You are on page 1of 14

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CINCIAS SOCIAIS APLICADAS DEPARTAMENTO DE BIBLIOTECONOMIA DISCIPLINA: Metodologia da Pesquisa I PROFESSOR:

Francisco de Assis Noberto

Modelos de Fichamento 1. Modelo de Fichamento: Cabealho: Assunto, Referncia do livro, peridico ou site, Corpo do texto; Papel branco (Preferencialmente em formato A4); Impresso em face nica (anverso da folha); Espaamento entre linhas: 1,5 cm.; Fonte: Arial ou Times New Roman; Tamanho da fonte: 12; Alinhamento: a Esquerda (Referncia do material estudado) e Justificado para o corpo do texto; Paginao: parte superior direita, numerar a partir da segunda pgina do fichamento; Margens: Superior e Esquerda: 3 cm.; Inferior e direita: 2 cm. No colocar, no inicio do texto a palavra Fichamento; Ao final do texto, no utilizar Palavras-chave; A Referncia Bibliogrfica um elemento obrigatrio em Fichamentos. ASSUNTO: Deve ser escrito o assunto principal do fichamento. Por exemplo, se o texto fala sobre alguma peculiaridade da Introduo ao Direito, logo, deve ser escrito no cabealho do fichamento o assunto Introduo ao Direito. REFERNCIA DO MATERIAL CONSULTADO1: SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do captulo. Ttulo e subttulo (se houver do captulo). In.: SOBRENOME, Prenome do(s) autor(es) do livro. Ttulo: subttulo (se houver) do livro. Local de Publicao: Editora, ano. Texto oriundo da leitura feita do material (livro, peridico, site, etc.). Respeitar as normas da lngua portuguesa. Redigir o texto sempre de maneira impessoal, ou seja, utilizando o verbo na terceira pessoa do singular, voz ativa, sempre comeando o pargrafo com o recuo (1,5 cm ou o espao de 1 ou 2 tabs no computador). permitido utilizar mais de um pargrafo no desenvolvimento do texto. 1 EXEMPLO DE REFERNCIA PRONTA: ARAJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Regras gerais de apresentao. In.: FREITAS NETA, Antonia de.; ARAJO, Francisco de Assis Noberto Galdino de. Manual de estruturao de um trabalho acadmico: de acordo com a norma da ABNT NBR-14724/2006. Natal: UFRN, 2010. p. 15-16. 2. Fichamento Bibliogrfico: a descrio, com comentrios dos tpicos abordados em uma obra inteira ou parte dela. da injustia. In.: Breve histria do feminismo no Brasil. So TELES, Maria Amlia de Almeida. Educao da mulher: a perpetuao Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130132. A obra insere-se no campo da histria e da antropologia social. A autora utiliza-se de fontes secundrias colhidas por meio de livros, revistas e depoimentos. A abordagem descritiva e analtica. Aborda os aspectos histricos da condio feminina no Brasil a partir do ano de 1500. A autora descreve em linhas gerais todo o processo de lutas e conquistas da mulher. 3. Fichamento de Contedo uma sntese das principais idias contidas na obra. O aluno elabora com suas prprias palavras a interpretao do que foi dito. da injustia. In.: Breve histria do feminismo no Brasil. So TELES, Maria Amlia de Almeida. Educao da mulher: a perpetuao Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130132.

O trabalho da autora baseia-se em anlise de textos e na prpria vivncia nos movimentos feministas, como relato de uma prtica. A autora divide seu texto em fases histricas compreendidas entre Brasil Colnia (1500 1822), at os anos de 1975 em que foi considerado o Ano Internacional da Mulher. A autora trabalha ainda assuntos como mulheres da periferia de So Paulo, a luta por creches, violncia, participao em greves, sade e sexualidade. 4. Fichamento de Citaes Transcrio textual: reproduo fiel das frases que se pretende usar na redao do trabalho; Usar aspas duplas ( ) para abrir e fechar as citaes; Ao final da citao, informar a pgina em que a citao est inserida na obra original. da injustia. In.: Breve histria do feminismo no Brasil. So TELES, Maria Amlia de Almeida. Educao da mulher: a perpetuao Paulo: Brasiliense, 1993. p. 130132. Uma das primeiras feministas do Brasil, Nsia Floresta Augusta, defendeu a abolio da escravatura, ao lado de propostas como educao e a emancipao da mulher e a instaurao da Repblica (p.30); Na justia brasileira, comum os assassinos de mulheres serem absolvidos sob a defesa de honra (p. 132) a mulher buscou com todas foras sua conquista no mundo totalmente masculino (p.43); SILVA, Marina Cabral da. Tipos de trabalhos acadmicos: o fichamento. Disponvel em: <http://w.monografias.brasilescola.com/regras-abnt/tipostrabalhos-academicos-fichamento>. Acesso em: 16 maio 2010.

2 - fichamento
RENATO MILHOMEM Arquivado no curso de Engenharia Civil na CEULP uma forma organizada de registrar as informaes obtidas na leitura de um texto. Fichar selecionar, organizar e registrar informaes, de forma a constituir uma documentao que: atenda aos objetivos do leitor; remeta ao texto-base; possa ser consultada posteriormente; aponte para a elaborao de um texto posterior; meio para sistematizar seus prprios estudos; maneira de organizadamente, ampliar seus conhecimentos a respeito de determinado assunto. Apresentar anotaes que sirvam como material organizado para consulta. O fichamento fonte para estudos posteriores. ouvir aulas [...] ler livros clssicos e clebres. Isso s tem algum valor medida que se traduzir em documentao pessoal [...]. Traduzir informaes de outro texto de forma mais simplificada: o conhecimento adquirido por meio da leitura se transforma em documento; Elucidar tpicos e temas de interesse abordados no texto-base; Auxiliar na compreenso do texto; Proporcionar: a memorizao de dados relevantes; a reflexo sobre as informaes lidas; a relao entre as idias internas do texto-base; a conexo entre as idias do texto-base e as do projeto de quem ficha o texto (ou as idias de que ficha o texto) depositrio da obra:/ Outras informaes importantes

