You are on page 1of 14

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

CURSOS DE TEOLOGIA RSS Feed

Vasos para desonra


ESTUDOS BBLICOS | gamaliel | julho 30, 2013 8:06 pm | Edit

O apstolo Paulo enftico em especificar quem so os vasos para honra: Somos ns, ou seja, os vasos para honra a igreja (corpo) do Deus vivo! Mas, se tardar, para que saibas como convm andar na casa de Deus, que a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade ( 1Tm 3:15 ). Os vasos para honra tambm so designados vasos de misericrdia: nos vasos de misericrdia, que para a glria j dantes preparou, os quais somos ns, a quem chamou, no s dentre os gentios? ( Rm 9:22 -24). Quem so os vasos para honra e quem so os vasos para a desonra? Quem o barro e quem o oleiro? Muitas questes doutrinrias surgiram ao longo da histria da igreja por causa da m interpretao deste versculo. Porm, estas questes so facilmente respondidas quando o leitor compreender o real significado de cada figura presente no versculo. Deus o Oleiro e Ele tem poder sobre o barro. Ou seja, no h como o homem questionar a soberania e o poder de Deus Ai daquele que contende com o seu Criador! O caco entre outros cacos de barro! Porventura dir o barro ao que o formou: Que fazes? Ou a tua obra: No tens mos? ( Is 45:9 ). Quem o barro? Todos os homens so descritos como barro. O homem foi criado do p da terra, e por isso, a figura do barro remete ao homem, uma das criaturas de Deus. O profeta Isaias evidncia as diferenas entre o homem e o Criador utilizando as figuras do oleiro e do barro: Vs tudo perverteis, como se o oleiro fosse igual ao barro, e a obra dissesse do seu artfice: No me fez; e o vaso formado dissesse do seu oleiro: Nada sabe ( Is 29:16 ). evidente que Deus o oleiro, e o homem, o barro. Estas figuras foram utilizadas vrias vezes no Antigo Testamento: Mas agora, SENHOR, tu s nosso Pai; ns o barro e tu o nosso oleiro; e todos ns a obra das tuas mos ( Is 64:8 ).

1 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

0 A primeira parte do versculo facilmente respondida: Ou no tem o oleiro poder sobre o barro? ( Rm 9:21 ). Sim! Deus tem total poder sobre os homens (barro)! O oleiro representa a pessoa do Criador, que de uma mesma massa (barro) cria vasos para uso diverso (honra e desonra).

Deus 10
Curtir

tem poder sobre os homens, mas, quem so os vasos (homens) para honra e quem so os vasos (homens) para desonra? apresenta algumas figuras em pares antagnicos. Observe:

A bblia Enviar

Porta larga e porta estreita; Caminho largo e caminho estreito; rvore m e rvore boa; A planta no plantada pelo Pai e a planta que o Pai plantou; Filhos das trevas e filhos da Luz; Servos do pecado e servo da justia; Semente corruptvel e semente incorruptvel; Carne e Esprito; Vasos para desonra e vasos para honra. As perguntas se avolumam diante do quadro acima: Quem a porta larga? Quem , ou o que o caminho largo? Quem a rvore boa; Quem so as plantas que o Pai no plantou? Quem so os filhos das trevas? Quem so os servos do pecado? Qual a semente corruptvel? Quem carnal? Quem so os vasos para desonra? certo que Deus tem poder sobre o barro! Porm, o versculo demonstra que Deus pega de uma mesma massa (barro) e faz vasos para honra e vasos para desonra para da mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? ( Rm 9:21 ). Como possvel de uma mesma massa serem feitos vasos para honra e vasos para desonra? O que diferencia os vasos para honra e os vasos para desonra no a massa (barro) que foram moldados. A diferena est na utilidade dos vasos (vasos para honra e vasos para desonra). Atravs dos elementos apresentados no pargrafo anterior possvel esclarecer outro ponto: tanto os vasos para honra, quanto os vasos para desonra so moldados (feitos) de uma mesma massa (barro). Ou seja, a distino entre vasos para honra e vasos para desonra no proveniente da massa que os vasos so moldados. De uma mesma massa Deus faz vasos (homens) para honra e desonra. Podemos dizer que h homens para honra e homens para desonra, sendo que, todos so provenientes de uma mesma massa (barro). Quem so os homens (vasos) para honra, e quem so os homens (vasos) para desonra? Quando eles so feitos? Os trs versculos seguintes so esclarecedores: E que direis se Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com muita pacincia os vasos da ira, preparados para a perdio, a fim de que tambm desse a conhecer as riquezas da sua glria nos vasos de misericrdia, que para a glria j dantes preparou, os quais somos ns, a quem chamou, no s dentre os gentios? ( Rm 9:22 -24). Paulo enftico em especificar quem so os vasos para honra: Somos ns, ou seja, os vasos para honra a igreja (corpo) do Deus vivo! Mas, se tardar, para que saibas como convm andar na casa de Deus, que a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade ( 1Tm 3:15 ). Os vasos para honra tambm so designados vasos de misericrdia: nos vasos de misericrdia, que para a glria j dantes preparou, os quais somos ns, a quem chamou, no s dentre os gentios? ( Rm

