You are on page 1of 5

DECivil

Desenho tcnico

Introduo / Breve histria

Alcnia Zita de Almeida Sampaio

Linguagem de comunicao
DECivil

O desenho constitui, a par da fala e escrita, um modo de comunicar:


A primeira tentativa de expresso escrita precisamente o desenho; Numa procura de simplificao institui-se a escrita com alfabeto; O esboo pode constituir uma forma complementar, a fim de melhor clarificar determinada ideia.

Oct-05

Desenho Tcnico Introduo

Desenho artstico e tcnico


DECivil

No desenho devem distinguir-se dois tipos, de acordo com os objectivos pretendidos: o desenho artstico e o desenho tcnico.
No primeiro, tanto o registo como a sua interpretao podem ser subjectivas; No segundo, no pode haver lugar a ambiguidades devendo a pea representada dever ser definida de um modo completo e exacto.

Oct-05

Desenho Tcnico Introduo

Uniformizao e simplificao
DECivil

O desenho tcnico dever ser baseado em regras.


Para se definirem desenhos rigorosos e ainda o de uniformizar e simplificar os modos de representao foram estabelecidas regras nas quais o desenho tcnico se baseia. Leis essas que devem ser bem conhecidas por quem traa e por quem l. Essas regras so definidas em Normas.
Desenho Tcnico Introduo 4


Oct-05

Evoluo do Desenho Tcnico


DECivil

Os primeiros registos de desenhos com um carcter tcnico constam da Mesopotmia. Dessa poca foram encontradas pedras argilosas sulcadas apresentando plantas, base da construo de monumentos e edificaes. Os Romanos traavam j desenhos para a execuo de aquedutos, edificaes ou fortalezas.

Oct-05

Desenho Tcnico Introduo

Evoluo do Desenho Tcnico


DECivil

No sc. XV, Leonardo da Vinci impulsionou o processo de representao com o estudo do desenho e da pintura.
Recorreu a perspectivas e sombreado no registo grfico dos seus inventos. Prevalecia contudo uma grande dificuldade na representao de peas tridimensionais
Desenho Tcnico Introduo 6

Oct-05

Evoluo do Desenho Tcnico


DECivil

Somente no sc. XVIII Gaspar Monge sistematiza a representao de objectos de carcter espacial.
Admite que o espao subdividido atravs de dois planos ortogonais e que sobre eles so definidas projeces; Este conceito ainda a base do desenho tcnico como hoje praticado. utilizam-se ainda tcnicas de sombra ou cor.
Oct-05

Desenho Tcnico Introduo

Evoluo do Desenho Tcnico


DECivil

Os instrumentos de traado evoluram consideravelmente, desde o registo manual ao obtido atravs de sistemas grficos computacionais.

Oct-05

Desenho Tcnico Introduo

Evoluo do Desenho Tcnico


DECivil

As capacidades inerentes a estes sistemas permitem a obteno rpida de desenhos.


possvel efectuar a reutilizao total ou parcial de um desenho (de interesse em actualizaes e repetio de detalhes); A definio exacta tanto da geometria dos elementos grficos num desenho (dimenses, localizao,); As condies de relao (perpendicularidade, paralelismo, ) entre os elementos.
Desenho Tcnico Introduo 9

Oct-05

O desenho em Engenharia
DECivil

No processo de concepo o Engenheiro apresenta o projecto atravs de esboos os quais so traduzidos em desenhos rigorosos pelo desenhador. exigido assim ao Engenheiro:
que tenha domnio no traado mo livre; noo de dimenses e propores; que conhea as regras de representao.

Compete ainda ao Engenheiro julgar da correco dos desenhos acabados.


Oct-05

Desenho Tcnico Introduo

10

You might also like