You are on page 1of 12

Resumo 1 prova Fechamento de Minas

Captulo 1:
Fechamento de mina:
Entende-se como um conjunto de aes, procedimentos e medidas de controle que foram estabelecidas na conceio nos estudos de viabilidade, e sero realizadas segundo o plano programado. Vai desde a fase de viabilidade ate liberao da rea. Todas as estimativas de viabilidade de um projeto devem envolver o oramento no plano de fechamento. de efetiva estabilidade fsica, qumica e biolgica das reas degradas; - Estabelecimento de condies gerais que sejam consistentes com os objetivos de uso futuro.

Conceitos
Critrio de Fechamento: Corresponde um nvel de desempenho ambiental, acordado entre as partes, ou seja, os envolvidos no processo de fechamento de mina. Indicador ambiental: Parmetro que fornece informao sobre um determinado fenmeno ambiental. Reabilitao: Processo de retorno de uma rea degradada a uma condio autossustentvel, considerando-se seus potenciais usos futuros Descomissionamento Processo de remoo de toda infra-estrutura de servios no necessrios quando da cessao da produo da mina Mina abandonada Mina antiga em que o fechamento foi incompleto, mais que ainda possui um responsvel. Mina rf: Mina abandonada que no possui responsvel, ou cujo responsvel no pde ser localizado. Proviso: Fundo criado pela empresa de minerao com base nas estimativas de custo das atividades de fechamento . Aprovao: Aprovao formal por autoridade competente do fechamento determinada mina, indicando que os critrios acordados foram alcanados. Contaminao: Alterao do mdio ambiente pela ao de sustncias que criam um impacto na qualidade original do Solo, Ar e Agua. Mdio Ambiente: Entende se pela natureza que fica ao nosso redor e esta composta de arvores, rios etc, inclusive o que foi mudado pela ao do homem.

Procedimento:
a)Dar aviso ao DNPM b)Relatrio/Informe de trabalhos feitos e anlises em relao aos demais anos c)Caracterizao e quantificar as reservas remanescentes. d) Plano de desmobilizao de equipes e instalaes, alm de indicar o seu destino final e) Ter os planos atuais da rea da mina f) Interao de DNPM/Governo estadual & Municipal para o tratamento do assunto g) Esboar -reas lavradas recuperadas/impactadas recuperadas e por recuperar h) O mineral econmico deve ser desconsiderado s operaes mineiras desde um enfoque geolgico, social-econmico i)Plano de integrao paisagstica j)Considerar no analises os impactos sociais e caracteriz-los.

Objetivos Geral
Proteger o meio ambiente em longo prazo, garantindo a sade e segurana pblica, usando praticas responsveis. Entre os principais propsitos de um plano de fechamento de mina deve-se incluir: - Reduo ou eliminao dos impactos ambientais adversos aps o fim das atividades mineiras. Reduo das necessidades de monitoramento e manuteno de longo prazo atravs de efetiva estabilidade fsica, qumica e biolgica das reas degradadas. Reduo das necessidades de monitoramento e manuteno de longo prazo atravs

Tipos de contaminao:
-Contaminao Fsica: Todo material slido cuja decomposio tem um processo nocivo ate ficar reduzido, alm dos efeitos secundrios ps-evento. -Contaminao Qumica: Sustncias qumicas q tem interao inica e/ou qualquer outro enlace q gera modificao. -Contaminao Auditiva: Quando a presso do som gera incomodidade nos seres vivos. -Contaminao Visual: Quando a aparncia desarmoniza com a natureza e o mdio circundante.

Os principais grupos envolvidos num processo de fechamento so: -A companhia (empregados, gerncia, acionistas), -comunidade local (empresrios locais, proprietrio de terra e vizinhos , governo local), -estado.

Os princpios gerais de um plano de fechamento de mina podem ser assim sumarizados: -Um plano de fechamento de mina deve constituir-se como uma parte relevante do planejamento de mina. -Um plano de fechamento conceitual deve ser providenciado para que se assegure que o processo seja tecnicamente, economicamente e socialmente vivel. -Um plano de fechamento deve incluir anlises de risco visando a reduo de custos e incertezas ao longo do projeto

Custos de fechamento
-Desmantelamento/ Demolio; -Reconformao Topogrfica; -Remoo de infraestrutura e equipamentos; -Selagem de aberturas subterrneas; -Instalao de cercas e trincheiras; -Monitoramento e manuteno; -Custos devido aos impactos ambientais e sociais; -Custos empregatcios e de recolocao de mano de obra; -Custos administrativos diversos; OBS: Os bens imveis e os equipamentos no devem ser usados para compensar os custos de fechamento, devido incerteza dos custos esperados em relao aos obtidos quando chegar o perodo de fechamento.

