You are on page 1of 52

PEQUE NOS ENSA IOS EM DIRE O VER DADE

Pequenos Ensaios em Direo Verdade


Aleister Crowley

HOMEM
O que o homem, para que tu ests atento nele? Sendo o homem o assunto destes Ensaios, apropriado explicar primeiro o que ser significado por esta palavra. O homem um microcosmo; isto , uma imagem (concentrada ao redor do ponto de conscincia) do macrocosmo, ou Universo. Este Teorema garantido pela demonstrao hilo-idealstica da qual o Universo perceptvel uma extenso, ou fantasma, do sistema nervoso. Segue disto que todos os fenmenos, internos ou externos, podem ser classificados para o propsito de discutir suas relaes observadas, de qualquer modo que nossa experincia demonstre ser a mais conveniente. (Exemplos: as elaboradas classificaes da cincia, qumica, fsica, etc, etc. No existe verdade essencial em qualquer desses ajudas ao pensamento: a convenincia a nica medida). Agora, para o propsito de analisar a natureza espiritual do homem, de registrar e medir as suas experincias espirituais nesse gnero, de planejar seu progresso s alturas mais elevadas da consecuo, vrios sistemas tem sido inventados. Aquele do Abhidhamma exteriormente e do mesmo modo tanto o mais prtico quanto mais cientfico, e mais real; mas para estudantes Europeus certamente de difcil manejo, para no citar outras linhas de crtica. Por isso, a despeito do perigo da falta de preciso, envolvido no uso de um sistema cujos termos so amplamente simblicos, tenho, por muitas razes, preferido apresentar ao mundo com uma base internacional de classificao, o sistema clssico-matemtico que vulgarmente e erroneamente (embora convenientemente) chamado de Cabala. A Cabala, isto , a Tradio Judaica concernente interpretao iniciada das Escrituras deles, em grande parte ou ininteligvel ou tolice. Mas ela contm em seu plano horizontal a jia mais preciosa do pensamento humano, aquela disposio geomtrica de nomes e nmeros que chamada de rvore da Vida. Eu a chamo de preciosa porque tenho constatado que ela o mtodo mais conveniente at agora descoberto de se classificar os fenmenos do Universo, de registrar as suas relaes. A prova disto consiste na assombrosa fertilidade de pensamento que sucedeu a minha adoo desse esquema.

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Desde que todos os fenmenos de qualquer modo podem ser referidos rvore da Vida (a qual pode ser multiplicada ou subdividida vontade, em considerao convenincia), evidentemente vo tentar qualquer avaliao completa dela. As correspondncias de cada unidade as Dez Sephiroth e os Vinte-e-Dois Caminhos - so infinitas. A arte de uslas consiste principalmente em referir todas as nossas idias a ela, descobrindo ento a natureza comum de certas coisas e as diferenas essenciais entre outras, de modo que, enfim, se obtem uma concepo simples da incalculavelmente vasta complexidade do Universo. O assunto todo deve ser estudado no Livro 777, e as atribuies principais confiadas memria; ento, quando pelo uso constante o sistema afinal compreendido - ao contrrio de ser meramente memorizado - o estudante perceber a pura luz adentrando-se nele em cada aspecto, na medida em que ele continue a avaliar cada item do novo conhecimento que ele obtm por essa Regra. Pois para ele o Universo ento comear a aparecer como um coerente e um necessrio Todo. Para o propsito do estudo destes Pequenos Ensaios, ser suficiente dar um simples esboo da Teoria Csmica neles implicada: mas pode ser somado que, quanto maior a compreenso da rvore da Vida que o leitor trouxer, tanto mais claro o pensamento aparece, e mais convincentes suas concluses. A Constituio do Homem quntupla. (1) Jechidah. Este o princpio quintessencional da Alma, o qual faz o homem ao mesmo tempo idntico a toda outra centelha de Divindade e diferente (quanto ao seu ponto de vista, e ao Universo do qual ele o centro) de todas as outras. um Ponto, possuindo apenas posio; e aquela posio s definvel atravs de referncia a eixos coordenados, a princpios secundrios, que s lhe pertencem pers accidens, e devem ser postulados medida que nossa concepo cresce. (2) Chiah. Este o Impulso Criador ou Vontade de Jechidah, a energia a qual demanda a formulao do eixo de coordenadas supracitado, para que Jechidah possa obter auto-realizao, uma compreenso formal daquilo que implcito a sua natureza, de suas qualidades possveis. (3) Neschamah.

HADNU.ORG

Esta a faculdade de compreender a Palavra de Chiah. Ela a inteligncia ou intuio do que Jechidah deseja descobrir sobre de si prprio. Estes trs princpios constituem uma Trindade; eles so um, porque eles representam o ser, e o aparato que far possvel a manifestao de um Deus na humanidade. Mas eles so apenas, por assim dizer, a estrutura matemtica da natureza do homem. Pode-se compar-los com as leis da fsica, como estas so antes de serem descobertas. No existem, por enquanto, quaisquer dados pelos quais uma examinao possa discernidolos. Um homem consciente, consequentemente, possivelmente no pode saber coisa alguma desses trs princpios, embora eles constituam a sua essncia. a obra da Iniciao viajar interiormente em direo a eles. Ver, no Juramento de um Probacionista da AA: "Eu me comprometo a descobrir a natureza e poderes de meu prprio Ser." Este princpio triuno sendo completamente espiritual, tudo que pode ser dito sobre ele realmente negativo. E ele completo em si prprio. Alm dele desdobra-se o que chamado O Abismo. Essa doutrina extremamente difcil de explicar; mas ela corresponde mais ou menos a lacuna no pensamento entre o Real, o qual ideal, e o Irreal, o qual atual. No Abismo todas as coisas existem, de fato, pelo menos em potencial; mas so desprovidas de qualquer possvel significado, pois falta-lhes o substrato de Realidade espiritual. Elas so aparncias sem Lei. Eles so, ento, Iluses Insanas. Agora, o Abismo sendo ento o grande depsito de Fenmenos, a fonte de todas as impresses. E o Princpio Triuno projetou uma mquina para investigar o Universo; e esta mquina o quarto Princpio do Homem. (4) Ruach. Isto pode ser traduzido Mente, Esprito, ou Intelecto: nenhuma dessas satisfatria, a conotao variando com cada escritor. O Ruach um grupo estreitamente entrelaado de Cinco princpios Morais e Intelectuais, concentrados em seu mago, Tiphareth, o Princpio de Harmonia, a Conscincia Humana e Vontade da qual as outras quatro Sephiroth so (por assim dizer) as antenas. E estes cinco princpios culminam em um sexto, Daath, Conhecimento. Mas este no realmente um princpio; contm em si prprio o germe de auto-contradio e assim de auto-destruio. Ele um falso princpio: pois, to logo o Conhecimento analisado, ele se dissipa na poeira irracional do Abismo.

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

A aspirao do homem ao Conhecimento , ento, simplesmente uma via falsa: tecer amarras de areia. Ns no podemos entrar aqui na doutrina da "Queda de Ado", inventada para explicar em uma parbola como que o Universo to infelizmente constitudo. Ns estamos interessados apenas com os fatos observados. Todas essas faculdades mentais e morais do Ruach, embora no puramente espirituais como a Trada Superna, ainda esto, como se fosse, "no ar". Para serem teis, elas necessitam uma base atravs da qual possam receber impresses; tal como uma mquina necessita combustvel e alimento antes de poder manufaturar o artigo o qual ela foi concebida para produzir. (5) Nephesch. Isto usualmente traduzido "Alma Animal". Ela o veculo do Ruach, o instrumento pelo qual a Mente conduzida ao contato com a poeira de Matria no Abismo, para que possa senti-la, julg-la, e reagir a ela. Este , em si prprio, um princpio ainda espiritual, em um sentido; o corpo atual do homem composto da poeira de Matria, temporariamente unida pelos Princpios que a deram forma, para seus prprios propsitos, e ultimamente para o supremo propsito de auto-realizao de Jechidah. Mas Nephesch, projetado como sem outro motivo que o trfico direto com a Matria, tende a compartilhar de sua incoerncia. Suas faculdades de perceber dor e prazer a seduzem a prestar excessiva ateno a um jogo de fenmenos, e a evitar outros. Consequentemente, para que Nephesch faa a sua funo como deveria, ele requer que seja dominado pela mais severa disciplina. O prprio Ruach no para ser confiado neste assunto. Ele tem suas prprias tendencias fraqueza e injustia. Ele tenta todo truque - e diabolicamente engenhoso - para organizar seu trabalho com a Matria no sentido mais conveniente sua prpria inrcia, sem a menor considerao pelo seu dever para com a Trada Superna, desligado como est de sua compreenso; de fato, confiando assim como normalmente est de sua a existncia. O qu ento determina Tiphareth, a Vontade Humana, a aspirar a compreender Neschamah, submeter-se a s prpria a Vontade Divina de Chiah? Nada seno a realizao, nascida mais cedo ou mais tarde de agoniada experincia, que sua inteira relao atravs de Ruach e Neschamah com a Matria, i.e., com o Universo, , e deve ser, apenas

HADNU.ORG

dolorosa. A insensatez do processo inteiro o adoece. Ele comea a procurar por algum mnstruo no qual o Universo possa tornar-se inteligvel, til e agradvel. Em linguagem cabalstica, ele aspira a Neschamah. Isto o que queremos dizer, que o xtase de Tristeza o motivo da Grande Obra. Este "xtase de Tristeza" (que deve ser bem distiguido de qualquer trivial desespero pessoal, de qualquer "convico de pecado" ou outras imitaes da magia negra), sendo csmico em escopo, compereendendo todo fenmeno atual ou potencial, ento uma Abertura da Esfera de Neschamah. A percepo do infortnio de algum ela prpria uma indicao do remdio. Ela pe o buscador na via correta, e medida que ele desenvolve seu Neschamah ele conquista outras experincias deste elevado ordem. Ele aprende o significado de sua prpria Vontade verdadeira, a pronunciar sua prpria Palavra, a identificar ele prprio com Chiah. Finalmente, realizando Chiah como o aspecto dinmico de Jechidah, ele se torna aquele puro Ser, ao mesmo tempo universal e individual, igualmente nada, Um, e Tudo. da essncia das Idias da Trada Superna que as Leis da Razo as quais se aplicam s funes intelectuais no so mais operativas. Conseqentemente, impossvel exprimir a natureza dessas Experincias em uma linguagem racional. Alm disto, o escopo delas infinito em todas direes; assim, poderia ser ftil tentar enumer-las ou descrev-las em detalhe. Tudo que se pode fazer observar os tipos mais comuns em linguagem genrica, e indicar que experincia tem mostrado as mais proveitosas principais linhas de pesquisa. A Busca do Santo Graal, a Pesquisa pela Pedra Filosofal - por qualquer nome pelo qual escolhemos chamar a Grande Obra - portanto infindvel. Sucesso apenas abre novas avenidas de possibilidades brilhantes. Sim, verdadeiramente, e Amm! A tarefa infatigvel e suas alegrias sem limites; pois o Universo inteiro, e tudo que est nele, o que seno o infinito ptio de recreio da Criana Coroada e Conquistadora, do insacivel, do inocente, do sempre-regozijante Herdeiro do Espao e da Eternidade, cujo nome HOMEM?

