You are on page 1of 11

1 DIREITO PENAL ESPECIAL 4 PERODO =:= RESUMO SOBRE OS CRIMES CONTRA A VIDA =:= HOMICDIO A pessoa humana, sob

b duplo ponto de vista material e moral, um dos mais relevantes objetos da tutela penal. Homicdio a eliminao da vida de uma pessoa praticada ou provocada por outra. O homicdio tem a primazia entre os crimes mais graves, pois o atentado contra a fonte mesma da ordem e segurana geral. Diviso: O Art. 121 do CP apresenta as seguintes figuras de homicdio: simples (caput); privilegiado ( 1); qualificado ( 2); culposo (3) e culposo com aumento de pena (4, 1 parte), hiptese de perdo judicial, aplicvel ao homicdio culposo ( 5) e nova causa de aumento de pena no 6. Objeto jurdico (bem juridicamente tutelado pelo Estado) : a preservao da vida humana extrauterina. A doutrina considera que a vida principia no incio do parto, com o rompimento do saco amnitico (membrana que se desenvolve em torno do embrio dos vertebrados superiores formando um saco fechado). VIDA CONCEITO ADVERSO DE MORTE. Objeto material do crime a pessoa ou coisa sobre qual recai a conduta criminosa. o que provar a materialidade do crime. Exame do corpo de delito (Art. 158 do CPP) o meio de prova pelo qual possvel a constatao da materialidade do delito. Obs Art. 17 do CP. Tipo objetivo: O homicdio pode ser praticado por qualquer meio de execuo (crime de forma livre), tanto por uma ao, quanto por uma conduta negativa (omisso). AO por meios fsicos mecnicos : instrumentos contundentes, perfurantes, cortantes. AO por meios fsicos qumicos: substncias corrosivas, venenos. AO por meios fsicos patognicos: os vrus letais como a AIDS. Ex O agente portador do vrus da AIDS e consciente de sua natureza letal o transmite intencionalmente ao seu parceiro, mediante ato de libidinagem. A morte da vtima far com que o agente responda pelo delito de homicdio doloso consumado. STJ dolo de matar. Por meio direto = contra o corpo da vtima. Por meio indireto = atrair a vtima para um local onde se encontra um animal feroz, serpente.

OMISSO - lembrando-se que quanto a esta necessrio que o agente tenha o dever jurdico de impedir a morte da vtima. (Art. 13, 2). CRIME OMISSIVO IMPRPRIO OU COMISSIVO POR OMISSO (a lei descreve uma conduta de fazer, mas o agente se nega a cumprir o dever de agir). Deve haver a obrigao jurdica para evitar o resultado, se esta no existir, no pode se falar em crime comissivo por omisso. a) Dever legal imposto por lei Art. 13, 2, a Ex: a me que, tendo por lei a obrigao de cuidado, vigilncia e proteo, deixa de alimentar o filho, morrendo este de inanio (extrema fraqueza por falta de alimentao). Dever responder por homicdio doloso, se quis ou assumiu o resultado morte, ou culposo, se agiu com negligncia, imprudncia ou impercia. b) Dever do garantidor, pessoa que assumiu a responsabilidade de impedir o resultado. (Art. 13, 2, b) Ex. a bab, ou uma amiga que se oferece para tomar conta do beb, assumindo a responsabilidade de zelar por ele, permite que caia na piscina e morra afogado. c) Dever por ingerncia da norma (Art. 13, 2, c) quem cria o perigo torna-se obrigado q evitar o resultado. Ex. Quem joga o amigo no rio est obrigado a impedir o seu afogamento. Se agir com dolo, responde pelo crime doloso; com culpa, pelo crime culposo. Sujeito ativo o ser humano que pratica a figura tpica descrita na lei, isolada ou conjuntamente com outros autores. Por ser um crime comum pode ser praticado por qualquer pessoa. Sujeito passivo constante ou formal ESTADO. - eventual ou material o titular do interesse penalmente protegido, a vtima. ELEMENTOS DO TIPO O tipo um molde criado pela lei, no qual est descrito o crime com todos os seus elementos, de modo que as pessoas saibam que s cometero algum delito se vierem a realizar uma conduta idntica constante do modelo legal. O tipo composto dos seguintes elementos: a) Elem. Objetivos: referem-se ao aspecto material do fato, existem concretamente no mundo dos fatos. Ex. o objeto do crime, o lugar, o tempo, meios empregados, o NCLEO DO TIPO. b) Elem. Normativos: quando h um juzo de valorao jurdica, social, cultural, histrica, poltica e religiosa, ou qualquer outro campo do conhecimento humano. c) Elem. Subjetivos: a finalidade especial do agente exigida pelo tipo para que este se configure. O ELEMENTO SUBJETIVO DO HOMICDIO DOLOSO O DOLO (elemento psicolgico da conduta).

