You are on page 1of 8

APOSTILA I BIMESTRE 1 SRIE DO ENSINO MDIO EIXO TEMTICO: GINSTICA

Histrico da Educao Fsica e Ginstica


A Educao Fsica engloba um esforo de adaptao ao corpo e uma reflexo de comportamento corporal. Assim, ela no deve se limitar ao desenvolvimento muscular, e sim levar ao reconhecimento da importncia da forma, da dinmica e do estilo do movimento. O corpo no pode ser considerado apenas um conjunto de ossos e msculos a serem treinados, mas como a totalidade do indivduo que se expressa atravs de movimentos, sentimentos e atuaes no mundo. Assim, a Educao Fsica deve levar o adolescente a um dispndio de energia em atividades prazerosas e recreativas, permitindo o relaxamento, a possibilidade de perceber o corpo e saber control-lo, a convivncia em grupo e um relacionamento intenso com seus pares. As atividades devem ser motivantes e participativas e o corpo um instrumento de contato com os outros. A Educao Fsica deve permitir, alm disso, a aprendizagem sistemtica dos esportes, que lhe ser til inclusive na sua vida em sociedade, ajudando-o a descobrir a pluralidade e a riqueza de movimentos que o seu corpo lhe possibilita. Por fim, deve aliar o cognitivo ao afetivo-vivencial, permitindo a continuidade de seu desenvolvimento global.

Histria da Ginstica
A ginstica uma das mais estimulantes de todas as atividades fsicas. Seus fundamentos bsicos desenvolvem atributos que so essenciais ao aprendizado de outros esportes e atividades: flexibilidade, equilbrio, fora e agilidade. Enquanto atividade fsica, tem suas origens na Antiguidade, uma vez que os exerccios tpicos do esporte j eram desempenhados pelos homens pr-histricos com o intuito de se protegerem de ameaas naturais. Por volta de 2600 a.C., especialmente em civilizaes orientais, os exerccios da ginstica passaram a fazer parte de festividades, jogos e rituais religiosos. Contudo, pode-se dizer que foi na Grcia que a ginstica ganhou grande destaque, se tornando um elemento fundamental para a educao fsica dos gregos. De fato, os mesmos a conceberam como uma forma de busca por corpos e mentes sos, dando modalidade um papel fundamental na busca do equilbrio entre aptides fsicas e intelectuais. Alm disso, a valorizao grega do ideal de beleza humana favoreceu ainda mais a evoluo da ginstica, uma vez que sua prtica era vista como uma forma de cultuar o corpo. Posteriormente, na civilizao romana, o esporte se afastou bastante de sua faceta grega, j que a valorizao do corpo era vista como algo imoral pelos romanos. Assim, nesta poca, a prtica da ginstica se resumiu apenas a exerccios destinados preparao militar. A rejeio do culto beleza fsica tambm foi registrada durante a Idade Mdia, aspecto que resultou na perda da importncia do esporte nesta poca. Desta forma, a ginstica retomou sua evoluo somente com o Renascentismo e a revalorizao das referncias culturais da antiguidade clssica. Para a maioria dos especialistas, a ginstica atual teve no incio do sculo XIX o seu grande momento, pois foi neste perodo que surgiram as quatro grandes escolas do esporte (Inglesa, Alem, Sueca e Francesa) e os principais mtodos e aparelhos ginsticos. Desde ento, a modalidade no parou de se desenvolver. Em 23 de julho de 1881, foi fundada a Federao Europeia de Ginstica, entidade que se tornaria posteriormente, em 1921, a atualmente conhecida FIG (Federao Internacional de Ginstica).