Linha AG - corresponde s despesas de reabilitao ambiental, no estagio de desenvolvimento da mina: -Remoo de capeamento para exposio do minrio; -Construo de pilhas de estril; -Construo de infraestrutura p/ disposio de rejeitos; -Abertura de acessos; Se no h um processo de reabilitao ambiental concomitante fase de desenvolvimento ou construo da mina, os custos de fechamento se acrescentam para um valor I Quando existe um processo de reabilitao simultneo operao, os custos de fechamento seguem a linha GH. Alm disso, a reabilitao progressiva e concomitante a lavra possibilitar a reduo gradativas dos custos de reabilitao ao avanar-se no tempo, na direo do fechamento, como se evidencia na linha HJ. Quanto fase de ps-fechamento existiro dois cenrios possveis: - Curto perodo de monitoramento (linha JE) - Segundo cenrio, caracterizado pela necessidade de monitoramento intermitente (linha JK) Uma mina pode estar sujeito a trs tipos de fechamento: - Planejado - Sbito - Temporrio

Garantias
As garantias consideradas ao acordar-se um plano de fechamento so os fundos, as cartas de crditos e seguros. A seguir comenta-se sobre os principais itens a considerar para a escolha de um certo tipo de garantia bem como numa anlises geral destas: -Devem cobrir os custos de reabilitao, manuteno e monitoramento ps-fechamento; -Devem apresentar liquidez; -As agncias reguladoras devem investigar a sade financeira das seguradoras; -Devem ser facilmente acessveis e comente devem ser liberadas com o aval da autoridade responsvel; -Deve ser dada ao pblico, oportunidade de opinar sobre o valor e forma de liberao das garantias; -As garantias no devem usadas para cobrir aes judiciais ou trabalhistas; -A liberao das garantias deve ser progressiva refletindo o progresso e o sucesso do programa de fechamento.

a comunidade como centros de sade, manuteno de estradas, etc. Um programa de fechamento de mina deve enfatizar tais perdas e propor, conjuntamente com a comunidade e o poder local, formas de mitigao destes impactos. Em minas localizadas em reas remotas, normalmente em regies subdesenvolvidas os impactos nos valores sociais e culturais resultam, frequentemente, em mudanas na estrutura social e no modo de vida local. Os impactos so as mudanas de estilo de vida do agrrio para o urbano, de religio e convices, no valor e na natureza das terras, nas vises e relaes com o ecossistema e nas tradies e valores.

Captulo 3:
Os rgos ambientais governamentais, dentro do regime de concesso de licenas para preservao dos ambientes, solicitam sempre das empresas planos e programas de controle ambiental e plano de recuperao de reas degradadas (PRAD), inclusive, fornecendo roteiros para a implementao destes documentos.

Captulo 2:
Degradao de reas na minerao
Uma consequncia das atividades de minerao a mudana da topografia, ecologia (habitat), produzindo contaminao direita no lugar onde acontece os trabalhos de lavra de minas. Material contaminante Assim tambm tem repercusses nas reas prximas e passivos ambientais devido de: -Rejeitos (segundo o tipo de minrio); -Estreis (segundo o tipo de minrio); -gua de drenagem (volume); - Poluio (densidade de material); - Desfigurao da paisagem (forma da cava, ou reas afetadas devido minerao). Sociais e econmicas Em regies tradicionalmente mineiras, o fechamento de mina causa impactos sociais e econmicos devido ao desemprego e perda de receita. Em muitos casos, o governo perde um importante aliado na garantia da infraestrutura bsica

Desativao: Paralisao da atividade mineira em decorrncia de fatores fsicos, econmicos, tecnolgicos ou ambientais, de carter parcial ou total, permanente ou temporrio, tendo como finalidade principal a reduo ou eliminao do passivo ambiental por meio de aes de recuperao desenvolvidas ao longo da vida da mina e aps a sua paralisao. - Fatores fsicos: diminuio de teor e da quantidade de minrio; - Fatores econmicos: flutuao de preo do minrio (produto) no mercado; custos elevados de produo; - Fatores tecnolgicos: obsolescncia de equipamentos e falta de investimentos em pesquisa; - Fatores ambientais: minerao em rea urbana.

Razes da desativao:
- Exausto - O custo de remoo do estril maior que a receita de venda do minrio - O teor do minrio demasiado baixo face aos custos de produo

- Obsolescncia - O investimento em modernizao invivel - Estagnao de reservas por ausncia de pesquisa - Mercado - Flutuao de preos (neste caso, pode ser temporria). A desativao o termo genrico utilizado para designar o encerramento de todas as atividades de uma mina e que incluem: -Paralisao -Descomissionamento (decommissioning)Fase transitria entre a paralisao completa das atividades mineiras, programadas com antecedncia, e o incio da implantao de atividades (que incluem a remoo de infraestrutura) visando uma correta desativao. -Fechamento (closure) - Processo que deve ser pensado durante todo o ciclo da vida de um empreendimento mineiro e que tipicamente culmina no abandono do imvel. Apesar de no ser considerado por todas as empresas, no final do processo, todas as atividades de extrao foram completamente paralisadas e j foram definidas as necessidades de cuidados ativos ou passivos nas reas que esto sendo ou foram recuperadas. -Manuteno (care and maintenance): Cuidados que se deve ter com algumas reas da mina desativada que necessitam de monitoramento constante por determinado perodo. Este perodo pode durar de alguns meses at vrios anos ou tornarse perptuo. -Ps-fechamento (post closure): Assume-se que o ps-fechamento o estgio no qual todos os cuidados com a manuteno, passiva ou ativa, j no so mais necessrios, sendo a rea completamente recuperada, podendo ser entregue a terceiros, sem restries.

