You are on page 1of 8

CRIANAS E ADOLESCENTES: DIREITOS E POLTICA SOCIAL

Darlene de Moraes Silveira1

Resumo

Os Direitos prescritos no Estatuto da Criana e do Adolescente apontam para a formulao, a gesto e o controle de polticas sociais de forma democrtica. A cultura poltica com caractersticas marcadamente autoritrias e o atual quadro de transformaes scioeconmicas frutos do processo de globalizao, que colocam os Direitos prova, no que tange as demandas sociais da populao infanto-juvenil. Assim, a conquista no campo legal, impe exigncias prticas para a consecuo de polticas sociais.

Palavras-chave - Direitos, crianas e adolescentes e Poltica Social

Assistente Social, Doutora em Servio Social PUC/SP Mestre em Educao e Cultura - UDESC//SC, Mestre em Servio Social PUC/SP, Professora do Curso de Servio Social da UNISUL Florianpolis. Professora do Curso de Servio Social da UFSC. Florianpolis; 2009. darlene.silveira@unisul.br

INTRODUO

O presente tema aborda os Direitos da infncia e da juventude presentes no Estatuto da Criana e do Adolescente, e a relao destes com as polticas sociais diante do quadro de transformaes pelo qual passa a sociedade brasileira (imersa no panorama de globalizao). So determinaes macroeconmicas e sciopolticas que colocam os Direitos prova, no que tange as demandas sociais e perspectivas polticas, visto que as polticas sociais representam o espao de concretizao dos mesmos. Para tanto, desenvolve-se a abordagem do movimento que originou o Estatuto da Criana e do Adolescente ECA, assim como suas bases doutrinrias, com destaque para o avano na conquista jurdica. Diante das conquistas no campo legal, emergem indagaes quanto s exigncias prticas para a consecuo de polticas sociais, coerentemente com o esperado processo de democratizao das polticas para a infncia e a adolescncia.

1 CRIANAS E ADOLESCENTES E A CONSTITUIO DE DIREITOS

Ao estudar a histria das polticas de ateno populao infanto-juvenil constatamse significativas alteraes no plano das prticas e do aparato legal. Porm, estas alteraes so conquistas recentes, coexistindo no campo social e das polticas sociais com as diferentes formas de hierarquia (gnero, econmica, raa...) e com a ineficcia das polticas, ainda gerenciadas de forma autoritria e clientelista. Refletindo sobre esta ambigidade, Silveira coloca que Trata-se de uma histria orquestrada pelas elites dominantes do pas, prevalecendo seus interesses e projetos de organizao social, porm, em meio a dinamicidade do contexto social e na contramo da histria, tambm protagonizando-a inscrevem-se os movimentos sociais, que se constituem `novos personagens com expectativas polticas e prticas sociais que promovem novos referenciais (1999;p.149).

Trata-se da ruptura com representaes estigmatizantes e prticas repressoras submetendo crianas e adolescentes em condio de pobreza a rtulos de ameaa social ou como alvo de comiserao. A recente histria da conquista de Direitos da criana e do adolescente marcada pela participao dos novos personagens, que a protagoniza num movimento que envolve a contraposio e a contestao das representaes e prticas vigentes, assim como passam a produzir e divulgar novas prticas sociais e educativas e posies polticas. Sader ao analisar os movimentos sociais aponta-lhes um alargamento no expectro poltico assimilando ...valores da justia contra as desigualdades imperantes na sociedade..., colocando ... a reivindicao da democracia referida s esferas da vida social como parte de um projeto de transformao societria que exige ...uma radical renovao da vida poltica. (1988; p.312/313). Essas percepes so tambm atribudas aos 'personagens' que formam o movimento de defesa dos direitos da criana e do adolescente, que ganhou fora no cenrio nacional nos anos oitenta, acumulando ganhos dentre os quais a incluso da condio da criana e do adolescente como "prioridade absoluta" e como sujeito de direitos na Constituio Federal de 1988. Regulamentando os Artigos 227 e 204 da Constituio Federal, em 1990, cria-se uma legislao de defesa e de proteo integral para a criana e o adolescente, Lei Federal 8069/90, O Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA. O contedo do artigo 227, cujo caput enuncia
dever da famlia, da sociedade e do Estado assegurar criana e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito vida, sade, alimentao, educao, ao lazer, profissionalizao, cultura, dignidade, ao respeito, liberdade e convivncia familiar e comunitria, alm de coloc-los a salvo de toda a forma de negligncia, discriminao, explorao, violncia, crueldade e opresso. (BRASIL, Constituio Art 227)

O ECA preconiza a reviso de prioridade polticas e de investimento, assegurando o gerenciamento das polticas de forma democrtica, alinhadas as necessidades sociais pertinentes populao infanto-juvenil, prevendo a criao dos mecanismos para viabilizlos. Estes mecanismos so: Conselhos de Direitos de constituio paritria; Conselhos Tutelares encarregados de zelar pelos direitos de crianas e de adolescentes e os Fundos de carter especial, pois, vinculados s polticas de atendimento populao infanto-juvenil.

