You are on page 1of 25

DISCIPLINA: LEITURA E PRODUO DE TEXTOS. PROFESSORA ROSEANE ADO ASSUNTO: CONCORDNCIAS NOMINAL E VERBAL Tpicos a serem abordados: 1.

Conceito de concordncia; 1.1. Concordncia nominal; 1.1.1. Casos especiais; 1.2. Concordncia verbal; 4. Exerccios.

1. CONCEITO De acordo com Mattoso Cmara d-se em gramtica o nome de concordncia circunstncia de um adjetivo variar em gnero e nmero de acordo com o substantivo a que se refere (concordncia nominal) e de um verbo variar em nmero e pessoa de acordo com o seu sujeito (concordncia verbal). H, no obstante, casos especiais que se prestam a dvidas. Ento, observamos e podemos definir da seguinte forma: concordncia vem do verbo concordar, ou seja, um acordo estabelecido entre termos.

O caso da concordncia verbal diz respeito ao verbo em relao ao sujeito, o primeiro deve concordar em nmero (singular ou plural) e pessoa (1, 2, 3) com o segundo.

J a concordncia nominal diz respeito ao substantivo e seus termos referentes: adjetivo, numeral, pronome, artigo. Essa concordncia feita em gnero (masculino ou feminino) e pessoa.

Como vimos acima, na definio de Mattoso Cmara, existem regras gerais e 1

alguns casos especiais que devem ser estudados particularmente, pois geram dvidas quanto ao uso. H muitos casos que a norma no definida e h resolues diferentes por parte dos autores, escritores ou estudantes da concordncia.

Veja com mais detalhes esse assunto nos tpicos a seguir: Concordncia Verbal Regra geral e Concordncia Verbal - Os casos especiais.

1.1.

CONCORDNCIA NOMINAL

A Concordncia Nominal o acordo entre o nome (substantivo) e seus modificadores (artigo, pronome, numeral, adjetivo) quanto ao gnero (masculino ou feminino) e o nmero (plural ou singular). Exemplo: Eu no sou mais um na multido capitalista. Observe que, de acordo com a anlise da orao, o termo na a juno da preposio em com o artigo a e, portanto, concorda com o substantivo feminino multido, ao mesmo tempo em que o adjetivo capitalista tambm faz referncia ao substantivo e concorda em gnero (feminino) e nmero (singular). Vejamos mais exemplos: Minha casa extraordinria. Temos o substantivo casa, o qual ncleo do sujeito Minha casa. O pronome possessivo minha est no gnero feminino e concorda com o substantivo. O adjetivo extraordinria, o qual predicativo do sujeito (trata-se de uma orao com complemento conectado ao sujeito por um verbo de ligao), tambm concorda com o substantivo casa em gnero (feminino) e nmero (singular). Para finalizar, veremos mais um exemplo, com anlise bem detalhada:

Dois cavalos fortes venceram a competio. Primeiro, verificamos qual o substantivo da orao acima: cavalos. Os termos modificadores do substantivo cavalos so: o numeral Dois e o adjetivo fortes. Esses termos que fazem relao com o substantivo na concordncia nominal devem, de acordo com a norma culta, concordar em gnero e nmero com o mesmo. Nesse caso, o substantivo cavalos est no masculino e no plural e a concordncia dos modificadores est correta, j que dois e fortes esto no 2

gnero masculino e no plural. Observe que o numeral dois est no plural porque indica uma quantidade maior do que um. Ento temos por regra geral da concordncia nominal que os termos referentes ao substantivo so seus modificadores e devem concordar com o mesmo em gnero e nmero. Importante: Localize na orao o substantivo primeiramente, como foi feito no ltimo exemplo. Aps a constatao do substantivo, observe o seu gnero e o nmero. Os termos referentes ao substantivo so seus modificadores e devem estar em concordncia de gnero e nmero com o nome (substantivo).
1.1.1 CASOS ESPECIAIS DE CONCORDNCIA NOMINAL

01. Alerta advrbio e invarivel: Ambos estavam alerta. Mas ateno: varivel como sinnimo de aviso (substantivo): - As sentinelas deram vrios alertas (= vrios avisos). 02. Menos sempre, nunca [menas]: Havia menos alunas na aula. 03. Bastante pode ser adjetivo ou advrbio . Como advrbio de intensidade (= muito) invarivel: Eles falam (muito) bastante. Como adjetivo concorda com o substantivo: - Voc ainda ver bastantes > novidades. Macete: Para fazermos diferenciao basta substituirmos [bastante] por [muito]; se muito variar bastante tambm ira variar, em qualquer circunstncia: Voc conheceu muitas pessoas (muitas = bastantes). / Elas so muito simpticas (muito = bastante). 04. Meio (= um pouco, um tanto) advrbio e invarivel: - A porta estava meio (um tanto) aberta. Significando metade, concordar com o nome a que se refere: - Tomou meia > garrafa de cerveja. 05. Anexo, Incluso e Junto so palavras adjetivas e, como tais, concordam com o nome a que se referem: - Remeto-lhe anexa, inclusa > uma fotocpia do recibo. - Remeto-lhe anexos, inclusos > os convites.

- Remeto-lhe anexas, inclusas > as faturas. - [As irms] estavam juntas. - Encontrei [os amigos] juntos. Mas Ateno: Anexo precedido da preposio [em] fica invarivel: - Em anexo, seguem as faturas. Junto / junto de / junto com (= perto de) so invariveis: - As certides seguem junto com / dos / aos documentos. - Construiu o edifcio junto estao. 06. Mesmo, Prprio, so palavras adjetivas e, como tais, concordam com o nome a que se referem: - Ela < mesma / prpria far os convites. - Ele < mesmo / prprio far os convites. Mesmo [= de fato, realmente], invarivel: - Ela far mesmo (= de fato) parte do grupo. 07. Quite palavra adjetiva e concorda com o nome a que se refere: - Estou < quite com o servio militar. - Estamos < quites com o servio militar. 08. Caro e Barato so invariveis quando usados com o verbo custar: - Curiosidade est custando caro. Sem o verbo custar concordam com o nome a que se referem: - A gasolina est cara. 09. Bom / Necessrio / Proibido / Permitido - Estas expresses s concordam com o substantivo se vierem se este vier precedido de um artigo ou palavra semelhante; caso contrrio, a expresso fica invarivel: - gua mineral bom para a sade. - A gua mineral boa para a sade - Virtude necessrio. / A virtude necessria.

