Conceitos bsicos para a compreenso da vida social para prxima aula que ser conduzida pela estagiria, ou seja, por mim.

Referncias Bibliogrficas COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: Ser, Saber e Fazer. So Paulo, Editora Saraiva, 1999. (cap.XIV). OLIVEIRA, Prsio Santos de. Introduo Sociologia. So Paulo. Editora tica,24 edio, 2002.

14

ANEXO 1 Aulas de Observao

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

4 Planos de aula

Plano de aula: 1 Srie: 1 ano Turma: 113 Data: 17/09/07 Tema: Relaes Sociais Temas Especficos: Conceitos bsicos para a compreenso da vida social. Objetivos: Identificar os conceitos trabalhados e relacion-los ao cotidiano de forma que estejam interligados na vida social de cada indivduo ou comunidade; Analisar e constatar a influncia dos meios de comunicao na vida cotidiana. Conceitos: Isolamento social; Contatos sociais; Comunicao; Interao Social; Processos Sociais: Cooperao, Competio, Acomodao e Assimilao. Instrumentos Didticos: Aula expositiva, com participao do grupo; texto complementar, quadro e giz. Instrumentos de Avaliao: Exerccio individual e/ou em grupo. Desempenho da aula: Como estagirio, primeiramente apresentei-me para turma, falando meu nome, curso, instituio de estudo e o objetivo de est ali, mas

25

no esquecendo de solicitar a compreenso e ajuda de todos para concluir mais uma etapa neste processo de aprendizagem. Logo em seguida, perguntei se algum tinha lido o polgrafo indicado para aula. Passados alguns minutos para a necessria organizao, iniciei a aula, perguntando o que eles entendiam por isolamento social? Surgiram algumas respostas como: uma pessoa que fica separada das outras; quando algum quer se isolar do mundo. Aps vrias respostas, pedi que me acompanhassem durante a leitura que faria sobre os exemplos do material, no qual dizia as histrias de meninas que foram criadas por animais irracionais e viviam margem da sociedade dos homens. No decorrer do assunto, ficou claro que tambm existe isolamento social por opo, ou seja, pessoas que se afastam da sociedade por sua prpria vontade, dei como exemplo o eremita, isolamento fsico (morar em local isolado); isolamento tecnolgico, estrutural, funcional, psquico e habitudinal que constam em texto complementar no anexo.

Aproveitando os exemplos anteriores viu-se a importncia do contato social para o ser humano. A partir da, iniciou-se a segunda parte, escrevi a palavra sociabilidade e perguntei que conceito dariam para esta palavra, como esperado, todos ficaram em silncio, continuando ento citei o que Aristteles afirmou O homem por natureza um animal social, ou seja, que a vida em grupo uma exigncia da natureza humana, para realizar-se plenamente como pessoa e que a sociabilidade uma tendncia do homem para viver em sociedade, principalmente atravs dos contatos primrios e secundrios. Quanto a estes tipos de contato foi trabalhado a importncia dos mesmos no cotidiano de nossas relaes sociais. A medida que eu lia ou pedia para algum aluno ler trechos importantes do texto, amos avanando no contedo com a participao da turma. Falamos sobre os meios de comunicao, sua influncia na cultura, pensamentos e atitudes no comportamento do homem na vida social.

Logo aps, fomos para o conceito de interao social, onde foram destacados os processos sociais associativos e dissociativos como: Cooperao onde a forma de interao social nas quais diferentes pessoas, grupos ou comunidades trabalham juntos para um mesmo fim. Ex.: cooperativa de material reciclado;

26

Acomodao o processo social em que o indivduo ou grupo se ajustam a uma situao de conflito, sem que tenham sofrido transformaes interna. uma soluo superficial do conflito Competio, uma fora que leva os indivduos a agirem uns contra os outros principalmente em pases capitalistas em todas suas atividades, nasce da vontade de ocupar uma posio social mais elevada. Ex.: na escola, no trabalho e a at no lazer; Conflito social quando a competio assume caractersticas de elevada tenso social, onde um processo social bsico porque, empenhando-se em conflitos, os homens provocam mudanas sociais. Ex.: choques raciais, revolues, guerras etc.. Em seguida fiz uma comparao entre competio e conflito utilizando o quadro:

Competio toma a forma luta pela existncia, como a obteno de alimento, de um emprego etc., inconsciente, contnua, impessoal, a competio pode se transformar em um conflito.

