You are on page 1of 89

Hardware

I - DIVISO DO COMPUTADOR
Hardware: todo o equipamento, suas peas, isto , tudo o que "pode ser tocado", denomina-se hardware. Exemplo: monitor, teclado e mouse, processadores, gabinetes, disco rgido, etc. Software: consiste na parte que "no se pode tocar", ou seja, toda a parte virtual, onfde esto includos as aplicaes, os programas e o sistema operacional. Peopleware: o usurio.

Byte(B) e bit(b) :
Bit (b) bynary digit a menor unidade de dados (data) em um computador. Um bit tem um nico valor (binrio) 0 ou 1 . Byte (B) na maioria dos sistemas corresponde 8 bits. Convertendo binrio para decimal:

No gabinete, fica localizada tambm a fonte de alimentao, que serve para converter corrente alternada em corrente contnua para alimentar os componentes do computador. Assim, a placa-me, os drives, o HD e o cooler, devem ser ligados fonte. As placas conectadas nos slots da placa-me recebem energia por ela, de modo que dificilmente precisam de um alimentador exclusivo. Gabinetes, fontes e placas-me precisam ser de um mesmo padro, do contrrio, acaba sendo praticamente impossvel conect-los. O padro em uso atualmente o ATX Os gabinetes verticais podem ser encontrados em 3 tipos bsicos: Mini Tower: pequeno, possui apenas 3 baias (visto na imagem abaixo); Mid Tower: mdio, possui 4 baias; Full Tower: grande, com mais de 4 baias. As baias so aquelas "gavetinhas", no portugus vulgar, localizadas na parte frontal do gabinete. Nos espaos das baias que drives de CD, DVD e outros so encaixados.

(1

0 1
7

0 1 1
6 5

0 0 )2

= 1 2 + 0 2 +1 2 + 0 2 4 + + 1 2 3 + 1 2 2 + 0 21 + 0 2 0 = 172 (00000000)2=0 (11111111)2=255 (111111111)2=511 (1111111111)2=1023


2 Mltiplos do bit e Byte: bits de de de bits bits bits

III - PLACA-ME:
VISO GERAL DAS PLACAS-ME
As placas-me so desenvolvidas de forma que seja possvel conectar todos os dispositivos quem compem o computador. A foto a seguir exibe uma placa-me. Trata-se de um modelo Soyo SY-KT880 Dragon 2. As letras apontam para os principais itens do produto, que so explicados nos prximos pargrafos.

1 Kilobit 1Kb=1024bits 1000 1 Megabit 1Mb=(1024)2 bits 1 milho 1 Gigabit 1Gb =(1024)3 bits 1 bilho 1 Terabit 1Tb =(1024)4 bits 1 trilho 1 Petabit 1 Pb =(1024)5 bits 1 quatrilho de bits

II - GABINETE
O gabinete uma caixa metlica (ou com elementos de plstico) vertical ou horizontal, que guarda todos os componentes do computador (placas, HD, processador, etc).

Pgina 1 de 89

ITEM A - PROCESSADOR
O item A mostra o local onde o processador deve ser conectado. Tambm conhecido como socket, esse encaixe no serve para qualquer processador, mas sim para um modelo (ou para modelos) especfico. Cada tipo de processador tem caractersticas que o diferenciam de outros modelos. Essas diferenas consistem na capacidade de processamento, na quantidade de memria cache, na tecnologia de fabricao usada, no consumo de energia, na quantidade de terminais que o processador tem, entre outros. A placa-me deve ser desenvolvida para aceitar determinados processadores. A motherboard vista acima, por exemplo, compatvel com os processadores Duron, Athlon XP e Sempron (todos da fabricante AMD) que utilizam a forma de conexo conhecida por "Socket A". Processadores que utilizam outros sockets, como o Intel Pentium 4 ou o AMD Athlon 64 no se conectam a esta placa. O processador conhecido como CPU:

Address Bus : Usado pelo processador para selecionar uma rea especfica da memria RAM ou ROM . unidirecional.

Pgina 2 de 89

Data Bus : Usado para transmitir dados entre o processador e a memria ou perifricos. bidirecional. Control Bus : Funciona como semforo controlando todas as operaes que so executadas. Responsvel

clock. Grossamente falando, velocidade dobrasse.

como

se

ITEM B - MEMRIA RAM


O item B mostra os encaixes existentes para a memria RAM. Esse conector varia conforme o tipo. As placas-me mais antigas usavam o tipo de memria popularmente conhecido como SDRAM. No entanto, o padro mais usado atualmente o DDR (Double Data Rate). A placa-me da imagem acima possui duas conexes (ou slots) para encaixe de memrias DDR. As memrias tambm trabalham em velocidades diferentes, mesmo quando so do mesmo tipo. A placa-me mostrada acima aceita memrias DDR que trabalham a 266 MHz, 333 MHz e 400 MHz. Em relao capacidade encontra-se de 128 MB a 1 GB.
A memria DDR2 DDR2 a sigla para Double Data Rate 2. Tratase de uma espcie de "substituto natural" das memrias DDR, uma vez que, em comparao com esta ltima, a tecnologia DDR2 traz diversas melhorias. Seu desenvolvimento foi feito pela JEDEC, um grupo criado por fabricantes para definir padres de produtos da indstria de semi-condutores. Ao contrrio do que alguns pensam, a memria DDR2 no compatvel com placas-me que trabalham com memria DDR. Embora os pentes de memria de ambos os tipos paream iguais numa primeira olhada (pois possuem o mesmo tamanho), na verdade, no so. Para comear, o tipo DDR tem 184 terminais e o DDR2 conta com 240 terminais. Alm disso, aquela pequena abertura que h entre os terminais est posicionada em um local diferente nos pentes de memria DDR2, como mostra a imagem a seguir. Freqncias da memria DDR2 As memrias DDR so comumente encontradas nas freqncias de 266 MHz, 333 MHz e 400 MHz. Por sua vez, o padro DDR2 trabalha com as freqncias de 400 MHz, 533 MHz, 667 MHz e 800 MHz (esses eram os tipos existentes at o fechamento deste artigo). Na verdade, tanto no caso da memria DDR quanto no caso da memria DDR2, esses valores correspondem metade. A explicao para isso que ambos os tipos podem realizar duas operaes por ciclo de

Ela aparece com a promessa de reduzir em 40% o consumo de energia comparadas aos mdulos de memrias DDR2 comercializadas atualmente, devido sua tecnologia de fabricao de 90 nanmetros (90nm), permite baixas taxas de operao de consumo e baixas voltagens (1.5 Volt, comparado com as DDR2 que consomem 1.8V at 2.1V, ou as DDRs comuns de 2.5V). Transstores "dual-gate" ou "porto duplo" sero usados para reduzir as taxas de consumo actuais. As DDR3 apresentam um buffer de 8 bits, onde as DDR2 usam 4 bits, e as DDR 2 bits. Teoricamente, estes mdulos podem transferir dados taxa de freqencia efectiva de 400 a 800 MegaHertz (MHz) (para uma largura de banda de clock simples, de 800 a 1600 Mhz), comparadas com as DDR2 e suas taxas actuais de 200 a 625 MHZ (400 a 1250 MHz) ou DDR's e a sua taxa de 100 a 200 MHz (200 a 400 MHz). Actualmente, tais requisitos de largura de banda tm sido do mercado das placas de vdeo, onde vasta troca de informao entre os buffers requerida, logo, a DDR3 pode ser uma boa escolha para os fabricantes de GPU.

ITEM C - SLOTS DE EXPANSO


Para que seja possvel conectar placas que adicionam funes ao computador, necessrio fazer uso de slots de expanso. Esses conectores permitem a conexo de vrios tipos de dispositivos. Placas de vdeo, placas de som, placas de redes, modems, etc, so conectados nesses encaixes. Os tipos de slots mais conhecidos atualmente so o PCI ( Peripheral Component Interconnect) - item C1 -, o AGP (Accelerated Graphics Port) - item C2 -, o CNR (Communications Network Riser) - item C3 - e o PCI Express (PCI-E). A placa-me vista acima possui um slot AGP (usado exclusivamente por placas de vdeo), um slot CNR (usado para modems) e cinco slots PCI (usados por placas de rede, placas de som, modems PCI, etc). A

Pgina 3 de 89

tendncia atual que tanto o slot AGP quanto o slot PCI sejam substitudos pelo padro PCI Express, que oferece mais recursos e possibilidades.

ITEM

G - CONECTORES DE TECLADO, MOUSE, USB, IMPRESSORA E OUTROS

ITEM D - PLUG DE ALIMENTAO


O item D mostra o local onde deve-se encaixar o cabo da fonte que leva energia eltrica placa-me. importante frisar que a placa-me sozinha consegue alimentar o processador, as memrias e a grande maioria dos dispositivos encaixados nos slots. No entanto, HDs, unidades de CD e DVD, drive de disquete e cooler (um tipo de ventilador acoplado ao processador que serve para manter sua temperatura em limites aceitveis de uso) devem receber conectores individuais de energia.

O item G aponta para a parte onde ficam localizadas as entradas para a conexo do mouse (tanto serial, quanto PS/2), teclado, portas USB, porta paralela (usada principalmente por impressoras), alm de outros que so disponibilizados conforme o modelo da placa-me. Esses itens ficam posicionados de forma que, quando a motherboard for instalada em um gabinete, tais entradas fiquem imediatamente acessveis pela parte traseira deste.

H - FUROS DE ENCAIXE
Para evitar danos, a placa-me deve ser devidamente presa ao gabinete. Isso feito atravs de furos ( item H) que permitem o encaixe de espaadores e parafusos.

ITEM E - CONECTORES IDE E DRIVE DE DISQUETE


O item E2 mostra as entradas padro IDE (Intergrated Drive Electronics) onde devem ser encaixados os cabos que ligam HDs e unidades de CD/DVD placa-me. Esses cabos, chamados de "flat cables", podem ser de 40 vias ou 80 vias (grossamente falando, cada via seria um "fiozinho"), sendo este ltimo mais eficiente. Cada cabo pode suportar at dois HDs ou unidades de CD/DVD, totalizando at quatro dispositivos nas entradas IDE. Note tambm que E1 aponta para o conector onde deve ser encaixado o cabo que liga o drive de disquete motherboard. Existe tambm, um tipo de HD que no segue o padro IDE, mas sim o SATA (Serial ATA) padro SCSI.

I - CHIPSET
O chipset um chip responsvel pelo controle de uma srie de itens da placa-me, como acesso memria, barramentos e outros. Principalmente nas placas-me atuais, bastante comum que existam dois chips para esses controles: Ponte Sul (I1) e Ponte Norte (I2): Ponte Sul (South Bridge): este geralmente responsvel pelo controle de dispositivos de entrada e sada, como as interfaces IDE ou SATA. Placas-me que possuem som onboard (visto adiante), podem incluir o controle desse dispositivo tambm na Ponte Sul; Ponte Norte (North Bridge): este chip faz um trabalho "mais pesado" e, por isso, geralmente requer um dissipador de calor para no esquentar muito. Repare que na foto da placa-me em que esse chip apontado, ele, na verdade, est debaixo de uma estrutura metlica. Essa pea dissipador. Cabe Ponte Norte as tarefas de controle do FSB ( Front Side Bus - velocidade na qual o processador se comunica com a memria e com componentes da placa-me), da freqncia de operao da memria, do barramento AGP, etc.

ITEM F - BIOS E BATERIA


O item F2 aponta para o chip Flash-ROM e o F1, para a bateria que o alimenta. Esse chip contm um pequeno software chamado BIOS (Basic Input Output System), que responsvel por controlar o uso do hardware do computador e manter as informaes relativas hora e data. Cabe ao BIOS, por exemplo, emitir uma mensagem de erro quando o teclado no est conectado. Na verdade, quando isso ocorre, o BIOS est trabalhando em conjunto com o Post, um software que testa os componentes de hardware aps o computador ser ligado. Atravs de uma interface denominada Setup, tambm presente na Flash-ROM, possvel alterar configuraes de hardware, como velocidade do processador, deteco de discos rgidos, desativao de portas USB, etc.

IV PROCESSADOR(CPU)
O processador, basicamente, o "crebro" do computador. Praticamente tudo passa por ele, j que o processador o responsvel por executar todas as instrues existentes. Quanto mais rpido for o processador, mais rpido as instrues sero executadas. Todo processador deve ter um cooler. Essa pea (que lembra um ventilador) a responsvel por manter a

Pgina 4 de 89

temperatura do processador em nveis aceitveis. Quanto menor for a temperatura, maior ser a vida til do processador. Mas 25 C considerado um valor ideal para qualquer processador (e para qualquer pea dentro do computador, j que no somente o processador que esquenta).

Clock interno: o clock uma forma de indicar o nmero de instrues que podem ser executadas a cada segundo. Sua medio feita em Hz. O clock interno indica a freqncia na qual o processador trabalha. Clock externo: tambm conhecido como FSB (Front Side Bus), o clock externo, por sua vez, o que indica a freqncia de trabalho do barramento (conhecido como barramento externo) de comunicao com a placa-me (na verdade, chipset, memria, etc).

Vale ressaltar que cada processador tem um nmero de pinos. Por exemplo, o Athlon XP tem 462 pinos (essa combinao chamada Socket A) e, logo, necessrio fazer uso de uma placa-me que aceite esse modelo (ese socket). Assim sendo, na montagem de um computador, a primeira deciso a se tomar qual processador comprar, pois a partir da que se escolhe a placa me e, em seguida, o restante das peas. Exemplos de processadores: 486, Pentium 4, Duron, Athlon 64, k-7 , Athlon XP e Celeron.

Processador AMD Sempron 2200+ Sempron 2500+ Sempron 2800+ Sempron 3000+

Clock interno 1,5 GHz 1,58 GHz 2 GHz 2 GHz

Clock externo 333 MHz 333 MHz 333 MHz 333 MHz

V-MEMRIA PRINCIPAL

BIOS ( BASIC IMPUT OUTPUT SISTEM ) R0M SETUP POST ( POWER ON SELF TEST ) EDO a sigla para Random Access Memory RAM SDRAM RAM de acesso aleatrio). Este tipo de memria (memria permite tanto a leitura como a gravao e regravao DDR de dados. entanto, assim que elas deixam de ser NoSDRAM
MEMRIA RAM
alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usurio desliga o computador, a memria RAM perde todos os seus dados. Existem 2 tipos de memria RAM: estticas e dinmicas e as veremos a seguir: DRAM (Dynamic Random Access Memory): so as memrias do tipo dinmico e geralmente so armazenadas em cpsulas CMOS ( Complementary Metal Oxide Semiconductor). Memria desse tipo possuem capacidade alta, isto , podem comportar grandes quantidades de dados. No entanto, o acesso a essas informaes costuma ser mais lento que o acesso memrias estticas. As memrias do tipo DRAM costumam ter preos bem menores que as

Clock interno Pentium 4 HT 660 3.6 GHz Processador Pentium 4 HT 650 3.4 GHz Pentium 4 HT 640 3.2 GHz Pentium M 770 Pentium M 765 Pentium M 735 Pentium M 730 Pentium M 718 2.3 GHz 2.1 GHz 1.7 GHz 1.6 GHz 1.3 GHz

Clock externo 800 MHz 800 MHz 800 MHz 533 MHz 400 MHz 400 MHz 533 MHz 400 MHz

Cache 2 MB 2 MB 2 MB 2 MB 2 MB 2 MB 2 MB 1 MB

Pgina 5 de 89

memrias do tipo esttico. Isso ocorre porque sua estruturao menos complexa, ou seja, utiliza uma tecnologia mais simples, porm vivel; SRAM (Static Random Access Memory): so memrias do tipo esttico. So muito mais rpidas que as memrias DRAM, porm armazenam menos dados e possuem preo elevado se compararmos o custo por MB. As memria SRAM costumam ser usadas em chips de cache. Memria SDRAM PC100 SDRAM PC133 DDR200 ou PC1600 DDR266 ou PC2100 DDR333 ou PC2700 DDR400 ou PC3200 Dual DDR226 Dual DDR333 Dual DDR400 Velocidade 800 MB/s 1.064 MB/s 1.600 MB/s 2.100 MB/s 2.700 MB/s 3.200 MB/s 4.200 MB/s 5.400 MB/s 6.400 MB/s

permanentemente. Existem trs tipos bsicos de memria ROM: PROM, EPROM e EAROM: PROM (Programmable Read Only Memory) - um dos primeiros tipos de memria ROM, o PROM tem sua gravao feita por aparelhos especiais que trabalham atravs de uma reao fsica com elementos eltricos. Os dados gravados na memria PROM no podem ser apagados ou alterados; EPROM (Electrically Programmable Read Only Memory) - esse um tipo de memria ROM geralmente usado para armazenar a BIOS do computador. A tecnologia EPROM permite a regravao de seu contedo atravs de equipamentos especiais. EAROM (Electrically Alterable Read Only Memory) - so memrias similares EPROM. Seu contedo pode ser apagado aplicando-se uma voltagem especfica aos pinos de programao. POST testa as portas de entrada e sada, memrias, etc. BIOS traduz os comandos do S.O. para processador e vice-versa. SETUP - armazena as configuraes alterveis , como data , hora , seqncia de leitura dos drives para carregamento do sistema operacional, nmero de portas paralelas e seriais etc.

MEMRIA CACHE
As memrias DDR funcionam de maneira parecida s memrias SDRAM. Seus pentes (ou mdulos) possuem 184 pinos, 16 h mais que as memrias tradicionais, que possuem 168. Fisicamente, h apenas uma diviso no encaixe do pente, enquanto que na memria SDRAM h dois. O grande diferencial das memrias DDR est no fato de que elas podem realizar o dobro de operaes por ciclo de clock . Cache L1 (Level 1 - Nvel 1 ou cache interno): a memria cache consiste numa pequena quantidade de memria includa no processador. Quando este precisa ler dados na memria RAM, um circuito especial, chamado Controlador de Cache, transfere os dados mais requisitados da RAM para a memria cache. Assim, no prximo acesso do processador, este consultar a memria cache, que bem mais rpida, permitindo o processamento de dados de maneira mais eficiente. Quando se fala "cache L1" referenciase a memria cache que vem dentro do processador. Cache L2 (Level 2 - Nvel 2 ou cache externo): o cache L2 para ser usado, necessita de um controlador, que geralmente embutido no chipset da placa-me. Os tamanhos mais comuns desse tipo de cache so 256 KB a 2 MB.

MEMRIA ROM
ROM a sigla para Read Only Memory (memria somente de leitura). Tipo de memria que s permite leitura, ou seja, suas informaes so gravadas pelo fabricante uma nica vez e aps isso no podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. Em outras palavras, so memrias cujo contedo gravado

Pgina 6 de 89

Se a cache de um processador atual for desabilitada, o computador pode ter queda de desempenho de mais de 30%. Cache L3 (Level 3 - Nvel 3): trata-se de um tipo incomum, usado pelo processador AMD K6-III. Este possui o cache L2 imbutido em si, de forma que o cache L2 existente na placa-me pudesse ser usado como uma terceira cache. Da o nome L3. Tal fato fez do K6-III um processador muito rpido em sua poca.

MEMRIA VIRTUAL
Armazenamento temporrio usado por um computador para executar programas que precisem de mais memria do que ele tem. Por exemplo, os programas poderiam ter acesso a 4 gigabytes de memria virtual em um disco rgido do computador, mesmo se o computador tivesse somente 32 megabytes de RAM. Os dados do programa que no cabem atualmente na memria do computador so salvos em arquivos de paginao.

BUFFER
Regio de RAM reservada para uso com dados que so mantidos temporariamente enquanto aguardam transferncia entre dois locais, como entre uma rea de dados do aplicativo e um dispositivo de entrada/sada.

informaes dos discos depende da velocidade em que estes giram. Os padres mais comuns so de 5.400 rpm (rotaes por minuto), 7.200 rpm e 10.000 rpm. Para serem usados pelo computador, os HDs precisam de uma interface de controle. As existentes so a IDE (Intergrated Drive Electronics), SCSI (Small Computer System Interface) e SATA (Serial ATA). Um pequeno detalhe: os HDs tambm podem ser chamados de "Winchester", porm esta uma antiga denominao. IDE a sigla para Integrated Drive Electronic (em portugus, Eletrnica de Integrao de Unidade). O padro EIDE (sigla para Enhanced Integrated Drive Eletronic), refere-se a uma melhora na interface IDE, que consiste em um aumento na velocidade de transferncia de dados do HD e permite que num mesmo conector IDE seja instalado dois dispositivos. SCSI sigla para Small Computer System Interface. Trata-se de uma tecnologia criada para acelerar a taxa de transferncia de dados entre dispositivos de um computador, desde que tais perifricos sejam compatveis com a tecnologia. O padro SCSI muito utilizado para conexes de HD (disco rgido), scanners, impressoras, CD-ROM ou qualquer outro dispositivo que necessite de alta transferncia de dados. A imagem abaixo mostra a parte interna de um HD.

MEMRIAS SECUNDRIAS, AUXILIARES OU DE MASSA.

CD Armazenamento ptico DVD DISCO RGIDO HD Armazenamento Magntico DISQUETE

O Disco Rgido, cujo nome em ingls Hard Disk (HD), serve para armazenar dados permanentemente ou at estes serem removidos. Fisicamente, os HDs so constitudos por discos. Estes so divididos em trilhas e estas so formadas por setores. Um agrupamento de setores em relao a outros discos chamado de cilindros. Os HDs podem armazenar at centenas de gigabytes. A velocidade de acesso s

Drives de Disquete
Os drives de disquete so itens cada vez mais em desuso. O disquete consiste em uma espcie de capa

Pgina 7 de 89

quadrada que protege um disco magntico que suporta at 1,44 MB.

VI-Barramento
O Barramento ISA (Industry Standard Architecture) formato por slots que trabalham com 8 e 16 bits por vez. Alm disso, em placas-me antigas, o barramento ISA era usado internamente para a comunicao entre o processador e alguns chips presentes na placa-me.

CD e DVD:
CD de udio: o primeiro tipo de CD. Desenvolvido pela Philips, permite somente a leitura de discos de udio com 72 ou 80 minutos de som; CD-ROM: discos de dados com capacidade para 650/700 MB de dados; CD-R: CD que pode ser gravado uma nica vez (requer um drive prprio para isso); CD-RW: CD que pode ser gravado e regravado (requer um drive prprio para isso). Os aparelhos de CD-RW conseguem gravar mdias no formato CD-R e executam normalmente CDs de udio e dados. Taxa de Velocidade transferncia 1X 150 KB/s 16X 24X 56X 2400 KB/s 3600 KB/s 8400 KB/s

Criado pela Intel na poca do desenvolvimento do processador Pentium, o barramento PCI (Peripheral Component Interconnect) utilizado at hoje. O motivo de tanto sucesso se deve capacidade do barramento de trabalhar a 32 ou 64 bits, o que oferecia altas taxas de transferncia de dados. S para dar uma noo, um slot PCI de 32 bits pode transferir at 132 MB por segundo.

No processo de constituio da mdia do DVD, onde o espaamento entre as trilhas foi reduzido de 1,6 mcrons (usado nos CDs) para 0,74 mcrons. J o menor tamanho do dado que pode ser gravado na superfcie do disco caiu de 0,83 (usado nos CDs) para 0,40 mcrons. Por fim, o comprimento de onda do laser dos aparelhos leitores caiu de 780 nanmetros (usado com CDs) para 640 nanmetros, o que suficiente para a leitura.
TIPO DVD-5 DVD-9 FACE No de camadas simples 1 simples 2 1 1 em uma face e 2 na outra 2 Capacidade em GB 4,7 8,5 9,4 13,2 17

DVD-10 dupla DVD-14 dupla DVD-18 dupla

A imagem a seguir mostra um drive leitor de DVDs:

O PCI tambm foi considerado "revolucionrio" por suportar, at ento, o poderoso recurso Plug and Play (PnP), que permitia que a placa instalada num slot PCI fosse automaticamente reconhecida pelo computador. Hoje em dia, os slots PCIs so usados por vrios tipos de perifricos, como placas de vdeo, de som, de rede, modem, adaptadores USB, etc. Visando obter uma maior taxa de transferncia entre a placa-me e as placas de vdeo (principalmente para uma melhor performance nas aplicaes 3D), a Intel desenvolveu um barramento especialmente para a comunicao com o vdeo: o barramento AGP (Accelerated Graphics Port). O primeiro AGP (1X) trabalhava a 133 MHz, o que proporciona uma velocidade 4 vezes maior que o PCI. Alm disso, sua taxa de transferncia chegava a 266 MB por segundo quando operando no esquema de velocidade X1, e a 532 MB quando no esquema de velocidade 2X (hoje, possvel encontrar AGPs com velocidades de 4X e 8X). Geralmente, s se encontra um nico slot nas placas-me, visto que o AGP s interessa s placas de vdeo.

Pgina 8 de 89

USB 2.0
O USB 2.0 chegou oferecendo a velocidade de 480 Mbps, o equivalente a cerca de 60 MB por segundo. O conector continuou sendo o mesmo tipo utilizado na verso anterior. possvel conectar ao mesmo tempo, at 127 aparelhos em um nico barramento.

FireWire
O FireWire consegue ser at 30 vezes mais veloz que o padro USB 1.1 (50 MB/s contra 1,5 MB do USB 1.1) e 60 vezes mais rpido que este ltimo com o FireWire 800, uma verso recente, que trabalha taxas de 100 MB/s. um barramento usado por vrios tipos de equipamentos, entre eles drives removveis, pen-drives, cmeras digitais, televises, impressoras, scanners, dispositivos de som, etc. possvel conectar ao mesmo tempo, at 63 aparelhos em um nico barramento.

Placas adicionais
Neste grupo esto as placas que adicionam funcionalidades ao computador: placas de som, placas de rede, placa de captura, etc. As placas atuais so encaixveis em slots PCI e, brevemente, nos slots PCI Express.

VII-PORTAS
COM Porta serial Suporta transmisso seqencial de um bit por vez. Mouse, Teclado, Modem. LPT Line Print Terminal porta paralela Suporta transmisso de mltiplos bits por vez para dispositivos como impressoras. LPT 1 / LPT 2 / LPT 3

Monitor
Esse um item de extrema importncia. Semelhante a uma TV, responsvel por transmitir informaes visuais a voc. A tecnologia mais usada nos monitores o CRT (Cathode Ray Tube), mas tambm existem outras, como os monitores LCD (Liquid Crystal Display). Os monitores mais comuns encontrados no mercado, oferecem telas nos tamanhos de 14", 15", 17" e 19" (l-se o smbolo " como polegadas).

VIII-PERIFRICOS
Placa de vdeo
Cabe placa de vdeo gerar tudo o que vai aparecer em seu monitor, como imagens de jogos e de aplicaes, efeitos, etc possvel encontrar no mercado placas-me que possuem placas de vdeo onboard, isto , o vdeo j vem integrado junto motherboard. Isso permite economia de gastos, porm afeta o desempenho do computador, j que o processador passa a fazer o trabalho que executado pelo chip grfico em placas normais. As placas de vdeo antigas usavam o slot PCI. As atuais usam o slot AGP, que j est perdendo espao para o slot PCI Express (PCI-E).

pool de impresso
Duas ou mais impressoras idnticas conectadas a um servidor de impresso que atuam como uma nica impressora. Nesse caso, quando voc imprimir um documento, o trabalho de impresso ser enviado primeira impressora disponvel no pool.

sistema de alimentao ininterrupta (no-break)


Dispositivo conectado entre um computador e uma fonte de energia para garantir que a alimentao eltrica no seja interrompida. Os no-breaks usam baterias para que o computador continue ligado por um perodo de tempo aps uma queda de energia. Geralmente, os no-breaks fornecem proteo contra picos e quedas de energia.

Pgina 9 de 89

COMPLEMENTO As principais caractersticas tcnicas dos processadores da famlia Core 2 (Core 2 Duo, Core 2 Quad e Core 2 Extreme) so as seguintes: 64 KB de cache L1 (32 KB de dados + 32 KB de instrues) por ncleo Tecnologia de dois ou quatro ncleos. Tecnologia fabricao de 65 nm ou 45 nm. Soquete 775. Barramento externo de 800 MHz (200 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.066 MHz (266 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock), 1.333 MHz (333 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock) ou 1.600 MHz (400 MHz transferindo quatro dados por pulso de clock). 2 MB, 3 MB, 4 MB ou 6 MB de cache de memria L2 compartilhado. Nos processadores de quatro ncleos, cada par de ncleos tem seu prprio cache, compartilhado entre os dois ncleos mas independente dos outros dois.