- Sua demisso no foi boa para o governo. - Bebida alcolica proibido. / A bebida alcolica proibida. 10. Possvel quando acompanhado de: o mais, o menos, o melhor, a pior; fica no singular: Recebemos a melhor notcia possvel. - Quero um carro o mais barato possvel. Possvel ir para o plural quando o [artigo] das expresses estiver no plural: - Vestia roupas as mais modernas possveis. A expresso quanto possvel invarivel: - Proporcionou-lhes conforto quanto possvel. 11. Substantivo como Adjetivo (derivao imprpria) no varia: - Mulher mostro. => Mulheres mostro. 12. Nenhum varia normalmente: Vocs no so nenhuns coitadinhos. O plural s pode ser usado, se o pronome vem antes do adjetivo. Se vier depois, s admite o singular: Vocs no so coitadinhos nenhum. 13. De formas que / De maneiras que / De modos que, no existem. 14. Obrigado concorda normalmente com o nome a que se refere. A mulher deve dizer [obrigada] (= grata, reconhecida): - A moa disse: muito obrigada. - As moas disseram: muito obrigadas. - O rapaz disse: muito obrigado. - Os rapazes disseram: muito obrigados. 15. Salvo / Exceto / Obstante invarivel: - Iremos, no obstante as ordens em contrrio. - Os fiscais levaram tudo, exceto os quadros artsticos. - Salvo honrosas excees. No confunda salvo (= exceto, menos) preposio, com salvo (= livre, so, salvado), adjetivo que varivel: Os fugitivos esto salvos. 16. A Olhos Vistos (= visivelmente) locuo adverbial, portanto,

invarivel: Lcia emagrecia a olhos vistos. 17. Pronomes de Tratamento que tenham um adjetivo como referente, concordar com o sexo da pessoa representada por este pronome: Vossa Majestade (um rei) est preocupado. - Vossa Majestade (uma rainha) est preocupada. 18. S (= sozinho, nico) adjetivo e concordar em nmero com o substantivo: - Os dirigentes ficaram ss (sozinhos). A locuo adverbial [a ss] invarivel: - Gostaria de ficar a ss com voc. 19. S (= somente, apenas) advrbio e invarivel: - Nesta sala, s (somente) os dirigentes podem entrar. 20. Adjetivo Anteposto a Dois ou Mais Substantivos Se o adjetivo vier antes de dois ou mais substantivos concordar com o mais prximo: Manifestou profundo respeito e admirao. - Manifestou profunda admirao e respeito. Se os substantivos forem nomes prprios, ou nome de parentesco, o adjetivo dever ir ao plural, obrigatoriamente: - Os esforados Enas e Lus. - Os esforados pai e me. 21. Adjetivo Posposto a Dois ou Mais Substantivos se o adjetivo vier depois de dois ou mais substantivos, h duas opes de concordncia: a) O adjetivo concorda com o substantivo mais prximo: - Encontramos uma jovem e um homem preocupado. - Encontramos um homem e uma jovem preocupada. b) Ou vai para o plural, concordando com os substantivos. Se os substantivos forem de gneros diferentes prevalecer sempre o masculino: Encontramos uma jovem e um homem preocupados. - Encontramos uma jovem e uma mulher preocupadas.

As Excees: a) Se os substantivos forem sinnimos ou puderem ser considerados sinnimos, o adjetivo concordar com o mais prximo:

- Lus tinha idia e pensamento < fixo. - Lus tinha pensamentos e idias < fixas. b) Se os substantivos forem obrigatoriamente para o plural: - Passei dias e noites frios na Europa. c) Se o adjetivo s puder referir-se ao ltimo substantivo porque o sentido assim exige, s com ele far a concordncia: - Comprei livros e pra madura (livros no amadurecem). 22. Quando Dois ou Mais Adjetivos qualificam um nico substantivo, ocorrem as seguintes concordncias: a) Se houver repetio do artigo o substantivo ficar no singular concordando com um adjetivo de cada vez: - Suportou [a] presso interna e [a] (presso) externa. - O produto conquistou [o] mercado europeu e [o] americano. b) Se no houver repetio do artigo, o substantivo ir para o plural juntamente com o artigo que o antecede, concordando com todos os adjetivos: - Suportou as presses interna e externa. - O produto conquistou os mercados europeu e americano. antnimos o adjetivo dever ir

23. O Adjetivo como Predicativo do sujeito Se o sujeito for composto, o adjetivo vai para o plural. Se os substantivos forem do mesmo gnero conserva-se esse gnero; se forem diferentes, vai para o plural masculino: - O mar e o cu estavam serenos. - O vale e a montanha so frescos. Anteposto aos substantivos, o adjetivo concorda, em geral, com o mais

prximo: Escolheste boa hora e lugar. / Escolhestes bom lugar e hora. 24. O Adjetivo como Predicativo do objeto seguem as mesmas regras para o adjetivo como predicativo do sujeito: - Julgaram o filme e o ator bem fracos. - O curso tornou Flvio e sua irm mais preparados. - A prtica tornou respeitado o mdico e a enfermeira. - A prtica tornou respeitada a enfermeira e o mdico.

25. Um e Outro + Substantivo + Adjetivo, o substantivo vai para o singular e o adjetivo para o plural: Um e outro aspecto obscuros. - Uma e outra causa juntas.