(1)Data do fichamento:/ Localizao do livro:/ Proprietrio ou (4) O autor apresenta a complexidade do ato de persuadir algum, Devemos considerar o que o outro tem a ganhar ou o que o outro temos a ganhar com o texto persuasivo? Esta questo merece ser aprofundada e ilustrada com outras leituras sobre o tema. Vimos, h pouco, que persuadir conseguir que as pessoas faam alguma coisa que queremos. (p.71) Segundo o autor, para persuadir algum de suas idias, necessrio que eduquemos nossa sensibilidade aos valores do outro. (2) Argumentao(1) ABREU, A.S., A arte de argumentar: gerenciando a razo e a emoo. Persuadindo as pessoas. Cotia: Ateli Editorial, 2004. (p. 71-72) (1)Registro de dados bibliogrficos (2)tema da pesquisa (3) Contedo fichado (4) Comentrios (5) Observao 1 a ETAPA: PR-FICHAMENTO ETAPA: PR-FICHAMENTO (contato inicial com o texto) Leitura corrida geral, sem anotaes Permite o primeiro contato com alguns aspectos da obra como: tema tratado, seus aspectos estruturais e estilo do autor. Pesquisa do vocabulrio desconhecido Resolver dvidas ou incertezas relativas ao vocabulrio empregado e aos conceitos introduzidos no texto. Leitura com pausas, com trechos sublinhados e anotaes margem do texto. Leitura mais cuidadosa. Primeira seleo de idias a serem destacadas. Provoca, no leitor, associaes mentais que podem ser esquecidas se no anotadas na hora. SUBLINHAR isolar do texto um nmero reduzido de frases e expresses que melhor sintetizam as informaes lidas. Sublinhar implica reduo de texto e no transcrio total. O nmero de frases ou expresses destacadas deve ser reduzido; Destacar a idia que mais lhe chamou a ateno (lhe parece interessante ou tem uma relao com os seus objetivos). (Isto pode se confirmar ou no durante o fichamento) Evitar sublinhar idias repetidas; Sublinhar textos que representam uma idia central, sem termos acessrios advrbios, por exemplo podem ser sispensados; Exemplos, casos, enumeraes devem ser evitados. Esto no texto para elucidar ou reafirmar uma idia que j foi sublinhada. Exemplo: Texto Sublinhado: Argumentar, convencer e persuadir, captulo de A arte de argumentar (ABREU, 2004: 24-26) Nesse pargrafo inicial, o conceito de argumentar definido pela composio de duas caractersticas: convencer e persuadir. Basta identific-las uma nica vez, sem muitos detalhes. Argumentar a arte de convencer e persuadir. Convencer saber gerenciar informao, falar razo do outro, demonstrando, provando. Etimologicamente, significa vencer junto com o outro (com+vencer) e no contra o outro> Persuadir saber gerenciar a relao, falar emoo do outro. A origem desta palavra est ligada preposio PER, por meio de e a SUADA, desusa romana da persuaso. Significava fazer algo por meio do auxlio divino. Mas em que convencer de diferencia de persuadir? Convencer construir algo no campo das idias. Quando convencemos algum, esse algum passa a pensar com ns. Exemplo: Texto Sublinhado: Argumentar, convencer e persuadir, captulo de A arte de argumentar (ABREU, 2004: 24-26)

Neste segundo pargrafo, destacamos a informao nova, a de que nem sempre as duas caractersticas da argumentao esto presentes ao mesmo tempo. Dispensamos os exemplos e ilustraes a respeito desta idia. Muitas vezes, conseguimos convencer as pessoas, mas no conseguimos persuadi-las. Podemos convencer um filho de que o estudo importante e, apesar disso, ele continua negligenciando suas tarefas escolares. Podemos convencer um fumante de que o cigarro faz mal sade, e, apesar disso, ele continuar fumando. Algumas vezes uma pessoa j est persuadida a fazer alguma coisa e precisa apenas ser convencida. Precisa de um empurrozinho racional de sua prpria conscincia ou da de outra pessoa, para fazer o que deseja. 2 a ETAPA: FICHAMENTO ETAPA: FICHAMENTO (organizao e registro das informaes) Releitura do texto com o objetivo de elaborar a ficha de leitura. Leitura mais orientada acompanhada do registro de dados. 2 Registro das informaes. preciso saber o que registrar nas fichas, de que forma esse registro pode ser feito e quais os passos a serem seguidos no processo de fichamento. O que registrar: referncia bibliogrfica; tema (mensagem essencial do autor); informaes essenciais contedo; comentrios; Informaes essenciais: (corpo da ficha de leitura) 1o passo: consulta ao que foi anteriormente sublinhado ou destacado no texto. A idia essencial de um pargrafo revela a mensagem principal em torno da qual se agregam outras idias complementares (acessrias). Esse processo de seleo de partes do texto feito pela supresso das informaes acessrias como exemplos, ilustraes, repeties e da construo da ficha de leitura a partir das idias essenciais identificadas. Pode-se fazer a transcrio de excertos do texto (um pargrafo, p. ex.). Isto no exclui a fase de supresso. Destacar um entre muitos pargrafos significa que ele relevante. O mais comum a identificao de expresses ou frases sntese para fins de registro em forma de resumo ou elaborao de fichas por itens. Formas de registrar: b)Por enunciados verbais: Organizado em forma de pargrafos, de acordo com o modelo sujeito-predicado. Os apontamentos so feitos por meio de frases verbais, em transcries, resumos ou comentrios. c)Por itens, esquematizados: Organizado em forma de tpicos (nmeros ou itens). Apresenta visualmente a estrutura do texto lido. As idias principais esto na forma de palavras-chave, frasessntese ou locues nominais. As idias selecionadas so organizadas hierarquicamente, de foram que o leitor perceba as relaes internas do texto. Texto transcrito atravs de enunciados verbais A gerao de energia solar tem origem nas reaes termonucleares, quando no seu interior dois tomos de hidrognio se convertem em um de hlio, com a liberao de energia. A principal fonte de informao dobre o Sol, durante vrios sculos, foi a sua emisso luminosa. Alm de ftons, -corpsculos de luz -, as reaes termonucleares liberam tambm neutrinos, partculas capazes de atravessar as camadas externas do Sol, sem sofrer quaisquer alteraes. (p.146)

