You are on page 1of 9

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 11

PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECFICOS


BUCOMAXILOFACIAL

33. Com relao exodontia de dentes decduos, assinale a alternativa correta.


(A) Para a anestesia por bloqueio regional do nervo alveolar inferior em criana temos que considerar que o ramo mandibular menor nos sentidos vertical e horizontal em relao ao adulto, e que o ngulo gonaco da criana mais agudo. (B) Est contra-indicado o reimplante de germes de dentes permanentes que sofreram avulso durante a exodontia de um dente decduo, pois se corre o risco de lesar os germes vizinhos, alm do perigo de reimplant-lo em posio incorreta. (C) Quanto menor for a criana, a lngula pode estar situada inferiormente ao plano oclusal da mandbula e isso tem relao com a anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior caso seja necessria. (D) Para evitar a avulso do germe do dente permanente durante a exodontia de dente decduo cujas razes o estejam envolvendo, devemos optar pelo uso do frceps apenas com movimentos vestbulos-linguais pouco expansivos. (E) A anestesia local em crianas tem ao mais rpida devido porosidade do osso, portanto a anestesia geral se torna uma contra-indicao absoluta j que a anestesia local mais simples e fcil de fazer, alm de ter o custo reduzido.

31. Sobre odontosseco, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
( ) A odontosseco de um molar inferior deve ser no sentido msio-distal. ( ) A odontosseco de um pr-molar inferior feita no sentido msio-distal. ( ) A odontosseco de um molar superior feita no sentido msio-distal e depois no sentido vestbulo-lingual at o centro do dente. ( ) A odontosseco de um pr-molar superior no sentido msio-distal. ( ) A odontosseco de molar inferior feita no sentido vestbulo-lingual. (A) (B) (C) (D) (E) F F V V V. F V F F V. V F V F F. V V V V F. F V F V F.

32. Um paciente portador da doena de Von Willebrandt que apresente, aps uma exodontia, um sangramento abundante, dever ser tratado atravs de
(A) (B) (C) (D) (E) sutura e reposio do fator IX. sutura e reposio do fator XII. reposio dos fatores VIII e IX. reposio do fator VIII e plaquetas. reposio do fator VII e plaquetas.

34. A raiz dentria mais susceptvel a ser deslocada para o seio maxilar durante a exodontia a
(A) (B) (C) (D) (E) vestibular do primeiro pr-molar superior. vestibular do primeiro molar superior. palatina do primeiro molar superior. vestibular do segundo molar superior. palatina do segundo molar superior.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 12

35. Com relao s contraindicaes para remoo de dentes inclusos, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
( ) Os extremos de idade devem ser analisados j que existe o consenso de que a remoo precoce de terceiros molares deve ser retardada at que um diagnstico correto da impaco possa ser feito e, tambm, com o avanar da idade os pacientes respondem menos favoravelmente e com mais sequelas ps-operatrias. Se a funo cardiovascular ou respiratria do paciente ou suas defesas de combate infeco esto comprometidas ou se o paciente apresentar alguma coagulopatia adquirida ou congnita, o cirurgio deve considerar deixar o dente incluso, mesmo que este apresente alguma sintomatologia. Dentes inclusos ou impactados em reas em que a remoo ponha em risco estruturas nobres como nervos e vasos adjacentes, dentes ou trabalhos protticos devem ser devem ser conduzidos de forma a avaliar a possibilidade de deix-los no alvolo. V V F. F V V. V V V. V F V. F F V.