MEMRIA
A Memria a matria prima da prpria Conscincia. Considere que ns no podemos jamais saber o que est acontecendo, mas apenas o que que acaba de acontecer; mesmo quando mais ativamente concentrado naquilo que chamamos "o presente". Alm disso, nenhuma impresso abaixo de Sammasamadhi pode jamais pretender conferir qualquer idia coerente do Eu. Aquilo existe apenas em uma classe de Conscincia to mais profundo quanto a percepo direta; em um tipo de pensamento o qual capaz de combinar a quintessncia de inmeras impresses em uma, como tambm de transformar esta tabula rasa em um positivo Ego prensl. Quer este processo seja alucinatrio ou no, seguramente a memria que, mais que qualquer outra funo da mente, determina suas possibilidades. Agora, qualquer que seja o aspecto que podemos tomar da natureza do Eu, est claro que o nosso limite de erro constantemente diminuir medida que a extenso de nossas observaes aumentada. Calcular a rbita de Netuno a partir de um perodo de dias quando ele retrgrado poderia levar-nos a formidveis falcias. Quando a memria est seriamente enfraquecida, o estado resultante se aproxima a demncia. A memria ento, numa imagem, a argamassa da arquitetura da mente. Parece impossvel sequer comear a discutir sua natureza tal como esta em si prpria; pois ela no uma Coisa no todo, mas apenas uma relao entre impresses. Ns devemos nos contentar em observar suas virtudes. Primeiro, antes de tudo, est aquela j mencionada, sua extenso no tempo. Segundo, a faculdade de seleo. Seria to indesejvel quanto impossvel memria retiver todas as impresses indiscriminadamente. Tais memrias so encontradas apenas em hospcios. A memria, qualquer que ela seja, depende do metabolismo cerebral; e ela prospera em uma harmonia apropriada de exerccio, repouso, e economia; assim como ocorre com a fora muscular. A memria como tal, praticamente imprestvel; como uma biblioteca abandonada. Seus dados devem ser coordenados por julgamento,

HADNU.ORG

e trabalhados com habilidade; ela se assemelha a um grande rgo que requer um organista. Pela classificao de simples impresses obtm-se idias de mais alta ordem; a repetio deste processo d uma estrutura mente a qual se torna um digno instrumento do pensamento. E este meio nos capacita a reter, e a trazer vontade de seu quieto lugar de descanso, um nmero de fatos mil vezes maior os quais subjugariam a memria no treinada. Deve-se moldar a prpria mente de acordo com o arranjo das extremidades das fibras nervosas e do crebro. Vontade! Aqui est a grande chave da correta seleo, que se deve resolutamente recordar todos os fatos que possam ser teis, e com igual resoluo esquecer todos aqueles impertinentes, para o Verdadeiro Caminho de sua Estrela no Espao. Pois apenas assim se pode economizar a faculdade mnemnica; e isto dizer: nenhum homem pode comear a treinar sua memria at que ele esteja cnscio de sua Vontade Verdadeira. Existe ento - como em todos os assuntos pertinentes ao intelecto um crculo vicioso: pois s se pode se tornar cnscio da prpria Vontade Verdadeira pelo julgamento (da intensidade do Samadhi) de todos os fatos que se possa assimilar. A resoluo da antinomia encontrada ambulando; isto , atravs do treinamento seletivo indicado acima. Uma complicao adicional de toda esta questo aparece durante a prtica de Yoga, quando, sendo os revestimentos sucessivamente tirados da mente, se comea a recordar no apenas de fatos h muito esquecidos, mas tambm de assuntos os quais no se referem em absoluto ao Ego encarnado. A memria se estende no tempo at a infncia, morte prvia, e mais alm a uma srie ilimitada de experincias cujo escopo depende do seu grau de progresso. Mas, em paralelalo a esta intensificao da idia do Ego, sua expanso atravs dos Aeons, ergue-se (consequncia do enfraquecimento do Ahamkara, a faculdade de fazer-do-Ego) uma tendncia a lembrar coisas as quais tm acontecido no "com si mesmo", mas a "outras pessoas", ou seres. Nisso est um dos mais irritantes obstculos no Caminho dos Sbios; pois o desenvolvimento normal da memria no Tempo conduz a uma melhor compreenso da Vontade Verdadeira do indivduo (tal como ele se concebe), de forma que ele percebe um universo teleologicamente mais racional medida que ele progride. Ser compelido a assimilar as experincias de supostos "seres aliengenas" tornar-se confuso: a velha mixrdia de Choronzon (Restrio seja para ele, em nome de BABALON!)

10

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

boceja uma vez mais para o Adepto, ele prprio, possivelmente, j um suposto (em um sentido) Homem livre da Cidade das Pirmides. Mas justamente esta experincia - a revelia de qualquer outra - a qual eventualmente insiste em sua tentativa de cruzar o Abismo: pois a alternativa absoluta insanidade encontrada como sendo o descobrir de uma compreensiva Frmula Geral da Experincia Universal sem referncia ao Ego (real ou suposto) em qualquer sentido. Este paradoxo, como todos os outros, deveria ser uma lio de supremo valor: esta, que toda dificuldade para vantagem nossa; que todo problema nos proposto apenas a fim de nos levar a uma resposta envolvendo um triunfo infinitamente mais glorioso do que poderamos de outra forma ter conquistado. E improvvel que a meditao sobre todo este assunto no poder nos conduzir a mais esta viso de Maravilha: que a prpria natureza das coisas , na realidade, apenas uma funo da Memria.

TRISTEZA
A Aspirao de se tornar um Mestre est enraizada no xtase de Tristeza. Este xtase no simples e definido; de fato, ele geralmente comea em uma limitada forma egosta. A imaginao no pode penetrar alm das condies terrenas, ou a compreenso de si prprio perceber mais que a conscincia natural. A princpio no se pensa mais que isto: "no existe nada possvel que seja suficientemente bom para mim". Apenas medida que se cresce atravs de Iniciao que se aproxima da assntota "sabb pi Dukkham" do Buda, quando as relaes entre sujeito e predicado, ambos expandidos ao infinito, so vistas como estando no menos que no mago da Grande Maldio tanto quanto estavam os seus primeiros avatares, o Ego inferior e o Universo perceptvel. Assim tambm para a transcendncia deste xtase de Tristeza. A princpio, a vitria freqentemente vem atravs de um truque da mente: estendendo o sujeito ou o objeto, conforme possa ser o caso, num esforo por escapar realidade, parecer por um momento que a Equao "Tudo Tristeza foi derrotada; mas as nuvens se reunem medida que a mente recobra seu equilbrio. Ento, inventa-se algum "Cu", definindo-o arbitrariamente como livre de triteza: apenas para encontar, em uma examinao exata, que suas condies so as mesmas que aquelas da "Terra". Nem existe qualquer descarga racional deste inferno de pensamento. A transcendncia do xtase de Tristeza para ser feita atravs de outros xtases, como a Suprema Viso Beatfica, o xtase de Maravilha, e outros, mesmo o xtase chamado o Gracejo Universal, posto que este ltimo estranhamente semelhante quele! Existe mais essa considerao: que qualquer objeto de contemplao solicita apenas de que a mente deva se fixar sobre ele, num grau muito inferior quele de verdadeira concentrao tal como garante Samadhi, para se tornar evidentemente uma iluso.

11

12

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Muito para um breve sumrio dos aspectos tcnicos do assunto. Mas tudo isto est, de fato, afastado da simplicidade da afirmao do Livro da Lei: "Lembrai-vos todos vs de que existncia pura alegria; de que todos as tristezas so apenas como sobras: eles passam e esto acabados; mas existe aquela que permanece." Sobre que depende esta percepo, que assim varre, com o fogo do desdm, as formidveis fileiras de todo srio pensamento filosfico? A soluo deve estar na metafsica de Thelema mesma. aqui que ns encontramos o que, aparentemente, um paradoxo dos mais desconcertantes. Pois o Livro da Lei, antecipando as mais sutis das recentes concepes matemticas, aquelas do maior gnio desta gerao, faz a unidade da existncia consistir em um Evento, em Ato de Npcias entre Nuit e Hadit, isto , em satisfao de um certo Ponto-deVista. E no a procisso dos acontecimentos a condio mesma da Dor, como oposta perfeio de "Pura Existncia"? Isto a velha filosofia, um emaranhado de palavras falsas; ns vemos com mais clareza. Assim: Cada Evento um Ato de Amor, e portanto gera Alegria; toda existncia composta somente de Eventos. Mas ento, como ocorre que possa existir sequer uma iluso de Dor? Bastante simplesmente: se assumimos uma Perspectiva parcial e imperfeita. Por exemplo: no corpo humano, cada clula pode estar perfeita, e o homem em bom estado de sade; mas se contemplarmos quase que qualquer poro separada da mquina que o compe, aparecero diversas putrefaes, e coisas semelhantes, que poderiam ser encaradas como implicando os mais trgicos Eventos. E tal seria inevitavelmente o caso, se ns no tivssemos nunca diversos processos da natureza que se combinam para compor a vida. Alm disto, para a conscincia normal ou dualstica, so precisamente as sobras "que passam e esto acabadas que constituem o perceptvel; o que o homem "v" de fato justamente aquilo que obstrui os raios de luz. Esta a justificativa do Buda dizer: "Tudo Dor"; naquela palavra "Tudo" ele teve o mximo cuidado de incluir todas essas coisas que os homens consideram agradveis. E isto no realmente um paradoxo; pois para o Buda, todas as reaes que produzem conscincia eram ultimamente dolosas, sendo perturbaes da Perfeio de Paz, ou (se preferirdes) obstrues ao livre fluir de Energia.

HADNU.ORG

13

Alegria e Dor eram assim, para ele, termos relativos; subdivises de uma grande dor, que a manifestao. Ns no necessitamos nos preocupar em contestar esta perspectiva; de fato, as "Sombras" de que fala nosso Livro so aquelas interferncias com a Luz causadas pela parcialidade de nossas percepes. O Todo Perfeio Infinita, e assim cada Unidade dele. Para transcender o xtase de Tristeza , pois, suficiente que anulemos o assunto de nossa contemplao, casando-o em nossa imaginao o seu igual e oposto. Podemos tambm utilizar o mtodo analtico, e dissolver em seus tomos o complexo que parece Dor. Cada tomo evento desse complexo; e um sublime e alegre ato de Amor. Ou podemos utilizar o mtodo sinttico, procedendo da parte para o Todo, com um resultado anlogo. E qualquer dos movimentos da mente (se formos entusiastas e assduos) capaz de transformar o xtase de Tristeza mesmo naquele xtase cognado que atribudo Compreenso, o xtase Maravilha.

MARAVILHA
"Um pouco mais que parecidos, e menos que o mesmo," so o xtase de Tristeza e a Viso do Maquinismo do Universo; esta Viso o aspecto tcnico da Percepo da Lei de Mudana, a qual um xtase tambm, da mesma ordem que aquele de Dor. Agora, uma maneira de vitria sobre todos esses o xtase de Indiferena, no qual nos mantemos desapegados do assunto inteiro; mas ele apenas uma maneira, e (numa forma geralmente conhecida) cheio de falsidade e imperfeio. Pois permanecermos alheios afirmarmos dualidade, a qual em si raiz de Dor. Para obter o mais alto ns devemos nos unir a todas as coisas, partilhar de todas como de um vero Sacramento. E isto leva ao xtase de Maravilha. Est escrito: "O espanto ante o Senhor o Comeo da Sabedoria. " A, o Predicado se refere Abertura do Grau de Magus; mas o Sujeito, devidamente traduzido, significa: "O Espanto diante de Tetragrammaton", e portanto se refere ao xtase de Maravilha. Pois nele ns estamos completamente identificados com o Universo em seu aspecto dinmico; e o primeiro resultado da compreenso deste esse Espanto diante da justeza e necessidade do mecanismo inteiro. Pois, dada a frmula de Manifestao (a necessidade de conceber e perceber Perfeio atravs do simbolismo de Imperfeio), o processo de ideao, em si, se torna apodetico. (Eu escrevo isto como para a menos instruda das Criancinhas da Luz). O xtase de Maravilha segue naturalmente o primeiro movimento da mente do cumprimento da frase final do Juramento de um Mestre do Templo: "Eu interpretei todo fenmeno como um trato particular entre Deus e minha alma." Pois, imediatamente a Compreenso ilumine a escurido do conhecimento, todo fato aparece em seu verdadeiro aspecto, miraculoso. assim, ento como maravilhoso que deva ser assim! Em todos os Trances de importncia, e mais especialmente neste, o Postulante deveria ter adquirido o mximo possvel de conhecimento e Compreenso do Universo, propriamente assim chamado. Sua Mente racional deveria ter sido completamente treinada em percepo intelectual: isto , ele deve estar familiarizado com toda Cincia. Isto evidentemente