MOURO, Ronaldo Rogrio de Freitas. O livro de ouro do universo. Para onde vo os neutrinos solares?. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002 (p.146-149) Texto resumido atravs de enunciados verbais Na introduo deste captulo, o autor refere-se s reaes termonucleares. Salienta que na emisso luminosa do Sol uma reao termonuclear alm da liberao de ftons, h a liberao de neutrinos, que so partculas que atravessam as camadas externas do Sol sem sofrer alteraes. MOURO, Ronaldo Rogrio de Freitas. O livro de ouro do universo. Para onde vo os neutrinos solares?. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002 (p.146-149) Organizado por itens Processos de gerao da energia solar: 1) origem nas reaes termonucleares 2) converso de dois tomos de H em um de He. 3) liberao de energia Partculas liberadas durante a emisso luminosa do Sol (reao termonuclear): 1) ftons: corpsculos de luz; 2) neutrinos: partculas que atravessam as camadas externas sem sofrer alteraes. MOURO, Ronaldo Rogrio de Freitas. O livro de ouro do universo. Para onde vo os neutrinos solares?. Rio de Janeiro: Ediouro, 2002 (p.146-149) Modalidades de registro: Transcrio textual O leitor faz a transcrio exata de trechos do texto. Pode ser utilizado como citao em um trabalho futuro. O excerto deve vir entre aspas e deve constar a referncia. transcrio de pargrafo sem cortes transcrio com supresso de termos transcrio com supresso de pargrafos Resumo Faz um resumo ou adaptao do texto lido para registrar de forma mais elucidativa. No vem entre aspas texto do leitor. Selecionar os dados a serem destacados (o essencial), reorganiz-los e registr-los. Comentrio O leitor, alm de transcrever ou resumir partes do texto, faz algum comentrio pertinente a respeito do texto fonte. Transcrio sem cortes Por meio da leitura, podemos, pois, realizar o saudvel exerccio de conhecer as pessoas e as coisas, sem limites no espao e no tempo. Descobrimos, tambm, uma outra maneira de transformar o mundo, pela transformao de nossa prpria mente. Isto acontece quando adquirimos a capacidade de ver os mesmos panoramas como outros olhos. (p.14) Transcrio com supresso de termos Por meio da leitura, podemos [...] realizar o [...] exerccio de conhecer as pessoas e as coisas [...]. Descobrimos [...] uma outra maneira de transformar o mundo, pela transformao de nossa prpria mente. Isto acontece quando adquirimos a capacidade de ver os mesmos panoramas como outros olhos. (p.14) Transcrio com supresso de pargrafo intermedirio Por meio da leitura, podemos [...] realizar o [...] exerccio de conhecer as pessoas e as coisas [...]. Descobrimos [...] uma outra maneira de transformar o mundo, pela transformao de nossa prpria mente. Isto acontece quando adquirimos a capacidade de ver os mesmos panoramas como outros olhos. Talvez no incio, voc encontre alguma dificuldade, mas, medida que for lendo.... (p.14) Resumo (resumida, parafrsica, texto adaptado) Neste captulo, o autor apresenta quatro condies para o processo de argumentao: 1o definir uma tese e estabelecer o problema para o qual ela a resposta; 2o ter uma linguagem comum, adequada s condies intelectuais e sociais, com o auditrio; 3o ter um contato positivo... Comentrio

No primeiro pargrafo deste captulo, o autor apresenta a complexidade do ato de persuadir algum. Devemos considerar o que o outro tem a ganhar ou o que temos a gruas com o texto persuasivo? Esta questo merece ser aprofundada e ilustrada com outras leituras sobre o tema. Combinada (mista): com transcrio e/ou resumo e comentrio Os fichamentos que voc far nesta disciplina (valem nota) Devem conter: 1)Registro de dados bibliogrficos Tema (mensagem central) Contedo fichado na forma de: enunciados verbais, tens ou combinados; registrado como: transcrio (com ou sem supresso), resumo ou ambos; 4) Comentrios 5) Concluso final ( 5) Sua concluso/apreciao final (4) O autor apresenta a complexidade do ato de persuadir algum, Devemos considerar o que o outro tem a ganhar ou o que o outro temos a ganhar com o texto persuasivo? Esta questo merece ser aprofundada e ilustrada com outras leituras sobre o tema. (1) Vimos, h pouco, que persuadir conseguir que as pessoas faam alguma coisa que queremos. (p.71) Segundo o autor, para persuadir algum de suas idias, necessrio que eduquemos nossa sensibilidade aos valores do outro. (2) (Tese central do texto. O que o autor defende, prope. Do que se trata o texto.) (1) ABREU, A.S., A arte de argumentar: gerenciando a razo e a emoo. Persuadindo as pessoas. Cotia: Ateli Editorial, 2004. (p. 71-72) (1)Registro de dados bibliogrficos (2)tema (mensagem central) (3) Contedo fichado (4) Comentrios (5) Concluso