- Facilitar o acesso a financiamentos de baixo custo e operar em bolsas internacionais. - Projetar o uso racional de recursos financeiros ao longo da vida til da mina. Minimizar, em longo prazo, a responsabilidades das empresas de minerao com o meio ambiente. - Conseguir a aquiescncia dos rgos e autoridades ambientais. - Obter reconhecimento da sociedade (reputao).

Justificativas para a inexistncia do plano:


- Os rgos ambientais no os solicitam, apenas pedem planos de recuperao de reas degradadas. - No existe lei formal especfica que obrigue o minerador. - A longa vida da operao de uma mina (os mineradores alegam que tm muito tempo para preparar a desativao). - As incertezas com a eventual produo podem tornar impraticvel projetar um plano de fechamento com antecedncia. - Possibilidade de que novas tecnologias possam ser desenvolvidas durante a vida til operacional da mina.

Problemas acarretados pela inexistncia do plano:


- Necessidade de recuperao de grandes reas (que no foram recuperadas na fase de operao). - Custos de recuperao mais elevados. - Descapitalizao das empresas, devido paralisao. - Perda iminente do emprego dos trabalhadores gera estresse e desestmulo. - Falta de consulta comunidade causa insatisfao e queda de reputao da empresa.

Objetivos da desativao da mina:


- Proteger a sade humana e o meio ambiente atravs da manuteno de sua estabilidade fsica e qumica. -Fsica: estabilidade de taludes, proteo contra eroso elica e de gua, estabilidade de pilhas, conservao de estradas e de barragens. -Qumica: conteno e descontaminao. - Possibilitar a reutilizao das terras, uma vez que as operaes mineiras estejam j concludas.

Principais benefcios do plano de desativao:


- Assegura que os componentes ambientais necessrios produo (estoque de gua, ar, terra etc.) estejam disponveis para operaes futuras. - Reduz a extenso e o dispndio com a recuperao final. - Melhora o perfil ambiental e registra a rotina dos trabalhos que serviro para as geraes futuras. -Reduz tenses e conflitos dentro das comunidades locais, atravs de discusso dos trabalhos de recuperao entre a empresa, a comunidade e os rgos ambientais.

Desativao da mina
Para que se efetive com sucesso a desativao de uma mina, cabe ao Poder Pblico a imposio de normas para que sejam observados, no mnimo, os seguintes princpios ambientais: - Princpio da Preveno: - Cabe ao Poder Pblico impor que se produza de acordo com procedimentos, prticas, materiais, produtos ou com formas de energia, que minimizem os impactos ou mesmo os evitem, de forma a no causar riscos para a sade humana e ambiental. - Cabe ao agente econmico Implantar um sistema de controle ambiental visando minimizao dos efeitos ambientais adversos. - Princpio da Precauo Promover a tomada de decises levando em conta uma viso integrada dos objetivos econmicos, ambientais e sociais, sem priorizar nenhum deles. Essas decises devem ser baseadas no avano do conhecimento cientfico e no aperfeioamento tecnolgico buscando o equilbrio entre a proteo do meio ambiente e os interesses econmicos e sociais. - Princpio do Poluidor-Pagador Este princpio pressupe a responsabilidade objetiva, ou seja, independentemente da culpa, quem polui deve pagar. A sua aplicao faz com as empresas sejam a principais interessadas em evitar a poluio em todas as etapas de produo.

dos recursos minerais de forma tica e racional. Conclui-se que recursos minerais so recursos ambientais, conforme disposto no artigo 3, inciso 5, da lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981: Entende-se por recursos ambientais a atmosfera, as guas interiores, superficiais e subterrneas, os esturios, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a flora e a fauna. A Constituio Federal de 1988 no estabelece o conceito de meio ambiente, no entanto a lei n 6.938, Poltica Nacional do Meio Ambiente, estabelece o conceito legal do termo em seu artigo 3, inciso 1: Meio ambiente - o conjunto de condies, leis, influncias, interaes de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas

Art.23. competncia comum da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios: VI - proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas; XI - registrar, acompanhar e fiscalizar as concesses de direitos de pesquisa e explorao de recursos hdricos e minerais em seus territrios. A Poltica Nacional de Meio Ambiente - PNMA, instituda em 1981, tambm pode ser considerada um marco na legislao mineral, pois a partir dela as questes ambientais foram impostas na forma de lei na atividade mineral Portanto, a partir dessa poca foi iniciado um amplo processo de discusses sobre a perspectiva dos aspectos ambientais na atividade em questo. Outro marco do direito mineral a ser considerado a Constituio Federal - CF de 1988, dispositivos dos artigos 23, 24, 176, 177 e 225, visto que disciplinou no somente os direitos tributrios e as competncias para legislar sobre os recursos minerais, mas tambm imps os direitos e deveres dos empreendimentos minerrios sobre a proteo do meio ambiente. Ate 1980, os rgos competentes no se preocupavam de forma explcita com os outros aspectos dos projetos de minerao,

Avaliao do direito minerrio e do direito ambiental no Brasil


MACHADO (1989): Os princpios bsicos de uma poltica de recursos naturais devem ser buscados em face da realidade de cada pas, tendo em vista o seu estgio de desenvolvimento econmico, poltico e social POVEDA (2007): Como todo ramo do direito, o direito minerrio deve ser considerado sobre dois aspectos - O aspecto objetivo do direito minerrio, consiste num conjunto de normas jurdicas disciplinadoras da atividade minerria sobre os enfoques preventivo, corretivo e de fomento junto aos empreendimentos do setor. - O aspecto do direito minerrio como cincia, que consiste na busca do conhecimento sistematizado de normas e princpios ordenadores do aproveitamento

como o fechamento gradual das frentes de lavras ou a recuperao das reas degradadas aps a exausto da reserva mineral. A partir dos 80 houve preocupao devido aos acidentes ambientais gerados pela no execuo de obras de descomissionamento. A primeira importante meno sobre fechamento de mina na legislao minerria brasileira ocorreu com o advento da Portaria no 237, editada pelo Diretor Geral do DNPM, em 18 de outubro de 2001, e alterada pela Portaria n 12, de 22 janeiro de 2002, que instituiu Normas Reguladoras de Minerao NRM. O contedo mnimo dos EIA definido pela Resoluo CONAMA n 01/1986. Pargrafo 3 do artigo 225 da Constituio estabeleceu que "as condutas e atividades lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar o dano.

visando obteno de uma estabilidade do meio ambiente.

Para se efetivar a explorao de bens minerais necessria existncia de dois processos distintos de licenciamento - O Licenciamento Mineral constitui-se na permisso para o aproveitamento dos recursos minerais concedidos pela Unio. - Avaliao dos impactos ambientais decorrentes da explorao mineral proposta e a ser executada.

O Plano de Recuperao de reas Degradadas - PRAD, institudo pelo Decreto n 97.632, de 10 de abril de 1989, que dispe sobre a regulamentao do artigo 2, inciso VIII, da Lei n 6.938, de 31 de agosto de 1981, institudo para ampliar o contedo obrigatrio dos EIA, devendo-se destacar nesse decreto: Art. 1 Os empreendimentos que se destinam explorao de recursos minerais devero, quando da apresentao do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e do Relatrio de Impacto Ambiental (RIMA), submeter aprovao do rgo ambiental competente, plano de recuperao de rea degradada. Art. 3 A recuperao dever ter por objetivo o retorno do stio degradado a uma forma de utilizao, de acordo com um plano preestabelecido para o uso do solo,

Para o fechamento de mina, aps comunicao prvia, obrigatrio o pleito ao Ministro de Estado de Minas e Energia, em requerimento justificativo devidamente acompanhado de instrumentos comprobatrios.

Principais alteraes ambientais


-retirada da cobertura vegetal -Alterao da superfcie dos terrenos -Acelerao da eroso, induo de Escorregamentos, -Alterao de cursos de gua -Produo de rejeitos -Assoreamento de curso de gua, -Potencializao de enchentes e inundaes -Interceptao do lenol fretico, -Aumento da turbidez e de slidos em suspenso nos corpos de gua, e receptores. -Lanamento de fragmentos de rocha -Sobrepresso do ar -Propagao de vibraes no solo -Aumento de partculas em suspenso no ar -Aumento de rudos

Benefcios de um bom plano de fechamento


- Assegurar que o ar, gua e solo da regio sejam utilizados pelas futuras geraes; - Promover um ambiente saudvel para que os trabalhadores possam trabalhar, assim tambm a populao. - Reduzir o extenso e dispendioso servio de remediao. - Incentivar na empresa uma conduta de responsabilidade ambiental. - Reduzir tenses com a comunidade.