Tentativa de homicdio art. 121 c/c Art. 14, II do CP iniciada a execuo, esta no se consuma por circunstncias alheias a vontade do agente. Desistncia voluntria (art. 15) trata-se de voluntria interrupo do iter criminis; o agente interrompe voluntariamente a execuo do crime, impedindo a sua consumao. Ex. o agente tem um revlver municiado com seis projteis. Efetua 02 disparos contra a vtima, no a acerta e, podendo prosseguir atirando, desiste por vontade prpria e vai embora. Arrependimento eficaz o agente aps encerrar a execuo do crime, impede a produo do resultado naturalstico. Ex. o agente efetua diversos disparos de arma de fogo na vtima, ferindo-a gravemente, mas, arrependendose, presta-lhe socorro, impedindo sua morte. Responder, to somente pelo crime de leses corporais. (Deve ser analisada a natureza da leso: leve, grave ou gravssima) Crime impossvel art. 17 pela ineficcia absoluta do meio empregado ou pela impropriedade absoluta do objeto material, impossvel de consumar-se o crime. Ex. o agente, ao pensar que a vtima est dormindo, desfere-lhe cinco facadas, entretanto, aquela j se encontrava morta. Arma de brinquedo. Pensar que est depositando veneno no copo de suco da vtima, mas na verdade acar. Concurso de pessoas Art. 29. Co-autoria ocorre quando vrias pessoas realizam as caractersticas, o ncleo do tipo. Participao quando no praticam atos executrios, mas concorrem de qualquer modo para sua realizao.

Art. 121 Homicdio Simples. a figura prevista no caput do artigo. Homicdio a eliminao da vida de uma pessoa praticada por outra. hediondo o homicdio simples quando praticado em atividade tpica de grupo de extermnio, ainda que cometido por um s agente. (Art. 1, I, da Lei 8.072/90), tentado ou consumado. 1 Homicdio Privilegiado Natureza jurdica causa especial de diminuio de pena logo em seguida. A jurisprudncia tem entendido que a reao sob o estado emotivo deve operar-se sem intervalo. A reduo da pena obrigatria ou uma faculdade do juiz, tendo em vista que a lei afirma que o juiz pode reduzir a pena? H divergncia doutrinria e jurisprudencial. a) a reduo obrigatria, pois trata-se de um direito do ru. Damsio e Celso Delmanto e STJ;

