You are on page 1of 4

Um F.A.Q.

sobre buracos negros


Autor: Gabriel Cozzella

Depois de responder diversas vezes vrias perguntas correlatas sobre buracos negros me veio a idia de escrever um pequeno texto com as dvidas mais frequentes (i.e., um F.A.Q., frequently asked questions ) sobre isso. Assim quando algum tiver uma dessas dvidas eu posso dirigir a pessoa pra esse texto. Ento, sem mais delongas, aqui est um texto sobre ... Buracos negros! Nossa histria comea em 1915, ano em que Albert Einstein escreve pela primeira vez a forma correta das chamadas equaes de campo de Einstein. Quando ele as escreve, imediatamente acha que elas so to complicadas que ningum encontrar uma soluo analtica (i.e., basicamente, que possa ser escrita a mo) para elas. Em 1916 um astrofsico alemo chamado Karl Schwarzschild encontra a primeira soluo das ditas equaes. Essa soluo (para os leigos, uma matriz, para os chatos como eu, um tensor mtrico) descreve o espao-tempo ao redor de um corpo esfericamente simtrico e esttico. Ele envia uma carta a Einstein descrevendo o que fez e este a publica em uma revista alem em nome de Schwarzschild, que viria a morrer pouco depois. Esta a soluo de buraco negro das equaes de Einstein. Inicialmente a idia de um buraco negro no foi aceita, mesmo Einstein no acreditou neles. Se no me engano, at mesmo escreveu um artigo mostrando que eram impossveis (que estava errado). Esse fato ocorre devido a forma de se escrever a soluo. Anos mais tarde (atravs do trabalho de vrias pessoas, como Wheeler, Eddington, Finkelstein, Kruskal, entre outros) a soluo (e o prprio nome) buraco negro teria nalmente seu lugar ao sol na cincia. Chega de resumir a histria. Vamos tentar descrever as principais propriedades de um buraco negro.

1. O que um buraco negro? Um buraco negro uma regio do espao-tempo descrita por essa soluo de Schwarzschild. As duas principais coisas que caracterizam ele so a existncia de um horizonte de eventos e uma singularidade central. 2. O que um horizonte de eventos? Basicamente, uma regio que a partir do momento que atravessada impede o acesso a outras regies do espao-tempo. No caso do buraco negro isso signica que uma vez atravessado o horizonte impossvel sair de dentro do buraco. Por que isso acontece? O espao-tempo na regio dentro do horizonte to curvo que no importa pra onde voc v, voc estar indo para a singularidade. Um jeito "simples"de ver isso analisar o que chamado de estrutura causal do espao-tempo (i.e., seus cones de luz).

Figura 1: Cones de luz em um buraco negro (http://asymptotia.com/wpimages/2008/03/cones3.jpg) Reparem que para r < 2M (ou seja, o chamado Raio de Schwarzschild) os cones de luz esto to virados que se seguir sempre dentro deles voc acaba em r = 0. 2

3. O que o raio de Schwarzschild? Dada uma massa qualquer, o raio de uma esfera contendo essa massa tal que ela se torne um buraco negro. Ele expresso pela formla r = 2GM , onde G a constante de gravitao universal e c a velocidade c2 da luz. Em unidades que G = c = 1, temos r = 2M como na imagem anterior. 4. O que uma singularidade? um local no espao-tempo no qual as nossas teorias do problema. No caso do buraco negro pode-se calcular algumas coisas e mostrar que elas ou no fazem sentido ou do como resposta valores innitos. Isso sinal de que h algo errado. 5. Como assim o tempo passa mais devagar perto do buraco negro? O que acontece que o espao-tempo se curva mais e mais a medida que nos aproximamos do buraco negro. Pode-se mostrar (teorica e experimentalmente) que quanto mais prximo do centro de gravidade (e.g., do centro da Terra), mais devagar o tempo passa num relgio. Ento para a pessoa que est perto do buraco negro, seu relgio corre mais devagar do que para uma pessoa que est longe. Quanto mais prximo, maior a diferena. 6. O que acontece quando se atravessa o horizonte? Nada, exceto que voc est condenado a ser destrudo na singularidade (conforme a resposta 2). 7. Por que destrudo? A medida que algum se aproxima da singularidade o espao-tempo vai se tornando mais e mais curvo. Isso vai se mostrar no fato de que partes diferentes de um objeto (e.g., um astronauta) iro sentir puxes diferentes (quanto mais prximo da singularidade, maior o puxo). isso que estraalhar a pessoa. Para exemplicar, podemos imaginar um astronauta caindo reto em direo ao buraco negro. Os ps dele iram sentir uma acelerao maior do que a cabea, com essa diferena aumentando cada vez mais. Eventualmente ele vai ser destrudo por no suportar isso. 8. Quais bons livros para se ler sobre buracos negros? Um dos meus favoritos um livro do Kip Thorne chamado Black Holes and Time Warps: Einsteins Outrageous Legacy (1994). O livro fantstico e fala muita coisa interessante, inclusive problemas em aberto 3

(como a chamada Hoop Conjecture). Tem tambm um livro chamado Black Holes do Taylor e do Wheeler que mais matemtico (e bem interessante), ainda sendo simples. Em portugus existe um livro do prof. George Matsas (meu orientador, sim, estou fazendo propaganda) e do prof. Daniel Vanzella chamado Buracos Negros: rompendo os limites da co. Eu nunca li (por falta de oportunidade), mas coloco minha mo no fogo que o livro deve ser bom. Se algum quiser livros mais avanados (i.e., livros de relatividade geral) pode perguntar pessoalmente. 9. Existem evidncias de buracos negros? Sim. Existem evidncias advindas de fontes de raios X, discos de acreso, movimento orbital ao redor de ncleos galcticos e quasares. Eventualmente quando pudermos captar ondas gravitacionais, teremos mais uma forma fantstica de estudar buracos negros. 10. Buracos negros cam parados? No! Espera-se que a maior parte dos buracos negros na natureza rodem! Eles ento no so descritos pela soluo de Schwarzschild, mas pela chamada soluo de Kerr. Algumas coisas mudam, mas as propriedades mais importantes (i.e., existncia de horizonte e a singularidae) permanecem. 11. Qual a forma de um buraco negro? Um buraco negro sem rotao tem a fora de uma esfera. Se o buraco negro rodar (ou seja, possuir momento angular no-nulo) ento a sua forma deixa de ser esfrica e se torna elipsoidal. A distoro sendo cada vez maior a medida que a rotao cresce. 12. O que radiao Hawking? Agora ns comeamos a entrar em terreno novo. Radiao Hawking um efeito previsto pelo fsico homnimo quando se comea a levar em conta efeitos de mecnica quntica junto com relatividade geral. Basicamente uma forma de emisso de radiao de corpo negro. Nada escapa de dentro do buraco negro, mas sim da regio prxima do horizonte. Se eu me estender muito sobre isso eu vou comear a falar o que no sei. Vale ressaltar que existem diversos esforos pra detectar a radiao Hawking em modelos anlogos de buracos negros (j que, devido a sua temperatura infma, a radiao real indetectvel).

You might also like