Itens a considerar num plano de fechamento


- reas lavradas: trincheiras, poos, galerias subterrneas, superfcies decapeadas, cavas (secas ou inundadas), frentes de lavra (bancadas, taludes), etc. - reas de disposio de estril e rejeitos: Incluem pilhas de estril, bacias ou barragens de rejeitos, solos superficiais, resduos slidos, rejeitos do tratamento de minrio, guas de recirculao, componentes qumicos utilizados. - reas de infraestrutura: Incluem vias de acesso (rodovias, ramal ferrovirio, pistas de pouso e portos), linhas de transmisso, torres de comunicao, tubulao de suprimentos de gua, etc. Incluem ainda, obras civis e equipamentos como: escritrios, almoxarifados, refeitrios, laboratrios de ensaios, usina geradora de energia, fabricao e armazenagem de explosivos, armazns de minrios, guinchos, equipamentos de poos, transportadores e equipamentos mveis.

Objetivos ou Metas de Recuperao a Serem Alcanados:


a) A curto prazo: -Recomposio da topografia dos terrenos; - Controle da eroso do solo; - Revegetao do solo; - Amenizao do impacto na paisagem; - Controle da deposio de estreis e rejeitos. b) A mdio prazo: -Surgimento do processo de sucesso vegetal; -Reestruturao das propriedades fsicas e qumicas do solo; -Ocorrncias de reciclagem dos nutrientes; Reaparecimento da fauna. c) A longo prazo: -Auto sustentao do processo de recuperao; -Inter-relacionamento dinmico entre solo-plantaanimal; - Utilizao futura da rea.

Tcnicas mais usadas para assegurar um uso seqencial produtivo das reas atingidas: Enchimento da cava com estril ou rejeito de mina. Manuteno da cava com a regularizao das bancadas com ou sem enchimento de gua; Retomada das pilhas para enchimento de cavas; Restabelecimento das redes de drenagens naturais; Instalao de sistemas de drenagem e captao de guas superficiais; Terraplanagem da bacia de rejeito para uso apropriado; Manuteno da barragem para acmulo de guas pluviais; Instalao de sistemas de drenagens nos taludes das barragens; Desmontagem e remoo de equipamentos e construes; Remoo de materiais enterrados; Enchimento das escavaes; Remoo de tanques subterrneos; Conservao de edifcios para novos usos; Demolio das construes e terraplanagem do terreno visando novos usos da rea; Manuteno das estradas locais para uso da comunidade; Bloqueio de estradas sem uso; Conservao das instalaes de energia.

Aspectos Legais, Diretrizes Normativas e Estruturas Institucionais Brasileira.


1. Ministrio do Meio Ambiente (MMA): responsvel por formular e coordenar as polticas ambientais, assim como acompanhar e superintender sua execuo; 2 Ministrio de Minas e Energia (MME): responsvel por formular e coordenar as polticas dos setores mineral, eltrico e de petrleo/gs 3. Secretaria de Minas e Metalurgia (SMM/MME): responsvel por formular e coordenar a implementao das polticas do setor mineral; 4. Departamento Nacional de Produo Mineral (DNPM): responsvel pelo planejamento e fomento da utilizao proveitosa dos recursos minerais, preservao e estudo do patrimnio paleontolgico, cabendo-lhe tambm superintender as pesquisas geolgicas e minerais, bem como conceder, controlar e fiscalizar o exerccio das atividades de minerao em todo o territrio nacional, de acordo com o Cdigo de Minerao; 5. Servio Geolgico do Brasil Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM): responsvel por gerar e difundir conhecimento geolgico e hidrolgico bsico, alm de disponibilizar informaes e conhecimento sobre o meio fsico para a gesto territorial; 6. Agncia Nacional de guas (ANA): responsvel pela execuo da Poltica Nacional de Recursos Hdricos, sua principal competncia a de implementar o gerenciamento dos recursos hdricos no pas. Responsvel tambm pela outorga de gua

superficial e subterrnea, inclusive aquelas que so utilizadas na minerao. 7. Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA): responsvel por formular as polticas ambientais, cujas Resolues tm poder normativo, com fora de lei, desde que, o Poder Legislativo no tenha aprovada legislao especfica; 8. Conselho Nacional de Recursos Hdricos (CNRH): responsvel por formular as polticas de recursos hdricos; promover a articulao de seu planejamento; estabelecer critrios gerais para a outorga de direito de uso dos recursos hdricos e para a cobrana pelo seu uso; 9 Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renovveis (IBAMA): responsvel, em nvel federal, pelo licenciamento e fiscalizao ambiental; 10. Centro de Estudos de Cavernas (CECAV) vinculado ao IBAMA: responsvel pelo patrimnio espeleolgico.

Segundo VALE (2000) o oramento deve refletir os custos reais, mximos e apropriados para auxiliar na proviso de fundos necessrios, devendo ser composto por: Descomissionamento; trabalhos de demolio; remoo da infra-estrutura; recuperao de ativos; recomposio de paisagem; fechamento e abertura de acessos subterrneos; trabalhos de remediao; trabalhos de restaurao; atividades de manuteno e monitoramento; gastos com administrao e gerenciamento; custos de treinamento e relocao; imprevistos (acidentes); contingncias.

