You are on page 1of 26

Exerccios de Fixao Exerccio de Fixao - 01

Cor do solo 1) A cor cinza dos solos pode ser originada de quais fatores? 2) Explique por que a deficincia de alguns micronutrientes, especialmente o cobalto, pode ser um fato comum em reas de solos acinzentados. 3) Onde voc esperaria encontrar maior toxidez de ferro e mangans: em solos sob condies de encharcamento, ou sob condies de melhor drenagem? Justifique. 4) Onde voc teria melhor condio de estimar, visualmente, o teor de matria orgnica: em solo com elevado teor de ferro, ou baixo teor de ferro? 5) Que minerais de ferro podem ser encontrados no solo vermelho e no solo amarelo? 6) Em condies comparveis, qual solo ser mais vermelho, o originado de rocha mfica (escura) ou de rocha flsica (clara)? 7) Um tijolo feito de material acinzentado e que mantm esta colorao aps queimado pode indicar em relao ao teor de ferro que:.......? 8) Por que os solos da Amaznia tendem a ser mais amarelados que os da regio do Cerrado? 9) Os solos do Sul do Brasil tendem a ser mais avermelhados ou mais amarelados que os da regio do Cerrado? 10) Todo solo com elevada capacidade de adsoro de fsforo apresenta colorao vermelha. Critique a afirmativa. 11) Por que os solos mais vermelhos das reas de cerrado respondem melhor a adubao do que os amarelados? Textura 1) 2) 3) 4) Todo solo velho argiloso? A capacidade de troca de ctions de um solo aumenta ou diminui com a idade? Por que? Por que a relao silte/argila diminui com o grau de intemperismo do solo? Por que os solos originados de basalto (rocha bsica) tendem a ser mais argilosos do que os solos originados de granito (rocha cida)? 5) Considerando um perfil de solo, a relao silte/argila aumenta ou diminui com a profundidade?. Explique. Estrutura 1) Explique o modelo de formao de estrutura baseado na presena dos agentes desorganizadores (xidos de ferro e alumnio)? 2) Por que nos Latossolos, que so solos muito velhos, h predomnio da estrutura granular? 3) Considerando um solo novo e um solo velho, qual deles apresentaria mais fraturas na poca seca? 4) Explique por que em solos encharcados no h formao de estrutura? Consistncia 1) Explique como possvel haver um solo que seja arenoso e bastante endurecido ao mesmo tempo? 2) Critique a afirmativa: Todo solo argiloso pode ser usado em cermica. 3) A fase de amassar o barro no processo de fabricao de tijolos acarreta uma maior ou menor organizao das partculas de argila? 4) Dois solos com os mesmos teores de argila, silte e areia podem ter consistncia diferente. Explique?

5) Explique por que os solos tropicais podem ser preparados com amplitude maior de umidade que os solos de clima temperado? 6) Considerando dois tipos de solos usados na produo de mudas: um com grande quantidade de xidos de ferro e alumnio, e outro com predominncia de argila do tipo 2:1 (alta atividade), em qual deles as razes tendem a se desenvolver melhor ?

Exerccio de Fixao - 02
Analise a tabela abaixo e responda: Potencial de reduo a 25C (Bohn at al, 1979) Reao Eh (v) F2 + 2e- = 2F-2,87 Cl2 + 2e- = 2Cl1,36 5NO3 + 6H+ + 5e- = N2 + 3H2O 1,26 + O2 + 4H + 4e = 2H2O 1,23 NO3 + 2H+ + 2e- = NO2- + H2O 0,85 Fe3+ + e- = Fe2+ 0,77 SO4 + 10H+ + 8e- = H2S + H2O 0,31 CO2 + 4H+ + 4e- = C + H2O 0,21 N2 + 6H+ + 6e- = 2NH3 0,09 2H+ + 2e- = H2 0,00 2+ Fe + 2e = Fe -0,44 Zn2+ + 2e- = Zn -0,76 Al3+ + 3e- = Al -1,66 Mg2+ + 2e- = Mg -2,37 Na+ + e- = Na -2,71 Ca2+ + 2e- = Ca -2,87 K+ + e- = K -2,92 - Nos solos inundados h um aumento na disponibilidade de alguns elementos e reduo em outros. As transformaes seguem uma ordem relativa, comeando como o desaparecimento do O2 at a formao de metano. - A reduo de Fe3+ s ocorre na presena de matria orgnica, ausncia de O2 , NO3- e xidos de Mn redutveis, e presena de organismos anaerbicos. - A oxidao a doao, e reduo e a recepo de eltrons. 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) 10) 11) 12) 13) 14) Os ons H tendem a aumentar ou diminuir com o processo de inundao? O pH, em geral, tende a aumentar ou diminuir? De onde vm os eltrons necessrios para o processo de reduo? A ausncia de cores cinzentas num perfil de solo a 1,50m de profundidade, o que significa em termos da drenagem deste solo? O que significa, ao contrrio da questo anterior, cores acinzentadas na parte superior do horizonte B? O que provoca a formao da cor cinzenta? Alguma coisa foi removida ou acrescentada para dar origem a cor cinzenta? possvel remover os xidos de ferro sem remov-los primeiro? 3+ 2+ Qual forma de ferro de reduz primeiro, Fe ou Fe ? 3+ O que necessrio para a reduo do Fe ? Qual forma de Fe que fixa mais fsforo no solo, Fe3+ ou Fe2+ ? A inundao peridica dos solos do Pantanal matogrossense pode ter alguma importncia no que se refere disponibilidade de fsforo para o ambiente? O que deve acontecer com o P disponvel nos ciclos de reduo (cheia) e oxidao (seca) nos solos do Pantanal matogrossense? Quais solos em condies comparveis tendem a ser mais profundos, os mais acidentados, ou os de relevo mais suave?
+

Solos e Sistemas vivos (contm gua)