2 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

9:22 -24). Atravs do versculo anterior foi possvel determinar quem so os vasos para honra! So os cristos, homens (vasos) que Deus chamou dentre todos os povos. Agora, quem so os vasos para desonra? Eles representam uma seita? Uma organizao? Uma igreja? o anticristo? So os Falsos profetas? Os vasos para desonra tambm foram designados por Paulo como vasos da ira, e eles foram preparados especificamente para a destruio. O apstolo Paulo demonstra que Deus suportou os vasos criados para desonra com muita pacincia! A resposta sobre quem so os vasos para desonra est nos versculos seguintes: Porque todos pecaram e destitudos esto da glria de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graa, pela redeno que h em Cristo Jesus. Ao qual Deus props para propiciao pela f no seu sangue, para demonstrar a sua justia pela remisso dos pecados dantes cometidos, sob a pacincia de Deus; Para demonstrao da sua justia neste tempo presente, para que ele seja justo e justificador daquele que tem f em Jesus ( Rm 3:23 -26). Deus suportou com pacincia os vasos da ira (desonra) ( Rm 9:22 ), e, concomitantemente, props atravs do sangue de Cristo, propiciao pela f a todos (vasos para desonra) que cometiam pecado sob a pacincia de Deus ( Rm 3:25 ). Deus suportou com muita pacincia os vasos da ira, preparados para a perdio ( Rm 9:22 ), para demonstrar a sua justia pela remisso dos pecados dantes cometidos, sob a pacincia de Deus ( Rm 3:25 ). Que entrave para a mente humana! Voc, que hoje vaso para honra por meio da f em Cristo, outrora j foi um dos vasos para desonra. Isto demonstra que, os vasos da ira, ou os vasos preparados para a perdio, so todos aqueles que pecaram e foram destitudos da glria de Deus. Por que vasos da ira? Porque so filhos da ira e da desobedincia ( 1Co 15:22 ). Isto leva a seguinte concluso: todos pecaram em Ado, ou seja, os vasos para desonra (ira) so provenientes da semente corruptvel de Ado. possvel construir o seguinte paralelo entre Ado e Cristo:

Ado (O primeiro Ado) Porta larga Caminho largo rvore m

Cristo (O ltimo Ado)

Porta estreita Caminho estreito rvore boa

3 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Planta no plantada pelo Pai Filhos das trevas Servos do pecado Semente corruptvel Carne