Captulo 4:
Drenagem cida A oxidao dos minerais sulfetados um processo natural, que resulta da exposio destes ao oxignio, e das condies atmosfricas e locais. Quando grandes volumes de materiais ricos em enxofre esto expostos, este processo acelerado. Portanto a minerao de minerais sulfetados constitui ambiente propicio para a ocorrncia de drenagem cida. Caractersticas caracterizada pela formao de cido sulfrico, concentrao de metais pesados, baixo Ph, causando impacto no meio ambiente. O potencial de gerao do DAM, especfico do local, est em funo do tipo de mineral depositado. O cido produzido pelo fenmeno, responsvel pelo rebaixamento do PH, solubiliza metais pesados como - Arsnio - Urnio - Zinco - Cdmio

CUSTOS ENVOLVIDOS NO FECHAMENTO DE MINA


Custos ambientais so o somatrio dos gastos despendidos pela empresa, relacionados direta ou indiretamente com o controle, preservao e recuperao do meio ambiente. Para elaborao de uma planilha de oramento de custos para recuperao ambiental de uma mina, necessrio montar um quadro de preos, onde apaream todos os custos correspondentes ao rendimento dos equipamentos utilizados, materiais de consumo e mo-de-obra envolvida nestes trabalhos, segundo o esquema abaixo.

O tratamento de minrios sulfetados tende a acrescentar o potencial de gerao de drenagem cida. Resumo Oxidao de sulfetos minerais processo natural resultante da exposio destes minerais a condies atmosfricas. Sulfeto de Ferro (FeS2) mais comum em minerao. Impactos da oxidao da pirita pH < 2, alta concentrao de sulfato (> 2000 mg/l), ferro e elevada concentrao de metais solveis em efluentes no cidos. Ocorre em drenagens de pilhas de estril, barragens de rejeitos, aberturas subterrneas, paredes da cava onde guas subterrneas so interceptadas.

Fatores que Influenciam na Drenagem cida - Processos qumicos, fsicos e biolgicos. Primrios diretamente envolvidos gerao de produtos da oxidao de sulfetos. na

- Testes Esttico -Avaliam o balano entre o potencial de gerao de cido (oxidao de sulfetos) e a capacidade de neutralizao (dissoluo de carbonatos e outros minerais relevantes). - Quantificao cido/base ou potencial lquido de produo de cido; - Teste de gerao de cido; - pH da pasta saturada e condutividade; e - Anlise de metais (total e solveis). - Potencial Lquido de Produo de cido (PLPA) Obtido pela diferena da capacidade de neutralizao de cido de uma amostra do potencial total de acidez estimado da mesma. Potencial de acidez mximo (PAM); Capacidade de neutralizao (CN); Classificao da amostra PAM determinao do contedo de S na amostra em %, vezes um fator de converso. Considerando uma completa oxidao de todo o S, o fator de converso gerar Kg de cido que podem teoricamente ser produzido de 1 tonelada de material. CN quantifica a habilidade da amostra de tamponar ou neutralizar cido produzido pela oxidao do sulfeto. determinado pela reao de uma amostra moda com uma quantidade conhecida de cido (sulfrico) para determinar a capacidade de neutralizao. PLPA = PAM CN PLPA > 0 potencialmente formadora de cido; PLPA <= 0 no formador de cido. PLPA indica o potencial de gerao de cido, mas no a reatividade do material.

- Disponibilidade de gua para oxidao e transporte; - Disponibilidade de oxignio; - A um menor grau (temperatura, pH, equilbrio ferro frrico/ferro ferroso e atividade microbiolgica). - A taxa de oxidao da pirita acelerada pela presena da bactria Thiobacillus ferrooxidans, associadas quase todos os casos de drenagens cidas. - Mxima oxidao da pirita ocorre entre pH 2.4 e 3.6. Em condies cidas, ons frricos so fortes agentes oxidantes que atacam sulfetos aumentando a taxa de oxidao e gerao de produtos de oxidao. Secundrios consumo ou alterao dos produtos da oxidao. - Presena de minerais que neutralizam a acidez. Carbonatos, silicatos, aluminosilicatos (mica, argilas). - Influncia do pH no equilbrio ferro ferroso/frrico. Em baixo pH ferro frrico age como oxidante, enquanto em valores de pH maiores que 3,5 ferro frrico precipita na forma de hidrxido frrico Fe(OH)3. - Taxas de oxidao de sulfetos tem demonstrado aumento da presso de oxignio, efeito mais pronunciado quando bactrias catalisadoras esto ativas. Tercirios - Condies fsicas (materiais, topografia, clima) influenciam na oxidao de sulfetos, potencial de migrao no ambiente e consumo dos produtos da oxidao. - Condies climticas podem determinar drenagem cida, principalmente chuva e temperatura. - Em pilhas de estreis a taxa de oxidao dos sulfetos funo da rea superficial exposta para oxidao, dureza, tamanho das partculas e permeabilidade. - Composio qumica das guas receptoras de drenagem cida. guas alcalinas tendem a neutralizar e precipitar metais em formas menos txicas. Matria orgnica dissolvida podem complexar metais em soluo afetando a toxidade e bio-disponibilidade para organismos aquticos. Identificao de Drenagem cida