4 b) a reduo facultativa, pela interpretao literria da lei: poder no dever, defendida por Magalhes Noronha e TJSP. Posio de Fernando Capez: se o privilgio tiver sido reconhecido pelo jri popular, o juiz est obrigado a respeitar a soberania do veredicto, no havendo que se falar em faculdade. Art. 492, 1 do CPP. HIPTESES DE HOMICDIO PRIVILEGIADO Relevante (motivo importante, considervel) valor social atinge interesse de valor coletivo. Ex. O agente, por amor ptria, elimina um traidor, ou um grande criminoso fugitivo, o agente quis satisfazer a vontade da sociedade. Relevante valor moral atinge interesse de valor particular. o motivo nobre, aprovado pela moralidade mdia. Ex. eutansia, em que o agente, por compaixo ao sofrimento da vtima, antecipa-lhe a morte. Domnio de violenta emoo Violenta emoo um estado de nimo ou de conscincia caracterizado por uma viva excitao do sentimento. Ex. Joo surpreendido em sua casa com a chegada de Pedro, seu filho, que fora agredido por Marcos. Logo em seguida, Joo, sob o domnio de violenta emoo desfere duas facadas em Marcos que vem a falecer. Para a caracterizao do homicdio privilegiado exige-se que o impulso emocional e o ato dele resultante sigam-se imediatamente provocao da vtima, ou seja, tem de haver a IMEDIATIDADE entre a PROVOCAO INJUSTA e a CONDUTA DO SUJEITO. 2 Homicdio qualificado um crime hediondo. Natureza Jurdica: causa especial de majorao da pena As circunstncias que qualificam o homicdio podem ser divididas em: a) motivos (paga, promessa de recompensa ou outro motivo torpe ou ftil I e II). B) meios (veneno, fogo, explosivo, asfixia, tortura ou outro meio que possa resultar perigo comum) III. C) modos (traio, emboscada, mediante dissimulao ou outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido IV. D) finalidade (para assegurar a execuo, ocultao, impunidade ou vantagem de outro crime V). I - Mediante paga (pagamento antecipado) ou promessa de recompensa (recompensa posterior) ambos tm valor econmico. Homicdio mercenrio. Motivo torpe o motivo baixo, repugnante, vil. Ex. Matar a professora que reprovou o aluno. Matar a namorada ao saber que ela no era virgem. Matar a esposa, pois esta no quer reconciliar com o mesmo. Nem sempre a vingana e o cime sero considerados motivos torpes. II Motivo ftil o motivo insignificante, sem importncia, desproporcional. Ex. O funcionrio que matou o seu companheiro na hora do almoo da empresa, porque este havia lhe furtado uma banana. Caso verdico, ocorrido no Esprito Santo. Matar porque a vtima estava olhando feio para o autor.

III importante destacar a QUALIFICADORA DA TORTURA NO HOMICDIO, pois neste caso o agente tem a inteno de matar, o dolo o de matar a vtima, h animus necandi, e o agente tortura a vtima para mat-la. importante destacar ainda que existe o crime de tortura, como crime autnomo, previsto no Art. 1 da Lei n 9.455/97, com a qualificadora da morte prevista no 3 desta mesma lei. Neste inciso quando fala do meio insidioso que considerado a armadilha mortfera; meio cruel, significa que agente tem que ter planejado a crueldade do meio utilizado, importa a inteno do agente. Resultar perigo comum significa que pode atingir mais de uma pessoa. Ex. Colocar uma bomba num banheiro pblico, para matar A, tendo o risco de atingir outras pessoas. IV - Traio forma inesperada Ex. pelas costas; emboscada (escondido, por ex. esconder-se atrs de uma rvore, para matar); mediante dissimulao (o agente disfara ou esconde o propsito de matar Ex. mostra amizade pela vtima e aps, comete o crime), outro recurso que dificulte ou torne impossvel a defesa do ofendido (ex. matar algum que est agachado, ou pelas costas, superioridade de armas e fora). V para assegurar a execuo de outro crime. Ex. matar o marido para estuprar a mulher. Concurso material de crimes. Para assegurar a ocultao do crime. Ex . Matar a me da filha a quem o agente estuprou, para assegurar a ocultao do crime de estupro. Para assegurar a impunidade do crime. Ex. matar a nica testemunha para assegurar impunidade. Para assegurar a vantagem de outro crime. Ex. matar o coautor do crime de furto para ficar sozinho com o dinheiro furtado. Pode existir o homicdio qualificado-privilegiado? H dois posicionamentos: 01) CONTRA: Magalhes Noronha , sob o argumento que segundo a tcnica legislativa seria aplicvel somente ao homicdio na modalidade simples. 02) A FAVOR: STF e STJ. possvel admitir a coexistncia do privilgio com circunstncia objetiva (meio e modo de execuo) que constitua a qualificadora. Ex. possvel que o agente tenha agido sob o domnio de violenta emoo, logo em seguida a injusta provocao da vtima, e que tenha empregado um meio cruel na execuo do crime (qualificadora). OBS: No pode o agente praticar o delito sob o domnio de violenta emoo e por motivo ftil ou torpe (circunstncias qualificadoras subjetivas). Art. 121 3 Homicdio culposo simples imprudncia, negligncia ou impercia.