37. Paciente com infeco na regio do dente 48, que se encontra com capuz mucoso, queixando-se de dor contnua e gosto desagradvel, ter como provvel diagnstico e tratamento:
(A) Pericoronarite; remoo cautelosa dos debris abaixo do capuz gengival e irrigao. Instruo de irrigao caseira e realizao de cirurgia de cunha distal aps regresso da leso. (B) Pericoronarite; remoo cautelosa dos debris abaixo do capuz gengival e irrigao. Instruo de irrigao caseira e exodontia aps regresso da leso. (C) Pericoronarite; remoo dos debris abaixo do capuz gengival e irrigao. Instruo de irrigao caseira. (D) Pericoronarite; curetagem rigorosa para remoo dos debris abaixo do capuz gengival e irrigao. Realizao de cirurgia de cunha distal na mesma sesso. (E) Pericoronarite; curetagem rigorosa para remoo dos debris abaixo do capuz gengival e irrigao. Realizao de exodontia na mesma sesso.

( )

( )

(A) (B) (C) (D) (E)

38. Dentre as complicaes da anestesia local, existem alguns fatores que levam a superdosagem principalmente em crianas. Podemos afirmar que
(A) os anestsicos locais so mais txico em crianas que em adultos. (B) as dosagens mximas recomendas devem ser calculadas de acordo com o peso corporal e no deve ser ultrapassadas, exceto se for absolutamente necessria. (C) quanto menor o peso da criana, menor a probabilidade de administrar a dose maior de anestsico. (D) a utilizao do vasoconstritor considerada necessria em odontopediatria, j que os procedimentos no ultrapassam 30 minutos. (E) deve-se utilizar anestsico sem vasoconstritores quando no plano de tratamento exista a necessidade de anestesiar mltiplos quadrantes.

36. De acordo com a classificao de Pell e Gregory, a posio de um terceiro molar inferior em que o dente se encontra abaixo da linha cervical do segundo molar e completamente imerso no osso do ramo mandibular a
(A) (B) (C) (D) (E) 1A. 3C. 2B. 3B. 2C.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 13

39. Sabendo que complicaes nas cirurgias de remoo de dentes inclusos podem ocorrer, assinale a alternativa correta sobre este assunto.
(A) Leses de tecidos moles esto relacionadas com retalhos amplos que podem lacerar por excesso de tracionamento para obter uma visualizao adequada. (B) As sequelas relacionadas s comunicaes bucossinusais durante uma extrao de um molar superior incluso so o desenvolvimento de sinusite maxilar e formao de cistos no seio maxilar. (C) Caso um dente adjacente ao local da cirurgia seja luxado ou parcialmente avulsionado, o objetivo do tratamento a reposio do dente no local apropriado at que ocorra a cicatrizao. (D) Fraturas de mandbula resultado de aplicao de fora excessiva alavanca durante uma extrao de molar inferior. Entretanto, quando o terceiro molar est profundamente impactado, mesmo uma pequena fora pode causar a fratura. (E) As leses das estruturas sseas ocorrem mesmo que o cirurgio aplique fora moderada ao frceps ou alavanca na remoo de um dente.

(A) (B) (C) (D) (E)

V F F. V V V. F V F. V V F. F V V.

41. O msculo penetrado pela agulha quando da realizao da anestesia para bloqueio do nervo alveolar inferior o
(A) (B) (C) (D) (E) Msculo Masseter. Msculo Temporal. Msculo Pterigoideo Lateral. Msculo Bucinador. Msculo Pterigoideo Medial.

40. Analise as afirmativas sobre biotransformao dos anestsicos locais, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
( ) O local primrio da biotransformao das drogas do tipo amida o fgado, que onde ocorre, praticamente, todo o processo metablico para a lidocana, mepivacana, articana e bupivacana. ( ) A incapacidade de biotransformao dos anestsicos locais do tipo amida em velocidade normal est presente em pacientes com fluxo sanguneo heptico menor que o habitual ou com funo heptica deficiente. ( ) Os produtos da biotransformao de alguns anestsicos locais podem apresentar atividade clnica significativa se for permitido seu acmulo no sangue. Como exemplo, podemos citar a metemoglobinemia em pacientes que recebem grandes doses de mepivacana.