14

HADNU.ORG

15

impossvel, mas ele deveria aspirar mxima aproximao do perfeito adaptado neste assunto. O mtodo mais prtico consiste em fazermos um estudo particular de algum ramo de Cincia, e um estudo geral de epistemologia. Ento, atravs de analogia, fortificada por contemplao, uma certa percepo ntima da Unidade da Natureza cresce em nossa mente; uma percepo que no ser demasiado presunosa e enganadora. Mas nosso trabalho exige mais que isto. O Neschamah, ou Mente Intuitiva, deve tambm ser fornecido com Conhecimento e Compreenso daqueles Planos da Natureza que so inacessveis aos sensos fsicos. Isto , o Postulante deve Praticar nossos Mtodos de Viso com infatigvel ardor. Agora, em tudo isto a verdadeira unidora e transcendental Cincia a da Matemtica para o Ruach, e sua coroa a Santa Cabala para o Neschamah. Atravs disto, o Trabalho no , como primeira vista pareceria, ampliado alm da capacidade humana. H um definido ponto crtico, comparvel quele familiar aos Adeptos de Asana e Dharana, aps o qual os termos da Equao (como os termos posteriores de uma Expanso Binomial) se repetem, se bem que de outra forma, de maneira que a meditao se torna progressivamente mais fcil. O Postulante, por assim dizermos, se percebe em casa. Conhecimento adicionado no mais uma carga para a mente dele. Ele capaz de repelir como complicaes os fenmenos grosseiros que se apresentam, e de perceber a essncia deles em simplicidade. Ele, de fato, conseguiu desenvolver uma funo mais elevada da mente. O processo semelhante quele que ocorre no estudo ordinrio de uma cincia, quando ns, percebendo a presena de uma lei genrica sob uma diversidade de experincias, nos tornamos capazes no s de assimilar com facilidade novos fatos que se apresentam, mas de predizer outros totalmente desconhecidos. Podemos das como exemplos a descoberta de Netuno, baseada em consideraes matemticas sem pesquisa tica, e a descrio de elementos desconhecidos atravs da contemplao da Lei de Periodicidade. Seja sabido que cada um de tais passos em Meditao , em si, uma Energia motora capaz de induzir o xtase de Maravilha; e este xtase (como todos os outros) aumenta e sublimidade e esplendor com a quantidade e qualidade do material que fornecido mente pelo Adepto. Aqueles, portanto, que afetam desprezar a Cincia "profana" so eles mesmos desprezveis. a incapacidade deles para verdadeiro Pensamento srio de qualquer tipo, a vaidade e preseno deles no, mais ainda! seu subconsciente sendo de sua prpria vergonha e preguia que os induz a construrem estas frgeis fortificaes de pretensiosa ignorncia.

16

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

No existe nada no Universo que no seja de supremo significado; nada que no possa ser usado como a pedra fundamental mesma da Abbada de Arco-ris do xtase de Maravilha. necessrio acrescentarmos apenas uma breve palavra a este ensaio elementar: esse xtase , por sua natureza, mais que apenas passivo e intuitivo. Sua ocorrncia inunda a alma de Energia Criadora; ele enche o Adepto de poder, e excita nele a Vontade de trabalhar. Exalta-o ao Mundo Atzilthico em sua Essncia, e em sua parte manifestada, exalta-o ao Britico. Em um senso especial, portanto, podemos dizer que o Postulante muito intimamente unido ao Supremo Senhor Deus Altssimo, o Verdadeiro e Vivo Criador de Todas as Coisas, quando quer que ele consiga penetrar este Majestosssimo Portal do xtase de Maravilha.

BEATITUDE
H duas formas bem diversas da Viso Beatfica. A mais elevada pertence a Kether, e assim prpria apenas ao Ipsissimus, se bem que pode ser desfrutada esporadicamente (e por assim dizermos, acidentalmente) por aqueles de graus mais baixos. de ocorrncia extremamente rara, e de fato nunca foi ainda descrita e qualquer detalhe; pode at ser dito que duvidoso se qualquer relato de sua verdadeira forma j foi dado ao mundo. Necessitamos apenas dizer aqui que sua frmula "Amor a lei, amor sob vontade," e que sua natureza o Perptuo Sacramento de Energia em ao. Depende de perfeita mestria dos Mistrios de Dor e de Mudana, e completa identificao com aquele de Individualidade. Portanto, ocupemo-nos com a forma mais baixa dessa Viso (assim chamada, tecnicamente, no de forma alguma uma Viso), que pertence a Tfare, e portanto a graa natural do Adepto Menor. Pode ser dito imediatamente que aqueles que atingiram a graus mais altos, especialmente os acima do Abismo, dificilmente podem retornar a esta Viso. Pois ela implica uma certa inocncia, um certo defeito de Compreenso que no possvel a um Mestre o Templo. Tambm, os Graus de Adepto Exemplo e Adepto Maior so demasiados dinmicos para permitirem a equilibrada quietude deste estado. Somente no centro da rvore da Vida, somente da auto-apoiada segurana do Eixo Solar, podemos esperar encontrar a tranqila indiferena a Acontecimentos que a base do Trance, e aquela Radincia ontegentica que o tinge de Rosa e Ouro. Este xtase difere notavelmente da maioria dos outros, de uma maneira que suas condies, descritas acima, nos levariam a esperar. Ele , psicologicamente, um estado antes que um Ato ou um Acontecimento. verdade que todos os Trances de intensidade asmtica esto, em um senso, fora da dimenso de Tempo; mas pode ser dito que em sua maioria eles so marcados por fases bem definidas, de carter crtico. Isto , a entrada em cada um deles semi-espasmdica. Com a Viso Beatfica, no entanto, isto no ocorre.

17

18

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

O xtase pode ser contnuo, durando a semanas ou meses; e o mais ardente devoto de Tahuti, pesquisando seu Relatrio Mgico com a mais conscienciosa agudeza, se perceber incapacitado para indicar quando foi que a Viso comeou. De fato, pode ser sugerido que a Viso no surge de qualquer ato especfico, mas de uma sutil suspenso de ao. O conflito de eventos terminou felizmente em um estado de equilbrio serenamente perfeito, no qual, se bem que energia continua a se manifestar, sua conseqncias se tornaram sem importncia. Ns podemos comparar essa condio com o retorno sade de um homem tomado de febre. A alterao de pirexia e temperaturas sub-normais cedeu; ele se esquece gradualmente de consultar o termmetro nas horas costumeiras, absorvendo-se instintivamente em suas ocupaes regulares. Ao mesmo tempo, ele no est mais cnscio dos acessos de calor e frio, mas est semicnscio do quieto rubor da sade. Semelhantemente, nesta Viso todo esforo mgico consciente cessa (se bem que as prticas sejam continuadas com toda diligncia costumeira) e o todo das impresses do Adepto, tanto as internas quanto as externas, infundido com luminosidade de beleza e deleite. O estado em muitos pontos, estreitamente semelhante quele que busca o fumador de pio; mas natural, e no requer estmulo artificial. Tornar-se- claro do que j foi dito que nada poderia ser mais absurdo do que tentar dar instrues para a consecuo deste estado. Aspirar a ele (pior, buscar recaptur-lo uma vez tenha passado) deve parecer o cmulo da m lgica. Nem, deleitoso e abenoado como , podemos dizer que ele seja exatamente desejvel. No necessitamos assumir que deletrio, que esgota bom Karma, ou que perda de tempo e enfraquece a aspirao. Deve ser aceitado, quando ocorre, com calma indiferena, desfrutado por completo, e abandonado sem pesar. Sua ocorrncia , em qualquer caso, clara evidncia de que o Adepto atingiu um estado bastante definido e exaltado de ser, j que ele pode viver durante tantas horas em ser perturbado pela incidncia de qualquer fora motiva. Indica um definido grau de consecuo de controle, interno externo. Prova a possibilidade de perfeito repouso em meio mxima atividade, e assim indica a soluo do ultimal problema da filosofia: o promio conquista das Trs Caractersticas. Deveria encorajar o Adepto em sua Aspirao, animando-o a confrontar o terrvel postulado do Abismo. Deveria servir-lhe de recreio e nutrio; deveria convenc-lo da possibilidade de perfeio na Obra Maior, demonstrando sua existncia como uma Coroa da Menor.

HADNU.ORG

19

Alm disto, o gozo de Deleite, e a percepo de Beleza em todas as coisas, mesmo nesse plano onde a anlise no se tornou aguda, realmente fortificam o corao e ativam a imaginao. Portanto, que o Postulante da Rosa Cruz prossiga seu Caminho com fora tranqila, sabendo que no momento propcio ele poder receber, sem pedir, a recompensa, e gozar a revificante inundao de doce Luz, que foi chamada pelos Adeptos de Viso Beatfica.

RISO
O defeito comum a todos os sistemas de misticismo prvios ao Aeon cuja Lei Thelema que no havia neles lugar para o Riso. Mas a tristeza da Me enlutada e a melancolia do Homem moribundo so varridas ao limbo do passado pelo confiante sorriso da Criana imortal. E no h Viso mais crtica na carreira do Adepto de Hrus que a Pilhria Universal. Neste xtase ele aceita por completo a Frmula de Osris, e no ato de aceit-lo ele a transcende; a lana do Centurio atravessa seu corao sem feri-lo, e a espada do Verdugo se abate inutilmente sobre o seu pescoo. Ele descobre que a Tragdia da qual tantos sculos fizeram tanto caso apenas uma farsa para divertir crianas. Polichinelo jogado ao cho apenas para se levantar rindo e gritando "Upa-upa-upa, l vou eu de novo!" Colombina, Pierr, o Carrasco e o Diabo so meramente os seus companheiros de brinquedo. Portanto, j que (afinal de contas) os fatos que ele julgara trgicos so bastante reais, a essncia da soluo consiste em que ele no so verdadeiros, tal como ele pensara, de mesmo; mas so apenas um grupo de fenmenos, to interessantes e to comicamente impotentes para afet-lo quanto qualquer outro grupo. Sua tristeza pessoal foi devida sua teimosia em considerar uma insignificante seqncia de Acontecimentos como se fosse a nica realidade e o significado da infinita massa de Manifestao. assim que a Percepo da Pilhria Universal leva diretamente Compreenso de Ns Mesmos como trminos com o Universo, simultaneamente um com ele, criador dele, e a parte dele; um Estado Triuno que, como bem sabido, um dos mais necessrios estgios de Samadhi. (Forma o clmax de um dos dois mais importantes captulos do Bhagavadhgita). H ainda outro mrito neste assunto: Na idia de Riso est inerente aquela de Crueldade, como j foi demonstrado por muitos filsofos; e sem dvida este foi o motivo por que o Riso foi excludo, pela Escola Mstica dos Narizes-Compridos, do seu tedioso currculo. A nica resposta consiste em encolhermos os ombros, todos os tmidos barcos deles foram a pique, um atrs do outro. A Natureza est cheia de crueldade; seus mais altos

20

HADNU.ORG

21

pontos de alegria e vitria esto marcados por riso. uma legtima exploso fisiolgica de uma tenso, seguida por relaxamento, que produz o riso. notvel que drogas tais como Cannabis Indica e Anhalounium Lewinii (as quais realmente "aliviam as vigas pelas quais a alma respira") causo riso imediato como um dos seus efeitos mais caractersticos. que grande, que saudvel desprezo pelo senso limitado de si mesmo irrompe da percepo de desproporo gargantuesca expressada nesse Riso! Em verdade ele mata, com festim canibalstico, aquele azedo e enlutado missionrio, o Ego sisudo, e o atira para dentro do pote. H-h! a Voz da Civilizao -- o Mensageiro do Deus do Cara-Plida -- burburinho, burburinho, borbulha o panelo! Atire dentro outra pitada de cheiro verde, irmo! E a doce fumaa sobe o vela, com maravilhosa, dengosa seduo, os desavergonhados corpos das Estrelas! Acima disso tudo em valor prtico desde que o sinal rodovirio a cada curva do Caminho dos Sbios l PERIGO no entanto surgindo disso tudo por virtude dessa execuo do Ego mesma, est o emprego do Riso como garantia de nossa sanidade. Como fcil para os charlates da oratria seduzir o simples entusiasmo da alma! Que auxlio teremos ns, a no ser que possamos perceber o quanto eles so ridculos? No h limite ao abismo de Idiotice em que os falso sbios nos quereriam lanar nosso nico reflexo salvador a pilhria automtica do Senso de Humor! Robert Browning no estava longe do Reino de Deus quando Escreveu: "Regozijai-vos de que o homem atirado De mudana a mudana incessantemente, As asas de sua alma sempre abertas!" E h, afinal de contas, muito pouco sal no desdm de Juvenal: "Satur est cum dicit Horatius 'Evohe!'" Pois ainda est para ser notado que qualquer homem consolou ou auxiliou seu prximo de choramingagem e suspiros. No, a Pilhria Universal, se bem que no seja um verdadeiro Trance, seguramente um meio de Graa, e com freqncia se prova o principal ingrediente do Solvente Universal. De volta a Browning, ento, s corajosos ltimas palavras que ele escreveu enquanto oitenta pancadas batiam no relgio dos seus anos: "Sada o invisvel com um brado!

