You are on page 1of 48

ABRIL 2012 NMERO 3 MENSAL

www.revistaprogredir.com

Comer tudo, com qualidade!


Variar o mximo nos alimentos o que traz qualidade sua alimentao!

O fim do emprego para sempre


Aquilo a que temos vindo a assistir a pretexto da crise o derrubar da segurana.

Est a aproveitar as oportunidades?


Tem aproveitado as oportunidades que tem tido para ser abundante financeira ou materialmente?

Entrevista com
Descontraia e Reflita atravs do vdeo ms

Maria Jos Costa Flix

REVISTA DIGITAL GRATUITA

editorial Gratido e Crescimento


RUA LINO ASSUNO N. 24 | 2770-109 PAO DE ARCOS 21 443 83 05 | 96 277 73 21 NIF 509 992 978

DIRECTOR GERAL PEDRO SCIACCALUGA FERNANDES

A Gratido um dos Valores que acredito trazerem Felicidade ao Homem. Assim cabe-me Agradecer todo o apoio que tem sido dado por Vs, Revista Progredir, nos primeiros passos que esta tem dado. MUITO OBRIGADO! Queremos retribuir a Vossa ateno com Crescimento . Dessa forma trabalhamos todos os dias para lhe oferecer maior diversidade e qualidade nos Contedos da Progredir. Na edio anterior da Progredir integramos uma nova seco, Reflexes , em colaborao com O Homem que Sonha Pedro Rui Carvalho . Na presente edio acrescentamos trs novidades: A Seco Entrevista na qual pretendemos partilhar pensamentos e ideias de pessoas como a Autora Maria Jos Costa Flix , a quem agradeo a disponibilidade e colaborao na estreia desta seco. A Seco Vouchers onde pretendemos acrescentar valor aos leitores com a oferta de descontos e promoes em Servios que podero usufruir. O incio da promoo de sorteios na pgina Facebook da Revista Progredir onde todos os seus participantes se vo habilitar a ganhar, todos os meses, ofertas fantsticas. Dou tambm as boas vindas Sofia Frazoa , que integrou a nossa equipa residente, e o meu obrigado pela dedicao e profissionalismo que j revelou. Queremos crescer indo ao encontro das Suas Vontades e Necessidades. Por isto ficaremos sempre gratos com as suas sugestes, escreva para ns! Um excelente ms para si! Beijos & Abraos!

www.revistaprogredir.com N. 3 | Abril 2012 | Revista Mensal

Diretor | PedroSciaccaluga Fernandes progredir@revistaprogredir.com Direo Comercial | David Rodrigues comercial @revistaprogredir.com Editora | Maria Melo editor@revistaprogredir.com Redao | Sofia Frazoa redacao@revistaprogredir.com Imagem, Montagem e Design | Liliana Gomes Silva design@revistaprogredir.com Sugestes e Feedback geral@revistaprogredir.com Subscries subscrever@revistaprogredir.com

Colaboradores Ana Rita Silva, Clara Fernandes, David Rodrigues, Isabel Leal, Jaona Aguiam, Pedro Rui Carvalho, Sofia Martins, Sofia Frazoa, Susana Albuquerque.

Periodicidade Mensal Propriedade Ideias e Harmonia - Publicaes, Marketing e Eventos, Lda ERC N. Registo: 126163
expressamente proibida a reproduo da revista, em qualquer lngua no seu todo ou em parte, sem a prvia autorizao escrita do proprietrio. Todas as opinies, notas e comentrios so exclusivos dos autores ou das entidades que produziram os dados. O contedo dos artigos publicados da exclusiva responsabilidade do seu autor. O contedo dos artigos no expressa necessariamente a opinio da Revista Progredir e sua Direo.

Pedro Sciaccaluga Fernandes

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 3

sumrio

nmero 3

6 | Filosofia de Vida A verdadeira crise! Por Sofia Martins 18 | Entrevista Estamos todos a ser obrigados a ir ao caroo daquilo que somos Entrevista com Maria Jos Costa Flix. Texto Por Sofia Frazoa. Fotografia Por Joana Aguiam 32 | Lifestyle Viver a crise com estilo! Por Sofia Frazoa

9 | Sade Um estilo de vida saudvel. Por Ana Rita Silva 24 | Finanas

14 | Relacionamentos A chave de tudo. Por Clara Fernandes 27 | Vida Profissional

Abra as portas abundncia. Por David Rodrigues

Vida profissional e propsito de vida. Por Susana Albuquerque

36 | Espiritualidade Ensino da tolerncia e da serenidade aos mais pequenos. Por Isabel Leal 44 | Reflexes Frases que nos deixam a pensar!

40 | Agenda Actualize a sua Agenda! Encontre actividades para poder participar.

42 | Vouchers Aproveite e desfrute das promooes! 46 | Biografia Descubra quem foi Nelson Mandela.

45 | Fontes de Saber Um momento para descontrair, refletir e meditar!

w w w.revistaprogredir.com subscrever@revistaprogredir.com

VIVA O MOMENTO!

4 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Ganhe no facebook da Revista Progredir!

Este ms habilites-se a ganhar um Livro!

fcil e grtis

Faa Gosto e Ganhe! Todos os Gosto da pgina ficam automaticamente habilitados a ganhar esta oferta sorteada no dia 22 de Abril ms.

Vencedor de Maro: Daniela Pontes fez Gosto e ganhou uma massagem.

Filosofia de Vida

A verdadeira crise!
O que essencial para cada um de ns? Onde esto os nossos valores? O que temos feito com eles? Onde nos tem levado a nossa forma de viver? Por Sofia Martins

instein escreveu em tempos qualquer coisa como, a verdadeira crise a crise de valores. Que na crise h uma oportunidade de renascer.

Ora, para renascermos, a primeira coisa a fazer assumirmos a nossa parte de responsabilidade em todo este processo. Se ns mudarmos, o mundo muda connosco. Se atiramos uma pedra ao charco, a gua mexe. Tudo mexe quando damos um passo.

Se atiramos uma pedra ao charco, a gua mexe. Tudo mexe quando damos um passo.

6 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Filosofia de Vida

Notcias chegam-nos de toda a parte de subidas de preos, de necessidade de fazer sacrifcios, de mudar hbitos de consumo. Dizem-nos que temos pois de aprender a viver com o essencial. A questo que se coloca : O que essencial para cada um de ns? Onde esto os nossos valores? O que temos feito com eles? Onde nos tem levado a nossa forma de viver? Estamos de rutura claramente com toda num uma ponto forma

preciso renascer e para tal h que nos munirmos das ferramentas certas para o fazer de uma forma duradoura e autntica. Torna-se, pois, fundamental olharmos para dentro e percebermos o nosso lugar na Terra, De que forma posso melhorar a minha vida e, consequentemente, do mundo minha volta. E melhorar vai bem alm das questes pragmticas. Significa vivermos o nosso potencial, estarmos seguros e ativos, com o otimismo que nasce da certeza de estamos sempre acompanhados.

materialista de estar na vida. Dia aps dia, isto vai sendo cada vez mais uma verdade indiscutvel.

962 777 321 www.akademiadoser.com

FIND YOURSELF!
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 7

Filosofia Vida Filosofia dede Vida

Se formos fiis a ns mesmos, crescemos mais fortes, mais seguros. Confiantes.

