You are on page 1of 6

A IMPORTNCIA DA NEUROCINCIA NA EDUCAO

Fga Vera Lucia de Siqueira Mietto


CFF 3026

Os avanos e descobertas na rea da neurocincia ligada ao processo de aprendizagem sem duvida, uma revoluo para o meio educacional. A Neurocincia da aprendizagem, em termos gerais, o estudo de como o crebro aprende. o entendimento de como as redes neurais so estabelecidas no momento da aprendizagem, bem como de que maneira os estmulos chegam ao crebro, da forma como as memrias se consolidam, e de como temos acesso a essas informaes armazenadas. Quando falamos em educao e aprendizagem, estamos falando em processos neurais, redes que se estabelecem, neurnios que se ligam e fazem novas sinapses. E o que entendemos por aprendizagem? Aprendizagem, nada mais do que esse maravilhoso e complexo processo pelo qual o crebro reage aos estmulos do ambiente, ativa essas sinapses (ligaes entre os neurnios por onde passam os estmulos), tornado-as mais intensas. A cada estimulo novo, a cada repetio de um comportamento que queremos que seja consolidado temos circuitos que processam as informaes, que devero ser ento consolidadas. A neurocincia nos vem descortinar o que antes desconhecamos sobre o momento da aprendizagem. O crebro, esse rgo fantstico e misterioso, matricial nesse processo do aprender. Suas regies, lobos, sulcos, reentrncias tem sua funo e real importncia num trabalho em conjunto, onde cada um precisa e interage com o outro. Mais qual o papel e funo de cada regio cerebral? Aonde o aprender tem realmente a sua sede e necessita ser estimulada adequadamente? Conhecer o papel do hipocampo na consolidao de nossas memrias, a importncia do sistema lmbico, responsvel pelas nossas emoes, desvendar os mistrios que envolvem a regio frontal, sede da cognio, linguagem e escrita, poder entender os mecanismos atencionais e comportamentais de nossas crianas com TDAH, as funes executivas e o sistema de comando inibitrio do lobo prArtigo escrito pela fonoaudiloga Vera Lcia de Siqueira Mietto, devendo ser utilizado apenas como parmetro de estudo. Os crditos e a reviso textual so de responsabilidade da autora.

frontal hoje fundamental na educao assim como compreender as vias e rotas que norteiam a leitura e escrita (regidas inicialmente pela regio visual mais especifica (parietal), que reconhece as formas visuais das letras e depois acessando outras reas para que a codificao e decodificao dos sons sejam efetivas. Como no penetrar nos mistrios da regio temporal relacionado percepo e identificaes dos sons onde os reconhece por completo? (rea temporal verbal que produz os sons para que possamos fonar as letras). No esquecendo a regio occipital que tem como uma de suas funes coordenar e reconhecer os objetos assim como o reconhecimento da palavra escrita. Assim, cada rgo se conecta e se interliga nesse trabalho onde cada estrutura com seus neurnios especficos e especializados desempenham um papel importantssimo nesse aprender. Podemos compreender, desta forma que o uso de estratgias adequadas em um processo de ensino dinmico e prazeroso provocar consequentemente, alteraes na quantidade e qualidade destas conexes sinpticas, afetando assim o funcionamento cerebral, de forma positiva e permanente, com resultados extremamente satisfatrios. . Estudos na rea neurocientfica, centrados no manejo do aluno em sala de aula vem nos esclarecer que a aprendizagem ocorre quando dois ou mais sistemas funcionam de forma inter relacionada. Assim, podemos entender, por exemplo, como valioso aliar a musica e os jogos em atividades escolares, pois h a possibilidade de se trabalhar simultaneamente mais de um sistema: o auditivo, o visual e at mesmo o sistema ttil (a msica possibilitando dramatizaes). Os games (adorados pelas crianas e adolescentes) ainda em discusso no mbito acadmico so fantsticos na sua forma de manter nossos alunos plugados e podem ser mais uma ferramenta facilitadora, pois possibilita estimular o raciocnio lgico, a ateno, a concentrao, os conceitos matemticos e atravs de cruzadinhas e caa-palavras interativos, desenvolver a ortografia de forma desafiadora e prazerosa para os alunos. Vrios sites na internet nos disponibilizam esses jogos.