Planta que o Pai plantou

Filhos da Luz Servos da justia

Semente incorruptvel

Esprito

Vasos para desonra Vasos para honra Paulo demonstra que todos pecaram e foram destitudos da glria de Deus Rm 3: 23. Verifica-se que todos pecaram em Ado, e que em Ado os homens so feitos vasos para desonra Pois assim como a morte veio por um homem, tambm a ressurreio veio por um homem ( 1Co 15:21 ). De igual modo, os homens que crem so justificados pela redeno que h em Cristo ( Rm 3:24 ) Pois assim como a morte veio por um homem, tambm a ressurreio dos mortos veio por um homem ( 1Co 15:22 ). Isto por si s demonstra que os vasos para desonra so feitos (criados) em Ado. Todos os nascidos segundo a vontade da carne, a vontade do varo e do sangue so vasos de desonra preparados para ira. So filhos da ira e da desobedincia de Ado ( Jo 1:12 -13). Deus utiliza a mesma massa que d forma aos vasos para desonra para fazer vasos para honra. A matria prima (massa) que Deus utiliza para fazer a nova criatura (vaso para honra) a mesma que foi utilizada para fazer os vasos para desonra. O homem nascido de Ado criado um novo homem por meio da f em Cristo. Ou seja, a mesma massa utilizada para fazer os vasos para perdio (homens nascido de Ado), agora utilizada para fazer vasos para honra (homens nascidos da gua e do Esprito). No possvel apresentar qualquer outro tipo de interpretao s figuras apresentadas no quadro acima. O primeiro Ado alma vivente, da terra e homem carnal. Os vasos para honra so feitos (criados) em Cristo, o ltimo Ado. Ele Esprito vivificante ( 1Co 15:45 ). Ele homem espiritual e de cima (cu). Todos que crem em Cristo, conforme diz a Escritura, so feitos vasos para honra em Cristo Jesus. So vasos de misericrdia. Deixaram a condio de vaso para desonra, pois alcanaram misericrdia. A mesma massa que foi utilizada para fazer vasos para desonra em Ado, agora utilizada para fazer vasos para honra em Cristo. da mesma massa (homens nascidos em Ado) que Deus faz vasos para honra (homens nascidos do ltimo Ado). Isto demonstra que Deus tem poder sobre a massa para fazer vasos para honra e vasos para desonra. por isso que, aqueles que crem, recebem poder para serem feitos (cridos) filhos de Deus.

4 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Os vasos preparados para a destruio que crerem Naquele que o Pai enviou sero feitos (criados) vasos para honra segundo o poder de Deus que operou em Cristo ressuscitando-o dentre os mortos ( Ef 1:19 ). As figuras dos vasos para honra e vasos para desonra tambm so utilizadas pelo apstolo dos gentios ao escrever a Timteo:

Ora, numa grande casa no somente h vasos de ouro e de prata, mas tambm de pau e de barro; uns para honra, outros, porm, para desonra. De sorte que, se algum se purificar destas coisas, ser vaso para honra, santificado e idneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra ( 2Tm 2:20 -21). Ao escrever a seu filho na f ( 2Tm 2:1 ), Paulo estava tratando de questes relativas igreja (local) que estava sob o cuidado de Timteo. A igreja (corpo) de Jesus Cristo constituda somente de vasos para honra, porm, no ajuntamento solene de pessoas, h vasos para honra e vasos para desonra (crentes e descrentes). Este versculo trata especificamente do ajuntamento solene de pessoas, onde vrias pessoas renem-se (crentes e descrentes). Quando o apstolo estabeleceu o comparativo entre uma grande casa e o ajuntamento solene de pessoas crentes e descrentes, ele torna evidente que no h somente vasos de ouro e prata nestes ajuntamentos (reunies), mas que tambm h vasos de pau e barro. Ora, se em uma grande casa h vrios tipos de vasos feitos de materiais diferentes (ouro, prata, pau e barro), da mesma forma o ajuntamento solene, que congrega varias pessoas, um misto de pessoas com valores culturais diferenciados. Sobre as qualidades e mritos de cada indivduo que compe a igreja local, Paulo bem claro: Temos, porm, este tesouro em vasos de barro, para que a excelncia do poder seja de Deus, e no de ns ( 2Co 4:7 ). Paulo sabia qual o valor do conhecimento humano perante o evangelho de Cristo ( 1Co 3:15 ). O apstolo Paulo falava a sabedoria proveniente de Deus, para que a f dos irmos no estivesse alicerada em valores provenientes da sabedoria humana ( 1Co 2:5 ). Ou seja, o apstolo Paulo pregava o evangelho de maneira dissociada de suas qualidades pessoais. Isto porque ele no pregava a si mesmo Pois no pregamos a ns mesmos, mas a Cristo Jesus ( 2Co 4:5 ). Ele tinha plena conscincia de que era vaso de barro. E quanto a ns? Voc se considera que tipo de vaso? Em Cristo Jesus o cristo vaso para honra, mas h aqueles que ousam classificar ou medirem a si prprio Porque no ousamos classificar-nos, ou comparar-nos com alguns, que se louvam a si mesmos; mas estes que se medem a si mesmos, e se comparam consigo mesmos, esto sem entendimento ( 2Co 10:12 ). Enquanto Paulo considerava ser um vaso de barro por causa da excelncia de Deus, havia aqueles que consideravam ser vasos de ouro e prata, por considerarem a si mesmos como mestres, doutores, pastores, graduados, etc. O que Paulo considerou como escria para ganhar a Cristo, eles (maus obreiros) consideravam como forma de evidenciar uma posio de honra e destaque perante a igreja local ( Fl 3:8 ). No o ser vaso de ouro e prata (qualidades pessoais) que torna o homem vaso para honra. E no o ser vaso de pau e barro que torna algum vaso para desonra.