Para isso, necessrio percebermos quem somos e onde estamos. A forma que temos de nos colocar ao servio da nossa verdade, procurar dentro de ns as linhas orientadoras na direo certa. E como? Ouvindo a intuio. Todos a temos, homens e mulheres, novos e velhos. Basta ouvi-la, respeita-la. Respeitarmos os nossos sentimentos, valores e limites. Se formos fiis a ns mesmos,

o caminho certo, aquele que nos torna extraordinrios e valiosos, ento expandimos e o Pas expande connosco. E o mundo avana. H, pois, que aprender a ouvir o nosso anjo interior, a intuio. Confiar nela. Confiar em ns. absolutamente necessrio mudar as mentalidades, para que o mundo possa crescer com outros valores. A verdadeira crise pois, querer mudar o mundo mantendo o mesmo registo.

crescemos mais fortes, mais seguros. Confiantes. E se estivermos a seguir

absolutamente necessrio mudar as mentalidades, para que o mundo possa crescer com outros valores.
8 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

TERAPEUTA E FORMADORA
www.sofiareiki.wordpress.com sofiavieiramartins@gmail.com

SOFIA MARTINS

Sade

Um estilo de vida saudvel


Variar o mximo nos alimentos o que traz qualidade sua alimentao! Por Ana Rita Silva
A preocupao com a qualidade de vida tem sido cada vez mais uma constante em toda a populao. Os problemas que surgem derivados de um estilo de vida sedentrio e com uma alimentao rica em gorduras saturadas, colesterol e aucares, integram atualmente a lista de preocupaes primordiais da Organizao Mundial de Sade e mesmo at da maioria das pessoas, como so exemplos a obesidade, doenas cardiovasculares e metablicas, diabetes mellitus tipo II. No entanto, a definio do conceito de

vida saudvel no fcil de se fazer. Em linhas gerais, considera-se atualmente que


Integre a mudana que gostaria de ver no mundo.

a preveno da doena e a preser vao da sade, passam pela prtica de bons hbitos alimentares, em conjunto com uma vida ativa e prtica de atividade fsica. De facto, sabe -se que a alimentao constitui a base de todos os processos de desenvolvimento do indivduo, tanto a nvel fsico como psicolgico.
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 9

HORRIO 2 a 6 das 10h s 20h Sbado das 10h s 13h

915 480 458 / 965 060 146 / 964 033 847 / 925 225 972 naturajna@gmail.com / www.naturajna.pt

Sade

Mas ter hbitos alimentares saudveis no significa ter de abdicar daqueles alimentos de que tanto gosta! Tudo depende do que entender como exceo e regra do seu dia-a-dia. Variar o mximo nos alimentos o que traz qualidade sua alimentao! Os alimentos so a nica condio para a manuteno da vida. So eles que fornecem ao corpo a energia necessria para as atividades do dia-a-dia; so eles que nos oferecem os nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo; so eles que permitem o correto funcionamento cerebral. Deste modo, essencial realizar uma alimentao completa, variada e equilibrada, permitindo ao corpo obter

todos os nutrientes de que necessita. Por outro lado, a busca da sensao de bem-estar fsico, intelectual e emocional leva-nos necessidade de optar por comportamentos alimentares saudveis. Mas, na prtica, o que significa mudar os hbitos alimentares e o estilo de vida? Como pode ser possvel alterar as rotinas a que j se habituou durante toda a vida? Ser uma tarefa muito complicada? No. Com persistncia, com conscincia e, acima de tudo, com calma, vamos conseguindo alcanar todos os objetivos a que nos propusermos de incio. Em primeiro lugar, dever evitar dietas milagrosas, em que ocorra uma grande eliminao do peso num curto perodo de tempo. Este tipo de planos alimentares levam correntemente a desnutries

Ter hbitos alimentares saudveis no significa ter de abdicar daqueles alimentos de que tanto gosta!
10 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Sade

Dever evitar dietas milagrosas, em que ocorra uma grande eliminao do peso num curto perodo de tempo.
graves por omisso de determinados nutrientes, e podero provocar o retorno de todo o peso perdido. Prefira antes realizar um plano alimentar completo e equilibrado, que tenha por base a introduo de todos os alimentos nas quantidades adequadas, includos em vrias refeies distribudas por todo o dia. Comece por tomar sempre um bom pequeno-almoo na primeira hora aps acordar, que dever ser completo, variado, equilibrado e adequado em termos calricos s suas necessidades, incluindo sempre quatro elementos: gua, fruta, um produto lcteo e um farinceo. Escolha carnes magras, menos calricas, Ingira leite e equivalentes nas quantidades certas, de acordo com as necessidades particulares de cada momento e situao de vida. Consuma po e cereais valorizando os mais escuros e de mistura, bem como arroz, massa e batata, nunca como o frango e o peru, mas no deixe de comer carnes vermelhas, ricas em ferro e por isso muito importantes para o nosso organismo. Retire sempre a gordura visvel das carnes e pele das aves, j que esta contm tambm praticamente
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 11

esquecendo que estes alimentos devem ser a base da sua alimentao. Ingira uma grande quantidade de hortalias, legumes e frutos, ao longo de todo o dia. Reduza significativamente as gorduras na alimentao, sobretudo as saturadas e alteradas pela confeo culinria ou preparao industrial, valorizando o papel do azeite, a consumir de forma modesta. Tenha tambm cuidado com o consumo de sal; faa antes recurso a outros truques, nomeadamente a utilizao de especiarias e ervas aromticas.

Sade

apenas gordura. No que diz respeito ao peixe, j a figura outra, sendo prefervel optar pelos mais gordos, como o salmo, cherne e sardinha, que contm cidos gordos mega-3, essenciais ao bom funcionamento corporal. Evite os alimentos fritos e gratinados, dando preferncia aos grelhados e cozidos e inicie sempre as refeies com um prato de salada ou com uma sopa de legumes, sem batata ou cenoura, substituindo estes ingredientes por abbora, nabo, couveflor ou courgette, por exemplo. Fuja dos salgadinhos, pastis de massa folhada, enchidos e queijos amarelos, ou bolachas recheadas e cobertas, bolos e chocolates, optando antes por lanches mais leves que incluam iogurtes magros, fruta e barras de cereais pouco calricas, frutos secos e bolachas integrais, tendo sempre cuidado com as quantidades. Retire da sua alimentao os molhos gordurosos, como o molho branco, quatro queijos e natas, optando pelo tempero das saladas com uma quantidade moderada de azeite, vinagre, sumo de limo e especiarias, ou por molhos menos calricos, como o de iogurte. Evite ainda acrescentar os conhecidos
12 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

caldos concentrados, ricos em gordura e sal. Diminua a ingesto de refrigerantes aucarados, mesmo os caracterizados como light ou diet, preferindo antes sumos naturais, chs, tisanas e gua. Tente no adicionar acar a estes, mas se quiser adocicar um pouco, opte ento pelo adoante. Coma de forma calma, em ambientes sossegados, mastigando muito bem todos os alimentos, aproveitando o momento de descontrao para conviver com a famlia e/ou amigos. Respeite a gastronomia tradicional portuguesa e o seu leque de virtudes. muito importante que se sinta

Sade

Se tem como objetivo obter uma vida saudvel, seja mais ativo.
bem e tire prazer, mas no desmesurado e sem limite, da comida e do ato de comer. Realize vrias refeies ao longo de todo o dia, por forma a nunca ficar mais de 3 horas em jejum. Leve sempre consigo uma barrinha de cereais ou uma pea de fruta, produtos de fcil transporte e prticos para comer rapidamente caso sinta vontade para tal. Em casa, poder tambm deixar no frigorfico alguns legumes cortados, como cenoura crua, aipo, alface e tomate, e gelatina magra, produtos que no iro prejudicar a sua perda de peso. Acima de tudo, importante que nunca tenha fome. Nunca v ao supermercado com fome, para assim evitar mais facilmente a tendncia para levar bolos, chocolates e snacks. Habitue-se a comparar os rtulos dos alimentos e verifique se os produtos light e diet so realmente os menos calricos, pois isso nem sempre verdade.
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 13

Por ltimo, mas no menos importante, pratique exerccio fsico diariamente. Manter uma vida ativa traz inmeros benefcios sade fsica e mental do indivduo, no s pelo aumento da auto-estima e confiana e alvio do stress, como tambm no controlo do peso e na reduo dos riscos de sade associados obesidade, melhorando igualmente as funes motoras, como a fora, resistncia muscular, equilbrio e flexibilidade. Deste modo, se tem como objetivo obter uma vida saudvel, seja mais ativo. Procure sempre adotar hbitos mais corretos e equilibrados: ser uma mais valia para o seu corpo e um prazer para si!

