You are on page 1of 9

O EXAGERADO PENTECOSTALISMO NA IGREJA EVANGLICA

Ricardo Luiz Gondim Existem muitos modos de ver as coisas que concernem a Deus (conceito) e espiritualidade (prtica do conceito espiritual no qual se cr). Assim comea o texto do Reverendo Caio Fbio, PENTECOSTALISMO, ESPIRITUALIDADE 171 E AVENIDA BRASIL, a respeito dos conceitos do chamado pentecostalismo moderno. Nossa proposta dar continuidade a discusso trazendo novos elementos ao assunto para contribuir com uma anlise profunda do pentecostalismo e suas razes, das suas doutrinas e principalmente dos seus descaminhos. O termo crente pentecostal foi cunhado para traduzir o conceito de poder presente no meio evanglico, que segundo Caio Fbio , nasce da ufania (do regozijo, da ostentao, vanglria, da soberba grifo meu) de que o crente pentecostal tem um poder espiritual maior do que todos os demais, pela certeza de que se houver observncia aos ditames morais e aos costumes espirituais da igreja a pessoa se torna santa, e, portanto, superior a todos os demais humanos do planeta (caso no faa nenhuma irregularidade bblico-comportamental e jamais deixe de obedecer ao seu pastor ou lder). incrvel observar hoje em dia a arrogncia do crente pentecostal em relao aos seus irmos de f (os protestantes chamados tradicionais e os catlicos), certos de que a sua doutrina superior s demais e em cujo poder ser confirmam as suas crenas. Correta a afirmativa, se atentarmos, que a palavra arrogante que significa falta de humildade e sentimento de superioridade, em sua raiz no latim provm da palavra arrogare, em portugus, arrogar, que tem o significado de tomar como prprio, apropriar-se, tomar como seu, atribuir a si. Com certeza, o crente pentecostal toma para si, apropria-se da verdade quando interpreta as vrias passagens bblicas para justificar a sua viso e doutrina. A exegese e a hermenutica so assassinadas pela arrogncia dos crentes pentecostais. Assim como Caio Fbio, quando me refiro mais ao conceito e prticas (grifo meu) do que ao um nome ou placa de igreja. Outro fato que nos deixa horrorizados o tal borogod, que o Caio se refere, como exclusividade do crente pentecostal em relao a Deus, como se tal relao no se desse com nenhum outro evanglico, diria mais, com nenhum outro cristo onde Deus tenha tamanha ateno. Deus est servindo como um garom que atende todos os pedidos dos chamados filhos do rei e a nenhum outro concede seus dons porque afinal de contas os outros no acreditam no batismo com o Esprito Santo ou o batismo no Esprito Santo. Realmente eu no acredito como os crentes pentecostais.