02) A conexo de computadores a redes ethernet, que permitem taxas de transferncia de 100 Mbps, feita por meio de porta USB desses computadores.

QUESTES CESPE
Uma caracterstica fundamental dos computadores atuais a capacidade de trocar informaes com outros computadores por meio da Internet ou por meio de uma intranet. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes. 01) Computadores podem ser conectados a provedores de acesso Internet por meio de linha telefnica, utilizando-se um dispositivo denominado modem, que converte os sinais provenientes do computador em sinais que so transmitidos atravs da linha telefnica, os quais, por sua vez, so convertidos em sinais que podem ser lidos por computadores.

A partir da figura acima, que ilustra uma pgina web contendo informaes acerca de processador da Intel, julgue os itens subseqentes. 03) O processador Celeron, cujas caractersticas esto mostradas na figura, permite a execuo de operaes no formato de 128 bits, diferentemente do processador Pentium, tipicamente um processador de 64 bits. Essa caracterstica permite que o processador Celeron seja mais rpido que o processador Pentium na execuo de operaes, embora apresente maior consumo de energia eltrica que este ltimo, o que impede o seu uso em equipamentos denominados laptop. 04) Por dispor de 256 kB de memria cache L2, o processador Celeron apresentado dispensa o uso de memria RAM para a execuo de instrues. 05) As informaes apresentadas so suficientes para se concluir que o processador Celeron, cujas caractersticas esto acima listadas, capaz de realizar at 3,06 bilhes de consultas de dados em winchester por segundo. 06) Pelas informaes apresentadas, o processador Celeron, cujas caractersticas esto acima listadas, capaz de realizar at 533 milhes de operaes por segundo.

Pgina 10 de 89

Com relao s especificaes e a conceitos de hardware e software de computadores do tipo PC, julgue os itens seguintes. Pentium 4, de 1,8 GHz placa-me PC CHIPS 256 MB de RAM HD de 40 GB gravador de CD 52 fax/modem de 56 kbps gabinete ATX Kit multimdia com caixas de som de 120 W PMPO teclado ABNT, mouse de 320 dpi, monitor de 21" Windows XP-professional 07) O microprocessador Pentium 4 especificado possui tecnologia exclusivamente RISC, que, comparada tecnologia CISC, utilizada principalmente em Workstation, permite um nmero de instrues muito superior, o que o torna muito mais rpido e poderoso que os microprocessadores CISC. 08) Para o funcionamento adequado do computador, a quantidade de memria RAM a ser instalada deve ser dimensionada em funo do tipo de operaes/processamento que ele dever executar. O contedo armazenado na memria RAM perdido quando o computador desligado. 09) O teclado ABNT, tambm conhecido como DVORAK, o mais popular em uso atualmente no Brasil e tem algumas vantagens com relao ao teclado ABNT2, pois, ao contrrio deste, contm teclas com caracteres especficos da lngua portuguesa, como a tecla . Quanto ao sistema binrio de numerao, julgue o item a seguir. 10) O nmero binrio 10010111 corresponde ao nmero decimal 151. A respeito de hardware de computadores do tipo PC, julgue os itens subseqentes. 11) O microprocessador mais usado atualmente o Pentium IV, que tem esse nome por utilizar, em sua arquitetura interna, agrupamentos de 4 bits, sendo, por isso, classificado como um microprocessador de 4 bits. 12) A memria RAM dos computadores modernos funciona com base em gravao magntica de dados, sendo, por isso, uma memria no voltil. 13) Um disco rgido com capacidade de armazenamento de 80 Gigabytes capaz de armazenar uma quantidade de bytes superior a 90 milhes de bytes. Desejando adquirir um novo computador para acesso mais eficiente Internet, uma pessoa pesquisou em stios especializados e encontrou a seguinte especificao:

processador: Intel

Pentium 4,
incluindo 512 kB de memria cache sistema operacional: Microsoft

Windows XP memria: 128 MB DDR SDRAM


armazenamento: disco rgido de 30 GB opes de drive: CD-ROM e CDRW/DVD portas de E/S: oito portas USB 2.0 modem: V.92 DataFax, que suporta at 56 kbps conectividade:rede integrada 10/100 Ethernet A partir dessas informaes, julgue os itens que se seguem. 14) Como o computador especificado utiliza um processador Intel Pentium 4, possvel que ele tenha velocidade de clock superior a 2 GHz. 15) As especificaes apresentadas permitem concluir que o computador possui recursos de hardware adequados para ser conectado Internet por meio tanto de uma rede ADSL, quanto de uma rede LAN (local area network). 16) As oito portas USB possibilitam acesso em banda larga Internet por meio de at oito provedores simultaneamente. Esse recurso o que vem sendo utilizado atualmente para permitir taxas de download da ordem de 2 Mbps na Internet. Texto IV BB Crdito Informtica Se voc deseja adquirir equipamentos de microinformtica, computadores de mo e aparelhos celulares com a tecnologia WAP, o BB oferece o BB Crdito Informtica. Equipamentos de microinformtica: microcomputador, impressora, escner, Web cam, computadores de mo, notebook, equipamentos multifuncionais, gravadores de CD e kit DVD (exclusivamente para instalao em microcomputador), monitores, equipamentos easy box, cable modem e telefones celulares com tecnologia WAP. 17) Caso se deseje adquirir uma impressora do tipo laser, ser necessrio adquirir igualmente uma placa de cable modem, para que a impressora possa ser conectada ao microcomputador, por meio de uma porta USB. 18) Quando instalado em um sistema computacional, a principal utilidade do kit DVD permitir a transmisso de mensagens de um computador do tipo desktop para telefones mveis que utilizam tecnologia WAP, por meio de conexes diretas com operadoras de telefonia celular. 19) O dispositivo WebCam, mencionado no texto, permite que, em uma aplicao de videoconferncia, imagens possam ser capturadas, para serem transmitidas pela Internet.

Pgina 11 de 89

20) Utilizando-se um escner, possvel converter uma figura impressa em papel em um arquivo digital do tipo .bmp. 21) A seguinte especificao para a aquisio do microcomputador seria atualmente possvel: processador Intel Pentium 4 de 2,0 GHz, 1 GB de memria RAM, monitor de vdeo de 17 polegadas, HD de 200 GB, DVD/CDRW, placa fax/modem de 56 kbps, interface de rede local 10/100 Mbps, Windows XP Home Edition. Em uma empresa de advocacia, com o escritrio-sede no Rio de Janeiro e filiais em sete outras capitais um escritrio por capital , ser implantado um sistema de gerenciamento que permita armazenar e manipular as informaes relacionadas aos processos de seus clientes, tanto os j encerrados quanto os em andamento. O sistema dever funcionar da seguinte forma: em cada escritrio (da sede ou das filiais) haver um equipamento (servidor) contendo um banco de dados para armazenar todas as informaes relativas aos processos especficos daquele escritrio; a cada servidor, ser conectada, por meio de uma LAN, uma quantidade de computadores igual ao nmero de empregados do escritrio, devendo formar, naquele escritrio, uma Intranet; o acesso s informaes de um escritrio a partir de outro ser realizado por meio da Internet, em uma rede dial-up, utilizando sistema de segurana especfico. O nico computador que dever ter acesso direto Internet o servidor. A compra de todo o material necessrio ser realizada em uma empresa especializada, que possui as seguintes opes de equipamentos para a venda. Opo I desktop processador Intel Celeron de 1 GHz SDRAM de 128 MB de 100 MHz winchester de 20 GB Ultra ATA CD-ROM de 48 placa de vdeo 3D AGP monitor de 15" Microsoft Windows Millenium Microsoft Works 2000 Opo II desktop processador Intel Pentium 4 de 1,5 GHz SDRAM de 64 MB de 133 MHz winchester de 20 GB Ultra ATA CD-ROM de 48 placa grfica de 16 MB AGP monitor de 15" Microsoft Windows XP Microsoft Works 2000 Opo III desktop processador Intel Pentium 4 de 2 GHz SDRAM de 64 MB de 133 MHz winchester de 20 GB Ultra ATA DVD de 16

placa grfica de 32 MB AGP monitor de 15" Microsoft Windows XP Microsoft Works 2000 Opo IV servidor processador Intel Pentium III de 1 GHz RAM de 256 MB winchester de 40 GB IDE ATA DVD de 16 placa grfica de 32 MB AGP monitor de 15" Microsoft Windows XP Microsoft Works 2000 Com base na situao apresentada, julgue os itens que se seguem: 22) Independentemente da configurao das mquinas, se a empresa possui 100 empregados, distribudos entre os escritrios da sede e das filiais, ento, para que o sistema de informao que se deseja implantar possa funcionar adequadamente, devero ser adquiridas e instaladas nos computadores e servidores, ao todo, 100 placas de fax/modem e 8 placas de rede. 23) Apesar de as opes II e III constiturem configuraes de melhor desempenho, comparadas opo I, a escolha da configurao I para a formao da Intranet, ou seja, para uso por parte dos empregados da empresa, mais acertada devido s caractersticas do tipo de processamento de informao a ser realizado, que exige maior capacidade de armazenamento de dados que velocidade de processamento. 24)Na configurao do servidor mostrada na opo IV, a compra do winchester desaconselhada, j que, sem winchester, a invaso do sistema por hackers seria impossvel. 25)Para o sistema funcionar adequadamente, os recursos do Windows 98 para o compartilhamento de uma conexo Internet com vrios computadores em uma Intranet podem ser utilizados. Nesse caso, cada servidor far a comunicao com a Internet, e as solicitaes de outros computadores na rede interna sero direcionadas para a Internet por meio do servidor, que ser o nico computador visvel Internet. 26)Uma vez que os computadores sero conectados em rede e, portanto, tero a facilidade de acessar e transferir arquivos entre eles, recomendvel que eles tenham instalados utilitrios especficos para a Web, como, por exemplo, o Microsoft Access, para a compactao e edio de arquivos com imagens.

Pgina 12 de 89

27) Trata-se de dispositivo, normalmente do tipo plug-in-play, a ser instalado em computador que dispe de porta USB. Possui capacidade de armazenamento que pode superar 2GB de dados, cujo contedo pode ter o acesso protegido por senha. Quando instalado em computador com sistema operacional Windows XP, a referida memria pode ser acessvel a partir do Windows Explorer e do Internet Explorer e possvel que arquivos armazenados em disquete ou no winchester do computador possam ser para ela copiados. Em computadores do tipo PC, a comunicao com perifricos pode ser realizada por meio de diferentes interfaces. Acerca desse assunto, julgue os seguintes itens. 28) A comunicao entre a CPU e o monitor de vdeo feita, na grande maioria dos casos, pela porta serial. 29) Alguns tipos de mouse se comunicam com o computador por meio de porta serial. Com relao a situaes do dia-a-dia no uso de um computador do tipo PC, julgue os itens seguintes. 30) No possvel salvar um arquivo com 1 MB em um disquete de 3, pois a capacidade dessa mdia inferior a 1 MB. 31) Existe mecanismo de proteo em disquete de 3 que, usado corretamente, impede que arquivo armazenado seja apagado acidentalmente. Esse dispositivo constitui uma ferramenta til na manuteno de backups. 32) Caso se deseje conectar uma impressora ao computador, necessria a utilizao de um modem USB. 33) Caso a quantidade de memria RAM do computador seja dobrada, o desempenho do computador poder melhorar, diminuindo o tempo de execuo total de programas.

Questes NCE
34)- A memria cache : a) uma memria de grande capacidade, muito rpida, porm com custo muito alto; b) uma memria de pequena capacidade, muito lenta, porm com custo muito baixo; c) uma memria de pequena capacidade, muito rpida, porm com custo muito alto; d) uma memria de grande capacidade, muito lenta, porm com custo muito alto; e) uma memria de grande capacidade, muito rpida, porm com custo muito baixo.

35) Uma das finalidades da memria principal do computador, popularmente conhecida como memria DRAM, SDRAM ou simplesmente RAM, : a) armazenar temporariamente dados e programas para uso da CPU; b) armazenar definitivamente dados e programas para uso da CPU; c) servir como dispositivo de entrada e sada de informa es; d) fornecer uma interface consistente para o usurio humano; e) servir como uma unidade de backup para arquivos de programas e dados. 36) A seguinte consulta foi enviada a uma coluna de informtica de um conhecido jornal carioca:...Toda vez que ligo meu computador, ao iniciar a execuodo Windows, ele roda o Scandisk em todas as unidadesde disco rgido. Voc pode me ajudar?O diagnstico mais provvel e a melhor soluo para o problema do leitor so: a) O computador foi, certamente, atacado por um vrus:rodar um bom antivrus. b) Este um problema conhecido nas verses antigasdo Windows e deve ser resolvido pelo update: rodaro Windows Update. c) O leitor, provavelmente, no est saindo corretamentedo Windows ao desligar a mquina. necessrio esperar pelo aviso do Windows de que o computador pode ser desligado com segurana antes de desligar a mquina. d) O problema pode ser facilmente resolvido usandose o editor de registro para desligar a opo de executar automaticamente o Scandisk ao iniciar o computador. e) O Scandisk acionado automaticamente pelos programas antivrus e no deve ser desligado. 37) Memria cache : a) a rea de memria destinada troca de informaes entre programas; b) uma memria interposta entre a CPU e a memria RAM para diminuir o tempo mdio de acesso aos dados e instrues; c) uma memria no voltil destinada a armazenar o ncleo do sistema operacional; d) uma memria no voltil destinada a armazenar os aplicativos e os dados de forma permanente; e) uma memria onde est armazenada a BIOS.

QUESTES ESAF
38) A principal diferena entre um processador de 450 MHz equipado com memria cache e um

Pgina 13 de 89

segundo, tambm de 450 MHz, sem memria cache, est na a) velocidade de acesso ao disco rgido. b) velocidade de acesso memria RAM. c) capacidade de armazenamento na memria RAM. d) velocidade final de processamento. e) velocidade de acesso Internet. 39) Um usurio tinha uma impressora instalada e funcionando corretamente em um velho computador. Comprou um novo computador e resolveu transferir para ele a impressora. Aps concluir a instalao da impressora, observou que, ao enviar um documento para impresso, este era impresso de uma forma incompreensvel, isto , o texto ou imagem enviados para impresso eram substitudos por uma srie de caracteres completamente diferentes do original. A causa provvel do problema a) a inverso dos conectores do cabo da impressora. b) a instalao de um driver incorreto. c) a utilizao de um cabo USB usado pelo computador novo no lugar de um cabo paralelo usado pela impressora antiga. d) utilizao de alimentao 220Volts na impressora quando deveria ser 110Volts. e) a existncia de um outro equipamento em conflito com a impressora.
40) Analisando o gerenciador de dispositivos do Windows, um usurio percebeu que alguns dispositivos j se encontravam instalados e configurados, devido tecnologia Plug and Play. Com relao a essa tecnologia, correto afirmar que ela a) um conjunto de rotinas que efetua, em primeiro lugar, o teste do hardware durante o processo de inicializao, depois inicia o Sistema Operacional e, finalmente, d suporte transferncia de dados entre dispositivos de hardware. b) um conjunto de jumpers que devem ser configurados no dispositivo de hardware para que o sistema operacional identifique a porta de comunicao que o usurio deseja instalar o referido dispositivo. c) um conjunto de especificaes desenvolvidas pela Intel que permite que um Sistema Operacional detecte e configure automaticamente um dispositivo e, em seguida, instale os drivers apropriados para esse. d) um conjunto de especificaes desenvolvidas pelos fabricantes de BIOS, armazenado em uma memria ROM, para que seja executado sempre que o computador for ligado. e) utilizada para permitir a comunicao entre o processador e o dispositivo de hardware antes da inicializao do Sistema Operacional. 41) "Quando se abre um documento do Word, esse documento ser copiado do disco rgido para a memria, porque a memria permite um acesso muito mais rpido para que se faa modificaes nesse documento. Quando se edita esse documento, as modificaes surgem instantaneamente na tela, mas, enquanto no so salvas no disco rgido, elas no se tornam efetivas."

Analisando o texto acima, correto afirmar que o termo "a memria" a) indica a memria ROM. b) indica a memria RAM. c) indica BIOS. d) est aplicado de forma incorreta. O correto seria substitu-lo por "o processador". e) est aplicado de forma incorreta. O correto seria substitu-lo por "o chipset da placa Me". 42) Analise as seguintes afirmaes relativas s caractersticas das memrias cache e virtual. I. A memria virtual normalmente gerenciada e controlada pelo processador, enquanto a memria cache gerenciada e controlada pelo sistema operacional. II. Os sistemas de memria cache podem ser divididos em duas classes: as L1, de tamanho fixos, denominadas pginas, e as L2, de tamanho varivel, denominadas segmentos. III. O tempo de acesso a uma memria cache muitas vezes menor que o tempo de acesso memria virtual. IV. A capacidade mxima de armazenamento da memria cache que um computador para uso pessoal pode alcanar menor que a capacidade mxima de armazenamento que a memria virtual, para o mesmo computador, pode alcanar. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

43) Durante um ciclo de leitura do disco rgido via DMA (Direct Memory Access Acesso Direto Memria), a) o processador controla a transferncia de dados, byte a byte, entre o buffer do controlador de discos rgidos e a memria principal. b) o processador fornece ao controlador um endereo de memria e o nmero de bytes a serem transferidos, sendo que o controlador comanda a transferncia de dados entre seu buffer e a memria principal. c) o acumulador usado como buffer para a transferncia de dados. d) os dados so transferidos em bloco, sob o comando do controlador de discos, entre o buffer do controlador e os registradores internos ao processador. e) os dados so transferidos em bloco, sob o comando do controlador de discos, entre o buffer do controlador e a memria ROM. 44) Assinale a opo correta em relao a componentes de computadores. a) As placas de som mais modernas operam com palavras de 128 bits. b) A mdia do tipo CD-R pode apenas ser lida. c) A memria DRAM mantm seus dados mesmo quando desenergizada. d) Os setores dos discos rgidos esto fisicamente dispostos em uma espiral. e) A memria EEPROM pode ser reprogramada. 45) A arquitetura dos processadores INTEL at o Pentium MMX do tipo a) RISC - Reduced Instruction Set Computer. b) CISC - Complex Instruction Set Computer. c) PCI - Peripheral Component Interconnect. d) API - Application Programming Interface.

Pgina 14 de 89

e) CGI - Common Gateway Interface. 46) Assinale a opo correta. a) Os dados em um disco rgido so mapeados diretamente na memria principal. b) Scanners so dispositivos de entrada e sada. c) O slot AGP destinado a controladores de discos SCSI. d) O modo grfico true color utiliza 24 bits por pixel. e) Quanto maior o dot pitch de um monitor, maior a resoluo da imagem. 47) Supondo que o PI (Ponteiro de Instruo) de um processador aponta para a posio de memria ocupada pela instruo seguinte, e que ENDEREO uma posio vlida de memria, na execuo da instruo CALL ENDEREO, assinale a opo correta, a qual indica os passos executados. a) O valor de PI colocado na pilha do sistema e PI recebe o valor de ENDEREO. b) PI recebe o valor de ENDEREO e o valor de PI colocado na pilha do sistema. c) O valor de PI colocado em memria externa e ENDEREO recebe o valor de PI. d) PI colocado em memria externa e ENDEREO recebe o valor de PI. e) PI recebe o valor contido no topo da pilha do sistema e ENDEREO recebe o valor de PI. 48) Sabendo que o caractere a representado em ASCII pelo valor 61 hexadecimal, determine o valor em binrio associado ao caractere z na representao ASCII. a) 0101 0111 b) 0101 1010 c) 0110 0000 d) 0111 1010 e) 1000 0111 49) Supondo que a operao aritmtica de multiplicao entre os nmeros binrios positivos 01101101 e 00110011 realizada em 16 bits, assinale a opo que apresenta o resultado correto na base 10. a) 535 b) 1047 c) 2071 d) 5559 e) 8215

50) Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos bsicos de hardware e software. I. A porta PS/2 uma porta paralela de alta velocidade destinada conexo do mouse e do teclado. II. O PCI uma placa de expanso destinada a dar suporte nativo ao plug-and-play nos sistemas operacionais modernos. III. O SCSI um padro de barramento para a conexo de discos rgidos, CD-ROMs, scanners, impressoras e vrios outros dispositivos. O desempenho das controladoras e discos SCSI superior ao da IDE. IV. Pixel cada um dos pontos que formam uma imagem digitalizada. Em um monitor colorido cada Pixel composto por um conjunto de 3 pontos: verde, vermelho e azul. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

Pgina 15 de 89

GABARITO:
01-C 02-E 03-E 04-E 05-E 06-E 07-E 08-C 09-E 10-C 11-E 12-E 13-C 14-C 15-C 16-E 17-E 18-E 19-C 20-C 21-C 22-E 23-E 24-E 25-C 26-E 27-C 28-C 29-C 30-E 31-C 32-E 33-C 34-C 35-A 36-C 37-B 38-D 39-B 40-C 41-B 42-C 43-B 44-E 45-B 46-D 47-A 48-D 49-D 50-C

Pgina 16 de 89

Windows XP
Desktop

rea de Trabalho ou Desktop a tela principal do Windows, sobre a qual todas as tarefas so realizadas. Contm: cones, Barra de Tarefas, Boto Iniciar. Barra de Tarefas Geralmente est na parte inferior da tela (pode ficar em qualquer extremidade da tela). Ela contm esquerda - Boto Iniciar; Corpo - cones dos programas/arquivos abertos (servem para alternar rapidamente entre as janelas abertas); e, direita Relgio (pode no ser visvel). A combinao de teclas Alt + Tab permite alternar entre os programas abertos. Boto Iniciar Exibe o Menu Iniciar (facilita muito o trabalho para iniciantes), todos os programas e os arquivos so acessados atravs desse menu. Tambm o meio

mais rpido de se obter ajuda. A combinao de teclas Ctrl + Esc corresponde ao ato de clicar neste boto. cone a representao grfica de um arquivo, programa, etc. Menu uma lista de programas, arquivos ou comandos disponveis. Atalhos Podemos criar atalhos para arquivos (documentos), pastas, programas, impressoras, unidades de disco (A:, C:) e computadores. Os atalhos podem ser colocados na rea de trabalho, dentro de pastas (windows explorer e meu

computador), no boto (menu) Iniciar e na barra de tarefas. Menus de Atalho Surge quando o boto direito do mouse pressionado sobre qualquer item (pressionar o boto secundrio - clique inverso). ELEMENTOS DAS JANELAS O Windows todo estruturado em janelas, ou seja, dentro de cada janela podemos realizar tarefas especficas. Cada uma das partes das janelas tm uma funo especfica. (1) Menu Suspenso de Controle: Contm comandos que agem sobre a janela como um todo (fechar, minimizar, ), serve para manipular a janela pelo teclado. A combinao de teclas Alt + barra de espao abre este menu. Um duplo clique neste boto sai do aplicativo. (2) Barra de Ttulo: Contm o nome do arquivo que est aberto e o nome do aplicativo que a janela representa. Pode ser usada para mover a janela. Um duplo clique nessa barra tem o mesmo efeito que clicar no boto que est entre os botes fechar e minimizar. (3) Boto Minimizar: Coloca a janela na barra de tarefas em forma de cone. (4) Boto Maximizar: Coloca a janela no tamanho mximo, ocupando toda a rea de trabalho. Menu Iniciar MENU INICIAR (1 Nvel) Desligar Permite (1) encerrar as operaes com segurana, finalizando os aplicativos que esto ativos e desligando o Windows; (2) reiniciar o computador; (3) reiniciar o computador no modo MS-DOS. Efetuar Logon/Logoff Fecha todos os programas e efetua logon para usurio diferente, ou seja, permite (1) entrar ou sair da rede (informar nome e senha) e (2) acessar o

(5) Boto Restaurar: Restaura ao tamanho original, quando a janela est maximizada. (6) Boto Fechar: Fecha a janela e encerra o aplicativo. (7) Barra de Menus: Ela contm o nome de todos os menus que esto disponveis. Para abrir um menu pode-se usar Alt + letra sublinhada do menu desejado. (8) Setas de Rolagem: So usadas para rolar as informaes que esto dentro da janela. (9) Quadro de Rolagem: Serve para dar uma idia de qual parte do documento est sendo visualizada. (10) Barra de Rolagem: o trajeto de uma quadro de rolagem. (11) Canto de Janela: utilizado para redimensionar a janela, basta clicar, manter pressionado e arrastar. (12) Barra de Status: Apresenta informaes adicionais sobre o local onde est posicionado o mouse. (13) rea de Trabalho do Aplicativo: Local onde os dados so manipulados dentro do aplicativo em questo.

ambiente de um usurio diferente (para criar perfis para usurios diferentes, devemos usar o item usurios do painel de controle). Executar Permite abrir programas em qualquer unidade de disco. Esse item tambm muito utilizado para a instalao de hardware ou software. Ajuda Aciona o sistema (abre a janela) de ajuda, com informaes sobre as diversas partes do ambiente. Tambm oferece informaes sobre o Internet Explorer, pois ele faz parte do ambiente.

Pesquisar Faz a procura de um arquivo ou pasta (se o computador estiver conectado em rede essa opo permite a localizao de outros computadores na rede). Tambm oferece a opo Na internet que tem a mesma funo do boto localizar do Internet Explorer. Podemos localizar pelo nome, extenso, data da ltima modificao, contedo do arquivo, etc. Permite a utilizao de curingas no nome do arquivo. Ateno: o Windows no aceita os seguintes caracteres no nome de arquivos e pastas: / \ : * ? < > Configuraes Permite modificar, personalizar o ambiente. Permite acessar o Painel de Controle, a pasta Impressoras e as opes da Barra de Tarefas. Tambm oferece a opo Opes de pasta que permite, dentre outras tarefas, alterar o estilo de exibio da rea de trabalho (ativar estilo web) e a

opo Active Desktop que permite alterar o ambiente para ficar semelhante ao estilo da internet. Documentos Armazena os nomes dos arquivos que foram recentemente utilizados para facilitar o seu acesso novamente, pois, para abrir um arquivo que est nessa lista, basta clicar com o mouse sobre o nome do arquivo. Ateno: o item documentos no cria backup (cpia de segurana), mas apenas atalhos. Favoritos Permite o acesso a pginas da internet e a arquivos importantes que estejam gravados no computador do usurio. Programas Essa pasta contm uma lista com os programas disponveis no computador. Windows Update Mantm o computador ajustado e fornece suporte tcnico.

KERNEL
Usando mdulos chamados drivers de dispositivos, o kernel usa esses componentes de software para falar diretamente com os dispositivos no nvel de hardware. Fornece servios de compartilhamento de tempo, multiusurios, multiprocessamento e aplicaes. Implementa um modelo de segurana. suporta a noo de usurios e perfis.

Painel de controle

1- Adicionar Novo Hardware: Adiciona um novo hardware ao sistema. Ele normalmente reconhece os perifricos automaticamente (PnP) ou pode solicitar os discos de instalao. 2- Adicionar ou Remover Programas: (1) Remove ou instala programas; (2) adiciona ou remove componentes do Windows

3 - Configuraes Regionais: Permite modificar o layout (estilo ou formato) de moeda, nmeros, data e hora, para corresponder s da regio escolhida. 4- Data/Hora: Altera as informaes de data, hora e fuso horrio. 5 - Fontes: Exibe uma biblioteca com as fontes disponveis no computador. Tambm permite adicionar ou remover um tipo de fonte qualquer. 6- Impressoras: Adiciona novas impressoras e remove ou permite alterar as configuraes das impressoras que j esto instaladas. 7 - Modems: Instala um novo modem ou altera as propriedades de um que j esteja instalado. 8 - Mouse: Altera as configuraes do mouse. 9 - Multimdia: Modifica as configuraes de udio, vdeo, CD. 10 - Opes de Acessibilidade: So opes que visam facilitar o uso do micro para pessoa com algum tipo de dificuldade visual, auditiva ou motora. 11 Conexes de Rede: Configura os software e hardware da rede. 12 Contas de usurios Altera senhas, define opes de segurana e autoriza a criao de perfis de usurio. 13 - Sistema: Fornece informaes detalhadas do sistema e altera configuraes avanadas. Remove itens de hardware e permite alterar a quantidade de memria virtual. 14 - Sons: Permite atribuir sons aos eventos. 15 - Teclado: Altera as configuraes do teclado. 16 - Vdeo: Altera as configuraes do vdeo de um modo geral (papel de parede, proteo de tela, aparncia do ambiente, etc). 17-Opes da Internet: Permite modificaes nas propriedades da Internet. Elas tambm podem ser modificadas no menu ferramentas do Internet Explorer.