Hbitos alimentares
A histria da evoluo humana est diretamente ligada alimentao. Entre todas as espcies existentes na natureza, o ser humano a que possui a alimentao mais rica e variada. Sua sobrevivncia se baseou na capacidade de ingerir o que havia disposio em seu habitat. Mais tarde, a descoberta dos processos de cozimento enriqueceu e ampliou o cardpio, permitindo o desenvolvimento de culinrias prprias e regionais. A necessidade biolgica de alimentar-se para sobreviver e garantir a continuidade da espcie adquiriu ento carter cultural. S o ser humano cultiva com requinte e abundncia a grande variedade de pratos e sabores to peculiares em cada parte do mundo. >> O hbito alimentar individual reflete uma srie de valores da sociedade e, portanto, expressa a relao cultural e social que cada pessoa estabelece com o meio em que vive. A culinria, de fato, expressa a cultura de um povo de forma contundente. Analisando-a, possvel descobrir at mesmo o tipo de economia que move o pas. >> Alguns hbitos so passados de gerao a gerao, outros vo sendo adaptados de acordo com as mudanas na sociedade. Por exemplo, a insero da mulher no mercado de trabalho tem influenciado o padro alimentar dos brasileiros, quando da substituio de preparaes com maior tempo de confeco por refeies prontas ou semiprontas. >> A cultura sempre foi um elemento orientador das opes dietticas. A abordagem cultural transforma a nutrio no somente em um processo qumico-biolgico, mas tambm em uma forma de comunicao que contm as razes de cada povo, suas foras sagradas e seu simbolismo. >> A manuteno das prticas alimentares tradicionais e a gastronomia tpica aproximam os seres humanos, inserindo-os no contexto de sua territorialidade e identidade cultural. J a bastante tempo os cientistas vem demonstrando que uma Alimentao balanceada composta da ingesto de Grupos de alimentos, padronizados, a saber: Carboidratos, caracterizado pelas massas e aucares - funo enrgetica (rpido acesso)

Lipdeos, caracterizado pelas gorduras animal e vegetal - funo enrgetica (demorado acesso) Proteinas, caracterizado pelas carnes e leite - funo construtora Vitaminas e Sais minerais, caracterizado pelas verduras e frutas - funo Reguladora A gua um outro elemento importantissimo quando nos preocupamos com a alimentao. Nos dias atuais, as pessoas cada vez menos se preocupam com a alimentao, produzindo hbitos alimentares altamente danosos para o corpo. O corre-corre do dia nos leva a procura demasiada pelos 'Fast-food' (alimentao rpida). Neste locais no se tem a devida preocupao com o balanceamento dos cardpio, caracterizando-se quase sempre por alimentos gorduras e com conservantes qumicos. A alimentao dos brasileiros,no uma alimentao saudvel, pois se alimenta de bastante massa. Porm, o comum hbito de comer arroz com feijo do brasileiro uma escolha saudvel.

OBESIDADE
Excesso de peso corporal, aumento do peso corporal; aumento de gordura, gordura.

Mas, afinal, O que a Obesidade?


Denomina-se obesidade uma enfermidade caracterizada pelo acmulo excessivo de gordura corporal, associada a problemas de sade, ou seja, que traz prejuzos sade do indivduo.

Como se desenvolve ou se adquire?


Nas diversas etapas do seu desenvolvimento, o organismo humano o resultado de diferentes interaes entre o seu patrimnio gentico (herdado de seus pais e familiares), o ambiente scioeconmico, cultural e educativo e o seu ambiente individual e familiar. Assim, uma determinada pessoa apresenta diversas caractersticas peculiares que a distinguem, especialmente em sua sade e nutrio. A obesidade o resultado de diversas dessas interaes, nas quais chamam a ateno os aspectos genticos, ambientais e comportamentais. Assim, filhos com ambos os pais obesos apresentam alto risco de obesidade, bem como determinadas mudanas sociais estimulam o aumento de peso em todo um grupo de pessoas. Recentemente, vem se acrescentando uma srie de conhecimentos cientficos referentes aos diversos mecanismos pelos quais se ganha peso, demonstrando cada vez mais que essa situao se associa, na maioria das vezes, com diversos fatores. Independente da importncia dessas diversas causas, o ganho de peso est sempre associado a um aumento da ingesto alimentar e a uma reduo do gasto energtico correspondente a essa ingesto. O aumento da ingesto pode ser decorrente da quantidade de alimentos ingeridos ou de modificaes de sua qualidade, resultando numa ingesto calrica total aumentada. O gasto energtico, por sua vez, pode estar associado a caractersticas genticas ou ser dependente de uma srie de fatores clnicos e endcrinos, incluindo doenas nas quais a obesidade decorrente de distrbios hormonais.

