You are on page 1of 22

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito: Para Alm do Modelo Hegeliano-Republicano

Joo Feres Jr.

ste artigo uma contribuio crtica para um dos debates mais candentes no pensamento poltico contemporneo: a questo do reconhecimento. O intento aqui no somente mostrar os problemas embutidos no tratamento atual mais sistemtico dessa questo, elaborado pelo filsofo alemo Axel Honneth, mas tambm propor um modelo analtico de identificao da falta de reconhecimento (desrespeito) no uso comum da linguagem1. Como pretendemos demonstrar, nosso modelo permite uma anlise mais ampla da questo e, ao mesmo tempo, mais adequada condio de heteronomia vigente no mundo de hoje. Ademais, ele evita certos vcios perpetuados pela abordagem hegeliano-republicana de Honneth.

Na primeira parte do artigo, expomos a tipologia das formas de desrespeito elaborada por Honneth e, logo em seguida, levantamos uma srie de problemas nela contidos. A partir dessa crtica, e com a ajuda da teoria semntica dos pares de contraconceitos assimtricos de Reinhart Koselleck, propomos na seo seguinte uma nova tipologia das formas de desrespeito. A construo dessa tipologia envolve um trabalho de reforma e alterao razoavelmente extenso da teoria koselleckiana. Finalmente, conclumos apontando para as vantagens

DADOS Revista de Cincias Sociais, Rio de Janeiro, Vol. 45, n 4, 2002, pp. 555 a 576.

555

Joo Feres Jr.

comparativas que o nosso modelo apresenta em relao concepo de Honneth.

I
O reconhecimento hoje um dos tpicos mais debatidos no meio acadmico dos pases chamados desenvolvidos. No raro, o problema colocado em termos da coexistncia entre uma sociedade multicultural e um regime poltico democrtico liberal. Ao discutir a relao entre reconhecimento e multiculturalismo, Charles Taylor, um dos intelectuais mais ativos nesse debate, declara: Falta de reconhecimento [nonrecognition ou misrecognition] pode ser prejudicial, pois uma forma de opresso que aprisiona o indivduo em um modo-de-ser tolhido, falso e distorcido (Taylor e Gutmann, 1994:25)2. Axel Honneth aborda a questo de maneira similar:
O uso de conceitos negativos desse tipo [desrespeito] deve ser considerado uma injustia no apenas porque ele priva pessoas de sua liberdade de ao ou lhes insultante, mas tambm porque ele interfere negativamente na compreenso que as pessoas tm de si prprias uma compreenso que adquirida atravs de meios intersubjetivos (1992:189).

Devemos deixar claro de antemo que tanto Taylor como Honneth trabalham da perspectiva do pragmatismo lingstico, ou seja, com a idia de que o significado das formas lingsticas determinado pelo seu uso3. Dado que o uso da linguagem sempre se d dentro de uma comunidade lingstica, o significado gerado no entendimento intersubjetivo. Nesse contexto, o reconhecimento deve ser compreendido no como fenmeno psicolgico pr ou extralingstico, mas como um problema constitudo no uso eminentemente intersubjetivo da linguagem corrente. Honneth dispensa questo do reconhecimento um tratamento muito mais sistemtico que Taylor4. Em Integrity and Disrespect, esse autor prope uma tipologia das formas de reconhecimento baseada nas idias de Ernst Bloch. Para Bloch, a dignidade humana uma questo de teoria moral que deve ser estudada no a partir de alguma noo metafsica positiva de respeito, mas a partir de condies concretas de desrespeito e injria. Honneth discorda dessa idia, e defende a possibilidade de uma teoria positiva do reconhecimento.

556

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

Se para o conceito de dignidade, a integridade completa do homem s pode ser aproximada atravs da determinao de formas de insulto e desrespeito da pessoa, ento devemos concluir que a constituio da integridade humana depende da experincia do reconhecimento intersubjetivo (Honneth, 1992:188).

Antes, porm, como trabalho preliminar de elaborao de uma teoria positiva do reconhecimento, Honneth prope uma tipologia tripartite das formas de desrespeito. O primeiro caso so os mau-tratos fsicos, que ocorrem quando a pessoa alienada do controle sobre seu prprio corpo. A tortura e o estupro so os exemplos clssicos desse insulto. Para Honneth, o maior dano causado por essa forma de desrespeito no a dor fsica, mas a humilhao da perda da autonomia corporal, que, mais tarde, se converte em perda de autoconfiana, estranhamento em relao ao mundo e insegurana no contato com outras pessoas. Em suma, a pessoa ferida em sua auto-imagem. Honneth denomina essa forma de desrespeito de morte psicolgica. O segundo tipo de desrespeito corresponde negao de direitos a uma pessoa. Segundo Honneth, enquanto membro de uma sociedade, a pessoa se entende possuidora de uma srie de direitos que espera ver respeitados pelos outros membros. Uma vez que qualquer desses direitos lhe repetidamente negado, a pessoa sente-se rebaixada a uma posio de inferioridade moral, pois o que pressupe a igualdade de direitos a capacidade que cada um tem de formular julgamentos morais. Tal insulto deprime a auto-estima da pessoa no tocante capacidade que ela tem de se relacionar com os outros de igual para igual. Honneth designa essa forma de desrespeito de morte social. A terceira forma consiste na depreciao do estilo de vida individual ou grupal.
A honra, a dignidade, ou, para usarmos uma palavra moderna, o status de uma pessoa, corresponde ao grau de aceitao social, dentro do horizonte de tradies culturais de uma dada sociedade, dos mtodos de auto-realizao escolhidos pela pessoa. Caso a hierarquia de valores sociais seja estruturada de modo a imprimir um rtulo de inferioridade e deficincia sobre suas convices e estilos de vida, essa pessoa impedida de atribuir valor social s suas habilidades (idem:191).