42. A resseco cirrgica dos tumores e radioterapia so os tratamentos mais utilizados nos tumores da cavidade bucal. Os efeitos colaterais da radioterapia no complexo maxilo-mandibular so:
(A) (B) (C) (D) (E) oteoradionecrose, crie induzida por radiao e mieolossupresso. crie induzida por radiao, mucosite e mielossupresso. mucosite, mielossupresso e digeusia. osteorradionecrose, crie por radiao e digeusia. digeusia, mucosite e mielossupresso.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 14

43. Sobre superdosagem dos anestsicos locais, assinale a alternativa verdadeira:


(A) Fatores como plano de tratamento extenso que requer maior quantidade de anestsico, ultrapassagem da dose mxima baseada no peso corporal do paciente e o uso de anestsicos com vasoconstrictor aumentam o risco de superdosagem por anestsicos locais em pacientes jovens. (B) Os anestsicos locais atravessam a barreira hematoenceflica, produzindo depresso do sistema nervoso central (SNC). Sinais de intoxicao do SNC surgem em um nvel sanguneo cerebral maior que 7,5 g/ml, provocando agitao, loquacidade e irritabilidade. (C) O sistema cardiovascular (SCV) muito menos sensvel s aes dos anestsicos locais. Geralmente, as reaes adversas no SCV s se desenvolvem muito tempo aps a ocorrncia de aes adversas do SNC. (D) Nveis elevados de lidocana (1 a 3 g/ml) levam a pequenas alteraes no eletrocardiograma, depresso miocrdica, diminuio do dbito cardaco e vasodilatao perifrica. (E) Na prtica clnica de anestesia, um anestsico local aplicado produz seus efeitos primrios relacionados com a absoro para a circulao e suas aes subsequentes sobre membranas excitveis, incluindo o msculo liso, o miocrdio e o SNC.

45. A anestesia por bloqueio do nervo alveolar inferior uma das tcnicas mais importantes e usadas em odontologia e, comumente, tambm se consegue o bloqueio do nervo lingual no mesmo ato. Sobre esta tcnica, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.

44. A margem de segurana para resseco segura do mixoma odontognico de


(A) (B) (C) (D) (E) 1cm. 2cm. 3cm. 4cm. 5cm.

( ) Os nervos anestesiados por esta tcnica so o alveolar inferior, o incisivo, o mentoniano e o lingual (muito comum). ( ) As reas anestesiadas so: dentes inferiores at a linha mdia; corpo da mandbula; mucoperisteo vestibular do terceiro molar aos incisivos; dois teros anteriores da lngua e assoalho da cavidade bucal; tecidos moles e peristeo lingual. ( ) A tcnica est indicada para procedimentos em mltiplos dentes inferiores em um quadrante, e quando for necessria anestesia dos tecidos moles vestibulares anteriores ao primeiro molar e dos tecidos linguais. ( ) A contra-indicao para esta tcnica quando se tem infeco ou inflamao aguda na rea de injeo e quando for aplicada em pacientes que poderiam morder o lbio ou a lngua, como criana muito pequena ou adulto ou criana com incapacidade fsica ou mental. ( ) Como algumas desvantagens da tcnica podemos citar: grande rea anestesiada que pode ser desnecessria em procedimentos localizados; os pontos de referncia intraorais no so confiveis; alta taxa de aspirao positiva (10% a 15%) que maior que todas as tcnicas de injeo intraoral (A) (B) (C) (D) (E) F V F F V. V F V V V. V F V V F. F V F V F. V F V F F.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 15

46. Segundo a classificao dos tumores odontognicos, o ameloblastoma classificado como um tumor benigno de seguinte derivao:
(A) (B) (C) (D) Tumor do epitlio odontognico sem ectomesnquima. Tumor do epitlio e ectomesnquima. Tumor do mesnquima e/ou ectomesnquima. Tumor do epitlio e ectomesnquima, com ou sem formao de tecido dentrio mineralizado. (E) Tumor do mesnquima e/ou ectomesnquima odontognico, incluindo ou no epitlio odontognico.

