You are on page 1of 22

CARGO: ENFERMEIRO / ENFERMEIRO OBSTETRA HORRIO: 7:50 s 11:30h Data: 13/11/11 Professora Lorena Dayse

Assistncia de enfermagem nas emergncias mdicas: Parada crdiorespiratria; Edema agudo de pulmo; Politrauma; Envenenamento; Queimadura; Choque; Hemorragias ENFERMAGEM EM EMERGNCIA ATENDIMENTO AO PACIENTE POLITRAUMATIZADOS Passos para o Atendimento pr-hospitalar: a) Avaliao do local b) Neutralizao - significa remover barreiras c) Observao da vtima d) Interveno ABCDE do Socorrista A - Abertura das vias areas com controle cervical B - boa ventilao C controle hemodinmico (circulao / controle das hemorragias) D - dficit neurolgico E - exposio completa da vitima e controle trmico Emergncia: Constatao medica de condies de agravo sade que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento mdico imediato. Urgncia: Ocorrncia imprevista de agravo sade com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistncia mdica imediata. QUEIMADURAS Conceito: so leses teciduais provocadas por agentes: Fsicos - Calor (Ex.: fogo, lquidos e vapores quentes, slidos superaquecidos). Eletricidade. - Energia radiante (Ex.: raios ultravioletas, radioatividade Qumicos - cidos e bases fortes (Ex.: cido sulfrico, cido clordrico e soda custica) Biolgicos- Animal (Ex.: medusa). - Vegetal (Ex.: urtiga diica). Classificao Quanto profundidade # 1 grau: queimadura superficial, atingindo apenas a epiderme. H formao de edema e eritema, com presena de dor moderada que se acentua ao contato com a roupa.

# 2. grau: atinge a derme H eritema intenso, edema e flictenas (formao de bolhas ou vesculas devido exsudao de lquido dos vasos). A dor intensa. # 3. grau :queimadura profunda. Atinge estruturas mais profundas, como o tecido subcutneo, msculos e ossos. Apresenta reas com tecidos desvitalizados e necrosados, podendo ter aspecto carbonizado, ou esbranquiado e pouco sensvel dor. DICA: Um mesmo indivduo pode apresentar simultaneamente os trs graus de queimadura. Classificao Quanto extenso Pequena queimadura: rea queimada menor ou igual a 10% da rea corprea total. Grande queimadura: rea queimada maior que .10% da rea corprea total.

Procedimentos de enfermagem Imediatos Receber o paciente em ambiente limpo, de preferncia em sala assptica e equipada para possveis emergncias. Fazer uso de tcnica assptica rigorosa. Uso de mscara, gorro, avental. luvas e campos esterilizados. Remover as roupas queimados ou cort-las, se necessrio Observar o ritmo e a freqncia da respirao. Se houver anormalidade, seguir a orientao. mdica indicada para o caso, e auxiliar nos procedimentos, que podem variar desde a instalao de um cateter de O2 a medidas mais complexas, como a intubao endotraqueal e a traqueostomia. Seguir a indicao mdica na aplicao de medicamentos contra a dor; geralmente, em queimados, faz-se uso de sedativos potentes, como a morfina e a dolantina. Puncionar uma veia ou auxiliar na passagem de Intracather ou disseco de veia. Colher sangue para exames (tipagem sangunea, Na+, K+, hematcrito). mediatos -instalar reposio hdrica programada, com controle rigoroso do gotejamento. -Passar sonda vesical de demora para controle de diurese. Em casos de oligria, o mdico deve ser notificado.