Conflito toma formas de rivalidade, discusso, disputa, conscincia, pessoal e, portanto, emocional, implica em violncia ou ameaa de violncia, impulso tentar destruir o adversrio. o primeiro

Em seguida comecei o assunto sobre acomodao e assimilao social solicitando que um aluno procurasse no dicionrio da lngua portuguesa o significado destas palavras: acomodar - adequar, adaptar, conciliar e assimilar incorporar, identificar-se com, sofrer assimilao. Aps a leitura, voltamos a nos concentrar no polgrafo, onde fala que a acomodao um processo social em que o indivduo ou grupo se ajustam a uma situao de conflito, sem que tenham sofrido transformaes internas. uma soluo superficial do conflito, porque este continua latente, isto , pode ocorrer novamente, onde no h mudana de pensamentos, sentimentos e atitudes; as mudanas de comportamento so apenas exteriores. Quanto assimilao um processo de ajustamento pelo qual os indivduos ou grupos diferentes tornam-se mais semelhantes, implica em modificaes internas sendo geralmente inconscientes e involuntria, essas modificaes internas envolvem, pois, mudanas na maneira de pensar, de sentir e de agir.

27

Paralelo aos conceitos abordou-se o exemplo de imigrantes e migrantes, onde alguns destes se limitam apenas no processo de acomodao, enquanto que outros vo alm, ou seja, se desfizeram de sua primeira identificao cultural e passaram a se identificar com a nova cultura, tornando-se parte integrante da sociedade adotada. Logo aps, escrevi o seguinte conceito sobre os mesmos para facilitar melhor compreenso dos alunos:

Acomodao diminui o conflito entre indivduos ou grupos encontrando uma nova forma de viver, podendo ser por meio de coero, compromisso, arbitragem, tolerncia e conciliao.

Assimilao quando indivduos e grupos diferentes aceitam e adquirem padres comportamentais como contatos primrios, linguagem, ausncia de caracteres fsicos distintivos, nmeros e concentrao de indivduos e prestgio de cultura, provocando uma modificao sensvel da personalidade.

Referncias Bibliogrficas

COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: Ser, Saber e Fazer. So Paulo, Editora Saraiva, 1999. (cap.XIV).

OLIVEIRA, Prsio Santos de. Introduo Sociologia. So Paulo. Editora tica,24 edio, 2002.

Anlise da aula:

A aula desenvolveu-se de forma tranqila, a maioria da turma mostrou-se interessada e participativa mesmo no que no tenham lido o assunto antes como combinado (Conceitos bsicos para a compreenso da vida social). No geral, eles acompanharam leitura e foram bastante receptivos quanto a participao do

28

colega. Foi necessrio chamar a ateno de duas alunas, pois estavam de vez em quando trocando bilhetes, e isto poderia tirar a concentrao dos colegas que estavam interessados no assunto.

Infelizmente, foi necessrio acelerar com o contedo e alguns alunos tiveram que sair durante um tempo para cumprirem tarefas exigidas pela gincana que acontecia no momento. Gostaria de ter trabalhado com as reportagens de jornais que levei para melhor fixao dos conceitos das relaes sociais, j que tinha uma programao a ser seguida e solicitada pelo professor titular. Mesmo assim, meu objetivo foi alm do pretendido, podendo afirmar que foi extremamente satisfatria a primeira aula prtica no ensino mdio.

29

ANEXO 2 Aulas Prticas

30

31

32

33

34

35

36

37

Plano de aula: 2 Srie: 1 ano Turma: 113 Data: 08/10/2007

Tema: Comunidade, Cidadania e Minorias.

Temas Especficos: Comunidade, cidadania e minorias.

Objetivos: Identificar diferentes formas de exercer cidadania no cotidiano; Estabelecer a diferena entre minoria e minoria majoritria; e Identificar e comparar os direitos humanos em diferentes lugares(Estado) no Brasil.

Conceitos: Comunidade, tipos de sociedade, cidadania, minorias, democracia representativa e a democracia participativa das minorias.

Instrumentos Didticos: Aula expositiva, com participao do grupo; textos complementares e quadro e giz.

Instrumentos de Avaliao: Exerccio individual e/ou em grupo.