6 O Cdigo Penal no define a culpa, entretanto, o Art. 18, II do mesmo diploma legal, nos traz as suas diversas modalidades, quais sejam: imprudncia, negligncia e a impercia. O homicdio culposo deve ser analisado em combinao com esse dispositivo legal. Estaremos ento diante de um homicdio culposo sempre que o evento morte decorrer da quebra do dever de cuidado por parte do agente, mediante uma conduta imprudente, negligente ou imperita, cujas conseqncias do ato descuidado, que eram previsveis, no foram previstas pelo agente, ou, se foram, ele no assumiu o risco do resultado. Imprudncia: consiste na violao das regras de conduta ensinadas pela experincia. o atuar sem precauo, precipitado, imponderado. H sempre um comportamento positivo. Uma caracterstica fundamental da imprudncia que nela a culpa se desenvolve paralelamente ao. Ex. manejar arma de fogo carregada em local pblico com pessoas transitando; trafegar na contramo. Negligncia: a culpa na sua forma omissiva; a absteno de um comportamento que era devido. O negligente deixa de tomar, antes de agir, as cautelas que deveria. Ex. O pai que no retira da sala, o veneno letal que se encontra sobre a mesa, onde brincam as crianas, vindo uma delas a digeri-lo e falecer. Impercia: a falta de conhecimentos tcnicos ou habilitao para o exerccio de arte ou profisso. O autor no domina os conhecimentos tcnicos, possui inabilidade ou insuficincia profissional. Ex. engenheiro, sem conhecimentos tcnicos, que constri um prdio, cujo material de baixa qualidade, vindo este a desabar e a provocar a morte dos moradores.

4 Homicdio culposo (causa especial de aumento de pena) = Primeira parte Aumento de pena do homicdio culposo 1. se o agente comete o crime por inobservncia de regra tcnica de profisso, arte ou ofcio (o agente tem o conhecimento da regra, pois profissional, mas a desconsidera, no observa); 2. no procura diminuir as consequncias de seus atos, ou 3. foge para evitar a priso em flagrante. Segunda parte Causa de Aumento de pena no homicdio doloso, se este foi praticado contra pessoa menor de 14 anos ou maior de 60 anos. 5 Hiptese de perdo judicial (causa extintiva da punibilidade, prevista no Art. 107, IX do CP). Se as conseqncias atingem o agente de forma grave. Deve existir um vnculo entre a vtima e o agente. Estas conseqncias podem ser fsicas (ferimentos no agente), ou morais (morte ou leso em parentes ou pessoas ligadas ao agente por afinidade). 6 A pena aumentada de 1/3 (um tero) at a metade se o crime for praticado por milcia privada, sob o pretexto de prestao de servio de segurana, ou por grupo de extermnio. Nova redao dada pela Lei n 12.720/2012.

