You are on page 1of 6

GRAA: H aproximadamente cem anos, Julia H.

Johnson comps a letra de um hino intitulado Grace Greater Than Our Sin [Graa Maior que o Nosso Pecado; conhecido em portugus pelo ttulo: Graa de Deus, Infinito Amor]. A quarta estrofe desse hino sintetiza com muita propriedade o conceito da graa de Deus:
Maravilhosa, incomparvel graa, concedida livremente a todo o que nEle crer; tu que anelas ver Sua face, queres neste instante Sua graa receber?

Ns que recebemos a graa de Deus por intermdio de Jesus Cristo, de fato, constatamos quo maravilhosa e incomparvel essa graa. Entretanto, qual o significado da expresso Graa de Deus?

A Definio da Graa de Deus


A definio encontrada em um dicionrio para o termo graa a seguinte: O favor imerecido que Deus concede ao homem. Embora tal definio seja verdadeira, incompleta. Graa um atributo de Deus, um componente do carter divino, demonstrada por Ele atravs da bondade para com o ser humano pecador que no merece o Seu favor. Um Deus santo no tem nenhuma obrigao de conceder graa a pecadores, mas Ele assim o faz segundo o bem querer da Sua vontade. Ele demonstra graa ao estender Seu favor, Sua misericrdia e Seu amor para suprir a necessidade do ser humano. Visto que o carter de Deus composto de graa, movido por bondade Ele espontaneamente se dispe a conceder Sua graa humanidade pecadora em nosso tempo de aflio. A graa de Deus pode ser definida como aquela qualidade intrnseca do ser ou essncia de Deus, pela qual Ele, em Sua disposio e atitudes, espontaneamente favorvel a outorgar favor imerecido, amor e misericrdia queles que Ele escolhe dentre a humanidade desmerecedora.1

A Declarao da Graa de Deus


Ao longo de toda a Bblia, a graa de Deus se manifestou em trs estgios. No primeiro, Deus revelou Sua bondade e graa ao demonstrar misericrdia, favor e amor para com todos os homens em geral, mas para com Israel em particular. No segundo estgio, Deus expressou ou apresentou Sua graa, de forma mais clara, atravs de Jesus Cristo, o qual veio ao mundo para pagar pelos pecados do homem mediante Sua morte sacrificial na cruz. No terceiro, a graa de Deus proporciona salvao e santificao a todos os que, pela f, confiam em Jesus Cristo como Salvador e Senhor de suas vidas. Na Septuaginta, uma antiga traduo das Escrituras do Antigo Testamento para a lngua grega, o termo grego traduzido por graa charis que significa graa ou favor

imerecido. As Escrituras Hebraicas no possuem nenhum termo hebraico equivalente. Os termos originais hebraicos traduzidos na Septuaginta por charis so chanan ou chen, que se traduzem por graa, favor ou misericrdia. Essas duas palavras hebraicas so usadas no Antigo Testamento para retratar o mesmo significado de charis: (1) mostrar misericrdia para com o pobre (Pv 14.31); (2) proporcionar misericrdia queles que invocam a Deus em tempo de angstia (Sl 4.1; 6.2; 31.9); (3) demonstrar favor a Israel no Egito (x 3.21; 11.3; 12.36); e (4) conceder (Deus) Sua graa a determinadas pessoas, tais como No (Gn 6.8), Jos (Gn 39.21), Moiss (x 33.12,17), e Gideo (Jz 6.17). Alm disso, a graa de Deus ser derramada sobre a nao de Israel no tempo da sua salvao (Zc 12.10).

A graa e a misericrdia tambm foram manifestadas a naes inteiras. O Senhor, por Sua graa, libertou o povo de Israel da escravido no Egito.
Outros termos hebraicos, tais como,racham ou rachamim (i.e., misericrdia) echesed (amor leal ou bondade) muitas vezes ocorrem juntos no texto hebraico para expressar o conceito da graa de Deus (x 34.6; Ne 9.17; Sl 86.15; 145.8; Jl 2.13; Jn 4.2). Graa, amor e misericrdia esto explicitados na aliana de Deus com o rei Davi, a qual se estendeu a seu filho Salomo mesmo depois que este veio a pecar no decurso de sua vida (2 Sm 7.1-17). Deus no outorgou Seu amor e graa a Israel por qualquer mrito dessa nao. Deus escolheu Israel para que fosse o povo de Sua propriedade exclusiva atravs de um ato de pura graa (Dt 7.6-9). A graa e a misericrdia tambm foram manifestadas a naes inteiras. O Senhor, por Sua graa, libertou o povo de Israel da escravido no Egito, supriu as necessidades da nao durante sua peregrinao no deserto e lhes concedeu a terra de Cana. O amor do profeta Osias por sua esposa Gmer, uma prostituta, ilustrava a graa e misericrdia de Deus para com Israel. Embora Gmer fosse uma esposa infiel, Osias demonstrou-lhe graa, misericrdia e amor, ao resgat-la do mercado de escravos pelo pagamento de um preo. Ela tipificava a nao de Israel redimida da escravido do pecado. Pela graa de Deus a mpia cidade de Nnive foi poupada da destruio ao arrepender-se de seu pecado com a pregao de Jonas.

