You are on page 1of 1

A SONORIDADE HBRIDA DO GRUPO MEDUSA

Guilherme Arajo Freire Antonio Rafael Carvalho dos Santos (Orientador) Instituto de Artes UNICAMP Fundao de Amparo Pesquisa do Estado de So Paulo Palavras-chave: Msica Popular Arranjo Anlise Hibridismo
Introduo
O grupo Medusa foi formado na cidade So Paulo, reunindo alguns dos instrumentistas mais requisitados do cenrio da msica popular brasileira da dcada de 80. A atividade do grupo durou aproximadamente trs anos e, durante esse perodo, lanaram dois lbuns pelo selo Som da Gente. O primeiro lbum, intitulado Grupo Medusa, foi lanado em 1981 com a seguinte formao: Amilson Godoy (piano, clavinet), Cludio Bertrami (baixo eltrico, contrabaixo acstico), Heraldo do Monte (guitarra, violo e bandolim) e Chico Medori (bateria), com participaes de Theo da Cuca e Jorginho Cebion na percusso. Aps o lanamento, realizaram uma turn pelo Brasil e se apresentaram no 3 Festival de Jazz em Paris, em 1982. No ano seguinte, lanaram seu segundo disco Ferrovias, com algumas mudanas na formao: o guitarrista Olmir Stocker, tambm conhecido como Alemo, entrou no lugar de Heraldo do Monte e o percussionista Theo da Cuca foi integrado formao. Apesar da trajetria do grupo apontar para um relativo sucesso na mdia e uma conquista do seu espao no mercado, inclusive chegando a realizar apresentaes internacionais, o grupo acabou precocemente, pois logo aps uma ltima turn, um pouco depois do lanamento do segundo disco, se separou. Este trabalho de pesquisa teve como objetivo estudar a msica do Grupo Medusa (um dos grupos mais relevantes da dcada de 80) buscando, atravs de anlise dos aspectos estruturais, rtmicos, meldicos, harmnicos de quatro msicas, identificar padres rtmicos marcantes nos arranjos das msicas e compreender o modo pelo qual o grupo agrega caractersticas de gneros musicais populares brasileiros e estrangeiros, obtendo, uma sonoridade hbrida e autoral.

Metodologia
Para realizar anlises das melodias das msicas Baiana, P no Cho, Cheiro Verde e Pouso em Congonhas, foram utilizados os conceitos de frase, motivo e desenvolvimento motvico definidos por Arnold Schoenberg no livro Fundamentos da Composio. Apesar do autor no tratar especificamente de msica popular, ele aborda conceitos universais da msica que podem contribuir com o estudo da msica popular; fornecendo informaes sobre o uso de intervalos meldicos e sobre maneiras pelas quais frases meldicas podem constituir um fator de coerncia da linguagem musical. Tratando do aspecto harmnico das msicas, foi utilizada a dissertao de mestrado Teoria da Harmonia na Msica Popular: uma definio das relaes de combinao entre os acordes na harmonia tonal (Unesp, 1995) de Paulo Srgio de Freitas, na qual estuda-se a harmonia da msica popular, independentemente da conduo de vozes, aprofundando-se na relao entre os acordes utilizados. Com o intuito de fornecer informaes sobre as diferentes linguagens dos gneros musicais populares brasileiros e estrangeiros foram consultados os livros Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percusso (EBM, 1986) de Edgard Rocca, Jazz Styles History and Analysis (1988, Englewood Cliffs) de Mark C. Gridley e Paradigma do Estcio (Jorge Zahar, 2001) de Carlos Sandroni. Tambm foi utilizado o livro Culturas Hbridas: Estratgias para entrar e sair da Modernidade (Edusp, 1997) de Nstor Garcia Canclini, em que o autor disserta sobre o fenmeno de hibridao cultural nos pases latino-americanos; problematizando algumas das relaes que existem, entre tradies culturais em coexistncia com a modernidade.

Resultados e Discusso
A partir das anlises, pudemos identificar nas quatro msicas caractersticas da esttica do jazz, como sees temticas com construo harmnica modal, onde predominam acordes dominantes suspensos e acordes menores com extenses, uso de melodias modais com notas longas baseadas em nonas maiores e aproximaes cromticas. Ao mesmo tempo, identificamos tambm em cada msica uma mistura das caractersticas citadas acima, com condues rtmicas caractersticas da msica brasileira (ressaltadas com o uso de percusso), referncias linguagem meldica do baio, bastante uso de sincopas, semicolcheias e paradigmas rtmicos nas construes meldicas, que aproximam a sonoridade da msica aos gneros da msica popular brasileira.

Exemplo 1 Construo harmnica modal com uso de dominantes suspensos

Exemplo 2 Construo harmnica modal com uso de acordes menores com stima

Concluses
Pudemos constatar que, ao misturar elementos musicais de gneros da cultura brasileira (como samba, baio e toada) com procedimentos musicais de estilos de jazz da cultura norte-americana (como fusion e bebop), o grupo Medusa realiza uma produo artstica hbrida, onde diferentes estruturas e prticas culturais se recombinam e geram novas estruturas e uma nova sonoridade autoral. Foi possvel observar tambm, como as escolhas estticas e apropriaes feitas pelo grupo aproximaram sua produo ao mercado internacional. Diante da grande repercusso do fusion no mercado internacional da dcada de 70, estilo de jazz que apresentava elementos artsticos considerados modernos e de vanguarda no Brasil, o grupo teve contato com os lbuns e se apropriou de alguns de seus procedimentos musicais, passando a se alinhar aos padres de venda internacionais, o que possivelmente contribuiu para a realizao de apresentaes no exterior.

Exemplo 3 Mistura de um paradigma rtmico do gnero brasileiro samba com harmonia modal norte-americana

You might also like