You are on page 1of 8

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS

Atividades de Cincias da Natureza

Indicador cido-Base
Aline Leal Gisele dos Santos Marcos Barbosa Zaqueu Oliveira

Resumo
Esse experimento mostra de modo simples como construir uma escala para distinguir entre substncias cidas e bsicas. O experimento consiste em construir uma escala de pH utilizando extrato de repolho-roxo e outros materiais de fcil acesso.

Objetivos
O objetivo da atividade consiste em realizar um experimento que explique o que so substncias cidas e bsicas. Para tanto, ser construda uma escala de pH utilizando como indicador cido-base o extrato de repolho-roxo para medir o pH de substncias usadas no diaa-dia.

Estrutura da Atividade
A atividade pode ser realizada em trs partes: Inicia-se questionando os alunos o que sabem sobre cidos e bases e como diferenciar cada substncia; Em seguida realiza-se o experimento; Por ltimo pode ser pedido aos alunos para realizarem uma pesqusia em livros para tirar as dvidas que o experimento ainda no solucionou, e que dever ser entregue na prxima aula.

Organizao da Classe
Recomenda-se que a classe esteja organizada em grupos para a realizao de alguma

tarefa que o experimento possa acompanhar. No momento de realizao do experimento, os alunos devem ficar organizados em crculo para facilitar a visualizao.

Introduo
Solues cidas e bsicas esto presentes no quotidiano de todos ns. Exemplo muito prximo de cido o cido clordrico (HCl) presente em nosso estmago que participa da digesto dos alimentos, as frutas azedas como o limo, vinagre, etc. J as bases podem ser exemplificadas por frutas verdes que possuem o sabor adstringente, como a banana e o caqui verde. Atravs desses exemplos bastantes presentes no dia-a-dia dos alunos possvel explicar cientificamente o que so as substncias cidas e bsicas assim como o pH. O pH a concentrao de osn H+ em uma determinada soluo. Esse ndice pode variar de 0 a 14, onde as solues cidas tem pH prximo de 0 e as solues bsicas pH prximo de 14. J as solues neutras tem pH 7. Os indicadores cido-base so substncias qumicas que quando adicionado uma soluo indica se ela cida ou bsica de acordo com seu pH. Geralmente os indicadores so cidos ou bases fracas que ao se unirem aos ons H+ ou OH- mudam de cor devido uma alterao em sua configurao eletrnica. Os indicadores cido-base so recomendados para verificaes rigorosas do pH. Num caso, mais rigorosas deve se usar um pHmetro que um aparelho medidor de pH. Tambm encontrado em lojas especializadas os papis indicadores universais. Os extratos de alguns vegetais tambm fazem o papel de indicador cido-base natural, como exemplo, utilizaremos o repolho roxo no experimento, mas podem ser usadas as solues aquosas de ch-preto, de beterraba, de brcolis, de rabanete e da pra.

Material

Figura 1 - Materiais Utilizados

18 tubos de ensaio 2 Bqueres de 250mL Bquer de 500mL Agitador magntico com aquecimento Aventais de manga longa (um para cada integrante do grupo) Repolho roxo Vinagre lcool Detergente com amonaco Detergente liquido Xampu Leite Suco de limo Soluo aquosa de sabo em p Clara de ovo Comprimido efervescente

Os tubos de ensaio podem ser substitudos por copos de vidro ou descartveis transparente, os bqueres podem ser substitudos por panelas e o agitador magntico com aquecimento pode ser substitudo por um fogo e colheres para agitar. Para se obter gua destilada, basta ferver gua potvel.

Figura 2 - Materiais Utilizados

Procedimento
1. Preparao de extrato de repolho roxo e escala padro de pH Para fazer a extrao do pigmento do repolho roxo devem ser feitos os seguintes passos: o o o o Colocar uma pequena quantidade de repolho roxo num bquer de 250 mL; Adicionar gua destilada at cobrir todo o repolho roxo; Ferver a mistura at reduzir o volume de gua; Filtrar a mistura e guardar o lquido filtrado.