Backup
O backup total captura todos os dados ,incluindo arquivos de todas as unidades de disco rgido. Cada arquivo marcado como tendo sido submetido a backup ; ou seja, o atributo de arquivamento desmarcado ou redefinido . Uma disco atualizado de backup total pode ser usado para restaurar um servidor completamente em um determinado momento. backup de cpia Backup que copia todos os arquivos selecionados, mas no marca cada arquivo como tendo sofrido backup (em outras palavras, o atributo de arquivamento no desmarcado). A cpia til caso voc queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela no afeta essas outras operaes de backup. backup dirio Backup que copia todos os arquivos selecionados que forem alterados no dia de execuo do backup dirio. Os arquivos que sofreram backup no so marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento no desmarcado). backup diferencial Backup que copia arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental. Os arquivos que sofreram backup no so marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento no desmarcado). Se voc estiver executando uma combinao de backups normal e diferencial, a restaurao de arquivos e pastas exigir que voc tenha o ltimo backup normal e o ltimo backup diferencial. backup incremental Backup que copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental. Os arquivos que sofreram backup so marcados como tal (ou seja, o atributo de arquivamento desmarcado). Se voc utilizar uma combinao de backups normais ou incrementais para restaurar os seus dados, ser preciso ter o ltimo backup normal e todos os conjuntos de backups incrementais. backup normal

Ferramentas do sistema

Backup que copia todos os arquivos selecionados e marca cada arquivo como tendo sofrido backup (em outras palavras, o atributo de arquivamento desmarcado). Com backups normais, voc s precisa da cpia mais recente do arquivo ou da fita de backup para restaurar todos os arquivos. Geralmente, o backup normal executado quando voc cria um conjunto de backup pela primeira vez.

Desfragmentao:
O processo de regravao de partes de um arquivo em setores contguos de um disco rgido a fim de aumentar a velocidade de acesso e recuperao. Quando arquivos so atualizados, o computador tende a salvar essas atualizaes no maior espao contnuo existente no disco rgido, que normalmente se encontra em um setor diferente das demais partes do arquivo. Quando os arquivos esto fragmentados dessa forma, o computador precisa fazer uma busca no disco rgido sempre que o arquivo aberto para localizar todas as suas partes, retardando o tempo de resposta.

a Microsoft lanou o sistema de arquivos NTFS, usado inicialmente em verses do Windows para servidores. O sistema de arquivos NTFS utilizado no Windows NT Server 4.0 e foi mantido no Windows 2000 Server por questes de compatibilidade. um sistema bem mais eficiente do que FAT e FAT32, alm de permitir uma srie de recursos avanados, tais como: permisses de acesso para arquivos e pastas, compresso, auditoria de acesso, parties bem maiores do que as permitidas com FAT e FAT32 Desempenho bem superior do que com FAT e FAT32 No Windows 2000 Server, temos tambm o NTFS 5, o qual apresenta diversas melhorias em relao ao NTFS, tais como: Criptografia de arquivos e pastas: (a criptografia uma maneira de "embaralhar" a informao de tal forma que mesmo que um arquivo seja copiado, ele se torna ilegvel, a no ser para a pessoa que possui a "chave" para descriptografar o arquivo). Cotas de usurio: Com o uso de cotas possvel limitar o espao em disco que cada usurio pode utilizar. Gerenciamento e otimizao melhorados.

Limpeza de disco :
Removendo desnecessrios arquivos

Partio
Parte de um disco fsico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Depois de criar uma partio, voc deve format-la e atribuir-lhe uma letra de unidade antes de armazenar dados na partio. Em discos bsicos, as parties so conhecidas como volumes bsicos, o que inclui parties primrias e unidades lgicas. Em discos dinmicos, as parties so conhecidas como volumes dinmicos, que incluem volumes simples, distribudos, estendidos, espelhados e RAID-5. partio primria Tipo de partio que voc pode criar em discos bsicos. Uma partio primria uma parte de um disco fsico que funciona como se fosse um disco fisicamente separado. Em discos bsicos de registro mestre de inicializao (MBR), voc pode criar at quatro parties primrias ou trs parties primrias e uma partio estendida com vrias unidades lgicas. Em discos bsicos GPT, possvel criar at 128 parties primrias. As parties primrias tambm so conhecidas como volumes. partio estendida

Ao executar um sistema operacional complexo como o Windows, nem sempre voc saber o significado de todos os arquivos no computador. s vezes o Windows utiliza arquivos para uma operao especfica e, em seguida, os retm em uma pasta designada para arquivos temporrios. Ou voc pode ter instalado anteriormente componentes do Windows que no so mais utilizados. Por vrias razes, inclusive por falta de espao na sua unidade de disco rgido, voc pode precisar reduzir o nmero de arquivos no disco ou liberar mais espao, se isso puder ser feito sem prejudicar nenhum de seus programas.

Sistemas de arquivos NTFS


NTFS a sigla para New Technology File System. Desde a poca do DOS, a Microsoft vinha utilizando o sistema de arquivos FAT, que foi sofrendo variaes ao longo do tempo, de acordo com o lanamento de seus sistemas operacionais. No entanto, o FAT apresenta algumas limitaes, principalmente no quesito segurana. Por causa disso,

Tipo de partio que voc pode criar apenas em discos bsicos de registro mestre de inicializao (MBR). As parties estendidas so teis se voc deseja criar mais de quatro volumes em um disco MBR bsico. Diferentemente do que ocorre com as parties primrias, voc no formata uma partio estendida com um sistema de arquivos para depois atribuir uma letra de unidade a ela. Em vez disso, voc cria uma ou mais unidades lgicas na partio estendida. Depois de criar uma unidade lgica, formate-a e atribua uma letra de unidade a ela. Um disco MBR pode conter at quatro parties primrias ou trs parties primrias, uma partio estendida e vrias unidades lgicas. unidade lgica Volume que voc cria dentro de uma partio estendida em um disco bsico de registro mestre de inicializao (MBR). As unidades lgicas so semelhantes s parties primrias, exceto pelo fato de que voc est limitado a quatro parties primrias por disco, embora possa criar um nmero ilimitado de unidades lgicas por disco. Uma unidade lgica pode ser formatada e ter uma letra de unidade atribuda a ela.

WINDOWS EXPLORER:

Botes da barra de ferramentas:

Excluir um arquivo enviando para LIXEIRA:


Menu arquivo / opo excluir. Tecla delete. Boto excluir. Clique com boto direito / opo excluir Clique e arraste para a lixeira com boto esquerdo. Clique e arraste para a lixeira com boto direito .

Selecionar arquivo ou pasta / barra de ferramentas / boto copiar para... Clique com boto direito sobre o arquivo ou pasta / copiar e colar . Posicione o cursor sobre o arquivo ou pasta / pressione e mantenha pressionado boto esquerdo do mouse / arraste para a outra pasta ou unidade mantendo a tecla CTRL pressionado. Posicione o cursor sobre o arquivo ou pasta / pressione e mantenha pressionado boto direito do mouse / arraste para a outra pasta ou unidade / opo copiar aqui.

NO VAI PARA LIXEIRA


Clique as teclas: shift + del Clique e arraste para lixeira com shift pressionada.

Mover arquivos e pastas :


Selecionar o arquivo ou pasta / menu editar / recortar e colar Selecionar arquivo ou pasta / barra de ferramentas / boto mover para... Clique com boto direito sobre o arquivo ou pasta / recortar e colar . Posicione o cursor sobre o arquivo ou pasta / pressione e mantenha pressionado boto esquerdo do mouse / arraste para a outra pasta ou unidade. Posicione o cursor sobre o arquivo ou pasta / pressione e mantenha pressionado boto direito do mouse / arraste para a outra pasta ou unidade / opo mover para c.

Obs: mesmo arquivos com senha de proteo podem ser excluidos

criar pasta:
Selecionar unidade ou pasta , menu arquivo / novo / pasta . Seleciona unidade ou pasta , clicar no boto pastas / criar nova pasta. Clique com boto direito do mouse na rea de trabalho / novo / pasta. Selecione unidade ou pasta , clique com boto direito em uma rea livre / novo / pasta.

Senha de proteo e senha de gravao.


Munu arquivo do aplicativo (Word , Excel , Power point ou Access) / opo salvar como... / boto ferramentas / opes de segurana. Menu ferramentas do aplicativo / opes... / guia segurana.

Renomear pasta ou arquivo.


Selecionar o arquivo ou pasta / menu arquivo / opo renomear. Clique com boto direito do mouse sobre o arquivo ou pasta / opo renomear. Aps selecionar o arquivo ou pasta / clique novamente sobre o arquivo. Tecle F2

QUESTES DA ESAF
01) Deve-se tomar alguns cuidados com as informaes armazenadas em um computador. Um

Copiar arquivos e pastas :


Selecionar o arquivo ou pasta / menu editar / copiar e colar

dos cuidados mais importantes a realizao de cpias de segurana (Backup). Com relao ao backup, correto afirmar que: a) o mais importante a realizao, diria, da cpia de segurana do Sistema Operacional de sua mquina. b) quando se realiza uma cpia de segurana do contedo de uma pasta que se encontra no disco principal de uma mquina, por exemplo, disco C:, para uma pasta denominada BACKUP, no mesmo disco, a recuperao total dos dados dessa pasta BACKUP possvel utilizando-se apenas o Windows e suas ferramentas bsicas, mesmo se o referido disco for formatado. c) deve ser feita uma cpia de segurana dos arquivos temporrios do Windows sempre que se enviar um e-mail. d) um backup incremental aquele que copia somente os arquivos criados ou alterados desde o ltimo backup normal ou incremental. e) uma cpia s pode ser considerada segura se for realizada em um disquete. 02) Uma forma de proteger os dados de uma organizao contra perdas acidentais a realizao peridica do backup desses dados de uma forma bem planejada. Entre os tipos de backup, no incremental; a) feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio somente se eles no tiverem marcados como copiados (participado do ltimo backup) ou se tiverem sido alterados, marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do ltimo backup). b) feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usurio, independentemente de estarem marcados como copiados (participado do ltimo backup), marcando-os como copiados (marca que indica que participaram do ltimo backup). c) feito o backup de todos os arquivos selecionados ou indicados pelo usurio, independentemente de estarem marcados como copiados, mas nenhum marcado como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup). d) feito o backup dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio somente se eles no tiverem marcados como copiados (participado do ltimo backup) ou se tiverem sido alterados, mas nenhum marcado como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup). e) feito o backup apenas dos arquivos selecionados ou indicados pelo usurio que tiverem sido alterados na data corrente, mas no marca nenhum como copiado (marca que indica que participaram do ltimo backup).

03) Em um computador com o sistema operacional Windows na configurao padro e com mais de uma unidade de disco correto afirmar que a) existir uma lixeira para a unidade C e as unidades adicionais s tero lixeira se forem unidades de disco flexvel. b) cada uma delas ter uma lixeira. c) a segunda unidade de disco s poder ser utilizada se na mquina no existir uma unidade de CDROM. d) o item Efetuar logoff de ... , disponvel no menu Iniciar, exibido apenas quando o computador est ligado em uma rede. e) esta segunda unidade de disco dever ser obrigatoriamente uma unidade de CD-ROM. 04) Em um sistema operacional, a parte encarregada de controlar o acesso memria pelos demais componentes de hardware, gerenciar os programas abertos, dividir o tempo de processador entre eles, comportando-se como a base, sobre a qual rodam as demais partes do sistema operacional, denominada a) CPU. b) Kernel. c) unidade lgica e aritmtica. d) driver de dispositivo. e) protocolo.

QUESTES UnB / CESPE

Considere que a janela ilustrada acima esteja sendo executada em um computador do tipo PC, cujo sistema operacional o Windows XP. Com relao s funcionalidades acessveis a partir dessa janela, julgue os itens seguintes.

05) Essa janela pode ser executada a partir dos recursos disponibilizados na janela Painel de controle do Windows XP. 06) A partir das funcionalidades da janela ilustrada, possvel se definir senha para cada conta de usurio criada, bem como o tipo dessa conta, o que permite restringir permisses para mudanas de determinadas configuraes do computador.

Professional. Com relao a essa situao hipottica e ao Windows XP Professional, julgue os itens seguintes. 10) Caso o usurio tivesse optado pelo sistema operacional Linux, o sistema adquirido teria um preo menor, j que o sistema operacional Linux gratuito. Entretanto, esse usurio no teria acesso a diversas funcionalidades, como a possibilidade de elaborao de planilhas eletrnicas, j que no existem programas compatveis com o Linux para elaborao desse tipo de planilha. 11) O desfragmentador de disco do Windows XP Professional permite consolidar arquivos e pastas fragmentados existentes no disco rgido do computador de forma que cada item ocupe um espao nico e contguo no volume. 12) O Windows XP Professional possui diversos acessrios, como o aplicativo denominado bloco de notas, que permite a edio de textos contendo figuras, que podem ser criadas em outro aplicativo e coladas no bloco de notas.

A figura acima ilustra a janela Gerenciador de dispositivos no momento em que estava sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. A partir dessa figura, julgue os itens subseqentes. 07) O cone refere-se a um driver de adaptao de vdeo, que deve estar sendo utilizado pelo computador para a comunicao com o monitor de vdeo. Um driver, programa residente na bios (basic input/output system) do computador, carregado para a memria sempre que o computador ligado. 08) A janela Gerenciador de dispositivos, onde esto listados todos os dispositivos de hardware instalados no computador, acessada por meio de opo encontrada na janela Painel de controle do Windows XP. 09) Considere que o setup default do computador tenha sido alterado manualmente pela introduo de uma senha de identificao. possvel retornar situao default anterior a essa alterao por meio de opo encontrada ao se clicar o cone.

Considere que, ao adquirir um computador do tipo PC, um usurio tenha optado por adquirir, para esse computador, o sistema operacional Windows XP

A figura acima ilustra a janela Painel de controle sendo executada em um computador cujo sistema operacional o Windows XP. Por meio dessa janela, possvel acessar diversas funcionalidades do Windows 98 que permitem ao usurio o ajuste e a configurao de seu computador de acordo com o seu perfil. Com base na figura mostrada, julgue os itens seguintes, relativos ao

Windows XP e s funcionalidades obtidas a partir da janela Painel de controle. 13) Entre os ajustes que podem ser realizados para promover um maior conforto no uso do computador, encontram-se aqueles relacionados ao intervalo de tempo decorrido antes da repetio de um caractere ao manter uma tecla pressionada, bem como a velocidade da repetio do caractere, e ainda ao leiaute do teclado que ser carregado na memria do computador sempre que este for inicializado. Esses ajustes podem ser realizados por meio do cone

, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar ; clicar o menu ; na lista de opes que exibida em decorrncia dessa ao, clicar Abrir. 18)Ao se clicar o boto , sero minimizadas todas as janelas que esto sendo exibidas, o que permite a visualizao de toda a rea de trabalho do Windows XP. Considere que o Windows XP esteja sendo executado em determinado computador. Ao se clicar o boto Iniciar desse software, ser exibido um menu com uma lista de opes.Com relao a esse menu e s opes por ele disponibilizadas, julgue os itens seguintes. 19) Ao se clicar a opo Pesquisar, ser exibida uma janela com funcionalidades que permitem a localizao de um arquivo com determinado nome. 20) Ao se clicar a opo Meus documentos, ser exibida uma lista contendo os nomes dos ltimos arquivos abertos no Windows XP, desde que esses arquivos estejam armazenados no computador, independentemente do local. 21) Ao se clicar a opo Minhas msicas, ser aberto o Windows Media Player, que permitir executar msicas armazenadas no disco rgido do computador. 22) O sistema operacional especificado para o computador apresenta diferenas em relao ao Windows 98 no referente ao menu Iniciar, que foi remodelado, podendo agora ser apresentado em uma janela com duas colunas. 23) O sistema operacional especificado para o computador apresenta diversas vantagens com relao ao Windows 98. Uma delas que o Windows XP aboliu o sistema plug and play, que permitia que leigos realizassem instalaes de hardware. Sem esse sistema, a instalao de hardware em computadores que tm como sistema operacional o Windows XP requer um tcnico especializado, para configurar as placas-me por meio de jumpers.

14) Por meio do cone possvel que se ajuste o contraste, o brilho e a centralizao da imagem no monitor do computador. 15) Ajustes relativos adaptao de programas em lngua estrangeira para a lngua nacional, de forma que cones, botes e mensagens de ajuda e advertncia estejam em portugus, apesar de o aplicativo ser de origem estrangeira, podem ser

realizados por meio do cone

16) Por meio do cone , possvel acessar recursos do Windows 98 para a adio de uma nova impressora ao computador.

QUESTES NCE
Considerando a figura acima, que mostra a janela Meu computador do Windows XP, julgue os itens subseqentes. 17)Para se exibir uma janela que apresente o contedo do disco A: 24) Considere as seguintes afirmativas a respeito de compartilhamento de arquivos. I- Para o acesso compartilhado em nvel de compartilhamento, no precisa existir a identificao do usurio mas apenas uma senha de acesso. II- Quando o arquivo ou pasta compartilhada possui proteo de escrita e leitura, a senha que permite

leitura permite tambm, obrigatoriamente, a escrita de dados no arquivo ou pasta. III- Quando o compartilhamento por usurio, no momento do compartilhamento deve existir um servidor que fornea todos os usurios logados na rede naquele instante. Quais esto corretas? Apenas I. Apenas I e II. Apenas II e III. Apenas I e III. I, II e III. 25) Considere as seguintes assertivas a respeito do recurso "Porta-Arquivos" do WINDOWS 98. A funo do porta-arquivos verificar se os arquivos foram criados pelo usurio que est logado no computador. Para trabalhar nos arquivos que esto no portaarquivos, os computadores que possuem cpias dos arquivos devem estar conectados rede no momento da alterao. Pode-se atualizar a verso de apenas alguns arquivos selecionados no porta-arquivos, no sendo necessrio sincronizar todos os arquivos em uma nica operao. Quais esto corretas? Apenas I. Apenas II. Apenas III. Apenas I e II. Apenas II e III. 26) Uma tabela ou lista mantida por alguns sistemas operacionais para garantir o controle do estado de diversos segmentos de espao em disco usados para armazenamento de arquivos. Esta definio refere-se a) a uma partio estendida em um disco rgido b) ao sistema de arquivos FAT c) ao controlador de disco rgido d) tabela de partio de um disco rgido e) a unidade lgica 27) Analise as seguintes afirmaes relativas ao Sistema Operacional Windows 98. I. O Windows 98 admite o adiamento dos servios de impresso, permitindo que os usurios gerem servios de impresso mesmo se no houver uma impressora disponvel. II. O DriveSpace um aplicativo do Windows 98 utilizado apenas para informar ao usurio qual o espao livre existente no disco rgido. III. Com a Conexo Direta Via Cabo, o Windows 98 permite a conexo entre dois PCs. IV. Da mesma forma que o Windows 95, o Windows 98 utiliza apenas o sistema de arquivo NTFS. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

28) Ao se arrastar um arquivo de uma pasta para outra, utilizando-se o boto direito no Windows Explorer: a) o arquivo copiado para a pasta destino; b) o arquivo movido para a pasta destino; c) aparece um menu com diversas opes, entre outras, copiar, mover e cancelar; d) criado um atalho na pasta destino; e) nada acontece. 29) A mo (ver figura abaixo) que aparece abaixo do cone de alguns tipos de dispositivos no Windows Explorer significa que o dispositivo:

a) est montado no computador; b) no est disponvel; c) uma unidade de rede; d) est sendo compartilhado; e) foi retirado do computador. 30) A coluna da esquerda exibe uma lista de programas aplicativos (software) e a da direita uma lista de descrio de funes: 1) Internet Explorer ( ) cliente de e-mail 2) Microsoft Excel ( ) editor de slides 3) Microsoft PowerPoint ( ) editor de texto 4) Microsoft Word ( ) navegador 5) Outlook Express ( ) planilha eletrnica Correlacionando a coluna da esquerda com a da direita, a seqncia obtida : a) 5 3 4 1 2 b) 3 2 1 4 5 c) 4 1 5 2 3 d) 3 1 4 2 5 e) 1 5 3 4 2 31) Em relao barra de tarefas do Windows 98, correto afirmar que a) para ocultar a barra de tarefas basta clicar no boto AutoOcultar. b) para cada aplicativo aberto h um boto indicativo na barra de tarefas. c) o principal elemento da barra de tarefas o cone Meu Computador. d) o relgio no pode ser ocultado na barra de tarefas. e) um clique simples com o boto direito do mouse em uma regio vazia da barra de tarefas faz com que sejam exibidas caractersticas bsicas do computador. 32) Considere as aes abaixo: I - selecionar o trecho desejado do arquivo II - abrir o menu Editar III - clicar em Copiar

IV - clicar em Colar V - clicar uma clula VI - clicar no documento A seqncia de aes executadas nos dois aplicativos para a importao de uma tabela em um documento Word para uma planilha do Excel a) I, II, III, V, II e IV b) V, I, II, III, VI, II e IV c) V, I, II, III, VI e IV d) VI, I, II, III, V, II e IV e) I, IV, V, IV, III e II 33) Sobre o procedimento de cpia de segurana (backup), incorreto afirmar que a) deve ser utilizado meio de armazenamento novoltil b) a cpia deve ser guardada em local seguro, preferencialmente diferente de onde esto os sistemas c) devem ser utilizados discos rgidos, disquetes, fitas magnticas ou CD-ROMs d) as freqncias dos backups incremental e integral devem ser, respectivamente, semanal e diria e) a cpia deve preservar a estrutura lgica dos diretrios 34 - Considere o cone mostrado a seguir localizado na janela Impressoras do Microsoft Windows 2000:

o Sim, o arquivo no disco ser substitudo pela ltima verso gravada usando o recurso de AutoRecuperao; o Sim, todas as modificaes efetuadas na planilha e no salvas sero perdidas; o No, todas as modificaes efetuadas na planilha e no salvas sero perdidas. 36 - A figura abaixo mostra a configurao do protetor de tela no Microsoft Windows 2000 Professional:

Pela observao deste cone, podemos afirmar que: a impressora est disponvel atravs da rede; a impressora est imprimindo; uma impressora do tipo jato de tinta; uma impressora laser; uma impressora local. 35) Imagine a situao descrita a seguir: Voc trabalha freqentemente com uma dada planilha MS Excel que reside na pasta C:\Meus Documentos. Voc abre essa planilha para edio e faz sobre ela uma srie de alteraes. Enquanto a planilha est sendo editada voc vai ao Windows Explorer e d um duplo clique com o boto esquerdo do mouse sobre o cone dessa mesma planilha. O Excel pergunta se voc quer reverter para o arquivo j gravado e oferece duas possibilidades: Sim e No. Em relao pergunta feita pelo Excel e suas possibilidades de resposta, CORRETO afirmar que se o usurio escolher: o Sim, o arquivo no disco ser substitudo pela planilha sendo editada; o No, o arquivo no disco ser substitudo pela planilha sendo editada;

A partir da observao da figura, CORRETO afirmar que: a) o protetor de tela ser ativado 6 minutos aps o usurio entrar com sua senha; b) o protetor de tela entrar aps 6 minutos de inatividade do usurio e, para desativ-lo, o usurio ter de entrar com sua senha; c) o protetor de tela nunca ser ativado; d) se o protetor de tela ficar ativo por mais de 6 minutos o usurio, para desativ-lo, ter de entrar com sua senha; e) 6 minutos aps o protetor de tela ter sido ativado, o usurio ter de entrar com

sua senha.

GABARITO (Windows)
01-D 02-A 03-B 04-B 05-C 06-C 07-E 08-C 09-E 10-E 11-C 12-E 13-E 14-E 15-E 16-C 17-E 18-E 19-C 20-E 21-E 22-C 23-E 24-A 25-C 26-B 27-D 28-B 29-D 30-A 31-B 32-A 33-D 34-A 35-D 36-B

WORD 2002

1-BARRA DE TTULOS:
Boto de controle. Duplo clique no boto de controle fecha o aplicativo. ALT + F4 - fecha o aplicativo. Clique com boto esquerdo no boto de controle ou clique com boto direito na barra de ttulos ou utilizando o atalho de teclado ALT + barra de espao, exibe menu :

Duplo clique na barra de ttulos alterna entre maximizar e restaurar.

2-BARRA DE MENUS:

----- Menu Arquivo ----Novo: cria um novo arquivo em branco, abre um modelo ou inicia um assistente. Abrir: abre um arquivo j gravado. Fechar: fecha apenas o documento ativo e no sai do Word. Salvar: salva as alteraes em um arquivo que j editado (com o nome, formato e local atual). Salvar como: salva um arquivo pela primeira vez ou gera uma cpia (novo nome e/ou novo local). Salvar com pgina da Web: salva o arquivo em formato HTML (uma pgina da Web), para que ele possa ser exibido em um navegador da Web, e define outras opes como o ttulo da pgina da Web e o local no qual o arquivo ser salvo. Verses: salva e gerencia vrias verses de um documento em um nico arquivo. Aps salvar verses de um documento, voc poder voltar e revisar, abrir, imprimir e excluir verses anteriores. Visualizao de pgina da Web : permite visualizar, no navegador, o arquivo atual como uma pgina da Web. Configurar pgina: define a aparncia das pginas do documento. -margens: superior, inferior, esquerda, direita, distncia do cabealho e rodap em relao margem e margens espelho; -tamanho do papel: largura, altura e, orientao (retrato - vertical; paisagem - horizontal); -origem do papel: informa como a impressora alimentada; -layout: define o incio da seo, cabealhos e rodaps (diferente na primeira pgina e diferente nas pginas pares e mpares), tipo de alinhamento vertical e nmeros de linhas. Visualizar impresso: mostra qual ser a aparncia de um arquivo quando impresso. Imprimir: determina como o documento ser impresso. Enviar para: permite enviar o arquivo atual como um anexo de uma mensagem de correio, para os revisores alterarem e adicionarem comentrios, como um fax. Propriedades: so informaes sobre o documento ativo. Sair: fecha todos os documentos abertos e sai do Word.

Copiar: duplica a parte selecionada na rea de transferncia. Colar: insere o contedo da rea de transferncia no local onde est o cursor. Colar especial: cola o contedo da rea de transferncia no arquivo atual com um vnculo com a origem. Colar como hyperlink: insere o contedo da rea de transferncia como um hyperlink no ponto de insero, substituindo qualquer seleo. Limpar: exclui a rea selecionada. Selecionar tudo: seleciona todo o documento. Localizar: procura por palavras no texto a partir de alguns critrios. Substituir: faz a procura e substitui a palavra ou texto pesquisados. Ir para: move o cursor para uma parte especfica do documento. Vnculos: exibe e modifica as informaes para cada vnculo no arquivo atual, incluindo o nome do arquivo, o item, o tipo e o modo de atualizao do vnculo, automtico ou manual. Esse comando no estar disponvel se o arquivo atual no contiver vnculos. Objeto: ativa o aplicativo em que o objeto selecionado foi criado para que voc possa edit-lo.

----- Menu Exibir ----Normal: simplifica o layout da pgina. Exibe o texto em uma coluna contnua e, a passagem de pgina representada por uma linha pontilhada. Layout da Web: alterna o documento ativo para o modo de exibio de layout da Web, que um modo de exibio de edio que exibe o documento no modo como ser exibido em um navegador da Web. Layout da impresso: exibe a pgina com a aparncia final, mostrando cada elemento em sua posio e tamanho exatos na pgina. Estrutura de Tpicos: permite a visualizao do texto numa estrutura de itens e subitens. Barras de ferramentas: usado para determinar quais as barras de ferramentas que sero exibidas. Tambm permite criar novas barras de ferramentas e aumentar o tamanho dos botes. Rgua: exibe ou oculta a rgua horizontal que voc pode usar para posicionar objetos, alterar recuos de pargrafos, margens de pgina e outras definies de espaamento. Estrutura do documento: exibe o documento ativo no modo de documento-mestre e as barras de ferramentas Documento-Mestre e Tpicos. Cabealho e rodap: serve para a criao de textos que sero exibidos no topo e na base das pginas.

----- Menu Editar ----Desfazer : desfaz uma ao realizada. Repetir/Refazer: repete o ltimo comando ou ao e, quando uma ao foi desfeita, ele refaz a ao. Recortar: move a parte selecionada para a rea de transferncia.