49. Sobre cistos dos maxilares, assinale a alternativa correta.


(A) Os cistos dos maxilares podem ser divididos em dois grupos: aqueles originados do epitlio odontognico e aqueles originados do epitlio oral que so aprisionados durante a embriognese, nos quais, o processo inflamatrio parede desempenhar um papel importante no estmulo ao desenvolvimento. (B) O crescimento dos cistos causado pela expanso rpida e a maioria descoberta pelo exame radiogrfico de rotina. (C) O aspecto radiogrfico dos cistos caracterstico e exibe um osso perifrico reativo mais denso (ostete condensante) com um centro radiolcido. A maioria apresenta imagem unilocular, mas pode apresentar imagem multilocular. (D) A possibilidade de a membrana epitelial dos cistos sofrer alteraes e evoluir para ameloblastomas ou em leses malignas inconsistente, portanto, o exame histopatolgico dispensvel. (E) O tratamento cirrgico dos cistos discutido sem levar em considerao se ele odontognico ou fissural, exceto em alguns casos

47. Assinale a alternativa correta sobre os princpios do tratamento cirrgico dos tumores dos maxilares.
(A) A escolha do tipo de tratamento tem relao com a agressividade da leso, por isso, o histopatolgico identifica o tumor e direciona o tratamento, mas no indica o comportamento biolgico da leso. (B) O tratamento visa erradicar a leso patolgica e facilitar o bem-estar funcional do paciente. Os objetivos da reconstruo ajudam a selecionam se uma tcnica cirrgica ser mais efetiva do que outra na remoo da doena e na otimizao da futura reconstruo (C) Os tumores mais agressivos devem ser tratados por tcnicas mais agressivas, exceto os de pequeno tamanho que no exigem margem de segurana. (D) O tempo de evoluo do tumor influencia pouco na escolha da tcnica cirrgica, pois a caracterstica de benignidade no est associada a este fator. (E) A resseco composta aplicada para tratamento de tumores benignos e malignos, dependendo da agressividade da leso.

50. Os espaos faciais so reas que so revestidas pelas fscias dos msculos envolvidos que podem ser perfuradas ou distendidas pelo exsudato purulento. Classifica-se como espao fascial secundrio o
(A) (B) (C) (D) (E) bucal. infra-temporal. massetrico. submandibular. canino.

51. Dentre as diferenas entre celulite e abscesso podemos afirmar que 48. As osteomielites da mandbula diferem substancialmente das osteomielites de outros osso relacionadas a microbiologia. Quais bactrias esto predominantes: (A) (B) (C) (D) (E)
Estreptococos. Estafilococos. Enterococos. Bastonetes. Espiroquetas.

(A) (B) (C) (D)

a celulite apresenta bordas bem-circunscritas. o abscesso apresenta um grau de severidade menor que a celulite. no ha diferena na consistncia entre os dois processos infecciosos. os abscessos apresentam bactrias aerbicas enquanto as celulites anaerbicas. (E) na celulite no h presena de pus.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 16

52. Sobre infeces odontognicas e suas complicaes tardias com disseminao local e regional, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
( ) A fascite necrosante cervicofacial uma infeco severa dos tecidos moles causada por bactrias anaerbias, que se caracteriza por uma rpida disseminao pelos planos fasciais e por necrose dos tecidos moles. ( ) A maioria das infeces orbitrias resultante da disseminao de infeces dos seios paranasais. A formao de abscesso predominantemente encontrada em crianas menores de 16 anos de idade, e o alto ndice de ocorrncia de infeces orbitrias em crianas est mais provavelmente relacionado com o desenvolvimento dos seios paranasais. ( ) As infeces orbitrias podem resultar em perda da acuidade visual, neurite tica, trombose de seios cavernosos, infeco epidural e subdural, meningite e abscesso cerebral. ( ) A evoluo das infeces dos espaos sublingual e submandibular em especial na Angina de Ludwig e dos espaos farngeos laterais para os espaos retrofaringeo, de risco e pr-vertebral e, ento, inferiormente para as estruturas mais profundas do pescoo podem resultar em mediastinite, mas a sepse fulminante e bito no ocorrem. ( ) As infeces do mediastino so geralmente mistas, com isolamento tanto de bactrias aerbias quanto anaerbias. F V V F V. V V F F V. V F V V F. F F V V F. V V V F F.