1.2. CONCORDNCIA VERBAL Estudar a concordncia verbal , basicamente, estudar o sujeito, pois com este que o verbo concorda. Se o sujeito estiver no singular, o verbo tambm o estar; se o sujeito estiver no plural, o mesmo acontece com o verbo. Ento, para saber se o verbo deve ficar no singular ou no plural, deve-se procurar o sujeito, perguntando ao verbo Que(m) que pratica ou sofre a ao? ou Que(m) que possui a qualidade? A resposta indicar como o verbo dever ficar. Por exemplo, a frase As instalaes da empresa so precrias tem como sujeito as instalaes da empresa, cujo ncleo a palavra instalaes, pois elas que so precrias, e no a empresa; por isso o verbo fica no plural. At a tudo bem. O problema surge, quando o sujeito uma expresso complexa, ou uma palavra que suscite dvidas. So os casos especiais, que estudaremos agora:

CASOS ESPECIAIS DE CONCORDNCIA VERBAL Embora os casos sejam bastante simples, a matria complexa e controversa, sujeita a solues divergentes. Existem alguns casos especiais que podem gerar polmicas, j que mesmo escritores de nota,

por questes de estilo, apresentam solues diferentes para um mesmo caso de concordncia.

01. Concordncia Ideolgica ou Silptica (Silepse) - Ocorre quando a concordncia no feita segundo a forma gramatical, e sim pelo sentido que a palavra encerra. O [verbo] deixa de concordar com o sujeito expresso na frase para concordar com um elemento implcito na mente de quem fala (na verdade, forma uma figura de linguagem chamada silepse): - Os brasileiros somos improvisadores. O verbo no est concordando com [Os brasileiros] (sujeito), mas sim com [Ns sujeito implcito] os brasileiros. - So Paulo muito fria => concorda implicitamente com [A cidade de...] 02. Concordncia dos Verbos Impessoais - Em Portugus, so os verbos sem sujeito. Esses verbos devem permanecer sempre na 3 pessoa do singular. So eles: a) O Verbo Fazer quando usado em oraes que do a [idia de tempo]: Faz trs horas que vi o meu amor. - Ontem fez vinte anos que meu av morreu. Cuidado para no levar os [verbos auxiliares] ao plural; eles tambm no variam: Deve fazer trs horas que vi meu amor. - Est fazendo trs anos que ele est no governo. b) Verbo Haver quando significa existir, acontecer, realizar-se, ou fazer: Havia (existiam) muitas pessoas no barco que afundou. - Houve (aconteceram) protestos da populao. - Haver (realizar-se-o) eleies este ano. - H (faz) tempos no vejo seu irmo. Tambm neste caso os verbos auxiliares ficam no singular: - Vai haver protestos da populao. - J est havendo eleies! Progredimos! Mas ateno: Se o verbo haver for [auxiliar] de outro verbo, concorda normalmente com o sujeito da orao: Os convidados j haviam sado. O verbo [existir] no verbo impessoal, possui sujeito com o qual concorda normalmente: Nesta cidade existem bons mdicos. c) Verbo Chover quando usado no sentido prprio impessoal: - Choveu e nevou, durante muitos dias. - Choveu bea ontem. Usado no sentido figurado, por exemplo, com o sentido de [cair], deixa de ser impessoal e, portanto, concordar com o sujeito: Choviam ptalas de flores (sujeito). / Choveram comentrios e palpites. 9

03. Concordncia dos Verbos [Dar, Bater E Soar] - Estes verbos, quando indicam horas, concordam sempre com o nmero das horas: - J deram onze horas, mas ainda no onze e meia. - Esto batendo dez horas neste instante. - Ser que j soaram duas horas? - Deu uma e meia. Porm, se aparecer o termo [relgio] ou [equivalente] como sujeito, a concordncia se far com o sujeito: - J deu onze horas o relgio da sala. (O relgio da sala (S) j deu onze horas); - Bate dez horas o relgio da matriz. (O relgio da matriz (S) bate...) Por favor, no v confundir "o sujeito" com o adjunto adverbial de lugar. Sendo adjunto o termo relgio (ou equivalente), o verbo concordar com o nmero de horas: Deram dez horas (onde? em que lugar?) no relgio da matriz. Nesse caso, diferente de: Deu dez horas (quem deu?) o relgio da matriz. - Soaram dez horas (onde? em que lugar?) no relgio da igreja. Haver e fazer, em casos semelhantes, "no variam": - Faz dez horas que ele partiu. / H seis horas que o dia raiou. 04. Concordncia dos Verbos [Faltar, Bastar e Sobrar] - Esses verbos concordam normalmente com o sujeito. Portanto: - Faltam dois minutos para a meia-noite. - Sobraram muitos doces e salgados na festa. - Bastam duas crianas para a casa virar do avesso. 05. Concordncia com o Sujeito Coletivo - O coletivo singular na forma, mas expressa idia de pluralidade. Portanto, o verbo concordar no singular quando o sujeito for coletivo: - O exrcito infiel foi derrotado. - O povo aplaudiu o orador. Observao: Se o coletivo vier seguido de substantivo plural e anteceder ao verbo, poder ir para o plural quando se quer salientar no a ao do conjunto, mas a dos indivduos: - Uma multido de crianas penetrou (penetraram) na caverna. - Uma poro de ndios surgiu (surgiram) do meio das rvores. 06. A Maior Parte, Metade de, A Maioria de, Grande parte de - Com estas expresses quantitativas seguidas de substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ir para o singular (concordando com o coletivo) ou para o plural (concordando com o substantivo ou pronome): - A maioria das pessoas no sabe ou sabem isso. - Metade dos alunos fez ou fizeram o trabalho. Cuidado na escolha! Veja: - Grande parte dos homens ficou preocupada.<= grande parte. 10