Nesse caso, o desrespeito, segundo Honneth, deprime a auto-estima da pessoa, na medida em que ela no consegue identificar seus proje-

557

Joo Feres Jr.

tos de auto-realizao como algo de valor para a comunidade onde est inserida. Baseado nessa tipologia das formas de desrespeito, Honneth constri uma tipologia positiva das formas de reconhecimento. O autor argumenta que se a falta de reconhecimento fere a auto-estima individual (ou grupal), o reconhecimento mtuo a maneira pela qual o sujeito capaz de construir uma imagem positiva de si mesmo, adquirindo, assim, positividade moral e capacidade de ao. A primeira forma de reconhecimento a que se refere ao respeito integridade corporal da pessoa corresponde afeio e ao encorajamento que ela recebe daqueles que lhe so prximos. Honneth informa-nos que o jovem Hegel, durante a sua fase romntica em Jena, chamou-a simplesmente de amor. O senso de segurana corporal e autoconfiana afetiva criado pelo reconhecimento dos sentimentos e necessidades da pessoa , conforme Honneth, um pr-requisito psicolgico para o desenvolvimento de outras atitudes de respeito prprio. Contudo, dado que esse reconhecimento advm daqueles que nos so prximos, membros da famlia, amigos e parceiros amorosos, aqueles que Taylor chama de significant others, ele s pode gerar uma moral particular, ou melhor, restrita ao crculo fechado daqueles que compartilham essa afeio. A segunda forma equivale ao reconhecimento do cidado, por parte dos outros cidados, como membro pleno daquela comunidade e, portanto, como possuidor dos mesmos direitos e deveres que cabem a qualquer outro cidado. Segundo Honneth, essa relao de reconhecimento investida de um carter cognitivo ausente na forma anterior, pois atravs dela os sujeitos apreendem a lei em seus dois sentidos, como conjunto de normas especficas da sociedade qual pertencem e como princpio universalizante de regulao das relaes humanas. A terceira e ltima forma de reconhecimento corresponde ao respeito e estima pelo estilo de vida que constitui parte fundamental da biografia de cada indivduo. Do ponto de vista da pessoa, isso corresponde percepo de que suas escolhas individuais, qualidades e habilidades so valorizadas pela sociedade como sua contribuio autntica. Para Honneth, essa forma de reconhecimento pressupe a anterior, ou seja, o reconhecimento universal dos direitos e deveres. Ao mesmo tempo, ele adiciona ao mero aspecto cognitivo desse reconhe-

558

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

cimento um elemento emocional na forma da solidariedade e da simpatia. Honneth defende que esse tipo de reconhecimento funciona atravs do princpio de diferenas igualitrias, ou seja, da idia de que as pessoas so diferentes, mas no desiguais. Honneth conclui que a moralidade, se entendida como uma instituio que visa proteo da dignidade humana, deve defender a reciprocidade do amor, o universalismo dos direitos e a igualdade da solidariedade contra os ataques da fora e da represso (idem:196). O subttulo de Integrity and Disrespect, de Honneth, pode ser traduzido por princpios de uma concepo moral baseada na teoria do reconhecimento. Como o nome indica, por via desse artigo, o autor embarca no empreendimento ambicioso de propor uma concepo moral inovadora e sistemtica. Contudo, pensamos que exatamente a partir de seu propsito mais geral que o esforo de Honneth deve comear a ser criticado, pois a proposta peca pela falta de inovao e, conseqentemente, pela incompletude do sistema. Por que falta de inovao? Porque o problema da moral, da razo prtica, deve ser colocado sempre no presente, e, portanto, no pode prescindir de uma leitura crtica desse presente. Ora, vejamos, para Hegel, a idia de Sittlichkeit tem como pressuposto necessrio a autonomia poltica, entendida como a capacidade de um povo para viver de acordo com seus costumes e elaborar suas prprias leis pressuposto este fundamental teoria republicana, de Aristteles a Carl Schmitt. Mesmo considerando o estado fragmentrio dos principados alemes poca de Hegel, compreensvel que ele tenha, sob a influncia dos ideais revolucionrios franceses e do romantismo nacionalista alemo, desenhado uma teoria poltica em que o Estado-nao fosse o horizonte tico da condio humana (individual e coletiva): a marcha de Deus na terra (Hegel, Knox et alii, 1955, 258). Porm, aps dois sculos e trs guerras mundiais5, a decadncia do imperialismo europeu e a ascenso do imprio americano, ns, seres no presente, no podemos compartilhar de uma viso to ingnua6. Qual Estado-nao no mundo de hoje tem autonomia suficiente para que a idia hegeliana de Sittlichkeit ainda faa sentido? Os EUA so, de longe, o mais forte candidato. Os pases ditos desenvolvidos da Organizao de Cooperao e de Desenvolvimento Econmicos OCDE, de onde provm grande parte dos tericos do reconhecimento, gostariam muito de ser reconhecidos como tal. Devemos notar, porm, que a autonomia poltica (e portanto tica) desses pases perante os

559

Joo Feres Jr.

EUA, depois da Segunda Guerra Mundial, ficou muito reduzida. Isto particularmente e tambm ironicamente verdadeiro para a Alemanha de Honneth. Nosso intuito aqui, porm, no destruir totalmente essa teoria do reconhecimento, mas apenas desconstru-la at um ponto a partir do qual ela possa ser radicalmente reconstruda. Proponho, portanto, que deixemos de lado, por enquanto, os pases desenvolvidos ancilares e seus porta-vozes com seus sonhos de glria, e dediquemo-nos a pensar o problema do reconhecimento no contexto da nossa condio de brasileiros, no no que ela tem de mais particular, mas apenas levando em conta seu alto grau de heteronomia uma caracterstica compartilhada em maior ou menor grau pela maioria da populao do planeta. O caso da nossa vizinha Argentina, onde o presidente ameaou renunciar caso o Congresso no aprovasse medidas propostas pelo FMI e depois, a mando do prprio FMI, tentou forar o Senado a anular uma lei que pune a evaso de riquezas do pas, apenas um exemplo mais recente do tipo da heteronomia a que me refiro. Sem precisar citar os golpes militares de um passado no to distante, podemos juntar a esse exemplo recente de heteronomia a tentativa de golpe na Venezuela, a ascenso da Aliana do Norte no Afeganisto e a condio a que est submetido o povo palestino. Precisamos, porm, fazer aqui uma ressalva. No pretendemos sugerir que nossa condio exclusivamente heternoma, ou seja, que no h espao algum para um debate tico-poltico no Brasil. S queremos frisar que o forte componente de heteronomia de nossa condio faz com que no possamos aceitar o modelo de reconhecimento proposto por Honneth sem antes submet-lo a uma profunda reviso crtica. O propsito principal deste artigo , sem abandonar o problema do reconhecimento, propor um outro modelo terico que d conta da heteronomia de nossa condio, ao mesmo tempo que possa tambm ser usado no contexto do debate republicano originalmente elaborado pelos tericos das democracias do Atlntico Norte.