ANA RITA SILVA


NUTRICIONISTA
www.alimentacaosaudavel-nutricao.weebly.com

csilva.anarita@gmail.com

Relacionamentos

A chave de tudo.
Relacionamentos existem em todo lado, com tudo. Com pessoas, com objectos, com animais, com a natureza, com tudo o que nos rodeia, incluindo Deus.
Por

Clara Fernandes
dos

vastssimo

universo A

relacionamentos.

principal

fonte de todo o sofrimento e dor do ser humano. Mas tambm a fonte de todo o Amor. Sem darmos conta, sem termos sequer conscincia disso criamos relaes antes mesmo de nascermos. Mas tudo se complica a partir do momento que decidimos vir ao mundo e dar incio nossa viagem. Relacionamentos existem em todo lado, com tudo. Com pessoas, com objectos, com animais, com a natureza, com tudo o que nos rodeia, incluindo Deus.
14 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Sem darmos conta, sem termos sequer conscincia disso criamos relaes antes mesmo de nascermos.

Relacionamentos

Se desejarmos ser mais felizes, ter mais alegria, h que analisar a forma como nos relacionamos

Se desejarmos ser mais felizes, ter Sendo um dos maiores desafios com que o ser humano se depara, saber relacionar-se de forma saudvel, harmoniosa e sadia, tambm a principal causa para o sofrimento em que se vive. Quando se fala em relacionamentos, automaticamente pensamos nos relacionamentos amorosos, mas a toda a hora estamos em sistema automtico de relacionamentos com os outros. O chefe no emprego, os nossos colegas, os nossos amigos, vizinhos, famlia, pessoas que fazem parte da nossa vida, que nos rodeiam e at com as pessoas que conhecemos casualmente. Ame-se, aprove-se, aceite-se, honre-se e ter os relacionamentos que sempre desejou. A chave est em si mesmo. To longe, mas afinal to perto. Voc a cura, basta querer. Mas como l
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 15

mais alegria, h que analisar a forma como nos relacionamos. A comear por si. A relao que tem consigo mesmo a mais importante de todas. Que dizem os seus olhos quando se olha no espelho? capaz de lhes dizer eu amo-me e aprovo-me? Acreditando e sentindo-o realmente? Precisa de se perdoar por alguma coisa? Quanto mais estiver disposto a amar-se e a aprovar-se, mais a sua energia vibrar em sintonia com a energia do Universo.

Relacionamentos

chegar? Por certo uma das perguntas que paira na sua mente. Enquanto acreditar que precisa de algum que o ame verdadeiramente para se sentir bem, ficar frustrado porque estar espera que outra pessoa satisfaa todas as suas necessidades. A remetemo-nos para a nossa infncia. A maioria de ns no foi educado na infncia para se amar a si mesmo nem para ter uma auto-estima elevada, pelo que precisa de trabalhar esses aspectos na idade adulta. Como o meu comportamento, ajo Os relacionamentos reproduzem os padres de infncia onde se geram as mentiras primrias. Mentiras passam a ser verdades absolutas ou reajo? Sinto medo? Medo do qu? De no ser amada? De ser rejeitada? Da crtica ou julgamento dos outros? Terei medo de falhar? Julgo-me dona da verdade? Em que altura da minha infncia senti o mesmo? Para alm de mim, quem estava nesse momento? Meu pai? A minha me? Que outras situaes semelhantes senti o mesmo.
16 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

quando criana, tais como Eu no sou suficientemente bom, Eu no mereo, Eu tenho algum problema ou Eu sou mau. Um das formas de identificar se existe alguma mentira primria comece por analisar as suas crenas limitadoras que agora afectam os seus relacionamentos. Pense num relacionamento importante para si e que lhe traz, ou trouxe, algum sofrimento pergunte -se:

Ame-se, aprove-se, aceite-se, honre-se e ter os relacionamentos que sempre desejou. A chave est em si mesmo.

Relacionamentos

Os nossos relacionamentos acabam por ser o reflexo do relacionamento que tivemos em criana com um dos nossos pais, porque so a nossa primeira referncia e vivncia.

Faa este exerccio e anote todas as respostas que lhe surgirem, mesmo que no faam sentido, anote -as, podem ser as respostas para as suas perguntas. Os nossos relacionamentos acabam por ser o reflexo do relacionamento que tivemos em criana com um dos nossos pais, porque so a nossa primeira referncia e vivncia. enquanto resolvida, liberdade essa para questo conceber no o nunca poder E, for que

relacionamento com os seus pais seja cordial, a sua Criana Interior ainda pode carregar raiva, culpa ou medo, mesmo de forma inconsciente, importante que enfrente esses sentimentos. Nunca se esquea, identificar,

transmutar e criar de novo o processo. Em cada momento de sofrimento existe a oportunidade de conquistar algo maior. Os relacionamentos so onde aprendemos mais sobre ns prprios, de Si! crescemos e evolumos. Procure a sua chave, ela est dentro

obter

realmente quer num relacionamento. Comece por si, pelos que lhe so mais prximos, na maior parte das vezes os mais difceis de encarar e digerir : a nossa famlia. Esse o trabalho necessrio e fundamental a fazer. Mesmo que hoje em dia o seu

LIFE COACH http://atitudesorrir.wordpress.com


atitude.clara.fernandes@gmail.com

CLARA FERNANDES

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 17

Completa no Site Progredir

Entrevista

Estamos todos a ser obrigados a ir ao caroo daquilo que somos


Astrloga e jornalista h 30 anos, Maria Jos Costa Flix acaba de lanar o seu oitavo livro, um mergulho nas profundezas do Amor. Numa conversa com a PROGREDIR, a autora de Atalhos do amor fala do principal motor da vida e dos desafios que nos so lanados atualmente.
Texto Por Sofia Frazoa. Fotografia Por Joana Aguiam
PROGREDIR: A que estamos a ser convidados com esta crise? MARIA JOS COSTA FLIX (MJCF): Estamos a ser obrigados a uma regenerao ao nvel de o que a essncia daquilo que eu sou?. Porque h aquilo que eu sou, o que herdei dos meus pais, o que meteram c para dentro atravs da educao, o que fui colhendo atravs das vrias experincias da

aguiam.com
18 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Estrevista

minha vida. Todos somos condicionados no sentido de nos encaixarmos e aprendermos a viver neste mundo, que o que os nossos pais e a sociedade nos ensinam. Mas vamos arranjando uma espcie de carapaa e o que somos ao vai nvel da essncia escondido, tapado, ficando

aguiam.com
cerne, ao caroo daquilo que somos. Somos um ser limitado, mas habitado por algo de ilimitado. Penso que quem no tiver um lado espiritual ou uma outra forma de no se limitar ao de ganhar dinheiro, no encontra sada. Porque, realmente, estamos a ter que limpar, deitar fora, tudo aquilo que nos esteja a tapar para o que somos ao nvel da essncia. PROGREDIR: Quem j tem vindo a fazer esse trabalho evolutivo pode conseguir escapar a esta crise? MJCF: As pessoas esto em planos diferentes, mas isto no pode, de maneira nenhuma, ser uma coisa fcil para ningum porque todos ns estamos a ser obrigados a ir ao fundo. como ter uma casa que
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 19

muitas vezes para sempre. Somos condicionados para precisarmos de uma quantidade enorme de coisas. PROGREDIR: E agora temos

aprender a viver sem elas? MJCF: Temos sempre de ter algumas coisas porque somos esprito, mas tambm somos matria. Portanto, enquanto estivermos neste mundo, temos de ter algum dinheiro para sobreviver, mas no temos de ter mais do que isso. Se estivermos muito entretidos a gastar muito dinheiro esquecemo-nos que somos esprito, que aquilo que permanece. E, nestas alturas, estamos todos a ser obrigados - a nvel individual, familiar, do pas, do mundo - a ir ao

