You are on page 1of 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO

Lista de Exerccios de Teste para prova


1. Escreva um programa que leia dois vetores de inteiros Q e R com tamanhos tamQ e tamR, respectivamente, e imprima os elementos resultantes da operao Q R, sem imprimir elementos repetidos. Como sugesto, utilize um vetor W de tamanho MAXTAMW (definido como constante=> #define MAXTAMW 100), onde tamQ+tamR<=MAXTAMW. 2. Faa um programa que leia um vetor Q e um inteiro x. Na seqncia, ordene Q e busque a posio do inteiro x no vetor usando o mtodo da busca binria, imprimindo-a na sada. 3. Dizemos que uma seqncia de n elementos, com n par, balanceada se as seguintes somas so todas iguais: a soma do maior elemento com o menor elemento; a soma do segundo maior elemento com o segundo menor elemento; a soma do terceiro maior elemento com o terceiro menor elemento; e assim por diante. Exemplo: 2 12 3 6 16 15 uma seqncia balanceada, pois 16 + 2 = 15 + 3 = 12 + 6. Faa um algoritmo que permita ao usurio entrar com um inteiro n (n par) e uma seqncia de n nmeros inteiros, e verifica se essa seqncia balanceada. Sugesto: leia e guarde os n nmeros em um vetor de tamanho m (m>=n), ordene-o e depois realize a verificao das igualdade das somas. 4. Dizemos que uma matriz quadrada inteira um quadrado mgico se a soma dos elementos de cada linha, a soma dos elementos de cada coluna e a soma dos elementos da diagonal principal e secundria so todas iguais. Exemplo: A matriz

um quadrado mgico. Dada uma matriz quadrada inteira Ann, verificar se A um quadrado mgico. 5. Faa um algoritmo que realize uma pesquisa entre os torcedores presentes em um estdio de futebol num dia de clssico (Flamengo X Botafogo). Os dados coletados para cada torcedor so: idade, sexo (M/F), salrio e para qual time ele torcia (Flamengo, Botafogo ou Neutro). A leitura dos dados dos torcedores deve parar quando a idade digitada for 0. Faa um algoritmo que informe, ao final da coleta: a) a porcentagem de Flamenguistas e a porcentagem de Tricolores; b) a mdia de salrio dos torcedores neutros; b) maior e menor idade; c) quantidade de mulheres flamenguistas com salrio at R$ 350,00. Sugesto: no necessrio usar vetores. 6. Considere o somatrio dado pela expresso abaixo:

Centro Universitrio Norte do Esprito Santo - Rua Humberto de Almeida Franklin, 257 Bairro Universitrio, CEP 29.933-480, So Mateus - ES (sede provisria)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO

Implemente um programa que leia um inteiro n (n0) e retorna a soma dos n primeiros termos segundo a equao acima. Caso contrrio (se n < 0), retorna -1. Considere que os termos an so dados pela seqncia de Fibonacci. Portanto: a1=1, a2=1, a3=2, a4=3, a5=5, a6=8,... 7. Explique o que o programa abaixo faz: OBS: Mensagem 1 e 2 so suprimidas pois mostram exatamente o resultado do processamento. int main() { char s1[50],char s2[10]); int i, j; i=0; while(s1[i]!='\0' ) { if (s1[i]==s2[0]) { for(j=0;j<strlen(s2);j++) { if((i+j)>49||s2[j]!=s1[i+j]) break; } if(j==strlen(s2)) { printf(Mensagem 1); return 0; } } i++; } printf(Mensagem 2); return 0; } 8. Faa um programa em que leia duas matrizes A10x10 e B10x10 e realiza a seguinte soma: S = {abij . (-1)i . (-1)j}, onde abij o elemento da matriz A que est presente na matriz B; i e j so os ndices do referido elemento na matriz A. 9. Faa um algoritmo que leia uma seqncia de N nmeros inteiros positivos (a leitura pra quando o nmero lido for negativo) e calcula a soma do fatorial desses N nmeros, armazenando o resultado num vetor de 50 posies. O programa deve repetir esse procedimento at que no haja mais posies no vetor para armazenar a soma da seqncia de valores lidos ou que o valor lido seja 0 (zero). Obs: no necessrio verificar se o nmero lido um inteiro. 10. Construa um algoritmo que leia um conjunto de nmeros inteiros para preencher uma matriz de 10x10 e a partir da, gere um vetor com os maiores elementos de cada linha e outro vetor com os menores elementos de cada coluna. 11. Queremos efetuar a compactao de um vetor V[40] com N algarismos 0's e 1's (onde N<=40) digitado pelo usurio, onde cada algarismo ocupa uma posio do vetor. O resultado da compactao colocado em um vetor R[41]. A regra de compactao a seguinte a seguinte:

Centro Universitrio Norte do Esprito Santo - Rua Humberto de Almeida Franklin, 257 Bairro Universitrio, CEP 29.933-480, So Mateus - ES (sede provisria)

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPRITO SANTO CENTRO UNIVERSITRIO NORTE DO ESPRITO SANTO

o o primeiro elemento do vetor R o nmero de elementos de R usados para representar a compactao; o o segundo elemento de R o nmero de algarismos ZERO (0) que o vetor V contm, a partir do seu inicio, at o primeiro algarismo UM (1); o o prximo elemento do vetor R o nmero de algarismos UM (1) que o vetor V contem, a partir do ltimo ZERO (0) encontrado, at o prximo algarismo ZERO (0); o o prximo elemento do vetor R o nmero de algarismos ZERO (0) que o vetor V contem, a partir do ltimo UM (1) encontrado, at o prximo algarismo UM (1); o repete-se os passos c) e d) at o final de V. Exemplo: para o vetor digitado:

Fazer uma funo que recebe como parmetros o vetor V, o inteiro N e retorne o vetor R contendo o resultado da compactao. 12. Faa um programa que leia um vetor de strings e ordena esse vetor usando o mtodo da bolha. Fazer um algoritmo que leia um valor N de entrada que indica o nmero de termos da srie 13.
abaixo e calcule o valor de e atravs da equao abaixo:
x

e =x

x1 1!

x2 2!

x3 3!

Centro Universitrio Norte do Esprito Santo - Rua Humberto de Almeida Franklin, 257 Bairro Universitrio, CEP 29.933-480, So Mateus - ES (sede provisria)

You might also like