38

Desempenho da aula: Iniciada a aula, o professor me solicitou alguns minutos para falar sobre a etapa final da gincana que ocorreu no ltimo sbado e tambm sobre alguns contratempos surgidos durante a mesma. Logo em seguida, eu e o professor reorganizamos a turma, separando alguns alunos que geralmente gostam de conversar durante a aula e outros que trocam bilhetes ou desenham.

Organizada a turma, foi necessrio dez minutos para que alguns alunos providenciassem seus polgrafos, j que a maioria da turma no tinha o material em mos e muito menos o lido. Em seguida, foi necessrio mais quinze minutos para que fizessem uma leitura do xrox referente aula.

Passado o tempo da leitura, iniciei aula com uma pesquisa sobre algumas referncias das populaes de Porto Alegre e Recife solicitada na aula anterior pela turma e o professor a ttulo de curiosidade dos mesmos, pesquisa esta que servir de base no decorrer da aula para os temas propostos. Apresentada a pesquisa baseada no nmero de habitantes, altitude das cidades, etnia predominante, extenso demogrfica e densidade demogrfica, no qual a turma se mostrou bastante interessada com os quadros comparativos I e II. Aps esta primeira parte, perguntei o que eles entendiam por comunidade? Surgindo uma resposta: grupo de pessoas que moram no mesmo bairro, com esta resposta e mais a leitura no dicionrio onde consta conjunto de pessoas que vivem em comum, sociedade civil ou religiosa, podemos nos aprofundar mais no assunto.

39

A medida que lamos o texto, parvamos para maiores explicaes e com participao de alguns alunos, que tinham sempre algo a acrescentar. Como diz no texto que os limites territoriais so um dos fatores importantes levados em conta pelo socilogo ao descrever e analisar uma comunidade, que examina os diversos grupos que se formam dentro dela e suas relaes recprocas, ento um aluno falou que uma gangue pode ser um desses grupos. Passamos ento, para as principais caractersticas da comunidade como: nitidez o limite territorial da comunidade; pequenez proporciona uma unidade de observao pessoal plenamente representativa do todo; homogeneidade o curso de uma gerao semelhante ao da precedente e a auto-suficincia o que proporciona todas ou a maioria das atividades que atendem s necessidades de seus membros.

Sabe-se tambm que muitas comunidades esto desaparecendo devido s migraes (mobilidade geogrfica) e ocupacional, que a ligao familiar mais voluntria e no imposta socialmente como nas comunidades tradicionais de 50 ou 60 anos atrs.

Seguindo a seqncia, quando falamos em comunidade humana estamos falando num tipo de sociedade, podendo ser as seguintes: sociedade comunitria tipicamente pequena, com diviso simples do trabalho, com limitada diferenciao de papis, relaes sociais duradouras, contatos primrios, isto , direitos, com uma base emocional, pois as pessoas envolvidas compartilham suas experincias individuais, numa estrutura social dessa natureza o comportamento largamente

40

regulado pelo costume e h pouca necessidade da lei formal; a lei pode-se dizer, faz parte da tradio; e a sociedade societria grandes metrpoles, acentuada diviso de trabalho e pela proliferao de papis sociais, ocupam determinado status e desempenham muitos papis diferentes e freqentemente sem ligao entre si, suas relaes tendem a ser transitrias, superficiais e impessoais, so relaes essencialmente instrumentais, cuja importncia so as finalidade, a vida perde o carter unitrio coesivo, o trabalho fica distanciado da famlia e do lazer, nessa estrutura social a famlia no ocupa o lugar central que ocupa na sociedade comunitria, sempre complexa e diversificada, com variedades de grupos e interesses muitas vezes conflitivos.

Vimos tambm, que as sociedades comunitrias tm grandes tendncias em se transformarem em sociedades societrias, alguns aspectos podem contribuir para esta mudana como: o crescimento das cidades, o suposto declnio da importncia da famlia, a extenso da burocracia, o enfraquecimento das tradies, o papel diminudo da religio na vida cotidiana.