Entrevista

est limpa, mas agora temos de fazer uma limpeza profundssima e ver debaixo de todos os mveis o que temos de deitar fora. Todos temos lixo c dentro, todos temos coisas de que j no precisamos. Ningum pode passar ao lado desta tendncia porque, se a pessoa ainda aqui est, porque ainda est presa matria. PROGREDIR: E quando no

se pode empregar a lei da causa/ consequncia. Ou seja, se eu estou a ser convidada a fazer um determinado trabalho e se eu estou a ser convidada porque posso faz -lo , se no o fizer, grave no sentido de que h uma coisa qualquer que acontece e que no precisaria de acontecer. Como muitas das doenas esquisitas para as quais ningum encontra razo. Muitas pessoas prximas a mim morreram antes de tempo, no tenho dvidas nenhumas. PROGREDIR: E nos relacionamentos, o tema central do seu ltimo livro Atalhos mesmo? do Amor, aplica-se o

conseguimos aceder ao convite da vida e no conseguimos ou no queremos, por exemplo, largar o velho para deixar entrar o novo? MJCF: Quando eu utilizei a palavra obrigatrio, muito rigoroso, muito forte. Detesto as palavras castigo e recompensa, mas acho que

Atalhos do Amor Maria Jos Costa Flix Estrela Polar, 2012


O amor aparece onde menos se espera, mas s quando estivermos numa outra dobra do tempo o conseguiremos ver j sem nada a tap-lo...
Veja aqui os outros ttulos da autora.
20 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Entrevista

PROGREDIR:

temos

aqui

uma

oportunidade de crescimento? MJCF: O campo dos relacionamentos aquele em que mais podemos crescer. , no fundo, ao Amar aquela pessoa, ao ter um relacionamento especial com aquela pessoa, que mais posso aprender como a liberdade existe e como sou um ser livre. Fala-se muito em Alma Gmea, cara-metade, etc. Isso um bocado treta porque ningum metade de ningum, ns somos inteiros. PROGREDIR: Estas aprendizagens de que fala, mesmo as mais dolorosas, so sempre sobre ns? MJCF: Claro. a Se ser eu estou por

aguiam.com
MJCF: a mesma coisa. s vezes somos atrados por pessoas que nos magoam. () Se eu sinto uma necessidade enormssima de viver com aquela pessoa, de fazer tudo para a puxar para mim, devo faz -lo. porque tenho ainda de aprender como isso falso, como uma iluso. O que eu acho que nunca ningum deve fazer cortar, dizer que nunca mais se apaixonar. Se estamos a ser atrados por uma pessoa, mesmo que saibamos que um erro, porque temos alguma coisa a aprender com ela. E muitas vezes temos de aprender atravs de coisas que nos magoam.

continuamente

atrada

aquela pessoa porque, de certeza, aquelas caractersticas tambm esto em mim. Podemos no demonstrlas, nem sequer ter conscincia. A quantidade de vezes que repetimos os mesmos padres para ir vendo como h coisas em mim de sombra, escurido, negativo, que eu no ousava ver. ao atrair uma pessoa com essas caractersticas que vou perceber as
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 21

Entrevista

coisas negativas que esto em mim. Por isso que os relacionamentos so muito importantes e o que destaco neste livro que, realmente, no h nada mais importante do que o Amor. No entanto, tambm no h nada mais difcil do que sabermos, por experincia vivida, como ter uma relao que nos preencha plenamente. PROGREDIR: O que torna essa

experincia to difcil? MJCF: No fcil porque andamos iludidos, haver aquilo achando que que nos pode satisfaa fora que j algum que

aguiam.com
PROGREDIR: H um caminho para o Amor ou cada um tem o seu? MJCF: O Amor est para l de ns, o Amor a fonte de tudo. Vivemos o Amor de diversas formas, atravs da natureza, dos animais, da msica e, de uma forma especial, atravs da relao com o outro. Quando eu perco uma pessoa de quem eu gosto, porque morreu, e eu digo perdi o amor , no perdi Amor nenhum. O Amor continua em mim. Eu deixei de poder viver o Amor atravs daquela pessoa. Portanto, o Amor a fora, o grande motor, por isso to importante sentirmo-nos amados.

completamente. no

Procuramos existe,

nenhuma pessoa me pode preencher na totalidade. E s vamos entender isso medida que nos apaixonamos ou nos relacionamos. Iludimo-nos e temos de nos desiludir as vezes que forem precisas at vermos que, no fundo, no preciso de nada desta pessoa a no ser aprender, para ver que eu j tenho em mim aquilo que eu procuro nela. Enquanto c estamos, o que importa olharmos a vida como qualquer coisa que no tem fim, mesmo quando tiver.
22 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Entrevista

PROGREDIR: Qual o segredo para nos sentirmos bem, convivendo com as nossas sombras e com esse Amor que habita em ns? MJCF: s aceitando o que no dia-a- dia nos imposto. Estou com uma dor de cabea horrorosa ou quero que aquela pessoa me telefone e ela no telefona. Ou seja, olhando para o dia. De manh, bom acordar e ter uma atitude de agradecimento. H muitas coisas que fazemos maquinalmente: acordamos, levantamo-nos, tomamos o pequeno almoo. Depois h coisas que temos

mesmo

de

fazer

maquinalmente,

mas sempre que as podemos fazer de outra maneira, fundamental. Se tivermos a Alma aber ta, temos sempre motivos de agradecimento. E, claro, tambm temos motivos de entristecimento. Mas est nas nossas mos dar mais peso, focalizar mais as nossas energias, para aquilo que nos dado, como o Sol.

A entrevista com Maria Jos Costa Flix encontra-se na integra no site da PROGREDIR . Clique aqui e veja a entrevista completa!

JORNALISTA sofiafrazoa@revistaprogredir.com
FOTOGRAFIA POR JOANA AGUIAM

ENTREVISTA POR SOFIA FRAZOA

FOTGRAFA 214 536 187 | 964 690 874 www.aguiam.com info@aguiam.com http://facebook.com/aguiamfotografas

aguiam.com

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 23

Finanas

Abra as portas abundncia.