7 Art. 122 Induzimento, instigao ou auxlio ao suicdio. (Elem. Objetivo: induzir, instigar e auxiliar). Elem. Subjetivo: o dolo. No se admite tentativa neste tipo penal. Suicdio a deliberada destruio da prpria vida. Apesar de o suicdio no ser um ilcito penal, um fato antijurdico, dado que a vida um bem pblico indisponvel. Objeto jurdico: a preservao da vida humana Suj. ativo: qualquer pessoa Suj. passivo: qualquer pessoa, desde que tenha discernimento, seno o crime poder ser de homicdio. Induzir iniciar a idia. Ex. pessoa que perde o emprego e sugestionado por seu colega a suicidar-se. Instigar estimular a idia existente. Ex. o pai, que ao saber que sua filha quer suicidar-se, porque est grvida e, por isso, envergonhando a honra da famlia, conta que uma antiga amiga da prole, tambm havia agido assim. Auxiliar ajudar materialmente. Ex. fornecer arma, veneno, para que a vtima se suicide. Ainda que o agente pratique mais de uma ao o crime ser nico. PODE EXISTIR O AUXLIO AO SUICDIO POR OMISSO? H 02 posicionamentos. 1) Em sentido contrrio: Jos Frederico Marques, Damsio e Celso Delmanto entendem que prestar auxlio, necessariamente, sempre uma conduta comissiva. 2) Em sentido favorvel: Fernando Capez, entende que possvel o auxlio ao suicdio por omisso, como no ex. de que algum, atendendo s splicas de um suicida, concorda em auxilia-lo, no comunicando o fato a polcia, no impedindo a sua ao, nem fazendo barulho para no chamar a ateno dos vizinhos ou familiares. SE, TODAVIA, O OMITENTE TIVER O DEVER JURDICO DE AGIR (Art. 13, 2), responder por homicdio. OBS: O CRIME S PUNIDO QDO H MORTE DA VTIMA OU ESTA SOFRE LESO CORPORAL GRAVE. Pargrafo nico: Causa de aumento de pena: pena duplicada I crime praticado por motivo egostico ( a vantagem pessoal) Ex. para receber herana. Trata-se de motivo de agir, constituindo elemento subjetivo do tipo. II vtima menor de 18 anos / diminuio da capacidade de resistncia: vtima doente, embriagada, idade avanada. OBS: SE A VTIMA FORADA A SUICIDAR-SE OU NO TEM RESISTNCIA ALGUMA (DISCERNIMENTO) PODER SER HOMICDIO.

OBS: SE O AGENTE, QUERENDO SUICIDAR-SE, AO EFETUAR O DISPARO DE ARMA DE FOGO ACERTA 3 PES, QUE VEM A FALECER, RESPONDE PELO CRIME DE HOMICDIO CULPOSO, POR TER AGIDO COM IMPERCIA (SE NO TINHA CONHECIMENTOS TCNICOS PARA TANTO). Art. 123 Infanticdio a ociso (ato de matar) da vida do ser nascente ou do neonato, realizada pela prpria me, que se encontra sob o estado puerperal. um crime prprio (capacidade especial do agente) e de forma livre. Obj. jurdico: preservao da vida humana. Suj. ativo: a me purpera Suj. passivo: o recm-nascido que est nascendo Elem. Objetivo: matar Elem. Subjetivo: dolo Elem. Normativo temporal: parto O privilgio (pena reduzida) est relacionado com o estado puerperal. Requisito: matar o prprio filho, sob a influncia do estado puerperal, durante o parto, ou logo aps. ANALISAR O FATO CONCRETO enquanto durar o estado puerperal, no importando avaliar o n de horas e dias. Estado puerperal o conjunto de das perturbaes psicolgicas e fsicas sofridas pela mulher em face do fenmeno do parto; uma influncia psquica, que deve ser analisado por percia mdica. Regra geral: o parto no produz transtornos psquicos. H delito de homicdio se o fato cometido pela me durante o parto ou logo aps, mas sem a influncia do estado puerperal. Damsio. Pg. 109. OBS: Se h partcipe na execuo deste crime, a doutrina tambm tem entendido que ele comete o crime de infanticdio. H quem entenda que responde por homicdio, j que o partcipe no est em estado puerperal, nem se trata a vtima de seu filho, mas a posio predominante a primeira. Me que mata o prprio filho, contando com o auxlio de terceiro: a me autora de infanticdio e as elementares desse crime comunicam-se ao partcipe, que, assim, responde tambm por infanticdio. A circunstncia de carter pessoal (estado puerperal), na verdade, elementar, logo, comunica-se ao partcipe. O terceiro que mata o recm nascido, contando com a participao da me em estado puerperal: o terceiro realiza a conduta principal: mata algum. Assim, responde pelo crime do Art. 121, 4, 2 parte. A me, que praticou uma conduta acessria, partcipe do mesmo crime, pois o acessrio segue ao principal. Com efeito, a me no realizou o ncleo do tipo (no matou, apenas