- Grande parte dos homens ficaram preocupados. <= os homens. 07. Nas Expresses: Mais de, Menos de, Cerca de, Perto de etc., o verbo sempre concorda com o [numeral]: - Mais de um estudante honra esse nome. - Menos de duas pessoas entraram no cinema. - Perto de mil crianas esto desaparecidas. Mas, ateno: Com a expresso [mais de um] pode ocorrer [plural] em duas situaes: a) quando a expresso mais de um vem [repetida]: - Mais de um oficial, mais de um general foram mortos... - Mais de um padre, mais de um bispo estavam presentes. b) quando o verbo d ideia de [ao recproca]: - Mais de um veculo se entrechocaram. - Mais de um jogador se abraaram depois da partida. 08. Concordncia com Nomes Prprios no Plural - Se o sujeito for constitudo por nomes prprios que s tem no plural, temos duas construes possveis: a) Se tais nomes no vierem precedidos [de artigo], ou ento de artigo no singular, o verbo fica sempre no singular: - Itens nunca teve acento. - Minas Gerais possui grandes jazidas de ferro. b) Quando esses nomes so usados com o [artigo no plural], levam o verbo para o plural, concordando com o artigo: - As Minas Gerais foram o cenrio da Conjurao Mineira. - Os Andes ficam na Amrica do Sul. Ttulos de Obras Literrias tambm seguem a mesma regra: - Os Lusadas tornaram Cames imortal. Mas, ateno: Embora precedido de artigo, o verbo pode [ficar no singular], por efeito de uma [concordncia ideolgica] feita com um termo implcito, [a obra] ou o [o livro]: (a obra) Os Lusadas tornou Cames imortal. - (o livro) Os Lusadas tornou Cames imortal. - (a obra) Os Sertes glorificou nossa literatura. 09. Nos Nomes de Filmes e Telenovelas no Plural o verbo fica sempre no singular: - Os Mansos rendeu bom dinheiro a seu diretor. - Os Imigrantes agradou a todos os telespectadores. 10. Os Pronomes de Tratamento exigem o verbo na [3 pessoa] (singular ou plural), embora se refiram a 2 pessoa: - Vossa Excelncia agiu (no agiste) com moderao. - Vossas Excelncias se enganaram (no enganaste). No se esquea de que [voc] tambm um pronome de tratamento: Voc est (no estais) absolutamente certo. 11. De Ns, De Vs, Dentre Ns - Se antes de qualquer destas expresses vier um pronome indefinido (alguns, muitos, poucos, etc.) ou interrogativo (quais? quantos? etc.), no plural, h duas situaes a considerar:

11

a) o verbo vai para a [terceira pessoa do plural], concordando com o pronome indefinido ou interrogativo: - Alguns de ns partiram. (alguns partiram) - Poucos dentre ns conhecem as leis. (poucos conhecem) b) o verbo concorda com o pronome pessoal - ns ou vs: - Alguns de ns partimos. - Poucos dentre ns conhecemos as leis. Mas, ateno: com o pronome interrogativo ou indefinido no singular, o verbo fica, obrigatoriamente, na [terceira pessoa do singular]: - Algum de ns partiu. / Qual de ns sair? 12. Com o Pronome Relativo [Quem] o verbo fica na terceira pessoa do singular ou concorda com o antecedente do pronome ( eu, tu, ns, etc.): Somos ns quem duvida. Ou: Somos ns quem duvidamos. - Foram eles quem escreveu (ou escreveram) errado. Mas, ateno: Se no lugar de [quem] aparece [que], o verbo concorda somente com o antecedente, ou seja, com o pronome do caso reto: - So coisas que passaram. / Somos ns que duvidamos. - Foram eles que escreveram errado. 13. Um e Outro / Nem Um Nem Outro - Nos sujeitos formados por essas expresses, o verbo concorda de preferncia no plural, mas admite o singular: Um e outro livro me agradaram ou agradou muito. - Nem uma nem outra foto prestavam ou prestava. - Uma e outra famlia tinham ou tinha parentes no Rio. O substantivo que se segue expresso [um e outro] s se usa no singular: Uma e outra coisa lhe desagradam. 14. Com [Um ou Outro] o verbo concorda no singular: - Sempre tem um ou outro que vai dando dinheiro. - Uma ou outra pode dar o lugar a senhora. 15. Nos Sujeitos unidos por [ou] h duas situaes a considerar: a) se a conjuno [ou] indicar excluso, ou a idia de excluso, o verbo concordar com o ncleo do sujeito mais prximo: - Lus ou Manuel apitar nosso jogo amanh. Quantos juzes existem numa partida de futebol? Somente um. Ento a conjuno [ou] nos indica que haver uma excluso. Ou o Lus apitar, ou o Manuel. Veja esses outros exemplos: Eu ou Ele casar com Teresa. - Ele ou Eu casarei com Teresa. b) se a conjuno no indicar excluso, ou no der idia de excluso, o verbo concordar no plural: - Lus ou Manuel (ou ambos) viajaro conosco. - Eu ou ele (ou ambos) jantaremos com Teresa. 16. Com [Um dos que / Uma das que] , o verbo pode ir para o plural (o mais comum) ou ficar no singular (o mais raro) os escritores modernos preferem o plural: - Paulo um dos que mais estudam. Deixa-se, contudo, o verbo no singular quando se deseja destacar o indivduo do grupo: 12