5 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Deus que tem poder sobre o homem (barro), para constitu-los vasos para honra, e no importa as suas qualidades pessoais (ouro, prata, pau ou barro), pois, Ele quem faz vasos para honra em Cristo. Os vasos para desonra moldados em Ado no so provenientes da vontade de Deus, mas da vontade do homem, da carne e do sangue. No importam quais so as qualidades dos homens nascidos em Ado, preciso ser feito vaso para honra. Nicodemos um exemplo claro de um vaso para desonra que possua vrios mritos e qualidades pessoais, etc. De quais coisas necessrio ao homem purificar-se para ser um vaso para honra? Das contendas de palavras e dos falatrios inteis que produzem maior impiedade ( 2Tm 2:14 e 16). Este era o caso de Himeneu e Fileto, que no conservaram o modelo das ss palavras de Cristo e se desviaram da verdade do evangelho ( 2Tm 1:13 e 18). Crer conforme o modelo das ss palavras de Cristo, ou seja, crer conforme a Escritura torna um vaso preparado para desonra e que foi destinado destruio em um vaso de honra e misericrdia. Mas, se o homem no guardar o modelo das ss palavras do evangelho, ser vaso para desonra e sujeito a ira de Deus. Quem no segue o caminho de Fileto e Himeneu separado para uso exclusivo de Deus (santificado). idneo para uso, uma vez que participante da herana dos santos na Luz ( Cl 1:12 ). Foi criado para toda a boa obra ( Ef 2:10 ). Com base no que foi exposto, vem a pergunta: voc vaso para honra ou vaso para desonra? Se voc creu em Cristo conforme diz a Escrituras e guarda o modelo das ss palavras do evangelho (persevera), voc foi criado um novo homem (vaso) para honra e louvor ao nome de Deus ( Ef 1:11 -12). Mas, aquele que no cr na mensagem do evangelho ou que transtorna a doutrina do evangelho, vaso para desonra, preparado para a perdio, visto que, no cr no nome do unignito Filho de Deus, e, por tanto, j est debaixo de condenao. Isto demonstra que Deus no predestinou os homens nascidos em Ado perdio (embora eles sejam preparados para a destruio), visto que, os cristos eram filhos da ira e da desobedincia, mas foram suportados por Deus com muita pacincia ( Rm 9:22 ). Aqueles que eram preparados para perdio, mas que ao ouvirem a palavra do evangelho e creram, foram remidos dos pecados dantes cometidos sob a pacincia de Deus, e tornaram-se vasos para a honra ( Rm 3:25 ). Agora, compreendendo esta verdade, no tenha um sentimento de soberba, achando que voc melhor que os demais (vaso de ouro, prata), antes guardem este tesouro, sabendo que vaso de barro, criado em Cristo para toda boa obra ( 2Co 4:7 ). Agora, ao analisar o contexto do captulo 9 de Romanos, temos que os israelitas confiavam da carne que eram filhos de Deus. No atinavam que os nascidos segundo a carne so carnais. No era porque eram descendentes de Abrao que eram seus filhos (filho de Abrao o mesmo que filho de Deus). Para ser filho de Abrao preciso a mesma f que teve o crente Abrao, que creu na promessa de Deus. Os judeus cofiavam da carne que eram filhos de Deus, porm, segundo a carne eram filhos de Ado. Continuavam na condio de filhos da ira e da desobedincia. Eles (judeus) eram vasos de desonra como os demais gentios, pois todos os homens so gerados segundo a carne por causa de Ado. Tanto judeus quanto gentios precisam nascer de novo para serem feitos filhos de Deus, tornando-se vaso para honra.