Notas: exibe notas de rodap e notas de fim para que voc possa visualiz-las e edit-las. Comentrios: abre a tela de anotaes e exibe as anotaes que foram inseridas no documento. Tela Inteira: oculta todos os elementos da janela, exibe apenas a pgina atual. Zoom: controla o tamanho do documento na tela.

Indicador: cria indicadores usados para marcar texto, elementos grficos, tabelas ou outros itens selecionados. Hyperlink: insere ou edita o hyperlink especificado.

----- Menu Formatar ----Fonte: faz alteraes e aplica efeitos nos caracteres (tipo e tamanho da fonte, cor, negrito, itlico, sublinhado, sobrescrito, subscrito, tachado, caixa alta, espaamento entre caracteres). Pargrafo: modifica a aparncia dos pargrafos (alinhamentos - direita, centralizado, esquerda e justificado; espaamentos - antes, depois e entre linhas; recuos - esquerdo, direito, especial [primeira linha e deslocamento]). Ateno: Os recuos tambm podem ser modificados usando a rgua. 1 Recuo de primeira linha (move apenas a primeira linha do pargrafo selecionado at o nmero indicado na rgua); 2 Deslocamento (move todas as linhas menos a primeira at o nmero indicado na rgua); 3 Recuo esquerdo (move o recuo de primeira linha e o deslocamento); 4 Recuo direito (move todas as linhas at o nmero indicado na rgua). Marcadores e Numerao: permite a utilizao de marcadores (smbolos ou nmeros) em cada pargrafo de uma lista. Bordas e Sombreamento: cria bordas e faz preenchimento nos pargrafos selecionados. Colunas: divide o documento ou a parte selecionada em colunas. Tabulao: controla o local, o alinhamento e o preenchimento das tabulaes. Capitular: faz com que o primeiro caracter ou a primeira palavra do pargrafo fique com um efeito especial. Direo do texto: gira o texto selecionado nas clulas da tabela para que voc possa l-lo de baixo para cima ou de cima para baixo. Maisculas e minsculas: modifica os caracteres selecionados a partir de critrios entre maisculas e minsculas. Plano de fundo: permite aplicar ao fundo das pginas uma cor, textura. Tema: aplica um tema novo ou diferente ou remove um tema de uma pgina da Web, documento, mensagem de correio eletrnico ou pgina de acesso a dados. Um tema um conjunto de elementos de design unificados e esquemas de cores para imagens de plano de fundo, marcadores, fontes, linhas horizontais e outros elementos de documento. Moduras: cria um ndice analtico usando os ttulos do documento e o coloca na moldura esquerda de

----- Menu Inserir ----Quebra: cria uma quebra de pgina, coluna ou seo a partir do cursor. Nmeros de pgina: adiciona numerao automtica nas pginas [cabealho ou rodap]. Data e hora: adiciona data e hora ao documento. Se o item Atualizar Automaticamente estiver selecionado, elas sero atualizadas sempre que o documento for aberto ou impresso. AutoTexto: permite armazenarmos qualquer item selecionado dentro de uma varivel. Para criar uma varivel de autotexto voc deve: -Selecionar o texto desejado; -Clicar no Menu Inserir / AutoTexto / Novo; -Dar uma nome para a varivel; -Clicar no boto OK. Campo: insere um campo. Use campos para inserir uma srie de informaes automaticamente e para manter as informaes atualizadas. Smbolo: abre uma janela semelhante ao Mapa de Caracteres, permitindo a adio de caracteres especiais. Comentrio: insere uma marca de anotao, que contm as iniciais do revisor e um nmero de referncia no documento e abre a tela de anotaes para que voc digite o texto da anotao. Notas: acrescenta explicaes ou informaes adicionais. Podem ficar no rodap ou no fim do documento. Legenda: insere legendas para tabelas, figuras, equaes e outros itens. Referncia cruzada: insere uma referncia cruzada em um item de documento. ndices: cria ndices remissivos (ordem alfabtica), analticos (de acordo com a ordem dos ttulos) e de figuras. Figura: permite a criao de grficos, organogramas, wordart, etc. Caixa de texto: desenha uma caixa de texto, basta clicar e arrastar. Ela pode ser usada para adicionar texto como legendas e textos explicativos em figuras ou grficos. Arquivo: insere um arquivo especificado ou somente uma parte dele em um documento do Word. Objeto: permite a criao de equaes, grficos, organogramas, desenhos, etc.

uma pgina de molduras, ou cria uma nova pgina de molduras. AutoFormatao: analisa o texto e formata de acordo com estilos pr-definidos. Estilo: define uma combinao de formatos, denominada estilo ou permite modificar um estilo j existente. Objeto/Figura/AutoForma: permite alterar o item que estiver selecionado. Especifica as medidas de corte, os controles de tamanho.

----- Menu Ferramentas ----Ortografia e gramtica: mostra todas as palavras com erro de ortografia ou que no estejam no dicionrio. Idioma: apresenta os subcomandos definir idioma, dicionrio de sinnimos e hifenizao. -Definir idioma: especifica o idioma de uma parte ou de todo o texto. -Dicionrio de sinnimos: exibe uma caixa com os sinnimos disponveis para a palavra selecionada. -Hifenizao: faz a separao de slabas automatica e manualmente. Contar palavras: exibe uma caixa com estatsticas sobre o documento. AutoResumo: resume automaticamente os pontos principais do documento ativo. Voc pode utilizar o comando AutoResumo para criar um resumo executivo ou um sumrio. AutoCorreo: serve para corrigir os erros mais comuns automaticamente. Aps digitarmos a palavra e pressionarmos a barra de espao, a palavra ser corrigida automaticamente (ativar Substituir texto ao digitar). Controlar alteraes: permite exibir, aceitar ou rejeitar as alteraes feitas em um documento durante o processo de reviso. Mesclar documentos: mescla as alteraes controladas do documento especificado para o documento ativo. Proteger documento: evita que sejam feitas alteraes em parte ou no todo de um formulrio ou documento on-line, a no ser quando especificado. Voc tambm pode atribuir uma senha. Colaborao on-line: inicia uma reunio on-line improvisada enviando um convite aos participantes. Os participantes que voc convida para a reunio devem estar executando o Microsoft NetMeeting em seus computadores. Tambm exibe a barra de ferramentas discusses, na qual voc pode inserir uma nova discusso sobre o arquivo ou realizar outras tarefas de discusso.

Mala direta: a utilizao dos recursos da mala direta possibilitam a criao de cartas modelo personalizadas, envelopes, etiquetas, catlogo de endereos. Envelopes e etiquetas: permite imprimirmos remetente e destinatrio em envelopes ou etiquetas. Assistente de carta: executa o assistente de carta que serve para ajud-lo a criar cartas rapidamente. Macro: serve para realizar tarefas repetitivas. Modelos e suplementos: anexa um modelo diferente ao documento ativo, carrega programas suplementares ou atualiza os estilos de um documento. Alm disso, carrega modelos adicionais como modelos globais para que voc possa usar as suas definies de comando personalizadas, macros e entradas de AutoTexto. Personalizar: personaliza botes da barra de ferramentas, comandos de menu e atribuies de tecla de atalho. Opes: modifica as definies do Word que controlam a aparncia da tela, a impresso, informaes de usurio, edio, correo ortogrfica, gramtica e outras opes.

----- Menu Tabela ----Desenhar tabela: insere uma tabela que pode ser arrastada no documento. Depois de arrastar para inserir a tabela, arraste dentro da tabela para adicionar clulas, colunas e linhas. Inserir: apresenta os subcomandos tabela, colunas esquerda, colunas direita, linhas acima, linhas abaixo e clulas. Excluir: apresenta os subcomandos tabela, colunas, linhas e clulas. Selecionar: apresenta os subcomandos tabela, colunas, linhas e clulas. Mesclar clulas: agrupa as clulas selecionadas. Dividir clulas: divide as clulas selecionadas. Dividir tabela: faz com que a tabela fique divida em partes independentes. AutoFormatao da tabela: permite uma apresentao consistente dos dados da tabela a partir de formatos pr-definidos. AutoAjuste: apresenta os subcomandos autoajuste para contedo, autoajuste para tabela, largura fixa da coluna, distribuir linhas uniformemente e distribuir colunas uniformemente. Repetir linhas de ttulo: define a(s) linha(s) selecionada(s) como ttulo(s). Converter: apresenta os subcomandos texto em tabela e tabela em texto. Classificar: serve para organizar os dados de uma tabela ou de uma lista em um texto normal.

Frmula: permite a realizao de clculos matemticos, o resultado ser inserido na clula onde est o cursor. Ocultar/exibir linhas de grade: exibe ou oculta as linhas de grade, essas linhas no sero impressas. Propriedades da tabela: define vrias opes para a tabela, como o tamanho, alinhamento e disposio do texto da tabela; a altura, quebra de pgina e opes de cabealho da linha; a largura da coluna e o tamanho, alinhamento da clula e outras opes de clula.

Cria um novo documento em branco. Abre um documento que j est gravado em alguma unidade de disco. Salva as alteraes feitas em um arquivo (conserva o nome, o local e o formato atual). (Destinatrio da mensagem) envia o contedo do documento como o corpo da mensagem de correio eletrnico. Imprime o documento ativo, no abre janela para definir opes de imprimir. Abre a janela visualizar impresso. Inicia o ortogrfica. processo de verificao

----- Menu Janela ----Nova janela: abre uma nova janela com o mesmo contedo da janela ativa. Organizar tudo: exibe todos os documentos abertos em janelas que no sobrepem a tela do Word. Dividir: divide a janela ativa em painis, ou remove a diviso da janela ativa. ----- Menu Ajuda ----Ajuda do Microsoft Word: o Assistente do Office fornece tpicos da Ajuda e dicas para ajud-lo a concluir as suas tarefas. Mostrar / Ocultar assistente do office : exibe ou remove o Assistente do Office da exibio. O que isto?: permite clicar em itens da tela para se obter informaes sobre eles. Office na Web: conecta-ao site do Office na Web, no qual voc pode obter informaes atualizadas e ajuda sobre programas do Office. Detectar e corrigir: localiza e corrige automaticamente erros no programa. Sobre o Microsoft Word: exibe o nmero da verso desse programa da Microsoft; os avisos de copyright, legais e de licena; o nome do usurio e da organizao; o nmero de srie do software; e informaes sobre o seu computador e o seu sistema operacional.

Recortar (move o que estiver selecionado para a rea de transferncia). Copiar (duplica o que estiver selecionado na rea de transferncia). Colar (insere o contedo da rea de transferncia no local onde estiver o cursor). Pincel (copia formatos) - para usar o pincel podemos seguir o seguinte procedimento: (1) selecionar a palavra ou o bloco de texto que j est formatado; (2) clicar no pincel; e (3) selecionar a palavra ou o bloco de texto que receber a formatao. Desfaz a ao realizada mais recentemente. Nem todas as aes podem ser desfeitas. Permite refazer uma ao desfeita.

3-BARRA DE FERRAMENTAS PADRO:

Insere um hyperlink. Exibe ou oculta a barra de ferramentas tabelas e bordas. Insere uma tabela. Insere uma planilha do Excel. Permite dividir o texto ou o bloco de texto selecionado em colunas. Exibe ou oculta a barra de ferramentas desenho.

Ativa ou desativa a estrutura documento, um painel vertical extremidade esquerda da janela documento que dispe em tpicos a estrutura documento.

do na do do

Aplica o alinhamento centralizado. Aplica o alinhamento direita. Aplica o alinhamento justificado.

Exibe ou oculta caracteres no-imprimveis, tais como: marca de pargrafo, caracteres de tabulao, espao, quebras (pgina, coluna, seo) e texto oculto. Modifica o zoom - determina o tamanho da visualizao do documento na tela (no altera o tamanho da fonte). Ativa o assistente do office.

Adiciona ou remove nmeros de pargrafos selecionados. Adiciona ou remove marcadores de pargrafos selecionados. Diminui o recuo esquerdo. Aumenta o recuo esquerdo. Aplica bordas.

4-BARRA DE FERRAMENTAS FORMATAO:

Aplica realce ao que estiver selecionado. Permite modificar a cor da fonte.

RECUOS:

Estilo e formatao. Aplica estilo de texto pargrafos selecionados Altera o tipo da fonte. Altera o tamanho da fonte. Aplica negrito. Aplica itlico. Aplica sublinhado simples. Aplica o alinhamento esquerda. aos

PAINEL DE TAREFAS:

Tabulao esquerda Tabulao decimal Barra Menu formatar / opo tabulao.

BARRA DE STATUS
Seleciona objeto de procura:

os botes da barra de status so acionador por duplo clique. Gravar macro (menu ferramentas) Alteraes controladas (menu ferramentas) Estender seleo (SHIFT) Sobrescrever (INSERT) Idioma do corretor ortogrfico Status do corretor ortogrfico

Modos de exibio documento:

do

MARCAS DE TABULAO:
Tabulao direita Tabulao centralizada

FORMATAO:
CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + F11 N S I J E G NEGRITO SUBLINHADO ITLICO JUSTIFICADO CENTRALIZADO ALINHAR DIREITA ALINHAR ESQUERDA

SELEO DE TEXTO:
palavra pargrafo perodo Caractere direita Caractere esquerda Linha acima Linha abaixo At fim de linha At inicio de linha Palavra direita Palavra esquerda Pargrafo acima Pargrafo abaixo At fim do documento At inicio do documento Duplo clique na palavra Triplo clique sobre qualquer palavra do pargrafo. Pressione e mantenha SHIFT pressionado, clique sobre qualquer palavra do perodo. SHIFT + seta direita SHIFT + seta esquerda SHIFT + seta acima SHIFT + seta abaixo SHIFT + END SHIFT + HOME CTRL+ SHIFT + seta direita CTRL + SHIFT + seta esquerda CTRL + SHIFT + seta acima CTRL + SHIFT + seta abaixo CTRL + SHIFT + END CTRL + SHIFT + HOME

TECLAS DE FUNO
F1 Obter ajuda on-line ou o Assistente do Office Inserir uma entrada de AutoTexto (depois que o Word exibir a entrada) Escolher o comando Ir para (menu Editar) Escolher o comando Ortografia e gramtica (menu Ferramentas)

F2 Mover texto ou elementos grficos F3

F4 Repetir a ltima ao F5

F6 Ir para o prximo painel ou quadro F7

F8 Estender uma seleo F9 Atualizar campos selecionados

TECLAS DE ATALHO:
MENU ARQUIVO:
CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + O A B P NOVO ABRIR SALVAR IMPRIMIR

F10 Ativar a barra de menus F11 Ir para o prximo campo F12 Escolher o comando Salvar como (menu Arquivo)

QUESTES ESAF
01.Suponha que um usurio do Microsoft Word deseja imprimir parte de um documento. Para isso ele configurou a caixa de impresso da seguinte maneira:

MENU EDITAR:
CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + CTRL + Z R T X C V L U Y DESFAZER REFAZER SELECIONAR TUDO RECOTAR COPIAR COLAR LOCALIZAR SUBSTITUIR IR PARA

Marque a alternativa CORRETA. A)Todas as pginas do documento sero impressas. B)A pgina 8 ser impressa. C)Um total de cinco pginas ser impresso. D)Um total de quinze pginas ser impresso. 02. Veja o texto extrado da ajuda on-line do Microsoft Word: Caso um documento deva ser revisado por seu grupo de trabalho, e voc deseje ter o controle final sobre as alteraes que devem ser aceitas ou rejeitadas, ser possvel preparar cpias do documento e distribu-las para o grupo de trabalho para reviso e marcao eletrnicas. Quando o controle de alteraes est ativado, o Microsoft Word usa marcas de reviso para indicar alteraes controladas. Aps o documento ser revisado, ser possvel ver as alteraes feitas pelos diferentes revisores as alteraes de cada revisor so marcadas com uma cor diferente. Aps exibir as alteraes controladas, voc poder aceitar ou rejeitar cada alterao. Esse recurso do Microsoft Word pode ser ativado a partir do menu Ferramentas Controlar Alteraes. Marque a alternativa INCORRETA sobre marcas de reviso do Word. A) A comparao de uma cpia editada de um documento com sua verso original mostra o contedo editado sob a forma de marcas de reviso, mesmo que no existam alteraes controladas em ambos. B) As revises de um usurio so inseridas apenas quando as revises de outro usurio forem aceitas ou rejeitadas. C) Um usurio consegue aceitar todas as alteraes criadas sem revisar uma a uma separadamente. D) As revises de um usurio podem ser realadas em documento impresso. 03- No Word, pode-se transformar uma tabela j existente em texto. No momento da transformao o Word pergunta ao usurio qual ser a forma de apresentao do texto resultante. Com relao a essa transformao, o Word apresentar o texto onde; a) o contedo de cada clula da tabela ir aparecer separado por um sinal de pargrafo e cada linha da tabela ser separada por um caractere escolhido pelo usurio. b) tanto as linhas como as clulas iro aparecer separadas por um caractere escolhido pelo usurio. c) o usurio no poder escolher um caractere para separao das clulas igual ao utilizado para separao das linhas.

d) o usurio poder escolher a formatao do texto, mas no poder escolher nenhum tipo de caractere de separao de clulas ou de linhas. e) o contedo de cada clula da tabela ir aparecer separado por um caractere escolhido pelo usurio e cada linha da tabela ser separada por um sinal de pargrafo. 04)Um usurio, utilizando o Word, selecionou os dois pargrafos de um texto, conforme indicado no quadro "Situao inicial" e os transformou em tabela, utilizando a ferramenta "Converter texto e tabela", configurada conforme indicado no quadro "Situao de configurao". A tabela resultante apresenta cinco colunas e;

a)nove linhas, sendo que cada linha da tabela foi preenchida com o contedo de uma linha do texto. b) uma linha, em que a primeira coluna foi preenchida com o primeiro pargrafo de texto e a segunda coluna com o segundo pargrafo. c) duas linhas, em que a primeira clula da primeira linha foi preenchida com o primeiro pargrafo de texto e a primeira clula da segunda coluna com o segundo pargrafo.

d) o texto foi igualmente distribudo entre todas as clulas da tabela. e) todo o texto selecionado foi utilizado para preencher unicamente a primeira clula da tabela. 05)Um usurio, utilizando o Word, selecionou a primeira palavra do primeiro pargrafo de um texto, conforme indicado no quadro "Situao inicial" e formatou, utilizando a opo Pargrafo do menu Formatar, configurada conforme indicado no quadro "Situao de configurao". No texto resultante dessa formatao,

b) os modelos de documentos (*.dot) no podem ser alterados pelo usurio. c) a insero de tabelas feita atravs do menu Ferramentas. d) a proteo de documentos feita atravs do menu Formatar. e) se pode salvar documentos para serem abertos em verses anteriores.

UnB / CESPE

a)os dois pargrafos apresentavam a mesma formatao. b) os dois pargrafos apresentavam formatao diferenciada mas com o mesmo espaamento entre as linhas de texto nos dois pargrafos. c) os dois pargrafos apresentavam formatao diferenciada mas com o espaamento entre as linhas de texto do primeiro pargrafo igual ao da "Situao inicial" e com espaamento entre eles equivalente a duas linhas ou 12 pontos. d) os dois pargrafos apresentavam formatao diferenciada, com o espaamento entre as linhas de texto do primeiro pargrafo equivalente a duas linhas adicionado de 12 pontos. e) os dois pargrafos apresentavam formatao diferenciada e o espaamento entre eles foi adicionado de 6 pontos. 06- Com relao ao editor de texto MS Word, correto afirmar que a) a insero de figuras somente pode ser feita por arquivos.

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2002 contendo um documento em processo de elaborao, julgue os itens a seguir. 07) No menu encontra-se opo que permite configurar a pgina do documento em edio. Essa opo pode ter sido usada para se obter o recuo esquerda observado no pargrafo contendo o trecho Educao Escolar Indgena. 08) Considere a realizao do seguinte procedimento: clicar sobre qualquer palavra do trecho Educao Escolar Indgena; clicar o boto. Aps esse procedimento, todo o texto mostrado do documento ficar com o mesmo recuo observado no referido trecho. 09) O trao horizontal contnuo observado no documento pode ter sido inserido por meio do seguinte procedimento: clicar sobre qualquer palavra do primeiro pargrafo mostrado; clicar o boto . 10) Sabendo que no documento em edio existe um comentrio, correto afirmar que as condies para se inserir esse comentrio podem ter sido obtidas

clicando-se o boto ou por meio de opo encontrada no menu 11) A partir da figura mostrada, correto concluir que, caso seja aplicado um clique duplo sobre a palavra tcnica e, a seguir, seja teclado , a referida palavra ser excluda do documento e ser inserido um aviso de excluso.

14) Por meio do menu , possvel adicionar ao documento em edio, entre outros, quebra de pgina e de coluna, nmeros de pginas, smbolos no disponibilizados diretamente pelo teclado, figuras e notas de rodap. 15) Considere que o documento em edio j foi associado a um arquivo por meio da opo Salvar como. Nessa situao, caso o boto seja clicada, toda a modificao realizada no documento desde a ltima salvaguarda sero salvas no referido arquivo e o boto , que est ativado, passar ao modo

inativo ou impossvel desfazer

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2000 com parte de um texto extrado e adaptado do stio http://www.dpf.gov.br, julgue os itens subseqentes. 12) Sabendo que o espaamento entre as linhas dos pargrafos mostrados est configurado para simples, para aumentar esse espaamento, suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar os referidos pargrafos; clicar a opo Espaamento entre linhas, encontrada no menu ; na janela aberta em decorrncia dessa ao, definir no local apropriado o espaamento desejado; clicar OK. 13) Considere que exista uma impressora devidamente configurada conectada ao computador em que o Word est sendo executado e que seja feito o seguinte procedimento: selecionar o trecho Sua estrutura (...) federal.; no menu , clicar a opo Fonte; na janela aberta em decorrncia dessa ao, definir, no local apropriado, fonte com efeito Oculto; clicar OK; a seguir, imprimir o documento em edio. Nessa situao, o documento em edio ser impresso sem o trecho selecionado. A figura acima ilustra uma janela do Word 2000 que contm parte de um texto extrado e adaptado do stio http://www.abin.gov.br. Considerando essa figura, julgue os itens subseqentes, acerca do Word 2000. 16) Considere o seguinte procedimento: clicar imediatamente antes de I planejar; teclar ENTER; clicar imediatamente antes de IV promover; teclar ENTER; selecionar o trecho iniciado em I planejar e terminado em Inteligncia; clicar Aps esse procedimento, a numerao em algarismos romanos ser removida do texto mostrado. 17) Sabendo que o ponto de insero se encontra posicionado no final do texto mostrado, considere as

seguintes aes, executadas com o mouse: posicionar o ponteiro no ponto de insero; pressionar e manter pressionado o boto esquerdo; arrastar o cursor at imediatamente antes de IV promover; liberar o referido boto. Aps essas aes, o trecho IV promover (...) Inteligncia. ser selecionado e o boto ficar ativo, mudando para a forma 18) Considere o seguinte procedimento: clicar sobre o segundo pargrafo mostrado do documento; clicar . Aps esse procedimento, o referido pargrafo ter o estilo de fonte alterado para itlico e os botes de alinhamento de pargrafo ficaro na forma

da Folha de S. Paulo, de 20/10/2003. Considerando a janela do Word 2000 mostrada, julgue os itens subseqentes, referentes ao Word 2000 e ao tema abordado no documento nela em edio. 21)Sabendo que na instalao do Word 2000 a configurao-padro de fonte Times New Roman, tamanho 10, para definir um novo padro de fonte, que passar a ser utilizado automaticamente na criao de novos documentos, suficiente acessar a barra de ferramentas padro no menu e, nos campos adequados dessa barra, definir o novo padro de fonte desejado, confirmando a modificao. 22)Sabendo que o documento mostrado na janela do Word 2000 foi criado como documento em branco, para alterar o documento em edio para o modelo de relatrio, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes: clicar a opo AutoModelo, encontrada no menu ; na janela decorrente dessa ao, selecionar a opo Relatrio e, a seguir, clicar OK. 23)Para excluir o ltimo perodo mostrado do documento, suficiente realizar o seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; clicar sobre ausente (R.16); liberar a tecla CTRL; teclar Del 24)Ao se clicar a opo Objeto, encontrada no menu , so disponibilizados recursos que permitem a elaborao automtica de uma lista de referncias bibliogrficas no documento em edio. Assim, caso se selecione no documento o termo Gilberto Velho (R.4) e se utilize os recursos mencionados, esse termo ser inserido em uma lista numerada, que poder ser utilizada para se criar a lista de referncias bibliogrficas mencionada. 25)Considerando que no documento que est sendo editado o espaamento entre as linhas est definido como simples, para alterar esse espaamento, suficiente selecionar todo o texto e utilizar o recurso apropriado, disponibilizado na janela que aberta ao se clicar a opo Pargrafo, encontrada no menu: . 26)O Word 2000 dispe, por meio da opo Salvar como do menu , de recursos para se criar um arquivo contendo o documento em edio com senhas de proteo e de gravao. Sem a senha de proteo, um usurio no poder abrir esse arquivo; com essa senha, mas sem a senha de gravao, o usurio apenas poder abrir o arquivo no modo somente leitura. As senhas de proteo e de gravao no protegem, porm o arquivo contra excluso acidental ou no autorizada.

19) No menu ,encontra-se uma opo que permite proteger o documento em edio de tal forma que ele no possa ser impresso em papel por meio de impressora nem copiado, em parte ou totalmente, para a rea de transferncia do Windows. 20) Considere que o boto seja clicado. Aps essa ao, um novo documento, em branco, ser aberto. Caso, a seguir, se clique o menu , ser disponibilizada uma lista que contm o nome de pelo menos dois arquivos abertos na atual sesso de uso do Word. Nessa lista, possvel alternar entre esses arquivos para ativar o que se deseja editar.

A figura acima ilustra uma janela do aplicativo Word 2000 contendo um documento que est sendo editado e que apresenta parte de um texto extrado e adaptado

pginas web de uma intranet ou da Internet, uma apresentao elaborada no PowerPoint no permite esse tipo de facilidade, o que eventualmente limita a utilizao do material produzido. 32) O Excel permite que dados contidos em uma planilha sejam salvos em um arquivo com extenso .dbf. Dessa forma, possvel criar um banco de dados que pode ser acessado por meio do assistente de consulta do prprio Excel ou de um aplicativo de banco de dados compatvel. 33) Em sua configurao padro, o Word tem disponvel um dicionrio que permite verificar erros de grafia e gramtica em um documento em edio. Caso deseje, um usurio poder criar o seu prprio dicionrio e adicion-lo ao Word, que reconhecer as palavras existentes nesse dicionrio personalizado, desde que ele esteja corretamente configurado. Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2000, julgue os itens subseqentes. 27) Na situao da figura, caso se clique o boto , o termo SERPRO ser copiado para a rea de transferncia. Esse mesmo resultado pode ser obtido usando-se o teclado por meio do seguinte procedimento: pressionar e manter pressionada a tecla CTRL; teclar C; liberar a tecla CTRL. 28) Uma opo encontrada no menu permite modificar o estilo da fonte usada em um trecho selecionado do documento. Assim, na situao da figura, pode-se alterar, por meio dessa opo, o estilo da palavra SERPRO. Para se ter acesso a todas as opes do referido menu, suficiente realizar as seguintes aes: pressionar e manter pressionada a tecla ALT; teclar F; liberar a tecla ALT. 29)Na situao da figura, para se encontrar todas as ocorrncias da palavra SERPRO no documento em edio, suficiente utilizar opo disponibilizada no menu . Com referncia figura mostrada no texto III e ao Word 2000, julgue os itens subseqentes. 34) Os dois pargrafos mostrados na figura sero alinhados s margens direita e esquerda caso seja realizado o seguinte procedimento: clicar sobre qualquer palavra do primeiro pargrafo; pressionar e manter pressionada a tecla shift; clicar sobre qualquer palavra do segundo pargrafo; liberar a tecla shift; clicar o boto 35) Para se procurar as ocorrncias da palavra Banco em todo o documento, suficiente aplicar um clique duplo sobre essa palavra na primeira linha do texto e, a seguir, utilizar as funcionalidades da opo Localizar, encontrada no menu . A figura abaixo mostra uma janela do aplicativo Word 2000, na qual se encontra uma adaptao de parte de um relatrio da BB Corretora de Seguros e Administrao de Bens S.A., publicado no Correio Braziliense, em 13/2/2003.

