You are on page 1of 15

O estado Totalitrio em V de Vingana1.

MENDES, Ivanilson de Melo. Licenciado em Histria pelo Centro Universitrio Moacyr Sreder Bastos, RJ. Ps-Graduando do Curso de Especializao em Histria do Brasil Ps-30, Universidade Federal Fluminense, RJ.

O presente trabalho pretende investigar aspectos que definem um modelo de Estado Totalitrio na Histria em Quadrinhos V de Vingana de Alan Moore e David Loyd2, Publicada no Brasil em 1989 pela Ed. Globo. O argumento de V de Vingana toma como referncias o Fascismo o Nazismo e o Stalinismo aps a Segunda Guerra Mundial, quando efetivamente o fenmeno do totalitarismo comea a ser estudado3, tendo sido caracterizado na obra em questo por um modelo de governo que possui: olhos, ouvidos, nariz e boca materializados nos aparelhos de coero do Estado. O uso dessa Histria em quadrinhos se justifica uma vez que em seu enredo percebemos elementos que ajudam na (re)construo de um determinado discurso, analisando de que forma entendido o mundo e seu contexto histrico pelos autores e leitores dessa linguagem.

Palavras-chave: Historias em Quadrinhos, Estado Totalitrio, Alan Moore.

1 2

Trabalho apresentado ao VI Encontro de Histria e Mdia, Universidade federal Fluminense, RJ. Apesar de compreender a importncia de David Loyd como desenhista da obra, para efeito de anlise do discurso e tema em questo, irei me referir apenas a Alan Moore. 3 Assim falou Hanna Arendt acerca do tema em 1949, O manuscrito original de Origens do Totalitarismo foi terminado no outono de 1949, mais de quatro anos depois da derrota da Alemanha e menos de quatro anos da morte de Stalin. O momento parecia apropriado para olhar os eventos com a retrospeco do Historiador e com o zelo analtico do Cientista poltico, a primeira oportunidade para tentar narrar e compreender o que havia acontecido.

INTRODUO
Muitas so as anlises feitas sobre as Histrias em Quadrinhos, algumas recheadas de preconceitos infundados, tratando-as como simulacro de arte ou lixo cultural4, outras se aliceram na viso poltica e Histrica que as HQs trazem em seus enredos5. No entanto seus usos comprovam que seu poder de divulgao no se restringe ao pblico infantil como se pensa pelo senso comum, ou seja, elas atingem os mais diferentes grupos sociais, com isso acreditamos ser possvel seu estudo aprofundado. De grande difuso as Histrias em Quadrinhos esto presentes em todo o mundo, onde recebe as mais diversas denominaes; comics nos Estados Unidos, tebeo na Espanha, fumeti na Itlia, bande dessine na Frana, histria aos quadradinhos em Portugal, manga no Japo, historieta na Amrica Latina e finalmente gibi ou quadrinhos no Brasil. Independente da origem os quadrinhos trabalham com o irreal, um mundo onde tudo possvel, a fantasia do leitor levada s ltimas conseqncias, onde tanto adulto, quanto crianas buscam uma fuga da realidade, tendo no entretenimento puro e simples o seu nico objetivo. Existem vrias definies do que sejam as Histrias em Quadrinhos, para Cirne: Quadrinhos so uma narrativa grfico visual, impulsionada por sucessivos cortes, cortes estes que agenciam imagens rabiscadas, desenhadas e ou pintadas. O lugar significante do corte que chamaremos de corte grfico ser sempre o lugar de um corte espcio-temporal a ser preenchido pelo leitor6. Cirne aponta para a relao intima entre imagem e escrita se articulando com esses mesmos cortes que sero dimensionados pelo leitor, ou seja, a capacidade de preencher o espao do corte temporal, do vazio que h entre as imagens com uma nova imagem pertence ao leitor e ser preenchido por ele, a essa capacidade Cirne chamou de continnum virtual.
4

Um grande exemplo, foi o Psiquiatra Frederick Werthan, com o livro Seduo de Inocentes, onde dizia que os quadrinhos levavam as crianas e jovens delinqncia juvenil. 5 Para ler o Pato Donald de Dorfmman e Mattelart tornou-se um clssico da corrente marxista voltada anlise de contedo. 6 Cirne, Moacyr. Quadrinhos, Seduo e Paixo. Ed. Vozes, RJ. 2000. pp 23.

