You are on page 1of 6

Eletrnica Bsica Circuitos reguladores monolticos

Circuitos reguladores monolticos


Nesta seo...
Reguladores monolticos Emprego como carga eletrnica

5
SENAI-RJ 135

Eletrnica Bsica Circuitos reguladores monolticos

136 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Circuitos reguladores monolticos

Reguladores monolticos
Os reguladores de voltagem a transistor melhoram a sada dos circuitos retificadores por reduzirem a oscilao de voltagem e por manterem a voltagem de sada num valor razoavelmente constante. Se a resistncia de carga reduzida, as necessidades adicionais de corrente produzem geralmente quedas indesejveis no valor da voltagem de sada. Assim, desenvolveram-se reguladores de voltagem integrados monolticos para manter a voltagem CC de sada constante, quando h alterao da carga. O LM 317 um regulador ajustvel de voltagem positiva, com trs terminais, capaz de suprir at 1,5 ampres numa faixa de voltagem de 1,2 a 37 volts. Requer, apenas, dois resistores externos para a escolha do valor da voltagem de sada, como mostra a figura 1.

VENTRADA

LM 317 Entrada Sada AJ

VSADA R1 C2 Voltagem de sada regulada

Voltagem de entrada no regulada

C1 R2

Fig. 1: Circuito regulador de voltagem com LM 317

O integrado LM 317 permite alto desempenho, proteo contra sobrecarga, limitao de corrente e proteo contra sobrecarga trmica. O capacitor de entrada C1 necessrio, se o regulador estiver localizado a uma boa distncia do retificador. O capacitor de sada, C2, usado para melhorar a resposta transitria. Os terminais so rotulados de input, adjustment e output (entrada, ajuste, sada). A voltagem entre os pinos AJ e VSADA na figura 1 de 1,25 V. A corrente no resistor R1 dada pela razo:

SENAI-RJ 137

Eletrnica Bsica Circuitos reguladores monolticos

IR1 =

V R1

1,25V R1

onde

V = VSADA - VAJ

Esta corrente tambm flui atravs do resistor varivel R2 e a queda de voltagem em R2 VR2 = IR1 R2 Substituindo pelo valor de IR1 VR2 = 1,25 V R1 R2 = 1,25 V R2 R1

A voltagem de sada

VSADA = VR1 + VR2 VSADA = 1,25 V + Fatorando, temos VSADA = 1,25 V 1+ R2 R1 1,25 V R2 R1

Esta equao mostra que, mudando-se R2, ajusta-se a voltagem de sada para o valor desejado.

Emprego como carga eletrnica


O LM 317 na figura 2 est conectado como um limitador de corrente. Este circuito pode ser utilizado como uma carga eletrnica durante testes de fontes. Uma vez que o pino AJ de ajustamento est conectado ao terminal terra, a voltagem no pino SADA de 1,25 volts. A corrente pelos resistores de

IL =

V R + R1

1,25 V R + R1

138 SENAI-RJ

Eletrnica Bsica Circuitos reguladores monolticos

Uma vez que R1 um resistor varivel, a corrente pode ser ajustada. Quando o circuito limitador de corrente est conectado sada de uma fonte, ele se torna uma carga eletrnica. Quando R1 est ajustado, a corrente fornecida pela fonte fica definida a um valor especfico. A voltagem CC de sada pode ser ento medida para uma gama de correntes de carga.
Fig. 2

ENT. AJ Alimentao em CC LM 317 SADA

R1

SENAI-RJ 139

You might also like