Metodologia de trabalhos acadmicos


Raquel Sousa | 0 comentrios Arquivado no curso de Psicologia na UGF METODOLOGIA DO TRABALHO ACADMICO - PARTE I Prof. waldemar neto 1.1. [Fichamento de] Texto ensastico - O ensaio um texto literrio no-ficcional, razoavelmente curto, que trata de um nico assunto, a partir do ponto de vista escolhido pelo autor. Vamos estudar, agora, o fichamento passo a passo. 1 passo - para facilitar o trabalho de fichamento de um texto ensastico, devemos fazer, em primeiro lugar, uma leitura corrente exploratria, sem nos determos nas dificuldades. Muitas delas se resolvero na segunda leitura, quando j tivermos uma idia do texto todo, do conjunto de argumentos que foram desenvolvidos. Devemos aproveitar essa primeira leitura para numerar os pargrafos, o que nos auxiliar muito no passo seguinte. 2 passo - consiste na identificao das partes principais do textos. Todo texto ensastico completo (isso no se aplica, claro, a trechos retirados de um todo maior) apresenta de forma mais ou menos clara trs partes distintas: a) Introduo nela o autor coloca o problema ou a indagao que o levou a escrever o texto. A introduo nos da, ento, uma idia do assunto tratado. Alm disso, nela o autor coloca tambm o ponto de vista ou o ngulo sob o qual [ele vai abordar] o assunto ser abordado e, s vezes, o mtodo, ou seja, o caminho que vai seguir (se vai apresentar casos para chegar a uma generalizao, ou se vai partir de um princpio geral e deduzir suas conseqncias). b) Desenvolvimento o corpo do texto, que apresenta os dados, as idias, os argumentos e as afirmaes com que o autor constri um edifcio de relaes entre as partes, e que constitui o seu pensamento original. A partir da indagao/problema colocada na introduo, o desenvolvimento revela como o autor conduziu a procura de solues/explicaes e quais os caminhos que escolheu em detrimento de outros.

c) Concluso cada a construo desemboca em algumas afirmaes ou em novas indagaes decorrentes da organizao e do desenvolvimento do texto. 3 passo - Na terceira etapa, vamos levantar a estrutura, isto , o plano lgico a partir do qual o texto foi escrito. Para isso, resumimos em poucas palavras as idias principais de cada pargrafo para poder, a seguir, agrup-las sob tpicos gerais. Perguntamos: A que diz respeito a idia principal do pargrafo? H uma Palavra ou um ttulo que condense o assunto que est sendo tratado? Para exemplificar esses procedimentos, vamos nos utilizar do texto Da arte brasileira de ler o que no est escrito, de Cludio de Moura Castro, que se encontra no final deste prlogo, na Leitura Complementar. Podemos dividir o texto nas seguintes partes: a) Introduo: pargrafos 1 a 3; b) Desenvolvimento: pargrafos 4 a 9; c) Concluso: pargrafo 10. A Introduo, por sua vez, constitui-se das seguintes partes, conforme quadro a seguir. RESUMO DA INTRODUOTPICOS Pargrafo 1: O autor relata a histria de um jovem das 1. Relato de caso que coloca a funo da escola montanhas do Lbano que causou estranheza aos vizinhos por ter sido enviado para a capital a fim de continuar os estudos. Para os habitantes da regio, a nica funo da escola ensinar a ler. como a de somente ensinar a ler. Pargrafo 2: A maioria das pessoas pressupe que todos os que saem da escola sabem ler porque no percebe que ler compreender um texto, e que h diferentes nveis de compreenso. 2. O conceito de leitura como compreenso de texto. Pargrafo 3: Cartas de leitores comentam os outros textos do autor e que o motivaram a escrever o presente ensaio sobre a arte da leitura. 3. Motivao para escrever o ensaio e apresentao do seu tema: a arte da leitura. Apresentando isso em forma de plano, temos: Introduo (pargrafos 1 a 3): a)relato que evidencia a funo da escola como a de ensinar a ler; b)o conceito de leitura como compreenso de texto; c)motivao do autor para escrever o ensaio e apresentao do se tema: a arte da leitura. 4 passo - agora, estamos prontos para a quarta etapa, ou seja, para examinar a relao que as idias mantm entre si e elaborar o plano do texto: quais as idias, fatos ou argumentos apresentados que esto mo mesmo nvel, isto , que no dependem uns dos outros, mas que se somam no desenvolvimento do texto? Quais as idias que dependem ou so subdivises de outras? Tomando como exemplo o ndice deste livro, Vemos que os captulos esto no mesmo nvel de importncia (mesmo tamanho, e mesmo tipo de letra), sendo, portanto, idias coordenadas. As subdivises de cada captulo, uma vez que dependem do assunto principal, so idias subordinadas. Podemos perceber a estrutura de cada captulo pelo tamanho da letra usada para compor os ttulos de cada tpico (tipo maior) e subtpico (tipo menor). Finalizando nosso trabalho, organizamos esses tpicos sob a forma de plano, numerando cuidadosamente cada idia principal e indicando quais as idias subordinadas [que a ela esto ligadas] a essa idia principal. 1.2. [Fichamento de] Textos literrios - A construo do texto literrio no obedece ao mesmo tipo de organizao que o de texto ensastico. Apesar de o escritor tambm mostrar uma parte da realidade e defender idias, isso se d de forma encoberta, menos direta, mais figurada. A histria contada vai revelar, atravs da sua trama, as idias e os valores que o autor defende e que nos cabe buscar no texto. Para tanto, devemos proceder da forma explicada a seguir. [Como primeiro passo], fazemos a leitura emocional, como foi explicada no item anterior, entregandonos ao prazer de ler e nos envolvendo com o assunto. [O segundo passo] fazer o levantamento do nvel denotativo, isto , o significado imediato, literal do texto. O texto literrio tambm apresenta uma idia central e um encadeamento lgico detectado por meio das situaes apresentadas que levam a um final (no necessariamente a uma concluso). As perguntas que nos orientam permanecem as mesmas: Como foi montada a histria? Quais os aspectos

