You are on page 1of 2

SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA

MANTENEDORA DA PUC Minas E DO COLGIO SANTA MARIA

QUESTO 03
DATA: 19 / 11 / 2007 UNIDADE: II VESTIBULAR SIMULADO DE LITERATURA

REVOLUO
Antes da revoluo eu era professor Com ela veio a demisso da Universidade Passei a cobrar posies, de mim e dos outros (meus pais eram marxistas) Melhorei nisso hoje j no me maltrato nem a ningum
ALVIM, Francisco. In. HOLLANDA, Helosa Buarque de. (org.) 26 poetas poetas hoje. hoje Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2007. p. 18

Aluno(a): Professor: Valor:

N 05_ Mdia: 3

3 Srie/EMTurma: ______ Pontos Obtidos:

QUESTO 01 Em O Alienista, a populao de Itagua caracteriza-se por uma ingenuidade absoluta diante da retrica cientfica de Simo Bacamarte que se v apto para decidir o futuro das pessoas. Em Ponci Vicncio, o sinh-moo decide testar a capacidade cognitiva do Pai de Ponci ensinandolhe as letras. Ao perceber a aquisio do aprendizado do negro, interrompe o processo. Assim, torna-se pertinente identificar, nas duas obras, a reflexo acerca da relao entre a palavra e o poder. Em um texto, ARGUMENTE como essa relao contribui com o acirramento das desigualdades tnicas e sociais nas duas obras citadas.

Em um pequeno texto, EXPLIQUE, a partir de Revoluo, de Francisco Alvim, a relao evidente entre a produo literria dos anos 70 e o contexto histrico brasileiro. Para tanto, utilize fragmentos do poema para justificar sua argumentao.
1 1

QUESTO 04 Redija um pargrafo, COMPARANDO a proposta potica da 1 Gerao Modernista, com a dos poetas da dcada de 70, considere para isso, os textos Buclica, de Oswald de Andrade e Algazarra, de Ana Cristina Csar.

ALGAZARRA
QUESTO 02 Morro alto, morro grande, Me conta o teu padecer. Pra baixo de mim, no olho; Pra cima, no posso ver...
(Contracano. Pea pseudofolclrica.)

ROSA, Joo Guimares. O Recado do Morro. Morro Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2007. p. 5.

Redija um breve texto, EXPLICANDO por que os dois ltimos versos da epgrafe de O Recado do Morro indicam o eixo central do conto, ou seja, como tais versos relacionam-se ao protagonista do conto.
1

a fala dos bichos comprida e fcil: miados soltos na campina; guias hidrulicas nas pontes; na cozinha a hidra espia medrosas as cabeas; enguias engolem sete redes saturam de lombrigas o pomar; (...)
CSAR, Ana Cristina. In. HOLLANDA, Helosa Buarque de. (org.) 26 poetas hoje. hoje Rio de Janeiro: Aeroplano Editora, 2007. p. 144.

BUCLICA
Agora vamos correr o pomar antigo Bicos areos de patos selvagens Tetas verdes entre folhas E uma passarinhada nos vaia Num tamarindo Que decola para o anil rvores sentadas Quitandas vivas de laranjas maduras Vespas
ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. rasil 3 ed. So Paulo: Globo, 1990. p. 92.

II VESTIBULAR SIMULADO 2007

II VESTIBULAR SIMULADO 2007

QUESTO 05

ADVERTNCIA
Este ttulo de Papis avulsos parece negar ao livro uma certa unidade; faz crer que o autor coligiu vrios escritos de ordem diversa para o fim de os no perder. A verdade essa, sem ser bem essa. Avulsos so eles, mas no vieram para aqui como passageiros, que acertam de entrar na mesma hospedaria. So pessoas de uma s famlia, que a obrigao do pai fez sentar mesma mesa. (...)
ASSIS, Machado de. Papis Avulsos. Rio de Janeiro: Belo Horizonte: Livraria Garnier. 2000. p. 15.

possvel apropriar-se da Advertncia machadiana que precede Papis Avulsos para desvendar uma imagem de Brasil que as obras do Vestibular UFMG/08 desenham. Redija um pequeno texto, REVELANDO como a unidade/famlia/Brasil pode ser entendida; a partir dos passageiros/filhos/escritos que so as obras do vestibular UFMG/08 (Papis Avulsos, Ponci Vicncio, Mara, 26 poetas hoje, O Recado do Morro). Lembre-se de utilizar um elemento evidente que articula ou que relaciona tais obras.

VAMR/RCV/PVSV/ gmf

II VESTIBULAR SIMULADO 2007

II VESTIBULAR SIMULADO 2007

You might also like