II
Na atualidade, as crticas mais duras filosofia de Hegel e de seus seguidores provm do campo identificado, muitas vezes pejorativamente, como ps-moderno: nietzschianos de vrias cores, autores que estudam o colonialismo e a condio ps-colonial, feministas,

560

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

tericos das questes de gnero, estruturalistas, ps-estruturalistas etc. Contudo, o autor que utilizaremos (de maneira assumidamente instrumental, mas no abusiva) como alavanca para organizarmos nosso modelo alternativo estranho ao campo ps-moderno. Trata-se de Reinhart Koselleck, que junto com Otto Bruner e Werner Conze editou a coleo alem Histria dos Conceitos Bsicos (Geschichtliche Grundbegriffe), o trabalho mais detalhado e extenso de histria conceitual de que se tem notcia7. A formao filosfica e historiogrfica de Koselleck deu-se em Heidelberg sob a influncia de Hans Georg Gadamer, Martin Heidegger, Karl Lwith e Carl Schmitt8. Sua obra compe-se principalmente de ensaios sobre a histria de conceitos especficos, muitos deles verbetes da Geschichtliche Grundbegriffe, e artigos sobre metodologia e filosofia da histria. A este ltimo grupo de trabalhos pertence o texto A Semntica Histrico-Poltica dos Contraconceitos Assimtricos, a fonte principal de material para o trabalho de (re)construo que propomos aqui. Nesse texto, Koselleck elabora um estudo histrico e terico de formaes conceituais que foram usadas por grupos de pessoas como forma de identificao mtua e, portanto, de excluso dos outros. Para Koselleck, o uso desse tipo de conceito uma forma de ao poltica.
No sentido que damos aqui, um conceito no denota simplesmente a ao, ele marca e cria sua unidade. O conceito no somente um sinal indicativo da ao, mas tambm um fator dessa ao em agrupamentos polticos e sociais (Koselleck, 1985:160).

A adeso de Koselleck ao pragmatismo lingstico clara na passagem acima. Segundo Koselleck, essas formaes geralmente ocorrem na forma de pares de contraconceitos assimtricos. Cada par composto por um conceito positivo e um negativo, sendo este definido em mera oposio ao elemento positivo. O adjetivo assimtrico provm do fato de a relao de definio no ser mtua: enquanto o Eu define o Outro como pura negao de sua auto-imagem, o Outro no se reconhece naquela definio. A reside um problema capital de reconhecimento, pois o Outro toma a definio que lhe impingida como ofensa, insulto e/ou privao. Estamos, portanto, em um terreno muito familiar, pois Koselleck, assim como Honneth, est interessado em examinar o desrespeito como fenmeno lingstico.

561

Joo Feres Jr.

O primeiro par histrico de contraconceitos estudado por Koselleck hellenos/barbaros na Grcia clssica.
Os brbaros no eram simplesmente considerados no-gregos ou estrangeiros, mas, enquanto estrangeiros, eram de fato definidos negativamente como: covardes, grosseiros, glutes, brutos etc. O nome de um povo hellenos torna-se o contraconceito para todos os outros, que so agrupados sob um nome coletivo que significa somente o contrrio de hellenos. Assimetria , portanto, semanticamente, baseada no contraste consciente de um nome especfico com uma classificao genrica (idem:166).

Koselleck emprega a noo de horizonte de expectativas para denotar os efeitos cognitivos abertos pelo uso desses conceitos9. Para ele, o carter negativo do campo semntico que define o Outro predispe o Eu a interpretar evidncias empricas como sinais que confirmam seus preconceitos. No caso da Grcia clssica, contato com comerciantes estrangeiros, a massa de escravos, a devastao dos campos gregos promovida pelos invasores persas e experincias similares podiam ser generalizados de maneira acrtica (ibidem). Do ponto de vista poltico, o horizonte de expectativas gerado pela semntica do par hellenos/barbaros permitia aos gregos justificar a escravizao daqueles vistos como brbaros e/ou a submisso de comunidades brbaras ao governo de dspotas gregos (Aristotle, 1958)10. Ao argumentar que o brbaro um escravo por natureza, Aristteles nos d uma amostra clara das expectativas limitadas abertas aos brbaros na sociedade grega. Devemos salientar que, nesse contexto semntico, a condio inferior do brbaro no estava sujeita a modificaes introduzidas pela passagem do tempo. Ou seja, no havia uma expectativa de transformao futura dos brbaros em pessoas civilizadas. O advento do cristianismo criou novas formas de distino que ultrapassavam os limites semnticos do par hellenos/barbaros. A principal forma de oposio do mundo cristo cristalizou-se em torno do par contraconceitual cristo/pago. No evangelho, So Paulo deixa claro que s h duas formas de conduta humana: aceitar a doutrina crist e viver de acordo com a escritura, ou rejeit-la completamente. O carter assimtrico dessa concepo explcito, pois o pago definido apenas por aquilo que ele no : cristo. Assim como barbaros, o contraconceito pago est associado no pensamento cristo a conte-