22

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Convida-o a aparecer, a se mostrar franco. 'Avante e bate-te!' --grita-lhe. Vamos, luta sempre, "Em qualquer parte!" Amm. "Fosse o mundo compreendido, Bom seria percebido, Uma linda dana lrica!" Sim! terminemos com aquela sbita, mui surpreendente Palavra de certo Anjo da Viso e da Voz, que deixou o Vidente imerso em seu xtase solene e foi-se com a risonha alegre frase: "Mas eu--vou danando!" As Tbuas da Lei? Bah! Solvuntur tabulae--risu!

INDIFERENA
O estado mental caracterizado por Indiferena comumente chamado de Trance; mas esta apelao infortunada. De fato, em certo senso esse estado precisamente o contrrio de um Trance; pois xtase usualmente implica Samadhi, e esse estado especificamente exclui qualquer tal ocorrncia. Samadhi implica numa unificao, enquanto esse estado uma voluntria dissociao. No entanto, no h nada nele que sugira necessariamente qualquer prtica. dos Irmos Negros; pois no , propriamente falando, uma Consecuo; antes uma atitude convincente. E uma atitude da maior importncia e utilidade prtica. Ns no podemos permanecer indefinidamente em qualquer Samadhi; ao mesmo tempo, bom que enchamos os intervalos entre nossos Samadhis de trabalho positivo, de forma a ficarmos to livres quanto possvel para darmos o passo seguinte. Devemos, portanto, cultivar uma atitude mental que no esteja restringida por qualquer forma de desejo. O Estado de Indiferena , assim, uma forma daquele Silncio que defesa e proteo; e est relacionado com a Terceira Nobre Verdade do Budismo, a Cessao da Dor. A idia geral desse estado que a mente deveria reagir automaticamente a toda e cada impresso: "No importa se o Evento sim ou no". Blavatsky comenta que a sensao levemente tinta de desgosto. Mas isto um erro; um tal estado imperfeito. Deveria, pelo contrrio, haver uma alegria bem definida; no alegria na impresso mesma, mas alegria em nossa indiferena para ela. Esta alegria surge, sem dvida, do senso de poderio envolvido; mas isto, novamente, uma imperfeio; ns deveramos antes nos alegrarmos de que reconhecemos a verdade ultimal que "existncia pura alegria"; e no de algum sentimento mais imediato que este. Deve ser comentado que a consecuo e a manuteno deste estado depende em grande parte da mestria de diversos Trances. Por exemplo: ns devemos ter nos convencido da Primeira Nobre Verdade atravs do xtase de Tristeza, ou no seria lgico sermos indiferentes a todas as coisas; poderia haver, na cincia daquela percepo de "sabb pi Dukkham", alguma impresso que naturalmente levasse a algum estado livre de Dor; e tal no o caso. Liberdade de Dor depende de Liberdade de qualquer impresso.

23

24

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

No entanto, no seria justo dizermos que este Estado de Indiferena se assemelha quele Embotamento que segue o agudo espasmo de Sofrimento; no a anestesia de um nervo exaurido por excesso de dor. No h nunca espao no currculo de Magista para passividade -naturalmente, excetuamos aqui o que podemos chamar de Passividade Ativa ou Voluntria, descrita em Liber LXV. Indiferena deve ser uma condio intensamente ativa. Podemos compar-la facilidade de um esgrimista perito, que apara a desvia todo possvel ataque do seu antagonista com igual vigor, inconsciente de seus atos, porque treinou se olho, seu pulso, e mesmo sua lmina para que reajam por si mesmos. Assim, Indiferena a forma espiritual da Conscincia Automtica do Adepto; e isto reside em Yesod, o lugar da Fortaleza na Fronteira do Abismo, tal como est descrito em Liber 418, no Undcimo Aethyr. Esta indiferena sendo um hbito da Mente Norma, mais fcil de atingir que qualquer verdadeiro Estado Samdico, e exige menos habilidade tcnica. Este particularmente o caso porque, como foi notado acima, o xtase de Tristeza foi um preliminar quase necessrio devida compreenso daquilo que esta Indiferena implica. O mtodo, portanto, de adquirir (este verbo deve ser preferido a 'atingir') Indiferena simples; , com efeito, o Caminho do Tao. As seguintes Sortes podem se provar teis ao Aspirante: A Existncia s pode ser compreendida como sendo um Contnuo. Todas as partes da Existncia so portanto ultimalmente equivalentes, cada uma sendo igualmente necessria para completar o todo. Cada evento deve assim ser recebido com igual honra, e reao a ele executada com igual indiferena. Para oferecermos um paralelo prtico: Suponhamos que vamos receber mil libras, e que esta quantia ser paga em diversas moedas, com certificados de pagamento para diversas somas. Desde que saibamos de antemo que o balano em nosso favor e 1000 Libras, ns no nos excitamos com a chegada de qualquer item particular; mas persistimos em cont-los tranqilamente, reagindo corretamente, quer um dbito ou um crdito seja o caso, mantendo perfeita calma e acuidade. Cada anotao no nosso livro de contas poder ser diferente; mas nossa atitude mental invarivel. A ansiedade da mente infilosfica na realidade devida a ignorncia da verdadeira natureza da alma. Estamos aptos a supor que cada Evento, quando ocorre, 'bom' ou 'mau' -- que ele indica que ns estamos ganhando, ou perdendo. Mas to

HADNU.ORG

25

cedo percebamos que o incidente de importncia secundria, que o resultado final est predeterminado, torna-se absurdo que permitamos que um detalhe do processo ilusrio que a Natureza utiliza para expressar simbolicamente a fatalidade da Verdade nos afete mais que qualquer outro. interessante observar aqui que este mtodo de adquirir Indiferena independe por completo de qualquer familiaridade com xtase de Tristeza; uma simples e normal considerao, baseada em premissas estritamente thelmicas. , pois, bastante recomendvel. Os mtodos do morto Aeon de Osris eram , de fato, acompanhados de considervel perigo. A questo de Separabilidade do Universo, por exemplo, crtica; tambm, erro dependermos de uma teoria tal como aquela implicada na Primeira Nobre Verdade em seus aspectos externos. muito melhor adotarmos a atitude puramente intelectual, e ancor-la subseqentemente em Neschamah pelo simples processo de transcender a mente racional normal da maneira usual, pelo Mtodo de Contradio (ou acasalamento de Opostos), tal como este descrito em Konx Om Pax, e nos melhores Ensaios sobre a Santa Cabala. Podemos, alm disto, ser levados a vrios tipos de erro se considerarmos a Indiferena como um estado inferior a Samadhi. Em passiva, imperfeita, um intermezzo; quando deveria ser considerada um estado de Paz com Vitria. necessrio apenas acrescentarmos, em concluso, que Indiferena no perfeita at que tenha adquirido por completo pelo menos uma das caractersticas de Samadhi: o Automatismo. Enquanto ainda h qualquer necessidade de esforo consciente ao lidarmos com qualquer impresso, enquanto ainda h qualquer necessidade de rememorarmos o processo atravs do qual a Indiferena alcanada, ou mesmo qualquer necessidade de interferirmos conscientemente na, ou de reconhecermos conscientemente a presena da, puramente espontnea, elstica ao reflexa, o Aspirante ao Summum Bonum, Verdadeira Sabedoria e Felicidade Perfeita ainda no adquiriu adequadamente o Hbito de Indiferena.

MESTRIA
O fito daquele que quereria ser Mestre nico; os homens chamamno de Ambio Pessoal. Isto , ele quer que seu Universo seja to vasto, e seu controle de seu Universo to perfeito, quanto for possvel. Poucos deixam de compreender este fito; mas muitos fracassaram ao planejar sua campanha para consegui-lo. Uns, por exemplo, enchem seus bolsos de moeda falsa, a qual, quando eles queriam. Outros tentam governar o Universo de outro homem, sem perceberem que eles no podem sequer compreender por completo o universo alheio. O correto mtodo de ampliarmos nosso universo, alm do aparato convencional da Cincia material, tripartido: evocao, invocao, e viso. Controle resulta da familiarizao terica e prtica com Frmulas Mgicas; mas depende muito tambm de Auto-Disciplina. O terreno conquistado deve ser consolidado, e todas as contradies resolvidas em harmonias mais elevadas atravs dos vrios Trances. Este tanto, em verdade, bvio considerao superficial; estranho, ento, que to poucos Magistas tomem o passo seguinte de inquirir quanto disponibilidade do Instrumento. Egosmo mope, sem dvida, assumirmos de antemo que nosso Ente Mgico encontrar o corpo fsico necessrio para a sua prxima aventura. Aqui a Memria Mgica de maravilhoso auxlio para corrigir um otimismo excessivo; pois com que freqncia, no passado, nossa vida foi um fracasso quase que completo, devido a simples falta de suficientes meios de auto-expresso? E que entre ns pode seriamente se considerar bem servido (hoje em dia, sabendo o que sabemos) mesmo com o mais perfeito instrumento humano atualmente disponvel? Portanto, simples bom senso que o Magus formule seu fito poltico geral em termos tais como estes: Assegurar o mximo possvel de Liberdade de expresso maior variedade possvel de Pontos de Vista. O aspecto prtico desta proposio pode ser expresso assim:

26

HADNU.ORG

27

Melhoremos a raa humana de toda maneira possvel, de forma a termos a nosso dispor a mxima variedade possvel dos melhores Instrumentos imaginveis. E esta a justificao racional daquele aforismo aparentemente imbecil, e com demasiada freqncia sentimentalmente hipcrita: Ama todos os seres! Serve Humanidade! O acima o fito poltico geral; mas tambm, essas duas frases contm implcitas: (1) a Frmula Mgica que ao mesmo tempo a chave de Invocao e de Trance; (2) a injuno ao Magista de abrir seu Caminho atravs dos Cus pela reta disposio das rbitas das Estrelas. A palavra "serve" , de fato, enganadora e desagradvel: implica numa atitude falsa e desprezvel. A relao entre homens deve antes ser aquela de respeito fraterno que surge espontnea entre dois desconhecidos de alma verdadeiramente nobre. A idia de servio ou verdadeira, e humilhante, ou falsa, e arrogante. A mais comum, e a mais fatal, armadilha que ameaa o homem que comeou a ampliar seu Universo alm do mundo de percepo sensvel chamada Confuso dos Planos. Para aquele que realiza o Todo Um, e sabe que fazer diferena entre quaisquer duas coisas o erro bsico, deve parecer natural, e at correto, executar o que parecem forosamente Atos de Amor entre idias incngruas. Ele tem a Chave das Linguagens: ento, por que no haver ele, o ingls, de utiliz-la para falar em hebraico sem aprender esta lngua? O mesmo problema se oferece diariamente em uma mirada de formas sutis. "Comanda estas pedras a que se tornem pes". "Atira-te do pinculo do Templo: est escrito, 'Ele encarregar seus anjos de te protegerem, de te servirem em todos os teus caminhos.'" Estas quatro ltimas palavras jorram luz sobre o nevoeiro de Choronzon--Restrio seja a ele no Nome de /Babalon/! Pois 'teus' caminhos so os caminhos da Natureza, que determinou entre os planos uma relao ordeira; deformar esta ordem no , e no pode ser, 'teu caminho'. Aquele aparente Gesto de Amor um gesto falso; pois tal amor no 'sob vontade'. Cuida-te, tu que buscas atingir a Maestria, de fazer o que quer que seja de 'miraculoso'; o mais seguro sinal do Mestre este: que ele um homem de paixes semelhantes s dos seus prximos. Realmente, ele as transcende a todas, e as transmuta todas em perfeies; mas ele faz isto sem supresso (pois 'Tudo que vive santo') ou distoro (pois 'Toda Forma um vero smbolo de Substncia') ou confuso ( pois 'Mestria dio mesmo como Unio amor'). Iniciao significa Viagem Interior; nada mudado, ou pode ser mudado; mas tudo mais verdadeiramente compreendido a cada passo. O Magus dos Deuses, com Sua Palavra nica que parece revirar a carruagem