Tem aproveitado as oportunidades que tem tido para ser abundante financeira ou materialmente? Por David Rodrigues

quele que no lana a cana, no pesca! A citao anterior leva-

Quem paga sou eu!? Como se sentiu da ltima vez que lhe ofereceram um presente que considerou caro? E o que disse pessoa? Oh, No era preciso. Ou Porque foste gastar tanto dinheiro comigo?

nos para o oceano de oportunidades que surgem na nossa vida, mas que precisam da nossa ao e atitude para se concretizarem. Ainda que o mar que est sua frente esteja cheio, cheiinho de peixe, se no lanar a cana no pescar nenhum. Tem aproveitado as oportunidades que tem tido para ser abundante financeira ou materialmente? Como reagiu da ltima vez que algum lhe ofereceu um almoo/jantar? Recusou insistentemente a oferta? A sua 1 reao foi No pagas nada! ou
24 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Finanas

Interiorize: Voc merecedor disso e muito mais! Se no est aberto a pequenas

Da prxima vez que estiver perante uma seja oferta (que talvez at lhe desconfortvel) experimente

simplesmente: Muito Obrigado! A propsito, para que que quer o dinheiro? Esta uma questo fundamental precisa de se quer ser mais de abundante. Se voc for pasteleiro algumas centenas quilos de farinha por semana. Se no for talvez 1 kg por ms seja suficiente. Com o dinheiro, o seu propsito e objetivos so uma parte fundamental da equao da abundncia. Se o seu propsito de gerar riqueza, for

ofertas porque que o Universo lhe h-de fazer grandes ofertas? A abundncia no se traduz apenas em ganhar o Euro milhes ou receber uma herana choruda, no as exclui, mas tem muitas outras formas de se manifestar: carpooling, ser promovido/aumentado, uma empresa procura de um novo colaborador com o seu per fil, uma nota perdida na rua, um desconto/oferta inesperado, entre tantas outras possibilidades. Pratique a aceitao, reconhea as ofertas e as oportunidades. Recebaas e agradea. Sempre que agradece, est a dizer Isto bom, e eu gosto, pode vir mais! para assegurar a sua reforma quando for mais velho, est claramente a enviar sinais contraditrios, pois embora poupar seja saudvel para a construo de uma boa realidade financeira, a energia que est a colocar a da escassez! Quando for velho no vou ter dinheiro suficiente, nem vou ser capaz de gerar abundncia, e isso contrrio ao princpio da abundncia.

Pratique a aceitao, reconhea as ofertas e as oportunidades.

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 25

Finanas

O dinheiro um recurso do universo extremamente abundante nossa disposio em qualquer momento e altura. Apenas necessrio que no travemos os fluxos da abundncia e prosperidade com sentimentos de escassez ou crenas limitativas. Por outro lado, se o seu foco for trazer valor ao mundo, realizando-se profissionalmente e gerando bemestar aos outros e a isso associar um bom rendimento, estar a dar um contributo para todas as pessoas e para o bem comum, e simultaneamente a gerar riqueza para o momento presente e para o futuro.

A grande diferena o foco e a motivao que coloca nas aes que realiza para se tornar abundante. A diferena se age com MEDO ou com AMOR. Se amar o dinheiro, a si e a vida, a abundncia fluir muito mais naturalmente na sua vida. Para ser abundante: Valorize -se e reconhea os seus mritos; Aceite as ofertas e oportunidades; Pratique a gratido; Clarifique os seus objetivos e propsito de vida; Foque -se em algo maior que voc. A abundncia na sua vida, depende essencialmente de si, e no dos outros. Depende da sua atitude, dos seus comportamentos, dos seus pensamentos e das suas crenas. Se quer ser abundante, comece a mudana em si!

Se amar o dinheiro, a si e a vida, a abundncia fluir muito mais naturalmente na sua vida.
26 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

DAVID RODRIGUES ACONSELHAMENTO FINANCEIRO www.moneylife.com.pt info@moneylife.com.pt

Vida Profissional
Vida profissional e propsito de vida.
Aquilo a que temos vindo a assistir a pretexto da crise o derrubar da segurana (ilusria quanto a mim) do emprego para toda a vida que desapareceu, at para quem trabalha para o Estado. Por Susana Albuquerque

ivemos

uma

mudana

de

prpria e ter o nosso prprio negcio ou empresa. Mas aquilo a que temos vindo a assistir a pretexto da crise o derrubar da segurana (ilusria quanto a mim) do emprego para toda a vida que desapareceu, at para quem trabalha para o Estado.

paradigma em relao ao emprego

e nossa vida profissional. At aqui existiam duas escolhas: segurana, atravs de um emprego estvel (um contrato sem termo numa empresa slida, ou se pretendssemos ainda mais segurana, na Administrao Pblica) ou liberdade e risco se quisessemos trabalhar por conta

Mas aquilo a que temos vindo a assistir a pretexto da crise o derrubar da segurana.
MARO 2012 | REVISTA PROGREDIR | 27

Vida Profissional

Cada um de ns um ser nico, com um conjunto de valores nico e com uma misso de vida nica.

Deixando

de

existir

essa

falsa

nossos

talentos,

mas

dificilmente

segurana somos empurrados para descobrir ou criar essa segurana de outras formas, e como h vrios anos acredito que a base da verdadeira segurana passa por fazermos aquilo que mais gostamos, prestando um servio que nos inspire e seja positivo para quem o recebe, dedico este artigo ao novo paradigma que acredito venha a substituir, com vantagens para todos, o da falsa segurana que buscvamos fora de ns no dito emprego estvel. Conhece o seu propsito de vida? Ao longo da nossa formao escolar e acadmica no somos em regra questionados sobre o nosso propsito de vida, isto , na melhor das hipteses perguntam-nos o que gostamos de fazer, ou ajudam-nos a descobrir os
28 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

algum trabalhou connosco qual a nossa misso de vida, aquilo que nos motiva e move mais do que qualquer outra coisa, nos inspira de tal forma que sentimos que far a diferena neste Mundo tornando-o melhor. Cada um de ns um ser nico, com um conjunto de valores nico e com uma misso de vida nica. Alguns, uma minoria conhece essa misso desde cedo, mas a maioria precisa de orientao, informao e muitas vezes formao para descobrir de que forma pode fazer aquilo que mais o inspira e ainda ganhar dinheiro com isso. At agora o que se passa que a tal maioria das pessoas de que trabalha falvamos, para ganhar dinheiro, buscando a segurana

Vida Profissional

tornando-se o dinheiro em si mesmo, mas agora aquilo que nos parece estar a ser proposto que assumamos a responsabilidade pela construo da nossa vida profissional, partindo do que mais importante, ns prprios, prestando o nosso ser vio de vida, vivendo a nossa misso. Ateno no entanto, pois sempre que se fala de misso de vida muitas pessoas identificam-na como uma srie de clichs coletivos: deixar tudo e ir fazer voluntariado para frica, por exemplo, mas na realidade a proposta de a partir daquilo que mais importante para cada um de ns, do conjunto e hierarquia de valores nicos que possumos, descobrir de que forma fazendo aquilo que j fazemos ou fazendo aquilo que ainda no fazemos mas sempre sonhmos fazer, podemos prestar o servio que mais nos inspira, e que pode ser por exemplo cuidar do aspeto fsico dos outros trazendo mais beleza ao Mundo, ou ser Me de famlia ajudando a criar seres humanos mais equilibrados, ensinar, ajudando ao desenvolvimento do potencial de cada um, limpar a cidade tornando o ambiente mais limpo, etc.
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 29

Vida Profissional

Conhecer a nossa misso faz toda a diferena na forma como trabalhamos para outros ou por conta prpria pois retira-nos de uma lgica de sobrevivncia, de tenho que trabalhar para ganhar dinheiro colocando-nos numa lgica de inspirao: de que forma posso prestar o meu servio, desenvolver a minha misso contribuindo positivamente Se no obtiver logo a resposta no se preocupe, natural, no fomos, em regra, condicionados para pensar Claro que essencial assegurar, para o equilbrio na gesto dos seus recursos, que em troca do ser vio prestado, recebo o que justo princpio da troca justa mas o dinheiro passa a ser um veculo de realizao pessoal e no um fim em si mesmo. O dinheiro (ou qualquer outro recurso) apenas o que recebemos em troca do servio que prestamos aos outros, com esse propsito maior de sabermos que estamos a contribuir para tornar este Mundo um stio melhor, fazendo aquilo de que gostamos. Depois de identificar o que mais gosta de fazer, pergunte -se de que forma o pode comear a fazer ou fazer numa verso melhorada? nestes termos, mas continue a perguntar-se e a obser var quais so as coisas de que mais gosta na sua vida. Se ainda assim no for claro pea aos seus amigos e colegas que o ajudem dizendo-lhe o que acham que gosta mais de fazer, que faz de forma mais inspirada. para vida daqueles a quem o presto. Para (re) conhecer o seu propsito de vida comece por refletir na questo: Faz aquilo de que gosta tanto, que quase pagaria para o fazer? Encontrar o seu propsito de vida.