- Robinho um dos jogadores brasileiros que mais se destacou. 17 - Haja Vista, e no haja visto. Pode ser construda de dois modos: a) a expresso fica invarivel, seguida ou no da preposio: - Haja vista os livros desse autor. (= por exemplo, veja) - Haja vista aos livros desse autor. (= atente-se para) b) - pode variar o verbo se a expresso no vier seguida de preposio: Hajam vista os livros desse autor (= tenham vista). Note que [vista], nesses casos, fica sempre invarivel. Caso o sujeito tenha mais de um ncleo (sujeito composto), a concordncia dever ser feita da seguinte forma: 18. Sujeitos Antepostos ao Verbo Quando os sujeitos estiverem antepostos ao verbo, este vai para o plural: - O trator e o caminho saram da estrada. - A mo-de-obra e o material subiram de preo. Mas ateno: H casos em que, mesmo com o sujeito anteposto, o verbo pode ficar no singular. Entre esses casos podemos destacar trs: a) Quando os sujeitos forem [sinnimos] ou formados de palavras de sentido aproximado, o verbo pode concordar no singular ou no plural: - Advogado e membro da associao afirma(m) que ela corrupta. - Medo e temor nos acompanha(m) sempre. - O homem comum, do povo agora /so descamisado(s). b) Quando os sujeitos se dispuserem em [seqncia gradativa], o verbo pode concordar no singular ou no plural: - Uma brisa, um vento, o maior furaco no nos inquietava. - Uma brisa, um vento, o maior furaco no nos inquietavam. c) Quando os sujeitos vierem resumidos por [tudo, nada, ningum, algum, cada um], fica o verbo no [singular], mesmo que entre os sujeitos haja algum ou alguns no plural: - Festas, piadas, ccegas, nada o fazia rir. - Socos, murros, tapas, pontaps, tudo saiu na festa. 19. Sujeitos Antepostos de Pessoas Diferentes - Se os sujeitos forem formados por pessoas gramaticalmente diferentes, o verbo concordar com a pessoa que tiver primazia na seguinte escala: a) 1 e 2 ou 1 e 3 / 1, 2 e 3 o verbo vai para o plural na [1]: - Eu e Voc (ns) passaremos. - Eu, Tu e Ele (ns) sairemos. - Eu e tu (ns) camos do cavalo. b) 2 e 3 o verbo vai para o plural na [2 ou na 3]: - Tu e ele (vs) sereis salvos. - Tu e ele (eles) sero salvos. - Ela e tu (vs) castes do cavalo. - Ela e tu (eles) caram do cavalo. Convm observar que na linguagem contempornea do Brasil no usual a sintaxe [2 (tu) + 3 (ele) = vs]. Entre ns, como j observamos, o uso corrente culto, tanto oral como escrito, inclina-se para a concordncia na terceira 13

pessoa, ou seja, a substituio de [2, tu] por [voc, ele, 3] e de [vs] por [vocs, eles], como, por exemplo, nesta frase de Coelho Neto: Juro que tu e tua irm (vocs) me pagam. c) Na ausncia de uma ou outra, o verbo assume a forma de terceira pessoa: Roberto e o milagreiro (eles) chegaram logo. - Maria e o namorado caram do cavalo. - O pai e os filhos chegaram. 20. Sujeito Posposto ao Verbo - Se o sujeito composto vier posposto, isto , colocado depois do verbo, vai para o plural (concordncia gramatical): Saram da estrada o trator e o caminho. - Passaro o cu e a terra. Ou concorda com o ncleo mais prximo (concordncia atrativa): - Saiu da estrada o trator e o caminho. - Chegaram os filhos e o pai. 21. Ncleos do Sujeito Unidos por [Nem] - um caso difcil de disciplinar; mas usa-se comumente o verbo no plural: - Nem a riqueza nem o poder o livraram de seus inimigos. - Nem eu nem ele o convidamos. Todavia, admissvel a concordncia no [singular] principalmente quando o verbo precede o sujeito: - No o convidei nem minha esposa. - No lhe valeu a imensidade do azul, nem a alegria das flores. 22. Nos Sujeitos formados por infinitivos , tanto vlida a concordncia no plural como no singular: - Apanhar e chorar faz (ou fazem) bem de vez em quando. - Nadar e caminhar revigora (ou revigoram) o organismo. Todavia, se os infinitivos forem [antnimos], ou se vierem com o artigo [o], concordar somente no plural: - Rir e chorar so prprios do homem. - O comer e o beber so necessrios. 23. Nos Sujeitos ligados por: [no s... mas tambm / como tambm / tanto... como / etc.], o verbo concordar de preferncia no plural: No s a nao [mas tambm] o prncipe estariam pobres. - Tanto a Igreja como o Estado eram at certo ponto inocentes. - No s eu como tambm meus amigos apanhamos. 24. Nos Sujeitos Unidos pela Preposio [Com] o mais freqente usar-se o verbo no plural, quando ambos os sujeitos estiverem em tal p de igualdade, que se podem considerar unido por [e]: - Manuel com (e) seu compadre construram o barraco. - Ele com (e) mais dois acercaram-se da porta. Emprega-se (raramente) o verbo no singular quando o segundo sujeito posto em plano inferior e se deseja dar relevncia ao primeiro e tambm quando o verbo vier antes deste: - O bispo com dois sacerdotes iniciou solenemente a missa. 14

- O Presidente, com sua comitiva, chegou a Paris. O verbo no singular d relevncia ao Bispo e ao Presidente

Exerccios

1. (IBGE) Indique a opo correta, no que se refere concordncia verbal, de acordo com a norma culta: a) Haviam muitos candidatos esperando a hora da prova. b) Choveu pedaos de granizo na serra gacha. c) Faz muitos anos que a equipe do IBGE no vem aqui. d) Bateu trs horas quando o entrevistador chegou. e) Fui eu que abriu a porta para o agente do censo. 2. (IBGE) Assinale a frase em que h erro de concordncia verbal: a) Um ou outro escravo conseguiu a liberdade. b) No poderia haver dvidas sobre a necessidade da imigrao. c) Faz mais de cem anos que a Lei urea foi assinada. d) Deve existir problemas nos seus documentos. e) Choveram papis picados nos comcios. 3. (IBGE) Assinale a opo em que h concordncia inadequada: a) A maioria dos estudiosos acha difcil uma soluo para o problema. b) A maioria dos conflitos foram resolvidos. c) Deve haver bons motivos para a sua recusa. d) De casa escola trs quilmetros. e) Nem uma nem outra questo difcil. 4. (CESGRANRIO) H erro de concordncia em: a) atos e coisas ms b) dificuldades e obstculo intransponvel c) cercas e trilhos abandonados d) fazendas e engenho prsperas e) serraria e estbulo conservados