O que se sente?
O excesso de gordura corporal no provoca sinais e sintomas diretos, salvo quando atinge valores extremos. Independente da severidade, o paciente apresenta importantes limitaes estticas, acentuadas pelo padro atual de beleza, que exige um peso corporal at menor do que o aceitvel como normal. Pacientes obesos apresentam limitaes de movimento, tendem a ser contaminados com fungos e outras infeces de pele em suas dobras de gordura, com diversas complicaes, podendo ser algumas vezes graves. Alm disso, sobrecarregam sua coluna e membros inferiores, apresentando a longo prazo degeneraes (artroses) de articulaes da coluna, quadril, joelhos e tornozelos, alm de doena varicosa superficial e profunda (varizes) com lceras de repetio e erisipela. A obesidade fator de risco para uma srie de doenas ou distrbios que podem ser: Doenas Hipertenso arterial Doenas cardiovasculares Doenas crebro-vasculares Diabetes Mellitus tipo II Cncer Osteoartrite Coledocolitase Distrbios Distrbios lipdicos Hipercolesterolemia Diminuio de HDL ("colesterol bom") Aumento da insulina Intolerncia glicose Distrbios menstruais/Infertilidade Apnia do sono

Assim, pacientes obesos apresentam severo risco para uma srie de doenas e distrbios, o que faz com que tenham uma diminuio muito importante da sua expectativa de vida, principalmente quando so portadores de obesidade mrbida (ver a seguir). Como o mdico faz o diagnstico? Existem diversas maneiras de classificar e diagnosticar a obesidade. Uma das mais utilizadas atualmente baseia-se na gravidade do excesso de peso, o que se faz atravs do clculo do ndice de Massa Corporal (IMC ou ndice de Quetelet), utilizando-se a seguinte frmula: IMC = Peso atual (kg) / altura2 (m2 )

O uso do IMC prtico e simples e a sua aplicao recomendada para adultos. A avaliao da massa corporal em crianas e adolescentes feita atravs de tabelas que relacionam idade, peso e altura. O IMC no indicado nessas faixas etrias porque crianas e adolescentes passam por rpidas alteraes corporais decorrentes do crescimento. A rede pblica de sade usa o carto da criana para verificar a adequao da altura e do peso at os 5 anos de idade. O acompanhamento feito nos postos de sade. A classificao a seguir mostra os diferentes graus de obesidade em adultos:

Quanto maior for o IMC de uma pessoa, maior a chance dela morrer precocemente e de desenvolver doenas do tipo diabete melito, hipertenso arterial e doenas cardiovasculares. Mas isso no significa dizer que quanto mais magro melhor, pois o ndice de mortalidade tambm aumenta em indivduos com IMC muito baixo, especialmente por causa de doenas infecciosas e dos pulmes. O ideal manter-se entre as faixas de 20 a 25kg/m2. Sozinho, o IMC no indicador suficiente da gravidade do problema de peso em excesso, pois o tipo de distribuio dessa gordura pelo organismo tambm importante. Existem diversos tipos de obesidade quanto distribuio de gordura. Os mais caractersticos so o que d ao corpo o formato de uma ma (mais comum em homens) e o que torna o corpo parecido com uma pra, fino em cima e largo nos quadris e nas coxas (mais comum em mulheres). A obesidade em forma de ma est associada a doenas como o diabete no dependente de insulina e as enfermidades cardiovasculares. A obesidade em forma de pra est associada celulite e varizes, alm de problemas de pele e ortopdicos.

Epidemiologia
O nmero de crianas e adultos obesos cada vez maior, tanto em pases pobres ou ricos e at mesmo em pases que se caracterizam por uma populao magra, como o caso do Japo. A Organizao Mundial de Sade passou a considerar a obesidade como um problema de sade pblica to preocupante quanto a desnutrio. No Brasil, estima-se que 20% das crianas sejam obesas e que cerca de 32% da populao adulta apresentem algum grau de excesso de peso, sendo 25% casos mais graves. A obesidade um problema srio em todas as regies do pas, mas a situao ainda mais crtica no Sul. De acordo com dados da Pesquisa Nacional sobre Sade e Nutrio (PNSN) de 1989, a prevalncia de obesidade em brasileiros com mais de 18 anos de idade de 28%, no caso dos homens, e de 38% no caso das mulheres. Nos Estados Unidos, a prevalncia de 34% em homens e de 55% em mulheres, com idade entre 20 e 64 anos. Apesar das diferenas econmicas, os pases, desenvolvidos ou no, vivem o mesmo problema da alta e crescente prevalncia de excesso de peso. O nmero de obesos maior nas reas urbanas e tambm est relacionado ao poder aquisitivo familiar. Quanto maior a renda, maior a prevalncia de obesidade, mas esta cada vez mais alta em mulheres de baixa renda e tende a se estabilizar ou at mesmo diminuir nas classes de renda mais elevada. A presena do excesso de peso na populao menos favorecida pode ser explicada pela falta de orientao alimentar adequada, atividade fsica reduzida e pelo consumo de alimentos muito calricos, como cereais, leo e acar. Tais alimentos so mais baratos e fazem parte de hbitos alimentares tradicionalmente incorporados. O problema da obesidade cresce menos entre a populao mais privilegiada porque ela tem maior acesso a informaes sobre os prejuzos que a doena acarreta, a melhora dos hbitos alimentares e a prtica de atividade fsica regular.