importantes mostrados? Respondendo a essas questes, teremos o resumo do enredo ou trama, que corresponde ao nvel denotativo do texto ensastico. O mesmo se aplica a um filme ou a uma novela de televiso. No nos esqueamos de que resumir contar, em poucas palavras, a histria apresentada no texto, mantendo apenas os detalhes importantes para que se compreenda a situao e a atuao dos personagens. [Para isso, fazemos e fichamos um resumo do enredo ou trama do texto. E o que fazer um resumo? contar, em poucas palavras, a histria apresentada no texto, mantendo apenas os detalhes importantes para que se compreenda a situao e a atuao dos personagens. [Em terceiro lugar], procedemos ao levantamento do nvel conotativo, ou figurado, do texto: Que tema o autor est discutindo? Que idias, que valores a histria simboliza? Vamos ver dois exemplos. A pea A vida de Galileu, de Bertolt Brecht, conta a histria de Galileu (sculo XVII), suas descobertas, sua defesa do heliocentrismo1, suas brigas com os cardeais e com o papa (que defendiam o geocentrismo2), seu julgamento e o fato de ele ter [negado] renegado a teoria que defendera, para no ser condenado morte. Esse o resumo do enredo da pea, isto , o nvel denotativo do texto. O tema dessa pea, por sua vez, a luta entre a f, que representa o conservadorismo da elite no poder, e a razo (cincia), que representa a possibilidade de qualquer indivduo chegar ao conhecimento, havendo, assim, a democratizao do saber e o questionamento das aes daqueles que detm o poder. No fichamento devem constar, ainda, as passagens que nos permitem chegar a determinadas conotaes, com a indicao da pgina e pargrafo. 1.3. [Tcnicas de] Fichamento de tpicos - Uma vez escolhido um tema para pesquisa, passamos a fichar tpicos relativos a esse tema. Esse fichamento utiliza procedimentos bastante diferentes dos usados no fichamento de texto. O objetivo principal desse tipo de fichamento o levantamento mais completo possvel de informaes sobre determinado assunto. Nesse caso, retirar de um texto somente as partes que tiverem alguma relao com o assunto em questo. Como, em geral, todo assunto comporta uma srie de subdivises, devemos fazer uma ficha em separado para cada idia, indicando, no canto superior direito, o tpico e o subtpico ao qual se refere. Exemplo: [Assim] Desse modo, sobre o nico tpico [LEITURA] ENSAIO, teremos inmeras fichas, cada uma tratando ou de um assunto ou de um enfoque diferente. Poderemos ter tantas fichas de definies quanto o nmero de definies que encontrarmos em autores diferentes, sendo que cada uma deve trazer a indicao completa da fonte onde foi encontrada, isto , nome do autor, nome do livro, lugar de edio, editora, data da publicao e pgina onde se encontra a informao. Devemos ter o cuidado de sempre colocar entre aspas qualquer informao que seja uma citao, isto , uma copia direta de qualquer trecho escrito por outra pessoa. Entretanto, se a 1 Teoria defendida por Nicolau Coprnico em que o sol o centro do universo. [Nota do Compilador] 2 Teoria de que a terra o centro do universo. [Nota do Compilador] Tpico: ENSAIO Subtpico: Definio S.m. Liter estudo sobre determinado assunto, porm menos aprofundado e/ou menor que um tratado forma e acabado. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Dicionrio Aurlio bsico da lngua portuguesa. Rio de Janeiro, Nova Fronteira/Folha de So Paulo, 1995, p. 251. Ou: S.m. Liter - Obra literria em prosa, analtica ou interpretativa, sobre determinado assunto, porm menos aprofundada e/ou menor que um tratado formal e acabado. FERREIRA, Aurlio Buarque de Holanda. Coordenao e edio de Margarida dos Anjos & Marina Baird Ferreira. Verso integral do Novo Dicionrio Aurlio Eletrnico XXI, verso 3.0. RJ, Nova Fronteira, novembro de 1999. Tpico: ENSAIO Subtpico: Origem

A forma foi inventada no final do sculo XVII pelo escritor francs Michel de Monatigne, que escolher o nome essai para enfatizar que suas composies eram tentativas, modos de expressar seus pensamentos e experincias pessoais. ENCYCOPAEDIA BRITANNICA. Micropaedia I. Londres: Encycopaedia Britacnica Inc., 1978, p. 963 a 964. anotao na ficha for redigida com nossas palavras, no usaremos as aspas e indicaremos entre parnteses que uma sntese prpria, indicando tambm o autor, a obra e as pginas que resumimos. Muitas vezes, durante a preparao das fichas ou durante a leitura dos textos, ocorrem-nos idias, questes e dvidas, que devemos ter o cuidado de anotar, pois, em geral, sero esquecidas ao longo do trabalho. Essas idias, questes e dvidas devem ser fichadas de igual maneira, uma em cada ficha, com indicao de tpico e subtpico e, se possvel, o que nos levou a levant-las. Muitas vezes, durante a preparao das fichas ou durante a leitura dos textos, ou durante a leitura dos textos, ocorre-nos idias, questes e dvidas, que devemos ter o cuidado de anotar, pois, em geral, sero esquecidas ao longo do trabalho. Essas idias, questes e dvidas sero fichadas de igual maneira, uma em cada ficha, com indicao de tpico e subtpico e, se possvel, o que levou a formul-las. A principal vantagem do sistema de fichamento de tpicos que as fichas (e, portanto, os assuntos e suas subdivises), podero ser arranjadas e rearranjadas de acordo com o plano do trabalho, que, geralmente, feito depois de completadas as leituras. Alm disso, as fichas podero servir a outros trabalhos sem que, na hora de os elaborar, precisemos fazer uma caca arqueolgica em nossas anotaes para descobrir onde est aquela coisa linda que lemos no sabemos mais em que livro. 1.4. Concluso - Depois de lermos tudo isso, a primeira pergunta que ocorre : mas para que toda essa trabalheira? Tanto a leitura bem-feita quanto o fichamento cuidadoso envolvem um tempo de trabalho bastante longo. E no h razo alguma para acharmos que o trabalho intelectual no exija esforo e dispndio de energia. Geralmente, quando nos pedem para fichar um texto, vamos grifando tudo o que nos parece importante j na primeira leitura e, depois, limitamo-nos a copiar essas partes na ficha, como se fossem pedaos de uma colcha de retalhos. Resultado: passado algum tempo, revemos aquelas anotaes e no conseguimos saber por que eram importantes. Isso ocorre porque as nossas fichas no nos do a organizao lgica do texto e no podemos acompanhar o pensamento do autor. Os procedimentos aqui discutidos proporcionam exatamente isso: ao entender e anotar a organizao do pensamento do autor, estamos tomando posse desse raciocnio. As idias se tornam mais claras e passamos a saber como umas se relacionam com as outras. O fichamento nos permite conhecer o percurso do pensamento do autor e guard-lo, para que possamos voltar a ele a qualquer momento. Fichar trabalhoso, mas trabalho que fica feito e ao qual temos acesso sempre que necessrio. Dito isso, passaremos a discutir os passos necessrios para a elaborao de uma dissertao feita com seriedade, obedecendo a padres cientficos. PARTE 2 Escrever uma um trabalho acadmico (especialmente monogrfico)3 envolve etapas que podem ser resumidas assim: 1. Escolha do tema 2. Levantamento bibliogrfico 3. Leitura, seleo e fichamento da bibliografia 4. Construo do plano lgico do trabalho 5. Redao 1.5. A escolha do tema - Em primeiro lugar, o tema precisa ser interessante para quem vai fazer o trabalho. O tema precisa, tambm, ser claramente delimitado. Se trabalhamos com temas muito amplos, acabamos nos perdendo em generalidades que no nos levam a lugar nenhum. Ao contrrio, se soubermos delimitar claramente a rea de nossa pesquisa, poderemos trabalhar em maior profundidade e acabar encontrando dados interessantes. O tema liberdade, por exemplo, amplo 3 As itens que nos interessam aqui, todavia, so o 1 e o 2. O 3 j pertence a uma etapa posterior, quando j conclumos o levantamento bibliogrfico.