15

5. (MACK) Indique a alternativa em que h erro: a) Os fatos falam por si ss. b) A casa estava meio desleixada. c) Os livros esto custando cada vez mais caro. d) Seus apartes eram sempre o mais pertinentes possveis. e) Era a mim mesma que ele se referia, disse a moa. 6. (UF-PR) Enumere a segunda coluna pela primeira (adjetivo posposto): (1) velhos ( ) camisa e cala ............ (2) velhas ( ) chapu e cala ............ ( ) cala e chapu ............ ( ) chapu e palet ........... ( ) chapu e camisa .......... a) 1 - 2 - 1 - 1 - 2 b) 2 - 2 - 1 - 1 - 2 c) 2 - 1 - 1 - 1 - 1 d) 1-2-2-2-2 e) 2-1-1-1-2 10. (BB) Opo correta: a) H de ser corrigidos os erros b) Ho de ser corrigidos os erros c) Ho de serem corrigidos os erros d) H de ser corrigidos os erros e) H de serem corrigidos os erros

Mais Exerccios!! 16

1.Identifique as frases que apresentam concordncia verbal inadequada, corrija-as, explicando o porqu da incorreo.

a) b) c) d) e) f)

Naquela loja, tudo era quinquilharias. O que di muito seus gritos de terror. sete horas da noite. No Nordeste brasileiro fazem invernos amenos. Mrcia ou Jandira sero o par perfeito para Jder. Fui eu que paga a conta, quando sairmos.

g) nucleares. h) i) j) k) l)

Os Estados Unidos a potncia mundial em armamentos

Vossa Senhoria entrais em casa agora? Eu, tu e ele far a lio de casa para o professor ver amanh. Muitas vitrias era o sonho de Luana. Bateram dez horas no relgio da praa. Vende-se apartamentos novos ou usados.

m) Alunos, mestres, diretores, ningum faltaram. n) o) p) q) r) A coragem e o destemor fizeram dele um heri. Mais de um aluno faltaram na conveno do ano passado. Podero haver novas sugestes para o congresso. O relgio bateram dez horas. Faltava apenas dois minutos para o trmino do jogo.

17

s) t) u)

No nos bastam neste instante palavras de conforto. Pouco adiantam splicas e pedidos. Quando chegarem as frias, teremos tempo para os acertos finais.

2. Complete as frases, copiando-as, com as palavras dos parnteses, fazendo a devida concordncia.

a) O honesto calabrs da quitanda no quis vender os limes * . (amarelados) b) c) d) e) f) g) (seco) h) O sorriso, o afeto e a emoo eram * com dificuldade. (demonstrado) i) Conhecemos o pasto, o curral e a casa de mquinas* pelo empregado-modelo. (cuidado) j) Encontramos o professor e a diretora * beneficente. (disposto) k) a organizar a festa O Bixiga e a Barra Funda so *. (populoso) Os festejos e as procisses so * ao santo do dia. (oferecido) Pai e filha pareciam *. (desgostoso) No teatro eles ficaram com * lugar e companhia. (pssimo) Procuravam demonstrar carinho e afeio *. (materno) A vegetao rasteira e o cacto estavam * pelo sol escaldante.

* os meses, esqueceu-se da mulher que o abandonou. (passado)

l) As rdios e os jornais que comunicaram a notcia * continuavam * . (proibido - censurado) m) Um e outro jornal apresentaram os culpados e as vtimas * (entrevistado) .

18

n) Os bons polticos sentiram-se vitoriosos quando viram * a lei e o regulamento para punio dos sonegadores de impostos. (aprovado) o) p) q) r) O nono e o dcimo * do prdio esto desocupados. (andar) A primeira e a segunda * do ensino mdio sairo mais cedo. (srie) Os * quarto e quinto esto danificados. (andar) Meninos e meninas, encontrei-* abandonados. (o)

3. Complete as frases, copiando-as, com as palavras dos parnteses, fazendo a devida concordncia. a) Recebemos * o recibo da administradora do prdio. (incluso) pequenos para receber tantas flores,

b) Os braos eram * (demasiado) c) (meio) d) e) (anexo) f) As mos estavam *

fechadas, escondendo o tremor de susto.

* a esta carta segue a fotografia das crianas. (anexo) * a esta carta seguem os comprovantes do Imposto de Renda.

Era ela * que cozinhava todos os dias. (mesmo) com o carn, evitando que a

g) Ao meio-dia e * ns estvamos * dvida fosse ao cartrio. (meio - quite) h) a luta pela democracia. (necessrio) i) j) k) l)

Era * entrada para menores de dezoito anos. (proibido) Essa pimenta no para o tempero. (bom) Verdura * para a sade. (bom) Eram * as frutas estragadas. (bastante)

m) Os brinquedos custam * . (caro)

n) Andei por * terras. (longe) 19

o) p) q) r)

Os brinquedos so * . (caro) Por causa dos caadores, os guardas-florestais ficavam * . (alerta) Eles estavam * na sala. (s) Aqui h * baguna do que l. (menos)

4. Identifique, corrija e copie as frases que apresentam concordncia inadequada, explicando a concordncia. a) b) c) d) Eu mesmo fao isso disse a garota. O pintor brasileiro e o argentino expuseram seus quadros juntos. Muito obrigada disse o rapaz moa. A namorada falava consigo mesmo, apaixonadssima.

e) Os escritores portugus e espanhol tiveram suas obras traduzidas para o ingls. f) g) As casas e os sobrados antigos foram tombados pelo governo. O primeiro e o segundo aluno desta fileira iro lousa.

h) Neste recinto , proibido a entrada de pessoas sem documentos. i) j) k) l) Seguem anexos s provas os resultados dos exerccios. Roberto est quites com o Servio Militar. Na prxima reunio, ser necessrio a sua presena. Pimenta no bom para a sade.

m) Foi desnecessrio sua ajuda neste trabalho. n) As prprias requerentes da benfeitoria entregaram o documento ao prefeito. o) A firma declarou no haver recebido inclusa ao pedido a relao de mercadorias.