6 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Outros artigos relacionados

O barro nas mos do Oleiro e a doutrina calvinista

O homem aps a queda

Romanos - Captulo 7 Romanos - Captulo 6 Dar esmolas torna o homem limpo diante de Deus?

O Uso do Vu na Igreja

Por que Deus permite O que entender por o sofrimento dos jugo desigual? Inocentes?

A maldade e a Edificarei a minha bondade dos homens Igreja maus - Ensaio sobre o Bem e o Mau

Compartilhe isso:

Curtir isso: Be the first to like this.

Tags: Vasos para desonra Tweet This Share on Facebook Digg This Save to delicious Stumble it RSS Feed

Comentrios
1. Vasos para desonra | institutogamaliel.com disse:

7 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

julho 30, 2013 s 8:11 pm (Editar) [...] post Vasos para desonra apareceu primeiro em Portal da [...]
Comentrios pblicos Visualizao do moderador Configuraes

Comentar...

Publicar no Facebook
Plug-in social do Facebook

Publicando como Instituto Teolgico Gamaliel (Trocar)

Comentar

Bblia Online

Curta nossa fanpage

8 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Encontre-nos no Facebook

Instituto Teolgico Gamaliel


Curtir Voc curtiu isso.

Voc e outras 1.454 pessoas curtiram Instituto Teolgico Gamaliel.

Plug-in social do Facebook

Tpicos recentes
Caos: Cmara do Uruguai aprova venda de maconha Governo suspende novas regras para troca de sexo pelo SUS Pastor Silas Malafaia volta a criticar a Igreja Catlica: Querem Jesus, mas no querem Sua Palavra Garota arma trote da bunda no Fala Que Eu Te Escuto e diz que fez para pastores da Igreja Universal ficarem espertos; Salmo 96 Como adorar o Senhor na beleza da sua santidade?

Estamos no

+19

Comentrios
Colossenses Captulo 2 | institutogamaliel.com em Colossenses Captulo 2 Colossenses Captulo 4 | institutogamaliel.com em Colossenses Captulo 4 Romanos Captulo 3 | institutogamaliel.com em Romanos Captulo 3
9 de 14 01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Romanos Captulo 5 | institutogamaliel.com em Romanos Captulo 5 Romanos Captulo 4 | institutogamaliel.com em Romanos Captulo 4

Categorias
ACONSELHAMENTO ANGELOLOGIA APOLOGTICA ARQUEOLOGIA BBLICA Atualidades BIBLIOLOGIA CASAMENTO DOUTRINAS EDIFICAO ESBOOS ESCATOLOGIA ESTUDOS BBLICOS TICA EVENTOS HAMARTIOLOGIA HISTRIA DA IGREJA MUNDO NOTCIAS Novo Testamento Salmos SERMES SOTERIOLOGIA TEOLOGIA UFOLOGIA VELHO TESTAMENTO VDEOS

Arquivos
agosto 2013 julho 2013 junho 2013 maio 2013 abril 2013 maro 2013 fevereiro 2013

10 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

janeiro 2013 janeiro 2012

Feed de Notcias
Subscribe in a reader

Cursos

Teologia

11 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

12 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

Instituto Teolgico Gamaliel

1.240 me adicionaram a crculos

Ver tudo

networkedblogs

Follow this blog

13 de 14

01/08/2013 16:29

Vasos para desonra | Portal da Teologia

http://www.institutogamaliel.com/portaldateologia/vasos-para-desonra/...

HyperSmash Copyright 2013 Portal da Teologia. All Rights Reserved. Designed by

14 de 14

01/08/2013 16:29

You might also like