-Proceder a um controle hdrico rigoroso: deve-se registrar os ganhos (intravenoso + via oral) e as perdas (diurese, vmitos) de forma sistemtica. -Administrar medicamentos prescritos. Alm da infuso venosa, normalmente o tratamento medicamentoso consta de antibiticos, analgsicos e medidas preventivas contra o ttano (Anatoxina tetnica e soro antitetnico). -Estar atento ao estado mental do paciente. -Auxiliar no tratamento local das reas queimadas. Observaes: queimadura qumica ou cidos, Deve-se lavar a rea com gua em abundncia por mais ou menos 10 minutos; 10. queimadura por choque eltrico: interromper a corrente desligando a chave geral; queimaduras por soda custica: Retirar a soda com um tecido limpo, em seguida lavar com gua

RCP - Recuperao Cardiorrespiratria Procedimentos usado em caso de PCR. Parada respiratria (P.R.) - interrupo brusca da funo pulmonar Parada cardiorrespiratria (P.C.R.) suspenso imediata das funes pulmonar e cardaca Importante Procedimento 2 ventilaes X 30 massagens cardacas RCP nfase permanente em RCP de alta qualidade

As Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE enfatizam, mais uma vez, a necessidade de uma RCP de alta qualidade, incluindo: Frequncia de compresso mnima de 100/minuto (em vez de "aproximadamente" 100/minuto, como era antes). Profundidade de compresso mnima de 2 polegadas (5 cm), em adultos, e de, no mnimo, um tero do dimetro anteroposterior do trax, em bebs e crianas (aproximadamente, 1,5 polegada [4 cm] em bebs e 2 polegadas [5 cm] em crianas). Observe que a faixa de

1 a 2 polegadas no mais usada para adultos, e a profundidade absoluta especificada para crianas e bebs maior do que nas verses anteriores das da AHA para RCP e ACE. Retorno total do trax aps cada compresso Minimizao das interrupes nas compresses torcicas Evitar excesso de ventilao RCP DE ADULTO POR SOCORRISTA LEIGO Foi criado o algoritmo universal simplificado de SBV para adultos (Figura).

Foram feitos refinamentos nas recomendaes para o reconhecimento e o acionamento imediatos do servio de emergncia/urgncia, com base nos sinais de que a vtima no responde, e para o incio da RCP se a vtima no responder, no apresentar respirao ou apresentar respirao anormal (isto , apenas com gasping). O procedimento "Ver, ouvir e sentir se h respirao" foi removido do algoritmo. Tem-se dado nfase permanente em RCP de alta qualidade (com frequncia e profundidade de compresso torcicas adequadas, permitindo retorno total do trax aps cada compresso, minimizando interrupes nas compresses e evitando ventilao excessiva). Houve uma alterao na sequncia recomendada para o socorrista que atua sozinho para que ele inicie as compresses torcicas antes de aplicar ventilaes de resgate (CA-B, em vez de A-B-C). O socorrista atuando sozinho deve iniciar a RCP com 30 compresses, em vez de 2 ventilaes, para reduzir a demora na aplicao da primeira compresso.

A frequncia de compresso deve ser, no mnimo, de 100/minuto (em vez de aproximadamente 100/minuto). A profundidade de compresso, em adultos, foi alterada da faixa de 1 a 2 polegadas para, no mnimo, 2 polegadas (5 cm). Medicaes 2010 (Nova): A atropina no recomendada para uso de rotina. Resumo dos principais pontos de discusso e alteraes RCP neonatal As PCRs neonatais so predominantemente asfixias, motivo pelo qual a sequncia de ressuscitao A-B-C com relao compresso-ventilao de 3:1 foi mantida, exceto quando h etiologia claramente cardaca.

Cuidados organizados ps-PCR 2010 (Nova): Cuidados organizados s-PCR e uma nova seo das Diretrizes da AHA 2010 para RCP e ACE. Para melhorar a sobrevivncia das vitimas de PCR que do entrada em um hospital apos o RCE, um sistema abrangente, estruturado, integrado e multidisciplinar de cuidados pos-PCR deve ser implementado de maneira consistente O tratamento deve incluir suporte cardiopulmonar e neurologico. Hipotermia terapeutica e intervencoes coronrias percutaneas (ICPs) devem ser executadas.

Como convulsoes sao comuns apos a PCR, deve-se realizar um eletroencefalograma (EEG) para o diagnostico das convulsoes, com pronta interpretacao tao logo quanto possivel e onitorizacao frequente ou continua em pacientes comatosos apos o RCE. 2010 (Nova): Nao e necessario fornecer oxigenio suplementar para pacientes sem evidencia de desconforto respiratorio, caso a saturacao de oxi-hemoglobinas seja 94%. Administre morfina com cautela a pacientes com angina instavel.