Julgue os itens subseqentes, acerca dos aplicativos includos no Microsoft Office 2000 que permitem a produo de documentos, planilhas eletrnicas e apresentaes visuais. 30)Manter arquivos de backup uma das formas de se proteger documentos contra falhas eventuais do Word. O Word 2000 disponibiliza recurso para que cpias de backup de documentos que contm grficos, formatao complexa e cdigos de macros sejam realizadas em arquivos salvos no formato de texto (extenso .txt), um tipo de arquivo que, embora necessite de maior espao em disco, permite a recuperao integral do documento original quando ocorrerem falhas. 31)Ao contrrio do Word, em que um documento pode conter hyperlinks para outros documentos ou

36) A insero, no documento que est sendo editado, de numerao das pginas ou de quebra de coluna pode ser realizada por meio do menu . 37) Por meio do menu , possvel verificar se o documento em edio possui erros de grafia e de gramtica. 38) Caso seja selecionado todo o segundo pargrafo mostrado e, a seguir, sejam pressionadas seqencialmente as teclas ctrl, alt e N, o referido pargrafo ter o estilo de fonte alterado.

QUESTES NCE
39) Nos textos inseridos na tabela a seguir, foram usados alguns recursos de formatao de textos, porm mantiveram-se sempre as mesmas fontes. Produto H2SO4 H2O2 Embalagem 80 cm3 50 cm3 Disponibilidade Pronta entrega Indisponvel

d) clicar no item Documento mestre do menu Exibir e escolher a opo Cabealho e rodap diferenciado e) clicar no item Direo do texto do menu Formatar e escolher as opes desejadas 42) A tecla que, a partir da ltima clula de uma tabela Word, insere uma nova linha na tabela a (A) Alt (B) Tab (C) Caps Lock (D) Enter (E) Shift 43) Considerando-se as configuraes originais do Microsoft Word 2000 em portugus, a tecla de atalho Ctrl+B (pressiona-se a tecla de Ctrl e a tecla B sem soltar a primeira): a) imprime o arquivo; b) coloca o texto selecionado em negrito ou inicia modo

Qual das alternativas abaixo contm recursos que foram usados conjuntamente na formatao? a) Sobrescrito e Relevo b) Subscrito e Tachado c) Itlico e Negrito d) Sublinhado e Relevo e) Subscrito e Caixa alta 40) Na barra de ferramentas padro, o WORD possui uma ferramenta que permite copiar os formatos de pargrafo e de caractere de determinado texto existente, para outro, sem copiar o texto. Tal ferramenta chama-se: a) Copiar. b) Colar. c) Colar especial. d) Pincel. e) Recortar. 41) Na formatao de uma revista utilizando-se o Word 97/2000, para que a primeira pgina no tenha cabealho ou rodap e as pginas seguintes tenham cabealhos e rodaps diferenciados das pginas pares e mpares, deve-se. a) Inserir uma Quebra de pgina no final de cada pgina mpar b) clicar no item Cabealho e rodap do menu Janelas e escolher a opo Diferenciar Par/mpar c) clicar no boto Configurar pgina da barra de ferramentas Cabealho e rodap e, em seguida, escolher as opes desejadas na ficha Layout

negrito; c) abre um arquivo em branco; d) salva o arquivo; e) no existe este atalho na configurao padro. 44) Observe a caixa de dilogo abaixo:

A largura, em centmetros, da rea de texto de uma pgina A4 (21cm por 29,7 no modo retrato), configurada de acordo com esta caixa de dilogo, : a) 17,5 cm; b) 17 cm;

c) 13,5 cm; d) 13 cm; e) 10,5 cm. 45) O motivo pelo qual, ao selecionar um texto no Microsoft Word 2000, o tipo de fonte aparea desabilitado ou em branco : ter havido um erro interno do aplicativo; o texto possuir mais do que um nico tipo de fonte; porque o usurio selecionou o texto de forma errada; porque o usurio utilizou o teclado para selecionar o texto; porque sempre que um trecho de texto selecionado, isto ocorre. 46) Suponha que voc esteja escrevendo um texto formatado em duas colunas, usando o Microsoft Word 2000. Seu texto contm uma citao de 10 linhas tirada de um livro de Paulo Coelho. Esta citao aparece quebrada, ficando 5 linhas no p da coluna esquerda e 5 linhas no topo da coluna direita. Dentre as opes listadas abaixo, a maneira correta de manter todas as 10 linhas em uma mesma coluna (na coluna direita da pgina), sem alterar a disposio do restante do texto : inserir uma quebra de coluna antes da citao; inserir uma quebra automtica de texto antes da citao; inserir uma quebra de pgina antes da citao; inserir uma quebra de seo contnua antes da citao; formatar o pargrafo da citao com a opo controle de linhas rfs/vivas. 47) Considere as alternativas para a obteno de um documento impresso com as pginas numeradas, utilizando-se o Microsoft Word 2000. Das opes abaixo, aquela que corresponde a uma alternativa INCORRETA : usando o editor de textos, inserir manualmente no texto a numerao das pginas; inserir o Autotexto pgina no cabealho das pginas; inserir o Autotexto pgina no rodap das pginas; configurar a impressora para inserir a numerao de pgina; inserir o nmero das pginas em qualquer ponto do documento atravs da utilizao de campos numerados. 48) A figura a seguir refere-se insero de um objeto em um documento Microsoft Word. A escolha do tipo de objeto "Microsoft Excel Worksheet", como mostrado na figura, tem o efeito de:

inserir no documento uma planilha Excel como um objeto vinculado, isto , as informaes na planilha so atualizadas se o arquivo de origem for modificado; inserir no documento uma planilha Excel como um objeto incorporado, isto , as informaes no arquivo de destino no so alteradas se o arquivo de origem for modificado; inserir no documento uma planilha Excel em branco, isto , sem contedo algum nas clulas e sem vnculo com qualquer arquivo de dados; inserir no documento um grfico vinculado a uma planilha Excel; inserir no documento um grfico sem vnculo com qualquer arquivo de dados. 49) Observe a seguinte seqncia de digitao de um texto no Microsoft Word 2000: Antes da mudana de linha: Aps a mudana de linha:

Perceba que o Word introduziu um hyperlink no texto digitado. Em relao a esse hyperlink, INCORRETO afirmar que: este hyperlink pode ser removido em qualquer momento da edio do documento; pode-se inibir este comportamento do Word (a introduo do hyperlink) atravs das opes de AutoFormatao; este hyperlink pode ser removido logo aps sua introduo pelo Word, atravs do comando desfazer; este hyperlink pode ser removido reaplicando-se ao texto a formatao normal do fonte;

o clique do mouse sobre o texto far com que se abra uma janela do browser. 50) Uma das opes presentes no menu Arquivo do MS Word 2000 o comando Enviar para, Destinatrio da mensagem (como anexo).... Este comando, se executado, faz com que: o texto selecionado no arquivo sendo editado seja anexado a uma mensagem e enviado por correio eletrnico; seja criada uma nova lista de circulao e o documento enviado para o primeiro destinatrio na lista; o documento seja enviado para o prximo destinatrio na lista de circulao existente; o documento seja enviado como um fax pelo MS Outlook; o arquivo sendo editado seja anexado a uma mensagem e enviado por correio eletrnico. 51) No Microsoft Word 2000, ao tentar fazer uso do comando Arquivo, Abrir..., o usurio encontrou o menu da figura a seguir onde o comando desejado no est presente.

GABARITO
01-B 02-B 03-E 04-B 05-E 06-E 07-E 08-E 09-C 10-C 11-C 12-E 13-C 14-C 15-E 16-E 17-C 18-E 19-C 20-C 21-E 22-E 23-C 24-E 25-C 26-C 27-C 28-C 29-C 30-E 31-E 32-C 33-C 34-C 35-C 36-C 37-E 38-E 39-E 40-D 41-C 42-B 43-D 44-C 45-B 46-A 47-D 48-C 49-D 50-E 51-C 52-D

A respeito da situao descrita, INCORRETO afirmar que: o comando desejado se tornar visvel, se o usurio clicar sobre a dupla seta na parte de baixo do menu; o comando desejado se tornar visvel, se o usurio aguardar um pequeno intervalo de tempo; o comando no foi instalado quando da instalao do MS Office. O usurio precisar do disco de instalao para ter acesso ao comando; o comando desejado no foi mostrado porque a opo de mostrar primeiro os comandos recm-usados est ligada; a opo de mostrar menus completos aps um pequeno intervalo pode ser desligada pelo usurio. 52) - No Microsoft Word 2000 ou Microsoft Word 97 em portugus, a opo do menu Arquivo que possibilita salvar um documento do tipo .DOC como um arquivo HTML (pgina da web) : a) Exportar HTML; b) Transferir arquivo para; c) Salvar; d) Salvar como; e) O MS Word 2000 no cria arquivos HTML.

Excel 2002

PASTA 1.XLS DE O AT 255 PLANILHAS CADA PLANILHA: 256 COLUNAS ( A,B,C,...,IV) 65536 LINHAS CADA CLULA: 32000 CARACTERES

1-BARRA DE TTULOS:
Boto de controle.
Duplo clique no boto de controle fecha o aplicativo. ALT + F4 - fecha o aplicativo. Clique com boto esquerdo no boto de controle ou clique com boto direito na barra de ttulos ou utilizando o atalho de teclado ALT + barra de espao, exibe menu :

Duplo clique na barra de ttulos alterna entre maximizar e restaurar.

2-BARRA DE MENUS:
Menu Arquivo
Novo: cria uma nova pasta de trabalho em branco abre um modelo, ou inicia um assistente. Abrir: abre um arquivo j gravado.

Fechar: fecha apenas a pasta de trabalho ativa e no sai do Excel. Salvar: salva as alteraes em um arquivo que j editado (com o nome, formato e local atual). Salvar como: salva um arquivo pela primeira vez ou gera uma cpia (novo nome e/ou novo local). Salvar com pgina da Web: salva o arquivo em formato HTML (uma pgina da Web), para que ele possa ser exibido em um navegador da Web e define outras opes como o ttulo da pgina da Web e o local no qual o arquivo ser salvo. Salvar rea de trabalho: salva uma lista das pastas de trabalho abertas, seus tamanhos e suas posies na tela em um arquivo da rea de trabalho para que a tela tenha a mesma aparncia da prxima vez que voc abrir o arquivo da rea de trabalho. Visualizao de pgina da Web : permite visualizar, no navegador, o arquivo atual como uma pgina da Web para que voc possa ver sua aparncia antes de public-la. Configurar pgina: define a aparncia das planilhas da pasta de trabalho. -pgina: orientao (retrato - vertical; paisagem - horizontal), dimensionar tamanho do papel; -margens: superior, inferior, esquerda, direita, distncia do cabealho e rodap em relao margem e centralizao na pgina (horizontal e vertical); -cabealho e rodap: permite cria e formatar cabealho e rodap; -layout: define rea de impresso, linhas e colunas de ttulo. rea de impresso: define a rea da planilha que dever ser impressa. Visualizar impresso: mostra qual ser a aparncia de um arquivo quando impresso. Imprimir: determina com o arquivo ser imprimido. Propriedades: so informaes sobre o documento ativo. Sair: fecha todos os documentos abertos e sai do Excel.

Colar especial: cola o contedo da rea de transferncia no arquivo atual com um vnculo com a origem. Colar como hyperlink: insere o contedo da rea de transferncia como um hyperlink no ponto de insero, substituindo qualquer seleo. Preencher: possui os subcomandos para baixo, para a direita, para cima, para a esquerda, entre planilhas, seqncia e justificar. Limpar: oferece as opes - Tudo, Formatos, Contedo e Comentrios. Excluir: exclui o que estiver selecionado. Excluir planilha: exclui a(s) planilha(s) ativa(s). Mover ou copiar planilha: move ou copia a(s) planilha(s) selecionada(s) para outra pasta de trabalho. Localizar: procura por palavras no texto a partir de alguns critrios. Substituir: faz a procura e substitui a palavra ou texto pesquisados. Ir para: move o cursor para uma parte especfica do documento. Vnculos: exibe e modifica as informaes para cada vnculo no arquivo atual, incluindo o nome do arquivo, o item, o tipo e o modo de atualizao do vnculo, automtico ou manual. Esse comando no estar disponvel se o arquivo atual no contiver vnculos. Objeto: ativa o aplicativo em que o objeto selecionado foi criado para que voc possa edit-lo.

Menu Exibir
Normal: alterna para o modo de exibio normal, que o modo de exibio padro para a maioria das tarefas no Microsoft Excel, como inserir, filtrar, representar graficamente e formatar dados. Visualizar quebra de pgina: alterna a planilha ativa para o modo de visualizao de quebra de pgina, que um modo de edio que exibe a planilha como ela ser impressa. No modo de visualizao de quebra de pgina, voc pode mover quebras de pgina arrastando-as para a esquerda, para a direita, para cima ou para baixo. O Microsoft Excel dimensiona automaticamente a planilha para ajustar as colunas e linhas na pgina. Barras de ferramentas: usado para determinar quais as barras de ferramentas que sero exibidas. Tambm permite criar novas barras de ferramentas e aumentar o tamanho dos botes. Barras de frmulas: exibe ou oculta a barra de frmulas. Barras de status: mostra ou oculta a barra de status. Cabealho e rodap: serve para a criao de textos que sero exibidos no topo e na base das pginas

Menu Editar
Desfazer : desfaz uma ao realizada. Repetir/Refazer: repete o ltimo comando ou ao e, quando uma ao foi desfeita, ele refaz a ao. Recortar: move a parte selecionada para a rea de transferncia. Copiar: duplica a parte selecionada na rea de transferncia. Colar: insere o contedo da rea de transferncia no local onde est o cursor.

(abre o comando configurar pgina, que o local onde o cabealho e rodap so criados no Excel). Comentrios: abre a tela de anotaes e exibe as anotaes que foram inseridas no documento. Personalizar modos de exibio: cria diferentes modos de exibio de uma planilha. Um modo de exibio oferece uma maneira fcil de visualizar os dados com diferentes opes de exibio. Voc pode exibir, imprimir e armazenar diferentes modos de exibio sem salv-los como planilhas separadas. Tela Inteira: oculta todos os elementos da janela, exibe apenas a planilha atual. Zoom: controla o tamanho da planilha na tela.

Formatao condicional: aplica formatos a clulas selecionadas que atendem a critrios especficos baseados em valores ou frmulas que voc especificar. Estilo: define ou aplica na seleo uma combinao de formatos, denominada estilo.

Menu Ferramentas
Verificar ortografia: mostra todas as palavras com erro de ortografia ou que no estejam no dicionrio. AutoCorreo: serve para corrigir os erros mais comuns automaticamente. Aps digitarmos a palavra e pressionarmos a barra de espao a palavra ser corrigida automaticamente (ativar Substituir texto ao digitar). Compartilhar pasta de trabalho: alterna para o modo de pasta de trabalho compartilhada, que permite que voc e outros usurios da rede editem e salvem as alteraes na mesma pasta de trabalho. Controlar alteraes: permite exibir, aceitar ou rejeitar as alteraes feitas em um documento durante o processo de reviso. Mesclar pastas de trabalho: mescla as alteraes controladas do documento especificado para o documento ativo. Proteger: protege as planilhas e as pastas de trabalho. Colaborao on-line: inicia uma reunio on-line improvisada enviando um convite aos participantes. Os participantes que voc convida para a reunio devem estar executando o Microsoft NetMeeting em seus computadores. Tambm exibe a barra de ferramentas discusses, na qual voc pode inserir uma nova discusso sobre o arquivo ou realizar outras tarefas de discusso. Atingir meta: ajusta o valor em uma clula especfica at que uma frmula dependente dessa clula alcance um valor de destino. Cenrios: cria e salva cenrios, que so conjuntos de dados que podem ser utilizados para exibir os resultados da anlise hipottica. Auditoria: permite analisar os dados em um planilha. Macro: serve para realizar tarefas repetitivas. Suplementos: especifica os suplementos que ficam disponveis automaticamente quando voc inicia o Microsoft Excel. Personalizar: personaliza botes da barra de ferramentas, comandos de menu e atribuies de tecla de atalho. Opes: modifica as definies do Excel que controlam a aparncia da tela, a impresso, informaes de usurio, edio.

Menu Inserir
Clulas: insere o nmero de clulas, selecionadas. Linhas: insere o nmero de linhas, selecionadas. Colunas: insere o nmero de colunas, selecionadas. Planilha: insere uma nova planilha esquerda da planilha selecionada. Grfico: permite inserir grficos. Quebra de pgina: insere uma quebra de pgina acima de uma clula selecionada. Esse comando alterado para Remover quebra de pgina quando uma clula adjacente a uma quebra de pgina inserida manualmente est selecionada. Funo: exibe uma lista de funes e permite que voc defina valores para os argumentos. Nome: permite criar um nome para uma clula, um intervalo, uma constante ou valor calculado que voc pode usar para fazer referncia clula, ao intervalo ou ao valor. Comentrio: insere uma marca de anotao, que contm as iniciais do revisor e um nmero de referncia, no documento e abre a tela de anotaes para que voc digite o texto da anotao. Figura: permite a criao de grficos, organogramas, wordart, etc. Objeto: permite a criao de equaes, grficos, organogramas, desenhos, etc. Hyperlink: insere ou edita o hyperlink especificado.

Menu Formatar
Clulas:aplica formatos s clulas selecionadas. Linha: possui os subcomandos altura, autoajuste, ocultar e reexibir. Coluna: possui os subcomandos largura, autoajuste da seleo, ocultar, reexibir e largura padro. Planilha: possui os subcomandos renomear, ocultar, reexibir e segundo plano. AutoFormatao: aplica uma combinao de formatos interna, denominada autoformatao, a um intervalo de clulas ou a uma Tabela dinmica.

Menu Dados
Classificar: organiza as informaes em listas ou linhas selecionadas em ordem alfabtica, numrica ou por data. Filtrar: permite selecionar apenas os itens que voc deseja exibir em uma lista. Formulrios: exibe um formulrio de dados em uma caixa de dilogo. Ele permite alterar, adicionar, excluir e localizar registros em uma lista ou banco de dados. Subtotais: calcula valores de total geral e subtotal para as colunas rotuladas selecionadas. O Microsoft Excel insere e rotula automaticamente as linhas de total e organiza a lista em estruturas de tpicos. Validao: define os dados vlidos para clulas individuais ou intervalos de clulas; restringe a entrada de dados a um tipo especfico, como nmeros inteiros, nmeros decimais ou texto e define limites nas entradas vlidas. Tabela: cria uma tabela de dados com base nas frmulas e valores de entrada definidos. As tabelas de dados podem ser usadas para mostrar os resultados da alterao dos valores em suas frmulas. Texto para Colunas: separa o texto em uma clula de uma planilha em colunas, usando o Assistente de converso de texto para colunas. O Assistente de converso de texto para colunas ajuda voc a especificar como deseja dividir o texto em colunas usando um separador ou delimitador, como tabulaes ou vrgulas. Consolidar: resume os dados de uma ou mais reas de origem e os exibe em uma tabela. Organizar estrutura de tpicos : organiza a planilha em itens e subitens. Relatrio da tabela e grfico dinmicos: inicia o Assistente da tabela dinmica, que ir orient-lo contedo durante a criao ou modificao de uma tabela dinmica. Obter dados externos: permite pesquisar e inserir dados de fontes externas. Atualizar dados: atualiza dados externos.

Congelar painis: congela o painel superior, o painel esquerdo ou ambos na planilha ativa. Utilize o boto Congelar painis para manter os ttulos de colunas ou linhas exibidos enquanto voc rola uma planilha. O congelamento de ttulos em uma planilha no afeta a impresso.

3-BARRA DE PADRO:

FERRAMENTAS

Abre um documento que j est gravado em alguma unidade de disco.

Salva as alteraes feitas em um arquivo

Destinatrio da mensagem envia o da planilha atual como o corpo da mensagem de correio eletrnico Imprime o documento ativo, no abre janela para definir opes de imprimir.

Menu Janela
Nova janela: abre uma nova janela com o mesmo contedo da janela ativa. Organizar: exibe todas os pastas de trabalhos abertas em janelas que no sobrepem a tela do Excel. Ocultar: oculta a janela da pasta de trabalho ativa. Uma janela oculta permanece aberta. Reexibir: exibe as janelas ocultas da pasta de trabalho. Dividir: divide a janela ativa em painis ou remove a diviso da janela ativa.

Abre a janela visualizar impresso. Inicia o processo de verificao ortogrfica. Recortar (move o que estiver selecionado para a rea de transferncia). Copiar (duplica o que estiver selecionado na rea de transferncia).

Colar (insere o contedo da rea de transferncia no local onde estiver o cursor). Pincel (copia formatos) - para usar o pincel podemos seguir o seguinte procedimento: (1) selecionar a clula que contm a formatao desejada; (2) clicar no pincel; e, (3) clicar na clula que receber a formatao. Desfaz a ao realizada mais recentemente. Nem todas as aes podem ser desfeitas Permite refazer uma ao desfeita. Insere um hyperlink.

4-BARRA DE FERRAMNETAS
FORMATAO:

Altera o tipo da fonte. Altera o tamanho da fonte. Aplica negrito. Aplica itlico. Aplica sublinhado simples. Colar funo. Classificao crescente. Classificao decrescente. Aplica o alinhamento direita. Assistente de grfico. Mesclar e centralizar. Exibe ou oculta a barra de ferramentas desenho. Modifica o zoom - determina o tamanho da visualizao da planilha na tela - (no altera o tamanho da fonte). Ativa o assistente do office. Aumentar casas decimais. Estilo de moeda. Estilo de porcentagem. Separador de milhares. Aplica o alinhamento esquerda. Aplica o alinhamento centralizado.

Diminuir casas decimais. Diminui o recuo esquerdo. Bordas.

Cor do preenchimento.

Permite modificar a cor da fonte. Para finalizar teclar OK ou ENTER.

BOTO

: Ao clicar neste boto abre-se caixa de dilogo INSERIR FUNO onde podemos escolher uma funo para uma clula celecionado.

Assistente de grfico do Excel:


1 etapa: tipo de grfico.

2 etapa: dados de origem. Ao clicar OK , abre a 2 caixa de dilogo ARGUMENTO DA FUNO onde podemos inserir os parmetros necessrios a execuo da funo.

3 etapa: opes do grfico(formatao).

MENU EDITAR / OPO IR PARA CTRL + Y TECLAR F5

4 etapa: local do grfico. Clique na interseco dos cabealhos: Interseco dos cabealhos

TECLAS DE ATALHO:
CTRL + HOME (SELECIONA A1) CTRL + (SELECIONA LTIMA CLULA DA LINHA) CTRL + (SELECIONA PRIMEIRA CLULA DA LINHA) CTRL + seta acima (SELECIONA PRIMEIRA CLULA DA COLUNA) CTRL + seta abaixo (SELECIONA LTIMA CLULA DA COLUNA) ENTER (SELECIONA CLULA IMEDIATAMENTE ABAIXO) ALT + ENTER ( MUDA DE LINHA NA CLULA )

Pressione e mantenha pressionada a tecla shift , clique na ltima clula do intervalo.

Clique na 1a clula do intervalo , pressione e mantenha pressionada a tecla SHIFT , clique na ltima clula do intervalo.

Seleo de clulas
Digitar um endereo de clula na caixa de nomes e teclar ENTER. Clique no centro da 1a clula do intervalo , mantendo o mouse pressionado , arraste at o centro da ltima clula do intervalo.

=A1+A2^A3*A4 +1000^(1/3)-20/5 Exemplos de funes: =SOMA(A1:A5) +MDIA(A3...A6) @SOMA(A1-A2+c3) =MXIMO(D7;C5:C8;F4) +MNIMO(40;30;60)

INICIAR FRMULAS:

= +

( EM QUALQUER CASO ) ( )

COPIAR E COLAR EM SEQUNCIA:


DUPLO CLIQUE NA PREENCHIMENTO ALA DE

( 1 VALOR FICA NEGATIVO ) ( APENAS PARA FUNES )

Definir intervalos:

( A1; C4; D7 ) ( A1 : D3) ( A1.D3) ( A1..D3) ( A1...D3)


1) 2) 3) 4) % ^ * / + -

significa

A1 e C4 e D7

significa

A1 at D3

CLIQUE E ARRASTE A ALA DE PREENCHIMENTO SELECIONE E MENU EDITAR / OPO PREENCHER CLIQUE E ARRASTE COM O BOTO DIREITO DO MOUSE NA ALA DE PREENCHIMENTO

OPERADORES ARITMTICOS:
(PORCENTAGEM) (POTENCIAO) (MULTIPLICAO) (DIVISO) (ADIO) (SUBTRAO)

RECORTAR ,COPIAR E COLAR


MENU EDITAR BARRA DE FERRAMENTAS

Exemplos de operadores aritmticos:


=100/5^2 + 6 +30*20+10^2 -1000^(1/3)

BOTO DIREITO DO MOUSE TECLAS DE ATALHO: CTRL +X (RECORTAR) CTRL + C (COPIAR) CTRL + V (COLAR)

REFERNCIA RELATIVA:

Aps teclar ENTER, a clula fica com contedo zero e aparece mensagem de erro.

REFERNCIA ABSOLUTA:

Referncia outra pasta: =[PASTA1]PLAN5!D4 + [AUGUSTO]TAXA!B7 Referncia outra planilha : =PLAN2!A4 * SALRIO!C7

OPERADORES DE TEXTO: Referncia mista fixando linha:


=A1&A2&A3&A4 =A1& &A2& &A3 =CONCATENAR(A1;A2;A3;A4) =CONCATENAR(A1; ;A2) Exemplo:

Referncia mista fixando coluna

Aps teclar enter e arrastar pela ala de preenchimento:

REFERNCIA CIRCULAR: OPERADORES DE COMPARAO:


= O intervalo definido na frmula faz referncia prpria frmula: > < >= <= <>

OPERADORES LGICOS:
=E (lgico 1;lgico 2;lgico 3) =OU (lgico 1;lgico 2;lgico 3) =SE (teste lgico; se verdadeiro; se falso)

Exemplo funo SE:

Aps ENTER e copiar a frmula at B6:

Inserir linha, coluna ou planilha

Exemplo de funo E:

Aps ENTER e copiar a frmula at C6:

Digitar:

Clique e arraste a ala de preenchimento: Sem CTRL

Com CTRL

QUESTES ESAF
01) Durante a realizao de uma tarefa, um usurio, utilizando o Excel, criou e preencheu uma tabela com textos, nmeros decimais, valores percentuais e frmulas do prprio Excel. Aps selecion-la, fez uma cpia dessa tabela para a rea de transferncia do Windows, abriu o Word e, seguindo todos os procedimentos necessrios, colou a referida tabela no documento aberto no Word. Considerando que no houve erros de sintaxe ou de procedimento durante a criao da tabela no Excel, correto afirmar que: a) foram perdidos os valores expressos em nmeros decimais. b) os valores das clulas preenchidas por frmulas, quando estavam no Excel, foram mantidos aps a transferncia para o Word, mas as frmulas que geraram os referidos valores no foram transferidas para o Word. c) todo o contedo da tabela foi transformado em um conjunto de pargrafos, com os valores das colunas separados por ponto-e-vrgula e as respectivas linhas separadas por pargrafo. d) foram perdidos os acentos das clulas preenchidas com textos. e) as clulas preenchidas com frmulas no Excel aparecem vazias no Word. As questes de 02 a 04 vo utilizar esta planilha em Microsoft Excel:

02) Deseja-se fazer uma cpia das clulas pontilhadas A6 e B6, respectivamente, para as clulas E14 e F14. Marque a alternativa que define uma frmula de soma que, ao ser copiada da clula B6, continua a manter CORRETA a soma dos valores de impostos dos trs veculos. A)=SOMA(B2:B4) B)=SOMA($B2:$B4) C)=SOMA($B$2:$B$4) D)=SOMA(B$2:B$4) 03) Seja dado que uma carta ser enviada a cada um dos motoristas que possuem multas e tem imposto com valor a partir de R$ 400,00. Esses motoristas encaixam-se em um nvel prioritrio. Dessa forma existem duas condies a serem obedecidas e que podem ser escritas sob a frmula (considerando a linha dois da planilha): E(C2="S"; B2>=400). Essa frmula pode resultar no valor VERDADEIRO ou FALSO e deve ser a condio de uma frmula cuja finalidade exibir o valor prioritrio ou normal quando colocada na linha correspondente de cada veculo. Considerando a linha dois da planilha, selecione a alternativa que possui uma frmula CORRETA para esse fim. A)=E(C2="S"; B2>=400; "prioritrio"; "normal") B)=SE(E(C2="S"; B2>=400); "prioritrio"; "normal") C)=E(C2="S"; B2>=400) D)=SE(E(C2="S"; B2>=400); "normal"; "prioritrio") 04) Descobriu-se que o total de impostos do veculo GMI3389 estava incompleto. Ento o valor de R$ 135,00, na clula B3, foi atualizado para o valor de R$ 600,00. Considere que a coluna D possui as frmulas corretas para a definio do nvel prioritrio ou normal, assim como explica o enunciado da questo anterior. Marque a alternativa correta sobre o que acontecer, automaticamente, planilha aps a atualizao da clula B3. A)O Nvel do veculo passa para prioritrio, e o grfico continuar com o valor R$ 135,00, na barra do GMI3389, at que o usurio o refaa. B)O Nvel do veculo continua em normal at que o usurio refaa a frmula. O grfico ser alterado para o valor R$ 600,00 na barra do GMI3389. C)O Nvel do veculo continuar em normal, e o grfico continuar com o valor R$ 135,00, na barra do GMI3389, at que o usurio refaa ambos. D)O Nvel do veculo passa para prioritrio, e o grfico ser alterado para o valor R$ 600,00 na barra do GMI3389.