Causas
As pessoas engordam por quatro motivos: comem muito, tm gasto calrico diminudo, acumulam gorduras mais facilmente ou tm mais dificuldade de queim-las. O gasto calrico significa a queima de energia que uma pessoa apresenta durante as 24 horas do dia e isso inclui o gasto calrico com a alimentao (energia gasta nos processos de digesto, absoro e transporte de nutrientes) e com a atividade fsica. A capacidade de transformar calorias em gorduras varia de indivduo para indivduo e isso explica porque duas pessoas com o mesmo peso e altura, que comem os mesmos alimentos, podem fazer gordura com menor ou maior eficincia e esta ltima que tender a ser gorda. A habilidade de queimar gorduras tambm varia de pessoa para pessoa. Podemos queimar as calorias do nosso organismo a partir das gorduras do tecido adiposo, das protenas dos msculos e do glicognio do fgado, entre outros. O indivduo apresentar menor tendncia de engordar e maior capacidade de emagrecer quanto maior for a sua capacidade de queimar as gorduras. Todas essas condies ocorrem no apenas por mecanismos orgnicos, mas, em especial, por fatores genticos.

Fatores genticos

Crianas de pais obesos apresentam maior risco de se tornarem obesas quando comparadas s crianas cujos pais apresentam peso normal. O quadro a seguir mostra a porcentagem de risco de uma criana se tornar obesa relacionada obesidade dos pais:

J no caso das doenas multifatoriais, isto , que apresentam diversas causas, difcil distinguir os efeitos dos genes dos efeitos ambientais, como hbitos alimentares e sedentarismo em indivduos que vivem no mesmo ambiente. Estudos feitos com gmeos univitelinos, ou seja, geneticamente idnticos, demonstraram ntida correlao de peso, mesmo quando as crianas so criadas separadamente. Do mesmo modo, verifica-se que o peso de crianas adotivas possui semelhana maior com o de seus pais verdadeiros do que com os de adoo. A influncia da gentica na obesidade j era reconhecida por volta dos anos 70. Mas foi na dcada de 90, quando se identificou o gene que expressa a leptina, que o conceito sobre essa doena comeou a mudar completamente para os cientistas, comprovando a origem gentica dessa patologia. A leptina uma protena que avisa o crebro quando o organismo est satisfeito e deve comear a queimar as calorias ingeridas. O estudo foi feito com camundongos e verificou-se que, sem essa substncia em ao, o camundongo no s desconhece a sensao de saciedade como tambm incapaz de queimar as calorias ingeridas com eficincia. Tanto o excesso de apetite quanto a pouca saciedade podem ser explicados por fatores genticos. A queima ineficiente de gordura tambm pode estar relacionada leptina ou, ainda, a outros componentes orgnicos, como hormnios, enzimas, receptores etc. A distribuio da gordura corporal em uma regio ou outra do corpo tem a ver com o sexo, mas tambm resulta de fatores genticos e ambientais. A base gentica da obesidade complexa e vrias pesquisas e teorias tm sido feitas a respeito. Mas o assunto ainda objeto de muitos estudos.

Endocrinopatias
As doenas de origem hormonal so causas raras da obesidade (inferior a 10% dos casos). Algumas delas so: sndrome hipotalmica, sndrome de cushing, hipotireoidismo, sndrome dos ovrios policsticos, pseudo-hipoparatireoidismo, hipogonadismo, deficincia de hormnios do crescimento, insulinoma e hiperinsulinismo.

Baixa atividade fsica


O exerccio fsico contribui com 8 a 20% do gasto dirio total de energia. Alm disso, pode modular o apetite, pois ajuda a regular os mecanismos cerebrais que controlam a ingesto de alimentos. Tambm proporciona um aumento da massa corporal magra (msculos) e provoca alteraes enzimticas que facilitam a queima de gordura nos tecidos, o que torna o indivduo ativo mais propenso a perder peso e a mant-lo reduzido. Pessoas sedentrias apresentam um gasto calrico reduzido e podem ter mais dificuldade de queimar a gordura e mais facilidade para armazen-la. Nas ltimas dcadas, o brasileiro, de um modo geral, trocou atividades como esportes e caminhadas pela televiso, considerada a principal opo de lazer das diferentes camadas da populao. A modernizao dos processos produtivos tambm foi responsvel pela reduo da atividade fsica. A forma de trabalhar e de viver de grande parte dos brasileiros requer cada vez menos de energia.