562

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

dos semnticos que expressam a falta ou imperfeio de costumes, hbitos e tradies que definem o cristianismo. Porm, o horizonte de expectativas aqui assume um carter fortemente temporal, pois, na doutrina crist, a possibilidade da converso futura do pago ao cristianismo sempre est aberta. Ou seja, o cristo cr na possibilidade de um mundo futuro inteiramente cristo, onde a abominao que a vida pag deixe de existir. Essa expectativa foi usada para justificar a ao dos cristos contra pagos. Santo Agostinho conclui que, enquanto a perseguio de cristos por parte dos pagos injusta, o contrrio justificvel. Em nome do triunfo cristo, europeus do medievo empreenderam converses foradas, saques, invases e massacres. Na prtica, a eliminao do estilo de vida do pago muitas vezes redundou na eliminao fsica dos prprios pagos. Koselleck chama a ateno para o fato de que o surgimento da oposio cristo/pago no significou o desaparecimento da oposio que lhe precedeu, hellenos/barbaros. Pelo contrrio, os dois tipos de oposio foram articulados, alargando assim o arsenal semntico disponvel para se representar o Outro. Os modos de se menosprezar o estilo de vida dos brbaros podiam sempre ser adaptados para se referir aos pagos. O termo brbaro converte-se em um adjetivo usado para se atribuir uma generalidade negativa ao nome de povos pagos: sarracenos, varos, hngaros, eslavos ou turcos. Por fim, Koselleck analisa as oposies homem/desumano ( M e n s c h / U n m e n s c h e ) e s u p e r - h o m e m / s u b h o m e m ( U b e rmensch/Untermensch), ambas geradas a partir do campo semntico da noo iluminista de humanidade. Aqui, a narrativa koselleckiana volta-se para os detalhes da histria desses conceitos na Alemanha, no perodo que vai do final do sculo XVII Segunda Guerra Mundial. Por razes de conciso e clareza, vamos expor somente a parte dessa discusso que diz respeito ao par ariano/no-ariano uma verso da oposio Ubermensch/Untermensch que ganhou fora poltica durante o Terceiro Reich. Segundo Koselleck,
O no-ariano meramente uma negao de uma determinada posio e nada mais. A aplicao do conceito de ariano no est contida no conceito de ariano. O mesmo pode se dizer de no-ariano. Essa situao define uma forma de negao elstica que fica disposio daqueles que tm o poder de regular os contedos lingsticos e preencher conceitos vazios [...]. Pela primeira vez, o par lingstico foi usado de

563

Joo Feres Jr.

maneira instrumental por aqueles com poder de regular a lngua (Koselleck, 1985:196).

O autor admite que essa oposio produz a expectativa da eliminao do no-ariano no futuro. Contudo, a explorao que Koselleck faz da semntica do par ariano/no-ariano por demais superficial e, portanto, imprpria para ser assimilada nossa tipologia das formas de desrespeito sem antes ser reinterpretada e modificada. Por fim, Koselleck observa que pares contraconceituais tm um carter duplo de particularidade histrica e estrutura modelar. Se, por um lado, cada par produto de um contexto histrico especfico, suas estruturas semnticas so transmitidas e assimiladas pelos novos pares que o sucederam. Nessa concepo, a histria dos conceitos deve ser compreendida como um adensamento semntico e onomasiolgico, em que formas de experincia do passado so transmitidas s geraes futuras atravs do meio lingstico (idem). Essa acumulao permite a ocorrncia da contemporaneidade do no contemporneo, um termo que Koselleck cunhou para se referir coexistncia no presente de formas lingsticas (e, portanto, espaos de experincia) produzidas em momentos histricos distintos.

III
Apesar de sua riqueza e sofisticao, a teoria de Koselleck no pode ser integrada como um todo ao nosso projeto de construo de uma tipologia do desrespeito. Para darmos continuidade a este trabalho, devemos suspender o carter histrico da narrativa koselleckiana e retrabalhar os atributos modelares de suas oposies contraconceituais. Por que o carter histrico deve ser suspenso? Ora, o texto de Koselleck tem como pano de fundo uma macronarrativa da histria do Ocidente que comea na Grcia antiga e termina na Alemanha do Terceiro Reich e de Carl Schmitt. Se nosso modelo das formas de desrespeito pretende superar as limitaes republicanas do modelo de Honneth, no podemos atribuir um carter universal macronarrativa que Koselleck nos oferece, pois ela , de fato, baseada na posio nacional alem. Ademais, a nosso ver, Koselleck explora de maneira um tanto ligeira as implicaes semnticas e modelares de cada oposio contraconceitual, particularmente nos casos cristo/pago e ariano/no-ariano.

564

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

Seguindo nosso plano de ao, de cada par de contraconceitos identificados pelo autor, destilaremos um tipo bsico de oposio assimtrica que corresponde sua caracterstica modelar mais original. Oposio assimtrica nada mais do que uma das formas semnticas que o desrespeito pode assumir quando articulado atravs da linguagem. Portanto, nossa tipologia das formas de desrespeito ser tambm uma tipologia de formas de oposio assimtrica. Do par hellenos/barbaros deduzimos a oposio assimtrica cultural, ou seja, a forma de desrespeito que corresponde descrio do Outro em termos de costumes e prticas que so meramente a reflexo negativa de uma auto-imagem. Para Koselleck, a oposio hellenos/barbaros definida exclusivamente em termos culturais (modos de vida, hbitos e costumes). Apesar de o sentido geral dessa interpretao nos parecer correto, pois a evidncia textual aponta realmente para a dominncia da oposio cultural, h na concepo grega alguns traos do que chamaramos hoje de oposio racial, ou seja, da atribuio de aspectos culturais negativos a caractersticas fsicas e fisionmicas. Ao apresentar a teoria da escravido natural na Poltica, Aristteles discute a possvel correlao entre barbarismo e caractersticas fsicas inferiores (Aristotle, 1958:1254b). Apesar de Aristteles, por fim, rejeitar tal inferncia, o fato de ele ter articulado esse problema naquele contexto histrico-lingstico sugere a possibilidade de que tal raciocnio tenha existido na Grcia antiga. Contudo, este de fato um problema menor na interpretao koselleckiana. Ademais, da maneira como a propomos, a oposio assimtrica cultural pode ser generalizada como forma de desrespeito independentemente da pertinncia da interpretao histrica do caso grego. A oposio assimtrica cultural pode ser encontrada, por exemplo, em uma das definies do termo Latin apresentadas pelo Oxford English Dictionary: proud, passionate, impetuous, showy in appearance [], sometimes somewhat dismissive (Simpson e Profitt, 1997)11. O sentido negativo desses termos bvio. O orgulho aqui significa uma forma exagerada de auto-estima. O carter passional claramente uma aluso irracionalidade daqueles que so dominados pelas paixes. Impetuosidade a caracterstica irracional daquele que age por impulso. A pessoa que se preocupa com as aparncias v e ftil. O sujeito arisco aquele em quem no se pode confiar. Ademais, esses