A coluna A possui as placa de trs veculos. Na coluna B, est o imposto devido de cada um dos veculos. Na coluna C, est um indicativo da existncia (valor S) ou no (valor N) de multas. A coluna D representa o nvel de ateno a ser dado a cada veculo no tocante ao envio de uma correspondncia de alerta. A linha seis possui o total de impostos dos trs veculos e, ao lado desse total, est o grfico desses impostos.

05) No Excel, com uma planilha inicialmente sem dados, preenche-se o intervalo das clulas E1 at E10. Em seguida, preenche-se a clula F1 com Janeiro e a clula G1 com Fevereiro. Finalmente, seleciona-se a clula F1. Ao dar um clique duplo no pequeno quadrado que se encontra no canto inferior direito da seleo, o resultado da clula F10 ser; a) Janeiro. b) Fevereiro. c) Outubro. d) Julho. e) nulo. 06)

07)Um usurio do Excel preencheu uma planilha, conforme mostra a Situao 1, pressionou a tecla Enter, acessou a opo Atingir meta do menu Ferramentas e preencheu os campos, conforme indicado na Situao 2. Ao pressionar o boto OK, a)a clula A1 foi preenchida com o valor 0 (zero). b) o Excel apresentou uma mensagem de erro, a clula A5 foi preenchida com o valor 0 (zero) e as demais clulas ficaram com seu valor original, conforme indicado na Situao 1. c) o Excel apresentou uma mensagem de erro e a clula A5 foi preenchida com o valor correspondente ao produto 50x25x33x75. d) as clulas de A1 at A5 foram preenchidas com o valor 0 (zero). e) o Excel apresentou uma mensagem de erro e a clula A5 foi preenchida com #####.

a) ao selecionar a clula A6, digitar =SOMA(A1&A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula A6 foi 153. b) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:C6) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 495. c) ao selecionar a clula C6, digitar =SOMA(A1:A5) e, em seguida, teclar Enter, o resultado da clula C6 foi 153. d) ao selecionar as clulas de A1 at A5, pressionar a tecla Ctrl, e mantendo-a pressionada, selecionar as clulas de A5 at C5 e, em seguida, clicar no boto AutoSoma, o resultado da clula A6 foi 300. e) ao selecionar a clula B6, digitar =SOMA(A1:C5) e, em seguida, teclar Enter, o Excel apresentou uma mensagem de erro e o resultado da clula C6 foi 0.

QUESTES NCE
08) Em uma planilha inicialmente vazia do Excel, um usurio preencheu as clulas A1 e A2 com os valores inteiros positivos 10 e 20, respectivamente. Ao selecionar as duas clulas e arrastar o pequeno quadro que surgiu no canto inferior direito da seleo, para a clula A5 ele observar que: a) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 10. b) a clula A5 ser preenchida com o valor igual a 20. c) a clula A4 ser preenchida com o valor igual a 40. d) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 20. e) o intervalo das clulas A1:A5 ser preenchido com o valor igual a 30. 09) Deseja-se fazer uma planilha, em EXCEL, que obtenha cotaes em Reais, de uma licitao internacional, na qual os valores unitrios dos produtos sejam cotados em dlares. Na planilha a seguir, digitou-se dados e frmulas para obteno dos valores em Reais. A clula B1 contm a cotao do dlar (em Reais). A figura mostra, na clula E3, o resultado obtido aps a digitao de uma determinada frmula. A mesma frmula foi copiada para as clulas E4, E5 e E6. Qual essa frmula?

(A) (B) (C) (D) (E)

=D3*B1 =D$3*B$1 =D3*$B1 =$D$3*$B$1 =D3*B$1

II. Quando se define um nome para um intervalo de clulas, este nome ser exibido na Caixa de nomes sempre que o referido intervalo for selecionado. III. Quando se define um nome para um dado intervalo de clulas, este no poder ser excludo. IV. Para inserir uma coluna, deve-se clicar no boto de cabealho da coluna direita de onde se deseja inserir a nova coluna e, em seguida, clicar na opo Coluna do menu Inserir. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV 12) Considere o fragmento de uma planilha Microsoft Excel 2000 mostrado na figura a seguir:

10) Numa planilha EXCEL, deseja-se calcular o nmero de horas utilizadas de um certo servio, a partir do tempo medido em horas e minutos. A regra da tarifao das horas que se considere fraes de 30 minutos, sempre arredondando para cima. Assim, a frmula que calcula o nmero de horas em fraes de 30 minutos, a ser digitada na clula C2, do exemplo abaixo, e que depois ser copiada para as demais linhas ser O resultado da frmula =SOMA(A1:A3;C3:C5;A3:C3) inserida na clula D7 (no mostrada na figura) : (A) 0 (B) 1702 (C) 1715 (D) 1920 (E) 3276 5 3 9 7 13) A opo "Inserir quebra de pgina" no Microsoft Excel 2000 tem o seguinte efeito na impresso da planilha: (A) inserir uma quebra de pgina horizontal, independente da clula selecionada; (B) inserir uma quebra de pgina vertical, independente da clula selecionada; (C) definir a rea da planilha que ser impressa; (D) quebrar uma planilha grande em vrias planilhas menores; (E) inserir uma quebra de pgina horizontal e/ou vertical, dependendo da clula selecionada. (A) =ARRED(A2*60+B2;30)/60 =ARREDMULTB(A2*60+B2;30)/60 (B) =TETO(A2*60+B2;30)/60 (C) =ARREDONDAR.PARA.CIMA(A2*60+B2;30) /60 (D) =TRUNCAR(A2*60+B2;30)/60 11) Analise as seguintes afirmaes relativas ao Excel 2000. I. Para inserir uma frmula em uma determinada clula deve-se inicialmente digitar o sinal # e em seguida digitar a frmula desejada. 14) Observe o seguinte trecho de uma planilha MS Excel 2000:

A frmula contida na clula B5 dada por =SOMA($B2:$B4)/3

Se a frmula acima for copiada da clula B5 (Ctrl+C) para a clula C5 (Ctrl+V) o valor mostrado em C5 ser: a)5,0 b)12,8 c)15,0 d)7,8 e)23,4

QUESTES CESPE

15) Considere as duas figuras a seguir, extradas da mesma planilha do MS Excel 2000:

antes do deslocamento do cursor:

aps o deslocamento do cursor:

Observe a descontinuidade nos endereos das clulas. A segunda figura foi obtida logo aps o deslocamento do cursor para uma clula esquerda. Esta descontinuidade foi obtida atravs da opo de: (A) (B) (C) (D) (E) congelamento de painis; excluso de colunas; ocultar colunas; ocultar linhas; ocultar linhas e colunas.

Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Excel 2002 contendo uma planilha em processo de elaborao, julgue os seguintes itens. 16) Na situao da planilha mostrada, para se incluir automaticamente no grfico de barras ilustrado as informaes referentes ao ms de maro, e suficiente arrastar com o mouse o canto inferior direito da clula C7 at o canto equivalente da clula D7. 17) Na situao da planilha mostrada, ao se clicar os botes e o , o estilo de fonte em uso ser alterado para negrito e itlico tanto no grfico de barras como nas clulas das colunas A, B e C. 18) Ao se clicar com o boto direito do mouse sobre o grfico de barras mostrado, ser disponibilizada uma lista de opes. Uma dessas opes permite transferir o referido grfico de para .

21) Caso se clique o cabealho da linha 1 e, em seguida, o boto , ser aplicado negrito aos contedos das clulas B1 e C1.

A figura acima mostra uma janela do Excel 2002 em que se iniciou a edio de uma planilha. Quanto a essa figura e ao Excel 2002, julgue o item seguinte. 19) Ao se clicar a clula B2 e, em seguida, se clicar , o nmero 1,4536 ser apresentado como 1,454. Caso, em seguida, se clique , o nmero ser apresentado novamente como 1,4536. A figura acima apresenta uma planilha do Excel 2000 contendo dados referentes ao desempenho de algumas aplicaes financeiras no ms de abril de 2005 e o acumulado no ano de 2005 at abril desse ano. Considerando essa figura, julgue os itens a seguir, acerca do Excel 2000. 22) Considere que um investidor aplicou R$ 1.000,00 na Bovespa-SP no incio de 2005. Para saber o valor dessa aplicao ao final de abril de 2005 e colocar o resultado na clula D4, suficiente realizar o seguinte procedimento: digitar =(1000+1000*C4/100) e, a seguir, teclar ENTER. 23) Na situao da figura mostrada, correto afirmar que foi utilizada opo do menu para a elaborao da planilha. A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, com uma planilha em processo de edio, contendo uma lista com os salrios de trs empregados de uma empresa. Com base nessa figura e nos recursos do Excel 2002, julgue os itens a seguir. 20) Para se calcular a soma dos salrios dos trs empregados da empresa e pr o resultado na clula C5, suficiente realizar a seguinte seqncia de aes com o mouse: posicionar o ponteiro no centro da clula C2; pressionar e manter pressionado o boto esquerdo; posicionar o ponteiro sobre o centro da clula C4; liberar o boto esquerdo; clicar

GABARITO
1-B 7-A 13-E 19-C 2-C 8-C 14-D 20-C 3-B 9-E 15-A 21-C 4-D 10-B 16-C 22-E 5-C 11-E 17-E 23-E 6-D 12-D 18-C

REDE DE COMPUTADORES:
TOPOLOGIA DE REDES:
BARRAMENTO
Consiste em um caminho simples de dados que conecta ele mesmo todos os dispositivos na rede , de modo que somente um dispositivo por vez pode usar o barramento . Hub O hub um dispositivo que tem a funo de interligar os computadores de uma rede local. Sua forma de trabalho a mais simples se comparado ao switch e ao roteador: o hub recebe dados vindos de um computador e os transmite s outras mquinas. No momento em que isso ocorre, nenhum outro computador consegue enviar sinal. Sua liberao acontece aps o sinal anterior ter sido completamente distribudo. Em um hub possvel ter vrias portas, ou seja, entradas para conectar o cabo de rede de cada computador. Geralmente, h aparelhos com 8, 16, 24 e 32 portas.

TOPOLOGIA ANEL
A topologia em anel aquela em que cada dispositivo transmite somente para seu vizinho posterior (downstream) e re-cebe somente de seu vizinho anterior ( upstream).

Switch O switch um aparelho muito semelhante ao hub, mas tem uma grande diferena: os dados vindos do computador de origem somente so repassados ao computador de destino. Isso porque os switchs criam uma espcie de canal de comunicao exclusiva entre a origem e o destino.

Topologia Estrela

Roteadores O roteador (ou router) um equipamento utilizado em redes de maior porte. Ele mais "inteligente" que o switch, pois alm de poder fazer a mesma funo deste, tambm tem a capacidade de escolher a melhor rota que um determinado pacote de dados deve seguir para chegar em seu destino. Os roteadores so

capazes de interligar vrias redes e geralmente trabalham em conjunto com hubs e switchs. Ainda, podem ser dotados de recursos extras, como firewall, por exemplo.

Ethernet 846.3 em cabo coaxial fino. O 10 especifica uma largura de banda de 10 Mbps, o Base especifica que para transmisso em banda bsica e o 2 indica o comprimento mximo de segmento, que, para esse tipo de cabo, 200 m ( o limite real 185. 10 Base 5: Ethernet 802.3 em cabo coaxial grosso. O 10 especifica uma largura de banda de 10 Mbps, o Base especifica que para transmisso em banda bsica e o 5 indica o comprimento mximo de segmento, que, para esse tipo de cabo, 500 m. 10 Base T : Ethernet 802.3 em cabo de par traado. O 10 especifica uma largura de banda de 10 Mbps, o base especifica que uma transmisso em banda bsica e o T indica que o meio par traado.

TOPOLOGIA MALHA
Para conectar todos os dispositivos entre si, voc precisa de n(n-1)/2 conexes. A vantagem que nenhum dado deve passar por vrios dispositivos na rede.

MODO DE OPERAO DA ETHERNET


Os dois modos principais de operao para Ethernet so chamados de: full duplex : Pode transmitir e receber ao mesmo tempo, dobrando efetivamente a taxa de transmisso. half duplex : Suporta o trfego nas duas direes, mas somente em uma direo por vez.

TECNOLOGIA ETHERNET
A Ethernet evidentemente a tecnologia mais utilizada atualmente e em um futuro prximo. Sua popularidade tem mais relao com o custo de fabricao por porta do que com quaisquer vantagens prticas. Bob Metcalf criou a Ethernet em 1976, no famoso centro de pesquisa de Paulo Auto ( PARC ) da Xerox.

TECNOLOGIA DE TOKEN RING


Em uma arquitetura Token Ring, os dados fluem apenas em uma direo. Se uma estao quer enviar um quadro para seu vizinho anterior, ela deve envi lo ao seu vizinho posterior, o qual, por sua vez, o envia para seu vizinho posterior, e dessa forma at que tenha sido dada uma volta completa no anel e o quadro tenha chegado finalmente ao destino.

VERSES DE ETHERNET
Alm dos quatros tipos de quadros, tambm existem vrios verses de diferentes de Ethernet. Estas so geralmente chamadas de: Ethernet: 10Mbps Fast Ethernet : 100Mbps Ethernet Gigabit : 1000Mbps. 10 Base 2 :

INTERFACE DE DADOS DISTRIBUDOS POR FIBRA ( FDDI )


A FDDI ( Fiber Distributed Data Interface ) utiliza um mtodo de acesso ao anel baseado em tokens. FDDI usa anis duplos com direes opostas.

O anel secundrio s usado se o principal falhar. Os anis opera em uma taxa de 100 Mbps, mas podem interligar at 500 estaes no modo dual em uma rede de 100 Km

LOCAL AREA NETWORK


Uma rede local ( LAN Local Area Network ) um grupo de computadores e dispositivos associados que compartilham uma mesma linha de comunicao e normalmente os recursos de um nico processador ou servidor em uma pequena rea geogrfica ( por exemplo, em um edifcio de escritrios). Normalmente, o servidor possui aplicaes e armazenamento de dados compartilhados por vrios usurios em diferentes computadores.Uma rede local pode atender no mnimo a dois ou trs usurio ( por exemplo, em uma rede domiciliar ) ou milhares de usurios ( por exemplo, em uma rede FDDI ).

garantias de segurana, para conectar uma parte de sua intranet a outra. Tipicamente, as empresas maiores permitem que os usurios dentro de sua intranet acessem a internet pblica atravs de servidores que tm a capacidade de visualizar na tela mensagens em ambas as direes, de modo que a segurana da empresa seja mantida. Quando parte de uma intranet tornada acessvel a clientes, scios, fornecedores ou outros de fora da empresa, esta parte torna se parte de uma EXTRANET.

TECNOLOGIAS DE REDES GEOGRAFICAMENTE DISTRIBUDAS


A maioria das tecnologias de rede geograficamente distribuda ( WAN Wide Area Network ) difere significativamente de suas contrapartes LAN de diversa formas: So projetadas pensando nas portadoras que frequentemente precisam conectar milhares de clientes por isso, so extremamente expansveis. A camada fsica tem usualmente uma distncia mxima entre 3 e 60 quilmetros. So especificadas em diversas velocidades, que vo de 56 Kbps ou menos at 10 Gbps. Frequentemente usam multiplexao para transportar vrios circuitos lgicos sobre um nico circuito fsico. VPN Rede Virtual Privada Une intranets e extranets. Utiliza protocolo de tunelamento e procedimento de segurana. PPTP(protocolo de tunelamento ponto-aponto). Utiliza criptografia de dados e dos endereos de origem e recebimento. Utiliza a infra estrutura da rede pblica.

INTRANET
Uma intranet uma rede privada que est contida dentro de uma empresa pode consistir em muitas redes locais interligadas e tambm utilizar linhas alugadas na rede remota. Tipicamente, uma intranet inclui conexes atravs de um ou mais computador internet externa. O principal propsito de uma intranet compartilhar informaes e recursos computacionais da empresa entre os funcionrios. Uma tambm pode ser utilizada para facilitar o trabalho em grupo e para teleconferncias. Uma intranet utiliza TCP / IP, HTTP e outros protocolos da internet, e, de maneira geral, se parece com uma verso privada da internet. Com tunelagem, as empresas podem enviar mensagens privadas por intermdio da rede pblica, utilizando a rede pblica, com garantias especiais de codificao / decodificao criptogrfica e outras

REDES SEM FIO


Wireless tambm como Wi-Fi (Wireless Fidelity), provm do ingls: Wire (fio,cabo); Less (sem); ou seja: sem fios. Rede sem fio ou wireless, como conhecida mundialmente, caracterizaqualquer tipo de conexo

para transmisso de informao sem a utilizao de fiosou cabos. Assim como Bluetooth e Raios Infravermelhos que permite a ligao entredispositivos de comunicao de curto alcance tambm so assim considerados por serem tecnologias que no utilizam fios ou cabos para conexo entre osdispositivos. TECNOLOGIA velocidade

Servio de telefonia mvel De 9,6 a 14,4 Kbps ( GSM ) Servios de dados de alta velocidade comutados porAt 56 Kbps circuitos ( HSCSD ) General Parcket Service- GPRS Radio De 56 a 114 Kbps

localizados, como em controles remotos de televiso e as portas de infravermelho na maioria dos computadores laptops. Isso porque o infravermelho direcional ( h necessidade de ser apontado para o aparelho de uma posio prxima a ele ) e no consegue atravessar objetos slidos, por exemplo, as paredes. Tais caractersticas tornam a tecnologia de infravermelho mais segura do que as de as de rdio e de microondas. O padro IEEE 802.11 b tambm inclui uma especificao com o infravermelho, mas limitado a uma distncia de 10 m e no pode atravessar paredes.

REDES WIRELESS
IEEE 802.11a 2,4 GHz 54 Mbps 64 usurios IEEE 802.11b 5,0 GHz 11 Mbps 32 usurios IEEE 802.11g 2,4 GHz 54 Mbps 64 usurios

Enhanced Data GSM 384 kbps Environment ( EDGE)

TELEFONIA CELULAR
Universal Mobile Telecomunications At 2 Mbps Service ( UMTH ) O que WLAN WLAN uma nova tecnologia de redes de computadores, com as mesmas funcionalidades das redes de computadores com fio. Por meio do uso de rdio ou infravermelho que as WLANs estabelecem a comunicao entre os computadores e dispositivos da rede, ou seja, no usam fios ou cabos. Os dados so transmitidos atravs de ondas eletromagnticas e vrias conexes podem existir em um mesmo ambiente sem que uma interfira na outra, permitindo, por exemplo, a existncia de vrias redes dentro de um prdio. Para isso, basta que as redes operem em freqncias diferentes. Atravs de algumas ferramentas, possvel at mesmo interconectar estas redes. WAP ( Wireless Aplication Protocol ). Protocolo para Aplicaes Sem Fio. Para navegar na Internet preciso que os aparelhos celulares possuam um microbrowser embutido. WML ( Wireless Markup Language ). Wapsites criados na linguagem WML so baseados quase que totalmente em texto, com pouqussimas imagens.

1G(1 gerao de celular)


De 1970 at final de 1980 usavam sinais de voz analgico.

2G(2 gerao de celular)


Incio da dcada de 1990.Exemplos incluem CDMA Code Division Multiple Access. TDMA Time Division multiple Access. GSM Global System for mobile comunication.

ONDAS INFRAVEMELHAS
As ondas infravermelhas existem entre o espectro visvel ( isto , o arco ris ) e o das microondas. A tecnologia de infravermelho usada normalmente em ambientes bem

3G(3 gerao de celular)


3G : Multimdia aperfeioada ( voz, dados, vdeo e controle remoto, telefone celular, paging, fax, videoconferncia e navegao na Web ). Banda larga e alta velocidade ( acima de 2 Mbps ). Flexibilidade de roteamento ( repetidoras, satlite, LAN). Operao em frequncia de transmisso e recepo de aproximadamente 2GHz. Capacidade de roaming em toda Europa, Japo e Amrica do Norte.

Essa tecnologia atua em um raio de 10m, podendo chegar a 100m, com uma velocidade maior que o infravermelho, utilizando uma rdio frequncia de 2,4 GHz. Em condies ideais tem a velocidade mxima de transmisso de 1 Mbps. Com bluetooth, o sinal se propaga em todas as direes, no necessitando de alinhamento e tornando a locomoo mais fcil. Os padres de velocidade so: Assncrono, a uma taxa mxima de 723,2 kbit/s (unidirecional). Bidirecional sncrono, com taxa de 64 kbit/s, que suporta trfego de voz entre os dois dispositivos.

4G(4 gerao de celular)


A principal diferena de comunicaes 4G e 3G a velocidade. Taxas 3G alcanam velocidades de 2Mbps, e as 4G de 20 40Mbps.

BLUETOOTH
A tecnologia Bluetooth basicamente, um padro para comunicao sem-fio, de baixo custo e de curto alcance. Atravs dele, possvel conectar facilmente vrios tipos de dispositivos de comunicao, tais como PCs aparelho, notebooks, palmtops, handhelds, impressoras, scanners, enfim, qualquer que possua um chip Bluetooth. De certa forma, possvel deixar at os eletro-domsticos de uma casa interligados. Os dispositivos Bluetooth trabalham numa freqncia na faixa ISM (Industrial Scientific Medical), em 2,45 GHz. A comunicao entre os dispositivos Bluetooth feita atravs de um canal FH-CDMA (Frequency Hopping - Code-Division Multiple Access). - uma soluo vivel e de baixo custo para redes de curto alcance; - cada vez maior a quantidade de dispositivos com chips bluetooth; - O Bluetooth suporta comunicao tanto por voz quanto por dados; - A tecnologia pode ser facilmente integrada aos protocolos de comunicao, como o TCP/IP, por exemplo.

INTERNET
MODEM
Acesso discado: Placa fax/modem 56Kbps. Rede dial up. Banda curta de freqncia. Ou telefone ou internet.

Acesso de maior porte, ou seja, uma empresa que possui um ou mais servidores (Server - um computador conectado permanentemente rede) e que proporciona o acesso dos usurios rede e armazena as informaes e os programas que formam a Internet. A conexo atravs da linha telefnica, ondas de rdio, TV a cabo, satlite, rede de energia eltrica, etc.
Browsers

MODEM
Acesso dedicado: ADSL linha de assinatura digital assimtrica. Telefone e internet. Taxa mxima de 8,44Mbps para download. Servio vendido taxa de 150Kbps, 300Kbps, 600Kbps, 1Mbps, 2Mbps......

Para acessar a WWW preciso um software (programa) que possa mostrar na tela todas as paginas da Web. Os dois mais utilizados so o Internet Explorer e o Mozilla.
URL

ELEMENTOS NECESSRIOS PARA ACESSO INTENET


1 Computador: 1.1 Modem 1.2 Browser ( navegador ) 2 Provedor. 3 Meio de Transmisso de dados: 3.1 Linha telefnica. 3.2 Ondas de Rdio. 3.3 Satlite. 3.4 Rede Eltrica.

Para se localizar um recurso na WWW, deve-se conhecer o seu endereo. Este endereo, que nico, sua URL (Uniform Resource Locator). Atravs dela torna-se possvel acessar sites, arquivos. Exemplos:
http://image.ig.com.br/homeg3/lgbr.gif http://www.ig.com:br/paginas/cultura/ ftp://ftp.unb.br/index.html News:nome_news.group

PROTOCOLO
Conjunto de regras e convenes para envio de informaes em uma rede. Essas regras regem o contedo, o formato, a durao, a seqncia e o controle de erro de mensagens trocadas nos dispositivos de rede.

O que a Internet?
A Internet uma grande federao de redes de computadores, ligadas entre si e que falam a mesma lngua, um protocolo de comunicao de dados chamado TCP/IP.

PROTOCOLO DE CONTROLE DE TRANSMISSO / PROTOCOLO INTERNET (TCP / IP)


Conjunto de protocolos de rede amplamente usado na Internet que estabelece comunicaes atravs de redes interconectadas de computadores com vrias arquiteturas de hardware e diversos sistemas operacionais. O TCP/IP inclui padres para o modo como os computadores se comunicam e convenes para conectar redes e fazer o roteamento do trfego.

Provedores de Acesso
So instituies que se conectam Internet via um ou mais acessos dedicados e disponibilizam acesso a terceiros a partir de suas instalaes; esses acessos dedicados normalmente so a um Provedor de Backbone, ou mesmo a outro Provedor de

O MODELO TCP/IP

CAMADA DA INTERNET
Essa camada fornece um fluxo de informaes sem segurana de uma rede para outra. Do ponto de vista do OSI , essa camada definida como uma camada de rede. A camada da internet (ou rede ) responsvel pelo roteamento entre diferentes redes IP. O protocolo suportado nessa camada o IP. O termo usado para descrever as informaes processadas nela pacote.

CAMADA DE ACESSO REDE


A camada de acesso rede envolve o anexo fsico a uma rede, que tradicionalmente exige uma interface de hardware da rede para os mecanismos internos de um computador. Essa camada inclui tanto a camada fsica quanto a de link de dados do modelo OSI. O componente de acesso rede define a topologia e arquitetura da rede. Alguns exemplos incluem Ethernet, FDDI, e Token Ring. O termo usado para descrever as informaes nessa camada quadro. Um pequeno programa de driver, fornecido pelos fabricantes de interfaces de rede, tambm necessrio para conectar o hardware ao sistema operacional.

Obs:Exceto pela camada de acesso rede, os outros trs componentes se baseiam em software, incorporados nos sistemas operacionais.

CAMADA DE PROCESSOS APLICAES


Essa camada fornece aplicaes de usurios e interfaces com a camada para host. Servios e protocolos adicionais so tambm encontrados nessa camada. A camada de processos mapeia para as camadas de apresentao e aplicaes, que so definidas dentro do modelo OSI. As aplicaes nessa camada incluem Telnet, FTP, e muitas outras.

TCP
Protocolo de controle de transmisso. Divide a informao em pacotes. Verifica erro de transmisso. Garante o envio da informao. TCP aguarda mensagem de recebimento de cada pacote para disponibilizar o prximo pacote para o protocolo da camada de aplicao.

CAMADA HOST PARA HOST


a camada responsvel por garantir que os dados sejam confiveis e que cada servio de um nvel mais alto obtenha as informaes corretas da entidade emissora. O protocolo suportado nessa camada o TCP. Ela mapeia para a camada de transporte OSI. O termo usado para descrever informaes ( unidades de dados ) na camada host para host segmento.

PROTOCOLO DE DATAGRAMA DE USURIO (UDP)


Complemento do TCP que oferece um servio de datagrama sem conexo que no garante nem a entrega nem a seqncia correta de pacotes entregues (muito semelhante ao IP). um protocolo de comunicao que oferece uma quantidade limitada de servio quando as mensagens so trocadas ente computadores em uma rede que usa Internet Protocol ( IP ). UDP uma alternativa para o Transmission Control Protocol ( TCP ) e, com o IP, s vezes referido como UDP / IP.