A prtica e os conceitos pentecostais e neopentecostais tem se tornado modelo de ao pragmtica na igreja evanglica. Pragmatismo a noo de que o significado ou o valor determinado pelas consequncias prticas. Se uma determinada doutrina, pensamento, ao ou prtica resulta no efeito desejado, a utilizao de tal recurso vlida, se no produz resultados, ento no tem valor. Assim o pragmatismo na igreja pentecostal tem levado muitos, at os tradicionais, a se renderem aos modismos pragmticos pentecostais para encherem as suas denominaes. Certamente essa onda pentecostal est desconectando a igreja da realidade, pior, os crentes pentecostais esto vivendo uma negao da verdade bblica deslumbrando-se com a onipotncia de foras espirituais, que esto mais para o esoterismo e o espiritismo, do que, para o verdadeiro evangelho. O ambiente dessas igrejas est se tornando alucingeno, gerando crentes fascinados pela pseudo-espiritualidade criada atravs de subterfgios produzidos pelos seus lderes. Um dos resultados dessa alucinao que a pregao do verdadeiro evangelho tem sido trocada por outras atraes, o que no nenhuma novidade para ningum, seja nas igrejas pentecostais tradicionais (as assembleias) ou nas neopentecostais. prtica antiga, diminuir o espao e o tempo da pregao para encaixar as mais ridculas atraes, a fim de atrair e manter a ateno de seus membros e fiis. Quando a pregao do evangelho, ou da palavra, deixa de ter o seu lugar de honra na liturgia do culto para conceder espao ao pragmatismo pentecostal estamos abrindo uma porta para o relativismo moral, o liberalismo e a incredulidade. Se existe algo perigoso que a histria da igreja no ensina que os ataques mais devastadores desfechados contra a f sempre comearam com erros sutis surgidos dentro da prpria igreja. MCARTHUR, JOHN (1997) E o cenrio pode piorar porque esse crescente pragmatismo neopentecostal est sendo encontrado em ambientes antes avessos ao pentecostalismo, alm de considerar o fato do crescimento das prticas exageradas na liturgia do culto, substituindo-se o que antes era o ponto principal do culto, a pregao, pela manifestao exacerbada de poder. H, ainda, de considerar o espanto pela forma na qual o pentecostalismo se amolda aos vrios sistemas eclesisticos das igrejas evanglicas no Brasil. Irmos, quanto vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e nosso reencontro com ele, rogamos a vocs que no se deixem abalar nem alarmar to facilmente, que por profecia, quer por palavra, que por carta supostamente vinda de ns, como se o dia do Senhor j estivesse chegado. No deixem que ningum os engane de modo algum. Antes daquele dia vir a apostasia e, ento ser revelado o homem do pecado, o filho da perdio. Este se ope e se exalta acima de tudo o que se chama Deus ou objeto de adorao, a ponto de se assentar no santurio de Deus, proclamando que ele mesmo Deus. 2 TESSALONICENSES 2:1-4

A Revista Time listou os cem maiores eventos do segundo milnio e colocou o pentecostalismo em 68 lugar. O Dicionrio do Cristianismo na Amrica diz que o pentecostalismo : O desenvolvimento mais significativo do Cristianismo no sculo XX. Fazendo-se, ento, uma reflexo teolgica a respeito do pragmatismo pentecostal e tomando-se por base as variadas bibliografias sobre o assunto podemos considerar:

DONS DO ESPRITO SANTO Os dons do Esprito (charismata, que o termo grego para dons) so vitais para a doutrina pentecostal, a outorga destes dons do Esprito aos membros da igreja o dogma sobressalente do pensamento e adorao do pentecostalismo moderno, embora reivindique crer em todas as vrias verdades bblicas, contudo, a exagerada nfase em seus ensinos e em sua adorao sobre o batismo no ou com o Esprito Santo. De acordo com o Novo Testamento, o batismo com ou no Esprito Santo uma experincia enviada por Jesus Cristo. Como registrado no Evangelho de Lucas (Lc 2-14), Jesus o descreveu como sendo a promessa do Pai, atravs do qual os crentes em Cristo receberiam o poder do Alto (Lc 24-49). De acordo com o Livro de Atos, Jesus ainda se refere ao batismo no Esprito Santo como uma experincia atravs da qual os seus discpulos iriam mas recebereis poder, ao descer sobre vs os Esprito Santo (At 1-8), Porque Joo, na verdade, batizou com gua, mas vs sereis batizados com o Esprito Santo (At 1-5), porquanto no havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus (At 8-16). A Bblia tambm fala que o Esprito Santo concede dons espirituais (charismata) ou ainda carismas, tais como os dons de profecia, de curas e o de falar e/ou interpretar uma variedade de lnguas, entre outros. Anne S. White, uma escritora, professora e conselheira no movimento carismtico durante a dcada de 60 e 70, em seu livro AVENTURAS DA CURA, usa o texto de Paulo aos Corntios no captulo 12, versculos de 4 a 11 para descrever os nove dons (charismata). H diferentes tipos de dons, mas o Esprito o mesmo. H diferentes tipos de ministrios, mas o Senhor o mesmo H diferentes formas de atuao, mas o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porm, dada a manifestao do Esprito, visando ao bem comum. Pelo Esprito, a um dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Esprito; a outro, f, pelo mesmo Esprito; a outro, dons de cura, pelo nico Esprito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espritos; a outro, variedade de lnguas; e ainda a outro, interpretao de lnguas. Todas essas coisas, porm, so realizadas pelo mesmo e nico Esprito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer.