No Novo Testamento, o conceito de graa encontra uma expresso mais precisa, rica e completa no termo grego charis, o qual ocorre, no mnimo, por 170 vezes. A graa de Deus assume uma dimenso pessoal totalmente nova e se torna evidente ao ser humano nas palavras e obras do ministrio redentor de Jesus Cristo. Que prova maior da graa de Deus poderia ser dada do que essa da salvao? Foi o prprio Deus que, em Sua bondade e graa, tomou a iniciativa de providenciar a salvao para o homem aps a queda de Ado no pecado. A graa de Deus se revela humanidade de duas maneiras fundamentais: A Graa Comum A graa comum se refere ao imerecido favor, amor e cuidado providencial de Deus, estendidos a toda a raa humana em corrupo, pelos quais Deus derrama Suas bnos sobre todos em geral, tanto sobre os salvos quanto sobre os descrentes (Sl 145.8-9). Deus refreia Sua ira contra a humanidade pecadora, concedendo a uma nao ou a uma pessoa o tempo necessrio para que se arrependa o que vem a ser uma extenso da graa comumdo Senhor. A graa comum tambm pode ser constatada na obra do Esprito Santo, quando este move o corao de uma pessoa ao persuadi-la(lo) e convenc-la(lo) da necessidade de buscar a salvao por intermdio de Jesus Cristo (Jo 16.8-11). A Graa Especial

Graa = Favor imerecido que Deus concede ao homem.


A segunda maneira de Deus revelar Seu favor atravs da graa especial,comumente denominada de graa eficaz, efetiva ou graa salvadora. A graa de Deus eficaz na medida em que produz salvao na vida dos indivduos eleitos que depositam sua f na morte de Cristo e no sangue que Ele derramou na cruz para remisso de seus pecados. A graa eficaz conhecida por experincia no momento em que Deus, pela instrumentalidade do Esprito Santo, opera de forma irresistvel na mente e no corao de uma pessoa, de modo que o indivduo escolha livremente crer em Jesus Cristo como seu Salvador.

Os crentes em Cristo so chamados, no segundo suas obras de esforo prprio, mas conforme a determinao e graa de Deus (2 Tm 1.9). O apstolo Paulo um exemplo clssico da chamada eficaz de Deus. Ele foi chamado, no por sua vontade, mas pela vontade de Deus (1 Co 1.1). Na realidade, ele tentava destruir a Igreja at o momento em que se converteu a Cristo, converso essa que ocorreu pela graa de Deus (At 9).

A Demonstrao da Graa de Deus


A graa de Deus se evidencia de diversas maneiras na vida de um crente em Cristo. Graa Salvadora A palavra salvao um termo abrangente. Refere-se ao ato redentor de Deus pelo qual Ele, no presente momento, redime o indivduo da penalidade e do poder do pecado, e, no futuro, libertar o crente em Cristo da presena do pecado na ocasio da glorificao dos salvos. A salvao um dom gratuito de Deus, concedido a uma pessoa em virtude da graa, por meio da f, independente de qualquer obra ou mrito da parte da pessoa que o recebe. No momento da salvao, a graa imerecida e a f do crente so dons que procedem diretamente do Senhor queles que pem sua f em Cristo (Ef 2.8-9). A graa da salvao, oferecida na atual dispensao, inclui cada aspecto da obra redentora de Deus em favor dos crentes em Jesus e abrange a redeno, a propiciao, a justificao, o perdo, a santificao, a reconciliao e a glorificao para aquele que, pela f, recebe a Cristo. Graa Santificadora