Oxignio suplementar 2010 (Sem alteraes em relao a 2005): A administracao de rotina de oxigenio suplementar nao e recomendada como medida de primeiros socorros para falta de ar e desconforto toracico. Epinefrina e anafilaxia 2010 (Nova): Nova em 2010 e a recomendacao de que, se persistirem os sintomas de anafilaxia apesar da administrao de epinefrina, os prestadores de primeiros socorros devem procurar assistencia medica antes de administrar uma segunda dose de epinefrina. Administrao de aspirina para Desconforto torcico 2010 (Nova): Os prestadores de primeiros socorros so incentivados a acionar o sistema de SME sempre que estiverem diante de algum com desconforto torcico. Enquanto aguardam a chegada do SME, os prestadores de primeiros socorros devem aconselhar o paciente a mastigar uma aspirina adulta (sem revestimento entrico) ou duas aspirinas infantis de dosagem mais baixa, se o paciente no tiver histrico de alergia aspirina ou de hemorragia gastrointestinal recente. Torniquetes e controle de hemorragias 2010 (Sem alteraes em relao a 2005): Devido aos possveis efeitos adversos de torniquetes e a dificuldade de sua correta aplicao, seu uso para controlar hemorragias das extremidades e indicado somente se a aplicao de presso direta no for eficaz ou possvel e se o prestador de primeiro socorros tiver treinamento no uso de torniquete. Picadas de cobra 2010 (Nova): A aplicao de uma atadura de imobilizao por presso, com presso entre 40 e 70 mmhg na extremidade superior e 55 e 70 mmhg na extremidade inferior, em torno de Toda a extenso da extremidade picada, e uma maneira eficaz e segura de retardar o fluxo linftico e, por conseguinte, a disseminao do veneno. Ferroadas de gua-viva 2010 (Nova): Para inativa a carga de veneno e impedir mais envenenamento, as ferroadas de gua-viva devem ser lavadas com vinagre abundante (soluo de acido actico de 4 a 6%) to logo possvel e por, no mnimo, 30 segundos. Apos a remoo ou desativao dos nematocistos, a dor das ferroadas de gua-viva devera ser tratada com imerso em gua quente, quando possvel. CHOQUE

o quadro clnico que resulta da incapacidade do sistema cardiovascular de prover circulao sangnea suficiente para os rgos. Classificao: a) Hipovolmico: Causado perda de lquido (sangue) em grande quantidade. Principais causas: Hemorragias, queimaduras, situaes c1inicas como diarria e vmitos. b) Cardiognico: Incapacidade do corao de bombear o sangue com eficincia. Principais causas: IAM c) Distributivo: produzido pela dilatao dos vasos, que torna o volume sanguneo insuficiente para encher o sistema circulatrio, mesmo que este volume em termos absolutos seja normal. Principais causas: Dilatao dos vasos sangneos Existem 03 tipos de choque distributivo: Neurognico: desenvolvem-se quando o controle autnomo dos vasos sangneos falha. Causa mais comum: Traumatismo de coluna cervical Sptico: ocorre em infeces graves devido liberao de toxinas pelos agentes causadores da infeco. Anafiltico: resulta da reao alrgica grave, que produz liberao de substncia vasodilatadora como a histamina. Podem causar choque: venenos de insetos, medicamentos, alimentos e polens. CONDUTAS EM ENVENENAMENTOS POR INGESTO: Conduta padro: provocar vmitos imediatamente, realizar lavagem gstrica com soro fisiolgico. Produtos domsticos de composio cida: Usar um antdoto universal como: Leite animal. Clara de ovo e leite de magnsia, no induzir a vitima a vmitos. Produtos domsticos lcalis: gua sanitria. Alvejantes base de amnia, detergentes, etc. Ao: ingesto de lquidos e no provocar vmitos. Produtos derivados do petrleo: Lavagem gstrica, no induzir ao vomito Inseticidas e pesticidas Recomenda-se: Induzir vmitos, lavagem estomacal, e administrao de medicao especfica. Plantas Txicas Lavagem gstrica, controle SSW. Edema agudo de Pulmo O edema agudo de pulmo uma grave situao clinica, de muito sofrimento, com sensao de morte iminente e que exige atendimento mdico urgente Causas de edema agudo de pulmo Infarto do miocrdio - a causa mais comum Disfuno do msculo cardaco