Captulo 5:
NBR 13029
Terminologia - Desativao da pilha de estril: Integrao ao meio ambiente e habilitao para novo uso da pilha j formada e acabada, aps o trmino de sua vida operacional. - Plano de desativao da pilha de estril: Conjunto de atividades necessrias para permitir a desativao da pilha de estril. Plano de desativao Apresentar o plano de desativao sempre que o uso futuro da rea da pilha estiver definido e/ou houver legislao especfica.

Construo de pilhas de estril: - Tipicamente realizada por basculamento na ponta do aterro / basculamento na plataforma e movimentao com trator de lmina. - Realizado por camada ou por bancadas. - Pilhas de estril so tipicamente estruturas estratificadas com o plano de estratificao paralelo ao ngulo de repouso: tipicamente cerca de 37. - As bermas deixadas na construo da pilha recebem algum tipo de compactao ou tratamento para funcionarem adequadamente sob o impacto das guas superficiais que passam pela pilha. - As bermas tm tambm o papel de facilitar acesso para futuros trabalhos de acabamento da pilha na fase de desativao. - As partculas mais grosseiras tendem a se acumular na base da pilha. - As alturas das pilhas variam dependendo da topografia do local; pilhas com altura to elevadas quanto 1000 m foram construdas de forma satisfatria at o momento. Aspectos operacionais: - Manejo seletivo de estreis com potencial de drenagem cida (PDA) pode ser necessrio; A deposio de estril PDA deve acontecer sobre uma camada de materiais oxidados e deve ter cobertura tambm com uma camada desses materiais (algumas vezes de permeabilidade diferente). - Estabelecer caimento na plataforma de trabalho para evitar que guas superficiais venham a desenvolver fluxo concentrados na face do talude. - Colocao de materiais de baixa permeabilidade nas bermas e coroamento da pilha de modo a facilitar o runoff e reduzir a infiltrao. - Completar e reabilitar bancos da pilha enquanto outros bancos superiores estejam em construo. - Use estril para construo de outras estruturas, por exemplo, barragens de rejeito. - Pilhas de estril construdas sobre drenagens podem bloquear o escoamento das guas superficiais a menos que haja drenos internos projetados e colocados no fundo dos talvegues. - Separar a drenagem interna coletada de estril PDA por meio de uma camada de baixa permeabilidade. - Surgncias que ficam cobertas por uma pilha de estril devem ser coletadas e direcionadas para uma drenagem de fundo da pilha. - Se possvel limitar a rea da bacia de captao de forma a reduzir as dimenses, o porte do sistema de escoamento superficial (desvio) e de drenagem interna. - Estril depositado na condio de umidade natural que em geral menor que o teor de umidade residual.

Estabilidade Fsica e Atividades Garantir condies de estabilidade geral da pilha: - Avaliar riscos de ruptura: - Comunidades e infra-estruturas como estradas, atuais e futuras a jusante. - Impacto na qualidade da gua de cursos dgua ou canais (dutos) na eventualidade de uma ruptura. - Haver deteriorao da resistncia ao cisalhamento do estril com o passar do tempo? - Em reas ssmicas necessrio usar terremotos de projeto com maior perodo de recorrncia na fase de desativao do que na fase de operaes, dependendo dos riscos envolvidos numa ruptura. - H alguma chance de que a pilha possa se liquefazer (fundao) sob um carregamento ssmico ou uma ruptura convencional? - Execute anlises de estabilidade para carregamentos estticos e dinmicos (ssmicos): - Amostre estril e material de fundao se necessrio e obtenha parmetros de resistncia ao cisalhamento; resistncia ao cisalhamento de estreis so melhores representados por uma envoltria curva de Mohr-Coulomb. - Avalie a s condies de poropresso na pilha e na fundao. - Selecione o melhor mtodo de anlise e ferramenta de clculo (programa). - Fatores de segurana aceitveis (tpico dependendo do risco envolvido por uma ruptura): Anlise esttica >1.3 Anlise pseudoesttica >1.0 - Estabilidade eroso - Eliminar fluxos concentrados da face do talude. - Projetar canais especiais (perifricos) para conduzir as guas superficiais incidentes / afluentes evitando eroso precisam ser estruturas estveis para uma situao de longo prazo . - Algum nvel de manuteno pode ser necessrio durante os primeiros anos depois do final das operaes. - Estabilidade das coberturas - No caso de coberturas pode ser feito uma modelagem de seu comportamento em relao eroso superficial; Uma boa resposta na vegetao crucial para estabilidade ( eroso) - Considerar outros modos potenciais de ruptura para a cobertura, ex. saturao e deslizamento caso o material da cobertura seja mais fino que o estril e o contato entre a cobertura e face da pilha tenham baixa resistncia ao cisalhamento. - Qual seria o efeito de queimadas na estabilidade da cobertura?