Segundo Anne S. White, os dons, so: a expresso de sabedoria, a expresso de conhecimento, f, dons de cura, a operao de milagres, profecia, a capacidade de distinguir entre os espritos, dom de lnguas, a intepretao de lnguas. Dentre estes nove charismata, os pentecostais colocam uma nfase maior sobre trs: o falar em lnguas, o dom de cura e a profecia ou revelao. Desta forma, os pentecostais consideram que a principal evidncia do Batismo no e/ou com o Esprito Santo o falar em lnguas estranhas. Em grande ou em menor proporo o xtase provocado pelo dom de lnguas est presente nas manifestaes pentecostais. Embora, o xtase no seja o iniciador do processo, mas sim, o resultante de uma ao divina sobre a vida do crente. Na linguagem pentecostal, o estar cheio do Esprito Santo! importante, observar que essa caracterstica no uma regra. Existem relatos de crentes que falavam em outras lnguas, sem contudo, estar visivelmente extasiados.

ORIGEM DO PENTECOSTALISMO Herdeiro do protestantismo, o pentecostalismo se distingue dele em alguns ensinos. O principal ponto de divergncia a questo da contemporaneidade dos dons do Esprito Santo. Os integrantes do movimento pentecostal, que nasceu nos Estados Unidos, no final do sculo XIX e incio do sculo XX, crem que o Esprito Santo continua a se manifestar nos dia de hoje, da mesma forma que no dia de Pentecostes, descrito no Novo Testamento no livro de Atos dos Apstolos, captulo 2. Nessa passagem, o Esprito Santo manifestou-se aos apstolos por meio de lnguas de fogo e fez com que eles pudessem falar em outros idiomas para serem entendidos pela multido heterognea que os ouvia. Para os pentecostais evidenciasse os dons da glossolalia (o dom de falar em lnguas desconhecidas, ou, as chamadas lnguas espirituais, dos anjos), da cura e da profecia. Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num s lugar. De repente veio do cu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia lnguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito os capacitava. (Atos 2:1-4) Muitos consideram o comeo do movimento pentecostal como tendo incio no ano 1906 em Los Angeles nos Estados Unidos na Rua Azuza, onde houve um grande avivamento caracterizado principalmente pelo batismo com o Esprito Santo evidenciado pelos dons do Esprito (glossolalia, curas milagrosas, profecias, interpretao de lnguas e discernimento de espritos). Porm, o batismo com dons do Esprito Santo no era um elemento novo no ambiente protestante. Existem relatos de pessoas que clamam ter manifestado tais dons em muitos lugares desde a reforma,embora no possamos comprovar, mas o dom de lnguas por exemplo,