15) Considerando dois solos com o mesmo relevo, um no semi-rido e outro no norte de Mato Grosso, qual tender a ser mais profundo? 16) Numa mesma regio, com relevo semelhante, que o solo tende a ser mais profundo: o desenvolvimento de argilito (uma rocha sedimentar) ou de basalto (uma rocha gnea)? 17) Em qual rocha deve haver maior quantidade de minerais mais resistentes ao intemperismo? 18) De onde vem o material que forma a rocha sedimentar? 19) O que precisa acontecer na rea de provenincia antes do material ser transportado e depositado para formar a futura rocha sedimentar? 20) Considerando os trs minerais: feldspatos, quartzo e micas, qual tende a resistir mais ao intemperismo? 21) Qual tende a estar mais presente nas rochas sedimentares? 22) A presena do horizonte B verificada por diferenas de cor e/ou estrutura entre C e o horizonte que est abaixo do horizonte A. A estrutura tende a se formar num material muito arenoso? 23) O material formado quase s por quartzo tem material pigmentante capaz de diferenciar os horizontes B e C?

Exerccio de Fixao - 03
Classes de alto nvel categrico (ordem) 1. Quais as duas classes de nvel de ordem (alto nvel categrico) mais adequadas para plantas perenes? 2. Se voc fosse escolher duas classes que, em conjunto, cobrissem a maior rea possvel do territrio brasileiro, quais seriam essas duas classes? 3. Quais so as duas que tem maior capacidade de adsoro de fsforo? 4. Em que classe est os solos com argila de maior capacidade de troca? 5. Em que classe voc esperaria maior dificuldade de mecanizao, por ser muito pegajoso quando mido e muito duro quando seco? 6. Onde haveria maior chance de toxidez de Fe? 7. Com qual classe est associada a movimentao de compostos orgnicos, tornando a gua escura e cida, como no Rio Negro e guas de mangues? 8. Qual a classe que na sua prpria definio est implcita a idia de deslocamento de matria orgnica no perfil? 9. Em que regio do Brasil voc esperaria encontrar maior incidncia de solos com horizonte A fraco? 10. Para um solo que pura areia, isto , sem argila e silte, quanto de carbono deve possuir para ter A turfoso? 11. E se no for saturado por 30 dias, pelo menos, ser que tipo de horizonte A? 12. Qual o horizonte B que sempre cido? 13. Qual o que sempre apresenta pH elevado? 14. Quais os trs que tanto podem ser ricos quanto pobres em nutrientes? 15. Desses trs, que tanto podem ser ricos como pobres em nutrientes, qual o mais freqentemente pobre? 16. Qual o horizonte B sempre associado com solo inadequado para irrigao em sulcos? 17. Qual o freqentemente associado com solo inadequado para irrigao em sulcos? 18. Qual a classe de alto nvel que tem os solos de maior e os de menor permeabilidade? 19. Quais solos tem maior deficincia de oxignio, os Chernozmicos (Melnicos e Subcromticos) ou os solos com A chernozmico da classe 5 ?

20. Dos solos com B textural, qual tem problemas qumicos mais difceis de serem corrigidos? 21. .Dos solos com B textural no eutrficos, quais so melhores para as culturas perenes, os com Ta ou os com Tb? 22. Dos solos com B textural, qual tende a ter solum menos espesso?

Relacionamento entre Classes a. Dos solos com B textural-no-hidromrficos: 1. Qual tem menor permeabilidade? 2. Qual mais erodvel? 3. Qual tem maior teor de minerais primrios facilmente intemperizveis? 4. Quais os que so sempre eutrficos? 5. Qual tende a fraturar mais, quando seco? 6. Quais os quatro mais sujeitos a salinizao? 7. Quais os quatro que possuem maiores teores de argila 2:1? b. Dos solos com B textural, com problemas de drenagem: 1. Qual tem maiores teores de sdio? 2. Qual no tem transio textural abrptica? 3. Qual tem transio textural abrptica mas tem baixos teores de sdio? 4. Qual deles e mais sujeito a salinizao? Solos Hidromrficos 1) Por que, apesar da raiz do arroz estar em grande parte mergulhada numa camada de reduo, h uma regio de oxidao em volta dela? 2) Ser que isso s acontece com o arroz ou com outras plantas de brejo tambm? 3) A associao entre arroz e soja deve aumentar ou reduzir a resistncia da soja a ambientes tidos como de deficincia de oxignio? 4) Se houver muito S e presena de Fe pode haver formao de FeS de cor preta. Se os teores de Fe forem baixos mas os de S elevados, que composto se forma? 5) Num solo bastante desferrificado e rico em S, provavelmente vai ocorrer toxidez por qual substncia? 2+ 6) E se houver muito Fe na soluo, a toxidez ser de que? 7) Por que a reduo e favorecida pela presena de maiores teores de matria orgnica? 8) Quando o pH = 4, quantos moles de H+ o sistema possui? (10-4 mol de H+). 9) Quando Eh = 296 mV, quantos moles de (e ) possui o sistema? (Lembre-se: pe = EhmV + 59,2). 10) Por que o processo de reduo aumenta a liberao de fosfato? 11) Quando haver maior toxidez pelo ferro, quando os teores de S2- so elevados ou quando so baixos? 12) Se a separao entre solos redutores e oxidantes a pH 5 for de pe + pH = 10,4, isto corresponderia a reduo de que elemento? Solos Tiomrficos. 1) Que composto faz baixar o pH dos solos Tiomrficos, quando submetidos a melhor arejamento? 2) Por que o agricultor prefere usar os solos de mangue que tenham menor teor de matria orgnica? Solos Halomrficos. 1) Por que a recuperao dos solos halomrficos e, em geral to difcil?

2) Dos solos halomrficos, qual tem pH baixo em todo o perfil? 3) Dos solos halomrficos, qual tem pH baixo em todo o perfil? 4) Qual tem mais contraste de pH entre A e B?

Exerccio de Fixao - 04
a. Qual elemento lixiviado e reciclado com mais facilidade, Ca ou Mg?