53. Sobre os espaos fasciais mandibulares que podem ser envolvidos nas infeces odontognicas, assinale a alternativa correta.
(A) O espao submentoniano situa-se entre os ventres anteriores do msculo digstrico e entre o msculo milohiide e a mucosa suprajacente. (B) O espao sublingual localiza-se entre a mucosa oral do assoalho bucal e o msculo digstrico, tendo o limite posterior aberto. (C) O espao submandibular situa-se entre o msculo milohiide e a pele suprajacente e a fscia superficial. (D) O espao pterigomandibular situa-se na poro medial da mandbula e lateralmente ao msculo pterigoide lateral. (E) O espao massetrico situa-se entre o aspecto lateral da mandbula e o limite medial do msculo masster.

54. No tratamento inicial ao paciente politraumatizado, devemos estabelecer condutas bsicas para a manuteno da vida do paciente. Analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
( ) Durante a primeira investigao do paciente, condies ameaadoras vida so identificadas e revertidas rapidamente. ( ) A manuteno das vias areas e controle da coluna cervical imprescindvel, observando a respirao e proporcionando ventilao. ( ) A observao do volume de fluidos corporais e controle de hemorragias podem ser feitas em segundo tempo, j que a manuteno da via area mais importante. ( ) Aps as condutas iniciais, a avaliao neurolgica e exposio do paciente devem ser realizadas. V V V F. F F V V. V V F F. F V F V. V V F V.

(A) (B) (C) (D) (E)

(A) (B) (C) (D) (E)

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 17

55. A anosmia consequente a fraturas faciais ocorre a partir de comprometimento (A) (B) (C) (D) (E)
vascular. neurolgico. do nervo smico. de crepitao ssea. do tipo de deslocamento sseo.

58. Numa fratura de rbita poder haver leso do quarto par craniano que leva comprometimento do movimento ocular de
(A) (B) (C) (D) (E) rotao em aduo. elevao em aduo. elevao em rotao. abaixamento em aduo. abaixamento em rotao.

56. A osteomielite dos maxilares uma infeco do osso. Sobre este assunto, assinale a alternativa correta.
(A) A osteomielite supurativa aguda apresenta quadro clnico de dor leve a moderada, sensibilidade e, eventualmente, febre. Est relacionada com infeco no odontognica prvia ou fratura dos maxilares. (B) A osteomielite supurativa aguda imagem radiogrfica de destruio ssea na rea da infeco com aspecto de radiotransparncia aumentada que pode exibir padro uniforme ou difuso, do tipo rodo de traa. (C) A osteomielite crnica mostra pouca ou nenhuma alterao radiogrfica, porque so necessrios 10 a 12 dias para a perda ssea ser detectada radiograficamente. (D) No tratamento cirrgico da osteomielite crnica devem ser removidos os tecidos com vascularizao comprometida e os tecidos com suprimento sanguneo adequado devem ser preservados para possibilitar a chegada de antibiticos e das defesas do hospedeiro ao local. (E) No tratamento cirrgico da osteomielite crnica deve-se deixar que o fechamento da ferida se d por segunda inteno e deve-se manter antibioticoterapia por tempo prolongado.

59. Sobre trauma de face por arma de fogo, assinale a alternativa correta.
(A) Os orifcios de entrada e sada devem ser avaliados, sendo o orifcio de entrada aquele que produz grande destruio tecidual e requer desbridamento agudo. (B) A rotao de retalhos no deve ser realizada para fechamento de defeitos causados por arma de fogo devido ao risco de infeco. (C) As incises convencionais usadas para tratamento das fraturas faciais no precisam ser modificadas em funo dos ferimentos dos tecidos moles. (D) A reconstruo definitiva imediata com fixao rgida das fraturas faciais provocadas pela projtil de arma de fogo recomendada. (E) Nesses casos, o fechamento das laceraes deve ser deixado para segundo tempo.

