You are on page 1of 3

COLGIO PROJEO

Ensino Fundamental e Mdio Nome: _________________________________________ Prof. Bruno Carneiro Cincias Data: / /2010 7 ano __

Filo Mollusca
( do latim mollis = mole ) O filo Mollusca o segundo maior filo animal com mais de 80 000 espcies viventes e um grupo importante da linha evolutiva dos invertebrados protostmicos. Apesar de grande parte ser marinha, muitos caramujos e lesmas invadiram os ambientes de gua doce e terrestres. A maioria dos moluscos de vida livre, movendo-se lentamente e apresentando uma relao ntima com o substrato. Alguns aderem a rochas; conchas ou madeira; alguns cavam; outras flutuam, e as lulas e polvos podem nadar livremente. Tm grande importncia econmica para os seres humanos na alimentao e so causadores de doenas.

Caractersticas gerais * Corpo mole no segmentado; * So triblsticos e de simetria bilateral; * A maioria apresenta conchas calcrias; * O sistema digestivo completo; os moluscos j apresentam o fgado. * O sistema circulatrio aberto ( exceto nos cefalpodes ). * A respirao se faz atravs ( brnquias ) alguns gastrpodes possuem respirao cutnea; * A excreo dos moluscos feita atravs de estruturas denominadas metanefrdeos, que formam os rins: * O sistema nervoso tipicamente com um anel nervoso circunfarngeo com vrios pares de gnglios e dois pares de cordes nervosos: um par inervando o p, e o outro, a massa visceral; muitos com rgos para o tato, o olfato ou paladar; * Podem ter sexos separados ( diicos ) ou hermafroditas. H grande diversidade de padres reprodutivos, com fecundao interna ou externa. Muitas espcies apresentam desenvolvimento indireto, com formao de larvas; ou desenvolvimento direto, sem passar pelo estgio larval Classificao dos moluscos 1. Monoplacophora

Seres que possuem uma nica concha em forma de capuz, revestindo totalmente o p e a massa visceral.

2. Scaphopoda
Animais formados por concha nica com formato cnico, aberta nas extremidades. So exclusivamente marinhos, vivendo enterrados na areia, hbito proporcionado a especialidade dos ps, conferindo a capacidade de escavar.

3. Gastropoda
Animais que possuem concha com morfologia espiralada (caramujos e caracis), retraindo-se para o interior dessa quando em situaes adversas (perigo). Apresentam ps adaptados ao deslizamento sobre a superfcie.

4. Bivalvia
Moluscos formados por duas valvas articuladas, semelhante a uma dobradia com caracterstica elstica. Vivem enterrados ou fixados em substratos submersos de gua salgada ou doce.

5. Cephalopoda
Organismos marinhos, com algumas espcies apresentando concha interna (lula e spia) e outras desprovidas de conchas (polvo), manifestando aparelho locomotor modificado em tentculos dotados de ventosas.

Filo Echinodermata
Os equinodermos ( do grego echinos = espinhos; derme = pele ) constituem um dos filos mais distintos e facilmente reconhecveis do Reino Animal. Incluem as estrelas do mar e ofiros, ourio do mar e bolachas de praia, crinides e holotrias. Praticamente todos tm hbitos bentnicos e so permanentemente presos ao fundo ocenico ou se movem lentamente sobre o substrato..

Caractersticas Gerais * Simetria geralmente radial nos adultos, bilateral nas larvas, trs folhetos embrionrios; maioria dos rgos ciliados; sem segmentao na larva ou no adulto; * O epitlio simples e recobre o esqueleto; * O esqueleto completamente diferente de todos os demais invertebrados. um endoesqueleto, de placas calcrias fixas ou articuladas ( mveis ). Tais placas podem ficar esparsas pelo corpo ou podem constituir uma resistente carapaa protetora. O esqueleto tem ainda espinhos pedicelrias; * Sem cabea, corpo disposto ao longo de um eixo oral-aboral; * Ps ambulacrrios que servem para a locomoo, manuseio de alimento ou respirao; * Respirao por brnquias drmicas ou ppulas do celoma, pelos ps ambulacrrios; * Sistema nervoso difuso e composto tipicamente por trs anis em torno da regio bucal, com nervos radiais; * O sistema digestivo completo e relativamente simples. Nos ourios, h um grande aparelho bucal, com cinco dentes acionados por fortes msculos. a chamada lanterna-de-Aristteles. Nas estrelas, h cinco pares de cecos digestivos que partem do estmago para os braos. Nos ofiros, no h nus.

* Sistema excretor ausente. A excreo se faz por difuso direta em qualquer superfcie exposta gua, incluindo os ps ambulacrrios; * No h sistema circulatrio tpico, mas um conjunto de canais e lacunas, de disposio radial. O lquido do sistema hemal incolor; * Sexos separados ( raras excees ), externamente iguais; gnadas grandes com ductos simples; ovos abundantes, geralmente fecundados no mar e desenvolvimento indireto. 1. Classe Crinoidea (Crinides) Estes equinodermos semelhantes a flores vivem desde abaixo da linha de mar baixa at profundidades abissais. O corpo um pequeno clice em forma de taa, de placas calcreas, ao qual esto presos 5 braos flexveis.Exemplo: lrio-do-mar. 2. Classe Echinoidea (ourios-do-mar e bolachas-da-praia) Os membros desta classe tm o corpo arredondado (forma: hemisfrica ou ovide, nos ourios-domar; disciforme, nas bolachas-do-mar) sem braos ou raios livres, mas possuem espinhos delgados e mveis. 3. Classe Asteroidea (estrelas-do-mar) As estrelas-do-mar abundam em quase todas as costas marinhas, especialmente em praias rochosas e ao redor de pilares de portos. Vrias espcies vivem desde as linhas de mar at profundidades considerveis na areia e no lodo. 4. Classe Ophiuroidea (ofiros)Os ofiros tm um disco pequeno, arredondado, com 5 braos distintos, longos, delgados, articulados e frgeis. No brao h um ramo do sistema ambulacrrio.Ex.: serpentedo-mar. 5. Classe Holothuroidea (Holotrias) Em oposio aos outros equinodermos, as holotrias tm o corpo delgado, alongado em um eixo oralaboral. A boca circundada por 10 a 30 tentculos que so modificaes de ps ambulacrrios bucais encontrados em outros equinodermos. Ex.: pepino-do-mar.

You might also like