HORIZONTE A 3

b. Qual se comporta mais semelhantemente ao K? c. O solo tem localmente um declive de cerca de 3%. O capim Jaragu, com quase 20 anos, queimado periodicamente. 1. Qual ecossistema mais rico em nutrientes, o com mata ou o com capim Jaragu? 2. O que aconteceu com os nutrientes do ecossistema mais pobre? 3. Qual est sendo reciclado mais eficientemente pelo capim Jaragu, o Ca ou o Mg?

meq/100 g

2 1 0 Ca Mg Ca+Mg

Mata Capim

4. A relao Ca : Mg no ecossistema de pastagem est aumentando ou diminuindo? 5. Nessa tendncia, qual elemento poder vir a ser deficiente?

2,5 2 1,5 1 0,5 0

HORIZONTE B Mata d. Capim

meq/100 g

6. No seu julgamento, a queima da pastagem tenderia a diminuir ou a aumentar a relao K/(Ca:Mg)? Considerando um ecossistema com Latossolo onde h em geral maior teor de nutrientes, na vegetao ou no solo?

e. Em que poca do ano so feitas as queimadas?

Ca

Mg

Ca+Mg

f.

Quando vm as primeiras chuvas, na regio de Trs Marias, MG (Cerrado)?

g. Qual nutriente se perde mais por eroso, no ecossistema sob pastagem, o mais ou o menos
Caractersticas qumicas dos horizontes A e B de Latossolo Vermelho Escuro sob mata (cerrado) e capim Jaragu (20 anos), na regio de Represa de Trs Marias, MG. reciclado?

Exerccio de Fixao - 05
Considerando os perfis em anexo, responda as seguintes questes: Perfil 02- EMPA-MT 1. Este solo tende a adsorver muito ou pouco PO43-? 2. Qual o(s) critrios que voc pode se basear para avaliar a idade deste solo? Este um solo novo ou velho? 3. Pelas caractersticas deste perfil, como voc classificaria este solo: - classe; atividade de argila; tipo de horizonte A; textura; saturao de bases. - pelo tipo de relevo, o ambiente tende a conservar ou exportar os nutrientes? Perfil 06- EMPA-MT 7 1. Pelas caractersticas deste perfil, como voc classificaria este solo: - classe; atividade de argila; tipo de horizonte A; tipo de horizonte B; textura; saturao de bases. Perfil 15- EMPA-MT 18 1. Pelas caractersticas deste perfil, como voc classificaria este solo: - classe; atividade de argila; tipo de horizonte A; tipo de horizonte B; textura; saturao de bases. Perfil 30- EMPA-MT 1 1. Pelas caractersticas deste perfil, como voc classificaria este solo: - classe; atividade de argila; tipo de- horizonte A;- tipo de horizonte B; textura; saturao de bases. 2. Quais os inconvenientes de se drenar este solo?

FICHA DE DESCRIO DE PERFIL Perfil N Classificao: Localizao: Altitude: Situao, declive e cobertura vegetal: Litologia e Formao geolgica: Material originrio: Pedregosidade: Rochosidade: Relevo local: Relevo regional: Eroso: Drenagem: Vegetao primria: Uso poca: Clima: Responsveis pela descrio: Estrada Tangar da Serra Barra do Bugres, 6,5 km aps Progresso. Tangara da Serra-MT. 1439 e 57 17. 500 metros Trincheira em topo plano de elevao, do lado esquerdo da rodovia. Basalto Produtos de decomposio de rochas bsicas No pedregoso No rochoso Plano Suave ondulado Laminar ligeira Acentuadamente drenado Cerrado subcaduciflio Pastagem natural Aw. A. Manoel Pires Filho e E. P. Mothci 02 EMPA-MT 12 Data de coleta: 08/11/81

Horizonte Ap

Profundidade (cm) 0 - 20

Descrio Bruno-avermelhado-escuro (2,5 YR 3/3); muito argiloso; fraca a moderada muito pequena a pequena granular e gros simples; muito frivel, plstico e pegajoso; transio plana e gradual. Bruno-avermelhado escuro (2,5 YR 3/3), muito argiloso com cascalho; fraca pequena a mdia granular e fraca muito pequena a pequena blocos subangulares e gros simples; muito frivel, plstico e pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho-escuro (2,5 YR 3,5/5); muito argiloso; macia que se desfaz em moderada pequena a mdia blocos subangulares; frivel, plstico e pegajoso, transio plana difusa. Vermelho-escuro (2,5 YR 3,5/5); muito argiloso; macia que se desfaz em moderada muito pequena a pequena blocos subangulares; muito frivel, plstico e pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho-escuro (2,5 YR 3/6); muito argiloso com cascalho; macia que se desfaz em moderada muito pequena a pequena blocos subangulares; muito frivel, plstico e pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho-escuro (2,5 YR 3,5/6); muito argiloso com cascalho; macia que se desfaz em moderada pequena a mdia blocos subangulares; frivel, plstico e pegajoso.

A3

20 - 35

B1

35 - 80

B21

80 - 120

B22

120 -170

B23

170 190 +

Razes:

Abundantes em Ap, maioria fasciculares, com dimetros de 1 a 2 mm e algumas pivotantes de dimetro de 5 a 10 mm; muitas fasciculares, de dimentro de 1 a 2 mm no horizonte A3; comuns em B1; poucas em B 21 e B22 e raras em B23.