A aprovao do ECA aponta novas concepes e contedos a serem adotados frente populao infanto-juvenil. Concebe crianas e adolescentes como sujeitos de direitos, respeitando sua condio peculiar de desenvolvimento e garantindo-lhes absoluta prioridade. O ECA resulta do movimento que se fundamenta na Doutrina de Proteo Integral, j presente nas normativas internacionais dos direitos da criana2. O ECA incorpora expectativas no mbito dos direitos e de polticas sociais, assim como inaugura novas relaes e nveis de participao social, sendo que o processo de democratizao possui um importante componente, que o controle social da administrao pblica. Isto significa dar grande interesse ao que vem da sociedade, sobretudo da maioria dela. (VIEIRA, 1998; 17). O ECA traz indicaes ao conjunto da poltica, da economia e da organizao social a operar um reordenamento, a revisar prioridades polticas e de investimentos, colocando em questo o modelo de desenvolvimento e respectivo projeto de sociedade, que historicamente, reproduz a cultura da excluso social, desconhecendo, na prtica, crianas e adolescentes como sujeitos de direitos. Como os demais direitos, est fixado em princpios, normas e regras da cincia jurdica. Para AMARAL "o avano foi ater-se aos princpios gerais, s regras preconizadas pelo Direito [...] sujeito epistemologia jurdica, preso aos princpios, aos fundamentos da cincia do direito".(1996; p. 50). O direito, aqui, visto para alm da norma jurdica, como a concretizao de valores democrticos atravs da criao dos novos instrumentos de participao, gera, uma nova cultura poltica no tratamento s polticas sociais voltadas infncia e juventude.

2 - A QUESTO DEMOCRTICA

Numa sociedade que est construindo relaes scio-polticas democrticas, a existncia de direitos e a democracia se constituem em recproca dialtica, cujo primado corresponde garantia da dignidade humana.

O ECA; aponta s normativas internacionais, destacando-se a Declarao de Genebra de 1924, que determinava a necessidade de proporcionar criana uma proteo especial; a Declarao Universal dos Direitos Humanos das Naes Unidas - 1948 ; as Regras Mnimas da Naes Unidas para a Administrao da Justia da Infncia e da Juventude - Regras de Beijing - 1985; Conveno sobre os Direitos da Criana, aprovada pela Assemblia-Geral das Naes Unidas em 1989.

Diante dessa perspectiva, um outro elemento terico torna-se importante: a concepo de democracia, percebendo-a para alm de um regime de governo. Para Bobbio (1987), significa a passagem da democracia na esfera poltica, isto , na esfera em que o indivduo considerado como cidado, para a democracia na esfera social, onde o indivduo considerado na multiplicidade de seus status.. Dessa forma, h uma extenso nas formas de poder at ento alocadas somente no campo da sociedade poltica. O Estatuto da Criana e do Adolescente ECA emerge como uma legislao que aponta ruptura com os estigmas e as diferenciaes dominantes no trato da populao infanto-juvenil, ao tempo em que acompanha as projees para uma nova organizao scio-poltica, incorporando demandas e expectativas polticas de carter democrtico. A democracia corresponde ao rompimento com determinados valores e prticas que reduzem o homem ao individualismo egosta, abrindo-se para a articulao com os demais indivduos em busca de direitos. Isso significa ir alm do respeito vontade da maioria, institui a condio prpria do regime poltico, que ocorre quando se institui direitos. Direitos compreendidos sob o ponto de vista universal, isto , vlidos para todos. Assim, democracia aproxima-se inevitavelmente do entendimento de justia social, permitindo a eqidade de acesso, participao, usufruto e produo dos bens e servios gerados na sociedade. Nesse sentido, CHAU considera que "a questo democrtica implica, pois, criar condies para que o cidado seja soberano e interfira realmente nas decises sociais e econmicas atravs dos rgos de deciso poltica" (1993; p.194) Assim, a democracia vista na perspectiva de sociedade que se consolida democrtica, pois est sedimentada em relaes sociais que assim se colocam.

3 - DIREITOS EPOLTICA

Com a Constituio Federal de 1988, ampliam-se os direitos sociais, prescrevem-se a descentralizao poltico-administrativa e a municipalizao das polticas sociais representando o alargamento dos espaos de participao de democratizao das relaes sociais no que se refere formulao, gesto e avaliao de polticas sociais. Porm, sobre as polticas sociais, que vem se tornando uma frtil e conturbada temtica na arena poltica, VIEIRA chama nossa ateno apontando que:

o que na atualidade tem sido chamado de polticas sociais (e comumente de polticas pblicas) resume-se quase sempre em programas tpicos, dirigidos a determinados focos, descontnuos, fragmentados, incompletos e seletivos, com atuao dispersa, sem planejamento, esbanjando esforos e recursos oferecidos pelo Estado, sem controle da sociedade. (2004; p.113).