28

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

da Humanidade, na realidade no destroi, e nem sequer altera, coisa alguma; Ele simplesmente fornece um novo mtodo de aplicar a Energia existente a Formas estabelecidas. A inveno de mquinas eltricas no interferiu de forma alguma com Matria ou Movimento; apenas, nos auxiliou a nos livrarmos de certos aspectos da Iluso de Tempo e Espao, e desta maneira trouxe as mentes mais inteligentes ao limiar da Doutrina Mgica e Mstica: essas mentes foram foradas a conceber a possibilidade de se perceber o Universo tal como ele : livre de condies. Isto , foi dado a essas mentes um vislumbre, uma anteviso, da natureza da Consecuo da Mestria. E certamente ser da um pequeno passo para que os lderes da Cincia natural, tendo a Matemtica como Estrela-Guia, compreendam a premente necessidade da Grande Obra, e se apliquem a execut-la. Nisto, os grandes obstculos so estes: primeiro, compreenso errnea de Ns Mesmos; segundo, o preconceito, a resistncia da mente racional contra suas prprias concluses. Os homens tem que se livrar dessas duas restries; eles devem comear a perceber que sua Essncia Espiritual est oculta atrs de, e independe do, instrumento mental e material atravs do qual eles apreendem seu Ponto de Vista; e que eles devem buscar obter outro instrumento que aquele que insiste (com toda e cada observao) em tentar nos convencer daquilo que apenas a sua prpria e mais detestvel limitao e erro: a idia de dualidade. O Aeon de Hrus chegou; e sua primeira flor pode bem ser esta: que, livres da obsesso do fim do Ego na Morte, e da limitao da Mente pela Razo, os melhores homens uma vez mais ingressem de olhos abertos no Caminho dos Sbios, o trilho montanhs do bode, que leva s Encostas virgens, e da aos pncaros gelados rebrilhantes da cordilheira da M E S T RIA!

TRANCE
A palavra xtase implica um passar alm; isto , alm das condies que oprimem. O nico propsito de todo verdadeiro treino mstico e mgico nos tornarmos livres de qualquer limitao. Assim, corpo e mente, no mais amplo senso, so os obstculos no Caminho dos Sbios; o paradoxo, por trgico que parea, que eles so tambm os meios de progresso. Como nos desfazermos deles, como passar alm deles e transcend-los, o problema; e to estritamente prtico e cientfico quanto aquele de eliminar impurezas de um s, ou de utilizar as leis da Mecnica habilidosamente. Aqui jaz o inevitvel defeito lgico nas Sortes do Adepto: que ele limitado pelos prprios princpios que ele quer sobrepujar; e eles se apressam a executar uma vingana terrvel sobre aquele que tenta se livrar deles arbitrariamente! na prtica, e no na teoria, que esta dificuldade subitamente desaparece. Pois quando ns tomamos medidas racionais para inibir a operao da mente racional, a inibio no resulta em caos, mas sim em percepo do Universo atravs de uma faculdade qual as leis da Razo no se aplicam; e quando, retornando ao estado normal, ns procuramos analisar aquela experincia, ns percebemos que a descrio abunda em absurdos lgicos. Se insistimos em examinar o assunto, entretanto, gradualmente se torna claro (gradualmente, porque o hbito de xtase deve ser firmemente estabelecido antes que suas fulminantes impresses se tornem verdadeiramente inteligveis) que no h dois tipos de Pensamento, ou de Natureza, mas um apenas. A Lei da Mente a substncia nica do Universo, como tambm o nico meio atravs do qual ns o percebemos. Assim, no h nenhuma verdadeira anttese entre as condies de xtase e aquelas de raciocnio e percepo; o fato que o xtase no amenvel s regras de discusso intelectual impertinente. Ns dizemos que em Xadrez um Cavalo viaja na diagonal de um retngulo medindo trs por dois quadrados; no mencionamos, nem consideramos, seu movimento como um objeto material no espao. Ns descrevemos uma definida, limitada relao em termos de um especial significado obtido atravs de um simbolismo arbitrrio; quando analisamos qualquer exemplo dos nossos processos mentais ordinrios, ns percebemos que o mtodo de

29

30

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

funcionamento deles inteiramente anlogo. Pois aquilo que ns 'vemos', 'ouvimos', etc., depende, por um lado, de idiossincrasias, e por outro, de interpretao convencional. Assim, ns concordamos em dizer que relva verde, e em evitar caminhar na beira de despenhadeiros, sem qualquer tentativa de nos certificarmos de que quaisquer duas mentes tem concepes exatamente idnticas do que essas coisas possam ser; e justamente dessa mesma forma ns concordamos quanto aos movimentos das peas de xadrez. Pelas regras do jogo, ento, ns devemos pensar e agir, ou nos arriscamos a cometer todo tipo de erro; mas podemos estar perfeitamente cnscios de que as regras so arbitrrias, e de que afinal de contas a coisa toda um jogo. A tolice constante do mstico tradicional consistia em se envaidecer tanto ao descobrir que o Universo no era mais que um brinquedo inventado por ele para seu prprio divertimento que ele se apressava a exibir seus poderes em uma deliberada incompreenso e um abuso do brinquedo. Ele no percebia o fato de que justamente porque o Universo no mais que uma projeo do seu Ponto de Vista, integralmente a Ele Mesmo que ele ofendia! Aqui jaz o erro de Pantesmo tal como aquele de Mansur el Hallaj, que Sir Richard Burton critica to deliciosamente (no Kasidah), zombando da sua impotncia-"Mansur era sbio, mas mais sbios aqueles Que com muitas pedras o mataram. E se bem que o sangue dele serviu de testemunho, Nenhum Poder-Sabedoria pode consertar-lhe os ossos." Deus estava nas pedras atiradas tanto quanto dentro do turbante de Mansur; e quando os dois se chocaram um com o outro, um ponto de percepo do fenmeno foi obscurecido -- o que absolutamente no era o seu intento! Para ns, entretanto, este assunto no de lamentar; (como fenmeno) um Ato de Amor. E a definio mesma de um Ato de Amor a Passagem Alm de dois Eventos em um Terceiro, e o retiro deles a um Silncio ou Nada por simultnea reao. Neste senso, pode ser dito que o Universo um constante ingresso em Trance; e de fato, a correta compreenso de qualquer Evento, atravs da Contemplao apropriada, deveria produzir o tipo de xtase prprio sndrome Evento-Indivduo no caso.

HADNU.ORG

31

Agora, toda Magia til para produzir Trance; pois (1) treina a mente na disciplina necessria o Yoga; (2) exalta o esprito impessoal e divina sublimada que a primeira condio de sucesso; (3) amplia as fronteiras da mente, assegurando-lhe completa mestria de todos os planos mais sutis da Natureza, assim lhe fornecendo material adequado para a consumio esttica da Eucarstia da Existncia. A essncia da idia de xtase est em verdade contida na de Magia, que preeminente a transcendental Cincia e Arte. Seu mtodo , em um senso primordial, o Amor --a chave mesma de Trance; e em outro senso, uma passagem alm das condies normais. Os verbos transcender, transmitir, transcrever, e outros semelhantes, so de virtude cardinal em Magia. Da, "Amor a lei, amor sob vontade" a suprema eptome da doutrina mgica, e sua Frmula universal. Nem necessita qualquer homem temer afirmar ousadamente que qualquer Operao Mgica s completa quando caracterizada (em um sendo ou outro) pela ocorrncia de Trance. Foi malfeito restringir o uso da palavra substituio da conscincia dualstica humana por aquele impessoal e monstico estado de Samadhi. O fogo-ftuo do Erro pula rpido do atoleiro da Ignorncia quando se faz qualquer distino forada "entre uma coisa e qualquer outra coisa". Sim, em verdade, e Amm! a primeira necessidade, assim como a ltima consecuo de Trance, abolir toda forma e toda ordem de dividualidade, to depressa quanto esta se apresente. Por este raio de luz podeis ler no Livro de vosso prprio Relatrio Mgico o autntico estigma de vosso prprio sucesso.

ENERGIA
Energia o Motivo Sacramental de Evento: , pois, onipresente, em manifestao por interrupo e compensao, e de outra forma pelo retiro correspondente. (Nesta conexo, seja recordada a frmula inteira de Tetragrammaton). Existem, no entanto, trs principais tipos de experincia especial que so notveis estgios no processo inicitico, e de urgente valor prtico para o Magista. Seguindo o simbolismo do Sacramento, esses tipos diferem como Comungante. No mais elevado tipo, que de Kether, a energia radia inteiramente de ns mesmos; isto , estamos completamente identificados com Hadit. No tipo de meio, que de Hochmah, a Energia passa inteiramente atravs de ns; isto , ns assumimos as funes de Tahuti. No tipo mais baixo, que de Geburah, a Energia se impinge totalmente sobre ns mesmos: isto , ns a absorvemos como homens. Em todos os trs casos, a Energia a que nos referimos no particular ou personificada; Energia em si mesma, se qualidades. O tipo mais elevado pode ser completamente percebido apenas por um Ipsissimus; a consecuo final. a contraparte ativa da forma mais elevada da Viso Beatfica. O tipo do meio apropriado a um Magus, ou algum aspirando funo proftica de um Magus. Foi descrito, e o mtodo de consecuo est exposto, no Livro chamado Opus Lutetianim. O tipo mais baixo a tarefa peculiar de um Adeptos Major. mais eficientemente conseguido atravs do Segredo do Santurio da Gnose (IXo O.T.O.). Do tipo mais elevado no seria nem apropriado nem til falarmos mais; o tipo do meio concerne cada Magista em suas particulares e privadas relaes com o Infinito, e exige de cada um dos seus Adepto uma

32

HADNU.ORG

33

preocupao especial: mas do tipo mais baixo convm fazermos mais meno. uma prova estranhamente convincente do legtimo cuidado que a Natureza toma com Seus instrumentos (a despeito da evidncia superficial do contrrio, sobre a qual esto baseadas as doutrinas do pessimismo) que a mais preciosa, a nica Graa ultimalmente essencial que poderia possivelmente ser conferida humanidade , de todos os benefcios mgicos, aquele que pode ser conseguido com mais facilidade e certeza que qualquer outro. Pois Energia , em si mesma, tudo quanto existe; e ns variamos com a quantidade e qualidade dela, que podemos chamar de "ns mesmos". O preo que a Natureza exige sem dvida bastante pesado para uma certa classe de pessoas; mas igualmente exigido, em graus variados, para todo e cada tipo de Aventura Mgica e Mstica. Este preo , em essncia, completa Compreenso da Mente da Natureza Mesma, e completa simpatia com a Maneira de Trabalho d'Ela. Todos os cdigos morais da humanidade, a despeito de todas as suas diversidades absurdas, apresentam um fator comum: eles pretendem ter encontrado motivos e mtodos superiores aos d'Ela. Isto , eles presumem uma concepo do Fito Csmico alm das possibilidades d'Ela; eles asseveram que possuem uma Inteligncia mais elevada que aquela que produziu o Universo. Considerai apenas que a mxima manifestao possvel mente racional consiste na descoberta das Leis que sumarizam a maneira de operar d'Ela! Podemos ento dizer, imediatamente, que toda tal pretensiosa arrogncia imprudncia e absurdidade; e deve ser abandonada, no, mais: desenraizada e calcinada antes que qualquer progresso srio possa ser feito na Arte Real e Sacerdotal. Da, tambm, toda aspirao de ordem parcial, toda que dependa para sua sabedoria da justia de nossa percepo de nossas prprias necessidades, quase certamente estar conspurcada por aquele exato veneno do qual a Natureza nos quereria purgar. Existe, de fato, apenas uma Operao Mgica de cuja legitimidade podemos sempre estar seguros: o aumento de nossa soma de Energia. at indiscreto tentarmos especificar o tipo de Energia requerido, e pior ainda entretermos qualquer propsito particular. Energia sendo aumentada, a Natureza mesma suprir clareza; nossa Viso obscura apenas porque nossa Energia deficiente. Pois Energia a Substncia do Universo. Quando adequada, no temos dvida quanto a

34

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

como empreg-la; veja-se o caso evidente da vontade do Adolescente. Devemos tambm fazer notar que obstrues "morais" ao reto uso desta Energia causam imediatamente as mais hediondas deformaes de carter, e provocam as mais graves leses do sistema nervoso. Portanto, que o Magista se dispa de toda preconcepo quanto natureza de sua Verdadeira Vontade; e se aplique diligentemente a aumentar seu Potencial energtico. Nesta disciplina (alm do mais) ele estar comeando a se preparar para aquela abdicao completa de tudo o que ele tem e tudo que ele , a qual a essncia do Juramento do Abismo! Assim, ns percebemos mais um desses paradoxos que so as imagens da Verdade das Supernas: destruindo nossa prpria moralidade mais alta, e confiando apenas em nossos instintos naturais como guias, ns topamos desapercebidos com a mais simples, e a mais sublime, de todas as concepes espirituais e tica.

