You are on page 1of 3

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO UNIVERSIDADE DO ESTADO DO MATO GROSSO CAMPUS UNIVERSITRIO DE SINOP DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

Gesto de Projetos na Construo Civil Economia Aplicada Engenharia

Acadmico: Lucas Ribeiro dos Santos

Sinop/MT Junho de 2012

Gesto de Projetos na Construo Civil

A gesto de projetos se caracteriza pelas atividades de planejamento, organizao, direo e controle do processo de projeto envolvendo a definio do programa, a montagem e conduo da equipe de projetistas do empreendimento, bem como a integrao do projeto com a obra. (Fabricio, 2002).

Com o desenvolvimento das cincias sociais, engenharias e tecnolgicas, o mercado competitivo passou a exigir cada vez mais na qualidade do servio prestado, e est buscando por profissionais que buscam uma capacitao para atualizarem no somente seus currculos, mas sim aprimorar seus conhecimentos na prtica. Trazendo isto para a engenharia, economia, administrao e cincias contbeis surgem ento uma nova base corporativa: A Gesto de Projetos. Esta que veio para inovar, desenvolver e gerir propostas, projetos e aes que envolvem pessoas, produtos, servios, etc. O Setor da construo civil brasileira h alguma dcada atrs passou por momentos difceis, onde as empresas deste setor tinham uma acentuada dificuldade para desenvolverem se devido instabilidade do mercado econmico e a falta de mo-deobra qualificada e de qualidade. Este, sendo um dos mais importantes setores de que definem o Produto Interno Bruto do pas, necessitava de crescer de forma rpida e sustentvel. Para isto, o governo comeou a incentivar a construo civil no pas, atravs de alguns programas de infraestrutura pblica (PAC 1, PAC 2, por exemplo), comeou a liberar recursos financeiros para construo de casas populares e reduziu significativamente a taxa de juros, alm de estender o prazo para emprstimos. Com estas medidas houve uma ascenso econmica, causando a atual exploso de demanda na construo civil hoje. Porm, o mercado comeou a exigir mais e, para atender este quesito a indstria da construo tem buscado aplicar em seus canteiros novas tecnologias construtivas e administrativas que estejam bem fundamentas por novas metodologias de gesto. Com esta padronizao e planejamento mais centrados, percebe-se ento uma soma de n fatores que, significativamente influenciam h um nvel melhor na gesto de projetos, dentre estes se podem destacar:

Promover diferenciais competitivos; Precaver-se em situaes desfavorveis; Melhoria nas decises; Equipe de trabalho mais organizada; Melhor controle gerencial; Reduo na perca de tempo e custos, etc.

Dentro da rea de gesto de projetos o setor da construo civil tem se organizando da melhor forma possvel a oferecer um projeto que tenha uma coordenao eficaz e eficiente dos diferentes tipos de recursos. Portanto para gerir estes recursos necessrio estar seguro quanto ao empreendimento, estar consolidado em frente h um mercado oscilante, liderar sua equipe com transparncia. Ainda que surjam os imprevistos durante o processo de construo de uma obra, o planejamento em todas as fases imprescindvel, pois ele dar suporte, atravs de um mecanismo de controle que analisa todos os projetos, planilhas de custos e prazos de uma obra. Assim haver uma melhor integrao em todas as fases projeto-obra, podendo ento fazer implementao de sistemas de gesto de qualidade que proporcionaro maior clareza e exatido na troca de informaes, facilitando a coordenao dos projetos frente ao empreendimento utilizando os melhores e mais viveis mtodos para a execuo dos servios.

You might also like