teve lugar em duas reunies registradas, uma em Topeka, no Kansas em 1901, e a outra em Cherokee County, na Carolina do Norte, em 1896. O avivamento na Rua Azuza cresceu rapidamente e ganhou projeo na mdia, isso contribuiu para que muitas pessoas, de vrios lugares, viessem conhecer o novo movimento, nascia ali o pentecostalismo moderno. No incio, as reunies aconteciam informalmente, eram apenas alguns fiis que se reuniam em um velho galpo para orar e compartilhar suas experincias espirituais. Ao contrrio do que muitos pensam, os primeiros crentes pentecostais afirmam que o dom de lnguas no foi primeiramente o ato de falar lnguas celestiais (glossolalia), mas sim, outras lnguas humanas (xenollia). Segundo Charles Fox Parham, um dos pais do pentecostalismo, eu senti por anos que nenhum missionrio que saa aos campos estrangeiros podia pregar na lngua dos nativos, e que se Deus sempre havia equipado seus ministros dessa forma (pela xenolalia), ele podia fazer isso hoje. Isso comprova que o objetivo inicial do dom de lnguas era equipar os missionrios para a pregao da palavra, em contradio, ao pensamento do pentecostalismo moderno que exalta na glossolalia a presena do Esprito Santo, ou o batismo com o Esprito Santo. Rapidamente, grupos semelhantes foram formados em vrios estados americanos e o rpido crescimento do movimento pentecostal fez surgir grupos independentes e novas denominaes, criando uma espcie de cisma na igreja protestante americana mais tradicional. Charles Fox, por exemplo, era da Igreja Metodista at fundar a sua prpria congregao por acreditar demasiadamente no batismo no Esprito Santo e dar uma nfase maior na doutrina da cura divina, outro elemento essencial do pentecostalismo. Por se aclamarem mais espirituais do que os crentes tradicionais, por causa do batismo com o Esprito Santo, os pentecostais eram no incio, mais rgidos do que os fundamentalistas quanto ao comportamento social. Exigiam comportamentos morais adequados contrrios aos vcios como o lcool e tabaco, por exemplo. Criticavam, demasiadamente o cinema, gomas de mascar, os vestidos de manga curta, bebidas leves e at gravatas. No Brasil, at pouco tempo, proibiam seus membros de ver televiso, mulheres se maquiarem ou cortar o cabelo. E mesmo exigindo um alto padro moral, o movimento cresce vertiginosamente no incio do sculo XX, em sua maioria, oriundo da classe trabalhadora, crescendo o movimento entre os pobres, negros e pessoas margem da sociedade. Os pais do movimento pentecostal foram os responsveis pelo desenvolvimento de uma teologia dos pobres, interpretando o seu notvel crescimento como um favor especial de Deus sobre os pobres. O pentecostalismo moderno se tornou o movimento cristo de maior crescimento no mundo. Com aproximadamente meio bilho de adeptos, ele , depois do Catolicismo romano, a maior tradio crist.

UMA QUESTO DE INTERPRETAO O pentecostalismo moderno tem desenvolvido uma doutrina enftica quanto aos dons do Esprito Santo, a consequncia uma arrogncia sem tamanho e um desvio do conceito bblico. Muitos pentecostais, se reconhecem como os verdadeiros crentes em Jesus, desconsiderando os demais irmos da f, gerando, por consequncia, crentes de segunda classe, ou cristos de segunda classe, que no acreditam na mesma doutrina at por no terem sido batizados com o Esprito Santo. Arrogam para si, repetindo minha argumentao a respeito da arrogncia desse grupo, a ideia de que os crentes pentecostais possuem os mesmos poderes dados aos apstolos, porm, mais esse ensino no encontrado nas escrituras sagradas, principalmente, porque, no vemos nenhuma referncia de que os cristos pediram a repetio do que aconteceu registrado no Livro de Atos dos Apstolos, tambm, no vemos acontecimentos semelhantes no incio da histria da igreja at o sculo XX. Examinando detalhadamente a Bblia Sagrada, respeitando-se os critrios de uma boa hermenutica e uma exegese adequada, podemos tirar outras concluses partir do texto bsico de Atos no captulo 2, vejamos:
Chegando o dia de Pentecoste, estavam todos reunidos num s lugar. De repente veio do cu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia lnguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito os capacitava. Havia em Jerusalm judeus, tementes a Deus, vindos de todas as naes do mundo. Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multido que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua prpria lngua. Atnitos e maravilhados, eles perguntavam: "Acaso no so galileus todos estes homens que esto falando? Ento, como os ouvimos, cada um de ns, em nossa prpria lngua materna? Partos, medos e elamitas; habitantes da Mesopotmia, Judia e Capadcia, Ponto e da provncia da sia,Frgia e Panflia, Egito e das partes da Lbia prximas a Cirene; visitantes vindos de Roma, tanto judeus como convertidos ao judasmo; cretenses e rabes. Ns os ouvimos declarar as maravilhas de Deus em nossa prpria lngua! Atnitos e perplexos, todos perguntavam uns aos outros: "Que significa isto?" Alguns, todavia, zombavam deles e diziam: "Eles beberam vinho demais". Ento Pedro levantou-se com os Onze e, em alta voz, dirigiu-se multido: "Homens da Judia e todos os que vivem em Jerusalm, deixem-me explicar-lhes isto! Ouam com ateno: estes homens no esto bbados, como vocs supem. Ainda so nove horas da manh!Pelo contrrio, isto o que foi predito pelo profeta Joel: Nos ltimos dias, diz Deus, derramarei do meu Esprito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizaro, os jovens tero vises, os velhos tero sonhos. Sobre os meus servos e as minhas servas derramarei do meu Esprito naqueles dias, e eles profetizaro. Mostrarei maravilhas em cima no cu e sinais em baixo, na terra, sangue, fogo e nuvens de fumaa. O sol se tornar em trevas e a lua em