9 ajudou a matar), devendo responder por homicdio. No entanto, embora esta seja a soluo apontada pelo Art. 29, no pode aqui ser adotada, pois levaria ao seguinte contra-senso: se a me mata a criana, responde por infanticdio, mas como apenas ajudou a matar , responde por homicdio. No seria lgico. Portanto, nesta segunda hiptese, a me responde por infanticdio. OBS: TERMINADO O ESTADO PUERPERAL, se a mo vem a matar o seu filho, pode haver homicdio. OBS: Se a me pratica o fato, j estando o se filho morto CRIME IMPOSSVEL. Art. 124 Aborto provocado pela gestante (auto-aborto), ou com seu consentimento. (CRIME DE FORMA LIVRE) A AO FSICA DE VE SER REALIZADA ANTES DO PARTO. OBS: Pode tambm ocorrer o aborto por omisso, nas hipteses em que o sujeito ativo tem a posio de garantidor. Ex. o mdico, a parteira, a enfermeira que, percebendo o iminente aborto espontneo ou acidental, no tomam as medidas disponveis para evita-lo, respondem pela prtica omissiva do delito. Aborto: e interrupo do processo da gravidez, com a morte do feto. Objeto jurdico do auto aborto: o direito a vida do feto, preservao da vida humana intrauterina. Objeto jurdico do aborto provocado por 3: preservao da vida humana intrauterina e a incolumidade fsica e psquica da prpria gestante. Provocar dar causa, originar. NECESSRIO QUE O FETO ESTEJA VIVO. No auto-aborto o suj. ativo somente a gestante (crime prprio) Suj. passivo: feto (posio pacfica na doutrina) AUTOABORTO E PARTCIPE: quando 3 pessoa apenas induz, instiga, ou auxilia, de maneira secundria, a gestante praticar o aborto. Ex. indivduo que fornece os meios abortivos para que o aborto seja realizado. Nessa hiptese o 3 responde pelo Art. 124 a ttulo de partcipe. H posicionamento na jurisprudncia no sentido de que o 3 teria sua conduta enquadrada no Art. 126, ainda como partcipe. impossvel ocorrer o concurso de pessoas na modalidade de co-autoria. STF: Concurso de pessoas o corru que no participou de ato fsico, material ou cirrgico, responde pelo Art. 124 e no pelos Arts. 126 ou 127 do CP. CONFRONTO: Se a morte provocada aps o incio do nascimento, o crime ser de homicdio ou infanticdio. ABORTO CONSENTIDO: Aborto com o consentimento da gestante: OBS: Se h coautor neste crime, ou seja, se 3 pessoa provoca o aborto com o consentimento da gestante, responde pelo Art. 126 (posio da doutrina). A gestante responde pelo crime do Art. 124. Quanto a provocao do