As transformaes que vem sendo operadas no "mundo do trabalho" em decorrncia das inovaes tecnolgicas, comerciais e organizacionais, nos marcos da globalizao da produo e dos mercados, alteram as formas de produo e as formas de gesto da fora de trabalho. Quanto aos desdobramentos da globalizao, nas palavras de VIEIRA
uma das faces mais ocultas da dita globalizao localiza-se no aumento da distncia entre ricos e pobres. [...] O mundo globalizado resume-se na metamorfose do mundo em mercado interno, controlado pelas empresas transnacionais. Faz-se do mundo mero exportador de bens e capitais, sob o signo da suposta procura de qualidade total. (2004; p.21/108/109).

Tais transformaes afetam transversalmente as polticas sociais, no que tange a interlocuo destas com a economia, conforme nos aponta VIEIRA:
so sociedades que passam por srias transformaes econmicas, que as levaram, nos ltimos dez ou quinze anos, a uma poltica econmica com poltica social direcionada a cuidar momentaneamente de indigentes, de maneira focalizada, dispersa e seletiva. Aparecem programas e diretrizes, relacionados com a poltica social; tais programas e diretrizes entre si revelam somente pretenses de uma poltica social. (2004; p.104).

Se considerarmos os direitos de crianas e de adolescentes j conquistados, e a implantao de novas estruturas para a efetivao destes direitos, possvel identificar a organizao de relaes societrias que implicam a compreenso da dinamicidade dialtica entre a cultura poltica e as prticas sociais. As relaes entre estado e sociedade passam a ser dinamizada pela criao e expanso de novas expresses e pela participao nos espaos pblicos, assimilando uma linguagem de direitos.

ALGUMAS CONSIDERAES

Ao apontar o Estatuto da Criana e do Adolescente - ECA, como uma conquista jurdico-formal, retoma-se o movimento propulsor dessa conquista, protagonizado por 'sujeitos coletivos' que, segundo SADER, se manifestam atravs da "presena no campo social e poltico, de interesses e vontades, de direitos e prticas que vo formando uma

histria, pois seu conjunto lhes d a dignidade de um acontecimento histrico" (1995; P. 12). O ECA a primeira legislao (voltada populao infanto-juvenil), cujas concepes partem de rupturas com prticas e componentes culturais depreciativos ao desenvolvimento infanto-juvenil, apresentando concepes e mtodos condizentes com o desenvolvimento integral de crianas e adolescentes, em consonncia com as aes normativas internacionais, com a Doutrina de Proteo Integral e com pretenses democrticas. Para VIEIRA,
preciso que nos lembremos sempre de um fato: a democracia no um estado, um processo; no constitui um estgio, mas um processo. O processo pelo qual a soberania popular vai controlando e aumentando os direitos e os deveres prolongado, implicando avano muito grande dentro da sociedade. (1998; P.12).

A convergncia de um esforo conjunto entre Estado e sociedade deve servir de parmetro para a construo de direitos para a infncia e para a juventude, envolvendo mudanas na cultura poltica e as polticas sociais, propiciando, o necessrio alargamento dos espaos de ao poltica. Tarefa de difcil execuo considerando que a articulao existente entre economia e poltica social e, ratificando esta vinculao a expanso da acumulao capitalista, que em seu contexto, nega os direitos e a eqidade social. As questes que se referem aos Direitos da populao infanto-juvenil e s relaes sociais democrticas vo alm de sua regulamentao jurdica formal, pois navegam tambm no campo ideolgico e cultural de construo de novos referenciais e novas prticas relacionadas s polticas sociais.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

AMARAL e SILVA, Antnio Fernando do. Estatuto, o novo direito da criana e do adolescente e a justia da infncia de da juventude. Florianpolis: TJSC, 1996. BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. 9.ed. Rio de Janeiro: Campus, 1992. _______. Estado governo e sociedade para uma teoria geral da poltica. 4.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1992.

BRASIL. Constituio Federal, 1988. CARVALHO, Maria do Carmo. PEREIRA, Irani. O protagonismo do movimento social de luta pela criana, Frum DCA, Braslia, n.01 p.7-10, jan./jun. 1993. CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 2.ed. So Paulo: Moderna, 1981. RIZZINI, Irene. (Org.) A criana no Brasil hoje desafio para o terceiro milnio. Rio de Janeiro: Editora Universitria Santa rsula, Amais,1993. SADER, Eder. Quando novos personagens entram em cena experincias e lutas dos trabalhadores da grande So Paulo 1970-1980, 2.ed. So Paulo: Paz e Terra, 1995. SILVEIRA, Darlene de Moraes. O Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente de Florianpolis: os (des)caminhos entre as expectativas polticas e as prticas vigentes. Dissertao de Mestrado UDESC SC, 1999, Florianpolis. _______O Conselho dos Direitos da Criana e do Adolescente de Florianpolis: Cultura poltica e democracia. Dissertao de Mestrado PUC - SP, 2004, So Paulo. _______. TELLES, Vera. Pobreza, movimentos sociais e cultura poltica: notas sobre as (difceis) relaes entre pobreza, direitos e democracia, So Paulo, 1994. (digit). VIEIRA, Evaldo Amaro. O Estado e a sociedade civil perante o ECA e a LOAS. Revista Servio Social de Sociedade N 56; Cortez, So Paulo, 1998. _______ Os direitos e a poltica social. So Paulo, Cortez, 2004.

You might also like