Conseqncias
Diversas patologias e condies clnicas esto associadas obesidade. Alguns exemplos so: Apnia do sono Acidente vascular cerebral, conhecido popularmente como derrame cerebral. Fertilidade reduzida em homens e mulheres. Hipertenso arterial ou presso alta. Diabetes melito. Dislipidemias. Doenas cardiovasculares. Clculo biliar. Aterosclerose. Vrios tipos de cncer, como o de mama, tero, prstata e intestino. Doenas pulmonares. Problemas ortopdicos. Gota.

Os prejuzos que o excesso de peso pode causar ao indivduo so muitos e envolvem desde distrbios no fatais, embora comprometam seriamente a qualidade de vida, at o risco de morte prematura. Os dados existentes so alarmantes: estima-se que mais de 80 mil mortes ocorridas no pas poderiam ter sido evitadas se tais pessoas no fossem obesas.

Tratamento
O objetivo de tratar a obesidade hoje alcanar um peso saudvel e no mais o peso ideal. Mas o que seria o peso saudvel? O das modelos e bailarinas extremamente magras ou dos artistas de televiso? Com certeza, no. O peso saudvel aquele adequado para desempenhar as atividades (internas e externas) do organismo, nem para mais, nem para menos. Trata-se de um peso onde as complicaes associadas obesidade so nulas ou mnimas. Um corpo bonito ou magro no sinnimo de saudvel. necessrio analisar cada caso separadamente, pois as necessidades variam de acordo com o indivduo. Por isso, no coerente querer ter o corpo igual ao de uma outra pessoa. O peso saudvel varia de pessoa para pessoa. Um nutricionista e/ou mdico so os profissionais de sade que podem avaliar a adequao do peso dos indivduos. O tratamento da obesidade varia de acordo com a gravidade da doena. Em alguns caso, so necessrios medicamentos ou at mesmo intervenes cirrgicas. No entanto, existem recomendaes gerais adequadas para a grande maioria dos obesos: educao (ou reeducao) alimentar, atividade fsica e a participao familiar e comunitria nesse processo. Vamos tratar desses temas a seguir.

A educao (ou reeducao) alimentar


preciso que a pessoa entenda e aprenda (ou reaprenda) o significado e a importncia de se comer bem (e no bastante!), isto , de trocar os maus hbitos por bons hbitos alimentares. Trata-se de um novo estilo de vida, de ampliar conceitos, mudar costumes... o que no nada fcil, ainda que possvel. por isso que a educao alimentar to importante. Esse aprendizado pode e deve ocorrer em qualquer lugar, mas a escola um espao privilegiado para o estudo da alimentao e da nutrio como cincia, arte, tcnica e histria. A escola deve atuar como um laboratrio em permanente atividade de busca, de inquietao, de interrogaes sobre o homem e as suas condies de vida. Afinal, na escola que se revelam e que podem ser solucionadas as dificuldades que existem fora dela.

Orientaes nutricionais
Vrias orientaes nutricionais so importantes para a educao alimentar. Confira algumas: Seja realista: faa pequenas mudanas no modo como voc se alimenta e no seu nvel de atividade fsica. No comece com grandes alteraes, v passo a passo. Aps o primeiro pequeno sucesso, estabelea um novo objetivo e prossiga. Seja aventureiro, saia da mesmice! experimente alimentos e preparaes que voc no conhece, especialmente se forem base de frutas e verduras. Comece por aquele alimento que voc nunca experimentou. Ele pode ser gostoso e ir ajudar voc a melhorar o seu consumo de nutrientes. Seja flexvel: no fique pensando se voc cumpriu ou no os seus objetivos em apenas uma refeio. O ideal ter um plano dirio, mas caso voc exagere em uma refeio, coma menos na prxima. Seja sensvel: aprecie todos os tipos de alimentos e preparaes. Prefira uma dieta pobre em gordura e em colesterol e rica em frutas e verduras. Modere as quantidades de acares, sal e sdio. Caso consuma bebida alcolica, faa-o com moderao. Beba, no mnimo, oito copos de gua por dia entre as refeies. Estabelea horrios fixos para se alimentar. Divida a alimentao em cinco ou seis refeies (caf da manh, lanche, almoo, lanche da tarde, jantar e ceia), reduzindo a quantidade consumida em cada uma delas. Prepare o prato com toda a quantidade de alimentos a ser consumida, para ter o controle da quantidade que vai comer. Siga o guia da pirmide dos alimentos, consumindo as pores para cada grupo de alimentos de acordo com a idade. Prefira ambientes agradveis para fazer as refeies e evite assistir televiso enquanto come. No almoo e no jantar, coma primeiro os vegetais crus e folhosos, como o alface e a rcula, pois eles promovem uma sensao de saciedade mais rpida. Isso far com que sua fome diminua e voc coma os outros alimentos em menor quantidade. importante deixar claro que essas so apenas algumas orientaes gerais. A obesidade, como j mostramos, uma doena e como tal deve ser orientada e tratada pelo profissional adequado, neste caso o nutricionista ou mdico.