Anlises Fsicas e Qumicas Perfil: 02 Amostras de Laboratrio: 82.0128/33 Solo: Horizonte Fraes da amostra total Composio granulomtrica % da terra fina % (disperso com Na OH) Smbolo Profun- Calhaus > Cascalho Terra Areia Areia Silte Argila didade 20 mm 20-2 mm fina grossa 2- fina 0,05- < 0,002 cm 2mm 0,20 mm 0,20- 0,002 mm 0,05 mm mm Ap 0 20 0 6 94 10 10 16 64 A3 - 35 0 8 92 9 9 13 69 B1 - 80 0 6 94 8 9 9 74 B21 - 120 0 6 94 10 10 14 66 B22 - 170 0 9 91 10 9 13 68 B23 - 190 + 0 10 90 8 9 15 68 Horizonte pH (1:2,5) Ctions trocveis Ca2+ Mg2+ K+ 0,16 0,06 0,02 0,01 0,01 0,02 Na+ 0,02 0,02 0,01 0,02 0,01 0,02 cmol kg-1 0,9 0,4 0,1 0,1 0,1 0,1 Valor S (soma) Acidez trocvel Al3+ 0,2 0,1 0 0 0 0 H+ 5,6 4,7 3,1 2,7 2,1 1,0 6,7 5,2 3,2 2,8 2,2 1,1 Valor T CTC

Argila dispersa em gua %

Grau de floculao %

Relao Silte/ Argila %

Densidade 3 g/cm Aparente Real

Porosidade %

52 60 70 50 1 0 Valor V (sat. por bases) % 13 8 3 4 5 9

19 13 5 24 99 100 100.Al3+

0,25 0,19 0,12 0,21 0,19 0,22 Valor m % S + Al3+ P assimilvel ppm

gua Ap A3 B1 B21 B22 B23 5,5 5,9 5,6 5,4 5,8 6,0

KCl 1N 4,6 4,8 5,3 5,4 5,8 6,0

0,7 0,3 0,1 0,1 0,1 0,1

18 20 0 0 0 0

<1 <1 <1 <1

Horizonte

C (orgnico) %

N %

C/N SiO2

Ataque sulfrico (H2SO4 1:1) Al2O3 Fe2O3 TiO2

Relaes Moleculares P2O5 MnO SiO2/ Al2O3 (Ki) 0,19 0,17 0,16 0,17 0,16 0,15 SiO2/ R2O3 (Kr) 0,12 0,11 0,10 0,10 0,10 0,10 Al2O3/ Fe2O3 1,68 1,77 1,69 1,66 1,55 1,66

Fe2O3 livre %

Equivalente CaCO3

de %

Ap A3 B1 B21 B22 B23

2,10 1,87 1,17 1,07 0,83 0,59

0,20 0,18 0,13 0,13 0,10 0,07

11 10 9 8 8 8

3,0 2,8 2,7 2,8 2,6 2,6

26,5 27,9 28,5 28,5 27,9 28,6

24,8 24,7 26,4 26,9 28,2 27,0

2,17 2,29 2,29 2,30 2,40 2,48

Relao textural: 1,0 Horizonte Sat. Com Sdio 100.Na+ T <1 <1 <1 1 <1 2 gua na pasta saturada % C.E. do extrato Sat. mmhos/cm 25oC Ca2+ ONS DE SAIS SOLVEIS EXT. SATURAO meq/L Mg2+ K+ Na+ HCO3Cl- SO42 CO3 UMIDADE % Equivalente de umidade %

1/10 ATM

1/3 ATM

15 ATM 28,1 26,7 26,8 26,4 25,0 21,0

Ap A3 B1 B21 B22 B23

FICHA DE DESCRIO DE PERFIL Perfil N Classificao: Localizao: Estrada Tangar da Serra Barra do Bugres, 500 metros aps de Progresso, em direo a Barra do Bugres e a 30 metros do lado esquerdo da estrada (atrs do Viveiro Tangar). Tangar da Serra-MT. 1438 e 57 21. 540 metros Trincheira em tero mdio de vertente, com 3 a 5% de declive e sob floresta. Basalto e arenito Produtos de decomposio de basaltos e arenitos, afetados por retrabalhamento local. No pedregoso No rochoso Plano Plano e suave ondulado Laminar ligeira Bem drenado Floresta subcaduciflia Pastagem Aw. H. G. dos Santo, E. P. Mothci, O. O. M. da Fonseca e R. Sobral F. 06 EMPA-MT 7 Data de coleta: 09/10/81

Altitude: Situao, declive e cobertura vegetal: Litologia e Formao geolgica: Material originrio: Pedregosidade: Rochosidade: Relevo local: Relevo regional: Eroso: Drenagem: Vegetao primria: Uso poca: Clima: Responsveis pela descrio:

Horizonte 01 A1 A3 B1 B21 B22 B23 Razes: Observaes:

Profundidade (cm) 30 0 - 13 13 25 25 44 44 - 80 80 - 125 125 200 +

Descrio Detritos vegetais Bruno-avermelhado-escuro (5 YR 3/2); fraco argiloso; forte muito pequena e mdia granular, macio, frivel, plstico e pegajoso; transio plana e gradual. Bruno-avermelhado-escuro (5 YR 3/3), argila arenosa; moderadamente a forte pequena a mdia granular; ligeiramente duro, frivel, muito plstico e pegajoso; transio plana e gradual. Bruno-avermelhado (4 YR 4/4); argila; fraca pequena a mdia blocos subangulares e granular; cerosidade comum e moderada; muito duro, frivel, muito plstico e muito pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho-escuro (3,5 YR 3/6); argila; fraca pequena a mdia blocos subangulares; cerosidade pouca e moderada, muito duro, frivel, muito plstico e muito pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho-escuro (2,5 YR 3,5/6); argila; aspecto de macia que se desfaz em fraca mdia blocos subangulares; cerosidade pouca e fraca, duro, frivel, muito plstico e muito pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho (2,5 YR 4/6); argila; aspecto de macia que se desfaz em fraca muito pequena a pequena granular; muito frivel, plstico e muito pegajoso.

Abundantes em A1 e A3, muitas em B1, poucas em B21 e raras em B22 e B23. Atividade biolgica intensa at o topo de B21. Perfil coletado e descrito em dia mido e nublado. Muitos poros muito pequenos e pequenos em A1, A3 e B1; muitos poros pequenos e mdios em B21; muitos poros muito pequenos em B22. No foi coletado a horizonte 01.

