You are on page 1of 4

Atividades fuso horrio da internet diversas

Exerccio - Fuso horrio


1 - O horrio da sua cidade est atrasado quantas horas em relao ao fuso horrio de Greenwich ? E em relao a Braslia ? 2 - S em Braslia for 9:00 horas, que horas ser: a) Em Rio Branco, no estado do Acre ? b) Na cidade de So Paulo ? c) Em Fernando de Noronha ? 3 - So 9:00 horas em Minas Gerais, que horas so em Rondnia ? 4 - So 8:00 horas no Mato Grossodo Sul, que horas so na Bahia ? 5 - Desafio, com auxlio de um mapa mundi, resolva: a) O avio saiu de Lima no Per s 14:00 horas, parou no aeroporto de Recife no Brasil para abastecer e demorou 2 horas. A viagem entre o Per e o Brasil levou 2 horas. Que horas o avio chegou (horrio local) na cidade de Paris (Frana), tendo a viagem deste percurso demorado mais 8 horas ? b) O professor de geografia saiu de Florianpolis s 9:00 horas da manh do dia 10 de julho com destino a Manaus (AM), a viagem durou 45 minutos at So Paulo onde fez conexo. Para trocar de avio esperou 2:30 horas no aeroporto, e a viagem de So Paulo a Manaus demorou mais 4 horas. Que horas o professor chegou em Manaus (horrio local) ?

Leia mais: http://gustavo-kasten.webnode.com.br/a6%C2%BA%20ano/exercicio-fuso-horario/ Crie seu site grtis: http://www.webnode.com.br

Movimentos, Fusos Horrios e Camadas da Terra


01- Complete as frases classificando as mesmas com movimento de translao ou de movimento de rotao: a) ________________________ dura 24 horas e d origem ao dia e a noite; b) ________________________ o movimento que a terra faz ao redor do sol atravs de sua rbita; c) ________________________ o movimento que a terra executa ao redor do seu prprio eixo, ou seja, ao redor de si mesma; d) ________________________ dura 365 dias e 06 horas e da origem as estaes do ano; 02- Que horas sero em Dacar, quando um avio vindo de So Paulo , aterrissar nesta cidade, sabendo que a distncia de 03 fusos, e que este avio decolou as 12 horas e que a durao do vo de 06 horas?

03- Quando em Braslia for 10 horas, que horas sero em: a) Fernando de Noronha:_________ b) Cuiab;______________________ c) Rio Branco;__________________ 04- Relacione a segunda coluna de acordo com a primeira: (a) camada de gases que envolve a terra; (b) conjunto de todas as guas da terra; (c) camada formada por rochas e minerais; (d) centro da terra; (e) camada intermediaria entre a crosta e o ncleo; (f) camada que envolve a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera; (g) camada externa da terra; ( ( ( ( ( ( ( ) ncleo; ) atmosfera; ) manto; ) hidrosfera; ) biosfera; ) litosfera; ) crosta terrestre;

05- O Brasil est localizado, em sua maior parte, em que zona climtica da terra?

Exerccios de Geografia - 6 ano


Exerccios Movimentos da Terra e fusos horrios - 6 ano

1. O movimento da Terra responsvel pelas estaes do ano chamado de: a) Rotao b) Mutao c) Translao d) Precesso

2. Analise as afirmativas e marque a alternativa que no corresponde a uma caracterstica do inverno. a) O inverno a estao que registra as menores temperaturas.

b) O inverno a estao do ano que antecede a primavera. c) As noites so mais longas que os dias durante o inverno. d) O inverno tem incio com o trmino do vero.

3. A estao do ano caracterizada pelos dias mais longos que as noites : a) Inverno b) Vero c) Primavera d) Outono

4. Marque a alternativa correta sobre as quatro estaes do ano. a) As estaes do ano so bem definidas em todo o planeta. b) O outono a estao do ano que recebe maior quantidade de radiao solar. c) O vero a estao do ano que comea com o trmino do outono e antecede a primavera. d) O movimento de translao, juntamente com a inclinao do eixo da Terra em relao ao plano orbital, responsvel pelas estaes do ano.

5. Complete as frases com as palavras do quadro. a) O movimento de _______________ responsvel pela distribuio das quatro estaes do ano. b) Quando for _____________no hemisfrio________________ser vero no hemisfrio Sul. c) No _______________, os dias so mais longos e as noites so mais curtas. d) Quando for primavera no hemisfrio _____________,ser ____________ no hemisfrio Norte.

6. Quantos fusos horrios tem o Brasil? a) 1 b) 2 c) 3 d) 4

7) A distncia, em graus, entre Braslia e Roma de 45. Se em Braslia so 14 horas, que horas so em Roma? Lembre-se de que o horrio, em Roma, est sempre adiantado em relao ao de Braslia. a) 10 horas b) 11horas c) 12 horas d) 17 horas

8) Madri e Santiago esto 60 distantes. Se em Madri so 10 horas, que horas so em Santiago? Lembre-se de que o horrio, em Santiago, est sempre atrasado em relao ao de Madri. a) 6 horas b) 7 horas c) 12 horas d) 13 horas

Respostas: 5 - a) translao; b) inverno - Norte; c) vero; d) Sul - outono.

Fonte: VESENTINI, William J.&VLACH, Vnia. Geografia crtica; o espao natural e a ao humana, 6 ano. Brasil Escola

You might also like