A atividade fsica
A melhor maneira de controlar o peso a combinao de dieta com exerccios fsicos e no apenas um ou outro. O ideal fazer um pouco de atividade fsica todos os dias, ou pelo menos trs vezes por semana. Voc no precisa ficar vrias horas fazendo exerccios e suando sem parar. Pegar pesado para atletas. Ficar parado que no d!

Benefcios da atividade fsica


Aqui esto alguns benefcios da prtica regular de atividade fsica:

Contribui para o bom funcionamento dos rgos, principalmente o corao. Contribui para o bom funcionamento do intestino. Diminui a ansiedade, o estresse e a depresso. Melhora o humor e a auto-estima. Diminui em 40% as chances de morrer por doenas cardiovasculares e ajuda na preveno e no controle dessas e de outras doenas, como diabetes melito, hipertenso arterial, osteoporose, problemas respiratrios,etc. Contribui para o funcionamento normal dos mecanismos cerebrais de controle de apetite, de modo a trazer um equilbrio entre a ingesto e o gasto de energia. Aliada ao consumo reduzido dos alimentos, aumenta a perda de gordura e melhora a sua distribuio corporal. Tambm aumenta a massa magra corporal (msculos). Quanto mais ativo voc se torna, mais calorias queima (aumenta o gasto energtico).

Desnutrio
A desnutrio pode ser definida como uma condio clnica decorrente de uma deficincia ou excesso, relativo ou absoluto, de um ou mais nutrientes essenciais.

Causas
A desnutrio pode apresentar carter primrio ou secundrio, dependendo da causa que a promoveu.

Causas primrias
A pessoa come pouco oumal. Ou seja, tem uma alimentao quantitativa ou qualitativamente insuficiente em calorias e nutrientes.

Causas secundrias
A ingesto de alimentos no suficiente porque as necessidades energticas aumentaram ou por qualquer outro fator no relacionado diretamente ao alimento. Exemplos: presena de verminoses, cncer, anorexia, alergia ou intolerncia alimentares, digesto e absoro deficiente de nutrientes. A desnutrio tambm pode ser causada por: Desmame precoce O desmame precoce pode causar desnutrio em crianas entre 0 e 2 anos de idade. De modo geral, o desmame no Brasil se d em torno de duas semanas ou num perodo menor do que trs meses de idade. A alimentao introduzida normalmente insuficiente para satisfazer as necessidades dos lactentes entre famlias de baixo poder aquisitivo. Alm disso, as condies sanitrias insatisfatrias e prticas inadequadas de higiene acompanham a desnutrio, o que favorece a ocorrncia de parasitoses, infeces e diarria. O apetite diminui por causa das dores abdominais e s vezes da febre. A criana passa a comer menos do que o normal e provavelmente menos do que precisa para ter um crescimento e desenvolvimento normais. Socioeconmicos Crianas provenientes de famlias de baixa renda apresentam um risco maior relacionado a deficincias alimentares. Alm disso, condies sanitrias precrias contribuem para o aparecimento de infeces, parasitoses e da desnutrio. Culturais Fatores culturais influenciam muito o consumo de alimentos. Mitos, crenas e tabus podem interferir negativa ou positivamente nos aspectos nutricionais, sendo mais comuns os prejuzos que os benefcios. Renda e disponibilidade de alimentos: Quanto mais alta a renda, maior o gasto com hortalias, frutas e outros elementos variados. A dieta, claro, tem melhor qualidade. Quanto menor a renda, maior o comprometimento tanto da qualidade quanto da quantidade de alimentos consumidos. Mtodos de Diagnstico Existem diversos mtodos de diagnosticar a desnutrio. Eles vo desde uma avaliao clnica (observao de caractersticas como peso, altura e idade) at uma completa avaliao do estado nutricional do paciente, incluindo, alm da anlise clnica, dados sobre alimentao, avaliao bioqumica e imunolgica, avaliao metablica e diagnstico nutricional. Os profissionais capacitados para fazer tal diagnstico so o nutricionista e o mdico.

