You are on page 1of 3

Frum temtico (1 semana)

Boa tarde!

Meu nome Marcos Nunes, sou Tcnico de Gesto Educacional Apoio Administrativo da Secretaria de Educao do Distrito Federal desde setembro de 2010 e j possuo algum conhecimento sobre o tema deste mdulo devido s disciplinas relacionadas educao que cursei durante minha licenciatura em Letras. Alm disso, um tema que me interessa bastante, j que trabalho em escola.

At mais!

Atividades (1 semana)

Unidade 1

Para que estudar e compreender a educao por meio da histria?

importante estudar e compreender a educao por meio da histria porque o ser humano adquiriu seus conhecimentos ao longo desta. Assim, possvel entender como e por qu os povos se organizaram de determinada forma e como a educao foi sendo adquirida e desenvolvida de forma temporal. Desta forma, possvel, inclusive, entender a nossa atual cultura, que tanto importante para a nossa inteligncia.

Pratique:

Apresente trs sugestes de ao para que todo funcionrio de escola deva realizar para vir a se transformar num educador.

- Promover maior integrao entre alunos e funcionrios, para que haja troca de conhecimento. - Participar ativamente das decises da escolas. - Verificar se o Projeto Poltico-Pedaggico proposto pela gesto escolar est sendo cumprido.

Unidade 2

Educao construda pelos padres da Companhia de Jesus.

Pratique:

Procure, no seu municpio, em locadoras de vdeos, os seguintes filmes: a) A misso ou b) Desmundo. So filmes que retratam as relaes entre colonizadores e povos nativos. Assista ao menos um e, em seguida, discuta com os outros funcionrios da sua escola a seguinte questo: como ocorreram as relaes entre os colonizadores e os nativos?

No filme Desmundo, possvel perceber que as relaes entre colonizadores e nativos eram bastante conflituosas. A chegada dos portugueses a terras brasileiras no foi pacfica: houve diversos conflitos entre os nativos e os colonizadores, os negros foram trazidos da frica para serem escravizados no pas, foi proibida a relao entre brancos e outros grupos tnicos, de modo que essas relaes conflituosas podem ser percebidas at nos dias atuais.

Frum Temtico (1 semana)

Boa tarde!

Segundo o artigo 21 da Lei de Diretrizes e Bases da Educao (Lei 9394/1996), a educao escolar brasileira composta da educao bsica (que compreende a educao infantil, o ensino fundamental e o ensino mdio) e da educao superior. A organizao da escola em si, no Brasil, ainda bastante tradicional, sendo as aulas ministradas em salas de aula por professores com formao em licenciatura na rea, e a escola tem sua gesto efetivada por um grupo de direo, que administra a vida profissional de docentes e demais funcionrios da escola.

Os funcionrios da escola precisam saber que a educao est presente em todos os lugares e um deve de todos. Na Secretaria de Educao do Distrito Federal, sempre ouvimos falar que todos que atuam na escola so educadores, de modo que, uma maior participao dos funcionrios no-docentes na vida escolar da instituio e dos alunos seria positivo para que este papel de educador seja efetivamente alcanado. Assim, trazer o aluno para dentro da rotina escolar em outros locais que no somente a sala de aula (como a cozinha e a direo) importantssimo para a construo do prprio cidado.

Espero ter contribudo para a questo em tela. At mais!

2 Semana

No houve atividades de memorial e frum a serem realizadas.

You might also like