You are on page 1of 4

O CIGARRO NAS UNIDADES DO DEGASE. Uma Reflexo das Mais Importantes aos Gestores do Orgo.

Marco Aurelio Romar1 Segundo o ECA Estatuto da Criana e do adolescente: ECA - Lei n 8.069 de 13 de Julho de 1990 Dispe sobre o Estatuto da Criana e do Adolescente e d outras providncias. (...) Art . 243. Vender, fornecer ainda que gratuitamente, ministrar ou entregar, de qualquer forma, a criana ou adolescente, sem justa causa, produtos cujos componentes possam causar dependncia fsica ou psquica, ainda que por utilizao indevida: Pena - deteno de seis meses a dois anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave. Pena - deteno de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa, se o fato no constitui crime mais grave. (Redao dada pela Lei n 10.764, de 12.11.2003) Ora me respondam, no o que acontece nas visitas nas Unidades do DEGASE ? A entrada de maos de cigarros? Adolescentes fumando indiscriminadamente nos banhos de sol ou em seus alojamentos? Ou estou mentindo ??? Ou Vo alegar desconhecimento de que estes fatos ocorrem, pois se negarem, ai acharei que o Departamento dirigido, por quem realmente desconhece o que acontece nele. Se negarem este fato temos inmeras fotos, em greves, e visitas que mostram as mes levando maos de cigarro para seus filhos internados em nossas Unidades. s verificar em nossas galerias que se Acharo cigarros, talvez em quantidade maior que em qualquer botequim... ou quem sabe uma Tabacaria Fashion.... Agora me explique um pouco mais a fundo, como a Direo Geral, a ViceDireo, e as Coordenaes, permitem que se pratiquem atos PROIBIDOS POR LEI, que sabidamente prejudicam sade de nossos adolescentes internados provocando neles, e pior, no evitando que se tornem, ou continuem a ser portadores de dependncia qumica de uma substncia sabidamente nociva a sade ? Me mostrem um documento, algum documento desta atual gesto proibindo o Cigarro em nossas Unidades, e se existe, a que se deve o descumprimento ? O prprio Ministrio da Sade faz advertncias sobre os perigos do Cigarro nos maos dos mesmos, tais como:

Marco Aurelio Romar - Agente Socioeducativo DEGASE - ID Funcional 1986523-6 - Assistente Social - CRESS 19.850 7. Regio

I "fumar causa mau hlito, perda de dentes e cncer de boca"; II "fumar causa cncer de pulmo"; III "fumar causa infarto do corao"; IV "fumar na gravidez prejudica o beb"; V "em gestantes, o cigarro provoca partos prematuros, o nascimento de crianas com peso abaixo do normal e facilidade de contrair asma"; VI "crianas comeam a fumar ao verem os adultos fumando"; VII "a nicotina droga e causa dependncia"; e VIII "fumar causa impotncia sexual". A nicotina age no sistema nervoso central e d um pequeno estmulo no usurio. Apesar de ser um estimulante, a nicotina causa tambm relaxamento no consumidor, j que provoca a diminuio do tnus muscular. Outro efeito causado pelo consumo do tabaco a perda de apetite. A nicotina prejudica a digesto e causa tambm o aumento dos batimentos cardacos, da presso arterial e da freqncia respiratria; provoca tremores, insnia, nusea, diarria, vmitos, cefalia, tontura, fraqueza, dor no peito e traz srios danos ao sistema respiratrio, podendo causar doenas como a pneumonia, efisema pulmonar e infeco das vias respiratrias. O tabaco apresenta ainda diversas substncias que podem causar cncer em diversas partes do corpo como a boca, esfago, laringe, pulmo, rins, pncreas e bexiga. Na gravidez, o consumo do tabaco pode trazer srias conseqncias ao feto, j que ele absorve, antes mesmo de nascer, as substncias txicas do cigarro atravs da placenta. Por causa disso, o feto pode nascer abaixo do peso e da estatura normais, alm de haver o risco de alteraes neurolgicas considerveis no futuro recm-nascido. Aborto espontneo e complicaes so riscos maiores entre gestantes que fumam. As substncias txicas do cigarro aparecem tambm no leite materno de mes fumantes. Esses males todos Ilustrssimo Sr. Diretor Geral, o Sr. Est indiretamente provocando, ou falando de outra forma, no evitando. Temos programas antitabagismo em nossas Unidades que efetivamente funcionem?, usamos recursos como adesivos de Nicotina, medicamentos prprios para a cura desta dependncia qumica da Nicotina em nossas Unidades Ilustrssimo Sr. Diretor ? Temos grupos de tratamento doTabagismo nas Unidades ? Me responda Ilustrssimo Sr. Diretor Geral... Me parece Ilustrssimo Sr. Diretor Geral, que fica clara a figura da Condescendncia Criminosa, na Administrao Pblica: o funcionrio, essencialmente aqueles que ocupam cargos com poder de mando, deve ser cumpridor da lei. No sou eu que digo, a Lei !!! Ilustrssimo Sr. Diretor Geral o Sr, est cumprindo a Lei em epgrafe no que diz respeito ao fumo nas dependncias do DEGASE por parte dos adolescentes ali em cumprimento de medida ?. O Sr. est cumprindo o Estatuto da Criana e do Adolescente no que tange a proibio do fornecimento de Cigarros aos nossos adolescentes ?. Ou o estmulo ao consumo de cigarros, ou a omisso em no