J para o cartunista McCLOUD (1995), As tentativas de se definir quadrinhos so fadadas ao fracasso, pelo fato que estes ainda estariam em pleno processo de evoluo. Nesse sentido ele aponta de maneira genrica que as HQs podem ser: imagens pictricas e outras justapostas em seqncia deliberada, destinadas a transmitir informaes e/ou a produzir uma resposta no espectador/leitor. Para esse trabalho de anlise e discusso de V de Vingana, a definio do que venha ser Histria em Quadrinhos no determinante para a compreenso do mesmo.

V de Vingana
A HQ foi iniciada originalmente entre 1982 e 1983, mas nunca foi concluda, em 1988 a editora DC Comics convence Moore, e ele a termina. A Histria ambientada em uma fictcia Inglaterra sada de uma hipottica terceira guerra mundial, entretanto Moore usa o contexto poltico histrico poca para ambientar a escrita de V de Vingana. O simples fato de que boa parte do cenrio histrico advem de uma suposta derrota dos conservadores nas eleies gerais de 1982 (...) Estamos em 1988 agora. Margareth Thachter est iniciando seu terceiro mandato e fala confiante de uma liderana inquebrantvel dos conservadores no prximo sculo.7 No poder Margareth Thatcther estava implementando o sistema Capitalista Neoliberal, alm do Socialismo real da extinta U.R.S.S (atual Rssia) se encontrava em total descrdito por conta dos horrores do Stalinismo. Assim lvaro de Moya definiu V: violento convite guerrilha urbana, com citaes clssicas, incomum, estranho, de clima opressivo, em suspense para um grand finale. Retrato esmagador do perodo Thachter na Inglaterra. Texto primoroso, conciso,

Moore escreveu esta introduo quando da primeira edio da obra nos EUA em 1988.

situaes inusitadas, funreo caso de amor sado-masoquista de final estarrecedor. Desenhos funcionais de David loyd8 A Histria se passa no futuro 1997, nos mesmos moldes de 1984 de George Orwell que a referncia primeira em V de Vingana, basta lembrar que o livro 1984 foi publicado originalmente em 1948 e falava de um hipottico Estado que aliava coero atravs de mecanismo de vigilncia por meio de tecnologia avanada atravs de cmeras, ou seja, da mesma forma que Orwell usou o futuro para falar do contexto poltico do mundo ps Segunda Guerra Mundial e inicio da Guerra Fria em que escrevia 1984, Moore tambm usou do mesmo artifcio, em usar sua prpria realidade como ingls para falar do que lhe incomodava na poltica da inglesa em 1983, nesse sentido o medo profetizado por Orwell em 1984 no incio do sculo XX tambm est presente em V de Vingana, alm disso temos a personificao fsica desse Estado nas duas obras, em 1984 temos o Big Brother, o ser onipresente e onisciente, aquele que tudo v, que tudo sabe, e em V de vingana esse papel pertence a Destino um super computador que aos olhos de toda a populao tem vida prpria e est realmente controlando o destino de todos aps a Guerra, dessa forma toda a dominao justificada populao marginalizada, no somos ns, mas sim Destino, ele que decide dizem os verdadeiros donos do poder, temos ainda as palavras de ordem dos dois Estados, em 1984 : Guerra paz, Liberdade Escravido, Ignorncia Fora em V de Vingana: Fora atravs da Pureza, Pureza atravs da F, ou seja, a guerra fora usada atravs da pureza para se chegar a paz, ignorncia a f que atravs da pureza se chega a fora. nesse contexto que se desenvolve a trama principal de V de Vingana aps o fim dessa hipottica guerra, a ordem se restabelece, mas de forma totalitria onde um Estado fascista9 caa os direitos civis, impe a censura e rechaa qualquer tentativa de oposio promovendo uma limpeza tnica e ideolgica, com isso temos um Estado vigiando e tolhendo a liberdade de expresso, nesta HQ o estado tambm tem seus campos de concentrao aos moldes dos nazistas na II guerra mundial, nos quais

