You are on page 1of 3

A REVOLUO NO SER TELEVISIONADA - Chavez eleito democraticamente em 1998 .

Apoio majoritario dos humildes (80% da Venezuela) - 4 maior produtor de petrleo do mundo (mas apenas uma pequenssima parte se beneficia disso) - Chavez prometera distribuir as riquezas e estender a participao poltica do povo. - Apoiando-se em uma nova Constituio Revolucionria e Bolivariana aprovada por referendo em 1999, Chavez via como sua responsabilidade a conscientizao dos venezuelanos de seus direitos. . Como parte desse programa, ele mantinha regularmente um programa de rdio e TV (Al presidente) todos os domingos. Aqueles que conseguiam a ligao podiam falar diretamente com o presidente. - Outra razo de popularidade: no era branco nem vinha de classes altas como a elite que sempre esteve no poder. - Em 1992 tentou um golpe de Estado contra um presidente, hoje condenado por corrupo. O golpe fracassou e Chavez passou dois anos na priso, durante os quais cresceu sua popularidade. - Fazia contato pessoal - Militar (tenente-coronel), sabia como conquistar a lealdade das tropas - No passado, os meios de comunicao haviam sido vtimas da censura por parte dos governos anteriores. Desde a chegada de Chavez, existia total liberdade de expresso. Mas o que mais surpreendeu foi que, ainda que transmitissem barbaridades, eles se queixavam de que no havia liberdade de expresso. Os grandes meios de comunicao venezuelanos, os quais fazem parte de poderosas organizaes, estavam entrincheirados numa batalha aberta contra o presidente e seu governo. O presidente contra-atacava atravs do nico canal a que tinha acesso, o canal 8, o canal do Estado. . Devemos ir s rdios, TV local, falar da Revoluo Bolivariana, isso neutraliza as grandes campanhas dos grandes meios privados. - Ns apoiamos a luta contra o terrorismo. Mas que no se entenda isso como uma carta branca para que se faa qualquer coisa. E ns seguimos pedindo hoje (...) pela paz. (...) No se pode responder ao terror com mais terror. - A Venezuela sempre foi uma fonte estvel e barata de petrleo para os EUA. Chavez, com sua deciso de exercer mais controle sobre a petrolfera nacional PDVSA e fortalecer a OPEP, estava enfrentando os interesses de Washington.

- Janeiro de 2002. Depois de anos de corrupo e represso, a Venezuela passou a viver uma exploso de participao poltica. Tanto os a favor de Chavez como os contra comearam a organizar-se. Os favorveis estavam se organizando nos Crculos Bolivarianos (grupos comunitrios que se empenhavam em solucionar seus prprios problemas atravs da organizao popular. - No passado, os enormes lucros com o petrleo s haviam beneficiado uma minoria. Ainda que a PVDSA tivesse sido nacionalizada, seguia sendo dirigida como uma empresa privada pelos que tradicionalmente haviam governado o pas. Chavez havia prometido redistribuir os lucros do petrleo ao resto do pas. Porem, para consegui-lo, tinha que romper o controle da elite sobre a empresa petroleira. Em fevereiro de 2002, Chavez anunciou que estava nomeando um novo presidente para a PVDSA. A guerra havia comeado. - Os meios privados iniciaram uma campanha, chamando as pessoas a se manifestar, e dizendo que Chavez estava atentando contra a liberdade dos venezuelanos. - frente da oposio havia duas figuras pblicas muito conhecidas: Carmona, presidente da Confederao Patronal Venezuelana, e Ortega, presidente da CTV. Ambos viajaram a Washington, para reunirem-se com funcionrios da administrao de Bush, para discutir sobre o presidente Chavez. - Subitamente na Venezuela alguns generais passaram a compartilhar as mesmas preocupaes da CIA. Em 10 de abril, um deles apareceu em todos os canais com uma mensagem para o presidente: o alto comando militar tem a dizer ao sr. Presidente que voc a causa disso tudo. V-se! O alto comando ter de assumir essa posio, porque, se no, ainda vai assumir por ele. - Essa conspirao vem do imperialismo norte-americano, existe todo um programa da CIA. O pior de tudo so os meios de comunicao, a mdia est por trs disso tudo. - O Massacre de Caracas com manipulao de imagens se culpou Chavez pelas mortes, que foram causadas por franco-atiradores. - No Palcio de Mira Flores havia muita confuso, ningum sabia o que estava acontecendo nem em quem acreditar. Chavez estava reunido com membros do seu gabinete. - Pressionaram para que Chavez renunciasse. Dizem que um comando, de todos os comandos de guarda, desafeto do governo, tentou tomar o canal 8, *do Estado+. Exilados do mundo exterior, a nica fonte de informao passarou a ser os meios de comunicao privados. Pelas 2h da manh, representantes do alto comando militar chegaram ao palcio para exigir a renncia do presidente Chavez. Chavez se negou a assinar a renncia e os generais o estavam pressionando com a ameaa de que bombardeariam o palcio. - A CIA est por trs de tudo isso. Temos como provar que armaram esse golpe de Estado. - As 3h30 da madrugada, a ministra do Meio Ambiente saiu com a notcia de que o presidente Chavz havia decidido entregar-se para evitar um derramamento de sangue, porm nunca iria renunciar.

Politicamente, ns queremos evidncia de que isso um golpe de Estado. O presidente no renunciou, pois isto um golpe de Estado. Um golpe contra o povo que o elegeu. - Minutos antes de vencer o prazo de bombardeio, levaram o presidente Chavez preso, ficou sob custdia das Foras Armadas. - Pedro Carmona Estanca como presidente. Em trs anos de governo do presidente Chvez, nunca nos reprimiram como agora. A censura se implantou naquela manh, pois a partir desse momento em diante no estava permitido aparecer na TV nenhum personagem do chavismo. - Embora os meios venezuelanos no estivessem transmitindo nada do que estava acontecendo no pas, membros do governo de Chavez conseguiram se comunicar com mdias estrangeiras para informar, via cabo, ao povo venezuelano que o presidente no havia renunciado e que o haviam sequestrado. - Apesar da represso policial, o povo decidiu marchar at o palcio para reclamar seus direitos constitucionais. - Queremos Chavez, no queremos outra ditadura, Traram a Venezuela, isso o que aconteceu, no nos mostraram o que est se passando aqui hoje. Violaram nossa constituio! - Com o palcio cercado de gente, a guarda de honra, leal ao presidente constitucional do pas, decidiu agir. Nas barbas de Carmona, e com as escoltas leais de Chavez, estavam planejando a retomada do palcio. - O plano era envolver um palcio para que parecesse um plano de defesa devido a quantidade de gente l fora. Uma vez reforados os postos, deram o sinal e se retomou o palcio. O canal 8 foi restabelecido. - Mesmo que agora o palcio estivesse nas mos dos homens de Chvez, os meios de comunicao no estavam transmitindo nada do ocorrido. E ainda era preciso convencer o Alto Comando das tropas. - Juramentaram o vice-presidente, na falta de Chvez

You might also like