permitir evita problemas como rebelies, motins, Etc., Etc, Etc... A Lei Ilustrssimo Sr. Diretor Geral, no se discute, no se argumenta, no se oblitera, apenas se cumpre, apesar das consequncias que ela, a Lei, acarrete. APENAS SE CUMPRE !!! O mais engraado e incoerente nisto tudo aqui narrado, que no texto base do Plano de Segurana Socioeducativa do departamento Geral de Aes Socioeducativas de Agosto de 2012, texto preliminar para crticas e sugestes, est como abaixo : Seo VIII Funcionrios Pag.26/46 Art. 1. Os funcionrios da Unidade somente tero o acesso permitido no horrio correspondente ao seu turno de trabalho ou excepcionalmente em turno diverso, desde que convocados. Sua entrada ser autorizada mediante apresentao de crach funcional. Art. 2. O funcionrio deve apresentar-se devidamente trajado, de forma discreta e adequada funo de socioeducador que desempenha. Art. 3. Instrutores, oficineiros, professores e auxiliares de enfermagem devero fazer o uso de jaleco. Art. 4. Se fumante, dever cuidar para no ingressar rea de segurana exalando odores de cigarro, bem como absterse do uso de perfumes e maquiagem excessiva.

No um documento publicado em Dirio Oficial da Cidade do Rio de Janeiro, e, com fora de Lei, mas, enquanto crtica e sugesto, digo que j nasce eivado de vcios, a partir do momento que no menciona a proibio do fumo entre os adolescentes por fora de LEI. E por que o adolescente pode fumar nas dependncias das Unidades de Internao e CRIAADs, se o FUNCIONRIO DEVER CUIDAR PARA NO INGRESSAR NA REA EXALANDO ODORES DE CIGARRO CONFORME O ALUDIDO DOCUMENTO ? Que incoerncia heim ? Proibem a quem permitido, e, autorizam a quem proibido por Lei ... Chega a ser hilrio, se no fosse trgico para a sade de nossos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa... Rarssimos so os CRIAADs que probem o fumo em suas dependncias, como o CRIAAD Bangu, por exemplo, onde nos adolescentes no podem fumar, por Ordem da Direo da Unidade, que, cumpre a Lei, mas nas Unidades de Internao, em todas permitido o fumo aos adolescentes, e se no permitido formalmente, os gestores, com rarssimas exceo, fazem vista grossa e fingem que no vem.

O que o Sr. Tem a falar sobre isso Ilustrssimo Sr. Diretor Geral, fico aguardando, ou ser que vai, como de costume abrir sindicncia para me punir como de seu costume, PUNIR COM TRANSFERNCIAS ARBITRRIAS E NO JUSTIFICADAS contra quem o contrarie, OU VAI PASSAR A CUMPRIR A LEI ? EU AQUI LHE LANO O DESAFIO !!! - Ilustrssimo Sr. Diretor Geral CUMPRA A LEI !!! No permita mais cigarros aos adolescentes do DEGASE !!!!

You might also like