Doenas das vlvulas, artica ou pulmonar Administrao exagerada de lquidos, comum em crianas ou pacientes que recebem lquidos (soros) em excesso pelas veias.

Sinais e sintomas de edema agudo Respirao curta com severa dificuldade respiratria Fome de ar Respirao estertorosa; pode-se escutar o borbulhar do ar no pulmo Ortopnia- o doente sente necessidade de sentar, no tolera permanecer deitado Expectorao sanguinolenta e espumosa (eventual) Uma radiografia de trax pode mostrar o acmulo de lquidos no pulmo

Tratamento: Se possvel, dar oxignio por mscara ou atravs de entubao da traquia. O garroteamento alternado de pernas e braos pode ser feito enquanto se aguarda um atendimento especializado. Na emergncia podemos usar Furosemida por via intravenosa (na impossibilidade de obter acesso venoso, pode-se administrar o medicamento via intramuscular) na tentativa de forar a eliminao de lquidos, morfina para aliviar a congesto pulmonar e a ansiedade. As demais medicaes usadas so para tratar as doenas que esto por trs do edema agudo. Isso deve ser feito por mdico e num ambiente hospitalar, de preferncia.

Hemorragia Hemorragia a ruptura de vasos sanguneos, com extravasamento de sangue. A gravidade da hemorragia se mede pela quantidade e rapidez de sangue extravasado. A perda de sangue pode ocasionar o estado de choque e levar a vtima morte. A hemorragia divide-se em interna e externa.

Hemorragia Interna As hemorragias internas so mais difceis de serem reconhecidas porque o sangue se acumula nas cavidades do corpo, tais como: estmago, pulmes, bexiga, cavidades craniana, torcica, abdominal e etc. SINTOMAS

fraqueza; sede; frio; ansiedade ou indiferena.

SINAIS

Alterao do nvel de conscincia ou inconscincia; agressividade ou passividade; tremores e arrepios do corpo; pulso rpido e fraco; respirao rpida e artificial; pele plida, fria e mida; sudorese; e pupilas dilatadas.

IDENTIFICAO Alm dos sinais e sintomas clnicos, suspeita-se que haja hemorragia interna quando houver:

acidente por desacelerao (acidente automobilstico); ferimento por projtil de arma de fogo, faca ou estilete, principalmente no trax ou abdome; e acidente em que o corpo suportou grande presso (soterramento, queda).

Hemorragia Externa

As hemorragias externas dividem-se em: arterial, venosa e capilar.

Questes de Concursos

01Voc, profissional Enfermeiro, faz parte de um servio de resgate em sua cidade e foi acionado para atender um acidente na rodovia prxima, sabidamente com vtimas fatais e politraumas. Ao chegar no local, avalia a cena e v que segura para intervir. Logo assume uma vtima que aps avaliao apresenta traumatismo abdominal fechado com presena de sinal de Grey Turner e sinal de Coopernail positivos. O que dever ser considerado como prioridade nesse cuidado imediato? A) Inserir cateter urinrio mesmo se houver sangramento visvel pelo meato, pois a prioridade medir imediatamente o volume urinrio. B) Realizar a passagem de um cateter nasoenteral com urgncia, j que o paciente ter necessidade de iniciar o mais urgente a introduo do alimento. C) Garantir circulao e respirao adequadas, administrando oxignio conforme ordenado. D) Observar o paciente por 24 horas e, posteriormente, junto com a equipe mdica, solicitar exames de imagem e sangue. E) A profilaxia antitetnica somente deve ocorrer nos casos de traumatismo abdominal aberto.