Artigo escrito pela fonoaudiloga Vera Lcia de Siqueira Mietto, devendo ser utilizado apenas como parmetro de estudo. Os crditos e a reviso textual so de responsabilidade da autora.

Desta forma, o grande desafio dos educadores viabilizar uma aula que 'facilite' esse disparo neural, as sinapses e o funcionamento desses sistemas, sem que necessariamente o professor tenha que saber se a melhor forma de seu aluno lidar com os objetos externos : auditiva, visual ou ttil. Quando ciente da modalidade de aprendizagem do seu aluno, (e isso no est longe de termos na formao de nossos educadores) o professor saber quais estratgias mais adequadas utilizar e certamente far uso desse grande e inigualvel meio facilitador no processo ensino aprendizagem. Outra grande descoberta das neurocincias que atravs de atividades prazerosas e desafiadoras o disparo entre as clulas neurais acontece mais facilmente: as sinapses se fortalecem e redes neurais se estabelecem com mais facilidade. Mas como desencadear isso em sala de aula? Como o professor pode ajudar nesse fortalecimento neural?Todo ensino desafiador ministrado de forma ldica tem esse efeito: aulas dinmicas, divertidas, ricas em contedo visual e concreto, onde o aluno no um mero observador, passivo e distante, mas sim, participante, questionador e ativo nessa construo do seu prprio saber, o deixam literalmente ligado, plugado, antenado. O contedo antes desestimulante e repetitivo para o aluno e professor ganha uma nova roupagem: agora propicia novas descobertas, novos saberes, dinmico e flexvel, plugado em uma era informatizada aonde a cada momento novas informaes chegam ao mundo desse aluno. Professor e aluno interagem ativamente, criam, viabilizam possibilidades e meios de fazer esse saber, construindo juntos a aprendizagem. Uma aula enriquecida com esses pr- requisitos mgica, envolvente e dinmica. saber fazer uso de uma estratgia assertiva onde conhecimentos neurocientficos e educao caminham lado a lado. Mas como isso possvel? O que fazer em sala de aula? A seguir veremos algumas sugestes que podem ser adotadas:
Artigo escrito pela fonoaudiloga Vera Lcia de Siqueira Mietto, devendo ser utilizado apenas como parmetro de estudo. Os crditos e a reviso textual so de responsabilidade da autora.

1- Estabelea regras para que haja um convvio harmonioso de todos em sala de aula, fazendo com que os alunos sejam responsveis pela organizao, limpeza e utilizao dos materiais. Opinando e criando as regras e normas adotadas, eles se sentiro responsveis pela sala de aula 2- Faa uso de materiais diversificados que explorem todos os sentidos. Visual: mural, cartazes coloridos, filmes, livros, filmes educativos; Ttil: material concreto e objetos de sucata planejados. H uma riqueza de sites na internet que nos disponibilizam atividades muito ricas e prazerosas. A criatividade aflora e a aula se torna muito divertida; Auditivo: msica e bandinhas feitas com material de sucata, sempre com o contedo inserida nelas. A criao de musicas sobre contedos uma forma divertida de aprender. Talentos apareceram em sala de aula. E quem no gosta de cantar? A aula fica muito rica e prazerosa! 3- Reserve um lugar com almofadas e tapete, para momentos de descanso e reflexo. O cantinho da leitura fundamental na sala de aula na ausncia de uma biblioteca. Relaxar aps o trabalho prazeroso significa dar tempo para o crebro escanear todo o contedo que vai ser assimilado, ativar o hipocampo (regio responsvel pelas memrias) e consolidar o que se aprendeu. 4- Estabelea rotinas onde possam realizar trabalhos individuais, em dupla e em grupo. (rotinas estabelecidas reforam comportamentos assertivos e

organizao. Crianas com TDAH, que apresentam mal funcionamento das funes executivas se beneficiam com rotinas e regras pr estabelecidas). O trabalho em equipe extremamente prazeroso, ativa as regies lmbicas (responsveis pelas emoes) e como sabemos que o aprender est ligado emoo, a consolidao do contedo se faz de maneira mais efetiva. (hipocampo) 5- Trabalhar o mesmo contedo de varias formas possibilita aos alunos mais lentos oportunidades de vivenciarem a aprendizagem de acordo com suas possibilidades neurais. D aos mais rpidos, atividades que reforcem ainda mais esse contedo, que os mantenham atentos e concentrados, para que os mais lentos no sejam prejudicados com conversas e agitao dos mais rpidos.

