You are on page 1of 3

Escola e Juventude O aprender a aprender Regina Magalhes de Souza Captulo 1 A crise na escola MOMENTO 1 APONTA 2 OPINIES ACERCA DA CRISE

RISE NA EDUCAO Escola est em crise cuja origem est alm da degradao material do sistema, que um fator agravante. Massificao do ensino, tambm apontado como responsvel pela crise, no encontra elementos de sustentao hoje. Comea dando dois elementos que justificariam a crise para dizer que um s um agravante e que o outro no vlido como justificativa hoje em dia (Foi elemento de sustentao em algum momento?). Fracasso escolar entendido como altos ndices de repetncia e evaso pelo menos em se tratando da teoria que julga a massificao como culpada pela crise. Escola entendida como prestadora de servios. Autora tambm usa o termo mercado de trabalho. Pg. 19. Termina de apresentar as causas comuns que so atribudas crise escolar e parte para o entendimento dela do problema. MOMENTO 2 SITUA A CRISE NA EDUCAO NA VISO DELA Desvendar crise inscrevendo-a no quadro de mudanas da cultura contempornea. Crise: momento de romper com padres tradicionais e de

desestabilizao da organizao. Pode originar nova conformao da instituio escolar. Escola em crise: objetivos claramente definidos, voltada para pblico elitista, funo fundamental era transmitir conhecimentos e perpetuar cultura por meio da formao de novas geraes.

Crise mundial da cultura letrada que j no seria considerada legtima para presidir hierarquia das culturas e subculturas.

Crise da alfabetizao afeta camadas populares e camadas mdias urbanas dos pases de primeiro mundo.

Ensino em nossas escolas estaria cada vez mais informativo e menos formativo. O conhecimento oriundo da cultura erudita universitria reduzse simples informao.

Assim como na veiculao de informao, o propsito do ensino tem sido a transmisso do puro e simples contedo, excluindo a reflexo e a crtica. Contedo este que, acompanhado de vrias explicaes, se torna extremamente simplificado.

Ensino escolar e informao veiculada pelos meios de comunicao: transmisso do contedo em si, simplificao e fragmentao.

Contedo em si, simplificao e fragmentao: razes nas possibilidades reais de difuso, na sociedade contempornea, da cultura erudita universitria. MOMENTO 3

Informaes relacionadas vida prtica conquistam mais o espectador que o relato de fatos e situaes de tempos passados (que antes dispunham de uma autoridade que os valorizava).

Passado deixou de representar modelo de grandeza ou de sabedoria para as novas geraes, ameaando a possibilidade de um ensino que ultrapasse o nvel da mera informao imediatamente aplicvel e verificvel.

Possibilidades repercusso da cultura erudita entre jovens so quase inexistentes e escola perdeu sua autoridade perante alunos e sociedade.

A fonte de autoridade, segundo Arendt (1992a, 1992b), uma fora externa e superior a quem a detm, e autoridade do professor arraigava-

se na autoridade da tradio: na medida em que se faz a mediao entre o velho e o novo, o seu ofcio lhe exige um respeito pelo passado. Arendt: crise da tradio e de nossa atitude com relao ao passado. poca moderna j no reverencia ao passado nem respeita os antepassados. Num mundo que no estruturado pela autoridade, tampouco mantido coeso pela tradio, que preserva o passado, a educao encontra-se em crise, uma vez que no pode abrir mo nem da autoridade nem da tradio. E autoridade no deve ser confundida com poder ou violncia. Ela exclui o uso de meios externos de coero ou a persuaso por argumentos. Para Arendt, crise do mundo moderno (que se reflete na educao) = perda geral de autoridade, iniciada na vida pblica e poltica para desembocar na vida privada. Se autoridade est ligada com a responsabilidade pelo curso que as coisas tomam no mundo, quando os adultos a recusam eles esto recusando a assumir a responsabilidade pelo curso que as coisas tomam no mundo ao qual trouxeram seus filhos.

You might also like