Anlises Fsicas e Qumicas Perfil: 06 Amostras de Laboratrio: 81.1917/22 Solo: Horizonte Fraes da amostra total Composio granulomtrica % da terra fina % (disperso com Na OH) Smbolo Profun- Calhaus > Cascalho Terra Areia Areia Silte Argila didade 20 mm 20-2 mm fina grossa 2- fina 0,05- < 0,002 cm 2mm 0,20 mm 0,20- 0,002 mm 0,05 mm mm A1 0-13 0 Tr 100 10 35 20 35 A3 - 25 0 1 99 10 37 17 36 B1 - 44 0 1 99 9 35 14 42 B21 - 80 0 1 99 6 25 11 58 B22 - 125 0 1 99 5 27 12 56 B23 - 200 + 0 1 99 5 30 12 53 Horizonte pH (1:2,5) Cations trocveis
2+ 2+ + +

Argila dispersa em gua %

Grau de floculao %

Relao Silte/ Argila %

Densidade 3 g/cm Aparente Real

Porosidade %

28 32 38 52 0 0 Valor V (sat. por bases) % 86 81 70 67 65 61

20 11 10 10 100 100
3+

0,57 0,47 0,33 0,19 0,21 0,23 Valor m

1,14 1,25 1,29 1,24 1,21

Valor S (soma) meq / 100 g 15,5 9,3 5,6 4,6 3,5 3,0

Acidez trocavel Al
3+

Valor T CTC
+

100.Al

S + Al %

3+

P assimilvel ppm

gua A1 A3 B1 B21 B22 B23 5,7 6,3 6,6 6,7 6,6 6,4

KCl 1N 5,3 5,6 5,6 5,5 5,7 5,7

Ca

Mg 1,6 1,3 1,1 1,2 0,9 1,0

Na

13,0 7,4 3,8 2,9 2,1 1,5

0,86 0,58 0,67 0,43 0,47 0,43

0,03 0,03 0,02 0,02 0,02 0,02

0 0 0 0 0 0

2,5 2,2 2,4 2,3 1,9 1,9

18,0 11,5 8,0 6,9 5,4 4,9

0 0 0 0 0 0

<1 <1 <1 <1 <1 <1

Horizonte

C (orgnico) %

N %

C/N SiO2

Ataque sulfrico (H2SO4 1:1) Al2O3 Fe2O3 TiO2

Relaes Moleculares P2O5 MnO SiO2/ Al2O3 (Ki) 1,58 1,61 1,60 1,57 1,56 1,97 SiO2/ R2O3 (Kr) 0,95 0,96 0,99 1,03 1,03 1,28 Al2O3/ Fe2O3 1,53 1,47 1,60 1,89 1,93 1,83

Fe2O3 livre %

Equivalente CaCO3

de %

A1 A3 B1 B21 B22 B23 Horizonte

4,08 2,10 1,05 0,73 0,50 0,38 Sat. Com Sdio 100.Na+ T

0,43 0,23 0,12 0,09 0,06 0,06

9 9 9 8 8 6

10,5 10,7 12,9 17,4 17,5 20,9

11,3 11,3 13,7 18,8 19,1 18,0

11,6 12,1 13,4 15,6 15,5 15,4

1,14 1,26 1,34 1,43 1,46 1,49

gua na pasta saturada %

C.E. do extrato Sat. o mmhos/cm 25 C Ca2+

ONS DE SAIS SOLVEIS EXT. SATURAO meq/L Mg2+ K+ Na+ HCO3Cl- SO42 CO3

UMIDADE %

Equivalente de umidade % Ad % vol 7,0 5,9 8,3 9,1 9,1

1/3 ATM 30,0 26,9 29,2 36,3 36,1

15 ATM 23,0 21,0 20,9 27,2 27,0

A1 <1 A3 <1 B1 <1 B21 <1 B22 <1 B23 <1 Relao textural: 1,5

28,4 23,5 23,5 29,6 27,8 30,7

FICHA DE DESCRIO DE PERFIL Perfil N Classificao: Localizao: Altitude: Situao, declive e cobertura vegetal: Litologia e Formao geolgica: Material originrio: Pedregosidade: Rochosidade: Relevo local: Relevo regional: Eroso: Drenagem: Vegetao primria: Uso poca: Clima: Responsveis pela descrio: Estrada Porto Esperidio Cceres, 20 km aps Taboleta. Cceres-MT. 1550 e 58 09. 340 metros A 50 metros da margem direita da estrada, no sop da serra do Padre Incio, com 0 a 1 % de declive e sob pastagem de capim-colonio. Calcrio e arenitos Produtos de decomposio de calcrios e arenitos. No pedregoso No rochoso Plano Ondulado e forte ondulado No aparente Moderadamente drenado Floresta subcaduciflia Capineira e pastagem natural Aw. H. G. dos Santos, Ney P. Tavares e R. Sobral F. 15 EMPA-MT 18 Data de coleta: 08/11/81