CONHECIMENTO
Daat--Conhecimento--no uma Sefira. No est na rvore da Vida; isto , no existe realmente tal coisa. Desta tese h muitas provas. A mais simples (se no a melhor) talvez como segue: Todo o conhecimento pode ser expressado na forma S=P. Mas se assim, a idia P est realmente implcita em S; portanto, ns no aprendemos nada, afinal de contas. E, claro, se no assim, a assero S=P simplesmente falsa. Agora veja-se como chegamos imediatamente a um paradoxo. Pois o pensamento "No existe uma coisa tal como conhecimento", ou "Conhecimento uma idia falsa", ou qualquer outra forma de enunciarmos a concluso acima, pode ser expressado como S=P; , em si mesmo, uma coisa conhecida. Em outras palavras, qualquer tentativa de analisarmos a idia de Conhecimento leva imediatamente a uma confuso na mente. Mas isto da essncia da Sabedoria Oculta quanto a Daat. Pois Daat a coroa do Ruach, o Intelecto; e seu lugar no Abismo. Isto , desintegrar-se no momento em que examinada. No existe coerncia abaixo do Abismo, ou no Abismo; para obtermos coerncia, que um dos principais padres de Verdade, ns devemos atingir Neschamah. H outra explicao, completamente parte da armadilha puramente lgica. S=P (a no ser que seja uma identidade, e portanto sem sentido) uma afirmao de dualidade; ou podemos dizer: percepo intelectual uma negao da Verdade samdica. , portanto, essencialmente falsa desde as suas bases. A assero mais simples e mais bvia no tolera anlise. "Vermelhido vermelho" inegvel, sem dvida; mas ao ser perscrutada, prova ser sem significado. Pois cada termo tem que ser definido atravs de

35

36

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

pelo menos dois outros termos, dos quais a mesma assero verdade; de forma que o processo de definio sempre "obscurum per obscurius". Pois no h quaisquer termos verdadeiramente simples. No existe qualquer possibilidade de verdadeira percepo intelectual. O que ns supomos ser tal , na realidade, uma srie de convenes mais ou menos plausveis, baseadas sobre o aparente paralelismo de experincia. No h qualquer garantia definitiva de que quaisquer duas pessoas querem dizer exatamente a mesma coisa quando dizem "doce", ou "alto"; mesmo concepes tais como as de nmero so talvez idnticas apenas em relao a aplicaes prticas vulgares. Estas e outras consideraes levam a certos tipos de cepticismo filosfico. Concepes Nechmicas absolutamente no esto isentas desta crtica, pois, mesmo supondo que elas sejam idnticas em qualquer nmero de pessoas, sua expresso, sendo intelectual, sofrer as mesmas presses que percepes normais. Mas nada disto sacode, ou sequer ameaa, a Filosofia de Thelema. Pelo contrrio; pode ser considerado a Rocha sobre a qual ela est fundada. Pois o resultado final , evidentemente, que todas as concepes so necessariamente nicas--mnadas; porque no pode nunca haver dois Pontos de Vista idnticos. E isto corresponde aos fatos: pois h Pontos de Vista estreitamente relacionados, e assim pode haver um acordo superficial entre eles, como h, o qual percebido como falso ao ser analisado--tal qual demonstramos acima. Disto ser compreendido porque que no existem quaisquer Trances de Conhecimento; e isto nos convida a inquirir a tradio nos Grimrios, de que todo conhecimento pode ser miraculosamente obtido. A reposta que, se bem que todos os Trances so Destruidores de Conhecimento (j que, por um s ponto que seja, todos eles destroem o senso de Dualidade), no entanto eles do ao seu Adepto os meios de conhecimento. Ns podemos considerar a faculdade de percepo racional como uma projeo da Verdade em forma dualstica; de maneira que aquele que possui qualquer Verdade tem apenas que simboliz-la em termos do intelecto para obter a imagem dela na forma de Conhecimento. Esta concepo difcil; um exemplo poder torn-la mais clara. Um arquiteto pode indicar as caractersticas gerais de um edifcio sobre papel atravs de dois desenhos -- uma planta ou uma elevao. Em qualquer dos casos, o desenho falso sob quase todo aspecto; cada um dos desenhos parcial, a cada um deles falta uma dimenso, e assim por diante. No entanto, em combinao, eles no deixam de representar, para imaginao treinada, aquilo que o edifcio realmente ; e tambm, se bem que ambos os

HADNU.ORG

37

desenhos sejam "iluses", nenhuma outra iluso servir mente para que descubra a verdade que eles tencionam. Esta a realidade escondida em todas as iluses do intelecto; e esta a explicao da necessidade de que o Aspirante adquira um conhecimento adequado e acurado. O mstico vulgar afeta desprezar a Cincia como "iluso"; este o mais fatal de todos os erros. Pois os instrumentos com os quais o mstico trabalha pertencem, todos eles, exatamente a esta ordem de "coisas ilusrias". Ns sabemos que lentes deformam imagens; no entanto, ns podemos adquirir informao sobre objetos distantes (a qual verificamos ser correta) quando a lente construda de acordo com certos princpios "ilusrios" (em vez de um capricho arbitrrio). O mstico que zomba da Cincia geralmente reconhecido pelos homens como um tolo vaidoso; ele sabe disto, e isto o endurece em sua preseno e arrogncia. Ns o vemos, atiado por sua vergonha subconsciente, atacando ativamente a Cincia; ele se alegra em apontar os aparente erros de clculo que ocorrem constantemente, sem compreender as auto-impostas limitaes da validada de qualquer assero que esto sempre implcitas em trabalhos cientficos; de forma que ele chega, por fim, a abandonar seus prprios postulados, e se refugia na carapaa do telogo. Mas para aquele mstico que fundou firmemente o seu pensamento racional em princpios sadios, que adquiriu profunda compreenso de uma cincia fundamental, e estabeleceu as apropriadas conexes entre essa cincia e suas irms; que, depois, fortaleceu a estrutura inteira do seu conhecimento penetrando atravs dos Trances apropriados s Verdades Nechmicas das quais aquela estrutura a retamente-organizada projeo no Ruach; para esse mstico, o campo do Conhecimento, assim bem arado, bem semeado, bem fertilizado, bem amadurecido, est pronto para a colheita. O homem que realmente compreende as frmulas bsicas de um assunto-raz pode facilmente estender sua percepo aos ramos, s folhas, s flores e ao fruto; e neste senso os mestres medievais de Magia estavam justificados em asseverar que pela evocao de dado Daimon o Octinomos merecedor poderia adquirir perfeito conhecimento de todas as cincias, falar todas as lnguas, comandar o amor de todos, e de qualquer forma lidar com a Natureza inteira do pondo de vista do Criador desta. Grosseiros so esses, crdulos ou crticos, que pensam que uma tal Evocao era trabalho de uma hora ou uma semana! E o ganho do Adepto disso tudo? No o puro ouro, decerto, nem a Pedra do Filsofos! Mas no entanto uma arma mui virtuosa, de muito uso no Caminho; tambm, um grande consolo para o lado humano dele; pois o

38

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

doce fruto que pende daquela rvore que torna os homens Deuses precisamente este pomo amadurecido de sol chamado Conhecimento.

COMPREENSO
A natureza do Conhecimento (a culminao e xtase das faculdades intelectuais) foi discutida no ensaio prvio. Implica uma contradio em termos. Compreenso a resoluo desta antinomia. a principal qualidade de Neschamah, a Inteligncia--uma idia insuscetvel de verdadeira definio, porque supra-racional, e s pode ser apreciada por experincia direta. Podemos dizer, quando muito, que independe de qualquer das atividades normais da mente. < uma significativa ilustrao da verdade desta teoria cabalstica que as mulheres com freqncia possuem a mais excelente Inteligncia, enquanto totalmente incapazes do Conhecimento e Razo sobre os quais, logicamente, essa Inteligncia deveria estar fundada). Samadhi, a princpio produzindo um xtase atordoante, finaliza nesta Compreenso; podemos dizer, portanto, que Compreenso implica uma certa qualidade Samdica de percepo. Talvez a Dualidade no seja absolutamente abolida salvo na superestrutura daquele estado; mas assume uma forma que seria absurdo chamarmos dualstica. (O leitos notar que todo verdadeiro esforo por comunicar esta concepo exige violao da lgica.) Este fato a raiz de todo simbolismo trinitrio; o esquema geomtrico em idia, e at aritmtico, como demonstrado pela atribuio de Binah ao nmero 3. Mas a soluo de toda dada em uma Trada Triuna enganadora, se a inteno interpretar o fenmeno em termos do intelecto; s til na medida em que o emprego deste processo treina as faculdades de raciocnio a se superarem a si mesmas em um sublime suicdio sobre o Altar da Intuio Mstica--se bem que isto, afinal de contas, uma plida imitao do correto processo. Pois e primeiro lugar, no cientfico em mtodo; e em segundo lugar, falso em que nega a sua prpria validade. O nico processo correto e adequado de Consecuo da Compreenso consiste em silenciarmos e inibirmos por completo a mente racional, assim deixando uma tabula rasa sobre a qual a faculdade inteiramente aliengena --de novo e sui generis-- pode escrever sua primeira palavra.

39

40

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Mas ento (seguramente ser dito), que h de mais ininteligente que esta suposta Inteligncia? este informe, e mesmo delirante xtase que varre todas as formas de pensamento? Nenhum homem em seu juzo perfeito negaria esta premissa mas a explicao que esse xtase (por assim dizermos) a convulso do Nascimento da nova faculdade. Certamente natural que um observador se surpreenda, por um momento, com a descoberta de um novo Universo. Ananda deve ser dominado por completo, e no exagerado a ponto de se tornar um vcio, maneira do mstico! Samadhi deve ser clarificado por Sila, pela severa virtude de controle; e ento percebemos o paradoxo de que a nova Lei da Mente veio, "no para destruir, mas para cumprir" a antiga. A Compreenso se assenhoreia por completo de todo aquele vasto material com o qual a Razo foi incapaz de armar qualquer estrutura coerente. As contradies desaparecem por absoro; foram aceitadas como fatores essenciais natureza da Verdade, que sem elas seria um mero amontoado de Fatos. Tornar-se- claro de todas essas consideraes que no necessitamos sentir surpresa diante deste primordial paradoxo: que o Cepticismo, absoluto em toda dimenso, a nica base possvel da verdadeira Consecuo. Toda tentativa de evadir a necessidade de experincia direta apelando para "f", ou para imponentes teologismos, ou para qualquer outra variedade espiritual dos truques do ilusionista est de antemo condenada destruio mais abjeta. Ns no podemos "encontrar a Dama" por qualquer outro caminho que aquele do Cavaleiro-Andante, do Grande Tolo--o Caminho da guia no Ar--cujo Nmero Sagrado o Sagrado o Sagrado Zero. Sim, tambm, Nada sendo Tudo, e Tudo sendo P, a nica maneira correta de nos dirigirmos Divindade na forma duas ................. . Pois tudo deve ser destrudo para que Tudo possa nascer.