Deus, por intermdio do Esprito Santo, providenciou dons espirituais sobrenaturais com o objetivo de equipar e capacitar cada crente em Cristo para o seu ministrio [i.e., servio] na igreja local.
Naquele momento em que a pessoa, pela f, recebe a Cristo, ele (ou ela) santificado pela graa de Deus. A palavrasantificao significa tornar santo ou separar para Deus com propsito ou uso sagrado. A Bblia menciona pessoas, lugares, dias e objetos

inanimados consagrados (i.e., separados) a Deus. No que se refere a um indivduo, a santificao pode ser definida como a obra da livre graa de Deus atravs do Esprito Santo, na qual Ele separa o crente para ser amoldado ou conforme imagem de Cristo. As Escrituras se referem a trs estgios de santificao pela graa de Deus. O primeiro deles o da santificao posicional que diz respeito posio santa do crente perante Deus, fundamentada na redeno que Cristo efetuou a seu favor. O segundo estgio o da santificao progressiva, na qual o crente em Cristo se encontra no processo de ser santificado atravs da Palavra de Deus (Jo 17.17). Os crentes so exortados a crescer na graa (2 Pe 3.18); na busca desse crescimento, tornam-se recipientes do favor imerecido que procede do Senhor. O crescimento na graa no obtido por meios naturais, mas se d atravs do estudo da Palavra de Deus (2 Pe 1.2-3,56,8). medida que um crente em Jesus cresce na graa, o fruto do Esprito se torna manifesto atravs da vida dele ou dela (Gl 5.22-23), levando a pessoa a uma conformidade com a imagem e semelhana de Cristo (Rm 8.29). O terceiro estgio o da santificao completa ou perfeita, que os crentes conhecero por experincia quando receberem seus corpos glorificados e se completar a sua redeno (Rm 8.30; Ef 5.27). Esse acontecimento se concretizar na ocasio do Arrebatamento da Igreja (1 Co 15.51-52; 1 Ts 4.16-17). Graa Servidora A palavra dom (do termo grego charisma: ddiva ou dom da graa) se refere a um favor que algum recebe gratuitamente, sem merec-lo. Deus, por intermdio do Esprito Santo, providenciou dons espirituais sobrenaturais com o objetivo de equipar e capacitar cada crente em Cristo para o seu ministrio [i.e., servio] na igreja local. No existe apenas um dom, mas, sim, uma diversidade de dons que o Esprito Santo concede aos crentes (Rm 12.6-8; 1 Co 12.8-11; Ef 4.7,11-12; 1 Pe 4.11).

O sofrimento faz parte da condio humana, em virtude do pecado, do envelhecimento do corpo, da desobedincia ao Senhor, ou da punio de Deus.

Os crentes dispem de diferentes dons segundo a graa que [por Deus] nos foi dada (Rm 12.6). Alguns crentes possuem uma abundncia de dons, enquanto outros possuem apenas um ou dois. Esses dons, ou graas, no so dons, talentos ou habilidades naturais; pelo contrrio, so dons proporcionados por Deus, os quais, atravs do crente, efetuam a edificao do Corpo de Cristo, rendendo, assim, a glria que pertence a Deus. No uso de seu dom, um crente deve se dirigir s outras pessoas com uma atitude de graa. O apstolo Paulo declarou: A vossa conversa seja sempre com graa (Cl 4.6; conforme a Traduo Brasileira). No que dizia respeito ao servio para o Senhor, Paulo estava equipado, no com sua prpria fora e poder, mas com a graa de Deus que lhe fora outorgada. Ele disse: ...trabalhei muito mais do que todos eles; todavia, no eu, mas a graa de Deus comigo (1 Co. 15.10). Graa Sofredora O sofrimento faz parte da condio humana, em virtude do pecado, do envelhecimento do corpo, da desobedincia ao Senhor, ou da punio de Deus. Paulo tinha um espinho na carne (i.e., uma debilidade fsica) que ele, por trs vezes, suplicara a Deus para que fosse removido. Cada uma de suas splicas recebeu esta mesma resposta: A minha graa te basta, porque o poder se aperfeioa na fraqueza (2 Co 12.9). Em outras palavras, a graa de Deus era suficiente para fortalecer Paulo em sua dificuldade fsica, de modo que ele a pudesse suportar. O mesmo acontece com os crentes nos dias atuais. Deus proporciona a graa suficiente para nos fortalecer em meio a qualquer provao, tentao ou perodo de sofrimento. Paulo resumiu isso com muita propriedade, quando escreveu: Porquanto a graa de Deus se manifestou salvadora a todos os homens (Tt 2.11). Isso diz tudo. Junto com a compositora daquele hino, cantamos: Maravilhosa, infinita, incomparvel... a surpreendente graa de Deus. (David M. Levy - Israel My Glory - http://www.chamada.com.br)

Notas:
1. J. Dwight Pentecost, Things Which Become Sound Doctrine, Westwood, NJ: Fleming H. Revell, 1965, p. 19.

You might also like