Horizonte A11 A12 A3

Profundidade (cm) 0 17 17 - 35 35 - 49

Descrio Preto (N 2,5, mido) e bruno-escuro (7,5 YR 3/2, seco); fraco; moderada a forte muito pequena a mdia granular; macio, frivel, plstico e ligeiramente pegajoso; transio plana e gradual. Preto (5 YR 2,5/1, mido) e bruno-avermelhado-escuro (5 YR 2,5/2, seco); franco argiloso; moderadamente a forte muito pequena a mdia granular; macio, frivel, plstico e ligeiramente pegajoso; transio plana e gradual. Bruno-escuro (7,5 YR 3,/2, mido); e Bruno (7,5 YR 4/2, seco); franco argiloso; moderada a forte muito pequena a mdia granular; ligeiramente duro, frivel, plstico e ligeiramente pegajoso; transio plana e clara. Bruno-avermelhado-escuro (5 YR 3/3), mosqueado pouco, pequeno e difuso, Bruno-avermelhado-escuro (5 YR 3/4); argila; moderada a forte pequena a grande blocos subangulares; cerosidade abundante e forte; coatings de matria orgnica abundantes; duro, frivel a firme, plstico e pegajoso, transio plana e gradual. Bruno-avermelhado-escuro (5 YR 4/4); argila; forte pequena a grandes blocos subangulares; cerosidade abundante forte; coatings de matria orgnica abundantes; extremamente duro firme, muito plstico e pegajoso; transio plana e difusa. Vermelho-amarelo (5 YR 5/6); argila, franca a moderada pequena a mdia blocos subangulares; cerosidade abundante e forte; muito duro, frivel, plstico e pegajoso; transio plana e clara. Bruno-forte (7,5 YR 5/8), mosqueado abundante, mdio e proeminente, vermelho (10 YR 4/8); argila cascalhenta; fraca pequena a mdia blocos subangulares; frivel, plstico e pegajoso.

B1t

49 - 62

B2t

62 -112

B3t C Razes: Observaes:

112 - 137 137 165 +

Abundantes em A11 e A12, comuns em A3 e B1t e raras nos demais horizontes. Intensa atividade biolgica ao longo do perfil. Muitos poros muito pequenos e pequenos no A11 e A12 e A3 e poucos, pequeno e mdios no B1t e B3t.

Anlises Fsicas e Qumicas Perfil: 15 Amostras de Laboratrio: 82.0158/64 Solo: Horizonte Fraes da amostra total Composio granulomtrica % da terra fina % (disperso com Na OH) Smbolo Profun- Calhaus > Cascalho Terra Areia Areia Silte Argila didade 20 mm 20-2 mm fina grossa 2- fina 0,05- < 0,002 cm 2mm 0,20 mm 0,20- 0,002 mm 0,05 mm mm A11 0 17 0 1 99 13 28 34 25 A12 - 35 0 1 99 12 28 32 28 A3 - 49 0 1 99 11 26 30 33 B1t - 62 0 1 99 9 21 22 48 B2t - 122 0 1 99 8 20 22 50 B3t - 137 0 5 95 8 21 25 46 C - 165 + 0 23 77 7 20 24 49 Horizonte pH (1:2,5) gua A11 A12 A3 B1t B2t B3t C 6,0 6,0 6,2 6,3 6,4 6,0 6,3 KCl 1N 4,8 4,5 4,0 4,1 4,9 4,9 4,6 Ca Cations trocveis
2+

Argila dispersa em gua %

Grau de floculao %

Relao Silte/ Argila %

Densidade 3 g/cm Aparente Real

Porosidade %

21 23 31 45 46 44 47 Valor V (sat. por bases) % 87 62 69 76 82 89 92

16 18 6 6 8 4 4 100.Al3+

1,36 1,14 0,91 0,46 0,44 0,54 0,41 Valor m % 0 1 1 1 0 0 0 S + Al3+ P assimilvel ppm <1 <1 <1

Mg

2+

Na

Valor S (soma) meq / 100 g 15,7 8,8 8,2 8,7 8,3 9,0 9,1

Acidez trocavel Al
3+

Valor T CTC 18,1 14,3 11,9 11,4 10,1 10,1 9,9

13,5 7,2 7,1 7,6 7,0 7,5 7,7

1,2 0,8 0,6 0,6 0,7 0,7 0,5

0,89 0,72 0,49 0,48 0,54 0,74 0,87

0,06 0,05 0,05 0,05 0,07 0,08 0,07

0 0,1 0,1 0,1 0 0 0

2,4 5,4 3,6 2,6 1,8 1,1 0,8

Horizonte

C (orgnico) %

N %

C/N SiO2

Ataque sulfrico (H2SO4 1:1) Al2O3 Fe2O3 TiO2

Relaes Moleculares P2O5 MnO SiO2/ Al2O3 (Ki) 2,56 2,39 2,34 2,21 2,26 2,19 2,19 SiO2/ R2O3 (Kr) 2,07 1,91 1,89 1,84 1,89 1,80 1,79 Al2O3/ Fe2O3 4,20 4,00 4,16 4,90 5,01 4,67 4,58

Fe2O3 livre %

Equivalente CaCO3

de %

A11 A12 A3 B1t B2t B3t C

2,63 1,46 1,10 0,74 0,48 0,39 0,35

0,24 0,20 0,16 0,12 0,09 0,08 0,09

11 7 7 6 5 5 4

12,5 11,8 13,9 19,9 22,5 21,1 22,5

8,3 8,4 10,1 15,3 16,9 16,4 17,5

3,1 3,3 3,8 4,9 5,3 5,5 6,0

0,38 0,39 0,42 0,51 0,51 0,51 0,53

Horizonte Sat. Com Sdio 100.Na+ T A11 <1 A12 <1 A3 <1 B1t <1 B2t 1 B3t 1 C 1 Relao textural: 1,7

gua na pasta saturada %

C.E. do extrato Sat. mmhos/cm 25oC

ONS DE SAIS SOLVEIS EXT. SATURAO meq/L Ca2+ Mg2+ K+ Na+ HCO3CO3

UMIDADE % ClSO42

Equivalente de umidade % 15 ATM 20,0 19,0 20,0 24,0 25,4 24,0 21,5

1/10 ATM

1/3 ATM

FICHA DE DESCRIO DE PERFIL Perfil N Classificao: Localizao: Altitude: Situao, declive e cobertura vegetal: Litologia e Formao geolgica: Material originrio: Pedregosidade: Rochosidade: Relevo local: Relevo regional: Eroso: Drenagem: Vegetao primria: Uso poca: Clima: Responsveis pela descrio: A 2 km da Fazenda das Onas, em direo a Fazenda Tremedal. Cceres, MT. 1616 e 57 00. 150 metros Trincheira em relevo plano, com 0 1 % de declive e sob vegetao de campo de vrzea. Sedimentos areno-argilosos Sedimentos areno-argilosos No pedregoso No rochoso Plano Plano No aparente Mal drenado Campo de vrzea com cerrado subcaduciflio Pastagem Aw. A. Manoel Pires Filho, H. G. Santos, E. P. Mothci, O. O. M. da Fonseca e R. sobral F. 30 EMPA-MT 1 Data de coleta: 03/10/81