02 Durante o trajeto para o trabalho, voc se depara com a polcia interditando um local onde uma criana ao correr atrs de uma bola sofreu um atropelamento. Ao aproximar-se da vtima, v uma menina de aproximadamente sete anos, deitada com a perna esquerda com rotao acentuada ressaltando a leso de fmur, porm, a criana permanece lcida e calma e interage quando estimulada, isto indica que est consciente o tempo todo e no se deu conta da leso que apresenta. Voc, como profissional Enfermeiro, comea a observar uma mudana no quadro da criana, as pupilas se dilatam mais e a pele est plida e diafortica, o pulso de 142 bpm, a presso sistlica de 65mmHg. De acordo com o relato do caso, so prioridades no atendimento a essa criana, EXCETO: A) Aguardar os pais da criana para que qualquer conduta de urgncia seja tomada.

B) Priorizar o atendimento de urgncia devido ao possvel quadro de choque hipovolmico. C) Avaliar o nvel de conscincia e manter a via area protegida. D) Entrar em contato com o hospital de referncia para realizao do transporte de urgncia. E) Imobilizar a criana para realizao de transporte seguro.

03. So causas de Choque Hipovolmico em crianas, exceto: a Diarria aguda. b Queimaduras. c Cardiopatia congnita grave. d Diabetes melito. e Trauma.

04 . Qual a conduta imediata do enfermeiro para conter uma hemorragia? a Sutura e torniquete. b Torniquete e elevao do membro. c Compresso e sutura. d Compresso arterial antes da leso e elevao do membro. e Compresso e torniquete

05 .No pronto-socorro, as principais aes de enfermagem durante o cuidado imediato ao paciente vtima de TCE devem contemplar, exceto: a) Manuteno da imobilizao cervical. b) Manuteno da via area prvia. c) Boa ventilao. d) Mensurao da PIC.

e) Preveno de leso cerebral secundria

06.O choque uma das complicaes ps-operatrias mais srias e preocupantes. Alguns dos sinais clssicos deste evento so: a) Hipertenso arterial e pele fria. b) Bradipnia e palidez. c) Pele mida e bradisfigmia. d) Palidez e pele fria. e) Pele mida e bradipnia.

07 Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) O uso rotineiro de presso cricoide em PCR recomendado. ( ) Na RCP recomendado o incio das compresses torcicas antes das ventilaes. ( ) Os socorristas leigos e os profissionais de sade devem realizar compresses torcicas de aproximadamente 100 compresses por minuto. ( ) Numa PCR, o socorrista ou o profissional de sade deve iniciar a avaliao da respirao aps abertura da via area pelo procedimento ver, ouvir e sentir se h respirao.

A sequncia est correta em A)V, V, , F, V B) F, V, V, F C) V, V, F, V D) F, V , F, F E) F, V, F, F

08 O choque sptico um problema clnico complexo, frequente em pacientes gravemente enfermos. A elevada taxa de mortalidade exige reconhecimento

imediato e o enfermeiro pode desempenhar um papel fundamental na deteco e tratamento clnico destes pacientes. Sobre o choque sptico, assinale com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as afirmativas falsas. ( ) Entre os fatores de risco esto: extremos de idade, desnutrio, procedimentos cirrgicos, uso de cateteres invasivos e doenas crnicas. ( ) uma forma de choque de distribuio ou vasognico caracterizado por um aumento da resistncia vascular sistmica e uma distribuio anormal do volume vascular. ( ) O paciente em choque sptico deve ficar sob observao da equipe de sade ou ser orientado para que retorne ao servio de sade se houver piora do quadro geral. ( ) Os sistemas respiratrio e cardiovascular so os nicos sistemas prejudicados no choque sptico devido reduo de oxigenao nestes dois sistemas e fragilidade destes tecidos. ( ) Entre os cuidados de enfermagem ao paciente em choque sptico podemos citar: monitorizao cardaca, cuidados com suporte ventilatrio, administrao de medicaes conforme prescrio e monitorizao da funo hemodinmica do paciente. Assinale a alternativa que apresenta a sequncia CORRETA, de cima para baixo. A()VFFFV B()VFVFV C()VVFVF D()FVFFF E()FFVVF