sangue, antes que venha o grande e glorioso dia do E todo aquele que invocar o nome do Senhor ser salvo! Atos 2:1 -21

Senhor.

O primeiro incidente registrado do falar em lnguas o encontrado no texto anterior, que aconteceu no dia de Pentecoste (a festa das semanas aps a pscoa judaica). De fato, foi neste evento que a presena do Esprito Santo e o falar em lnguas so descritos juntos. Este tambm, o porque aqueles que hoje ainda mantm o falar em lnguas so chamados de pentecostais. O autor do texto, Lucas, preocupa-se em apresentar no incio do captulo o surgimento da igreja justamente na festa do evento de pentecostes, que acontecia 50 dias aps a celebrao da pscoa judaica (a festa que marca a sada do povo cativo do Egito). nesse contexto, muito importante para o povo judeu, que Lucas a j anunciada descida do Esprito Santo, conforme descrito em Atos no captulo 1, versculo 8: descer sobre vs o Esprito Santo e vos dar fora; e sereis minhas testemunhas em Jerusalm, em toda a Judia e Samaria e at os confins do mundo Essa expectativa criada, nos mostra a necessidade da continuidade da misso evangelizadora de Jesus, registrada na perpetuao da boa nova no dia de pentecostes. Mas, para se tornar realidade, a partir de uma presena espiritual de Jesus necessria a ocorrncia de uma experincia especial. A presena de judeus e de outros povos, quando estavam reunidas em Jerusalem, daro testemunho da Boa Nova de Jesus, independentemente das diferentes culturas e religies. No versculo 2 e 3 do Livro de Atos: De repente veio do cu um som, como de um vento muito forte, e encheu toda a casa na qual estavam assentados. E viram o que parecia lnguas de fogo, que se separaram e pousaram sobre cada um deles. Vemos descritos, trs sinais (som, vento e fogo) que recordam os relmpagos, troves e o fogo do Sinai (Ex. 3:2, 19, 16-19; Dt 5) e a presena de Deus, o vento tambm, um smbolo da presena do Esprito Santo, enquanto o fogo um smbolo da purificao e seu poder de julgamento (Mateus 3:11-12). A simbologia das lnguas muito evidente nessa narrativa, para Lucas, o fogo tem forma de lnguas e repousa sobre cada um presente no cenculo. Essas lnguas, representam, a universalidade da Igreja e a sua comunicabilidade com o mundo, o fogo o smbolo do tnus vital e do esplendor de Deus, representa o batismo como anunciado no primeiro Livro de Lucas (Lc 3:16b): ele vos batizar no Esprito Santo e no fogo (Lc 3, 16b). somente aps esse batismo que a Igreja ter condies de continuar a misso salvfica de Jesus e comunic-la a todos os povos e naes. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar noutras lnguas, conforme o Esprito os capacitava. Havia em Jerusalm, judeus, tementes a Deus, vindos de todas as naes do mundo. Ouvindo-se este som, ajuntou-se uma multido que ficou perplexa, pois cada um os ouvia falar em sua prpria lngua. Cumpri-se aqui a promessa de Jesus sobre o derramamento do Esprito