Para (re) conhecer o seu propsito de vida comece refletir na questo: Faz aquilo de que gosta tanto, que quase
30 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

pagaria para o fazer?

Vida Profissional

Quanto mais inspirado estiver naquilo que faz, mais o seu negcio ou atividade crescero.

Para algumas pessoas pode implicar uma mudana de atividade, mas em grande parte dos casos possvel transformar aquilo que j fazemos numa verso mais aproximada daquilo que mais gostamos de fazer, ou seja, sermos mais quem somos naquilo que fazemos! Todas as atividades tm um

auto-realizao que ligue a sua misso, o seu propsito com o propsito da empresa para a qual trabalha. A crise de escassez e de valores que vivemos, prope -nos, que sejamos capazes de reconhecer que o que nos faz felizes, o que nos realiza o que passa inevitavelmente por aquilo que de nico temos para dar. Quando conhece o seu contributo clarifica-se o seu caminho pessoal de felicidade!

propsito maior e essencial para a sua felicidade que reconhea de que forma o seu propsito de vida se liga ao propsito da sua atividade profissional. Quanto mais inspirado estiver

naquilo que faz, mais o seu negcio ou atividade crescero, e se trabalhar para outros essencial para a sua

COACH PARA O SUCESSO, AUTORA DE INDEPENDNCIA FINANCEIRA PARA MULHERES


http://www.susanaalbuquerque.com/

SUSANA ALBUQUERQUE

s.albuquerque@asfac.pt
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 31

Lifestyle

Viver a crise com estilo!


Passar por uma crise no sinnimo de deixarmos de investir em ns. , pelo contrrio, encontrar uma forma criativa de investir mais profundamente, gastando menos. Por

Sofia Frazoa.

s crises econmicas so fases em que ouvimos pedirem-nos

conteno e sacrifcios, no s a nvel global, com as polticas dos governos, mas sobretudo a nvel individual, nas nossas prprias vidas. Perante uma situao de crise, como aquela que estamos a viver, s nos restam duas hipteses: ou deixamo-nos levar pelo pessimismo e depresso coletiva ou aproveitamos o momento para fazer revolues pessoais e encontrar novas formas de viver o melhor possvel.
32 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Encontrar novas formas de viver o melhor possvel.

Lifestyle

humano e compreensvel ter a pretenso de manter o nvel de vida a que j estvamos habituados e tentar controlar tudo para garantir que no h surpresas, pois temos medo do desconhecido. Mas se h lies que esta crise nos veio trazer so as de que o modelo com o qual vivemos at aqui faliu e temos mesmo de nos adaptar ideia de que nada definitivo e tudo est em constante mudana. Ora, nesta fase de transio em que o antigo j deixou de fazer sentido e em que o novo ainda no ocupou o seu lugar, a altura certa para ir experimentando alternativas. Mas como podemos abrir espao para o novo se continuamos obcecadamente a resistir largar o velho (seja no guarda-roupa, nos pensamentos, relacionamentos ou atitudes)? Muitas vezes o antigo j no nos faz felizes, mas o nico que conhecemos e no vislumbramos outra possibilidade. Alm de que a nossa identidade sempre passou pela forma como nos apresentamos e pelo feedback que vamos recebendo da vida e dos outros, ainda que seja uma iluso. Por isso

mesmo to difcil sair da zona de conforto. Dependendo da histria de cada um porque cada ser nico e tem os seus desafios, a vida vai tendo maneiras muito criativas (e s vezes dolorosas) de nos convidar a fazer revolues e a viver com o essencial. A mensagem pode ser: Afinal, quem s tu realmente e ao que ds mais valor?

Temos mesmo de nos adaptar ideia de que nada definitivo e tudo est em constante mudana.

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 33

Lifestyle

E ser que o que somos realmente est colado ao que aparentamos e ao estatuto que possumos? No precisamos, no entanto, de renunciar a tudo e chegar ao ponto de nem sequer nos interessar cuidar de ns ou da nossa imagem. Podemos continuar a faz-lo sem os gastos exagerados a que, porventura, estvamos habituados e deixmos de poder suportar. Uma das alternativas que muitas pessoas j escolhem comprar vesturio em segunda mo. Na maior parte das vezes so roupas quase novas a menos de metade do preo original. Em alguns casos, no final de estao, pode comprar peas bonitas e com qualidade por 1 ou 2 euros (ver caixa). Se no se importa de vestir roupa em segunda mo mas, ainda assim, prefere saber de quem vem, troque com amigos. Organize um encontro em casa de algum em que cada um leve as roupas, sapatos e acessrios que ainda esto bons, mas que j no se imagina a usar. surpreendente como aquilo que perdeu o interesse para o outro se pode transformar numa pea nica e cheia de estilo para ns. E estamos, ao
34 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

mesmo tempo, a mexer com as nossas crenas e a aprender a partilhar, a ser mais humildes e a adaptarmo-nos s circunstncias. Seguindo a lgica de que preciso largar o velho para deixar entrar o novo, d uma reviravolta no seu armrio e selecione aquelas roupas que no veste, por exemplo, h mais de um ano mas que ainda mantm s para o caso de. E aquelas que sabe que nunca mais voltar a vestir por questes emocionais, mas que marcam um momento especial e das quais tem dificuldade em desfazer-se?!

Uma das alternativas que muitas pessoas j escolhem comprar vesturio em segunda mo.

Vida Profissional

Para comprar e vender roupa e diversos artigos em segunda mo pode visitar a Feira da Ladra, em Lisboa, todas as teras e sbados. Se preferir, entre numa das lojas da Humana Portugal, onde, em tempo de saldos, as peas de vesturio

Seguindo a lgica de que preciso largar o velho para deixar entrar o novo

podem chegar a 1 euro. Encontra todos os tamanhos, cores e marcas, para todos os gostos. Feira da Ladra: Campo de Santa Clara, Lisboa Tera e sbado das 9h s 18h. Lojas Humana Portugal: http://www.humana-portugal.org/ Av. Almirante Reis, 26-A, Lisboa Av. Almirante Reis, 104-B, Lisboa
Av. Columbano Bordalo Pinheiro, 7E, Lisboa

precisamente por a que deve comear a movimentar a energia para, por um lado, promover o corte energtico com o passado e, por outro, abrir espao para o novo que est preparado para entrar. Do ponto de vista energtico, tendo em conta que tudo energia e emite vibrao, aconselhvel fazer mudanas de vez em quando e ir largando o que sabemos que j no vamos utilizar e que s nos est a prender ao passado. E se, um dia mais tarde (mesmo que passem 10 anos), voltar a precisar disto?! Talvez nunca mais precise, mas, se assim for, a vida ir encarregar-se de lhe trazer o que lhe faz falta.

TERAPIA XAMNICA E TRABALHO COM O FEMININO www.caminhosdaalma.com caminhosalma@gmail.com

SOFIA FRAZOA

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 35

Espiritualidade

Ensino da tolerncia e da serenidade aos mais pequenos.