Ensaios para Caracterizao geoqumica dos estreis: - pH de contato e condutividade de campo (obter pH e EC para uma soluo feita na razo 1:1 de gua e slidos em peso, decantar a soluo e faa as medidas; pode tambm analisar sulfato, cobre e ferro. - Mineralogia de campo para definir presena e tipo de minerais secundrios. - Contagem cido base (ABA ou esttica) ou gerao cida resultante (NAG). - Ensaio de coluna ou de batelada para obter uma idia da qualidade do potencial lixiviado. Uso da Terra Uso futuro da estrutura precisa ser avaliado poca do projeto de desativao para selecionar o uso mais interessante, ex. Pastagem e vida selvagem; Uso para atividades agrcolas; Indstria leve; Outros. Coberturas Coberturas so projetadas e construdas para reduzir infiltrao na pilha de estril (ou outra estrutura). midas - gua o estril coberto por uma lmina dgua para eliminar a drenagem cida. - A cobertura mantida saturada por capilaridade a partir da seleo de material apropriado para as condies ambientais e caractersticas do estril. secas - Coberturas evaporativas que permitem a infiltrao durante a estao chuvosa e a remoo da gua atravs de evapotranspirao no perodo de estiagem. - As coberturas evaporativas frequentemente tem camadas adicionais que apresentam combinaes de camadas de baixa permeabilidade e /ou barreiras capilares entre o estril e a cobertura. - Analise de fluxo no saturado realizado para avaliar a infiltrao que pode resultar atravs da cobertura. - Coberturas na parte rampada (inclinada) da pilha podem ter comportamento diferenciado daquelas instaladas em reas planas e uma anlise bidimensional pode ser necessria para avaliar este condio. - difcil construir coberturas confiveis em declividades superiores a 2,5:1 e o melhor t-las em declividades de 3:1. - Queimadas que destruam a vegetao podem ter impacto significativo no comportamento de coberturas secas.

- Aps Desativao - Observaes visuais dos sistemas de manejo da gua superficial de forma peridica; talvez mensalmente no inicio e eventualmente depois de um hidrolgico extremo. - Observao visual do comportamento da cobertura; sucesso da revegetao, eroso, trincamento, etc. - Qualidade da gua de percolao no p. - Fluxo no saturado abaixo da cobertura, ex. teor de umidade e suco mtrica. - Monitoramento de poos de gua a jusante da pilha para obter informao sobre a qualidade da gua. Conformao Topogrfica Final em Pilhas de Estril - Variedade de formas. - Convexa nos topos e cncava na base. - Sistemas de drenagem-caimento natural do terreno. - Vegetao ajustada a hidrogeologia. Prticas histricas de reabilitao Taludes uniformes Simples de projetar e construir, mas - Taludes ngremes - Estruturas de drenagem orientadas no contorno com muita obra civil. - Esforos de revegetao tipicamente seguem configuraes artificiais. Sem Modificaes - Risco Fsico - eroso por ravinamento e re-estabelecimento de sistemas de drenagem superficial. - Taludes ngremes no protegidos iro aplainar - Ravinas iro surgir nos taludes suaves - Drenagens retilneas iro meandrar - Taludes lineares ou convexos iro tornar-se cncavos e viceversa Sumrio - Definir uso futuro do local. - Avaliar o potencial geolgico e os elementos de controle estrutural. - Observar e coletar dados topogrficos da rea (formas, gradiente, vegetao, bacia de drenagem). - Modelar o perfil de eroso em longo-prazo da rea Projetar sistemas de drenagem seguros e que garantam que o nvel de escoamento final no atinja pontos de volume e velocidade que venham a causar riscos fsicos e sedimentao inaceitvel. - Estimar a conformao topogrfica para um perodo de mnimo de 100 anos. - Evite usar materiais importados (diferentes) como gabies, substratos, concretos - Seja conservativo.

Monitoramento - Durante Desativao -Caracterizao do estril no indicar a presena de material similar em profundidade; durante a implementao da desativao amostras adicionais devem ser coletadas das novas frentes de deposio para os ensaios ABA e NGA e ensaio de contato de modo a ajudar na deciso de projeto da cobertura (ex. espessura e tipo da cobertura). - Monitorar percolao do p para qualidade da gua. - Observar a distribuio granulomtrica em perfis da pilha na medida que isso pode atualizar e melhorar os modelos de fluxo no saturado. - Trabalhar no sentido de estabelecer uma forma natural para a pilha de estril.

You might also like