CASTIDADE
Todas as Obras de Literatura Antiga e Medieval que mais particularmente concernem ao Buscador da Verdade concordam em um ponto. Os mais reles Grimrios de Magia Negra, tanto quanto os mais altos vos filosficos da Irmandade que ns no nomeamos, insistem na Virtude da Castidade como de central importncia no Portal da Sabedoria. Primeiro seja notada a palavra Virtude: a qualidade de Hombridade, o mesmo que Virilidade. A Castidade do Adepto da Rosa e Cruz, dos Cavalheiros do Graal de Monsalvat, o completo oposto daquilo que o poeta pde escrever: "... falsa Castidade que sacia Sua luxria solitria e mia Em pblico, de boca babujosa." e o oposto daquele frigor emasculado to decantado por poetas da laia de Alfred Tennyson e outros Acadmicos. A Castidade cuja Energia Mgica tanto protege quanto impele o aspirante aos Mistrios Sagrados precisamente o contrrio, em sua mais profunda natureza, de todas as concepes vulgares dessa Virtude; pois em primeiro lugar, uma paixo positiva; em segundo lugar, relaciona-se apenas atravs de obscuros laos mgicos com a funo sexual; e em terceiro lugar, o inimigo mortal de toda forma de moralidade e sentimentalismo burgueses. Podemos criar em nossas mentes uma concepo mais clara desta, a mais nobre e mais rara--no entanto, a mais necessria--das Virtudes, se estabelecermos a distino entre ela e um dos seus ingredientes: Pureza. Pureza uma qualidade passiva, ou pelo menos esttica; significa a inexistncia de qualquer mistura com qualquer outra coisa; como em puro alumnio, pura matemtica, pura raa. O uso da palavra em expresses tais como leito puro, que sugerem ausncia de contaminao, um uso derivado e secundrio.

41

42

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Castidade, por outro lado, como a etimologia (castus, possivelmente relacionado com castrum, um campo fortificado) mesma sugere, podemos sugere, podemos supor que afirma uma atitude moral de prontido para resistir a qualquer assalto contra um existente estado de Pureza. "To cara ao cus a santa castidade Que quando uma alma assim vista sincera Mil anjos de libr em volta a servem." cantou Milton, com a capacidade de ver atravs de vus do verdadeiro poeta; pois tal servio puro desperdcio a no ser que seja exigido por nossa atividade. A Esfinge no ser domada se nos mantivermos afastados dela; e a inocncia bruta do Paraso est sempre merc da Serpente. a Sabedoria dela que deveria guardar nossos Caminhos; ns necessitamos sua rapidez, sua sutileza, e sua rgia prerrogativa de dar a morte. A Inocncia do Adepto? Ns imediatamente nos lembramos da pujante Inocncia de Harpocrates, e de Sua Energia de Silncio. Um homem casto no , portanto, meramente um que evita o contgio de pensamentos impuros e os resultados destes; um homem cuja virilidade capaz de restaurar Perfeio ao mundo em volta dele. Assim, o Parsifal que foge de Kundry e suas servidoras, as feiticeiras-flores, perde seu caminho e deve vagar durante longos anos no Deserto; ele no verdadeiramente casto at que capaz de redimi-la, um ato que ele executa atravs da reunio da Lana e do Sangraal. Castidade pode, portanto, ser definida como a estrita observana do Juramento Mgico; isto , Luz da Lei de Thelema, absoluta e perfeita devoo ao Sagrado Anjo Guardio, e firme marcha no Caminho da Verdadeira Vontade. Castidade inteiramente incompatvel com a covardia da atitude "moralista", a emasculao da alma e a estagnao do ato que comumente caracterizam o homem chamado casto pelo vulgo. "Cuida-vos de absteno de agir!"--no est isto escrito em Nossa lio? Pois a natureza do Universo sendo Energia Criadora, qualquer recuo blasfema a Deusa, e tenta introduzir os elementos de uma verdadeira morte no pulso da Vida.

HADNU.ORG

43

O homem casto, o legtimo Cavaleiro-Andante das Estrelas, impes sempre sua essencial virilidade sobre o tero palpitante da Filha do Rei; com todo golpe de sua Lana ele penetra o corao da Santidade, e faz jorrar a Fonte do Sangue Sagrado, esguichando seu orvalho escarlate atravs do Tempo e do Espao. Sua Inocncia derrete, com sua Energiabranca-em-brasa, as vis cadeias daquela Restrio que Pecado; e sua Integridade, em sua fria de Retido, estabelece aquela Justia que (s ela) pode satisfazer a nsia ardente da Feminilidade cujo nome Oportunidade. Tal como a funo do castrum ou castellum no meramente resistir a um stio, mas tambm compelir a Obedincia Lei e Ordem todo pago que possa ser alcanado pelo circuito de seus cavaleiros, assim tambm o Caminho da Castidade consiste em mais que de vendermos nossa pureza contra assalto. Pois aquele que imperfeito no completamente puro; e nenhum homem perfeito em si mesmo sem que se expresse em todas as suas possibilidades. Assim, devemos ser prontos a buscar toda aventura apropriada, e usufrui-la, vendo bem que de forma alguma isto nos distraia ou desvie de nosso propsito, poluindo nossa verdadeira Natureza e impedindo nossa verdadeira Vontade. Portanto, ai do impuro que desdenha a aparentemente trivial, ou foge acovardado da desesperada, aventura. E ai, trs vezes ai, e quatro vezes ai daquele que desviado pela aventura, relaxando sua Bondade e esquecendo seu Caminho; pois da mesma forma que o preguioso e o covarde esto perdidos, tambm o fraco que se deixa jogar por circunstncias arrastado para dentro do mais profundo do Inferno. Senhor Cavaleiro, seja atento: vigie junto a suas armas, e renove seu Juramento; pois de sinistro augrio, e mortalmente carregado de perigo qualquer dia que no enchemos a transbordar de alegres e audazes proezas de senhoril, de viril Castidade!

SILNCIO
De todas as Virtudes Mgicas, de todas as Graas da Alma, de todas as Consecues do Esprito, nenhuma te sido to mal-compreendida, at quando foi sequer vislumbrada, quanto o Silncio. No seria possvel enumerarmos os erros mais freqentes; podemos dizer que mesmo o ato de pensarmos no silncio em si um erro; pois a natureza do Silncio Puro Ser, isto , Nada; de forma que ele est alm de qualquer inteleco ou intuio. Assim, o mximo que este nosso Ensaio pode fazer ser uma espcie de Sentinela, uma Clafetagem, como se fosse, da loja onde o Mistrio do Silncio celebrado. Para esta atitude h grande autoridade tradicional: pois Harpocrates, Deus do Silncio, chamado "O Senhor de Defesa e Proteo". Mas Sua natureza de forma alguma aquele silncio negativo e passivo que a palavra comumente conota; pois Ele o Esprito que Vaga Aonde quer; o Puro e Perfeito Cavaleiro-Andante, que soluciona todos os Enigmas, e abre o Portal Fechado da Filha do Rei. Silncio, no senso vulgar da palavra, no a resposta ao Enigma da Esfinge; aquilo que criado por essa resposta. Pois Silncio o Equilbrio de Perfeio; de maneira que Harpocrates a Chave uniforme, universal, de todo e qualquer Mistrio. A Esfinge o Enigma, ou Donzela: a Idia Feminina, para a qual s existe um complemento, sempre diverso em forma, sempre igual em essncia. Este o significado do Gesto do Deus; surgido mais claramente na forma adulta d'Ele como o Tolo do Taro e como Bachus Diphues; e mostrado sem qualquer possibilidade de engano quando Ele aparece como Baphomet. Quando ns perscrutamos mais estreitamente o simbolismo d'Ele, a primeira qualidade que nos chama ateno , sem dvida, a Sua inocncia. No sem profunda sabedoria que Ele chamado o gmeo de Hrus; e este o Aeon de Hrus; foi Ele quem enviou Aiwass Seu ministro para proclamar Sua chegada. O Quarto Poder da Esfinge o Silncio; para ns, ento, que aspiramos a este poder como a coroa de nossa Obra, ser da mxima importncia conquistarmos por inteiro a inocncia d'Ele. Ns devemos antes de mais nada compreender qual a raiz da Idia de Responsabilidade Moral, da qual o homem estupidamente se orgulha como distinguindo-o dos outros animais, Restrio, que a Palavra de Pecado.

44

HADNU.ORG

45

Em verdade h significado na fbula hebraica de que o conhecimento do Bem e o Mal produz a Morte. Readquirir Inocncia conquistar o den. Ns devemos aprender a viver sem a conscincia assassinada de que cada alento que tomamos impele as velas dos nossos frgeis barcos ao Porto do Tmulo. Ns devemos descartar o Medo atravs de Amor; desde que todo Ato um Orgasmo, a resultante-consequncia da totalidade dos atos no pode ser seno Nascimento. Tambm, Amor a lei; portanto, todo ato tem que ser Retido e Verdade em sua realidade essencial. Atravs de certas Meditaes isto pode ser compreendido e assimilado e deve ser tornado to completo que nos tornarmos inconscientes de nossa Santificao; pois s ento a Inocncia perfeita. Esta atitude , de fato, uma condio necessria de qualquer contemplao correta daquilo que estamos habituados a considerar como a primordial tarefa do Aspirante: a soluo do problema, "Qual a minha Verdadeira Vontade?" Pois at que nos tornemos inocentes ns seguramente tenderemos a julgar nossa Vontade por algum Padro que nos parece "certo" ou "errado"; em outras palavras, tenderemos a criticar nossa Vontade de fora, enquanto que a Verdadeira Vontade deve saltar, uma fonte de Luz, de dentro de ns, e fluir desimpedida, fervente de Amor, para o Oceano da Vida. Esta a verdadeira idia de Silncio; a nossa Vontade que surge, perfeitamente elstica, sublimemente protica, para encher todo e cada interstcio do Universo de Manifestao que ela encontra em seu caminho. No existe qualquer golfo demasiado grande para sua fora imensurvel; no existe qualquer canal demasiado estreito para sua imperturbvel sutileza. Ela se adapta com preciso a toda e qualquer necessidade; a fluidez dela a garantia de sua fidelidade. Sua forma sempre modificada por essa da particular imperfeio que ela encontra: sua essncia idntica em todo e cada caso. E sempre o efeito de sua ao Perfeio, isto , Silncio; e esta Perfeio sempre a mesma, sendo perfeita; no entanto sempre diversa, porque cada caso apresenta sus prprias quantidades e qualidades particulares. possvel at para a inspirao potica produzir um ditirambo sobre o Silncio; pois cada novo aspecto de Harpocrates digno da msica do Universo atravs da Eternidade. Eu simplesmente fui levado por meu leal Amor quela estranha Raa entre a qual me encontro encarnado a compor esta imperfeita senda da infinita Epopia de Harpocrates, como sendo a faceta da fecunda Luminosidade d'Ele que refratou a mais necessria luz sobre minha prpria tateante Entrada no Sacrrio de Sua fulminante, de Sua inefvel Divindade. Eu louvo a luxuriante Raptura de Inocncia, o viril e pantemorfo xtase de toda Fruio; eu louvo a Criana Corada e Conquistadora cujo

46

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

nome Fora e Fogo, cuja sutileza e pujana tornam a serenidade certa, cuja Energia e Persistncia alcanam a Consecuo da Virgem do Absoluto; que, manifestada, o Flautista que sopra na flauta de sete bocas, o Grande Deus P; e que, retirando-se Perfeio que ela quis, o Silncio.