Crianas mais calmas, ponderadas e equilibradas nas suas atividades escolares e em famlia obtm sempre melhores resultados. Por

Isabel Leal.

interessante ensinar s crianas o poder da tolerncia e da serenidade

em cenrios difceis pois sempre uma mais-valia o culto da serenidade e da paz. Crianas mais calmas, ponderadas e equilibradas nas suas atividades escolares e em famlia obtm sempre melhores resultados. Caso os pais tenham que enfrentar situaes de divrcio, despedimento ou doena, depresses, entre outros episdios, hoje em dia, to frequentes na vida dos mais velhos, as crianas mais orientadas so menos difceis de lidar.
36 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Espiritualidade

A tolerncia vem do latim tolerare, Serenidade sinnimo de tranquilidade, paz interior, harmonia, calma, paz de esprito e sossego. Pode ser cultivada com base num conjunto de princpios que se pautam pela calma, o acordo, a voz pausada, a alegria nas atitudes e a firmeza nos propsitos. Os adultos devem ser os primeiros a dar o exemplo ou a procurar estudar, praticar disciplinas que visam educar a mente a energia. Exemplos bons so a natao, a equitao, o tai chi, a meditao e algumas artes marciais. Os mais pequenos aprendem tudo nos cenrios que lhes so mais prximos como o lar, a escola e quer dizer, sustentar ou suportar e um termo que define o grau de aceitao diante de um elemento no esperado ou habitual. Pode ser por questes culturais, cvicas ou fsicas. Do ponto de vista da sociedade, a tolerncia define a capacidade, aceitao de uma atitude diferente das que so, por norma, aceites.

Comportamentos futuros

Num mundo global e em crise, compreender que todos precisamos de ajuda, apoio e tolerncia uma chave para ultrapassar dificuldades.

no contacto com os media. Nestes meios diferentes esteretipos so incentivados. Modelos, classificaes, ideias, escolhas, rtulos e tudo assimilado pelas crianas. Desde cedo as crianas so induzidas a pensar que a diferena separa e distingue. Tudo o que dizemos, fazemos ou pensamos no dia-a-dia tambm assimilado e vai influenciar os comportamentos futuros. Os mais velhos devem observar de perto as suas atitudes e conversas uma vez que esto a todo o momento a
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 37

Espiritualidade

mostrar exemplos de irritabilidade ou serenidade, crtica ou tolerncia. Num mundo global e em crise, compreender que todos precisamos de ajuda, apoio e tolerncia uma chave para ultrapassar dificuldades. O culto da tolerncia, une todos os seres uma vez que tem por base a compreenso e aceitao das diferenas. Aprender a observar e apreciar as diferenas um dom e um divertimento. Ao passar da estrutura de beb para a estrutura de criana, o ser humano sai de um estado solitrio para um cenrio de convvio com os seus semelhantes. Por norma, as crianas so sensveis, curiosas e afetuosas. Em tenra idade gostam de partilhar e so desprovidas de crtica ou julgamento. No jardim infantil e na escola primria as crianas gostam de participar em jogos com partilha e

metas. Aprendem a cooperar e a aceitar o prximo. So os primeiros passos para a aprendizagem da tolerncia. Atravs da meditao possvel encontrar um estado de serenidade que se instala e ajuda a libertar as tenses mentais, descobrir uma sensao de verdadeira paz de esprito nas rotinas dirias. Afirmaes, visualizaes e mantras, assim como meditaes adequadas so a ferramenta adaptada para que, grandes e pequenos, em conjunto ou em separado possam cultivar a tranquilidade e a serenidade. Momentos de pico na escola, dias de testes, a entrada no novo ano escolar so alguns momentos difceis para todas as crianas. Pela serenidade a criana aprende a ver todas as experincias com mais calma e a saber que tudo passageiro e se torna, aos poucos, uma experiencia agradvel.

Atravs da meditao possvel encontrar um estado de serenidade que se instala e ajuda a libertar as tenses mentais, descobrir uma sensao de verdadeira paz de esprito nas rotinas dirias.
38 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Espiritualidade

Serenidade:

Qualquer

um

pode

zangar-se, pois isso muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exato, no momento oportuno, com o propsito justo e de modo correto, isso, no to fcil como isso Aristteles Ensinar a tolerncia aos mais pequenos: Brincar; Incentivar as crianas a dar e receber Utilizar a criatividade; Incentivar a curiosidade; Organizar festas e convvios; Construir um mapa-mundo com as crianas; Ensinar e falar em diversas lnguas; Criao de jogos. Aprender sobre a tolerncia: Refletir sobre os padres de infncia; Encarar as diferenas com honestidade; Aceitar a diversidade; Estar atento linguagem; Mente aberta; Culto da compaixo, bondade e respeito. Ensinar a serenidade aos mais pequenos: Exerccios de relaxamento; Aprender a respirar; Comunicao clara e eficaz;
ISABEL LEAL
ESCRITORA
www.criancasdeumnovomundo.com

Expanso criativa; Explorar o potencial inato. Aprender sobre a serenidade: Eliminar o stress, a ansiedade e a depresso; Afinao do sentido de clareza e harmonia; Descoberta do poder pessoal melhoria nas escolhas; Eliminar negativos; Limpeza de vidas passadas. limitaes e padres

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 39

agenda

Abril 2012

Palestra Gratuita Reiki - A Energia que Cura


Por David Rodrigues
28 de Maro das 21h s 22h Akademia do Ser | www.akademiadoser.com www.essendi.com.pt geral@akademiadoser.com 214 438 305

D 10 passos, Faa Acontecer!


Por Isabel Gomes
31 de Maro 10:00 s 18:00 Akademia do Ser www.akademiadoser.com geral@akademiadoser.com 214 438 305

Curso Void - Criao da realidade


Por Tiago Marques e Paula Fagulha
31de Maro e 1 de Abril das 9h30 s 16h30 Akademia do Ser www.akademiadoser.com geral@akademiadoser.com 214 438 305

O Teatro do Ser - Oficina de Teatro para adultos


Por Carmn Mesa
Inicio a 3 de Abril das 18h s 20h Akademia do Ser www.akademiadoser.com geral@akademiadoser.com 214 438 305

Life Coaching Porta Aberta


Por Ana Rosa
4 Abril das 10h s 18h30 Centro Nenfar www.centronenufar.com 282 435 556 | 92 723 70 70

Sentir
Por Sofia Henriques
5 de Abril 2012, 9h s 20h Quinta da Enxara | www.enxara.com www.4-hearts.net sofia@4-hearts.net

Escola das Energias Sexuais de Tobias


Por Sofia Henriques e Angel Estois
6 a 8 de Abril, 9h s 17h Quinta da Enxara | www.enxara.com www.4-hearts.net sofia@4-hearts.net

Trabalhar melhor viver melhor


Por Satori Darshan
7 Abril Osho Centro de Meditao Darshan Zen www.darshanzen.com 213 149 726 | 966 519 065

Ame-se e Cure a Sua Vida - Mtodo Louise Hay


Por Isabel Gomes e Cristina Rosa
Incio a 9 de Abril das 19h s 22 Akademia do Ser www.akademiadoser.com geral@akademiadoser.com 214 438 305
40 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Curso Evoluo da Conscincia


Por Peter Bampton
9 Abril Casa Brahma, Porto www.awakenedlifeproject.org info@awakenedlifeproject.org

Abril 2012

agenda

Apresentaes em Pblico de Sucesso


Por Clia Carrasqueiro
14 de Abril das 10h s 17h Stone Splash, Desenvolvimento Pessoal & Coaching www.stone-splash.com 233 414 095 | 931 665 513

Curso de Bambuterapia
Por Lus Barreto
14 de Abril das 10h s 19h Prama-Espao de Equilbrio www.prama.pt 213 523 113 | 960 135 278