10 terceiro, para caracterizar o Art. 126 necessrio que o co-ru tenha participado do ato fsico, material, ou cirrgico. POSIO DO STF. QUEM APENAS AUXILIA A GESTANTE, INDUZINDO, INDICANDO, INSTIGANDO, ACOMPANHANDO, PAGANDO, etc. ser co-partcipe do crime do Art. 124 Art. 125 Aborto provocado por terceiro SEM o consentimento da gestante. A FORMA MAIS GRAVOSA DO DELITO DE ABORTO recluso de 03 a 10 anos. OBS: NO SOMENTE A EXPRESSA MANIFESTAO CONTRRIA A PRTICA DO ABORTO, PODE TBM EXISTIR O EMPREGO DE MEIOS ABORTIVOS SEM O CONHECIMENTO DA GESTANTE. Comporta duas formas: 1) no concordncia real (violncia, grave ameaa ou fraude) 2) no concordncia presumida (menores de14 anos, alienada ou dbil mental). Art. 126 Aborto provocado por terceiro COM o consentimento da gestante. pargrafo nico: gestante menor de 14 anos, alienada, ou dbil mental, ou se o consentimento obtido mediante fraude, grave ameaa ou violncia aplicao da pena do Art. 125 (03 a 10 anos). Para que se caracterize a figura do Art. 126 necessrio que o consentimento da gestante seja vlido, ou seja, que ela tenha capacidade para consentir, caso contrrio o delito poder ser o do Art. 125. Consentimento vlido: leva-se em conta a vontade real da gestante, desde que juridicamente relevante. Consentimento invlido: so as hipteses do pargrafo nico do Art. 126: emprego de fraude, grave ameaa ou violncia contra a gestante; presumido: menor de 14 anos. Fraude: o emprego ardil capaz de induzir a gestante em erro. Ex. mdico que, a pretexto de realizar exames de rotina na gestante, realiza manobras abortivas. Grave ameaa contra gestante: a promessa de um mal grave, inevitvel. Ex. marido desempregado que ameaa se matar se a mulher no abortar; pai que ameaa expulsar a filha de casa se ela no abortar. Violncia: o emprego de fora fsica. Ex. homicdio de mulher grvida, com o conhecimento da gravidez pelo homicida. OBS: O CONSENTIMENTO DA GESTANTE DEVE PERDURAR DURANTE TODA A EXECUO DO ABORTO, MAS SE HOUVER REVOGAO POR PARTE DELA, HAVER PARA O 3O COMETIMENTO DO CRIME MAIS GRAVE ART. 125. A gestante NO responder por delito algum.

11 Art. 127 ABORTO QUALIFICADO trata-se de crime preterdoloso ( a combinao do dolo com a culpa. H dolo no crime antecedente e culpa no conseqente. Crime qualificado pelo resultado). - Ocorrendo leso grave a pena aumentada em 1/3; - Ocorrendo a morte a pena duplicada. ESTE ART. S APLICADO NAS AOS ARTS. 125 E 126. Ex se a gestante provoca o aborto em si, de maneira que venha a sofrer uma leso grave NO se aplica este art., pois nosso ordenamento jurdico no pune a autoleso. Enquadramento legal da conduta do partcipe no crime de auto-aborto do qual resulte leso corporal ou morte da gestante. Se as majorantes em estudo no abrangem a conduta da mulher que pratica o aborto em si mesma, tambm no incidir sobre a conduta do partcipe desse mesmo delito. Por qual delito responde o instigador ou auxiliador do crime de auto-aborto se do emprego dos meios ou manobras abortivas advier leso corporal ou morte da gestante? 1) Nelson Hungria = responder por leso corporal culposa ou homicdio culposo; 2) Magalhes Noronha = responder to somente pela participao no delito do Art. 124; 3) Damsio = alm de responder pelo delito do Art. 124, pratica leso corporal culposa ou homicdio culposo, sendo inaplicvel o Art. 127, uma vez que esta norma exclui os casos do Art. 124 Art. 128 Aborto legal praticado por mdico: Aborto necessrio, no precisa do consentimento da gestante. No caso de gravidez resultante de estupro pode-se tambm fazer o aborto, desde que COM o consentimento da gestante. Natureza jurdica: causa de excluso da ilicitude Art. 128, I aborto necessrio ou teraputico a interrupo da gravidez realizada pelo mdico quando a gestante estiver correndo perigo de vida e inexistir outro meio para salva-la. O CONSENTIMENTO DA GESTANTE DISPENSVEL. Art. 128, II aborto sentimental, humanitrio ou tico aborto realizado pelos mdicos nos casos em que a gravidez decorreu de um crime de estupro. H NECESSIDA DE DO PRVIO CONSENTIMENTO DA GESTANTE OU DE SEU REPRESENTANTE LEGAL. OBS: Se o aborto for praticado por enfermeira esta responde pelo crime, pois a lei faz referncia somente a qualidade de mdico. Aborto natural a interrupo espontnea da gravidez. No h crime. Aborto acidental o decorrente de traumatismo ou outro acidente. No h crime. Aborto social punido. Aborto piedoso punido.

You might also like