Santo, que capacita os apstolos a continuidade de sua misso, comunicando-se atravs do falar em outras lnguas (glossolalia) que se revela no falarem idiomas estranhos ou lnguas incompreensveis (glossolalia), que de acordo com o Apstolo Paulo, s podem ser interpretadas pelo mesmo Esprito. Esse fenmeno das lnguas, ocorrido em Pentecostes e nas comunidades crists primitivas, at hoje divide a opinio de muitos telogos. No evento bblico descrito, percebe-se que h uma capacitao do Esprito Santo aos discpulos a fim de que estes falassem milagrosamente as lnguas daqueles habitantes estrangeiros dos diferentes lugares do mundo. O fato dos apstolos falarem todos como galileus e cada povo os entendesse em sua lngua materna, comprova em si, o milagre, a misso e o testemunho entre as naes. Assim, a descrio do autor, ganha nfase muito maior em seus aspectos profticos do que propriamente no fenmeno da glossolalia. Trata-se, tambm, de um recurso divino de fazer com que a palavra anunciada (Kerigma) pudesse chegar a todos os povos e, a este propsito, Deus d o dom de falar diversas lnguas. No mesmo Livro de Atos dos Apstolos, encontramos quatro casos onde fenmenos semelhantes ocorreram, estes fatos so explicados pelo Apstolo Paulo em sua I Carta aos Corntios, no captulo 14, mostrando que o falar em lnguas um sinal para o infiel (Israel). No sentido prtico a glossolalia teve utilidade na unificao dos quatro grupos distintos de crentes primitivos. 1) 2) 3) 4) Os crentes que vinham do judasmo (judeus), Atos 2; Os samaritanos (proslitos), Atos 8:17; Os gentios, Atos 10:46; Os discpulos de Joo Batista, Atos 19:6.

Portanto, a glossolalia foi um recurso utilizado por Deus no trabalho de unificao do discurso evangelstico das igrejas primitivas, vencendo assim o preconceito dos crentes judeus.

CONCLUINDO O maior problema que existe no ambiente pentecostal a ideia de que a experincia com Deus deve sempre acontecer de maneira exuberante. O pressuposto desta afirmao est pautada no fato de que a simplicidade crist parece montona e por isso necessrio um algo mais. Parafraseando o ttulo de um filme americano: Muito barulho, por nada. Os exageros cometidos hoje em muitas igrejas pentecostais, acontece em funo da pobreza da reflexo nos plpitos evanglicos. Gritaria e manifestaes estranhas so subterfgios para chamar a ateno dos ouvintes, quando a palavra pregada no possui contedo e profundidade suficiente. O que antes era um culto racional, tornou-se um centro de

emocionalismo exacerbado, onde na grande maioria dos casos as pessoas quase nunca conseguem ouvir a pregao da Palavra de Deus.

BIBLIOGRAFIA ARMSTRONG, Karen. Em nome de Deus: o fundamentalismo no judasmo, no cristianismo e no islamismo. Traduo de Hildegard Feist. So Paulo: Companhia das Letras, 2009. BBLIA. Portugus. BBLIA de estudo pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995. Almeida Revista e Corrigida CHAMPLIN, Russel Norman. O Novo Testamento interpretado versculo por versculo. Vol. 3. So Paulo: Candeia, 2000. DARAUJO FILHO, Caio Fabio, Pentecostalismo, Espiritualidade 171 e Avenida Brasil (Artigo publicado em seu site) http://www.caiofabio.net/conteudo.asp?codigo=06345 DOS SANTOS, V. B. F e Razo na Teologia Pentecostal: H Fundamentos Teolgicos Slidos no Pentecostalismo? (Trabalho de Concluso de Curso de Bacharel em Teologia) - Universidade Metodista de So Paulo. SBC. SP: 2011. GODOY, Daniel e NANJAR, Cecilia Castillo. No pentecostalismo o Esprito Santo favorece os pobres. Estudos da Religio. So Bernardo do Campo. v. 27, p. 50-72, dezembro de 2004. MCARTHUR, John. Com vergonha do Evangelho. So Jos dos Campos, SP: Editora Fiel, 1997. ROMEIRO, Paulo. Decepcionados com a Graa. So Paulo: Editora Mundo Cristo, 2005. WHITE, Anne S. Aventuras para Cura. USA: Ponte-Logos Foundation, 1969.

You might also like