Reiki Essencial Nvel I


Por Carla Dias
14 de Abril das 10h s 18h Centro Nenufar www.centronenufar.com 282 435 556 | 927 237 070

Workshop de Plantas Medicinais


Por Eunice Cardoso
14 de Abril s 16h NATURAJNA Centro de Terapias Holsticas www.naturajna.pt 915 480 458 | 965 060 146

Workshop: Job Party: o caminho para o emprego


Servio de Estgios, Sadas Profissionais e Empreendedorismo - Universidade Lusada de Lisboa
19 de Abril s 9h | Auditrio 1 http://www.lis.ulusiada.pt/ cmm@lis.ulusiada.pt | msampaio@lis.ulusiada.pt 213 611 504 | 213 611 520

Retiro de Hatha Yoga & Alimentao Natural


Por Marko Maitz & Jutta Weiske
20 de Abril s 18h Verride, Montemor-o-Velho, Coimbra www.awakenedlifeproject.org alacrityyoga@gmail.com

Concerto Meditativo com Taas Tibetanas


Por Joel Silva
21 de Abril s 17h30 NATURAJNA Centro de Terapias Holsticas www.naturajna.pt 915 480 458/ 965 060 146

Marketing Pessoal A sua Imagem de Marca


Por Clia Carrasqueiro
21 de Abril das 14:00 s 18:00h Stone Splash, Desenvolvimento Pessoal & Coaching www.stone-splash.com 233 414 095 | 931 665 513

A Espiritualidade - Realidade e Fantasias: Constelaes Familiares/Hellinger Sciencia


Por Satori Darshan
27 a 30 Abril Osho Centro de Meditao Darshan Zen www.darshanzen.com 213 149 726 | 966 519 065

Curso de Culinria Vegetariana


Por Shiila Serrano
Entradas, Sopas e Bebidas Naturais : 21 de Abril das 10h30 s 14h30 Cozinhar com Cereais e Leguminosas: 28 de Abril das 10h30 s 14h30 Prama - Espao de Equilbrio www.prama.pt 213 523 113 | 960 135 278
ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 41

vouchers

Abril 2012

Para a utilizao do seu voucher contacte a Revista Progredir clicando aqui

LIBERTE AS SUAS EMOES


ACONSELHE-SE E SINTA A SUA VIDA FINANCEIRA A MELHORAR!
Aproveite 20% na sua 1 com David Rodrigues

Uma vaga a 50% para o Retiro de Libertao Emocional Com Rodrigo Belard 13 a 15 Abril 2012 Em Lamego

Sesso Money Life

Experimente e sinta a diferena!


Uma Consulta de Medicina Tradicional Chinesa GRTIS Com Rodrigo Belard

Relaxe e Recupere a sua Energia Vital!


Aproveite 10% na sua 1 com David Rodrigues

Aproveite as Ofertas deste Ms!

Sesso Reiki

Aceda nossa pgina do YouTube. Faa parte!


42 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

Videos para desfrutar, refletir e meditar!

Lanamos as razes para o seu Futuro!

reflexes

O HOMEM QUE SONHA POR PEDRO RUI CARVALHO

PEDRO RUI CARVALHO


FORMADOR
http://www.wix.com/pedroruicarvalho/ formador-pedro-carvalho# http://www.facebook.com/OQUEACREDITA formadorpedrocarvalho@gmail.com

44 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

fontes de saber
LIVRO RECOMENDADO

os humanos so exploradores por natureza, e um dia chegaro l tambm. O bfalo disse: Leve-o eu e enterro-o no corao das grandes plancies. mas o Criador respondeu: No, porque um dia at a pele da Terra ser rasgada e vo encontr-lo. As criaturas ficaram sem saber o que dizer, mas de sbito uma velha toupeira cega abriu a boca. Porque que no o colocas dentro deles - o ltimo stio onde vo procurar.

A saga de um pensador de Augusto Cury

O Criador respondeu: Dito e feito.


PENSAMENTO DO MOMENTO

Romance muito fcil de ler e cheio de frases absolutamente fantsticas que nos fazem pensar. Muito emotivo.
Preo: Cerca de 16 por 256 pginas de sabedoria. UMA ESTRIA QUE FAZ PENSAR

H trs mtodos para ganhar sabedoria: primeiro, por reflexo, que o mais nobre; segundo, por imitao, que o mais fcil; e terceiro, por experincia, que o mais amargo
Confcio, Filsofo Chins (551 a.c. 479 a.c.) VDEO DO MS

Uma antiga lenda Siux


H muito, muito tempo, o Criador quis esconder algo dos seres humanos at que estivessem prontos para o ver. Reuniu-se com todos as outras criaturas para lhes pedir conselhos. A guia disse: D-mo a mim e eu lev-lo-ei para a montanha mais alta. mas o Criador respondeu. No um dia eles conquistaro a montanha e encontram-no. O salmo disse: Deixa-o comigo e escond-lo-ei no fundo do mar. Mas o criador respondeu. No, porque

ABRIL 2012 | REVISTA PROGREDIR | 45

biografia

Nelson Mandela
Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (frica do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da frica do Sul entre os anos de 1994 e 1999. Mandela formou-se em Direito e desde cedo deu incio sua atividade poltica com a implantao do regime apartheid na frica do Sul, no fim da dcada de 40. O apartheid, que significa vida separada, era o regime de segregao racial existente na frica do Sul, que obrigava os negros a viverem separados. Os brancos controlavam o poder, enquanto o restante da populao no gozava de vrios direitos polticos, econmicos e sociais. Em consequncia foi sujeito priso e julgamento em 1962. Em 1993, com de Klerk, recebeu o Prmio Nobel da Paz, pelos esforos desenvolvidos no sentido de acabar com a segregao racial. Em Maio de 1994, tornou-se ele prprio o presidente da frica do Sul, naquelas que foram as primeiras eleies multirraciais do pas. Mandela foi um dos maiores lderes polticos da Histria Moderna. Com o fim do mandato de presidente, Mandela afastou-se da poltica dedicando-se a causas de vrias organizaes sociais em prol dos direito humanos. J recebeu diversas homenagens e congratulaes internacionais pelo reconhecimento de sua vida de luta pelos direitos sociais. Algumas frases de Nelson Mandela Sonho com o dia em que todas as pessoas levantar-se-o e compreendero que foram feitos para viverem como irmos. A educao a arma mais forte que voc pode usar para mudar o mundo. Uma boa cabea e um bom corao formam uma formidvel combinao.
46 | REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2012

SERVIOS
PARA PROFISSIONAIS
1. Suporte promoo do seu trabalho, Como? Presena na Newsletter quinzenal. Presena no Site. Apoio personalizado na sua carreira 2. Aluguer de Salas ao ms: Beneficiar de um espao prprio, integrado num espao devidamente remodelado e preparado para atendimento ao pblico, numa localizao privilegiada, a 200m da estao de comboios de Pao de Arcos. Apenas uma sala disponvel neste regime!!! E pode ser sua!!! 3. Aluguer de Salas hora para receber os seus clientes: Disponibilizamos 4 salas equipadas para servios individuais na rea do desenvolvimento pessoal e bem estar. VANTAGENS: Ausncia de risco. Ausncia de investimento do seu dinheiro. Potenciar a sua carreira. Alargar geograficamente a sua carteira de clientes.

Informaes detalhadas em: http://www.akademiadoser.com/aluguer-de-salas.html


Rua Lino de Assuno n 24, Pao de Arcos | 21 443 83 05 | 962 777 321 www.akademiadoser.com | geral@akademiadoser.com A 200m da estao de comboios de Pao de Arcos na rua da Clnica Mdica da Linha

O verdadeiro sbio no aquele que l muito, mas sim aquele que pe em prtica o que l.

www.revistaprogredir.com

You might also like