Em seguida fazer a escala padro de pH, para isso devemos: o Rotular 5 tubos de ensaio e adicionar as solues da tabela abaixo;

Tubo de ensaio 1

Soluo 5 mL de gua destilada + 5 de gotas de vinagre + 5 mL de soluo de repolho roxo

2 3 4 5

5 mL de lcool + 5 mL de soluo de repolho roxo 5 mL de gua destilada + 5 mL de soluo de repolho roxo 5 mL de gua destilada + 1 gota de detergente com amonaco + 5 mL de soluo de repolho roxo 5 mL de gua destilada + 5 gotas de detergente com amonaco + 5 mL de soluo de repolho roxo

2. Teste de pH em diferentes substncias Para fazer o teste de pH devemos realizar os seguintes passos: o o o Rotular 6 tubos de ensaio; Acrescentar 5 mL de gua destilada e 5 mL de soluo de repolho roxo em cada tubo de ensaio; Em cada tubo acrescentar 5 gotas das seguintes substncias:

Tubo de ensaio Soluo acrescentada 1 2 3 4 5 6 Xampu Leite Suco de limo Detergente liquido Soluo aquosa de sabo em p Clara de ovo

o o

Depois classificar as substncias como cidos fortes ou fracos e bases fortes ou fracas; Fizemos uma escala de pH entre as substncias analisadas.

Situao-Problema
Podemos colocar diversas situaes problemas. Aqui vamos exemplificar uma delas. O gosto de frutas podem nos mostrar se ela cida ou bsica. Por exemplo: O limo e a laranja so frutas cidas, enquanto que a banana verde e o caqui verde tem um sabor adstringente - uma das caractersticas de substncias bsicas. Mas nem sempre podemos colocar na boca uma determinada substncia para provar se ela cida ou bsica, pois elas podem ser nocivas para a sade e ao ser ingeridas podem at mesmo serem fatais. Assim esse experimento vem mostrar para os alunos como diferenciar se uma determinada substncia cida ou bsica.

Hipteses
As hipteses podem ser contrudas pelos prprios alunos antes da realizao do experimento. Uma sugesto a seguinte: Na primeira parte da atividade - antes da realizao do experimento -, podemos perguntar para os alunos o que eles sabem sobre essas substncias, uma forma que possamos distigu-las e pedir para eles mesmos fazerem

perguntas que tentaram ser respondidas no final.

Elementos Para Testar as Hipteses


O prprio experimento ser capaz de reposnder as hipteses e, em ltimo caso, a realizao de uma pesquisa posterior em livros e revitas pode ajudar os alunos a entender melhor os assuntos.

Resultados
1. Preparao de extrato de repolho roxo e escala padro de pH Quando adicionamos o extrato de repolho roxo s diferentes solues, elas ficaram com cores diferentes. As cores obtidas sero as seguintes (foto 3):
Tubo de Ensaio Cor Obtida 1 2 3 4 5 Avermelhado Lils Claro Lils Claro Lils Lils Escuro

Figura 3

2. Teste de pH em diferentes substncias Quando adicionarmos 5 gotas das substncias, obteremos as seguintes cores:
Tubo de Ensaio Cor Obtida 1 2 3 4 5 6 Avermelhado Lils Calro Esbranquiado Rosa Lils Escuro Verde Azulado Azul

Atravs da escala da parte 1 possvel fazer a classificao das substncias. Quanto mais prximo da cor vermelha mais cida ser a substncia, conforme fica mais lils se torna mais fraca. Indo para cores azuladas, esverdeadas e amarelas a substncia possui carter mais bsico. Podemos observar a escala de cores na foto 4. Os tubos no foram dispostos em ordem de pH.

Figura 4

Escala de cores obtidas a partir da parte 1 (N do tubo de ensaio) Avermelhada (1) Rosa (2)

Classificao das substncias cidos Fortes

Lils Calro (3) Lils (4) Lils Escuro (5) Roxo e Amarelo (No tivemos no experimento)

cidos Fracos Bases Fracas Bases Fortes

Escala de Cores Obtidas (N do Tubo de Ensaio) Avermelhado (1) Rosa (3) Lils Claro (2) Lils Escuro (4) Azul (6) Verde Azulado (6)

Portanto se fossemos colocar as substancias em ordem crescente de pH a ordem dos tubos seria a seguinte: tubo 1, tubo 3, tubo 2, tubo 4, tubo 6 e tubo 5.

Atividades de Cincias da Natureza


Atividades desenvolvidas por alunos de graduao do curso de Licenciatura em Cincias da Natureza para o Ensino Fundamental, da Escola de Artes, Cincias e Humanidades da USP.

Indicador cido-Base
Atividades de Cincias da Natureza

Autores Durao Nvel rea Tema Tpico Atividade Experimental

Aline Leal, Gisele dos Santos, Marcos Barbosa, Zaqueu Oliveira Aproximadamente 1 hora. Ensino Fundamental II qumica quimica inorganica cidos e bases Demonstrao,Experimentao,Anlise de dados,Materiais alternativos

You might also like