demais. Devemos escolher um de seus aspectos que mais nos interessa: liberdade poltica, liberdade de expresso, liberdade de imprensa, liberdade na adolescncia, liberdade e educao etc. Podemos delimitar ainda mais o tema ao determinar uma poca e um lugar: liberdade de imprensa no Brasil na dcada de 70, assunto importante no perodo da ditadura no Brasil. Ficar ainda mais delimitado se incluirmos o ponto de vista sob o qual examinaremos o tema: do jornalista, do leitor, do dono do jornal ou do governo. O assunto fica, assim, absolutamente claro para ns, facilitando as etapas posteriores de procura de material bibliogrfico e organizao desse material. Uma vez determinado claramente o tema, elaboramos uma ou mais questes relativas a ele que iro dirigir a pesquisa. E evidente que s iremos tentar encontrar uma soluo se tivermos dvidas ou no soubermos a resposta s questes. Precisamos, portanto, problematizar o nosso tema. No exemplo dado, podemos perguntar: por que e como a liberdade de imprensa foi limitada no Brasil na dcada de 70? a que interesses servia essa limitao? Nesse caso, essas so as perguntas fundamentais que devero ser respondidas ao longo do trabalho e em torno das quais se desenvolver todo o nosso levantamento de dados e argumentao. Em toda cidade existe, pelo menos, a biblioteca pblica municipal. Em centros maiores, podemos encontrar bibliotecas em universidades, em escolas de major porte, em museus e em centros culturais. Algumas delas j contam com hemerotecas (coleo de jornais), fonotecas (coleo de discos e fitas cassete) e videotecas, constituindo o que toda biblioteca deve almejar ser: um centro de informaes. No Brasil, as principais so a Biblioteca do Congresso Nacional, em Braslia, e a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. 1.5.1. Levantamento bibliogrfico - Como fazer o levantamento bibliogrfico. A bibliografia consultada dever constar no final do trabalho, por ordem alfabtica de acordo com o sobrenome do autor. As normas utilizadas variam um pouco nas diferentes reas do conhecimento. Aqui, usaremos a seguinte forma: SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo do livro. Subttulo do livro. Nmero da edio. Lugar de edio, editora, data. Exemplo: SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho cientfico. So Paulo: Cortez e Moraes, 1975. Se for artigo de revista ou jornal, ou captulo de um livro. Procede-se da seguinte forma; SOBRENOME, Nome do Autor. Ttulo do artigo. Nome da revista/livro. Local de edio, editora, volume, data, pginas. Exemplo: SONTAG, Suzan. O herosmo da viso. Ensaios sobre fotografia. 2 edio. Lisboa: Dom Quixote, 1986, p. 81 a 92. 1.5.2. Fichas de documentao - Esse tpico foi bastante desenvolvido no item sobre fichamento. Aqui, basta relembrar que para uma dissertao, usaremos o fichamento de tpicos: uma ficha para cada idia, mesmo que pertena ao mesmo tpico no esquecendo de identificar o assunto (tpico e subtpico). Veja o exemplo a seguir: Tpico: CENSURA NA IMPRENSA Subtpico: Histrico A 21-10-70 foi instaurada a censura prvia a livros, jornais, peas teatrais, msicas, filmes, enfim a toda e qualquer manifestao cultural, pois o emprego desses meios de comunicao obedece a um plano subversivo que pe em risco a segurana nacional. PACHECO, Tnia. Anos 70. Teatro. Rio de Janeiro: Ed. Europa, 1979, p. 91. 1.5.3. Dicas sobre a Tcnica de Fichamento Quanto mais se estuda, mais se percebe que o ato de estudar extremamente lento, exige interesse, esforo. disciplina. No adiante ler ou levantar dados superficialmente, porque o objetivo bsico da aprendizagem, que a assimilao da matria, no se efetua.