60. Numa fratura parasinfisria bilateral, com trao de fratura desfavorvel, o fragmento mediano desloca-se para
(A) (B) (C) (D) (E) esquerda e para baixo. trs. direita e para baixo. frente e para cima. baixo e para trs.

57. Na fratura do cndilo mandibular a posio que mais frequentemente este assume a
(A) (B) (C) (D) (E) medial. anterior. inferior. proximal. lateral-posterior.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 18

61. Com relao s alteraes nos tecidos moles de adultos jovens sabido que, com o avano da idade, ocorre uma sequncia de alteraes que afetam o nariz, os lbios, o queixo e outras estruturas faciais. Assinale a alternativa correta relacionada a estas alteraes.
(A) Reduo do nmero das fibras musculares verticais no lbio superior e as colunas do filtro nasolabial se tornam menos proeminentes. (B) Aumento do volume dos lbios, deixando com aparncia mais carnuda e menos alongada medida que diminui a altura do vermelho do lbio. (C) Encurtamento aparente da parte inferior da face. (D) Convexidade aparente do lbio superior, quando visto de perfil. (E) Desenvolvimento da papada medida que o sulco nasolabial se torna menos proeminente.

64. O nmero de ossos envolvidos na fratura de Gurin so


(A) (B) (C) (D) (E) 3(trs). 4(quatro). 5(cinco). 6(seis). 7(sete).

65. Em relao osteotomia sagital bilateral da mandbula, assinale a alternativa correta sobre as vantagens da estabilizao e fixao interna rgida.
(A) A reparao ssea mais rpida, pois resultado de um processo secundrio cujo primeiro estgio a formao do calo sseo. (B) Favorece o controle dos segmentos sseos, sendo til nos casos de complicaes oriundas de fraturas inesperadas durante a osteotomia e na preveno da rotao anti-horria, alm de eliminar a recidiva de alguns movimentos. (C) O fato de poder eliminar o bloqueio maxilo-mandibular e o paciente ter os movimentos mandibulares logo aps a cirurgia no altera a reabilitao da funo mastigatria e da articulao temporomandibular em relao aos que permaneceram em bloqueio maxilo-mandibular. (D) Com a estabilizao e fixao adequadas, possvel operar primeiramente a mandbula em casos de cirurgias simultneas na maxila e mandbula. (E) O fato de eliminar ou reduzir tempo de bloqueio maxilo-mandibular indiferente em relao aos casos que necessitam de bloqueio maxilomandibular por 4 a 6 semanas quando se avalia a melhoria no controle da via respiratria, da nutrio, fala e higiene bucal.

62. A diplopia monocular, devida a um traumatismo facial direto, pode ser causada por
(A) (B) (C) (D) (E) fratura em blow out. fratura blow in. distopia dos globos oculares com enoftalmia. fraturas do assoalho de orbita ou parede lateral. subluxao do cristalino ou deslocamento de retina.

63. Com relao s complicaes da osteotomia maxilar Le Fort I, assinale a alternativa correta.
(A) Nos casos de reposio superior da maxila no ocorre deslocamento ou curvatura do septo nasal, por isso, no se faz necessrio ajustes no prprio septo ou no assoalho da fossa nasal. (B) Nos casos de segmentao maxilar em que ocorrem defeitos periodontais sseos significativos, o tratamento leva perda dos dentes envolvidos. (C) As fraturas da lmina pterigoide podem traumatizar a base do crnio causando eventuais complicaes oftalmolgicas e vasculares. (D) Haver comprometimento do suprimento vascular da polpa dos dentes adjacentes aos locais da osteotomia vertical. (E) A falta de suprimento sanguneo para os dentes e osso alveolar nos segmentos mobilizados no ocorre nas osteotomias maxilares, o que poderia ocasionar perda dos dentes e do segmento sseo gerando um defeito.