09 . Durante uma parada cardiorrespiratria (PCR), o socorrista deve: a) aplicar compresso torcica e ventilao na relao de 5 compresses para cada 1 ventilao; b) aplicar compresso torcica e ventilao na relao de 15 compresses para cada 2 ventilaes; c) aplicar compresso torcica e ventilao na relao de 30 compresses para cada 2 ventilaes; d) caso no tenha treinamento em RCP, priorizar as ventilaes de resgate;

e) iniciar a RCP com ventilao de resgate seguida de compresso torcica.

10 O trauma torcico, comumente encontrado no paciente politraumatizado, configura-se como uma das principais causas de morte nas diversas faixas etrias. Uma de suas consequncias o Pneumotrax Hipertensivo, que apresenta, em seu quadro clnico: a) macicez pleural; b) hipertimpanismo percusso; c) abafamento de bulhas; d) respirao paradoxal; e) simetria do trax.

11 . Para avaliao urgente do paciente queimado, um dos mtodos mais comumente utilizados para o clculo da rea atingida a regra dos nove. No caso da aplicao dessa regra em crianas, at o primeiro ano de vida, correto afirmar que: a) cabea e pescoo representam 9% e cada membro superior 18%; b) cabea e o pescoo representam 18% e cada membro inferior 13% adicionado a cada ano de vida; c) cabea e o pescoo representam 19% e cada membro inferior representam 13% da superfcie corporal; d) cabea e o pescoo representam 9% e cada membro superior 9%; e) cabea e o pescoo representam 19% e cada membro inferior 18%.

12 . Nos casos de envenenamento, ao ser realizada a lavagem gstrica, deve-se: I- Posicionar o paciente em decbito lateral direito. II- Introduzir o lquido de lavagem por meio de funil, ou utilizar seringa de grande volume. III- Proceder lavagem gstrica com intubao orotraqueal prvia em pacientes comatosos.

IV- Introduzir 150 a 200 ml de lquido de lavagem em adultos, em cada aplicao. V- Considerar como contra-indicaes para lavagem gstrica: convulses, idade do paciente ou ingesto de custicos. So VERDADEIRAS as alternativas: a) I, III e V b) II, III e V c) I, IV e V d) II, III e IV e) I, II e V

13 O Senhor M.A.S., 30 anos, solteiro, sem familiares prximos, trabalhador da construo civil, sofreu um acidente de trabalho e encontra-se internado em uma unidade de cuidados intermedirios. Apresenta quadro hemorrgico e recebeu diagnstico de choque hipovolmico. . Entre outros cuidados, o enfermeiro(a) deve coloc-lo na posio de (A) decbito dorsal. (B) trendelemburg. (C) prclise. (D) litotomia. (E) decbito ventral.

14 . Considerando o quadro clnico, de fundamental importncia que o enfermeiro(a) do planto reconhea os sinais e sintomas precoces de situaes urgentes e emergentes, como choque hipovolmico, para assim estabelecer a terapia de reposio volmica. Nesse sentido, so sinais e sintomas de choque hipovolmico, EXCETO (A) palidez. (B) diminuio da presso arterial. (C) pele mida e fria.

(D) bradicardia. (E) oligria

15. No incio do planto diurno do domingo, a enfermeira Isabel recebe uma criana de trs anos acompanhada da me que informa que a criana se encontrava brincando com pequenas bolinhas plsticas quando suas faces se tornaram plidas, depois azuladas e repentinamente sofreu uma sncope. Ao examinar a criana, a enfermeira percebe a presena de estridor, o que pode ser diagnosticado como: (A) crise de asma brnquica. (B) arritmia cardaca. (C) corpo estranho nas vias areas. (D) embolia pulmonar. (E) doena pulmonar obstrutiva crnica. 16 A induo do vmito, indicada nos casos de envenenamento por substncias no corrosivas, tem por objetivo: a) Lavar a mucosa b) Diluir o veneno c) Impedir a absoro d) Neutralizar o agente