Deste modo, lembramos que o fichamento uma forma de investigao que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessrio compreenso de um texto ou tema. Para isso, preciso usar fichas que facilitam a documentao e preparam a execuo do trabalho. Destacamos dois tipos de fichas: 1. Bibliogrfica (assunto e autor). 2. Contedo (resumo e cpiacitao). Todavia, no prprio exerccio da leitura percebemos a necessidade de fazer comentrios sobre a argumentao do autor, assim como tambm surgem na nossa mente vrias idias e relaes novas. Alguns autores de tcnica de ensino acrescentam mais dois tipos de fichas de contedo: [A] comentrio; [B] - ideao. Mas no vemos necessidade de ampliar o nmero de fichas, mas simplesmente assinalar a necessidade de elaborar esses tipos de anotaes que devem aparecer na feitura do trabalho. Assim, num nico tipo de ficha (fichamento), pode-se incluir as diversas modalidades de apuraes de investigao. Em primeiro lugar, deve-se apresentar objetivamente as idias do autor (resumo e citao), em seguida deve-se discutir de modo pessoal as idias fichadas (comentrio e ideao). Em outras palavras, um fichamento completo deve apresentar os seguintes dados: 1) Indicao bibliogrfica mostrando a fonte da leitura. 2) Resumo sintetizando o contedo da obra. Trabalho que se baseia no esquema (na introduo pode fazer uma pequena apresentao histrica ou ilustrativa). 3) Citaes apresentando as transcries significativas da obra. 4) Comentrios expressando a compreenso crtica do texto, baseando-se ou no em outros autores e outras obras. 5) Ideao colocando em destaque as novas idias que surgiram durante a leitura reflexiva. 2.5.3.1. Ficha de Documentao Bibliogrfica 1.5.3. Modelos de Fichamento INDICAO BIBLIOGRFICASOBRENOME, Nome do/a Autor/a. Ttulo. Subttulo. Nmero da edio se houver. Local de Publicao: Nome da Editora, ano, Nome de Coleo e/ou de Srie e nmero entre parnteses. 2) pequenas citaes (entre aspas e pgina) 1 Parte: apresentao objetiva das idias do/a autor/a 1) resumo (baseado no esquema) INDICAO BIBLIOGRFICASOBRENOME, Nome do/a Autor/a. Ttulo. Subttulo. Nmero da edio se houver. Local de Publicao: Nome da Editora, ano, Nome de Coleo e/ou de Srie e nmero entre parnteses. 1 Parte (elaborao pessoal sobre a leitura) 1) Comentrios (parecer e crtica) 2) Ideao (novas perspectivas) 1.5.3.2. Modelo de Fichamento (a respeito de Obstculo epistemolgico, de Gaston Bachelard) In: RecensoCitao BACHELARD, Gaston. A noo de obstculo epistemolgico. In: A formao do esprito cientfico [La formation de lespirit scientifique]. 3 ed. Paris: L.J.F., 1957. 1 - Noes sobre Bachelard Nasceu em 1884, em Champagne, e faleceu em Paris, em 1962. Foi professor de cincias na sua cidade natal, mais tarde professor de histria e filosofia das cincias na Sorbonne. Preocupado com a pedagogia das cincias, ele analisou nesta obra a noo de obstculo epistemolgico luz das psicanlise do conhecimento objetivo. 2 - Influncia da psicanlise freudiana sobre Gaston Bachelard inconsciente, que surgem no prprio ato de conhecer. no espcie de necessidade funcional, retardos e perturbaes

Nesse texto ele no apresenta os objetos externos como os empecilhos verdadeiros ao conhecimento cientfico, mas analisa principalmente aqueles obstculos internos de carcter interior do prprio ato de conhecer que aparecem, por uma [I] COMO SE FAZ UMA RESENHA? 2. 1. DEFINIO Trata-se de um trabalho acadmico que contm a apresentao do contedo de um livro ou artigo (de peso cientfico) e sue apreciao crtica (observao: a recenso no difere essencialmente de um fichamento didtico, embora o valor atribudo s partes compositivas seja diferente. Inicialmente, preciso definir o termo resenha. Fazer uma resenha o mesmo que fazer uma recenso (que significa apreciao breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto cientfico. Embora o texto a ser resenhado tenha um/a autor/a, o/o recenseador/a deve ser o/a autor/a do seu trabalho; quer dizer, preciso manter a identidade de quem escreveu o trabalho que voc est analisando, mas preciso transparecer a sua presena, como voz crtica sobre o texto. PARTE 3 Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra cientfica. 2.2. PROCEDIMENTOS 1o Passo - Leitura total da obra a ser resenhada; 2o Passo - leitura pormenorizada, fazendo os destaques da partes mais significativas, que serviro de fio condutor para elaborao do texto da resenha; 3o Passo - elaborao de um esquema com as principais etapas a serem desenvolvidas pela resenha; 4o Passo - construo do texto propriamente dito; 5o Passo reviso do texto, correo e aprimoramento. 2.3. NECESSIDADES Toda resenha deve ser o mais bem identificada possvel, da as seguintes necessidades: 2.3.1. cabealho contendo o nome da instituio de ensino, ttulo da resenha com identificao do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data. 2.3.2. Texto dissertativo contendo: introduo, corpo principal do texto e concluso com apreciao crtica. I.Citao completa da fonte, conforme as orientaes supra indicadas. I.Breve anlise estrutural da fonte, ou seja, apresentao global do contedo. I.Avaliao crtica do texto, levando em considerao os seguintes pontos: -Contedo, objetivo(s) e destinatrio(s) -Plano estrutural e desenvolvimento lgico da temtica. -Linguagem, vocabulrio e estilo do autor. -Valor do texto para determinada rea de conhecimento. Observao: Enquanto no fichamento didtico o acento recai sobre a parte I (o esquema interpretativo), na recenso a avaliao crtica deve pesar mais pela objetividade, sustentada por argumentos convincentes. 2.3.3. Bibliografia. 2.4. DICAS IMPORTANTES A recenso deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questo e situ-lo no assunto da melhor maneira possvel. Lembremo-nos de que, no mtodo Descartes, a 1 regra a evidncia, i.e., o dado inicial, que tem de ser claro, ordenado e distinto, ou seja, o critrio cartesiano da verdade a clareza e a distino. Em concreto, Descartes parte de uma dvida universal (metdica), para, entretanto, super-la criticamente na conquista da verdade. A forma da resenha, isto , o texto deve ser claro, inteligvel e dinmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a leitura do texto resenhado. Para isso, imprescindvel o uso das normas padro da lngua portuguesa. Caso haja necessidade de citao do prprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referncia bibliogrfica. Por vezes, interessante fazer uma pesquisa mais abrangentes sobre o/a autor/a do texto resenhado, sobre o assunto em questo e sobre a situao atual da pesquisa cientfica sobre o tema. Esses esclarecimentos, quando convenientes, devem abrir a resenha e preparar o comentrio sobre o texto em pauta.