20

p) q) r) s) t)

Aquele casal tem bastante amigos. Comiam e bebiam bastante naquele lugar. Depois do tombo, a mulher levantou meia tonta. Enquanto ficamos ss, no dissemos uma palavra. Quanta menos gente, melhor.

u) Os soldados permaneceram alerta durante a manifestao. v) Os amigos chegaram e vieram direto para minha casa.

Faa a Concordncia Correta, rasurando o termo incorreto. Exemplo: Estamos [quite/ quites] com o servio militar. 01 - Ns temos [bastantes / bastante] razes para protestar. 02 Estavam [bastante / bastantes] informados sobre o acidente. 03 - Examinamos [bastantes / bastante] planos. 04 - A sala tinha [bastantes / bastante] carteiras. 05 - Eram moas [bastante / bastantes] competentes. 06 - Suas opinies so [bastante / bastantes] discutidas. 07 - Procure comer [bastantes / bastante] frutos. 08 - O governo destinou [bastantes / bastante] recursos. 09 - No tinham [bastantes / bastante] motivos para faltar. 10 - Suas opinies so [bastante / bastantes] discutidas. 11 - Meu filho emagrecia a [olhos vistos / olho visto]. 12 - Voc perspicaz, de [forma / formas] que entendeu o que eu disse. 13 - Voc inteligente, de [maneira / maneiras] que vai aprender. 14 - Ela caiu e ficou [meio / meia] tonta. 15 - A situao do pas [meio / meia] incerta. 16 - Quando cheguei escola era meio-dia e [meia / meio]. 17 - A porta ficou [meio / meia] aberta. 18 - Tenho uma colega que [meio / meia] ingnua. 19 - Ela apareceu [meio / meia] nua. 20 - As crianas ficaram [meio / meia] gripadas. 21 - Nunca fui pessoa de [meia / meio] palavra. 22 - Quero [meia / meio] poro de fritas. 23 Acolheu-me com palavras [meio / meia] tortas. 24 - Suas Excelncias estavam [acompanhados / acompanhadas] de suas esposas.

21

25 - Vossa Excelncia est [enganado / enganada], Doutor Juiz. 26 - Seguem [anexas / anexa] trs certides. 27 [Anexos / Anexo] estamos enviando os documentos. 28 - As certides [anexas / anexa / anexos] devem ser seladas. 29 - Est [incluso / inclusos] no total o seu percentual. 30 - Segue [anexa / anexas / anexo] a biografia que voc pediu. 31 - Est [inclusa / incluso] na nota a taxa de servios. 32 - Os cheques esto [anexos] aos documentos? 33 - Seguem [inclusas / inclusa] na pasta a carta e a procurao. 34 - Os documentos vo [inclusos / inclusa] na carta. 35 [Juntas] elas permaneceram. 36 - Essas funcionrias sempre chegam [juntas]. 37 - Os hotis ficam [junto ao] viaduto. 38 - As crianas viajaro [juntas] a mim. 39 Os fortes sentimentos vm [juntos]. 40 Essas moas nunca saram [junto com] o pai. 41 - Os dois chutes passaram [junto ] trave. 42 - Mando [juntos] os recibos solicitados. 43 - As casas esto [junto da] farmcia. 44 - Havia sempre mulheres [junto de] mim. 45 - [ proibido / proibida] conversas no recinto. 46 - gua [bom / boa] para rejuvenescer. 47 - A lealdade [necessria / necessrio]. 48 [permitido / permitida] entrada franca a estudantes. 49 - [necessrio / necessria] muita f. 50 No [necessria / necessrio] a ao da polcia. 51 - Ma [bom / boa] para os dentes. 52 - [proibida / proibido] a entrada neste recinto. 53 Bebida alcolica no [bom / boa] para o fgado 54 - A ma [boa / bom] para os dentes. 51 - [proibida / proibido] a permanncia de veculos. 53 - [necessria / necessrio] a virtude dos bons. 54 - [proibida / proibido] a caa nesta reserva. 55 - Para quem esta entrada [proibida / proibido]? 56 - A coalhada dessa padaria [boa / bom]. 57 - Esta aveia [boa / bom] para a sade. 58 - Vocs esto [quites / quite] com a mensalidade? 59 - Seu pai j est [quite / quites] com o meu? 58 - Vocs esto [quites / quite] com a mensalidade? 59 - Estou [quite / quites] com a tesouraria. 60 - Ela est [quite / quites] com voc? 61 - Manoel e Virglio esto [quites / quite] com o servio militar. 62 Esperava [menos / menas] pergunta naquela prova. 63 - Sua famlia tinha muito [menos / menas] riqueza que a nossa. 64 - Mais amor [menos / menas] confiana.