Assim como o TCP, o UDP usa o Internet Protocol para realmente levar uma unidade de dados ( chamada de datagrama ( datagram ) ) de um computador para outro. Diferentimente do TCP, o UDP no fornece o servio de dividir uma mensagem em pacotes ( datagramas ) e remont la na outra extremidade.

a seguir mostra um exemplo dessa relao. importante frisar, no entanto, que o conceito de mscara de sub-rede mais complexo (aqui mostrado apenas a utilizao mais comum), de forma que os nmeros que a envolvem podem ser diferentes de 255 e de 0, j que a quantidade de classes maior. Classe Endereo IP Identificador Identificador Mscara de da rede do computador sub-rede 10.2.68.12 10 2.68.12 255.0.0.0 172.31.101.25 172.31 101.25 255.255.0.0 192.168.0.10 192.168.0 10 255.255.255.0

ENDEREO IP
O endereo IP (ou somente IP) uma seqncia de nmeros composta de 32 bits. Esse valor consiste num conjunto de quatro grupos de 8 byts. Cada conjunto separado por um ponto e recebe o nome de octeto ou simplesmente byte, j que um byte formado por 8 bits. O nmero 172.31.110.10 um exemplo. Repare que cada octeto formado por, no mximo 3 caracteres, sendo que cada um pode ir de 0 a 255. Como os endereos IP usados em redes locais so semelhantes aos IPs da internet, usa-se um padro conhecido como IANA (Internet Assigned Numbers Authority) para a distribuio de endereos nestas redes. Assim, determinadas faixas de IP so usadas para redes locais, enquanto que outras so usadas na internet. Como uma rede local em um prdio no se comunica a uma rede local em outro lugar (a no ser que ambas sejam interconectadas) no h problemas de um mesmo endereo IP ser utilizado nas duas redes. J na internet, isso no pode acontecer. Nela, cada computador precisa de um IP exclusivo. O padro IANA divide a utilizao de IPs para redes locais em, basicamente, 3 classes. Esse diviso foi feita de forma a evitar ao mximo o desperdcio de IPs que podem ser utilizados em uma rede: Classe A: 10.0.0.0 a 10.255.255.255 - Permite at 16 milhes de computadores em cada rede (mximo de 1 rede); Classe B: 172.16.0.0 a 172.31.255.255 - Permite at 65.534 computadores em uma rede (mximo de 21 redes); Classe C: 192.168.0.0 a 192.168.255.255 - Permite at 256 computadores em uma rede (mximo de 255 redes).

A B C

IP esttico (ou fixo) um nmero IP dado permanentemente a um computador, ou seja, seu IP no muda, exceto se tal ao for feita manualmente. Como exemplo, h casos de assinaturas de acesso internet via ADSL, onde alguns provedores atribuem um IP esttico aos seus assinantes. Assim, sempre que um cliente se conectar, usar o mesmo IP. Essa prtica cada vez mais rara entre os provedores de acesso, por uma srie de fatores, que inclui problemas de segurana. IP dinmico, por sua vez, um nmero que dado a um computador quando este se conecta rede, mas que muda toda vez que h conexo. Por exemplo, suponha que voc conectou seu computador internet hoje. Quando voc conect-lo amanh, lhe ser dado outro IP. O mtodo mais usado para a distribuio de IPs dinmicos a protocolo DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol).

O QUE DHCP
DHCP a sigla para Dynamic Host Configuration Protocol. Trata-se de um protocolo utilizado em redes de computadores que permite a estes obterem um endereo IP automaticamente. Caso tenha que administrar uma rede pequena - por exemplo, com 5 computadores - voc no ter muito trabalho para atribuir um nmero IP a cada mquina. E se sua rede possuir 300 computadores? Ou mil? Certamente, o trabalho vai ser imenso e, neste caso, mais fcil cometer o erro de dar o mesmo nmero IP a duas mquinas diferentes, fazendo com que estas entrem em conflito e no consigam utilizar a rede. O protocolo DHCP uma eficiente soluo para esse problema, j que, por meio dele, um servidor distribui endereos IP na medida em que as mquinas solicitam conexo rede. Quando um computador desconecta, seu IP fica livre para uso de outra mquina. Para isso, o servidor geralmente

MSCARA DE SUB-REDE
Para identificar a classe IP que est sendo utilizada em uma rede, usa-se um conceito conhecido como mscara de sub-rede. Se, por exemplo, um byte usado para identificao da rede, tal byte na mscara de sub-rede ser 255. Mas, se um byte usado para identificao de um computador e no de uma rede, seu valor na mscara de sub-rede 0 (zero). A tabela

configurado para fazer uma checagem da rede em intervalos pr-definidos. importante frisar que, alm do endereo IP, tambm necessrio atribuir outros parmetros a cada computador (host) que passa a fazer parte da rede. Com o DHCP isso tambm possvel. Pode-se passar mquina-cliente mscara de rede, endereos de servidores DNS (Domain Name Server), nome que o computador dever assumir na rede (por exemplo, infowester, infowester1 e assim por diante), rotas, etc. Um exemplo importante sobre o uso de DHCP o caso dos provedores de internet. Na maioria dos casos, a mquina do usurio recebe um endereo IP diferente para cada conexo internet. Isso possvel graas combinao do DHCP com outros protocolos, o PPP (Point to Point Protocol), por exemplo.

alcanvel. A configurao de um gateway padro cria uma rota padro na tabela de roteamento IP.

SERVIOS DE DNS
Os servios de DNS da internet so um conjunto de bancos de dados espalhados em servidores de todo o mundo. Esses bancos de dados tm a funo de indicar qual IP est associado a um nome de um site. Quando voc digita um endereo em seu navegador, por exemplo, www.infowester.com, seu computador solicita aos servidores de DNS de seu provedor de internet que encontre o endereo IP associado a www.infowester.com. Se os servidores no tiverem essa informao, ele se comunica com outros que possam ter. Para facilitar esse processo, os nomes dos sites so divididos hierarquicamente, como mostra a imagem abaixo:

PROTOCOLO DE ENCAPSULAMENTO PONTO A PONTO (PPTP)


Tecnologia de rede que d suporte a redes virtuais privadas (VPNs) multiprotocolo, permitindo que usurios remotos tenham acesso a redes corporativas com segurana, pela Internet ou por outras redes, ao discar para um provedor de servios de Internet (ISP) ou estabelecer conexo diretamente com a Internet. O protocolo de encapsulamento ponto a ponto (PPTP) encapsula trfego IP, IPX ou NetBEUI dentro de pacotes IP. Isso significa que os usurios podem executar remotamente aplicativos que dependam de protocolos de rede privada.

GATEWAY
Dispositivo conectado a vrias redes TCP/IP fsicas capaz de efetuar roteamento ou remessa de pacotes IP entre elas. Um gateway faz converses entre protocolos de transporte ou formatos de dados diferentes (por exemplo, IPX e IP) e geralmente adicionado a uma rede principalmente por sua capacidade de converso. No contexto de interoperao com redes Novell NetWare, um gateway atua como uma ponte entre o protocolo de bloco de mensagens do servidor (SMB), usado pelas redes do Windows, e o protocolo de ncleo NetWare (NCP), usado pelas redes NetWare. Tambm chamado de roteador IP.

Note que dentro de cada domnio (.com, .net, .gov) existem outras subdivises. Por exemplo, dentro de .com h .com.br, .com.fr, .com.ar, etc.Com essas divises, possvel atribuir cada uma das terminaes a uma entidade que as gerencie. Assim, para voc registrar um domnio .br, necessrio fazer a solicitao ao Comit Gestor da Internet no Brasil, rgo que controla essa terminao. Para registrar um domnio que termine com .fr necessrio procurar a entidade que controle esse tipo.O servidor raiz - que pode ser entendido como o servidor principal no controle do DNS

PROTOCOLOS DA CAMADA DE APLICAO:


protocolo de transferncia hipertexto de

GATEWAY PADRO
Item de configurao do protocolo TCP/IP que o endereo IP de um roteador IP diretamente

(HTTP) O protocolo utilizado para transferir informaes na World Wide Web. Um endereo HTTP (um tipo de

localizador de recursos uniforme [URL]) tem a forma: http://www.microsoft.com.

Participante do conjunto de protocolos TCP/IP que governa a troca de email entre agentes de transferncia de mensagens.

Secure Hipertext Transfer Protocol


(HTTPS) Utiliza protocolo de segurana SSL ou TLS que utiliza criptografia para transmisso de dados e assinatura digital.

Post Office protocol 3


(POP3) POP3lida com o recebimento de e-mails. um protocolo cliente / servidor no qual o e-mail recebido e guardado para voc no servidor.

segurana da transporte

camada

de Protocolo de Acesso a Mensagem na Internet


(IMAP) Com o IMAP voc v a mensagem no servidor como se estivesse no seu computador. Uma mensagem apagada localmente ainda fica no provedor. O e-mail pode ser mantido e lido no servidor.

(TLS) Protocolo padro usado para fornecer comunicaes seguras pela Web na Internet ou em intranets. Permite que clientes autentiquem servidores ou, opcionalmente, que servidores autentiquem clientes. Alm disso, fornece um canal seguro ao criptografar as comunicaes. A TLS a verso mais recente e segura do protocolo SSL.

camada de soquetes de segurana


(SSL) Padro aberto proposto para o estabelecimento de um canal de comunicaes seguro para impedir a interceptao de informaes crticas, como nmeros de carto de crdito. Basicamente, permite transaes eletrnicas financeiras seguras na World Wide Web, embora tenha sido desenvolvido para funcionar tambm em outros servios da Internet.

Telnet
Protocolo de emulao de terminal muito utilizado na Internet para logon em computadores de rede. Telnet tambm indica o aplicativo que usa o protocolo Telnet para os usurios que fazem logon de locais remotos.

OUTROS:
ARP (Protocolo de resoluo de endereos). RARP (Protocolo de resoluo inversa de endereos). DNS (Servio de nome de domnio). FINGER (Procura o usurio local /remoto). ICMP (Protocolo de mensagens de controle da internet). LPD (Daemon de impressora de linha). NFS (Sistema de arquivo de rede). NIS (Servios de informaes de rede). NTP (Protocolo de hora da rede). RDISC (Protocolo de descoberta de roteador). REXEC (Servio de execuo remota). RIP (Protocolo de informaes de roteamento). RLOGIN (Servio de login remoto). RPC (Chamada de procedimento remoto). RSH (Servio de shell remoto). RWHO (Monitoramento remoto de usurios). RWALL (Transmisso de mensagem remota). RADIO (Transmissor / receptor de rdio). SSH (Servios shell seguros). TALK (Fala com o usurio remoto / local). TFTP (Protocolo de transferncia de arquivo trivial).

protocolo de arquivo

transferncia

de

(FTP) Membro do conjunto de protocolos TCP/IP, usado para copiar arquivos entre dois computadores na Internet. Os dois computadores devem dar suporte s suas respectivas funes FTP: um deles deve ser um cliente FTP e o outro deve ser um servidor FTP.

protocolo de gerenciamento de rede simples (SNMP)


Protocolo de rede usado para gerenciar redes TCP/IP. No Windows, o servio SNMP utilizado para fornecer informaes de status sobre um host em uma rede TCP/IP.

protocolo de transferncia correio simples (SMTP)

de

WHOIS (Servio de procura remota).

ASSUNTOS E POLTICAS DE SEGURANA


Autorizao: necessrio planejar nveis de segurana e modific los medida que for necessrio. A maioria das polticas de segurana envolve diversos indivduos com diferentes nveis de autorizao, para que nenhuma pessoa tenha as chaves do reino inteiro. Responsabilidade: A capacidade de se fazer uma auditoria nos eventos e nas atividades. Se ocorrer uma atividade suspeita, quem deve ser contatado, em qual espao de tempo, e assim por diante. Disponibilidade de dados: Os usurios precisam saber que tero acesso s informaes quando precisarem. Integridade de dados: preciso haver algum esquema de medio para garantir que os dados no foram modificados durante a transmisso entre sistemas que comunicam. Confiabilidade dos dados: Os usurios que solicitam informaes apenas para eles prprios, ou para um grupo de usurios autorizados, devem estar confiantes de que as informaes so inacessveis para os indivduos no autorizados. Privacidade: Em alguns sistemas, importante que a identidade do usurio permanea annima.

VoIP (protocolo de voz atravs da Internet)


Mtodo para transmisso de voz atravs de uma LAN, de uma WAN ou da Internet usando pacotes TCP/IP muito comum o VoIP ser confundido com Telefonia IP. Ambos so diferentes: a Telefonia IP uma espcie de "verso evoluda" do VoIP. Na verdade, para um servio ser caracterizado como Telefonia IP, necessrio que este tenha, no mnimo, funcionalidades e qualidade equivalentes telefonia convencional. A tecnologia VoIP, basicamente, converte sinal de voz (analgico) para o formato digital, utlizando tanto a infra-estrutura de dados, quanto a infra-estrutura analgica. A Telefonia IP, por sua vez, tambm faz uso de aparelhos telefnicos especficos e utiliza de maneira efetiva as redes computacionais (como a internet). Tais dispositivos, geralmente, so sofisticados o suficiente para a transmisso de voz em tempo real e com qualidade que muitas vezes supera a telefonia convencional. O fato mais interessante que a Telefonia IP consegue essa eficincia sem necessitar de centrais telefnicas e ainda pode apresentar integrao com outros servios de dados, como vdeo e e-mail.

SEGURANA
Referem proteo dos dados e preveno de acessos indesejveis. A segurana em uma rede envolve segurana fsica e segurana de software.

DoS
De acordo com a definio do CERT (Computer Emergency Response Team), os ataques DoS (Denial of Service), tambm denominados Ataques de Negao de Servios, consistem em tentativas de impedir usurios legtimos de utilizarem um determinado servio de um computador. Para isso, so usadas tcnicas que podem: sobrecarregar uma rede a tal ponto em que os verdadeiros usurios dela no consigam us-la; derrubar uma conexo entre dois ou mais computadores; fazer tantas requisies a um site at que este no consiga mais ser acessado; negar acesso a um sistema ou a determinados usurios.

AMEAAS:
Para obter acesso a uma rede, hacker, geralmente, realiza uma varredura de portas ( port scan ) a fim de determinar quais esto abertas. De acordo com alguns peritos em segurana a maior causa de furto de dados e vandalismo eletrnico so os prprios funcionrios.

DDoS
O DDoS, sigla para Distributed Denial of Service, um ataque DoS ampliado, ou seja, que utiliza at milhares de computadores para atacar uma determinada mquina. Esse um dos tipos mais

eficazes de ataques e j prejudicou sites conhecidos, tais como os da CNN, Amazon, Yahoo, Microsoft e eBay. Para atingir a massa, isto , a enorme quantidade de computadores conectados internet, vrus foram e so criados com a inteno de disseminar pequenos programas para ataques DoS. Assim, quando um vrus com tal poder contamina um computador, este fica disponvel para fazer parte de um ataque DoS e o usurio dificilmente fica sabendo que sua mquina est sendo utilizado para tais fins. Como a quantidade de computadores que participam do ataque grande, praticamente impossvel saber exatamente qual a mquina principal do ataque.

HEOEAYTKHWIDESAINLSDI

ASSINATURAS DIGITAIS
No caso de uma assinatura digital, a mensagem criptografada com a chave privada do remetente, decriptografa a mensagem com a chave pblica. Como apenas o remetente tem a chave privada, se o destinatrio pode decriptografar a mensagem do remetente com a chave pblica, ento o destinatrio sabe que o remetente autntico.

TCNICAS DE PROTEO
As tcnicas de criptografia / decriptografia dos dados e a tcnica de assinatura so os meios mais eficazes de garantir que os dados sero compreendidos apenas pelos destinatrios pretendidos e que os remetentes das informaes so realmente quem eles dizem ser.

Firewall
Firewall pode ser definido como uma barreira de proteo, que controla o trfego de dados entre seu computador e a Internet (ou entre a rede onde seu computador est instalado e a Internet). Seu objetivo permitir somente a transmisso e a recepo de dados autorizados. Existem firewalls baseados na combinao de hardware e software e firewalls baseados somente em software. Este ltimo o tipo recomendado ao uso domstico e tambm o mais comum. A vantagem do uso de firewalls em redes, que somente um computador pode atuar como firewall, no sendo necessrio instal-lo em cada mquina conectada. Existem dois tipos bsicos de conceitos de firewalls: o que baseado em filtragem de pacotes e o que baseado em controle de aplicaes. Firewall de filtragem de pacotes O firewall que trabalha na filtragem de pacotes muito utilizado em redes pequenas ou de porte mdio. Por meio de um conjunto de regras estabelecidas, esse tipo de firewall determina que endereos IPs e dados podem estabelecer comunicao e/ou transmitir/receber dados. Alguns sistemas ou servios podem ser liberados completamente (por exemplo, o servio de e-mail da rede), enquanto outros so bloqueados por padro, por terem riscos elevados (como softwares de mensangens instantneas, tal como o ICQ). O grande problema desse tipo de firewall, que as regras aplicadas podem ser muito complexas e causar perda de desempenho da rede ou no serem eficazes o suficiente. Este tipo, se restringe a trabalhar nas camadas TCP/IP, decidindo quais pacotes de dados podem passar e quais no. Tais escolhas so regras baseadas nas informaes endereo IP remoto, endereo IP do destinatrio, alm da porta TCP usada.

CRIPTOGRAFIA PBLICA

DE

CHAVE

Um modo de criptografia as informaes usar uma chave secreta que seja conhecida apenas pelo remetente e pelo receptor. Na criptografia de chave pblica, existem dois pares de chaves envolvidos uma chave pblica e uma chave privada. Tanto o remetente quanto o destinatrio possuem duas chaves, e uma delas conhecida por ambos, enquanto a outra no. Chave privada o destinatrio decriptografa. Chave pblica o remetente criptografa.

N 3 T K H

E 1 H E O

T 6 I N L

W 7 S D I

O 4 W I D

R 5 E S A

K 2 E A Y

TEXTO CRIPTOGRAFADO:

Firewall de aplicao Firewalls de controle de aplicao (exemplos de aplicao: SMTP, FTP, HTTP, etc) so instalados geralmente em computadores servidores e so conhecidos como proxy. Este tipo no permite comunicao direto entre a rede e a Internet. Tudo deve passar pelo firewall, que atua como um intermediador. O proxy efetua a comunicao entre ambos os lados por meio da avaliao do nmero da sesso TCP dos pacotes. O firewall de aplicao permite um acompanhamento mais preciso do trfego entre a rede e a Internet (ou entre a rede e outra rede). possvel, inclusive, contar com recursos de log e ferramentas de auditoria. Tais caractersticas deixam claro que este tipo de firewall voltado a redes de porte mdio ou grande e que sua configurao exige certa experincia no assunto.

executar instrues que estejam disponveis no momento do acesso.

WORM
Os worms (vermes) podem ser interpretados como um tipo de vrus mais inteligente que os demais. A principal diferena entre eles est na forma de propagao: os worms podem se propagar rapidamente para outros computadores, seja pela Internet, seja por meio de uma rede local. Geralmente, a contaminao ocorre de maneira discreta e o usurio s nota o problema quando o computador apresenta alguma anormalidade. O que faz destes vrus inteligente a gama de possibilidades de propagao. O worm pode capturar endereos de e-mail em arquivos do usurio, usar servios de SMTP (sistema de envio de e-mails) prprios ou qualquer outro meio que permita a contaminao de computadores (normalmente milhares) em pouco tempo.

IDS SISTEMA DE DETECO DE INTRUSO


Sistema de gerenciamento de segurana para computadores e redes. As funes da deteco de intrusos incluem: Monitoramento e anlise das atividades de usurios e sistemas. Analisar as configuraes e vulnerabilidade do sistema. Avaliar a integridade do sistema e de arquivos. Analisar padres anormais de atividade. Rastrear violaes de poltica do usurio.

SPYWARES
Spywares so programas que ficam "espionando" as atividades dos internautas ou capturam informaes sobre eles. Para contaminar um computador, os spywares podem vir embutidos em softwares desconhecidos ou serem baixados automaticamente quando o internauta visita sites de contedo duvidoso. KEYLOGGERS Os keyloggers so pequenos aplicativos que podem vir embutidos em vrus, spywares ou softwares suspeitos, destinados a capturar tudo o que digitado no teclado. O objetivo principal, nestes casos, capturar senhas.

HIJACKERS

VRUS
CAVALO-DE-TRIA
Cavalos-de-tria (trojans) so um tipo de praga digital que, basicamente, permitem acesso remoto ao computador aps a infeco. Os cavalos-de-tria podem ter outras funcionalidades, como captura de dados do usurio e execuo de instrues presentes em scripts. Entre tais instrues, podem haver ordens para apagar arquivos, destruir aplicativos, entre outros. Quando um cavalo-de-tria permite acesso ao computador, o que ocorre que a praga passa a utilizar portas TCP e de alguma maneira informa a seu criador a "disponibilidade" daquele computador. Ainda, a praga pode se conectar a servidores e

Hijackers so programas ou scripts que "seqestram" navegadores de Internet, principalmente o Internet Explorer. Quando isso ocorre, o hijacker altera a pgina inicial do browser e impede o usurio de mud-la, exibe propagandas em pop-ups ou janelas novas, instala barras de ferramentas no navegador e podem impedir acesso a determinados sites (como sites de software antivrus, por exemplo).

ANTI-VRUS
Norton AntiVirus - Symantec http://www.symantec.com.br/ McAfee - McAfee http://www.mcafee.com.br/ AVG - Grisoft http://www.grisoft.com/

Panda Antivirus Panda http://www.pandasoftware.com.br/

Software

b) c)

QUESTES NCE
01) Na Internet, os dois servidores envolvidos no envio e recebimento de e-mail so a) SMTP e POP b) WWW e HTTP c) SMTP e WWW d) FTP e WWW e) POP e FTP 02) O Protocolo de Controle de Transmisso (TCP), utilizado na Internet, tem como objetivo (A) juntar todas as informaes que trafegam na Internet em um s pacote. (B) gerenciar o trfego de informaes. (C) permitir conexo Internet via cabo. (D) dividir em pacotes as informaes enviadas por um usurio. (A) indicar o destino para as informaes enviadas. 03) Considere as assertivas abaixo. IA Internet pode ser definida como o conjunto das redes interligadas utilizando o protocolo TCP/IP. IIA Internet baseia-se integralmente nos servios de comutao telefnica pblica. III- A World Wide Web WWW, baseada no protocolo HTTP, juntamente com o correio eletrnico, baseado no protocolo SMTP, so os servios mais utilizados na Internet. A opo que lista apenas assertiva(s) correta(s) a) b) c) d) e) II III I e II II e III I e III

d) e)

estrutura da Internet o acesso a bancos de dados utilizando tecnologias da Internet a utilizao das tecnologias de servios e conectividade da Internet disponibilizada apenas para uso privativo em empresas e corporaes a disponibilizao de servios de informaes corporativas para acesso na Internet a disponibilizao da Internet em ambientes corporativos

QUESTES ESEF
05) Os problemas de segurana e crimes por computador so de especial importncia para os projetistas e usurios de sistemas de informao. Com relao segurana da informao, correto afirmar que; a) confiabilidade a garantia de que as informaes armazenadas ou transmitidas no sejam alteradas. b) integridade a garantia de que os sistemas estaro disponveis quando necessrios. c) confiabilidade a capacidade de conhecer as identidades das partes na comunicao. d) autenticidade a garantia de que os sistemas desempenharo seu papel com eficcia em um nvel de qualidade aceitvel. e) privacidade a capacidade de controlar quem v as informaes e sob quais condies. 06) Uma informao, para ser considerada segura, precisa manter seus aspectos de confidenciabilidade, integridade e disponibilidade. A confidenciabilidade a; a) propriedade de evitar a negativa de autoria de transaes por parte do usurio, garantindo ao destinatrio o dado sobre a autoria da informao recebida. b) garantia de que o sistema se comporta como esperado, em geral aps atualizaes e retificaes de erro. c) anlise e responsabilizao de erros de usurios autorizados do sistema. d) garantia de que as informaes no podero ser acessadas por pessoas no autorizadas. e) propriedade que garante o acesso s informaes atravs dos sistemas oferecidos. 07) Em um sistema em segurana de redes de computadores, a intruso qualquer conjunto de aes que tendem a comprometer a integridade,

04) Sobre Intranets, correto afirmar que so a) a interligao de redes locais utilizando a infra-

confidencialidade ou disponibilidade dos dados ou sistemas. Com relao aos sistemas de deteco de intrusos IDS, correto afirmar que, na tecnologia de deteco de intrusos Host Based, a) os IDSs so instalados em vrias mquinas que sero responsveis por identificar ataques direcionados a toda a rede. b) o IDS instalado em um servidor para alertar e identificar ataques e tentativas de acessos indevidos prpria mquina. c) o IDS instalado em uma mquina que analisa todos os dados que transitam na rede segundo um conjunto de regras especficas. d) o IDS funciona de forma passiva em diferentes ambientes, no interferindo no desempenho da mquina na qual est instalado. e) o IDS instalado em uma mquina que analisa todos os dados que transitam na rede para identificar a assinatura dos dados capturados. 08) Analise as seguintes afirmaes relativas Segurana da Informao: I. A autoridade de certificao (CA) executa, no computador de um usurio, o processo para verificar se uma entidade ou objeto quem ou o que afirma ser. o processo de confirmao da origem e da integridade das informaes, como, por exemplo, a verificao de uma assinatura digital ou da identidade de um usurio ou computador. II. O bloqueio de conta um recurso de segurana do Windows que bloqueia uma conta de usurio, caso ocorram falhas de logon em um determinado intervalo de tempo. Sua configurao baseada nas diretivas de segurana e, enquanto bloqueada, uma conta no poder efetuar logon. III. Na transmisso de dados seguros, o bit de paridade o processo mais utilizado para garantir a autenticidade e a confidencialidade da informao, consistindo na incluso de um bit extra para verificar erros em grupos de bits de dados transferidos entre computadores. IV. Um "Carimbo de data e hora" uma certificao emitida por terceiros confiveis, especificando que determinada mensagem existia em uma hora e data especfica. Em um contexto digital, os terceiros confiveis geram um carimbo de hora confivel para uma mensagem, fazendo com que um servio de carimbo de hora passe o valor do tempo para uma mensagem e, em seguida, assine digitalmente o resultado. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) III e IV d) I e III e) II e IV