17 A parada cardiorrespiratria (PCR) resulta da cessao dos movimentos respiratrios e dos batimentos cardacos, impossibilitando a oxigenao dos rgos vitais. As manobras de reanimao cardiopulmonar (RCP) nesses casos precisam ser rpidas e eficazes. Com base afirmaes, assinale a alternativa correta: a) Aps 10 minutos de interrupo da circulao cerebral, inicia-se leso neuronal irreversvel. b) As manobras de RCP so iniciadas pela massagem cardaca ou compresso torcica. c) Em segundo lugar, procede-se desobstruo das vias areas superiores, retirando-se prteses, secrees ou corpos estranhos. d) Em terceiro lugar, inicia-se a ventilao boca a boca ou ventilao com amb.

e) A primeira medida a ser tomada confirmar o diagnstico de PCR, aproximando a cabea ao trax da vtima, com o ouvido prximo a seu nariz e observando se h movimentos do trax, bem como realizando a palpao do pulso carotdeo.

18 Durante uma aula prtica no Laboratrio de Qumica, um estudante, por no observar normas padro de biossegurana, sofreu uma queimadura qumica na mo direita. Analise as afirmativas abaixo sobre as medidas imediatas a serem tomadas diante desse caso: I. Lavar a mo da vtima com gua corrente fria em abundncia, a fim de remover totalmente o agente qumico causador da queimadura. II. Cobrir a rea afetada com gaze estril ou pano limpo umidificados e encaminhar a vtima para avaliao mdica. III. Caso a regio esteja com sinais de rompimento da epiderme, transudato, edema e bolhas, a queimadura poder ser considerada de 1 grau. IV. Caso a regio esteja hiperemiada, discretamente edemaciada e dolorida, a queimadura poder ser considerada de 2 grau. V. Nas vtimas de queimadura, o percentual estimado de reas da superfcie corporal atingida calculado para avaliar a gravidade da leso e a necessidade de reposio hdrica, sendo que a mo corresponde a 9% da superfcie corporal total. Esto corretas, apenas: a) I e II b) II e III c) III e IV d) III e V e) IV e V

19 Assinalem os sintomas da queimadura de 2 grau: (A) exposio de camadas profundas de tecido e dor intensa no local (B) pele vermelha na rea queimada e inchao no local (C) formao de bolhas e dor intensa no local (D) todas as alternativas esto corretas

20. Uma dona de casa apresenta queimadura provocada por ferro quente quando passava roupa, com formao de bolhas, eritema e dor na rea afetada. A queimadura, nesse caso, classificada como sendo A) primria. B) indeterminada. C) de primeiro grau. D) de segundo grau. E) de terceiro grau.

21. B.P.L., seis anos, chega ao Pronto Socorro aps atropelamento, apresentando hemorragia abdominal, fratura exposta em MMII, sudorese, com suspeita de choque: a) Hipovolmico. b) Cardiologico. c) Septico. d) Traumatico.

22. Sobre queimaduras correto afirmar, exceto: a) A queimadura severa causa comprometimento hemodinmico. b) Clinicamente, uma queimadura macia (maior que 30% de superfcie corprea) caracterizada por choque hipovolmico e edema da rea queimada. c) O tratamento inicial, independente da extenso, compem-se de: intubao orotraqueal, acesso vascular e sondagem vesical. d) A mais simples forma de avaliao da extenso de queimaduras a Regra dos Nove

23 Os sinais que determinam a parada cardiopulmonar so:

A) inconscincia, sem resposta a estmulos; ausncia de movimentos respiratrios e de pulso. B) inconscincia, sem resposta a estmulos; movimentos respiratrios presentes; pulso filiforme. C) diminuio do nvel de conscincia; pele fria e plida; pulso fraco e rpido. D) diminuio do nvel de conscincia; respirao presente; ausncia de pulso.