22

65 - Elas esto [alerta / alertas]. 68 - Fiquem [alerta / alertas] rapazes. 69 - Todas as guarnies militares estavam [alerta / alertas]. 70 - Ante ao perigo os guardas estavam [alerta / alertas]. 71 Aquela deciso me custou muito [caro / cara]. 72 - As camisas esto custando [caro / cara]. 73 - As peras custam [caro / cara]. 74 - As mordomias custam [caro / cara]. 75 - Esta viagem sair [cara / caro]. 76 - Os mames sempre custaram muito [caro / cara]. 77 - Aquelas mercadorias eram [baratas / barata]. 78 - As meninas me disseram [obrigadas / obrigada / obrigado]. 79 - Muito [obrigadas / obrigado] disseram elas. 80 - A menina me disse [obrigada / obrigado]. 81 Os rapazes disseram [obrigados / obrigado]. 82 - Escolhemos as cores mais vivas [possveis / possvel]. 83 - Seus quadros eram os mais clssicos [possveis / possvel]. 84 - Alguns acham [possveis / possvel] navios de 800 mil toneladas. 85 Visitamos os mais belos museus [possveis / possvel]. 86 Nossas contas parecem as mais exatas [possveis / possvel]. 87 Os juros esto o mais elevado [possvel / possveis]. 88 Ela no sabia disso [mesmo / mesma]. 89 Elas [mesmas / mesmo] fizeram a festa. 90 Os alunos [mesmos / mesmo] daro redao final. 91 - Tudo depende delas [mesmo / mesmas]. 92 - So eles [mesmos / mesmo] responsveis pela derrota. 93 - Ns [mesmos / mesmo] edificaremos a casa. 94 [Salvo / Salvos] os doentes, os demais partiram. 95 Agora todos esto [salvos / salvo], exceto o velho barqueiro.

82 - Escolhemos as cores mais vivas [possveis].

23

83 - Seus quadros eram o mais clssico [possvel]. 84 - Alguns acham [possveis] navios de 800 mil toneladas. 85 Visitamos os mais belos museus [possveis]. 86 Nossas contas parecem as mais exatas [possveis]. 87 Os juros esto o mais elevado [possvel]. 88 Ela no sabia disso [mesmo]. 89 Elas [mesmas] fizeram a festa. 90 Os alunos [mesmos] daro redao final. 91 - Tudo depende delas [mesmo]. 92 - So eles [mesmos] responsveis pela derrota. 93 - Ns [mesmos] edificaremos a casa. 94 [Salvo] os doentes, os demais partiram. 95 - Agora todos esto [salvos], exceto o velho barqueiro .

Faa a Concordncia Correta Rasurando o Verbo Incorreto: 01 [Deu / Deram] dez horas no relgio da sala. 02 [Deu / Deram] uma hora h pouco. 03 O carrilho [bateu / bateram] oito horas. 04 [Est / Esto] batendo trs horas. 05 - Quando [bater / baterem] dez horas, podem sair. 06 Nisto [deram / deu] trs horas o relgio do boteco. 07 Ser que j [soou / soaram] seis horas, o despertador? 08 [Bateram / bateu] dez horas em trs torres. 09 A torre da igreja [bateram / bateu] dez horas. 10 [Davam / Dava] dez horas na igreja da cidade. 11 Naquele relgio j [soaram / soou] duas horas. 12 [Tinham / Tinha] batido duas horas no cartrio do tabelio. 13 [Falta / Faltam] trs minutos para as dez horas. 14 [Deve / Devem] faltar poucos minutos para as nove. 15 - O jogo de ontem foi timo: no [faltaram / faltou] vaias. 16 [Sobrou / Sobraram] apenas duas balas no meu bolso. 17 - [Basta / Bastam] duas pessoas para arrombar a porta. 18 [Bastam / Basta] duas crianas para a casa virar do avesso. 19 Conhecera-o assim, [fazia / faziam] quase vinte anos. 20 [Vai fazer/ Vo fazer] cem anos que nasceu o genial artista. 21 [Vai / Vo] fazer dois meses que no chove. 22 - Sou aquele sobre quem mais [tem / tm] chovido elogios. 23 Conhecido o resultado da votao, [choveu / choveram] vaias. 24

24 Aqui, [choveu / choveram] vrios dias. 25 [choviam / chovia] ptalas de flores. 26 Males inevitveis [iam / ia] chover sobre mim. 27 [Faz / Fazem] vinte minutos que estamos a sua espera. 28 [Haviam / Havia] muitos anos que no vinha ao Rio. 29 - Talvez ainda [haja / hajam] vagas naquela escola. 30 - Por cima do fogo [deviam / devia] haver fsforos. 31 [Fazem / Faz] hoje precisamente sete anos. 32 - Na cidade [havia / haviam] poucos mdicos. 33 [Vai / Vo] haver grandes festas. 34 - Nas fazendas [haveriam / haveria] verduras frescas. 35 [Havia / Haviam] dois anos que no nos vamos. 36 No [havia / haviam] vizinhos naquele deserto. 37 Hoje [ / so] dez de setembro. 38 [Haver / Havero] desistncias. 39 [Faz / Fazem] trs anos que estou morando neste bairro. 40 [Falta / Faltam] apenas os exerccios. 41 - No lhe [falta / faltam] qualidades para voc ser um vitorioso. 42 [Havia / Haviam] poucas vagas para o curso. 43 [Faz / Fazem] mil anos que aquela estrela est ali. 44 [Vai / Vo] haver desistncias. 45 - [Haviam / Havia] ali muitas rivalidades. 46 - Aqui [faz / fazem] veres terrveis. 47 [Falta / Faltam] um minuto e cinquenta segundos. 48 [Faz / Fazem] alguns anos que ns viajamos. 49 [Deve / Devem] existir outras opes de investimentos. 50 [H / Ho] de haver razes para ele no vir. 51 - Aps a reunio [haver / havero] debates. 52 - No [podem / pode] haver rasuras neste documento. 53 - Nos rios e lagos no [havia / haviam] mais peixes. 54 Nossa! J [ / so] meia-noite. 55 Hoje [ / so] dia dois de abril 56 - Na minha turma [havia / haviam] alunos brilhantes. 57 - Anotei os objetos que [faltavam / faltava]. 58 No Rio de Janeiro [faz / fazem] dias muito bons. 59 [Comeou a haver / Comearam a haver] abusos. 60 [Deve \ Devem] fazer uns dois anos que no vou l.

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/53762

25

You might also like