8 9

Moya, lvaro de. Histria das Histrias em Quadrinhos, Ed. Brasiliense, 1996. SP. Pp 201. Nada contra o Estado, nada sem o Estado, nada fora o Estado dir Benito Mussolini, a quem se atribui a sua paternidade, para alguns autores ele decorre tambm de uma reao ao liberalismo do sculo XIX.

os no adequados a nova ordem so interrogados, torturados, submetidos a experimentos cientficos e mortos. Nesse regime totalitrio uma voz se levanta e ousa proclamar a possibilidade de uma nova forma de vida, na qual no haja regras e leis arbitrrias de poucos sobre muitos. Vitima desse mesmo Estado V representa o ideal Anarquista10 que luta pela ausncia de um Estado como ideal repressor, ao passear por um mundo fascista fictcio, onde todos os aspectos da vida cotidiana so censurados inclusive os culturais, Moore, ao mesmo tempo em que evidencia a importncia da cultura para a manuteno das liberdades individuais, critica a ignorncia dos detentores do poder sobre o papel do Estado na vida do cidado. Nesse sentido, Moore parece querer perguntar o que pessoas comuns estariam preparadas ou no para fazer o que algum, talvez fizesse sob as mais extraordinrias condies, e sim se estaramos preparados para fazer o possvel para transformar o mundo em um lugar que no exija salvao nas mos de algum que agindo fora dos limites da lei e do que se considera moralmente aceitvel tenha tomado essa atitude por toda a sociedade. TOTALITARISMO Depois da Segunda Guerra Mundial, o interesse pela natureza do totalitarismo foi intensificado por dois acontecimentos fundamentais11, o primeiro foi o aparecimento de farta documentao que dizia respeito ao caso Alemo de 1934 a 1945, includo, mtodos acerca de sua poltica, o segundo momento o advento do incio da Guerra Fria em 1947, juntos produziram uma nova conscincia do Totalitarismo como fenmeno geral. Segundo a pensadora Alem Hanna Arendt que com mais profundidade estudou o tema do Totalitarismo, esse fenmeno no se limita apenas a destruir as capacidades polticas do homem, o Estado totalitrio exerce o monoplio sobre a verdade que se manifesta atravs de determinada ideologia, inexiste a pluralidade de pensamento, circunstncia que torna inevitvel a coero intelectual manifestada na censura e no combate oposio poltica, nesse tipo de governo a liberdade da sociedade fica subordinada a razo do Estado.

10

De maneira geral, para os grandes tericos Anarquistas o Estado sempre visto como limitador da Liberdade, sendo assim todo estado Totalitrio na sua essncia. 11 Ebstein, William. Totalitarismo, Novas Perspectivas. Ed. Bloch, RJ 1967. pp12

O que importante em nosso contexto que o governo totalitrio diferente das tiranias e ditaduras; a distino entre eles no de modo algum uma questo acadmica que possa ser deixada, sem riscos, aos cuidados de tericos, porque o domnio total a nica forma de governo com a qual no possvel coexistir12. O aspecto mais caracterstico do terror totalitrio quando toda a oposio organizada, ou mesmo personalidades que ao ver desse Estado representasse perigo sua ideologia, j desapareceu, no mais atuante e o governante totalitrio sabe que j no precisa ter medo de uma possvel oposio ao regime. Stalin iniciou seus gigantescos expurgos, no em 1928, quando admitia que temos inimigos internos, mas sim, quando realmente tinha motivos de receio (...) mas sim, em 1934, quando todos os antigos oponentes haviam confessado os seus erros, e o prprio Stalin que havia declarado, j no h o que provar e, ao que parece, no h ningum mais a combater13. E, a partir desse momento, quando no h mais ningum a questionar, seja de que forma, a nova ordem estabelecida, que se inicia, V de Vingana, a sua primeira leitura percebe-se de imediato a aparato estatal de vigilncia e coero, a tenso constante de delao fazendo referncias aos regimes totalitrios de esquerda e de direita, na primeira pgina do vol. 1 anexo 1, no segundo quadro temos uma cmera apontada para a rua com uma placa afixada ao poste com a seguinte informao: para sua proteo, ou seja, a condio do Estado como eterno vigilante e controlador se faz necessrio para evitar que a populao se envolva em problemas, isso apenas uma maneira de manter a sociedade civil em rdeas curtas, delegando ao Estado o poder de deciso sobre vida de todos. Esse controle to grande que at a chuva determinada pelo estado:
12 13

Arendt, Hanna. Origens do totalitarismo, Ed. Cia das Letras, SP. 2004. pp 343. Hanna Arendt, idem pp 345.