Falamos tambm sobre a tendncia single, tendncia esta comprovada que as pessoas vm optando por uma vida solitria, sejam quais forem as explicaes, alguma demogrficas, outras econmicas e h tambm razes particulares. Essas pessoas so geralmente sistemticos e individualistas, muitos vm das separaes, outros so vivos e os neo-solteiros, onde no que diz respeito ao relacionamento humano, tal situao poder ser um dos problemas do sculo XXI. Sabemos que a economia capitalista, dinmica e tecnologicamente inovadora, colabora para reforar a cultura do individualismo e isolamento; favorece a formao de uma

41

sociedade com pessoas egocentradas, com frgil conexo entre si e que buscam satisfazer apenas as prprias vontades e necessidades. Muitas vezes, a satisfao individualista fica acima de qualquer, obrigao comunitria. Logo aps, escrevi a palavra cidadania e perguntei o que significa para turma, vieram vrias respostas como respeitar o prximo, ajudar a quem precisa,participar dos deveres e direitos de cidado. Vinculado aos direitos humanos, a cidadania e os Direitos das crianas, tivemos a oportunidade de ler cada um dos direitos conectando-os aos nossos cotidianos e experincias; foi bem interessante, onde a participao foi geral e altamente produtiva. Aps o pequeno debate, passei no quadro o esquema de cidadania (anexo 3), onde puderam copiar e reforar o que cidadania legal como: trabalho, voto e educao, e a cidadania que construda, desejada e concedida. Falei que, a partir do momento que exercemos nossos deveres

conseqentemente teremos os nossos direitos

como: educao, habitao,

segurana, direito de ir e vir, claro respeitando o nosso prximo. O Estado deve produzir(oferecer) bens e servios sociais para a sociedade. O que podemos e devemos valorizar numa democracia so a igualdade e liberdade.

Quanto ao assunto minorias, voltamos aos quadros comparativos, onde tomei como base a etnia negra no RS. Mas, sabemos que isto vai alm, na sociedade diversos grupos sociais chamados de minorias sejam eles religiosos, polticos, regionais, sexuais, raciais, deficientes fsicos e mentais, procurando mais seu espao social e geogrfico, sua originalidade, identidade social e cultural, se organizando para defender seus princpios, ressaltando suas individualidades contra a excluso social. comum as minorias organizadas passarem do discurso

42

ao poltica, reafirmando seus direitos na sociedade democrtica. Fomos ento, falar sobre a minoria majoritria onde de uma minoria ser formada pela maior parte da populao, mas geralmente uma posio de subordinao diante de uma minoria autoritria e poderosa. Surgiu como exemplo a frica do Sul, onde os poucos brancos comparados aos negros, comandam de forma autoritria toda populao sul africana na poca do apartheid.

As minorias tm se tornado assunto de estudo para os cientistas sociais, onde sua capacidade de mobilizao poltica com a nova noo de democracia participativa em que as minorias excludas tm uma participao social e poltica mais efetiva na sociedade moderna.

Atividade: Consultar nos polgrafos ou textos complementares e responder as seguintes questes: 1 D dois exemplos de ambientes ou de grupos que contribuem ativamente para a socializao do indivduo. 2 D dois exemplos de contatos primrios e dois de contatos secundrios. 3 Quais dos processos sociais estudados envolvem atualmente os

imigrantes e a populao originria dos pases europeus citados no texto? Justifique a resposta. 4 Quais as principais diferenas entre as sociedades comunitrias e as sociedades societrias?

43

5 Elabore um conceito de cidadania. 6 Escolha uma minoria que se destaca no cenrio brasileiro e escreva sobre sua atuao.

Critrios: Trabalho individual. Valor do trabalho 3,00. Data do trabalho. 08/10/07 O trabalho dever conter obrigatoriamente: Dados de identificao do aluno (nome completo e turma).

Referncias Bibliogrficas COTRIM, Gilberto. Fundamentos da Filosofia: Ser, Saber e Fazer. So Paulo, Editora Saraiva, 1999. (cap.XIV). OLIVEIRA, Prsio Santos de. Introduo Sociologia. So Paulo, Editora tica,24 edio, 2002.

Anlise da aula: Iniciada a aula, o professor me solicitou alguns minutos para falar sobre a etapa final da gincana que ocorreu no ltimo sbado e tambm sobre alguns contratempos surgidos durante a mesma. Logo em seguida, eu e o professor reorganizamos a turma, separando alguns alunos que geralmente gostam de conversar durante a aula e outros que trocam bilhetes ou desenham. Organizada a turma, foi necessrio dez minutos para que alguns alunos providenciassem seus polgrafos, j que a maioria da turma no tinha o material