565

Joo Feres Jr.

insultos correspondem negao exata de uma auto-imagem anglo-sax de racionalidade, disciplina, correo e carter. Chamamos a segunda forma de desrespeito de oposio assimtrica temporal. Ela relacionada ao par contraconceitual cristo/pago, mas de maneira indireta e incompleta. Koselleck limita sua anlise a autores do cristianismo primitivo e medieval que permaneceram fiis a uma noo temporal dominada pela eminncia escatolgica e, por conseguinte, deixa de notar que o desenvolvimento mais profcuo da noo temporal crist se d quando de sua secularizao a partir do comeo da Idade Moderna. Os pioneiros desse movimento de secularizao foram os tomistas espanhis Bartolomeu de las Casas e Jos de Acosta autores que se engajaram na explorao etnolgica dos povos do Novo Mundo12. Para determinar o lugar desses novos povos no mundo, eles criaram um sistema de classificao comparada de todas as sociedades de que os europeus tinham notcia, incluindo povos e civilizaes j extintos. Nesse sistema, a cristandade catlica europia ocupa o pice de uma escala de desenvolvimento e , ao mesmo tempo, a medida pela qual outros povos so classificados. Culturas extra-europias so, dessa maneira, identificadas com povos europeus do passado, criando a possibilidade de se pensar diferena cultural em termos de primitivismo, atraso ou retardamento, isto , em termos de diferena temporal13. Essa possibilidade, aberta pelas etnologias de Las Casas e Acosta, se consolidou com o advento de teorias histricas seculares do progresso contnuo na Frana iluminista14. Nelas, a escatologia crist foi finalmente abandonada, enquanto a noo eurocntrica de progresso moral e material se tornou o principal instrumento etnolgico de classificao do Outro. Vale ressaltar que cada um desses movimentos de secularizao da concepo histrico-etnolgica (tomismo espanhol e iluminismo) coincidiu com uma onda de expanso mundial do colonialismo europeu. Essa coincidncia no aleatria, pois, nos dois casos, as novas etnologias serviram para justificar a submisso de povos definidos como atrasados ou imaturos aos prprios europeus. O paternalismo da retrica colonial, da mission civilisatrice, s pde ser articulado tomando como base tais etnologias. Como j declaramos, o ponto de partida de nosso esforo de construir uma tipologia das formas do desrespeito o presente. E neste presente, a forma de desrespeito que se articula como oposio temporal as-

566

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

simtrica expressa majoritariamente atravs de etnologias do desenvolvimento material e moral, e no da expectativa crist primitiva de uma soluo escatolgica para o problema do Outro. Essa uma forma de desrespeito das mais srias, pois transforma o Outro (o atrasado) em objeto da ao do Eu (desenvolvido). A teoria da modernizao desenvolvida na academia americana durante as dcadas de 1950 e 1960 inteiramente baseada na oposio temporal assimtrica de um Eu ocidental, americano, capitalista-protestante, que desenvolvido, a um Outro tradicional, que simplesmente definido pela falta desses atributos. Essa teoria serviu de base para uma srie de polticas externas americanas, da Aliana para o Progresso remoo forada de centenas de milhares de camponeses vietnamitas de suas moradias na zona rural para grandes cidades15. A terceira forma de desrespeito, oposio racial assimtrica, derivada das idias de Koselleck de maneira ainda mais indireta do que a anterior. Koselleck no compara a semntica do par ariano/no-ariano aos pares que o precederam. Faamos o servio em seu lugar. Assim como brbaro, o conceito de no-ariano foi usado para se referir genericamente ao Outro, de maneira a apresent-lo como moralmente inferior. Assim como no par cristo/pago, a oposio ariano/no-ariano gerava a expectativa de soluo para o problema do Outro no futuro, que, nesse caso, correspondia purificao do Lebensraum alemo de elementos no-arianos e submisso do resto do mundo ao domnio geopoltico alemo. No entanto, o campo semntico desse par contm elementos estranhos aos dois outros que o precederam (hellenos/barbaros e pago/cristo). Essa novidade corresponde articulao da diferena em termos de raa. Durante o sculo XIX, o conceito de raa assumiu uma importncia poltico-ideolgica sem precedentes para as ideologias nacionalistas que sustentaram a consolidao dos Estados-nao europeus, principalmente na Alemanha, Frana e Inglaterra. Segundo Hannaford (1996), naquele perodo, o conceito de raa era usado para exprimir de maneira sinttica diferenas que podiam ser biolgicas, lingsticas e/ou culturais. Todavia, o autor deixa de notar que esses componentes da noo de raa no so eqipotentes. Isto particularmente verdadeiro para a maneira como o termo empregado nos dias de hoje. Tanto em portugus com em ingls, o termo raa (race) no totalmente destitudo de referncias culturais, ou seja, no uso comum dessas lnguas, culturas especficas so identificadas com determina-

567

Joo Feres Jr.

das raas. O que parece escapar a Hannaford, e tambm a Koselleck, que o componente biolgico, expresso atravs de referncias a aspectos fsicos, fisionmicos e psicolgicos, , no presente, o elemento determinante da noo de raa. Parece-nos correto afirmar que raa uma construo sociocultural. Ao mesmo tempo, porm, no podemos deixar de notar que o termo usado para significar algo que est alm (ou aqum) da cultura (aspectos fsicos, fisionmicos e psicolgicos). A percepo da diferena racial como oposio assimtrica cria um universo de expectativas prprio, em que o problema do Outro no pode ser resolvido pela assimilao cultural soluo que sempre esteve no horizonte dos projetos colonialistas. Dado seu carter biologizante, a oposio racial assimtrica aponta para a soluo desse problema na forma do controle radical do corpo do Outro. Os exemplos prticos desse tipo de desrespeito so a soluo final nazista, os guetos tnicos das grandes cidades americanas, o regime sul-africano do apartheid etc. Um exemplo claro de articulao retrica dessa forma de desrespeito dado pelo discurso proferido no Congresso americano pelo deputado do Estado de Nova Iorque Washington Hunt quando da discusso sobre a anexao de partes do territrio mexicano durante a guerra americano-mexicana (1846-1848):
Pensem no tipo de populao que a anexao desses territrios trar para nossa confederao. Devemos preparar-nos para receber uma massa incongruente de espanhis, ndios e mexicanos mestios uma mistura de raas que no vai poder usufruir ou administrar nossas instituies livres. Homens de sangue diferente e lngua diferente, que no devem se misturar com o nosso povo em p de igualdade poltica e social (Schoultz, 1998:32).