2.5. APRESENTAO GRFICA Papel A4 (210x297) Corpo do texto: margens: superior e inferior: 2,5cm; margem direita: 2cm e margem esquerda: 3cm; caracteres (fontes): Times New Roman, tamanho 12; ttulos e subttulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado; espaamento: no texto: 2 (duplo); na bibliografia: simples. Bibliografia Observa-se o seguinte critrio de citao, de acordo com os padres de Normas Tcnicas da ABNT (Associao Brasileira de Normas Tcnicas): SOBRENOME, Nome do autor. Ttulo da obra. Subttulo. Edio. Cidade (local da publicao; quando houver duas cidades, separa-se com barra: /): Editora (quando houver mais de uma editora, separa-se por barra: /), ano da publicao e pginas citadas. Ex: BEAINI, Thais Curi. Heidegger: arte como cultivo do inaparente. SP: EDUSP/Nova Stella, 1986.

Fichamento histria da educao brasileira Document Transcript

1. www.cursoraizes.com.brFACULDADE JOS AUGUSTO VIEIRALICENCIATURA EM GEOGRAFIADISCIPLINA: HISTRIA DA EDUCAO BRASILEIRAPROF. MSC. JUSSARA MARIA VIANA SILVEIRAALUNO(A): JOSEFA ROBERTA SANTOS BARBOSADATA: 20/02/2009FICHAMENTOREFERENCIA BIBLIOGRAFICA:RIBEIRO, Maria Luisa Santos. Histria da Educao Brasileira: A organizao escolar. 19.ed. Campinas, SP. Autores associados, 2003 (p.17 a 28).OBJETO:Organizao Educacional pelos Jesutas.OBJETIVO:Instruir a Elite Colonial para um trabalho intelectual e catequisar os ndios.METODOLOGIA:A metodologia foi trabalhada com o autor RIBEIRO, que tinha como mtodo pesquisas defatos histricos daquela poca (sculo XV) e utilizou citaes de outros autores.PRINCIPAIS CONCEITOS UTILIZADOS PELO AUTOR:...E se os que se dispuseram vieram para organizar, necessrio se fez a

escravizao de quemtrabalhasse a terra; os ndios e os negros. Estes visaram satisfazer os interesses da burguesiamercantil portuguesa, porque possibilitaram a produo a baixo custo e porque o escravo,enquanto mercadoria, era fonte de lucro... (p. 20) www.cursoraizes.com.br 2. www.cursoraizes.com.br...Os jesutas deveriam fundar colgios que recebiam subsdios do Estado portugus relativaa misses. Dessa forma, ficariam juridicamente obrigadas a formar gratuitamente sacerdotespara a catequese. (p.21)...Comeando pelo aprendizado do portugus, inclua o ensino da doutrina crist, a escola deler e escrever. Da em diante, continua, em carter opcional o ensino de canto orfenico e demsica instrumental, e uma bifurcao tendo um dos lados o aprendizado profissional eagrcola e, de outro, aula de gramtica e viagem de estudos a Europa. (p. 22)O plano legal e o plano real se distanciam. Os instrudos sero descendentes doscolonizadores. Os indgenas sero apenas catequizadas. ( p. 23)PRINCIPAIS CONSIDERAES DO AUTOR:...O objetivo dos colonizadores era o lucro, e a funo da populao colonial era propiciartais lucros as camadas dominantes metropolitanas. (p. 19)...Do ponto de vista econmico, interessava tanto a ela como ao colonizador, medida quetornava o ndio mais dcil e, portanto, mais fcil de ser aproveitado como mo de obra. (p.23 a 24)A elite era preparada para o trabalho intelectual segundo um modelo religioso, mesmo quemuitos de seus membros no chegassem a ser sacerdotes... (p.24)Este componente religioso da elite colonial brasileira deve ser destacado juntamente com seudesejo de lucro fcil, ou melhor, rpido e abundante. Esta vinculao tem suas origens naprpria histria da constituio da nao portuguesa... (p. 24)A importncia social destes religiosos chegou a tal ponto que se transformaram na nicafora capaz de influir no domnio do senhor do engenho...COMENTRIO PESSOAL:O texto mostra de forma clara a ambio dos portugueses por lucros fceis no Brasil, e comisso acabam mudando todos os costumes daquela poca, mais eles tinham que dominar todauma populao para ter mais facilidades, foi da que eles tiveram a ideia de instruir e www.cursoraizes.com.br 3. www.cursoraizes.com.brcatequisar os ndios, mas no foi isso que aconteceu os ndios s tinham o direito de seremcatequisados, ou seja, era excludo de forma explicita dos outros ensinamentos, j os filhos decolonizadores, estes sim tinham o direito de apreender todos os ensinamentos dados pelosjesutas. Os jesutas seguiam com bastantes interesses o Ratio (Organizao e Plano de estudoda Companhia de Jesus), mais isso no durou por muito tempo, pois a Companhia de Jesus foiexpulsa de Portugal e do Brasil.PALAVRAS-CHAVE:Catequistas, colonizadores, ndios e jesutas. www.cursoraizes.com.br

You might also like