Horizonte A11 A12

Profundidade (cm) 0 15 15 - 25 25 48

Descrio Bruno-acinzentado (10 YR 3/2 , mido) e cinzento (10 YR 6/1, seco); areia franca; moderada muito pequena a pequena granular e gros simples; muito frivel, no plstico e no pegajoso; transio plana e gradual. Bruno-acinzentado (2,5 Y 5/2 , mido) e cinzento-bruno-claro (2,5 Y 6,5/2, seco); areia franca; macia e gros simples; muito frivel, no plstico e no pegajoso; transio plana e gradual. Cinzento-bruno-claro (2,5 Y 6,2, mido) e cinzento-claro (10 YR 7/1, seco), mosqueado pouco, pequeno e distinto, amarelo-brunado (10 YR 6/6); areia franca; macia e gros simples; muito frivel, no plstico e no pegajoso, transio plana e abrupta. Cinzento-olivceo (5 Y 5,5/2); mosqueado abundante, mdio a grande e proeminente, amarelo-brunado (10 YR 6/6) e comum, mdio a grande e proeminente, Bruno-avermelhado (2,5 YR 4/4); franco argilo-arenoso; moderada mdia a grande prismtica; firme, plstico e pegajoso; transio plana e difusa. Cinzento (5 Y 5,5/1); mosqueado abundante, mdio a grande e proeminente, vermelho-amarelado (5 YR 4/8) e pouco, pequeno a mdio e proeminente, amarelo-brunado (10 YR 6/6); argila arenosa; moderada mdia a grande prismtica; firme, plstico e pegajoso; transio plana e difusa. Cinzento-claro (5 Y 6/1), mosqueado abundante, mdio a grande e proeminente, vermelho-amarelo (5 YR 4/8) e pouco, pequeno e proeminente, bruno-amarelado (10 YR 5/6); argila arenosa; moderada mdia a grande prismtica; firme, plstico e pegajoso. Franco argilo-arenoso.

A2

B1tpl

48 70

B21tpl

70 -105

B22tpl B23tpl Razes:

105 150 150 180 +

Muitas no A11, poucas n A12 e A2 e raras no B1tpl e B21tpl. Lenol fretico a 130 cm de profundidade.

Observaes:

Muitos poros pequenos e pequenos em A11, A12 e A2; e poucos poros pequenos e mdios em B1tpl, B21tpl e B22tpl. O horizonte B23tpl foi coletado com o auxlio do trado holands.

Anlises Fsicas e Qumicas Perfil: 30 Amostras de Laboratrio: 81,1881/87 Solo: Horizonte Fraes da amostra total Composio granulomtrica % da terra fina % (disperso com Na OH) Smbolo Profun- Calhaus > Cascalho Terra Areia Areia Silte Argila didade 20 mm 20-2 mm fina grossa 2- fina 0,05- < 0,002 cm 2mm 0,20 mm 0,20- 0,002 mm 0,05 mm mm A11 0 15 0 1 99 52 33 9 6 A12 - 25 0 1 99 47 35 12 6 A2 - 48 0 1 99 42 37 17 4 B1tpl - 70 0 2 98 31 26 15 28 B21tpl - 105 0 1 99 26 23 14 37 B22tpl - 150 0 2 98 24 23 15 38 B23tpl -180 + 0 5 95 46 22 8 24 Horizonte pH (1:2,5) Cations trocveis
2+ 2+ + +

Argila dispersa em gua %

Grau de floculao %

Relao Silte/ Argila %

Densidade 3 g/cm Aparente Real

Porosidade %

4 4 3 24 26 35 20 Valor V (sat. por bases) % 47 58 60 69 79 81 82

33 33 25 14 30 8 17 100.Al3+

1,50 2,00 4,25 0,54 0,38 0,39 0,33 Valor m %

1,66 1,68 1,79 1,44 1,43

Valor S (soma) Al

Acidez trocavel
3+

Valor T CTC
+

S + Al3+

P assimilvel ppm

gua A11 A12 A2 B1tpl B21tpl B22tpl B23tpl 6,0 6,2 6,0 6,2 6,4 5,9 5,6

KCl 1N 4,4 4,2 4,3 4,4 4,5 4,6 4,6

Ca

Mg

Na

0,8 0,6 0,2 2,9 4,2 4,6 2,8 0,2 1,1 0,7 0,6

0,09 0,08 0,06 0,09 0,07 0,08 0,10

meq / 100 g 0,03 0,9 0,04 0,7 0,03 0,3 0,08 3,3 0,13 5,5 0,17 5,6 0,13 3,6

0,3 0,3 0,1 0,2 0,2 0,2 0,2

0,7 0,2 0,1 1,3 1,3 1,1 0,6

1,9 1,2 0,5 4,8 7,0 6,9 4,4

25 30 25 6 4 3 5

<1 <1 <1 <1 <1 <1 <1

Horizonte

C (orgnico) %

N %

C/N SiO2

Ataque sulfrico (H2SO4 1:1) Al2O3 Fe2O3 TiO2

Relaes Moleculares P2O5 MnO SiO2/ Al2O3 (Ki) 3,91 3,57 3,22 2,59 2,50 2,61 2,60 SiO2/ R2O3 (Kr) 2,70 2,57 2,38 2,06 2,16 2,15 2,14 Al2O3/ Fe2O3 2,23 2,58 2,84 3,90 5,47 4,70 4,63