A assimetria da comparao patente: de um lado, americanos branc o s a n g l o - s a x e s , d e o u t ro , u m c o l e t i v o d e g e n t e e s c u r a (no-brancos). Ao final, os territrios mexicanos foram anexados Federao americana, mas a maioria daquelas populaes indesejveis foi exterminada no processo de apropriao, seja pelo exrcito americano, seja pelos colonos. A expectativa criada por essa percepo racial altamente assimtrica, da qual Hunt era somente um porta-voz, moldou o futuro.

568

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

Atravs da noo da contemporaneidade do no contemporneo, Koselleck identifica o sintoma da sobreposio cumulativa dos campos semnticos de pares de contraconceitos: o cristo pde usar o arsenal pejorativo que os gregos criaram para se referir aos brbaros e combin-lo com sua noo de temporalidade; os racistas podem se servir dos dois para somar distino biolgica aspectos culturais e temporais (ex: raas mais primitivas tm culturas menos evoludas). A idia da contemporaneidade do no contemporneo, de fato, parece uma hiptese interessante, porm, ao suspendermos a macronarrativa histrica que orienta o texto de Koselleck, acabamos por descartar o padro de acumulao semntica especfico que ela identifica (dos gregos aos alemes, passando pelos cristos). Resta-nos substitu-la por uma nova categoria: a tradutibilidade das formas de oposio assimtrica, definida como propriedade pela qual certas expresses lingsticas so capazes de denotar mais de uma forma de desrespeito. Ou seja, vocabulrios usados na descrio de uma determinada forma de oposio assimtrica, no raro, podem sugerir outras. Por exemplo, a palavra temperamento tem matizes culturais e raciais; categorias sociocientficas como patriarcalismo e feudalismo tm nuanas culturais e temporais. A existncia de possibilidades de traduo depende no somente do significado intersubjetivo de cada um dos conceitos utilizados, mas tambm da articulao retrica empregada no material a ser examinado. Termos que usualmente no so associados a uma determinada forma de desrespeito podem ser semanticamente contaminados pela proximidade de outros termos geralmente associados quela forma. Em suma, diferentemente da contemporaneidade do no contemporneo, que definida como caracterstica intrnseca e inelutvel do processo histrico, a tradutibilidade das formas de oposio assimtrica uma propriedade hipottica que s pode ser confirmada atravs da anlise de cada caso, prescindindo, assim, de qualquer entendimento prvio sobre os rumos da histria universal.

IV
Nossa tipologia das formas de desrespeito no incompatvel com a tipologia negativa de Honneth. De certa maneira, as oposies assimtricas cultural e temporal podem ser vistas como casos particulares da terceira forma de desrespeito identificada pelo autor aquela que degrada o estilo de vida da pessoa. Porm, ao empreender uma

569

Joo Feres Jr.

anlise detalhada das articulaes lingsticas (ou retricas) do desrespeito, nosso modelo capaz de revelar aspectos que a teoria de Honneth sequer vislumbra. Na verdade, as trs formas de desrespeito identificadas por ns podem ser usadas (e foram usadas), individualmente ou em conjunto, para justificar todas as trs formas de Honneth (abuso fsico, negao de direitos e degradao do estilo de vida). Por meio da noo da tradutibilidade das formas de desrespeito, podemos examinar as vrias combinaes dessas formas e, portanto, compreender melhor o poder que esses usos lingsticos tm de rebaixar o Outro a uma condio de inferioridade submissa. Essa soluo tambm nos parece vantajosa quando comparada concepo do problema do reconhecimento segundo o cnone do republicanismo hegeliano. Primeiro, ela nos permite identificar o desrespeito, expresso no uso lingstico corrente de oposies assimtricas, em situaes inacessveis concepo republicana, como, por exemplo, quando o desrespeito ocorre em comunidades lingsticas nas quais o Outro no parte significativa. Essa funo nos ajuda a desvendar conexes entre nossa condio de heteronomia e o desrespeito em um contexto internacional altamente assimtrico. Se a identificao desse desrespeito no nos permite de pronto alterar a situao de heteronomia, ela pelo menos nos ensina a assumir uma postura crtica em relao a discursos que reproduzem as mesmas formas de desrespeito. Segundo, nossa tipologia das formas de desrespeito pode tambm ser aplicada ao contexto limitado do Estado-nao democrtico liberal, servindo a todos aqueles que se sentem vtimas de desrespeito como ferramenta de resistncia e desconstruo de discursos que lhes parecem insultantes. Como contribuio ao embate ideolgico e poltico, nossa proposta nos parece superior oferecida pelo republicanismo hegeliano (seja de Taylor ou Honneth), pois permite que a identificao do desrespeito se torne independente da afirmao de uma identidade autntica. Atravs desse instrumental analtico, a pessoa, ou grupo de pessoas, pode localizar e rejeitar formas lingsticas que lhe atribuam um carter de imaturidade, primitivismo ou inferioridade, sem ter que assumir publicamente qualquer identidade especfica. Ademais, as pessoas ou grupos que desejam afirmar publicamente uma identidade podem utilizar-se dessa tipologia da mesma maneira. Em suma, nossa tipologia pretende servir de ferramenta polti-