Basta pensar que em todos os regimes de exceo o simples fato de se reunir, era considerado como uma forma de protesto ou mesmo de conspirao contra o regime. Fig 1.

Ainda na primeira pgina temos a apresentao de dois personagens importantes na obra Evey, que ir se tornar aprendiz do mascarado14 chamado Codinome V, ainda na primeira pagina no ltimo quadro Moore da prova de como o dualismo, e ironia ir permear a HQ, em uma estante temos o livro Utopia de Thomas More, e lado a lado O Capital de Marx e Mein Kampf de Adolf Hitler, com isso parece querer nos dizer como a partir de determinada ideologia, como formas de pensamento to fortes quanto distantes podem

14

V usa uma mscara que representa Guy Fawkes, ativista catlico que teve participao na conspirao da Plvora, pequeno levante que pretendia explodir o parlamento Ingls e matar o Rei James I. Fawkes foi trado, preso, torturado, enforcado.

coexistir dessa maneira , e essa uma marca de V de Vingana, ao longo da histria encontraremos uma quantidade enorme de referncias. Codinome V foi uma vitima direta desse Estado, aps sua fuga de um dos campos de concentrao, onde seu destino inevitavelmente seria a morte, ele se prepara e comea a empreender uma Vendetta15, Moore no d pistas sobre a identidade de V, talvez por querer que todos ao enxergar a mscara se vejam e tomem conscincia de suas responsabilidades em fazer algo contra o estado de opresso em que vivem, na realidade, pode ser qualquer um dos que so minorias, homossexuais, imigrantes, deficientes, oposicionistas e negros, so essas minorias que foram para os campos de concentrao em V de Vingana, ou seja, V pode ser qualquer um deles. O poder do Estado em V de Vingana constitudo a partir de uma metfora da Cabea como centro de poder, onde cada sentido responsvel por uma das formas de coero do Estado, nesse sentido temos o lder do partido (governo) como o coordenador geral e gestor da Cabea aqui se exprime a idia de que a funo do lder a funo da Cabea, ele constitui funo sensitiva residindo no resto dos sentidos, a aplicao dessa funo de acordo com suas especificidades. Na pgina 15 do Vol. 1 temos um exemplo de como se organiza esse poder, temos os olhos que so responsveis pelo sistema de cmeras, alm de um dispositivo que capaz de identificar qualquer pessoa atravs da retina, aos ouvidos destinado o controle sobre o que dito a partir da escuta telefnica, o nariz tem como finalidade a investigao propriamente dita, a boca responsvel por toda a propaganda desse governo atravs dela que o governo transmite sua ideologia, seus avisos e mantm o controle da sociedade e finalmente o dedo, apesar de estar fora da cabea, como sentido direto, ele faz parte do aparelho de coero de Estado como extenso de todos os outros sentidos, sua funo de conteno e intimidao, o responsvel pelas prises, tortura e morte , onde o Estado se torna policial e demonstra toda sua fora de coero e onde mantm sua hegemonia.

15

De maneira geral uma forma de Vingana empreendida a partir de assassnio de toda a famlia, foi muito difundido na Itlia, por conta da Mfia.

Fig. 2

Nesse momento temos como resultado, a fragmentao do Estado em centros de poder semi-autnomos sob o comando de um governo altamente personalista que tem na figura do lder uma possvel unidade simblica16.

16

De Grand, Alexander J. Itlia Fascista e Alemanha Nazista, Ed. Madras, SP. 2006. pp 27.