24. O grande queimado necessita de um tratamento especial, de urgncia, que engloba: a) Banho de imerso, curativo e analgesia. b) Hidratao venosa, soro antitetnico e cateterismo. c) Limpeza da rea queimada, intubao endotraqueal e soro antitetnico. d) Analgesia, hidratao venosa e limpeza da rea queimada.

25. Em choque hipovolmico, o paciente apresenta a) aumento da temperatura corprea. b) reduo da freqncia cardaca. c) reduo da presso arterial. d) aumento da diurese.

26. Considere as seguintes afirmativas, relacionadas a tipos de choque. I- O choque hipovolmico um tipo de choque distributivo que est associado a traumas de medula ou tronco enceflico, caracterizando-se por perda da funo vasomotora e da distribuio inadequada do sangue. II- O choque sptico, ou toxmico, envolve alteraes na distribuio do volume intravascular e causado por infeces agudas ou graves, ou por doenas endcrinas. III- O choque neurognico caracterizado por baixas quantidades de volume sanguneo no espao intravascular, em decorrncia de sangramento volumoso, hemorragia por trauma ou desidratao.

IV- O choque cardiognico ocorre por leso do miocrdio, o que torna o corao incapaz de bombear sangue suficiente para manter uma perfuso adequada nos rgos. As duas afirmativas corretas esto na opo A) I e III. B) I e IV. C) II e IV. D) II e III.

27 A noradrenalina, tambm denominada norepinefrina, um potente vasoconstritor que atua nas artrias e veias, encontrada na forma de ampola de 4 ml (4 mg) para infuso intravenosa. com rela a essa droga, julgue os itens a seguir. 1 ____ Por se trataer de um potente droga vasoconstritora necessrio asministra-la em bomba de infuso e sob rigoroso controle de presso do paciente. 2____ Cefalia e hipertenso so reaes adversas associadas ao uso da noradrenalina 3____ O uso dessa droga pode ser interrompido sem o desmane progressivo. 28 um paciente de 65 anos de idade admitido no pronto-socorro de um hospital, apresentando o seguinte quandro clnico: torporoso, cianose de extremidades, dispnia intensa, freqncia respiratria de 30 ipm, presso arterial de 180X 120 mmHg, glicemia igual a 280 mg/dL, tosse produtica com secreo roscea e Sat. 84%. 1___ A primeira conduta a ser adotada nesse paciente a administrao de insulina regular intravenosa. 2___ Para maior conforto desse paciente, indicado coloc-lo na posio de Trendelemburg. 3___ No caso em questo, o diagnstico mais provvel de edema agudo de pulmo. 4___ A oxigenoterapia no est indicada como procedimento a ser adotado nesse caso. 5 ___Nitratos, diurticos de ala e morfina so drogas de primeira linha utilizadas em caso de edema agudo de pulmo. 29 . Sobre o choque hipovolmico marque julque os itens abaixo. 1___ A fonte de perda do volume sempre evidente nesse tipo de choque.

2___ a taquicardia um dos principais sinais do choque hipovolmico. 4___ a Hipotenso o principal sinal do choque hipovolmico moderado 5___ imprescindvel que o paciente receba transfuso sanguinea na primeira hora do choque hipovolmico

30 com relao ao protocolo de atendimento estabelecido pela AHA e utilizado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia em pacientes com parada cardiorrespiratria, julgue os itens a seguir. 01___ adequado utilizar adrenalina subcutnea em adultos em PCR 02 ___ so recomendadas quinze compresses para cada duas ventilaes em crianas de 1 a 8 anos de idade ( com dois socorristas) 03___ A adrenalina, a atropina e o bicarbonato de sdio podem ser administrados pelo tudo endotraqueal. 04____ Para pacientes adultos o protocolo de trinta compresses para duas ventilaes. 05___ A via intrassea a principal via para administrao de drogas em PCR. Gabarito 01C 02 A 03 C 04 D 05 D 06 D 07 E 08 A 09 C 13 B ou E 14 D

15 C 16 C 17 B 18 A 19 D 20 D 21 A 22 C 23 A 24 D 25 C 26 C 27 CCE 28 EECEC 29 ECEE 30 ECECE

You might also like