570

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

co-ideolgica na luta pela realizao, na prtica, da igualdade da cidadania liberal expressa formalmente na letra da lei16. O carter eminentemente negativo de nossa tipologia particularmente apropriado ao contexto brasileiro onde, para o bem ou para o mal, os rtulos raciais e tnicos definidos no Primeiro Mundo no se reproduzem de maneira to ntida ou similar. Ademais, a idia de autenticidade que anima a teoria multicultural republicana produz efeitos perversos tambm no contexto dos pases desenvolvidos. Por exemplo, nos EUA, programas como affirmative action e outros benefcios proporcionam incentivos queles que se identificam como minorias. Contudo, ao se identificar publicamente dessa maneira, a pessoa est explicitamente assumindo o carter subalterno de sua posio. Isto leva a uma contradio prtica na qual, para se tornar igual, a pessoa deve apresentar-se como inferior. Resta-nos saber se esse tipo de programa capaz de superar essa contradio. Por fim, nosso modelo evita a concluso hegeliano-republicana, clara em Honneth, de que o reconhecimento depende da formao de uma autoconscincia saudvel. Honneth acredita que essa concepo positiva sirva de base para que todos possam lutar politicamente pelas condies que lhes proporcionem uma vida familiar e afetiva sadia, direitos negativos iguais e reconhecimento cultural (ver Honneth, 1992). No entanto, tal concluso parece depender de um padro de normalidade que, imediatamente, se constitui como critrio de excluso das pessoas que, de alguma maneira, falharam na formao correta de sua autoconscincia. Em outras palavras, a tipologia positiva de Honneth pode constituir-se, na prtica, em instrumento de promoo de mais desrespeito. O reconhecimento, como forma positiva, deve ser um produto do engajamento concreto das pessoas na poltica, e no um valor a ser fixado atravs da especulao terica. O esforo em determin-lo teoricamente contraditrio porque nega os princpios de liberdade e igualdade democrtica sobre os quais o prprio reconhecimento se assenta. Conseqentemente, a teoria deve ser usada para ajudar-nos a resistir s formas de desrespeito, criando ferramentas teis ao debate poltico, tenha esse como objeto a comunidade nacional ou os discursos que legitimam poderes imperiais e transnacionais.
(Recebido para publicao em junho de 2002) (Verso definitiva em agosto de 2002)

571

Joo Feres Jr.

NOTAS
1. Por falta de melhor termo, usarei aqui desrespeito ou falta de reconhecimento como antnimo de reconhecimento. Em ingls criou-se o neologismo misrecognition para denotar a falta de reconhecimento (recognition). O termo usado por Honneth no original alemo Anerkennung, que significa no somente reconhecimento puro e simples, mas tambm a atribuio de qualidades positivas atravs desse ato. Assim como o portugus, o alemo tambm no tem um antnimo perfeitamente simtrico para o termo. Honneth usa Miachtung, que se traduz por desrespeito, mas que pode tambm carregar significados mais negativos como insulto, humilhao, degradao, privao de liberdade e mesmo agresso fsica. Ver Translator's Note, em The Struggle for Recognition: The Moral Grammar of Social Conflicts (Honneth, 1995). 2. Todas as tradues de citaes extradas de originais em ingls so de minha autoria. 3. O pragmatismo lingstico, s vezes referido como linguistic turn, hoje em dia uma posio epistemolgica de grande fora nos meios acadmicos da Europa continental e de pases anglfonos. O livro Philosophical Investigations, de Wittgenstein (1953), geralmente identificado como a obra fundadora dessa abordagem. 4. Em The Struggle for Recognition, Honneth expe claramente as razes hegelianas de sua tipologia do reconhecimento, que , de fato, inspirada na obra produzida pelo jovem Hegel em Jena, quando ainda sob a influncia do ps-kantismo romntico de Schelling e Hlderling e da filosofia neokantiana de Fichte (ver Pinkard, 2000). Honneth usa como fonte da filosofia do jovem Hegel o conjunto de obras que precederam a publicao da Fenomenologia do Esprito. So elas: O Sistema da Eticidade (System der Sittlichkeit, 1802/03), Primeira Filosofia do Esprito (System der spekulativen Philosophie, 1803/04), e Jenaer Realphilosophie (1805/06). 5. Tomo aqui a liberdade de contar a Guerra Fria como a Terceira Guerra Mundial, pois essa se estendeu verdadeiramente por todo o planeta. Infelizmente, ainda no contamos com estatsticas confiveis quanto ao nmero de mortos produzidos por esse conflito. 6. A diferena entre imperialismo e imprio feita aqui no corresponde distino original elaborada por Hardt e Negri (2000). Para estes autores, os imperialismos europeus assentavam-se em bases nacionais, enquanto o imprio do presente o nico verdadeiramente global. Coerentemente, para Negri e Hardt, a expresso imprio americano no verdadeira, afirmao com a qual, obviamente, discordamos, pois os mecanismos polticos de tomada de deciso no contexto imperial atual so altamente dependentes da dinmica poltica domstica americana. O governo Bush tem dado mostras abundantes dessa triste realidade. 7. A Geschichtliche Grundbegriffe (Koselleck et alii, 1972/1997) uma obra de aproximadamente nove mil pginas, dividida em nove volumes, com um total de 115 verbetes dedicados a conceitos especficos (Richter, 1995). 8. Uma introduo curta mas informativa biografia intelectual de Koselleck foi escrita pelo tradutor Keith Tribe em Futures Past (Koselleck, 1985). Para um exame mais detalhado do projeto da Geschichtliche Grundbegriffe, ver Richter (1995).