66. No ps-cirrgico da tcnica preconizada por Caldwell e Letterman, a poro ssea que temporariamente mais sofre reduo do suprimento sanguneo a(o)
(A) (B) (C) (D) (E) cndilo mandibular. processo coronide. poro posterior do grande fragmento. poro lateral do corpo mandibular. poro inferior do fragmento posterior.

ODONTOLOGIABUCOMAXILOFACIAL

CONCURSO DE ADMISSO 2012 ao CFO/Odonto - 2013

Visto

PAG - 19

67. Sobre os critrios de avaliao de sucesso dos implantes dentrios, assinale a alternativa correta.
(A) O primeiro critrio de avaliao do implante a ausncia de dor quando se faz os testes de percusso vertical e horizontal. (B) A imobilidade do implante uma meta desejada, mas no indica ausncia de mobilidade clnica quando o implante submetido a foras verticais e horizontais de 1 a 500 g. (C) O estresse excessivo na crista ssea prxima da interface osso/implante no provoca perda ssea inicial nessa regio nos primeiros anos. (D) A presena de exsudato ao redor do implante indica periimplantite, mas a perda ssea estar ausente. (E) Interpretao radiogrfica a maneira mais difcil de se avaliar o sucesso de um implante, mas, frequentemente, usada como indicador de problemas clnicos. Nas radiografias podemos avaliar a perda ssea nas cristas mesial e distal, e, tambm, nas faces vestibular e lingual do implante

69. Com relao a reconstruo de rebordo alveolar residual, analise as afirmativas abaixo, colocando entre parnteses a letra V, quando se tratar de afirmativa verdadeira, e a letra F quando se tratar de afirmativa falsa. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequncia correta.
( ) Osteoconduo caracteriza crescimento sseo por aposio sobreo osso existente.Este processo, obrigatoriamente ocorre na presena de osso ou clulas mesenquimais diferenciadas. ( ) Um material osteoindutor capaz de induzir a transformao de clulas indiferenciadas em osteoblastos e condroclastos, em rea onde este comportamento no esperado. ( ) Na osteognese, um material capaz de formar osso, mesmo na ausncia de clulas mesenquimais indiferenciadas no local. Osso autgeno e um exemplo de material osteognico disponvel. (A) (B) (C) (D) (E) F F V. V F V. V V F. F V F. V V V.

68. Sobre as consideraes biolgicas dos enxertos sseos, assinale a alternativa correta.
(A) A incorporao de enxertos sseos um processo cicatricial simples. O sucesso do procedimento de enxertia depende de muitos fatores. (B) A ausncia de deslocamento entre a interface enxerto-leito um importante fator no sucesso do procedimento. Um possvel deslocamento pode afetar a revascularizao, mas sem comprometer a unio do enxerto ao osso receptor. (C) Ao trmino da primeira semana possvel observar a formao de um tecido de granulao a partir da organizao do coagulo, que promove a unio enxerto com o osso receptor. (D) A revascularizao de enxertos esponjosos ocorre de maneira mais lenta em funo dos espaos medulares abertos no osso esponjoso, permitindo, assim, a invaso de vasos no leito receptor do osso enxertado. (E) O enxerto sseo de origem endocondral apresenta experincias experimentais que mostram menor reabsoro.

70. Em relao ao guia cirrgico podemos afirmar que


(A) a confeco do guia cirrgico fundamental para a definio do plano e arquitetura gengival. (B) a confeco do guia cirrgico facilita a colocao tridimensional correta durante a cirurgia. (C) o polimento do guia cirrgico no interfere no desempenho de suas funes. (D) a checagem do guia antes da sesso cirrgica no e necessria. (E) o guia cirrgico deve ser realizado em material biocompatvel.

FINAL DA PROVA

You might also like