Conseqncias
A desnutrio leva a uma srie de alteraes na composio corporal e no funcionamento normal do organismo. Quanto mais grave for o caso, maiores e tambm mais graves sero as repercusses orgnicas. As principais alteraes so: Grande perda muscular e dos depsitos de gordura, provocando debilidade fsica. Emagrecimento: peso inferior a 60% ou mais do peso ideal (adultos) ou do peso normal (crianas). Desacelerao, interrupo ou at mesmo involuo do crescimento. Alteraes psquicas e psicolgicas: a pessoa fica retrada, aptica, esttica, triste. Alteraes de cabelo e de pele: o cabelo perde a cor (fica mais claro), a pele descasca e fica enrugada. Alteraes sangneas, provocando, dentre elas, a anemia. Alteraes sseas, como a m formao. Alteraes no sistema nervoso: estmulos nervosos prejudicados, nmero de neurnios diminudos, depresso, apatia.

Alteraes nos demais rgos e sistemas respiratrio, imunolgico, renal, cardaco, heptico, intestinal etc. A pessoa desnutrida fica mais sujeita a infeces, por causa da perda muscular e, especialmente, da queda nas defesas corporais. Todos esses problemas so mais graves nas crianas de 0 a 5 anos de idade, porque elas so mais vulnerveis biologicamente e mais dependentes do ponto de vista social e econmico. Convm lembrar ainda que nesse perodo da vida o crescimento e desenvolvimento fsico e mental so muito acentuados. Outros efeitos da desnutrio so o aumento da morbidade e da mortalidade, alm de hospitalizao e convalescncia prolongadas. Uma populao desnutrida representa tambm maiores gastos em sade para o pas, desde os cuidados primrios at a internao. Alm disso, mais difcil para essa populao conseguir emprego, o que acarreta problemas socioeconmicos que podem agravar ainda mais o quadro da desnutrio em todo o pas, gerando um ciclo vicioso.

Tratamento
O tratamento da desnutrio varia de acordo com a gravidade da doena. Os principais objetivos do tratamento so: Recuperar o estado nutricional. Normalizar as alteraes orgnicas ocasionadas pela desnutrio. Promover o crescimento (no caso das crianas) e o ganho de peso. Existem recomendaes gerais que ajudam no tratamento de desnutridos: uma dieta especfica para o caso, aliada a uma educao (ou reeducao) alimentar; orientaes sobre higiene alimentar e pessoal; e a participao familiar e comunitria nesse processo.

Ginstica Aerbica
A ginstica aerbica excelente para trabalhar todos os grupamentos musculares tanto da parte inferior quanto da parte superior. uma atividade fsica excelente para o sistema cardiovascular. Esse tipo de exerccio faz com os orgos como corao, pulmes e o sistema cardiovascular trabalhem mais, proporcionando oxignio com mais rapidez e eficcia a vrias partes do corpo. A ginstica aerbica ajuda a melhorar sua postura e trabalha sua coordenao motora, alm de proporcionar uma grande conscincia corporal. Por ser uma atividade aerbica, excelente para ajudar na queima de gordura. Mas, no adianta se exercitar, suar e malhar fazendo sua ginstica se no houver um cuidado com a alimentao. Uma boa alimentao essencial para manter-se saudvel e em forma. Benefcios da Ginstica Aerbica: - Fortalecimento muscular, sem hipertrofia. - Treina a coordenao motora. - Proporciona grande conscincia corporal. - Aumenta sua capacidade cardiorespiratria. - Gasto calrico de at 500 Kcal/hora. - Desenvolve uma melhor postura Riscos/Cuidados da Ginstica Aerbica: - Cuidado para no pegar mais peso do que sua capacidade, pois pode sobrecarregar as articulaes dos membros inferiores, coluna lombar, joelhos, cotovelos e ombros. - Fazer um aquecimento antes de comear a aumentar o ritmo da aula. E diminua o ritmo quando estiver para terminar a aula. Tire 10 minutos antes e 10 minutos depois para fazer exerccios suaves e alongamento. Dicas Para um Melhor Rendimento Fsico na Ginstica Aerbica: - O nmero de sries e de subsries deve estar de acordo com o objetivo a ser alcanado. Se voc quer uma srie de fora, ela dever ter poucas repeties com maior carga. Quando a finalidade trabalhar a resistncia, a srie dever ter um maior nmero de repeties e pouca carga. Por este motivo muito importante o planejamento para que seja alcanado o objetivo de cada aula. - Os resultados sero muito melhores se os exerccios forem efetivados corretamente, mesmo que com pouca carga. O importante no a carga no exerccio, mas sim realiz-los por completo, da forma correta