572

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

9. A noo de horizontes de expectativas advm da teoria hermenutica de Gadamer (1995). Um outro exemplo claro e brilhante do uso dessa noo pode ser encontrado em Ricoeur (1981). 10. Melvin Richter (1990) explora com detalhe as conexes entre os conceitos gregos de despotismo, escravido e barbarismo. 11. Traduo aproximada: orgulhoso, passional, impetuoso, exibido e, algumas vezes, um pouco arisco. A citao foi mantida na lngua original com o intuito de preservar o contedo semntico dos adjetivos, que invariavelmente alterado em qualquer traduo. 12. Para uma anlise mais pormenorizada das contribuies de Las Casas e Acosta, ver Pagden (1982). 13. O antroplogo Johannes Fabian (1983) cunhou o termo no-concomitncia para descrever a percepo de que pessoas, na qualidade de membros de uma determinada comunidade, possam existir no presente e, ao mesmo tempo, no passado. Para uma genealogia detalhada da noo de no-concomitncia, ver Feres Jr. (2002). 14. O exemplo mais acabado desse tipo de concepo histrica se encontra em Condorcet (1988). Para uma discusso panormica do desenvolvimento de teorias histricas do progresso contnuo a partir da escatologia crist, ver Lwith (1949). 15. Noam Chomsky (1968) descreve em detalhe a participao de grandes nomes das cincias sociais americana, como W. W. Rostow e Samuel Huntington, na concepo e implementao de polticas de urbanizao forada no Vietn. Baseado na premissa de que o comunismo vietnamita era um sintoma da falta de desenvolvimento, Huntington conclui que uma modernizao acelerada dos camponeses vietnamitas (urbanizao forada) roubaria aos vietcongs sua base de susteno. 16. Por ser eminentemente negativa, nossa proposta de pouca valia para as minorias que desejam reclamar direitos especiais para a preservao de sua autenticidade.

573

Joo Feres Jr.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS
ARISTOTLE. (1958), The Politics of Aristotle. New York, Oxford University Press. CHOMSKY, Noam. (1968), American Power and the New Mandarins. New York, Pantheon. CONDORCET, Marie-Jean-Antoine-Nicolas de Caritat marquis de. (1988) [1795], Esquisse d'un Tableau Historique des Progrs de l'Esprit Humain/Fragment sur l'Atlantide. Paris, Flammarion. FABIAN, Johannes. (1983), Time and the Other; how Anthropology Makes its Subject. New York, Columbia University Press. FERES JR., Joo. (2002), Political Philosophy, Ethnology, and Time: A Study of the Notion of Historical Handicap. Kriterion, n 105, pp. 19-42. GADAMER, Hans Georg. (1995), Truth and Method. New York, Continuum. HANNAFORD, Ivan. (1996), Race; the History of an Idea in the West. Baltimore/London, The Johns Hopkins University Press. HARDT, Michael e NEGRI, Antonio. (2000), Empire. Cambridge, Harvard University Press. HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich, KNOX, T. M. et alii. (1955), The Philosophy of Right. Chicago, Encyclopdia Britannica. HONNETH, Axel. (1992), Integrity and Disrespect: Principles of a Conception of Morality Based on the Theory of Recognition. Political Theory, vol. 20, n 2, pp. 187-202. . (1995), The Struggle for Recognition: The Moral Grammar of Social Conflicts. Cambridge, Polity Press/Blackwell. KOSELLECK, Reinhart. (1985), Futures Past: On the Semantics of Historical Time. Cambridge/London, The MIT Press. et alii (eds.). (1972/1997), Geschichtliche Grundbegriffe. Stuttgart, Klett-Cotta, 9 vols. LWITH, Karl. (1949), Meaning in History. Chicago/London, Phoenix Books/The University of Chicago Press. PAGDEN, Anthony. (1982), The Fall of Natural Man: The American Indian and the Origins of Comparative Ethnology. Cambridge/New York, Cambridge University Press. PINKARD, Terry P. (2000), Hegel: A Biography. Cambridge/New York, Cambridge University Press. RICHTER, Melvin. (1990), Aristotle and the Classical Greek Concept of Despotism. History of European Ideas, vol. 12, n 2, pp. 175-187. . (1995), The History of Political and Social Concepts: A Critical Introduction. New York/Oxford, Oxford University Press. RICOEUR, Paul. (1981), Hermeneutics and the Human Sciences. Paris, Cambridge University Press/ditions de la Maison des Sciences de l'Homme.

574

Contribuio a uma Tipologia das Formas de Desrespeito...

SCHOULTZ, Lars. (1998), Beneath the United States: A History of US Policy toward Latin America. London/Cambridge, Harvard University Press. SIMPSON, John e PROFITT, Michael (eds.). (1997), Oxford English Dictionary, Additions Series. Oxford, Clarendon Press. TAYLOR, Charles e GUTMANN, Amy. (1994), Multiculturalism: Examining the Politics of Recognition. Princeton, N.J., Princeton University Press. WITTGENSTEIN, Ludwig. (1953), Philosophical Investigations. New York, Macmillan.

ABSTRACT Contribution to a Typology of Forms of Disrespect: Beyond the Hegelian Republican Model
In this article we propose a new typology of forms of disrespect. Based on Axel Honneths critique of the Hegelian Republican treatment of the issue of recognition, we elaborate an alternative proposal, inspired by the notion of asymmetrical counter-concepts as proposed by Reinhart Koselleck. We identify three basic forms of disrespect as expressed through the use of language, pointing to the horizons of expectations and the practical consequences they generate. Finally, we examine the advantages presented by our typology as compared to that proposed by Honneth, amongst which the possibility of applying this analytical tool to identify forms of disrespect that transcend the borders of the nation-state. Key words: disrespect; heteronomy; asymmetrical oppositions

575

Joo Feres Jr.

RSUM Apport une Typologie des Formes dIrrespect au-del du Modle Hglien et Rpublicain
Dans cet article, on propose une nouvelle typologie des formes dirrespect. partir de la critique du traitement hglien et rpublicain dispens par Axel Honneth la question de la reconnaissance, on conoit une alternative, suggre par la notion de contre-conceptions asymtriques que propose Reinhart Koselleck. On peat y discerner trois formes fondamentales dirrespect exprimes dans lusage langagier, indiquant lhorizon des attentes et les consquences pratiques quelles engendrent. Enfin, on compare les avantages de notre typologie par rapport celle propose par Honneth, parmi lesquelles la possibilit dapplication de cet outil analytique dans lidentification de formes dirrespect qui dpassent les limites troites de ltat national. Mots-cl: d'irrespect; htronomie; oppositions asymtriques

576

You might also like