09) O padro de interligao de redes mais popular o TCP/IP. Essa famlia de protocolos a base da Internet, que conecta milhares de computadores, e o seu objetivo simplificar o padro de interligao, dividindo hierarquicamente as responsabilidades entre camadas, com cada camada oferecendo servios necessrios camada acima dela. Com relao s caractersticas dessa diviso, correto afirmar que; a)os roteadores utilizam o protocolo IP na camada de rede e so responsveis por converter os endereos lgicos de rede e nomes em seus endereos fsicos, como por exemplo o nome de computador em seu endereo MAC. b) um gateway opera na camada Fsica e responsvel por transmitir um fluxo de bits pelo cabo fsico. c) um Hub opera na camada de Aplicao e tem como protocolo principal de operao o DNS. d) a placa de rede opera na camada de Aplicao e tem como protocolo principal de operao o TCP. e) um gateway, quando est operando na camada de Transporte, utiliza o protocolo Ethernet para transformar pacotes em bits e, no sentido inverso, transformar bits em pacotes. 10) A conveno de nomes que identifica de forma exclusiva a localizao de um computador, diretrio ou arquivo na Internet e que tambm especifica o protocolo Internet apropriado denominada: a) browser. b) hiperlink. c) WWW. d) DNS. e) URL. 11) Para se usar o Telnet na Internet, necessrio ter o protocolo: a) TCP/IP instalado e configurado no computador e uma conta de usurio estabelecida em um host remoto. b) SMTP instalado e configurado no computador e uma conta de usurio estabelecida em um host remoto. c) HTTP instalado e configurado no computador e uma conta de usurio estabelecida em um host remoto. d) WWW instalado e configurado no computador e uma conta de usurio estabelecida em um host remoto. e) IPX/SPX instalado e configurado no computador e uma conta de usurio estabelecida em um host remoto. 12) Um servidor proxy serve como um intermedirio entre os computadores de uma rede e a Internet. Um servidor proxy normalmente usado;

a) com o objetivo de compartilhar a conexo com a Internet. b) como servidor de e-mail que atende rede. c) para publicar pginas WWW na Web. d) para disponibilizar arquivos para serem acessados via FTP por usurios da Internet. e) para impedir que vrus cheguem s mquinas dos usurios da rede via arquivos anexados a e-mails. 13) Assinale a opo que apresenta o nome de uma especificao atualmente adotada para redes sem fio. a)Red Hat b) Bluetooth c) Token Ring d) Ethernet e) Giga Ethernet 14) Considere que durante a navegao na Intranet de uma empresa, bem como na Internet, voc observou que algumas pginas, quando visitadas, apresentaram uma caracterstica interessante. Quando visitadas pela primeira vez, demoravam mais para carregar que quando visitadas pela segunda vez. Com relao a essa situao, correto afirmar que: a) para as pginas que apresentaram essa caracterstica, parte ou o total dos arquivos que as compem podem ter ficado armazenados em uma pasta temporria de sua mquina. b) na primeira visita, as pginas que apresentaram essa caracterstica estavam na Internet e na segunda elas estavam na Intranet. c) a informao s poder ser verdadeira se as pginas visitadas estiverem armazenadas na Intranet. d) a informao s poder ser verdadeira se o navegador utilizado estiver com a segurana permitindo a escrita de cookies. e) na primeira visita a essas pginas foi utilizado o protocolo HTTP e na segunda vez foi utilizado o protocolo FTP. 15) O administrador das contas de correio eletrnico de uma empresa, que utiliza para esse fim servidores POP3 e SMTP, informou que, por uma questo de segurana, para se enviar e-mail ser necessrio informar uma senha ao servidor de e-mail e que ela dever ser a mesma utilizada para o recebimento de email. Com relao a essa situao, correto afirmar que: a) no ser possvel receber e-mail utilizando Outlook Express. b) o servidor de e-mail dessa empresa utiliza o protocolo POP3 para envio e para recebimento de email. c) o servidor de e-mail dessa empresa utiliza o protocolo SMTP para envio e para recebimento de email. d) o administrador das contas de correio eletrnico dessa empresa cometeu um erro ao informar que a referida senha dever ser a mesma utilizada para o

recebimento de e-mail pois, para recebimento de email, em nenhuma hiptese, ser necessria a informao de uma senha. e) o servidor que ir autenticar a referida senha o servidor SMTP. 16) A World Wide Web um repositrio on-line de informaes em larga escala que os usurios podem procurar, usando um programa aplicativo interativo chamado navegador (browser). Com relao navegao na Web, correto afirmar que: a) uma URL que comea com http:// especifica que um navegador deve usar o HyperText Transport Protocol (HTTP) para acessar o item. b) os servidores Web apresentam uma arquitetura mais complexa que os navegadores. Um navegador executa uma tarefa simples repetidamente: o navegador aguarda que o servidor abra uma conexo e pergunte qual o item que o navegador deseja. c) um documento da Web esttico feito em HTML no existe em uma forma predefinida.O documento esttico criado por um servidor Web sempre que um navegador solicita o documento. Quando chega uma requisio, o servidor da Web executa um aplicativo que cria o documento e envia ao navegador. d) um documento Web considerado dinmico quando feito em HTML; o servidor apenas copia o arquivo e envia ao navegador, mas este interpretado de forma diferente por cada navegador. e) ao requisitar uma pgina ASP em um servidor, o navegador informa qual a verso do ASP que est utilizando para que o servidor envie arquivos ASP que possam ser interpretados pelo navegador. 17) Analise as seguintes afirmaes relativas aos conceitos de comrcio eletrnico. I. No existe diferena entre o comrcio eletrnico e o comrcio tradicional, quando ambos envolvem a entrega de mercadorias em domiclio. II. O e-mail vital para o comrcio eletrnico porque torna as comunicaes imediatas e baratas. Os compradores e vendedores utilizam o e-mail para negociar acordos. III. O comrcio eletrnico o uso da tecnologia da informao, como computadores e telecomunicaes, para automatizar a compra e a venda de bens e servios. IV. Uma transao comercial s caracterizada como comrcio eletrnico se no envolver negociao ou contato entre cliente e fornecedor. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II d) I e III b) II e III e) II e IV c) III e IV

18) Analise as seguintes afirmaes relativas ao uso da Internet na educao. I. Um curso interativo via Internet (e-learning), quando usado na escola, pode tornar os conceitos mais reais para os alunos, permite-lhes explorar tpicos de maneiras diferentes e os ajuda a definir um caminho prprio de aprendizagem e descoberta. II. Uma grande vantagem da Educao a Distncia (EAD) via Internet que ela oferece ao aluno a opo de escolher o prprio local e horrio de estudo. III. A Educao a Distncia (EAD) via Internet limita-se consulta de apostilas disponibilizadas em sites de pesquisa e compra de livros em sites de comrcio eletrnico. IV. O desenvolvimento de software para a Educao a Distncia (EAD) via Internet limitado ao uso da linguagem de programao HTML. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II d) I e III b) II e III e) II e IV c) III e IV

II. HTML uma linguagem declarativa utilizada para criao de pginas e exibio de textos na Internet. As pginas HTML executam no servidor, e no no cliente, e o prprio servidor que transforma os scripts HTML em ASP, permitindo assim que qualquer browser seja capaz de acessar essas pginas. III. O tempo de execuo de um programa interpretado maior que o tempo de execuo de um programa compilado, uma vez que no primeiro todas as instrues tm que ser interpretadas no momento de execuo do programa. IV. O ActiveX um conjunto de tecnologias de integrao que ajuda os aplicativos e componentes a se comunicarem e se coordenarem corretamente, seja em uma mquina, em uma rede local ou na Internet. Indique a opo que contenha todas as afirmaes verdadeiras. a) I e II b) II e III c) II e IV d) I e III e) III e IV 21) Uma empresa fictcia registrou o domnio passaro.com.br com a autoridade de Internet no Brasil.Ao configurar os servios que iria disponibilizar para a Internet, verificou que necessitaria utilizar os seguintes endereos de sites e servidores: www.passaro.com.br www2.passaro.com.br smtp.passaro.com.br pop3.passaro.com.br Com relao a essa situao, correto afirmar que; a) a empresa s poder utilizar os sites www.passaro.com.br e www2.passaro.com.br se registrar, com a autoridade de Internet no Brasil, as informaes de endereo IP relacionadas a esses dois endereos. b) a empresa s poder utilizar os sites www.passaro.com.br e www2.passaro.com.br e os servidores smtp.passaro.com.br e pop3.passaro.com.br se todos utilizarem o mesmo endereo IP registrado com a autoridade de Internet no Brasil para o domnio passaros.com.br. c) no existe a necessidade de se definir endereos IP para os servidores smtp.passaro.com.br e pop3.passaro.com.br por se tratar de servidores de email. d) a empresa poder criar os sites www.passaro.com.br e www2.passaro.com.br e os servidores smtp.passaro.com.br e pop3.passaro.com.br, devendo especificar no servidor DNS primrio que ir atend-lo e os endereos IP correspondentes a cada um. No necessrio registrar, com a autoridade de Internet no Brasil, cada um deles separadamente.

19) Um protocolo um conjunto de regras e convenes precisamente definidas que possibilitam a comunicao atravs de uma rede. Com relao aos protocolos, correto afirmar que; a)o protocolo TCP tem como uma de suas responsabilidades rotear os dados entre a mquina de origem e a mquina de destino. b) o UDP presta um servio orientado a conexo e garante a entrega dos dados no destino. c) para garantir a entrega dos dados, o protocolo TCP espera que os segmentos recebidos sejam confirmados pela mquina de destino.Se a recepo no for confirmada dentro de um intervalo de tempo, a mquina na origem transmite novamente o segmento. d) o acesso Internet feito a partir de uma conexo discada utiliza o protocolo X.25 com servidor de DHCP e endereos fornecidos pelo provedor de acesso. e) o IP um protocolo de transporte orientado a conexo que confirma o recebimento dos datagramas entre a origem e o destino e entre as mquinas intermedirias, garantindo, assim, a entrega, o controle de fluxo e a ordenao dos dados. 20) Analise as seguintes afirmaes relativas a conceitos de software. I-ASP um ambiente de programao por script, que pode ser usado para criar pginas dinmicas e interativas para a Internet. As pginas ASP executam no cliente e no no servidor, aumentando assim o desempenho do aplicativo na Internet.

e) apenas o site www.passaro.com.br e o servidor pop3.passaro.com.br devem ser registrados individualmente com a autoridade de Internet no Brasil.

INTERNET EXPLORER

Para retornar ltima pgina visualizada. Para ver uma lista das ltimas pginas visitadas, clique na pequena seta abaixo, ao lado do boto.
VOLTAR

certificar de que tem a ltima verso da pgina, clique no boto Atualizar.


PGINA INICIAL - Para voltar para a pgina que aparece sempre que voc inicia o Internet Explorer, clique no boto Home.

Para visualizar a pgina visualizada antes de clicar no boto Voltar. Para ver uma lista das ltimas pginas visitadas, clique na pequena seta abaixo, ao lado do boto.
AVANAR PARAR - Se uma pgina que voc est tentando visualizar estiver demorando muito a abrir, clique no boto Parar. ATUALIZAR - Se voc receber uma mensagem de que uma pgina da Web no pode ser exibida ou se voc quiser se

Clique no boto Pesquisar na barra de ferramentas para acessar diversos servidores de pesquisa. Digite uma palavra ou expresso na caixa Pesquisar. Digite go, find ou ? seguido de uma palavra ou expresso na barra de endereos. O Internet Explorer inicia a pesquisa usando o seu provedor de pesquisa predeterminado. Depois que estiver em uma pgina da Web, voc pode procurar por um texto especfico
PESQUISAR -

nessa pgina, clicando no menu Editar e depois clicando em Localizar (nesta pgina). Para selecionar uma pgina da Web na sua lista de favoritos, clique no boto Favoritos.
FAVORITOS - Para selecionar uma pgina da Web da lista das pginas que voc visitou recentemente, clique no boto Histrico. A lista HISTRICO tambm exibe os arquivos e as pastas visualizados anteriormente no seu computador. HISTRICO

Outra opo e o painel de controle , cone opes da Internet .

GUIA GERAL
Para alterar a forma como as cores das pginas so exibidas Para alterar a sua home page Para criar mais espao para pginas de Internet temporrias Para especificar as configuraes de fonte e de cor que sero sempre usadas nas pginas da Web Para especificar o nmero de dias durante os quais a lista do histrico mantm o controle de suas pginas Para especificar outro idioma para o contedo da pgina da Web Para excluir um cookie Para exibir o texto de uma pgina da Web em uma fonte diferente

MDIA acessa estaes de rdio na Internet. EDITAR abre programa configurado em opes da Internet, para editar pginas web. IMPRESSORA permite imprimir a pgina que est sendo visualizada. DISCUSSO acessa grupos de discusso em que houve cadastro. CORREIO abre programa de correio configurado em opes da Internet.

GUIA SEGURANA
Para atribuir um site da Web a uma zona de segurana. Zona de segurana: Intranet local, Sites confiveis ou Sites restritos. Para definir um nvel de segurana para cada zona. Em Nvel de segurana desta zona, selecione Nvel padro para usar o nvel de segurana padro da zona ou clique em Nvel personalizado e selecione as configuraes que deseja.

GUIA PRIVACIDADE
Para alterar suas configuraes de privacidade. Na guia Privacidade, mova o controle deslizante para cima, para um nvel de privacidade maior (bloquear todos os cookies), ou para baixo, para um nvel de privacidade menor (permite gravar todos os cookies). COOKIES Um cookie um arquivo criado por um site da Internet para armazenar informaes no computador, como suas preferncias ao visitar esse site. Por exemplo, se voc pedir informaes sobre o horrio dos vos no site da Web de uma companhia area, o site poder criar um cookie contendo o seu itinerrio. Ou ento, ele poder conter apenas um registro das pginas exibidas no site que voc visitou, para ajudar o site a personalizar a visualizao na prxima vez que visit-lo. Os cookies tambm podem armazenar informaes pessoais de identificao. Informaes pessoais de identificao so aquelas que podem ser usadas para identificar ou contatar voc, como seu nome,

OPES DA INTERNET
Para acesso a configurao do navegador clique menu ferramentas / opes da Internet.

endereo de email, endereo residencial ou comercial ou nmero de telefone. Entretanto, um site da Web s tem acesso s informaes pessoais de identificao que voc fornece. Por exemplo, um site no pode determinar seu nome de email a menos que voc o fornea. Alm disso, um site no pode ter acesso a outras informaes no computador. Quando um cookie salvo no computador, apenas o site que o criou poder l-lo.

GUIA CONEXES
Configurando uma conexo com a Internet Se for um novo usurio na Internet, o Assistente para conexo com a Internet cria uma conexo com a Internet para voc e depois exibe uma lista dos provedores de servios de Internet e informaes sobre os seus servios. Voc pode se inscrever em uma nova conta, clicando em um provedor de servios de Internet da lista.

22) Um agente do DPF, em uma operao de busca e apreenso, apreendeu um computador a partir do qual eram realizados acessos Internet. O proprietrio desse computador est sendo acusado de aes de invaso a sistemas informticos, mas alega nunca ter acessado uma pgina sequer dos stios desses sistemas. Nessa situao, uma forma de identificar se o referido proprietrio acessou alguma pgina dos referidos sistemas por meio do arquivo cookies do IE6, desde que o seu contedo no tenha sido deletado. Esse arquivo armazena dados referentes a todas as operaes de acesso a stios da Internet. 23) Um computador permitiu acesso Internet por meio de uma rede wi-fi, padro IEEE 802.11b, em que uma portadora de 2,4 GHz de freqncia foi utilizada para a transmisso de dados a taxas de at 11 Mbps. Nessa situao, apesar de se poder transmitir a taxas de at 11 Mbps, essa taxa compartilhada com os diversos usurios que esto na mesma rede wi-fi e, na medida em que um usurio se distancia do access point dessa rede, a sua taxa de transmisso tende a diminuir. 24) Um usurio dispe de um celular que opera com as tecnologias GSM e GPRS. Nessa situao, ele ser capaz de se conectar Internet por meio do IE6, utilizando os protocolos TCP/IP e http, taxa de transmisso igual verificada em redes ADSL.

GUIA PROGRAMAS
Para especificar os programas que voc deseja que o Internet Explorer GUIA CONTEDO Para ajustar as configuraes do recurso AutoCompletar Para armazenar informaes pessoais em sites da Web Para ativar o Supervisor de contedo e definir limites Para especificar sites da Web que outras pessoas podem ou no podem ver Para exibir certificados de segurana Para permitir que outras pessoas visualizem contedo restrito ou no classificado

GUIA AVANADO
Para desativar os elementos grficos para exibir mais rapidamente todas as pginas da Web Para desativar a barra de ferramentas de imagem Para pesquisar na barra de endereos Usando recursos de acessibilidade no Internet Explorer

QUESTES CESPE
Em cada um dos itens a seguir, apresentada uma situao hipottica relativa a tecnologias associadas Internet e ao Internet Explorer 6 (IE6), seguida de uma assertiva a ser julgada. A partir da figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6 (IE6), julgue os itens subseqentes.

25) Considerando uma implementao padro/convencional de pginas web, o efeito de opo menu selecionada visualizada em pode ter sido obtido clicando-se com o boto esquerdo do mouse o objeto e posicionando-se o ponteiro do mouse sobre o recurso desejado . 26) As informaes contidas na janela do IE6 so suficientes para se concluir que a pgina web ilustrada foi carregada utilizando-se recursos de uma conexo por linha criptografada. Texto VIII Utilizando um computador cujo sistema operacional o Windows XP, um usurio da Internet realizou, em um site de busca, por meio do Internet Explorer 6.0, uma pesquisa acerca dos temas cidadania, informtica e excluso digital. Entre os diversos links que foram apresentados como resultado da pesquisa, o usurio acessou aquele referente pgina ilustrada na figura abaixo, que faz parte do site http://www.telecentros.sp.gov.br.

02- O Internet Explorer 6.0 um software desenvolvido para funcionar exclusivamente em computadores que tenham acesso em banda larga Internet. A partir das informaes do texto VIII e considerando o texto contido na pgina Web mostrada, julgue os itens seguintes. 28) Ao mencionar o acesso Internet veloz, ou banda larga, o texto contido na pgina mostrada faz referncia a uma das mais novas tecnologias disponveis para acesso rede mundial de computadores, a GSM. Nessa rede, por meio de sistemas de comunicaes mveis denominados 3G, possvel obter taxas de download de informao na Internet da ordem de 10 Mbps. 29) Caso o usurio queira retornar ao site de busca para visualizar a lista de links obtidos na pesquisa previamente realizada, suficiente que ele clique seqencialmente os botes e

30) Ao clicar o boto , ser dado incio ao processo de impresso do contedo da pgina mostrada na figura.

Com base na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6, julgue os itens seguintes. 31) O URL mostrado no campo apresenta erros de sintaxe e, por isso, no poderia representar o endereo da pgina mostrada na figura 32) Por meio do menu possvel acessar recursos de correio eletrnico disponibilizados a partir do Internet Explorer 6. 33) Pelo fato de a instruo estar sendo mostrada no canto inferior direito da janela do Internet Explorer 6, correto concluir que o acesso mostrado est sendo realizado em modo online por uma rede ADSL 27)A partir do texto contido na pgina Web mostrada no texto VIII, julgue os itens abaixo. 01- Constitui exemplo de software livre toda a linha Windows da Microsoft. 34) Por meio do menu , possvel localizar palavras ou expresses na pgina mostrada.

para armazenar informaes no computador cliente, tais como determinadas preferncias do usurio quando ele visita a mencionada pgina Web. Entre as opes de configurao possveis, est aquela que impede que os cookies sejam armazenados pela pgina Web. Essa opo, apesar de permitir aumentar, de certa forma, a privacidade do usurio, poder impedir a correta visualizao de determinadas pginas Web que necessitam da utilizao de cookies. 37) Para evitar que as informaes obtidas em sua pesquisa, ao trafegarem na rede mundial de computadores, do servidor ao cliente, possam ser visualizadas por quem estiver monitorando as operaes realizadas na Internet, o usurio tem disposio diversas ferramentas cuja eficincia varia de implementao para implementao. Atualmente, as ferramentas que apresentam melhor desempenho para a funcionalidade mencionada so as denominadas sniffers e backdoors e os sistemas ditos firewall, sendo que, para garantir tal eficincia, todas essas ferramentas fazem uso de tcnicas de criptografia tanto no servidor quanto no cliente da aplicao Internet.

Um usurio da Internet, desejando realizar uma pesquisa acerca das condies das rodovias no estado do Rio Grande do Sul, acessou o stio do Departamento de Polcia Rodoviria Federal http://www.dprf.gov.br , por meio do Internet Explorer 6, executado em um computador cujo sistema operacional o Windows XP e que dispe do conjunto de aplicativos Office XP. Aps algumas operaes nesse stio, o usurio obteve a pgina Web mostrada na figura acima, que ilustra uma janela do Internet Explorer 6. Considerando essa figura, julgue os itens seguintes, relativos Internet, ao Windows XP, ao Office XP e a conceitos de segurana e proteo na Internet. 35) Sabendo que o mapa mostrado na pgina Web consiste em uma figura no formato jpg inserida na pgina por meio de recursos da linguagem HTML, ao se clicar com o boto direito do mouse sobre esse objeto da pgina, ser exibido um menu que disponibiliza ao usurio um menu secundrio contendo uma lista de opes que permite exportar de forma automtica tal objeto, como figura, para determinados aplicativos do Office XP que estejam em execuo concomitantemente ao Internet Explorer 6. A lista de aplicativos do Office XP disponibilizada no menu secundrio contm o Word 2002, o Excel 2002, o Paint e o PowerPoint 2002. 36) Por meio da guia Privacidade, acessvel quando Opes da Internet clicada no menu FERRAMENTAS , o usurio tem acesso a recursos de configurao do Internet Explorer 6 que permitem definir procedimento especfico que o aplicativo dever realizar quando uma pgina Web tentar copiar no computador do usurio arquivos denominados cookies. Um cookie pode ser definido como um arquivo criado por solicitao de uma pgina Web

OUTLOOK EXPRESS

Gerenciar vrias contas de email e de grupos de notcias Se tiver vrias contas de email ou de grupos de notcias, voc poder trabalhar com todas elas em uma nica janela. Voc tambm pode criar vrios usurios ou identidades para o mesmo computador. Cada identidade tem pastas de email exclusivas e um catlogo de endereos individual. Vrias identidades facilitam a separao do email de trabalho do email pessoal, alm da separao do email de usurios individuais. Navegar pelas mensagens rpida e facilmente Usando a lista de mensagens e o painel de visualizao, voc pode exibir uma lista de mensagens e ler mensagens individuais ao mesmo tempo. A lista Pastas contm pastas de email, servidores de notcias e grupos de notcias, e voc pode alternar facilmente entre eles. Voc tambm pode criar novas pastas para organizar e classificar mensagens e configurar regras de mensagens para colocar automaticamente em uma pasta especfica o email de entrada que atenda a seus critrios. Voc tambm pode criar seus prprios modos de exibio para personalizar a maneira como examina seu email.

Manter o seu email em um servidor para exibi-lo em mais de um computador Se o seu provedor de servios de Internet usar um servidor de email de protocolo de acesso s mensagens de Internet (IMAP) para o email de entrada, voc poder ler, armazenar e organizar suas mensagens em pastas no servidor, sem fazer o download das mensagens para o seu computador. Desta forma, voc pode exibir mensagens a partir de qualquer computador que possa conectar-se quele servidor. Usar o catlago de endereos para armazenar e recuperar endereos de email Voc pode salvar nomes e endereos no catlogo de endereos automaticamente simplesmente respondendo a uma mensagem. Tambm pode importar nomes e endereos de outros programas, digit-los no catlogo de endereos, adicion-los a partir das mensagens de email recebidas ou adicionlos a partir de uma pesquisa de servios de diretrio da Internet populares (pginas em branco). O catlogo de endereos oferece suporte ao protocolo de acesso a pastas leves (LDAP) para a exibio dos servios de diretrio da Internet.

Adicionar uma assinatura pessoal ou papel de carta s suas mensagens Voc pode inserir informaes essenciais em mensagens enviadas como parte da sua assinatura pessoal e pode criar vrias assinaturas para usar para objetivos diferentes. Tambm pode incluir um carto de visita com informaes mais detalhadas. Para tornar suas mensagens mais atraentes, voc pode adicionar padres de papel de carta e planos de fundo, alm de alterar a cor e o estilo do texto. Enviar e receber mensagens seguras Voc pode assinar digitalmente e criptografar mensagens usando identificaes digitais. Assinar digitalmente suas mensagens assegura aos seus destinatrios que a mensagem foi realmente enviada por voc. A criptografia garante que somente os destinatrios desejados possam ler a mensagem. Localizar grupos de notcias que so de seu interesse Procurando por um grupo de notcias que atenda aos seus interesses? Voc pode pesquisar grupos de notcias que contm palavras-chave ou navegar por todos os grupos de notcias disponveis no seu provedor de Usenet. Quando voc localizar um grupo de notcias que deseja exibir regularmente, adicione-o sua lista Inscritos de forma que possa localiz-lo facilmente. Exibir conversaes de grupo de notcias de maneira eficiente Voc pode exibir uma mensagem de grupo de notcias e todas as respostas sem ler uma lista completa de mensagens. Quando exibe a lista de mensagens, voc pode expandir e recolher conversaes para facilitar a localizao das que lhe interessam. Voc tambm pode usar modos de exibio para exibir somente as mensagens que deseja ler. Fazer download de mensagens de grupo de notcias para leitura off-line Para usar o seu tempo on-line de maneira eficiente, voc pode fazer download de mensagens ou grupos de notcias inteiros, de maneira que no precise estar conectado ao seu provedor de servios de Internet para ler mensagens. Voc tambm pode fazer download somente de cabealhos de mensagens para exibio off-line e marcar os cabealhos das mensagens que deseja ler; assim, na prxima vez que voc se conectar, o Outlook Express far download do texto da mensagem. Voc tambm pode redigir mensagens off-line e envi-las na prxima vez em que se reconectar.

38) Considere as afirmaes sobre o catlogo de endereos do Microsoft OutLook [1]: I. Grupos devem ser criados a partir da seleo de contatos previamente cadastrados no catlogo de endereos. II. Um contato automaticamente apagado da lista de contatos do outlook caso ele seja removido de um grupo de contatos especfico. III. possvel atualizar os dados de um contato do catlogo de endereos e fazer valer essa atualizao para um grupo que possua tal contato cadastrado. IV. Uma mensagem de correio pode ser enviada a um grupo de contatos, evitando o trabalho de selecionar distintamente cada um dos destinatrios. So afirmaes CORRETAS: a) I, III e IV b) II e III apenas c) I, II e III d) III e IV apenas

QUESTES ESAF

39) Um usurio do Outlook Express 6, durante o procedimento de criao de uma nova conta de email, deparou com tela de configurao apresentada acima. No processo de preenchimento dos campos dessa tela, correto afirmar que, caso ele preencha o campo "Meu servidor de entrada de emails (POP3, IMAP ou HTTP)" com a opo: a)IMAP, no ser necessrio preencher o campo "Servidor de sada de emails". b) IMAP, os campos "Servidor de entrada de emails" e "Servidor de sada de emails " iro desaparecer e surgir um novo campo para escolha do provedor de email. c) HTTP, os campos "Servidor de entrada de emails" e "Servidor de sada de emails " iro

desaparecer e surgir um novo campo para escolha do provedor de email. d) HTTP, no ser necessrio preencher o campo "Servidor de sada de emails". e) HTTP, no ser necessrio preencher o campo "Servidor de entrada de emails". 40) Leia o texto tirado da Ajuda on-line do Microsoft OutLook[1]: Da mesma maneira que empresas comerciais usam listas de endereamentos postais para enviar catlogos e outras informaes a clientes potenciais, est em expanso de uso de mensagens de correio eletrnico como ferramenta de marketing direto. Se voc no deseja receber esse tipo de mensagens, o Outlook poder pesquisar por expresses comumente usadas nessas mensagens e automaticamente movlas de sua Caixa de entrada para uma pasta de mensagem no desejada, para a pasta de Itens excludos ou para qualquer outra pasta especificada. A lista de termos que o Outlook utiliza para filtrar mensagens de correio eletrnico suspeitas de serem no desejadas pode ser encontrada em um arquivo chamado Filters.txt. Uma opo para mover mensagens para pastas especficas a criao de regras que verificam condies especificadas pelo usurio do Microsoft Outlook (menu Ferramentas Assistente de Regras). As alternativas abaixo representam exemplos de regras que podem ser construdas, passo a passo, pelo Microsoft Outlook. Apenas uma das regras NO permite que uma mensagem seja movida para uma pasta. Marque essa alternativa. A)Aplicar esta regra depois que a mensagem chegar com Reais ou R$ ou dinheiro no corpo excluir definitivamente. B)Aplicar esta regra depois que a mensagem chegar com Reais ou R$ ou dinheiro no corpo mover para a pasta Rascunhos. C)Aplicar esta regra depois que a mensagem chegar com Reais ou R$ ou dinheiro no corpo excluir. D)Aplicar esta regra depois que a mensagem chegar com Reais ou R$ ou dinheiro no corpo mover para a pasta Itens excludos.

42) Caso o boto seja clicado, ser aberta uma janela contendo a lista dos endereos de correio eletrnico existentes na agenda de contatos do Outlook Express. A partir dessa janela, possvel obter informaes acerca da quantidade de mensagens de correio eletrnico que j foram enviadas para um determinado contato.

Considerando que a janela do Outlook Express 6 (OE6) ilustrada ao lado esteja sendo executada em um computador PC, cujo sistema operacional o Windows XP Professional, julgue os itens que se seguem. 43) possvel que, ao se clicar o boto , o e-mail em edio na janela do OE6 seja enviado a todos os candidatos do concurso pblico do SERPRO que dispem de endereo de correio eletrnico e o tenham fornecido no momento da inscrio no referido concurso. 44) O contedo do e-mail em edio mostrado na janela do OE6 pode ter sido capturado em pgina web disponvel na Internet, utilizando-se recursos do OE6.

GABARITO
01-A 02-D 03-B 04-C 05-E 06-D 07-B 08-A 09-A 10-D 11-A 12-E 13-B 14-A 15-E 16-A 17-B 18-A 19-C 20-E 21-D 22-E 23-C 24-E 25-C 26-E 27-E 28-E 29-E 30-C 31-E 32-C 33-E 34-C 35-E 36-C 37-E 38-D 39-D 40-A 41-C 42-E 43-C 44-C

QUESTES CESPE
41) Mensagens de correio eletrnico armazenadas na pasta associada ao cone podem ser enviadas utilizando-se o boto .

You might also like