Fe2O3 livre %

Equivalente CaCO3

de %

A11 A12 A2 B1tpl B21tpl B22tpl B23tpl Horizonte

0,50 0,35 0,31 0,30 0,28 0,27 0,18 Sat. Com Sdio 100.Na+ T

0,06 0,05 0,05 0,05 0,04 0,05 0,04

8 7 6 6 7 5 5

2,3 2,1 1,7 14,0 17,3 17,5 10,4

1,0 1,0 0,9 9,2 11,5 11,4 6,8

0,7 0,6 0,5 3,7 3,3 3,8 2,3

0,20 0,30 0,38 0,59 0,63 0,60 0,34

gua na pasta saturada %

C.E. do extrato Sat. mmhos/cm 25oC Ca2+

ONS DE SAIS SOLVEIS EXT. SATURAO meq/L Mg2+ K+ Na+ HCO3Cl- SO42 CO3

UMIDADE %

Equivalente de umidade % Ad % vol 4,6 5,1 5,5 7,0 10,1

1/3 ATM 7,8 7,6 7,3 20,5 26,7

15 ATM 3,2 2,5 1,8 13,5 16,6

A11 A12 A2 B1tpl B21tpl B22tpl B23tpl

2 3 6 2 2 2 3 Relao textural: 6,5

5,5 5,0 4,2 16,3 18,8 20,5 13,9

Exerccio de Fixao - 06
Classificao da Aptido Agrcola A aptido agrcola, para cada classe de solo, baseada nos seguintes passos: 1)estimativa dos desvios em relao ao solo ideal e 2) na possibilidade, dificuldade e convenincia da reduo para lavouras, destes desvios atravs do melhoramento do prprio solo, considerando-se trs opes de manejo (MA, MB e MC), refletindo aumento de nvel tecnolgico, capital aplicado no melhoramento de solos e lavouras,e maior uso de mecanizao. No sistema de manejo A (MA) no h, por exemplo, nenhuma aplicao de capital na reduo dos desvios. Isto , adubo, por exemplo, no aplicado. As culturas so consideradas sob trs opes de manejo (MA, MB e MC), j que as pastagens plantadas (P) e silvicultura (S) so consideradas no nvel de manejo MB. As pastagens nativas (N) pertencem opo MA de manejo. A, B, C, P, S e N, seguem ordem decrescente de intensidade de uso, isto : solo que tem alguma aptido, mesmo restrita para lavouras, por exemplo, pode ter aptido boa para pastagem plantada, silvicultura e pastagem natural. O uso como reserva da fauna e flora (smbolo 6) considerado o menos intensivo. Smbolos A, B, C - referem-se lavoura, sob 3 opes de manejo, nesta ordem, indicando aumento de nvel tecnolgico. P e S - referem-se pastagem plantada (P) e silvicultura (S). N - pastagem nativa. 6 - reserva Letras maisculas - aptido boa Letra minsculas - aptido regular Letras entre parentses - aptido restrita Ausncia de letras - inaptido Exemplo: 1 (a,b) C quer dizer aptido restrita para culturas subsistemas de manejo MA e MB, e aptido boa sob sistema de manejo MC.

Tabela-guia da classificao de aptido agrcola N A 1 ABC 2 abc 3 (abc) 4P 4p 4(p) 5S 5s 5(s) 5N 5n 5(n) 6 LVa1 2/3 3 4 sem 3 aptido 2a agrcola 1b 0/1 1/2 2/3 B 0/1a 1a 2a C 0b 1b 1b/2b

(1)

da Regio Tropical mida O B 1/2 2 2/3 2 2/3 3 2 2/3 3 C 1/2 2 2/3 A 1 2 2/3 B 1a 1/2a 2a 3a 3a 3a 1a 1a 1/2a 2/3 3 3 3 3 3 C 0/1a 1b 1b/2b E A 1/2 2 3 B 0/1a 1/2a 2a C 0b 0b/1b 1b M A 2 2/3 3 B 1 2 2/3 2/3 3 3 2/3 3 3 4 4 4 C 0 1 2

A A 1/2 2 2/3

2a 2a/3a 3a 2/3a 3a 4 2/3 3 4

2/3a 3a 4 3a 3a 4

2/3

2a

1/2b

26

1)

Letra maiscula - aptido boa; letra minscula - aptido regular; letra minscula entre parnteses - aptido restrita; e ausncia de letra - inapta Relevo F MA MB 1/2a 1/2a 1/2a 2 p 2 f 2 1/2b 2/3 lico de f 2/3 p m 2 2 2a 1/2a 1/2a 0b 1/2a 2a 1/2b 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1 3 2 3 2 3 2 1 1 1 1 0/1a 0/1a 4 3 4 4 2a 4 4 0a 4 3 2 4 3 2 4 3 2 4 1/2a 0b 1 1 1 0 0 0/1a 0 0/1a 3 2a 2a 2 2 2 3 2a 0a 2 2 2 1/2a 0b 1 1 1 0 0 0 0/1 0a 0a 0 0 0 MC 0b 0b 0b 1 1 1 0 0 0 3 2a 2a 2 2 2 A MA 1 1 MB 1 1 MC 1 1 O MA 0 0 MB 0 0 MC 0 0 E MA 2 0/1 MB 0/1a 0a MC 0/1a 0a M MA 1 0 MB 1 0 MC 1 0 Classe de aptido agrcola

Unidades de solo

Latossolo Amarelo lico Latossolo Amarelo lico Latossolo VermelhoAmarelo lico Latossolo VermelhoAmarelo lico Podzlico VermelhoAmarelo latosslico Plintossolo Elevao Plintossolo Elevao lico

o p f

2 2

de o

Glei Pouco Hmico lico Solos Litlicos licos

observaes:relevo: p = plano, o = ondulado, f= forte ondulado, m= montanhoso desvios: 0= nulo, 1= ligeiro, 2= moderado, 3= forte, 4= muito forte viabilidade de melhoramento: a e b classe de melhoramento- boa=A, B ,C, P, S, N regular= a ,b, c, p, s ,n restrita= ( ) Inapta= ausncia de letras.

You might also like