Louis Althusser em Os Aparelhos Ideolgicos de Estado, fala desse tipo de poder. se o funcionamento, o princpio fundamental que define os Aparelhos de estado, estes s podem dividir-se em funes e no em corpos concretos. Ao contrrio, a diviso em corpos concretos que tem que ser explicada com base em sua determinao pela diversidade de funes. Porm essa unidade muito frgil, a busca pelo poder ou de mais poder faz com que os aparelhos de coero com um mnimo de autonomia, personificados na Cabea travem entre si dentro dessa estrutura embates na busca por mais poder. Em V de Vingana essa luta, nenhum dos sentidos da Cabea como aparelho de coero est satisfeito com sua posio dentro da organizao hierrquica de poder e por causa dele ir lutar por mais espao. Para Foucault o poder no existe, para ele Na realidade, o poder um feixe de relaes, mais ou menos organizados, mais ou menos piramidalizado, mais ou menos coordenado (...) mas se o poder na realidade um feixe aberto, mais ou menos coordenado (sem dvida mal coordenvel) de relaes, ento o nico problema munir-se de princpios de anlise, que permitam uma analtica das relaes de poder 17. A partir da leitura de Vigiar e Punir de Michel Foucault fica-se com a impresso de que V de Vingana est mais presente em nosso mundo contemporneo do que possamos imaginar. Foucault trata do tema da sociedade disciplinar, consistindo basicamente em um sistema de controle social atravs de vrias tcnicas de classificao, de vigilncia e de controle que se ramificam a partir de uma cadeia hierrquica. O sentido bsico dissecar o corpo social, transformar em massa amorfa em micro sees individuais para melhor controlar.

17

Foucault, Michel. Microfsica do Poder, Ed. Graal, RJ 2001.

10

Embora de carter anacrnico, esses exemplos abaixo so pequenas mostras de como os Estados contemporneos buscam intensamente o controle da sociedade civil, por intermdio de dispositivos eletrnicos de alta tecnologia, essa busca desenfreada se inicia no mundo ps-11 de setembro, tendo como desculpa o medo do terrorismo, os pases procuram a todo custo se defenderem de possveis ataques. Mesmo que para isso o preo a ser pago seja a falta de liberdade e invaso de privacidade da sociedade. Sistemas de vigilncias se ampliam e causam polmica em Londres, Paris e nova York. No Reino Unido, H uma cmera para cada 14 habitantes, Nova York quer cmeras nos transportes conectadas s delegacias, enquanto o governo francs vai testar dispositivos areos para vigiar as cidades. (jornal O Globo, 14 de outubro de 2007. p39) Nos Estados Unidos a NSA, (agncia de segurana nacional) criou o projeto Argus (homenagen ao gigante da mitologia grega que tinha 100 olhos) de vigilncia da mdia internacional, que monitora um milho de reportagens por dia, em 195 pases e 21 lnguas. (Jornal O Globo, 1 de Julho de 2007.p 36) Foucault se baseou no modelo do Panptico de Jeremy Bethan, filosofo ingls que idealizou um sistema de priso com disposio circular das celas individuais divididas por parede e com a parte frontal exposta observao do diretor por uma torre no alto, no centro de forma que o diretor veria sem ser visto, isso criaria um ambiente de incerteza sobre a presena concreta de quem vigia, em tese essa incerteza gera um medo constante, da possibilidade de estar sendo vigiado, pois tendo, invadida a sua privacidade de modo alternado, furtivo e incerto ele mesmo se vigiaria. O dispositivo panptico organiza unidades espaciais que permitem ver sem parar e reconhecer imediatamente. Em suma, o principio da

11

masmorra invertido; ou antes, de suas trs funes trancar, privar de luz e esconder s se conserva a primeira e suprimen-se as outras duas (...) a visibilidade uma armadilha.18 Esse sistema tambm permite o controle externo do panptico, pois uma simples observao externa detectaria possveis falhas, ou seja, o diretor tambm vigiado, da o efeito mais importante no detento, um estado consciente e permanente de vigilncia que assegura o funcionamento automtico do poder. Da o efeito mais importante do panptico: induzir no detento um Estado consciente e permanente de visibilidade, que assegura o funcionamento automtico do poder,19 No panptico esto explicados os elementos essenciais de V de Vingana, a vigilncia, o suspense de estar sendo, mas sem ver quem est lhe vigiando, as inspees alternadas, Foucault fala da impessoalidade do diretor ( ou de quem observa ), ele pode estar na torre, ou ele pode no estar, - em V, parte do aparato de vigilncia e controle tambm fica em uma torre - vedado ao observado saber se o diretor o est observando, o observado pode ser qualquer um . Em V de Vingana Moore deixa bem claro quem que observa quem est no comando, e acima de tudo mostra que todos so responsveis por toda essa situao, por mais que sejam governos de exceo, em algum momento do processo esses mesmos governantes tiveram apoio considervel de grande parte da populao. Na pgina 116. Moore mostra como ele v parte do processo de ascenso desses lideres. No segundo quadro, ele fala da responsabilidade de quem os apoiou, no nega a culpa desses ditadores; no penltimo quadro Moore deixa claro que no v diferena entre Hitler, Stalin e Mussolini20, seus governos se equivaliam, contudo o autor reafirma qual a posio que ele delega a populao, no ltimo quadro:

18 19

Foucault, Michel. Ed. Vozes, RJ. pp 166. Idem. pp 166. 20 Segundo Grand, op. Cit. Muito embora, por vrios aspectos o projeto de governo totalitrio Italiano no tenha sido do papel..

12

Fig 3.

Seria um erro ainda mais grave esquecer, em face dessa impermanncia, que os regimes Totalitrios, enquanto poder, e os lideres totalitrios, enquanto vivos, sempre comandam e baseiam-se no apoio das massas. A ascenso de Hitler ao poder foi legal dentro do sistema majoritrio, e ele no poderia ter mantido a liderana de to grande populao, sobrevivendo a tantas crises internas e externas. 21

21

Op. Cit. pp 356.

13

V empreende sua vendetta, atacando o estado em seu cerne, ou seja a Cabea, para isso ele gradativamente vai tirando de cena cada um dos sentidos, o primeiro a boca , a voz de Destino eliminada com isso, todo o poder de propaganda do governo comprometida, seguidos dos olhos e da audio com isso os sistemas de vigilncia da populao so definitivamente destrudos e nesse momento ficam livres do Estado onipresente, mesmo o nariz j no tem o mesmo poder, enquanto que fraes do dedo lutam pelo controle do Estado que se esfacela, o fim da Cabea como unidade de poder Moore, Anarquista declarado, ao final demonstra qual seu ideal de governo, na realidade V de Vingana um documento libertrio, onde fica claro que Moore tem como opo a ausncia de um Estado de opresso, ao conseguir destruir a Cabea V devolve a populao o direito de escolha que outrora fora usurpado por uma minoria fascista e Totalitria. Fig.4

A Inglaterra Triunfa

14

BIBLIOGRAFIA:

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideolgicos do Estado, Ed. Graal, RJ. 2003. ARENDT, Hanna. Origens do Totalitarismo, Ed. Cia das Letras, SP 2004. ARMAND & MICHLE, Matterlart. Histria das Teorias da comunicao. Ed. Loyola, SP.2006. BIBE-LUYTEN, Sonia M. O que Histrias em Quadrinhos, Ed. Brasiliense, SP. 1987. CIRNE, Moacyr. A Linguagem dos Quadrinhos, Ed. Vozees. RJ. 1975. ______________. Quadrinhos, Seduo e Paixo, Ed. Vozes. RJ. 2000. DORFMAN & MATTERLART. Ariel e Armand. Para Ler o Pato Donald, Ed.Paz e Terra.RJ. 1978. EBENSTEIN, William. Totalitarismo, Novas Perspectivas. Ed. Bloch, RJ. 1967. FOUCAULT, Michel. Microfsica do Poder. Ed. Graal, SP. 2001.. _________________. Vigiar e Punir. Ed. Vozes, RJ. 2000. GRAND. Alexander J. Ed. Madras.Itlia Fascista e Alemanha Nazista. Ed. Madras. SP. McCLOUD, Scot. Desvendendo os Quadrinhos. Ed. MBooks. 1996. MOORE & LOYD. Alan e David. V de Vingana. Ed. Via Lettera. SP. 2002. MOYA, lvaro de. Histria das Histrias em Quadrinhos, Ed. Brasiliense. SP. 1996. _______________. Shazan !. Ed. Perspectiva, SP. 1977. ORWELL, George. 1984. Ed.Cia Ed. Nacional, SP. 2003. RAGO, Margareth. Foucault, Histria e Anarquismo. Ed. Achiam, RJ. 2004. RODRIGUES, Antonio Edmilson Martins.(org.) Fascismo, Ed. Eldorado, RJ. 1974. VIANA, Nildo. Heris e Super Heris no Mundo dos Quadrinhos. Ed. Achiam.RJ. 2005.

15

You might also like