Ginstica Localizada
O nome ginstica localizada dado pela forma como ela feita, com os exerccios priorizando sries para cada segmento muscular ou pelos segmentos articulares. Durante uma aula de ginstica encontramos alunos com diferentes tipos de desenvolvimento, por isso necessrio a presena constante de um professor para orientar a intensidade do exerccio para cada aluno. Assim todos vo fazer a mesma aula, mas cada um com o seu ritmo sem o risco de dores ou contuses.

Dentro de uma sala de ginstica, muita msica e agitao para deixar os alunos no ritmo da malhao. O professor comanda os exerccios, as sries a serem feitas e as correes para a execuo perfeita do movimento. A aula de ginstica localizada dura em media 60 minutos e deve ser feita pelo menos 3 vezes na semana, para que os efeitos benficos sejam alcanados com sucesso. Pelo fato de boa parte da aula ser de forma aerbia, h uma melhora no sistema cardiorrespiratrio. O aluno ainda ter um fortalecimento dos msculos de forma geral, de acordo com a variedade de exerccios realizados, incluindo exerccios com pesos e bastes. uma tima forma de adquirir sade e deixar o corpo bonito. Normalmente trabalha-se no mximo 3 grupos por sesso, duas a trs vezes por semana para cada grupamento. Atualmente, com as novas tcnicas de aula influenciadas principalmente pela musculao, as qualidades fsicas que podem ser desenvolvidas com a Ginstica Localizada so: - Resistncia muscular localizada - Resistncia ao lactato - Aumento da capacidade cardiorrespiratria - Fora - Hipertrofia muscular - Flexibilidade DIVISO DE UMA AULA DE GINSTICA LOCALIZADA AQUECIMENTO Tm durao de Aproximadamente 10 minutos. composto por exerccios de pr-aquecimento musculares de baixa intensidade e alongamentos.Os movimentos devem ser feitos de maneira suave e pouca amplitude, visando uma adaptao msculo-articular e orgnica, preparando-se para elevao gradual da freqncia cardaca e do esforo muscular. Deve ser direcionado aos grupamentos de maior exigncia durante a sesso de treinamento. O aumento metablico deve ser lento e gradual. PARTE PRINCIPAL a parte mais importante da aula, onde sero trabalhados os grandes grupos musculares.Tm durao de aproximadamente entre 30 e 40 minutos e caracteriza-se pela alta intensidade e aumento significativo dos parmetros fisiolgicos. Utiliza implementos como halteres, caneleiras e barras para exercitar os grandes grupos musculares , tais como Membros inferiores, Membros superiores e Trax. EXERCCIOS DE SOLO So caracteristicamente exerccios para o Abdmen, Glteos e Adutores. So utilizadas normalmente sobrecargas como caneleiras para aumentar a intensidade do esforo e tm em mdia 15 a 20 minutos. RELAXAMENTO E VOLTA CALMA So exerccios de alongamento de leve intensidade e baixa amplitude articular, tambm conhecida como parte regenerativa da aula. Tm em mdia 5 a 10 minutos e deve obedecer a uma desacelerao gradual dos parmetros fisiolgicos, tais como a freqncia cardaca.Nesta parte da aula voc dever proporcionar ao aluno uma recuperao lenta e gradual , reduzindo assim o grau de excitao proporcionado pela parte principal da aula. MATERIAL UTILIZADO NAS AULAS Atualmente existe uma gama de materiais que auxiliam no desempenho do trabalho numa aula de Ginstica Localizada.A criatividade do profissional poder muito ajudar na elaborao de rotinas que proporcionaro um excelente resultado, tanto esttico como fisiolgico. Dentre estes materiais esto: - Halteres - Barras com anilhas - Caneleiras - Elsticos - Steps - Barras fixas e paralelas - Colchonetes

You might also like