Artigo escrito pela fonoaudiloga Vera Lcia de Siqueira Mietto, devendo ser utilizado apenas como parmetro de estudo. Os crditos e a reviso textual so de responsabilidade da autora.

6-

A flexibilidade em sala de aula permite uma aprendizagem mais dinmica e melhor percebida por todos os alunos. O professor que ministra bem os conflitos em ala de aula, que tem jogo de cintura e apresenta o contedo com prazer mantm seus alunos plugados na sala de aula. Desta forma, sabedores deste mecanismo neural que impulsiona a

aprendizagem, das estratgias facilitadoras que estimulam as sinapses e consolidam o conhecimento, dessa magia onde cada estrutura cerebral se interliga para que todos os canais sejam ativados. Assim, como numa orquestra afinadssima, onde a melodia sai perfeita, estar de posse desses importantes conhecimentos e descobertas ser como reger uma orquestra onde o maestro saber o quo precisamente esto afinados seus instrumentos e como poder tirar deles melodias harmoniosas e suaves! A neurocincia se constitui assim em atual e uma grande aliada do professor para poder identificar o individuo como ser nico, pensante, atuante, que aprende de uma maneira toda sua, nica e especial. Desvendando os mistrios que envolvem o crebro na hora da aprendizagem, a neurocincias disponibiliza, ao moderno professor (neuroeducador), impressionantes e slidos conhecimentos sobre como se processam a linguagem, a memria, o esquecimento, o humor, o sono, a ateno, o medo, como incorporamos o conhecimento, o desenvolvimento infantil, as nuances do desenvolvimento cerebral desta infncia e os processos que esto envolvidos na aprendizagem acadmica. Logo, um vasto campo de preciosas informaes

relacionadas ao aluno e ao processo de absoro da aprendizagem a ele proporcionada. Tomarmos posse desses novos e fascinantes conhecimentos imprescindvel e de fundamental importncia para uma pedagogia moderna, ativa, contempornea, que se mostre atuante e voltada s exigncias do aprendizado em nosso mundo globalizado, veloz, complexo e cada vez mais exigente. Conceitos como neurnios, sinapses, sistemas atencionais, (que viabilizam o gerenciamento da aprendizagem), mecanismos mnemnicos (fundamentais para o entendimento da consolidao das memrias), neurnios espelho, que possibilitam a espcie humana progressos na comunicao, compreenso e no aprendizado e
Artigo escrito pela fonoaudiloga Vera Lcia de Siqueira Mietto, devendo ser utilizado apenas como parmetro de estudo. Os crditos e a reviso textual so de responsabilidade da autora.

plasticidade cerebral, ou seja, o conhecimento de que o crebro continua a desenvolver-se, a aprender e a mudar no mais estaro sendo discutidos apenas por neurocientistas, como at ento imaginvamos. Estaro agora, na verdade, em sala de aula, no dia a dia do educador, pois uma nova viso de aprendizagem est a se delinear. O fracasso e insucesso escolar tm hoje um novo olhar, j que uma nova e fascinante gama de informaes e conhecimentos est disposio do educador moderno. Graas neurocincia da aprendizagem, os transtornos comportamentais e da aprendizagem passaram a ser mais facilmente compreendidos pelos educadores, que aliados neurocincia tem subsdios para a elaborao de estratgias mais adequadas a cada caso. Um professor qualificado e capacitado, um mtodo de ensino adequado e uma famlia facilitadora dessa aprendizagem so fatores fundamentais para que todo esse conhecimento que a neurocincias nos viabiliza seja efetivo, interagindo com as caractersticas do crebro de nosso aluno. Esta nova base de conhecimentos habilita o educador a ampliar ainda mais as suas atividades educacionais, abrindo uma nova estrada no campo do aprendizado e da transmisso do saber.

Artigo escrito pela fonoaudiloga Vera Lcia de Siqueira Mietto, devendo ser utilizado apenas como parmetro de estudo. Os crditos e a reviso textual so de responsabilidade da autora.

You might also like