You are on page 1of 3

Evoluo humana

Em oposio ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princpio de que o homem o resultado de um lento processo de alteraes (mudanas). Esta a idia central da evoluo: os seres vivos (vegetais e animais, incluindo os seres humanos) se originaram de seres mais simples, que foram se modificando ao longo do tempo. Essa teoria, formulada na segunda metade do sculo XIX pelo cientista ingls Charles Darwin, tem sido aperfeioada pelos pesquisadores e hoje aceita pela maioria dos cientistas. Aps abandonar seus estudos em medicina, Charles Darwin (1809 1882) decidiu dedicar-se s pesquisas sobre a natureza. Em 1831 foi convidado a participar, como naturalista, de uma expedio de cinco anos ao redor do mundo organizada pela Marinha britnica. Em 1836, de volta Inglaterra, trazia na bagagem milhares de espcimes animais e vegetais coletados em todos os continentes, alm de uma enorme quantidade de anotaes. Aps vinte anos de pesquisas baseadas nesse material, saiu sua obra prima: A Origem das Espcies atravs da seleo natural, livro publicado em 1859. A grande contribuio de Darwin para a teoria da evoluo foi a idia da seleo natural. Ele observou que os seres vivos sofrem modificaes que podem ser passadas para as geraes seguintes. No caso das girafas, ele imaginou que, antigamente, haveria animais de pescoo curto e pescoo longo. Com a oferta mais abundante de alimentos no alto das rvores, as girafas de pescoo longo tinham mais chance de sobreviver, de se reproduzir e assim transmitir essa caracterstica favorvel aos descendentes. A seleo natural nada mais , portanto, do que o resultado da transmisso hereditria dos caracteres que melhor adaptam uma espcie ao meio ambiente. [...] A idia seleo natural no encontrou muita resistncia, pois explicava a extino de animais como os dinossauros, dos quais j haviam sido encontrados muitos vestgios. O que causou grande indignao, tanto nos meios religiosos quanto nos cientficos, foi a afirmao de que o ser humano e o macaco teriam um parente em comum, que vivera h milhes de anos. Logo, porm surgiria a comprovao dessa teoria, medida que os pesquisadores descobriam esqueletos com caractersticas intermedirias entre os humanos e os smios.

As etapas da evoluo humana

Primatas: Os mais antigos viveram h cerca de 70 milhes de anos. Esses mamferos de pequeno porte habitavam as rvores das florestas e alimentavam-se de olhas e insetos.

Hominoides: So primatas que viveram entre aproximadamente 22 e 14 milhes de anos atrs. O procnsul, que tinha o tamanho de um pequeno gorila, habitava em rvores, mas tambm descia ao solo; era quadrpede, isto , locomovia-se sobre as quatro patas. Descendente do procnsul, o kenyapiteco s vezes endireitava o corpo e se locomovia sobre as patas traseiras.

Homindeos: Famlia que inclui o gnero australopiteco e tambm o gnero humano. O australopiteco afarense, que viveu h cerca de 3 milhes de anos, era um pouco mais alto que o chimpanz. J caminhava sobre os dois ps e usava longos braos se pendurar nas rvores. Mais alto e pesado, o australopiteco africano viveu entre 3 milhes e 1 milho de anos. Andava ereto e usava as mos para coletar frutos e atirar pedras para abater animais.

Homo habilis: Primeiro homindeo do gnero Homo. Viveu por volta de 2 milhes de anos a 1,4 milhes de anos atrs. Fabricava instrumentos simples de pedra, construa cabanas e, provvel,ente, desenvolveu, uma linguagem rudimentar. Seus vestgios s foram encontrados na frica.

Homo erectus: Descente do Homo habilis, viveu entre 6 milhes de anos e 150 mil anos atrs. Saiu da frica, alcanando a Europa, a sia e a Oceania. Fabricava instrumentos de pedra mais complexos e cobria o corpo com peles de animais. Vivia em grupos de vinte a trinta membros e utilizava uma linguagem mais sofisticada. Foi o descobridor do fogo.

Homem de Neandertal: Provvel descendente do Homo erectus, viveu h cerca de 200 mil a 30 mil anos. Habilidoso, criou muitas ferramentas e fabricava armas e abrigos com ossos de animais. Enterrava os mortos nas cavernas, com flores e objetos. Conviveu com os primeiros homens modernos e desapareceu por motivos at hoje desconhecidos.

Homo sapiens: Descendente do Homo erectus, surgiu entre 100 mil e 50 mil anos atrs. Trata-se do homem moderno. Espalhou-se por toda a Terra, deixando variados instrumentos de pedra, osso e marfim. Desenvolveu a pintura e a escultura.

preciso lembrar, porm, que esse painel no est completo. Ele apenas resume o que foi possvel concluir a partir dos fsseis estudados at hoje. Ainda faltam muitas peas no quebra cabea da evoluo humana, por exemplo, o to procurado "elo perdido", aquele espcime com caractersticas de primatas e de humanos, que explicaria um importante passo da humanidade em sua fascinante aventura sobre a Terra.

A Evoluo Humana tambm conhecida como antropognese a origem da evoluo do homem. Deve-se entender que o estudo da evoluo humana conta com muitas cincias incluindo a antropologia fsica, arqueologia, lingustica, gentica, e primatologia. Um dos estudiosos que mais contriburam para a histria da evoluo humana foi Charles Darwin com a ideia de seleo natural, observando que os seres vivos sofrem modificaes que podem ser repassadas de gerao para gerao. Esta ideia de seleo natural no causou muito impacto ao se referir ao mundo animal, mas causou indignao principalmente entre as religies e a comunidade cientfica quando Darwin passou a afirmar que o homem e o macaco teriam um parente em comum que vivera h milhes de anos atrs. Posteriormente surgiu a comprovao desta teoria, conforme os pesquisadores iam encontrando esqueletos com caractersticas intermedirias entre os humanos e os smios. Em resumo, importante que todas as pessoas passem a conhecer a origem e evoluo humana como maneira de conhecer a fundo como o homem vem se desenvolvendo no decorrer dos sculos. Fonte: PORTAL EDUCAO - Cursos Online : Mais de 900 cursos online com certificado http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/artigos/11107/evolucao-humana-resumo#ixzz2NKRB4om0

You might also like