44

em mos e muito menos os lido. Em seguida, foi necessrio mais quinze minutos para que fizessem uma leitura do xrox referente aula. Iniciei pedindo para que providenciassem os materiais necessrios para a aula e o exerccio que ser feito aps o recreio. Os alunos se mostraram tranqilos e interessados, mesmo no lendo os textos em casa como havamos combinado. No incio da aula estavam meios apticos, mas na medida em que pedia para algum ler quando necessrio trs ou quatro se ofereciam. Apenas, dois alunos de vez em quando trocavam bilhetes, fazendo com que os chamasse a ateno at acabarem com a brincadeira. Enquanto explicava o assunto, sempre surgia alguma pergunta sobre o assunto ou observao principalmente em relao cidadania e minorias. A turma esteve bastante participativa, conseguindo captar os conceitos propostos durante a aula. Percebi que copiavam tudo que eu escrevia no quadro e alguns criaram seus prprios esquemas de estudo ou de consulta.

Aps o recreio passei o trabalho proposto e combinado com a turma, cada aluno pegou seu material e comearam a responder as questes. No decorrer das mesmas alguns alunos solicitaram auxlio, aproveitando o tempo at o final da aula. No geral, os objetivos foram alcanados de acordo com a proposta elaborada, mesmo com todas as dificuldades apresentadas anteriormente.

45

ANEXO 3 Aulas Prticas

46

Quadro Comparativo I

PORTO ALEGRE N de habitantes: 1.440.939 Idade: 235 anos Clima: Subtropical Altitude: 10 mts Densidade: 2.905,3 hab/km rea: 496.827 km A maior regio metropolitana do Sul.

RECIFE N de habitantes: 1.515.053 Idade: 470 anos Clima: Tropical Altitude: 05 mts Densidade: 6.422 hab/km rea: 218.000 km A mais populosa do Nordeste.

Quadro Comparativo II

RIO GRANDE DO SUL N de habitantes: 10.978.587 rea: 281.748.538 km Densidade: 38,92 hab/km N de municpios: 496 Etnias: 82% branco 8% mestios

PERNAMBUCO N de habitantes: 8.413.593 rea: 98.311.616 km Densidade: 80,65 hab/km N de municpios: 185 Etnias: 35,2% branco 56,9% parda 7,1% preta 0,8% amarelo/ndio

47

48

49

50

51

52

53

54

CONSIDERAES FINAIS

Durante o estgio observei o quanto interao e a experincia construdas em sala de aula so importantes para o aprendizado do aluno e aperfeioamento do professor. Sentimentos como apreenso e euforia se

misturam, uma porque a expectativa de aliar a teoria com a prtica pode no ser plenamente atingida e acho que nunca o ser, pois seria o mesmo que dizer que nada mais h para aprender. Reforam significativamente a possibilidade de estarmos diante de relaes sociais, nas quais se encontram as marcas de

grandes acertos e erros que podem ser consideradas proveitosas para o crescimento do indivduo na sua vida social. Durante as aulas ministradas na turma 113, no encontrei nenhuma dificuldade na explanao, a experincia em sala de aula e a convivncia com adolescentes esto de certa forma inserida no meu cotidiano, uma vez que trabalho em secretaria de escola. Os alunos so participativos e crticos. Respeitei-os, mesmo que sua opinio seja contrria a minha, desde que tenha uma lgica. Questionam e avaliam quando necessrio, empenhando-se nas tarefas que despertam interesse ou que tenham significado. Compartilhei conhecimentos sobre a cultura do Nordeste ao mesmo tempo em que trabalhava a interdisplinaridade. Confesso que houve um estranhamento de minha parte quanto aos cinco perodos consecutivos na disciplina de Sociologia, talvez por que seja diferente ou exige metodologias mais diversificadas para no causar desinteresse dos alunos. necessrio, portanto ainda uma cuidadosa reflexo por parte de todos que compem a comunidade escolar, para que a aprendizagem possa de fato

55

contribuir para a formao de cidados competentes, crticos, conscientes, com valores ticos, justos e preparados para a realidade em que vivem. O professor deve ser crtico, disciplinador, mesmo que esta palavra esteja fora do vocabulrio pedaggico, mediador e principalmente, um tradutor de conhecimentos para que eles ganhem sentidos. E, talvez o mais importante, incentivar a realizao pessoal e a postura cidad. Desta forma, apesar dos sentimentos conflitantes, das dvidas que me acompanharam em vrios momentos, acredito que os objetivos propostos foram atingidos; por um lado como aluno e por outro como professora, demonstrando, apesar das dificuldades fortuitas, que todos so capazes de progredir no entendimento complexo do mundo que nos cerca.

You might also like