AMOR
"Ora, o Magus Amor, e liga Aquilo e Isto em sua Conjurao." A Frmula de Tetragrammaton a completa expresso matemtica do Amor. Sua essncia esta: quaisquer duas coisas se unem, com um duplo efeito: primeiro a destruio de ambas, acompanhada pelo xtase do alvio da tenso da separao; segundo, a criao de uma terceira coisa, acompanhada pelo xtase da realizao da existncia, que Alegria at que, por desenvolvimento, ela se torna cnscia de sua imperfeio, e ama seu novo oposto. Esta frmula de Amor universal; todas as leis da Natureza a serve,. Assim, a gravidade, a afinidade qumica, o potencial eltrico, e o resto-- e estes so todos meros aspectos da lei geral--so verdades de asseverao da tendncia nica. O Universo mantido pela dupla ao implicada na frmula. O desaparecimento de Pai e Me precisamente compensado pela emergncia de Filho e Filha. A Frmula de Tetragrammaton pode portanto ser considerada como uma mquina de movimento perptuo que continuamente desenvolve raptura em cada uma de suas fases. O sacrifcio de Ifignia em Aulis pode ser tomado como um exemplo tpico da frmula: o efeito mstico a assuno da virgem ao seio da deusa; o efeito mgico (a destruio da parte terrena dela, o viadinho) satisfaz a raiva de Aeolus, e permite aos gregos que naveguem. Agora, no podemos compreender com demasiada clareza, nem manifestar essa compreenso demasiado em nossos atos, que a intensidade da Alegria liberada varia com o grau de oposio original entre os dois elementos da unio. Calor, paixo, e valor deles ser tanto maior quanto for a diferena entre as Energias compondo o casamento. Ns obtemos mais da exploso do hidrognio com o oxignio do que da aptica combinao de substncias indiferentes umas s outras. Assim, a unio de Nitrognio e Cloro to insatisfatria para cada uma das molculas que o composto resultante se desintegra com explosiva violncia ao menor cheque. Ns podemos asseverar, ento, na linguagem de Thelema, que um tal ato de amor no "amor sob vontade". , por assim dizermos, uma operao de magia negra.

47

48

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Consideremos, em um exemplo figurado, os "sentimentos" de uma molcula de hidrognio na presena de oxignio ou de Cloro. Deve sofrer intensamente pela percepo de sua extremo desvio do tipo perfeito de mnada, contemplando um elemento to supremamente oposto sua prpria natureza em todo ponto. Tanto quanto ela egosta, sua reao deve ser escrnio e dio; mas medida que compreende a verdadeira vergonha que sua separabilidade representa para ela em contraste com a presena de seu oposto, esses sentimentos mudam para uma nsia angustiada. Ela comea a cobiar a fasca eltrica que lhe permitir aliviar suas dores pela aniquilao, na raptura de unio, de todas essas propriedades que constituem sua existncia separada; e ao mesmo tempo lhe permitir satisfazer sua paixo por criar um tipo perfeito de Paz. Ns vemos essa mesma psicologia em toda parte no mundo fsico. Um exemplo mais evidente e mais elaborado certamente poderia ter sido tirado (fosse o propsito deste ensaio menos genrico) da estrutura atmica mesma, e do esforo de tomos por solucionar a agonia de sua agitao no Nirvana beatfico dos gases 'nobres'. O processo de Amor sob Vontade , evidentemente, progressivo. O Pai que se mata no tero da Me se percebe novamente, com ela, mas transfigurado, no Filho. Este Filho age como um novo Pai; e assim que nosso Ente constantemente aumentado, e se torna capaz de contrabalancear um No-Ente cada vez maior, at aquele final ato de Amor sob Vontade que abarca o Universo em Sammasamadhi. A paixo e dio , assim, na realidade dirigida contra ns mesmos; ela a expresso da dor e vergonha de separao; parece ser dirigida contra o nosso oposto apenas por transferncia psicolgica. A Escola de Freud tornou esta tese suficientemente clara. H pouca coisa, portanto, em comum entre o Amor e paixes mornas tais como 'considerao', 'fidelidade', ou 'carinho'; o profano quem, para sua danao num inferno de comida mal feita e panos de prato aps o jantar, confunde tais com Amor. O Amor pode ser mais bem definido como a paixo de dio inflamada ao ponto de loucura, quando por fim toma refgio em AutoDestruio. O Amor v mui claro, com o ardor de raiva mortfera, anatomizando sua vtima com aguda energia, buscando onde melhor golpear fundo e fatalmente o corao; o Amor se torna cego apenas quando sua fria o dominou completamente, e o atirou na boca rubra da fornalha de autoimolao.

HADNU.ORG

49

Ns devemos, alm do mais, distinguir o Amor, nesse senso mgico, da frmula sexual; se bem que esta seja seu smbolo e seu tipo. Pois a pura essncia da Magia uma funo de ultimal conscincia atmica, e suas operaes devem ser depuradas de toda confuso ou contaminao. As operaes verdadeiramente mgicas de Amor, so, portanto, os Trances, mais especialmente os de Compreenso; como ter sido prontamente percebido por esses que fizeram um cuidadoso estudo cabalstico da natureza de Binah. Pois Ela uniforme como o Armo e como a Morte: o Grande Mar de onde toda Vida surge, e cujo tero negro tudo reabsorve. Ela resume, assim, em si mesma o duplo processo da Frmula de Amor sob Vontade; pois no o "cabelo, as rvores da Eternidade" d'Ela os filamentos de Divindade-que-Tudo-Devora "sob a Noite de P"? No entanto, seja lembrado que se bem que Ela amor, a funo d'Ela apenas passiva; Ela o veculo da Palavra, Hochmah, a Sabedoria, o Todo-Pai, que a Vontade do Todo-Um. E portanto erram gravemente e temerariamente aqueles que tagarelam do Amor como a Frmula da Magia; o Amor desequilibrado, vazio, vago, indirigido, estril, mais: um vero Casco, o joguete de abjeto resduos demonacos; o Amor tem que ser "sob vontade".

VERDADE
Que a Verdade? absurdo tentar defini-la, pois quando ns dizemos que S P, em vez de Q, ou R, ns assumimos que j sabemos o significado de Verdade. Esta a verdadeira razo pela qual todas as discusses sobre se a Verdade depende de correspondncia externa, coerncia interna, ou o que seja, nem produzem convico nem tolerem anlise. Em poucas palavras: a Verdade uma idia de ordem supraracional, pertencente a Neschamah, no a Ruach. Que todas as concepes racionais insinuam que ns conhecemos a Verdade, e que a Verdade est contida nas proposies delas, demonstra apenas que estas assim-chamadas concepes racionais no so realmente racionais de forma alguma. A Verdade no a nica idia que resiste a anlise racional. H muitas outras que permanecem indefinveis; todas as idias simples, de fato. Alm de todos os nossos esforos est o beco sem sada de que ns j devemos saber aquilo que pretendemos estar procurando achar. Considere-se a assero do Anjo no 5 Aethyr de "A Viso e a Voz": "... todos os smbolos so intercambiveis, pois cada um contm em si mesmo o seu particular oposto. E este o grande Mistrio das Supernas que esto alm do Abismo. Pois abaixo do Abismo, contradio diviso; mas acima do Abismo, contradio Unidade. E l nada poderia ser verdadeiro a no ser em virtude da contradio contida em si. Quando isto foi dado ao Mestre Therion, como lhe pareceu obscuro e difcil! No entanto, luz dos pargrafos acima se torna bvio; e quo aqum da --Verdade! Que, ento, poder significar o ttulo desta compilao: "Pequenos Ensaios em direo Verdade"? No assumimos todos ns uma concepo perfeitamente ilgica da Verdade como uma entidade da "ordem supramundana, onde uma flama regirante e uma Luz voadora suscitem"? No assimilamos ns todos instintivamente uma outra estas idias de Verdade e Luz, se bem que no h senso racional nesta assimilao? No claro, ento, que ns nos compreendemos uns aos outros perfeitamente (tanto quanto podemos nos compreender uns aos outros) num plano tal como o que Zoroastro chama "Inteligvel", que "subsiste alm da Mente", mas que deveramos "buscar perceber com a Flor da Mente"? No devemos

50

HADNU.ORG

51

ento assentir naquele outro Orculo, no qual aquele mui sublime Magus assevera: "Pois o Rei de tudo colocou de antemo perante o Mundo polimorfo um Tipo, intelectual, incorruptvel, a impresso de cuja forma enviada atravs do Mundo, atravs da qual o Universo brilhou ornado de Idias todas variadas, das quais no entanto a fundao Uma, e Uma s. Pois desta as outras surgem, distribudas e separadas atravs dos diversos planos do Universo, e so transportadas em enxames atravs de seus vastos abismos, sempre regirando em radiao ilimitvel. "Elas so concepes intelectuais da Paternal Fonte, partilhando abundantemente do brilho de Fogo na culminao de Tempo incansvel. "Mas foi a primria, auto-perfeita Fonte do Pai que jorrou estas Idias primogeniais." (Deve ser lembrado que os Orculos de Zoroastro continuamente proclamam em palavras de ilimitado brilho a doutrina a que estes Ensaios so em verdade uma espcie de Comentrio queles Orculos, e eu posso acrescentar que apenas cheguei a compreend-los to perfeitamente quanto os compreendendo agora enquanto estas linhas.) Ora, esta mesma Verdade, que Luz, que est implcita em cada fasca do Inteligvel, que ela seno o Ente de Todo-Ser-Humano? isto que infunde todo e cada ato nosso, que est mais conchegado a cada corao e alma, sendo em verdade a fonte delas e sua regra, o princpio de seo e de medida. Ora, Iniciao significa, por etimologia, jornada interna; a Viagem de Descoberta ( Mundo-de-Maravilha!) de nossa prpria Alma. E a Verdade que est de p proa, eternamente alerta; a Verdade que est sentada ao leme, e de mo forte o guia! A Verdade o nosso Caminho, e a Verdade o nosso Fito; sim! chegar a todo ser humano um momento de grande Luz em que o Caminho percebido como o prprio Fito; e naquela hora cada um de ns exclamar: "Eu sou o Caminho, e a Verdade, e a Vida!" Sim, a Vida tambm, Vida eterna no tempo e ilimitada no Espao; pois que a Vida seno a contnua resoluo da autonomia dos diversos no espasmo de Amor sob a Vontade, isto , a constantemente explosiva, orgistica, percepo da Verdade, a dissoluo de dividualidade em uma radiante estrela de Verdade que sempre regira, e vai, e enche os Cus de Luz?

52

PEQUENOS ENSAIOS EM DIREO VERDADE

Eu vos rogo seriamente, queridos Irmos, atracai-vos resolutamente, como pujantes lutadores, com as idias nestes Pequenos Ensaios: para compreend-las-"... com a flama estendida da Mente perscrutante que alcana longe, medindo todas as coisas exceto aquele Inteligvel. Mas necessrio compreender isto; pois se tu inclinas tua Mente tu no o compreenders seriamente; bom que tragas contigo um senso puro e inquiridor, para estenderes a mente vazia de tua alma quele Inteligvel, porque ele subsiste alm da Mente." Pois assim, no apenas desenvolvereis a intuio espiritual, o Neschamah mesmo de vosso Ente divino, mas (de acordo com vosso poder de Concentrao, vosso poder de reduzir, e finalmente parar, os irritveis movimentos de vossa maquinaria raciocinativa) transmutar estes Ensaios--a Prima Matria de vossa Grande Obra; passando-os atravs do estgio do Drago Negro, em que vossas idias racionais so totalmente destrudas e apodrecidas, vs conseguireis inflam-las na Fornalha ardente de vossas Vontades Criadoras, at que todas as coisas se fundiro numa fulgurante massa de vivente, de inexorvel Luz. E assim tereis chegado a Sammasamadhi--assim estarei livres para sempre de todos os laos que prendiam a vossa Divindade! "Um Fogo semelhante, flamejando se estendido atravs dos assopros do Ar; ou um Fogo informe de onde vem a Imagem de uma Voz; ou mesmo uma Luz lampejando, abundando, revolvendo-se, regirando avante, gritando alto. H tambm a Viso do Corcel de Luz jorrando brilho, ou de uma Criana montada no Cavalo Celeste, de fogo, ou vestida de ouro, ou nua, ou atirando com o arco flechas de Luz de p nos ombros do cavalo; ento, se tua meditao se prolonga, tu unirs todos estes Smbolos na Forma de um Leo." Ento vs compreendeis o que a Verdade, pois vs vos compreendeis a Vs Mesmos, e Vs sois a Verdade!

You might also like