You are on page 1of 2

MECNICA BSICA Armando Leopoldo

Conceito Fluido e diferena entre gases e fluido

MECNICA Aula : 05 - 2 Sem

Denominamos fluido toda substncia que pode fluir, isto , escoar facilmente. Por isso os lquidos e os gases so chamados de fludos.

b) A fora exercida por um lquido sobre uma superfcie qualquer sempre perpendicular (normal) a essa superfcie. Isto pode ser constatado quando furamos um vaso que contm lquidos e observamos que este se projeta (derrama, escoa) perpendicularmente parede do vaso.

a propriedade fsica que caracteriza a resistncia de um fluido ao escoamento, a uma dada temperatura. gua possui viscosidade muito pequena, por isso escoa com facilidade, enquanto o leo possui uma viscosidade maior, isto , escoa com mais dificuldade. A mecnica dos fluidos a parte da fsica que estuda o efeito de foras em fluidos. Os fluidos em equilbrio esttico so estudados pela hidrosttica e os fluidos sujeitos a foras externas diferentes de zero so estudados pela hidrodinmica.

c) A terceira propriedade diz respeito imiscibilidade de lquidos de diferentes densidades, quando em equilbrio. o que observamos, por exemplo, entre o leo de cozinha e a gua que, quando colocados em um mesmo recipiente, no se misturam, apresentando uma superfcie de separao plana e horizontal. O leo, por ser menos denso do que a gua se sobrepe a ela.

A Hidrosttica, trata de estudar os fluidos em equilbrio. Caracterizaremos, agora, algumas das propriedades dos fluidos em equilbrio, dando nfase especial aos lquidos. Mostraremos algumas diferenas entre lquidos e gases e deixaremos os gases para serem estudados com maior detalhe, posteriormente. a) A superfcie livre de um lquido em equilbrio plana e horizontal.

d) Voc j deve ter observado que, ao mergulhar em uma piscina ou mesmo no mar, a "presso" aumenta medida que maior a profundidade que voc alcana. Ou seja, ocorre uma variao de presso, em funo da profundidade. O estudo desta propriedade, com detalhes, ser feito posteriormente.

Esta grandeza, caracterstica especfica de cada substncia, conhecida tambm pelo nome de densidade absoluta. Vamos represent-la aqui pela letra grega (mi). definida pela relao entre a massa e o volume da substncia considerada. A massa especfica da gasolina = 0,66 g/cm3. Em um tanque com capacidade para 10.000 litros (10 metros cbicos), qual a massa de gasolina correspondente? Soluo: Podemos aplicar a definio de massa especfica:

No SI (Sistema Internacional de Unidade), a massa dada em quilogramas e o volume em m3, portanto a massa especfica expressa em kg/m3. ER1- Suponha, por exemplo, que a figura representa um bloco homogneo de ferro. Sabemos que sua massa (m) igual a 15.200 kg.

Devemos, porm, antes de realizar os clculos, transformar litros em cm3 1 litro = 1 dm3 1 dm3 = 1 dm x 1 dm x 1 dm = 10 cm x 10 cm x 10 cm = 1.000 cm3 Portanto: Agora sim, podemos efetuar os clculos. m= xV m = 0,66 g/cm3 x 10.000.000 cm3 m = 6.600.000 g m = 6.600 kg m = 6,6 toneladas Conclui-se, ento: Um tanque de 10 m3 de gasolina tem 6,6 toneladas do combustvel (aproximadamente).

Observe que a massa especfica est relacionada com a massa e o volume dos corpos. Como massa, 1 kg de chumbo igual a 1 kg de isopor, porm o volume de isopor necessrio para 1 kg muito maior que o volume de chumbo necessrio para o mesmo 1 kg. Vamos mostrar isto atravs da massa especfica. A massa especfica do isopor vale 200 kg/m3 e a do chumbo 11.400 kg/m3. Vamos calcular, aplicando a relao, = m/V , o volume necessrio de isopor e chumbo, para se ter 1 kg de cada substncia.

You might also like